Destaques

CSI ordena abertura de inquérito à TVS

Tudo por causa do abuso cometido pela Televisão do Estado São-tomense na divulgação do Conselho Nacional do partido ADI que governa São Tomé e Príncipe. Foram 23 minutos, seguido por várias repetições. Por outro lado, o Congresso do partido PCD que elegeu nova liderança realizado no dia seguinte só mereceu 7 minutos de tempo de antena.

O novo Presidente do PCD, Arlindo Carvalho, apresentou queixa ao Conselho Superior de Imprensa (CSI), alegando violação flagrante da lei de imprensa. Mais ainda, o PCD considerou que há uma usurpação dos meios de comunicação social pelo Governo e o partido que o sustenta a ADI.

O Conselho Superior de Imprensa, julgou procedente a queixa do partido PCD contra a Televisão São-tomense « por alegada falta de garantia de independência, liberdade de imprensa e pluralismo nos órgãos de comunicação social», diz a decisão do CSI.

Instou a TVS e os demais órgãos de comunicação social do país, a primarem pelo cumprimento escrupuloso das obrigações a que estão sujeitas em matéria de rigor e objectividade de informação.

Talvez para evitar que a nova política editorial da TVS, que passou a ser extremamente partidária, virada para o culto de personalidade ao líder, facilite a “nortecoreanização” do país, o Conselho Superior de Imprensa, decidiu abrir um inquérito a fim de apurar responsabilidades.

É que não é a primeira vez que o órgão regulador da comunicação social, denuncia o abuso e o desrespeito a lei de imprensa por parte dos profissionais da TVS, sob a liderança da sua cúpula directiva, bastante conotada com a militância política aberta ao partido que governa o país.

O Conselho Superior de Imprensa mandou extrair as certidões dos autos, que junto ao resultado do inquérito a ser feito, deve ser submetido ao Ministério Público.

Na sua decisão o Conselho Superior de Imprensa destacou que a postura a margem da lei da  TVS tem sido repetitiva.

Talvez seja uma forma de travar a prática contínua do desrespeito a lei de imprensa e as recomendações do próprio Conselho Superior de Imprensa, por parte da cúpula Directiva da Televisão São-tomense. Um órgão de comunicação social, suportado financeiramente pelos contribuintes, mas que  na prática funciona como departamento do Gabinete do Primeiro Ministro.

Abel Veiga

    16 comentários

16 comentários

  1. Maria silva

    18 de Março de 2016 as 0:28

    Pais sem LEI e sem regras = a uma Republica das bananas!!!!
    Vocês todos Sao culpados por este atrevimento da parte do Patrice Trovoada ( pm ) , principalmente o Senhor Pinto da Costa é o maior RESPONSSAVEL por esta desordem toda, cometido por este tipo ( Patrice Trovoada) teve grandes chances de cortar o mal pela raiz , ainda nos anos 70 , mas não o fez e o resultado esta aqui a vista, devido a incopetencia vossa o povo de stp irá pagar com juros e capital nas maos dos Trovoadas!!!
    Quem viver vera, non s’cabi conté n’tudu nòzado

