00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Governo e CEMFA ignoram acto do PR de patenteamento de oficiais superiores das FASTP

Apenas dois deputados que integram o Conselho Superior de Defesa Nacional, se juntaram aos membros do gabinete do Presidente da República na cerimónia de entrega de patentes a 16 oficiais das forças armadas na reserva e na reforma.

O Governo não pisou o salão nobre do Palácio do Povo, para presenciar a promoção dos oficiais superiores. A ausência mais importante, e certamente mais notada foi a do brigadeiro Horácio Sousa, actual Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, e colega de armas de alguns dos oficiais na reserva que receberam novas patentes esta quarta feira.

Mesmo assim o Presidente da República, patenteou 5 tenentes-coronéis na reserva ao posto de Coronel. Óscar Sousa, Luís Maria, e Victor Monteiro, três antigos ministros da defesa se destacam na lista dos novos coronéis na reserva.

João Bexigas, Coronel no activo e secretário do Conselho Superior da Defesa Nacional, definiu o acto como um momento de reconhecimento. «É o reconhecimento dos feitos de cada um nos tempos passados. É sempre digna uma promoção, para dignificar o que já fizemos», referiu o coronel João Bexigas.

promoção militarUm acto que fortalece o espírito de corpo no seio das forças armadas, acrescentou João Bexigas. «Devemos constituir sempre um corpo único. Isso vai fortalecer a nossa instituição».

Por outro lado, 9 majores na reserva e na reforma ascenderam também a patente de Tenente-coronel. Um deles a título póstumo.

Fernando Pereira, vulgo Cobó, era Major do exército. Hoje subiu para a patente de Tenente Coronel. «É o reconhecimento dos esforços feitos durante muitos anos. Nós demos toda a juventude as forças armadas enquanto estivemos no activo», referiu o novo Tenente-coronel, promovido pelas mãos do Presidente da República.

O Tenente-coronel Fernando Pereira, acredita que as forças armadas ficam mais coesas, com a cerimónia de dignificação dos que estão na reserva e na reforma. «Independentemente de toda outra questão, deve fortalecer as forças armadas porque somos um corpo. Um conjunto e em qualquer situação os que estão no activo e os que estão na reserva são chamados para cumprir missões de defesa da pátria se a situação exigir», precisou o oficial superior na reserva.

No mesmo acto 2 capitães na reserva ascenderam a patente de Major.

Numa outra sala do Palácio Presidencial, Pinto da Costa enquanto Chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas, recebeu os oficiais superiores na reserva  para celebração da nova fase da vida militar.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    explicar sem complicar Responder

    Parabéns Senhores Oficias Superiores patenteados.
    Vocês merecem e estavam a ser marginalizados.
    São vocês o garante da defesa deste país.
    Sei muito bem o que estou dizendo.
    Parabéns também à Sua Excia Sr Presidente da República pela iniciativa.
    Patentear a quem de direito….
    Ponha a política de lado.
    Enquanto isto OUTROS estão usando militares para fazer política: ISTO É ERRADÍSSIMO.
    É triste ESTÁ POUCA VERGONHA feita pelo Horácio Sousa. Esta postura de alguém que eu bem conheci durante todo o meu tempo como militar É REPUDIANTE E NEGATIVO. O sr Violou o RDM que jurou cumprir E QUE INSTA em cada 6 de Setembro os novos mancebos jurarem perante a bandeira nacional.
    É DECEPCIONANTE Sr CEMFA.
    Quem LHE VIU QUEM LHE VÊ!

  2. img
    Maria silva Responder

    A que ponto ” nós ” chegamos? Que exemplo essa gente pretendem passar aos mais novos ? Que briga pessoais sao estas? Porquê que stp não vem em primeiro lugar? Que raio de coisa? Patrice trovoada cresce e aparaece por amor de Santo Tomé poderoso nossa senhora da Gloria!!! Já houve grande instabilidade política em stp , mais essa vai ficar para nossa história!!
    Sumu ê livlà ancá n’boca di cassô ê ..,,,

  3. img
    ANCA Responder

    Apesar da vitória, para lá da manifestação da euforia da conquista, ainda estamos no terceiro lugar com três pontos, para que estejamos no CAN2017, temos muito a fazer e melhorar.

    Esta foi a primeira volta há uma segunda volta nesta segunda feira que se avizinha e e fora de casa, exige humildade concentração, espírito de equipa, objectivo de defender bem e marcar golos.

    Os nossos atletas se se quiserem sonharem seguir exemplo do companheiro Luís Leal, jogar numa equipa internacional, devem mostrar espírito de equipa vontade e gosto de jogar a bola.(Correr, ter garra, vontade, gosto pela camisola que vestem pela selecção, ver mais jogos de futebol internacionais exemplos de grandes jogadores, trabalhar o toque a bola mais e melhor todos dias).

    Ao Seleccionador Nacional de Futebol Mister Gimbôa.

    Ilações de resultados outros tentos, nesta fase deve fazer o Mister, estar atento, de antemão na estratégia para a vitória.

    Há uma equipa de outro lado(vão procurar jogar rápidos atacar marcar golos), queremos vencer, temos que ser também humildes, saber defender melhor rápidos e bem, temos uma vantagem em casa, partir para contra-ataques rápidos e seguros, ter mais posse de bola.
    Os atletas da selecção devem ser estar motivados, acreditar que são capaz que se se confiarem acreditarem, jogarem para equipa, se forem disciplinados, correr serem um pouco mais rápidos, defenderem bem, jogar com espírito de equipa, terem vontade de marcar na baliza contrária, vencemos está Líbia, com garra e convicção no Egipto.

    O mérito é todo vosso.

    São Tomé e Príncipe acredita em vós

    São Tomé e Príncipe tem orgulho em vós

    Juntos somos capaz

    Se se queres ver Selecção de Futebol do Teu País(Território/População/Administração) bem, apoia, patrocina, dá o teu contributo.

    Veste a tua camisola

    Pratiquemos o bem

    Pois o em

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • img
      ANCA Responder

      Telá Nón, alguém utilizou, o meu comentário sobre a selecção e fez passar aqui por mim.

      Assim vê-se o espírito de alguns SãoTomenses.

      Espero que haja mecanismos para travar este tipo de atitudes.

      Bem haja

  4. img
    SAMPONHA Responder

    A Empregada de Patrice Trovoada em Portugal, está angustiada, triste, revoltada, aborrecida, com vosso Messias.

    Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.Se os lambe-botas de Patrice Trovoada pararem de me ameaçar, eu paro de dizer as verdades a respeito deles.

    Caros leitores, não sei porquê que esse Patrice Trovoada e os seus lambe-botas, estão tão preocupados com meus “Posts” e algumas pessoas que criticam a politica ditatorial do Messias.

    Ora vejamos, Patrice Trovoada tem maioria absoluta no parlamento, tem a Rádio Nacional, tem TVS, tem jornal ” o Parvo” do parvo de Ambrosio Quaresma, tem STPtv, tem Forum Tela Non, tem Andin live, tem Adidigital, tem os jornalistas santomenses na RDP África, nomeadamente o Jeronimo Moniz e Óscar Medeiros, está com bastante de advogados nas redes sóciais nomeadamente, Nilton Medeiros, Maria Alves, Nani Alegre, Augerio Amado Vaz, e outros miseráveis, nem sei porquê que o senhor Patrice Trovoada e seus lambe-botas, pré-pago e seus seguidores têm estado a me perseguir! Mas quem fala a verdade geralmente é perseguido.

    Meus caros, as mentiras de Patrice Trovoada já estão a ultrapassar a fronteira, o Messias depois de tanto mentir o povo santomense, agora mente a sua empregada. O nosso primeiro-ministro, disse a sua empregada que iria fazer os respectivos descontos na segurança social para a mesma, o PT não honrou o seu compromisso com a empregada.

    A dita empregada que trabalha em casa onde vive mulher e os filhos de Patrice Trovoada em Portugal, no condomínio fechado na linha de Sintra, vive aborrecida porque Patrice não faz desconto a segurança social. São essas coisa que eu Manuel Godinho quando falo, dizem que eu sou assado e sou cozido, até empregada de vosso Messias ele mente, engana, que é uma pessoa, imaginam o meu querido povo que sofre com a miséria, a pobreza! Coisa demais.

    Patrice quer chupeta, Godinho não dá chupeta !
    Patrice como é gabonês, vai dançando bombolo, mas Godinho é santomense, vai dançando ússua!
    É pra saber, pra deixar de meter!
    Patrice vai para sua terra, é pra já !

    Esse Patrice Trovoada, quando vivia em Portugal como refugiado, porque o mesmo fugiu a justiça santomense devido negócios obscuro, ele andava com o carro com a chapa matricula de STP em Portugal, e foi apanhado varias vezes pela policia portuguesa, foi multado, e as multas foram para nossa embaixada em Portugal, porque a sua identificação é passaporte diplomático como antigo primeiro-ministro.

    Minha gente, mas Patrice Trovoada faz tudo isto porque ele não é o verdadeiro santomense !? Porque as coisas que o nosso Messias faz e tem feito, não é normal.

    O espaço é vosso, mas opinião é minha.
    Boa Reflexão.

    By: Manuel Godinho
    Luxemburgo

    GORGULHO OFERECE-NOS OUTRO MULATO DE BORLA

    Carlos Vila nova é mais um mulato que o Gorgulho quer nos oferecer, para ser o novo presidente de São Tomé e Príncipe.

    Depois de ter posto a circular milhões de dobras na compra de consciência para eleger o mulato Fradique de Menezes, eis que o Patrice quer nos oferecer um outro mulato para consumar a ditadura da ADI.

    Patrice esteve em Portugal, convidou um grupo de jovens para a sua residência na Quinta da Beloura, deu de comer, de beber e pediu apoio à Diáspora, no sentido de votarem firmemente num mulato nas próximas presidenciais.

    Patrice e a sua família Trovoada que nos oferecera dez anos de instabilidade perpetuado pelo mulato Fradique de Menezes, quer uma vez mais nos oferecer para acabar de uma vez por toda com os sonhos dos santomenses.

    Na reunião, o Patrice disse aos seus seguidores que se a ADI ganhar às próximas eleições, o país será todos militantes e até mesmo o xoné desde que seja da ADI, terá o futuro garantido.
    Gorgulho que é rei em financiar a compra de consciência, procura a todo custo eleger um mulato para transformar São Tomé e Príncipe no NHUMBAI TROUVADISTA.

    São Tomé e Príncipe é um País de todos nós, não de um grupo liderado por um Gorgulho que até então não deu provas dos seus lindos sorrisos.

    GORGULHO DOS RAIOS!

    PRÉ-PAGO CHORA JUSTIÇA E ENXUGA AS LÁGRIMAS COM UMA GARRAFA DE WHISkY VELHO

    O famoso jurista corrupto e pré-pago Augero Amado Vaz, chorou e passou a noite toda bebendo whisky, para ressuscitar do pesadelo que sentiu quando soube que o seu nome como ministro da justiça, foi chumbado pelo MESSIAS DAS TREVAS Patrice Trovoada.

    GEGÉ que é conhecido como rotineiro das doses de whisky no hotel residencial avenida, bebe e escreve teses de defesas nas redes sociais, a favor do Patrice Trovoada.

    Patrice conhecedor das qualidades e defeitos do Pré-pago, chumbou o seu nome e depois fez-lhe entender que é a comissão política do partido o maior culpado de ele não ser o futuro ministro de justiça.

    Augerio deixou de ser amado passando a ser um amargurado, é única hipótese, ou aceita e vive as rotinas do whisky ou vai para a rua da amargura sem eira nem beira.

    O país vai se sobrevivendo com os ministros pró-forma, sem a justiça e com o primeiro-ministro malabarista e mentiroso.

    O Messias, astuto como é, disse ao Gege que fez de tudo para ele ser Ministro, mas a Comissão Política do ADI chumbou. E o Gege, como também ficou nónó só e acreditou nesta história de carochinha.

    Esqueceste que quem manda no ADI é apenas o Messias???
    O descontentamento na ADI é grande e não passou ao lado do famoso comissário político do ADI na RDP-África, Abílio Neto.

    Primeiro, queria ser Ministro da Justiça, mas Messias não arriscou com o seu nome porque certamente Pinto da Costa iria chumbar.

    Nos últimos meses, foi sonhando com o cargo de Administrador do BISTP, em substituição do Acácio Elba Bonfim, mas os pulas accionistas já avisaram o Messias: se sai Bonfim, têm que mandar um nome de peso, com competência técnica comprovada.

    E agora, Abílio Neto?

    Cadê os teus fervorosos comentários a favor do ADI e do Messias, nas redes sociais e no Debate Africano?

    É caso para dizer que o gorgulho licenciado em bandidagem, tem dom de enganar os juristas desesperados e amantes do álcool.

  5. img
    credo Responder

    Qual é a causa ? Gostaria saber. Obrigado.

  6. img
    sem futuro Responder

    E data de eleição fica pra quando??? faz Marca eleição despacha!!!

  7. img
    Descamisado Responder

    Ausência dos membros do Governo na cerimónia vem uma vez mais demonstrar as pessoas e a opinião pública Internacional o comportamento do nosso governo como está transformado o quartel general das Forças Armadas num refúgio do Governo apoiado pelo Partido no poder o ADi,liderado pelo senhor Primeiro Ministro, Patrice Trovoada. Inclusive os grandes oficiais instalados nu Quartel recebem extra directamente do primeiro ministro. São reféns do primeiro ministro.Há bem pouco tempo um oficial recebeu 150 chapas de zinco para estar ligado ao ADI e ao seu líder.O governo diminui contingente da guarda Presidencial para 16 efectivos e aumenta para outros ramos de defesa, numa altura em que foram formados alguns guardas.
    Aconteceu também, contra o ex. Presidente da Guiné Bissau,o Brigadeiro Nino Vieira, que conheceu a sua morte encabeçado pelos militares.

  8. img
    TÊM TÊM Responder

    Credo êêê!
    Tem que ser. Os gajos feicharam todo o circo.Hoje para se trabalhar só ser do ADI.Amigos, militantes, primos directos, senão só chupar os dedos.
    Olha só quem esté entrando no Ministério de Finanças e Administração Pública(vejam quem são os técnicos que la estão), vejam nas Direcções das Alfandegas, Tesouro;Impostos entre outras que lá entrou recentemente sem concurso?
    Vejam no Ministério da Económia. Como é possível que a mais de ^2 meses os concorrentes ao concurso público para recrutamento de novos quadros para a AGER, estão a aguardar as respostas? Dizem que as pessoas que ganharam, não têm cor do ADI, ou melhor são da outra TRIBO, não são SANTOMENSE.O Director está aflito e não sabe como fazer. No ministério da Agricultura aconteceu o mesmo, mas aqui o Ministrozinho mandou anular o concurso. Que coisa.

    Este mesmo ministrozinho, ainda voltou a fazer das suas. Repetiu a historio do NATAL, orientando a administração do projecto de suinicultura entregar:

    1. Um Leitão dos bons ao -Mecias;
    2-Um Leitão dos bons ao Ministro varela;
    3- Um Leitão dos bons para si;
    4- 1/2 Leitão para cada Ministro

    Estes gajos não têm dinheiro para adquirirem o seu leitão? Porquê que estão a engordarem-se com o Leitão do Povo.Mandem a crane para os centros de saúde, a cadeia, os quarteis e não enchem o rabo destes hipocritas .

    Espero que ouçam e não voltem a comer o leitão do povo de BORLA nem no dia dos trabalhadores, nem 1 de Junho e nem mesmo no 12 de julho. Isto no mínimo é injusto, quando no Asilo os velhotes precisam de proteína para durarem ainda um pouco mais.
    Um Bem Haja STP

  9. img
    luisó Responder

    Três considerações:
    - é notória a “guerra” instalada entre os amigos do presidente e os amigos do primeiro ministro. Quem fica a perder é o País e o povo porque as forças armadas derivam/emanam do povo e são um dos pólos de união de um País, mas nisto estas pessoas não estão interessadas, quanto mais desunião mais eu me desenrasco e a falta de comparência do CEMFA é a prova desta divisão;

    - o que eu acho estranho e eticamente reprovável é oficiais que estão na reserva ou na reforma poderem ainda serem promovidos, seja lá a que posto. Se um militar passou á reserva e depois á reforma o tempo dele para estas coisas acabou nesse dia. Costumo ler sobre estas coisas e não conheço nenhum País dito democrático que faça isto. Só mesmo talvez em África para agrado ou para talvez pagamento de algo que aconteceu no passado. Se saiu á reserva e depois reforma deverá manter o respeito e as benesses do posto e sua regalias mas serem promovidos? Nunca vi….

    - Quanto aos efetivos da guarda presidencial…já o escrevi e reitero, não deveria haver nenhuma guarda pretoriana para presidente, isto não é plausível em democracia, a guarda do presidente tem de ser feita pela policia, tanto no palácio como fisicamente. A policia é a autoridade na via pública e a tropa deve remeter-se ao quartel e aos seus treinos militares para defesa da republica. Isto de haver policia, tropa, guarda presidencial, Unidade de defesa de dirigentes, só é um gastar de dinheiro ao Estado. Basta policia nas suas várias polivalências e forças armadas.

    Tenho dito.

  10. img
    Judeu Indiano Responder

    Informações seguras:
    Os porcos quase que já acabaram.
    Foi abatido quase todos inclusive próprio quem abate está reclamando porque está proibido de tirarem ainda que 100 gramas.
    Toda a carne é enviada para comercializar no CKDO.
    Isto só para ajudar o Sr/Sra Têm Têm.
    Os taiwaneses já estão Furiosissimos.

  11. img
    joao manuel da trindade Responder

    Oficiais na Reserva e Reformados a serem PROMOVIDOS? Muita brincadeira sr Presidente. As Forças Armadas sr. Presidente não é um Clube de Amigos. Esta Instituição merece respeito. Deus nos acuda, isto só demonstra o conhecimento que sr. PR tem desta Instituição. Bem haja.

  12. img
    vasco leal Responder

    As Forças Armadas não é o CLUBE DOS AMIGOS
    CAPÍTULO III

    Das Condições Básicas

    Art 12. O ingresso na carreira de oficial e feito nos postos iniciais, assim considerados na legislação específica de cada Corpo, Quadro, Arma ou Serviço, satisfeitas as exigências legais.

    Parágrafo único. A ordem hierárquica de colocação dos oficiais nos postos iniciais resulta da ordem de classificação em curso, concurso ou estágio.

    Art 13. Não há promoção de oficial por ocasião de sua transferência para a reserva remunerada ou reforma.

    Parágrafo único. A situação do oficial do Magistério Militar, por ocasião de sua transferência para a reserva remunerada por ingressar no magistério, se for o caso, é regulada por lei específica da respectiva Força Armada.

    Art 14. Para ser promovido pelos critérios de antiguidade, de merecimento ou de escolha, é imprescindível que o oficial esteja incluído em Quadro de Acesso ou Lista de Escolha.

  13. img
    Chico denda Responder

    Manuel Godinho, ou samponha és um Homem problematico vai ti cuidar! Só falas besteiras, ninguém ti da credito, muda de vida e deixa de ser parvo.

  14. img
    mlstpdigital Responder

    não sou leigo na matéria, algem me explica por favor, se é ou não legal promover oficiais na reserva ou na reforma, porque o pais caiu num clima de anarquia a começar de todo o puder judicial, os órgãos de soberania até ao cidadão comum, isto é uma pouca vergonha, só descredibiliza o pais no seu todo. tamos entregues a bicharada. tudo isso é a maneira menos imparcial que o Governo vem agindo e levando assuntos muito sérios que brigam co toda orgânica do pais, é uma brincadeira, até um dia que houver um banha de sangue nesta terra esses senhores dirigentes sossegam.

  15. img
    Candle PJ Responder

    CARTA ABERTA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRIMEIRO MINISTRO E CHEFE DO GOVERNO DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE,SR PATRICE EMERY TROVOADA.

    Ex.mo Senhor
    Primeiro Ministro e Chefe do Governo da República Democrática de S.Tomé e Príncipe.
    Sr Patrice Emery Trovoada
    São Tomé.

    Era obrigação do governo liderado por Vossa Excelência, fazer-se representar na cerimónia oficial de promoção dos oficiais na reserva das FASTP-Forcas Armadas de São Tomé e Príncipe, presidida por Sua Excelência o Sr Presidente da República e Comandante Supremo das FASTP.
    Este acto representa a intenção clara de insubordinação, o que briga com o estipulado na lei mãe da República Democrática de São Tomé e Príncipe | A nossa Constituição | e põe em causa perante a nação e o mundo, a paz e a estabilidade que vimos anunciando caracterizar o nosso país.
    Para que tudo se esclareça e estejamos aliviados no contexto do risco que corre a nossa democracia e a paz, exigimos a pública, imediata e obrigatória explicação de V.Excia sobre as razões desta atitude.
    Explique-se a nação e ao mundo Sr Primeiro Ministro e Chefe do Governo, Sr Patrice Emery Trovoada.

    Atenciosamente,

    São Tomé aos 30 de Março de 2016

    Candle PJ

    candlepj2000@gmail.com

  16. img
    Verdade das verdades Responder

    Este Patrice Trovoada…
    Que Deus nos livre….e que nem permita que a presidência venha a estar nas mãos de ADI.
    Vai ser uma CATÁSTROFE para S.Tome e Príncipe.
    O Patrice Trovoada PRPMETEU :
    CAOS CAOS CAOS.
    E este sintoma esta-se notando. Mais só que Patrice Trovoada….Tenha cuidado e não BRINQUE COM FOGO.

    O senhor está transmito ao país e ao mundo PÉSSIMA IMAGEM de S.Tome e Príncipe.

  17. img
    Tropa Responder

    A ausência do primeiro ministro e demais, o motivo é simples, primeiro gostaria que fosse ele a promover os militar.

  18. img
    jojo Responder

    Meus caros!!!

    Se a promoção foi feita desde 2014 e teve um acórdão dos Tribunal em 2015, alegando que o facto fica consumado e que não voltasse a acontecer…, Tendo em conta que este acto foi apenas o Patenteamento destes mesmos oficiais em reserva que já tinham sido empossados em 2014, implica dizer que não houve nada de especial. Foi apenas a consumação de uma acto pelos órgão de soberania em 2014, 2015 e 2016. Deixemos de arranjar confusão onde não há. Neste caso o Sr PR não praticou nada ilegal.
    Fui

  19. img
    augerio amado vaz Responder

    Este Chefe do Estado Maior das Forças Armadas o Brigaldeiro Horacio Sousa foi um grande indisciplinado e pôs em causa a imagem do exercito.
    Nao vejo outra solução, senão SE DEMITIR ou PÔR O SEU CARGO À DISPOSIÇÃO.

  20. img
    credo Responder

    E o Senhor Tenente Coronel na reforma Albertino Neto foi promovido ?

Deixe um comentario

*