    • Seabra

      18 de Março de 2016 as 12:47

      Maria Silva, mais uma vez, adiro ao seu ponto de vista, que aliàs, é simplesmente uma constataçao dos factos reais da situaçao politico-social de STP, dirigido pela ADI, tendo como pm PT e o conselheiro Afonso Varela (que è responsàvel de muita desordem no pais).
      Sem dùvida ,que podemos atribuir uma parte da responsabilidade ao presidente Manuel Pinto da Costa,por nao ter feito o necessàrio nos anos 70, quando houve ocasiao para “enquadrar” e evitar o desastre de hoje, que é a consequência…hà um outro grande(nao é o ùnico…)responsàvel desta situaçao da presença dos Trovoada em STP, que é o senhor Gabriel da Costa, sem esquecer o Pascoal Daio, que militaram de A à Z para o regresso desta familia MAFIOSA…STP estava muito bem sem a presença desta casta de vagabundo, que voltaram para STP com três objectivos(concretizados):
      – PODER , DINHEIRO (fàcil, desviado, roubado…),VINGANCA.
      Jà que nao conseguiram eliminar fisiscamente o Manuel Pinto da Costa, vao eliminando-o moralmente, psicologicamente e pela mesma ocasiao, destruir o POVO e o pais.
      Destruir STP, vindo da parte dos TROVOADA, nao surpreende, porque nunca sentiram-se sao-tomenses, nao existe no âmago desta familia a minima atitude patriota…nunca estao em STP, senao quando ocupam um posto importante(aliàs, mesmo assim passam mais tempo a viajar, fora do pais, do que no pais, vejàmos o caso do Patrice Trovoada, cada vez que foi ministro em STP),tratam STP como se fosse uma roça deles (privada), e a populaçao é o seu “serviçal”-escravos, que vive em funçao deles.
      Por esta e mais razoes é que partilho, plenamente, o comentàrio da Maria,acrescentando apenas que o PT nao é o ùnico responsàvel de tal situaçao, o Gabriel da Costa é UM DOS MAIORES responsàveis do que se passa em STP,que vendeu a convicçao dele de militante n°1 da JOTA- MLSTP (como o Varela), traindo o Pinto da Costa a favor da familia TROVOADA,que actualmente sao inimigos.Como pode se ter confiança num Gabriel da Costa, ou num A.Varela(ambos traiçoeiros, des-Honestos e oportunistas)? Votar pra esses individuos e levar STP a um caos irremediàvel…Gabriel da Costa é capaz de trair (ser infiel)a seja quem fôr para obter o objectivo dele.CONFIRMO!
      Em STP nao se pode contar com muita gente integra e capaz de dirigir o pais para um desnvolvimento justo e harmonioso, salvo Excepçao. Esqueçam-se destes individuos nas URNAS, por esmola!

  2. Força nisso

    18 de Março de 2016 as 2:03

    Obrigado csi. Coragem, sei que não é fácil…. Viva s.tome e príncipe

    • Tela de projeção

      22 de Março de 2016 as 6:17

      Concordo contigo… Acho que não é fácil… Por isso obrigado csi… Liberdade de imprensa para tds em s.tome

  3. Angelino Louro

    18 de Março de 2016 as 8:20

    Nem o Dr. Cauíque conseguiu impedir a decisão do CSI? Avante PCD. É demais.
    Onde estão os outros órgãos de soberania? Só estão a espera de saídas e passeios sem resultados? Não espero grande coisas quando se trata do nosso Ministério Público.

  4. FÉDÉ KÁ DOXI

    18 de Março de 2016 as 8:26

    Vamos ver o que isso vai dar. O ADI ainda não tem a Presidência da República e pretende tê-la.Vai as eleições e se o povo lhe der esse mandato? Êh ká bilá kaká de plôcô. Muitos de nós tem mesmo de exilar a exemplo do Patrice. Só que vamos para as obras e dormir debaixo da ponte.
    Pôvo cuidado.

  5. Original

    18 de Março de 2016 as 10:26

    Este fenómeno não me surpreende porque é efeito do sedativo dado aos outros Orgãos de Soberania.A população só está preocupado com comeretes e beberetes e não está a ver que o País está a caminhar para abismo e quando isto afundar,nem os ditos militantes de ADI terão chances.Estamos no ensaio,falta o baile.

  6. explicar sem complicar

    18 de Março de 2016 as 10:57

    Isto nao vai dar em nada por duas razoes:
    Fontes seguras-O inquerito está ser feito por uma comissao composta por Cotrim de ADI Arturinho Viracasaca que tambem ja está do lado de ADI e o coitado do Diogenes Cravid que mandaram para desemprego-este vai calar de certeza.
    Portanto pelo visto…

    • Alberto figuereido

      21 de Março de 2016 as 13:46

      Só que este bufo de Arturinho já pediu afastamento porque não tem FERRO e foi proposto outro BUFÃO – O Maximino Carlos.

      Obs: Não vai dar em nada na mesma!

  7. jose saramago

    19 de Março de 2016 as 13:43

    Isto não vai dar em nada. Primeiro porque o diretor da tvs e oscar medeiros. O João ramos e o maior pateta dos jornalistas e um péssimo profissional. Diretor nunca foi senão um bobi da corte que só se limita a dizer sim a todas ordens que o oscar medeiros lje da. Segundo porque nem na comoonente administrativa ele cpnsegue falzet alguma coisa, pois a tvs nunca esteve de tastos como eata hoje. Nem dinheiro tem para pagar slario interno

  8. INHE PE

    19 de Março de 2016 as 18:32

    A sca fé muzula ô. Esses carascos tão se marmbando para tudo e todo. E a cultura do PT imbutidos no Varela, Levy e outros capangas do Messias. Mas isso é um bluff. Esse CSI é como muitos órgãos do Estado um faz de conta quetem cabeça metida na areia. PT vai ligar CSI! Se não ligou Tribunal quando mqndou fechar ROSEMA – a maior vergonha judicial de sempre, cpm +pnta p+e de saida de Augerio e capetaniado por o chamado inspeti judicial e todos os outros da cupula do STJ. Isso é um bananal….sem conserto. Nem com A B ou C. Está na alma dos santomenses….O Povo que vota com banho é que sofre….toma banho porquê!? Então aguenta! Cua ê da ê da! Se calhar é de se dizer viva PT.

  9. Poto Zamblala

    21 de Março de 2016 as 9:33

    Disse.se e bem, isso é apenas mais um tesao de mijo. Isto não vai dar em cada, porque o próprio conselho superior de imprensa, a partida é um órgãos suspeito, ou seja nao se revela nem independente nem imparcial. Alem de tudo isto, na verdade o poder político governativo nao respeita a órgãos como este cujo presidente é um puto que ja se transformou em rapaz de recado. Para alem de tudo ainda, temos ai no Conselho superior de imprensa três gatos pintados e pingados, nomeadamente Ambrosio Quaresma, Kawiki e Tamara Chuva que nao conhecem a frente e o verso dos papeis senão embarcarem em facilitismo e favoritismo político, pois se através de migalhas desse poder estão conseguindo sobreviver. Portanto, isto não vai dar em nada.

  10. Eusebio Neto

    21 de Março de 2016 as 10:22

    Do trabalho claro e corajoso do Abel Veiga, um adjectivo chamou minha atencao: o risco de S Tome e Principe vir a ser NORTECOREANILIZADO! Na verdade acho que o Editor do Telanon esta coberto de razao pois, a continuar assim, com o dominio que o governo vem cpnstruindo sobre os orgaos publicos de imprensa nacional, o risco do nosso pais rapidamente vir a ser mini Correia do Norte, e extremamente grande. Curiosamente a imprensa “democratica e livre” de Portugal nada diz sobre isso. Por exemplo o famoso “Debate Africano” onde STP e “representado” pelo Sr Dr Abilio Neto, meu primo, tem se mantido muito distante dos atropelos e desmandos que tem acontecido em S Tome e Principe. Para o Debate Africano, STP antes de Patrice Trovoada era um inferno onde nada era feito ou tudo era mal feito. Com Patrice Trovoada S Tome e Principe passous a ser um paraiso, umas Ilhas maravilhosas, onde estao a acontecer milagres. Curiosamente o nosso PM teve/tem capacidade para dominar a propria imprensa portugesa para que esta nao tenha coragem de ver com olhos de ver o que realmente se passa em STP, mais concretamente o funcionamento da imprensa publica nacional. Mas a luta continua e a nossa liberdade nao pode ser negociada nem com promessas mais Dubayadas que sejam. Aos partidos politicos, sindicatos, justica e o proprio santomense, pede-se atencao, vigilancia e rigor. Nao se deixam distrair por BANHOS qualquer que seja a sua forma, cor ou tamanho. Abracos

  11. Pai das bananas

    21 de Março de 2016 as 20:51

    Uma pergunta pra quem pode me explicar :
    Uma vez que o COnselho Superior de Imprensa ainda não está composto, neste caso formado apenas pelo partido ADI sem partidos de oposição é possível este procedimento???????

  12. Ralph

    22 de Março de 2016 as 2:21

    Isto é uma desgraça. Qualquer transmissor público deveria pelo menos dar a aparência de ser imparcial.

  13. Bom estado

    22 de Março de 2016 as 6:14

    Não se percebe a vossa atitude… Quando um órgão tenta fazer o seu trabalho as pessoas em vez de elogiar.. Juntam tds no mesmo saco. Na minha opinião o csi já fez o seu trabalho e deve continuar assim. Obrigado senhor presidente do csi,estamos a gostar vamos ver se o MP e os sindicatos fazem seu trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo