00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Governo bloqueia acções da Autarquia da capital – Ekneide Santos

Ekneide Santos, Presidente da Autarquia de Água Grande que envolve a capital São Tomé, acusou o governo de estar a bloquear as acções do poder local.

Na sua intervenção por ocasião de mais um aniversário da elevação de São Tomé a categoria de cidade, Ekneide Santos, recordou que a capital é a porta de entrada do país.

Referiu que São Tomé e Príncipe apresentou no ano 2015 uma agenda de transformação à comunidade internacional, mas a capital não tem beneficiado de investimentos. «O que temos vindo a constatar é a diminuição de investimentos no distrito projectos de investimentos e de interesse nacional apresentados pela autarquia negados ou dificultados», declarou, o Presidente da autarquia.

Enquanto isso, o Poder Local diz que enfrenta grandes desafios, porque a cidade de São Tomé que completa 482 anos, exactamente hoje 22 Abril, cresceu bastante.

A cidade cresceu demograficamente e perdeu o estatuto de cidade mais limpa da região da África Central. «A salubridade constitui hoje um calcanhar de Aquiles para a cidade. As transferências de verbas do poder central para a câmara são ínfimas, e cada vez mais o seu desbloqueamento moroso, o que cria problemas de gestão quotidiana», precisou.

Lixo abunda na cidade, que conserva a história do país. «O lixo constitui hoje um sério problema. Há que se encontrar forma descentralizada na sua gestão e recolha. Porque só assim podemos dar uma nova roupagem a nossa cidade e cativar os turistas que por cá passam», sublinhou.

Tudo fica mais complicado quando, constata que o Governo Central liderado pelo Primeiro-ministro Patrice Trovoada, bloqueia as suas acções. «A tarefa não pode ser somente da câmara. O Governo deverá participar decididamente enquanto facilitador e não como elemento de bloqueio nas acções da câmara. Assim não avançamos, assim o país não cresce, não cria riqueza e consequentemente a vida das pessoas não há de se melhorar», frisou, Ekneide Santos.

Apelou ao levantamento do bloqueio por parte das autoridades políticas, e ao envolvimento da sociedade civil, porque se a cidade de São Tomé cair no abismo., como infelizmente caminha, a responsabilidade será de todos. «É necessário unir os esforços e que não faz sentido cada um no seu canto desejar que as coisas corram mal para a câmara de Água Grande, porque se o distrito de Água Grande, se a cidade de São Tomé, fracassarem será um fracasso do país e não só da autarquia de Água Grande e do Presidente», concluiu.

A Cidade de São Tomé, é uma das mais antigas do espaço lusófono em África. Rica em história, foi entreposto de escravos, e continua a ser o principal centro de actividade comercial do país. Completa 482 anos, num momento em que a autarquia dominada pelo partido ADI, acusa o Governo maioritário do mesmo partido, de estar a bloquear o seu progresso.

Abel  Veiga

 

 

Notícias relacionadas

  1. img
    VM Responder

    Ê bôbô êêê…

  2. img
    explicar sem comlicar Responder

    Agora é que é Mike Eco Romeu Delta Alfa!!!!!!!!!!
    ADI com ADI em Guerra.
    Demónio está voltar vocês com vocês.!!!!!!!!!
    Governo de ADI a fazer câmara de ADI” Vida Negra ”

    Êh bôbôêhhhhhhhhhhhhf

  3. img
    explicar sem complicar Responder

    Apelou ao levantamento do bloqueio por parte das autoridades políticas, e ao envolvimento da sociedade civil, porque se a cidade de São Tomé cair no abismo. Como infelizmente caminha, a responsabilidade será de todos. «É necessário unir os esforços e que não faz sentido cada um no seu canto desejar que as coisas corram mal para a câmara de Água Grande, porque se o distrito de Água Grande, se a cidade de São Tomé, fracassarem será um fracasso do país e não só da autarquia de Água Grande», concluiu.

    ABEL faltou um cheirinho dito pelo KINEY:
    …..um fracasso do país e não só da autarquia de água grande e do presidente! Foram as palavras do KINEY Presidente de Câmara.

    Patrice Trovoada a Abater o Kiney .

  4. img
    DOPU deve mandar embarcar e partir a obra da casa do Kiney Responder

    1. Esse Kiney está sem rumo, nem lixo consegue mais recolher nas ruas. Contratou empresa privada para recolher lixos nas ruas da cidade ao invés de comprar mais um ou dois meios rolantes para tal serviço.

    2. Quando o MLSTP/PCD e MDFM estava no poder, ele tivera dito que o Governo do então estava a bloquear a sua acção porque não tinha meios rolantes para recolher os lixos. Agora com o seu partido no poder com maioria absoluta, não se percebe esse Kiney. Já chegou a hora de ir para casa.

    3. Mas antes de ir a casa, a DOPU devia mandar partir a sua obra de anexo a sua moradia que violou grosseiramente o urbanismo.

    4.O Kiney está quase dar por concluído um anexo em alvenaria na sua residência, mas que a parede do referido anexo parte do muro de vedação do quintal, o que em norma, a residência deve distanciar pelo menos 3 metros com a muro de vedação.
    5. No entanto, é o mesmo fiasco que estava a ser indicado para ser Ministro de Obras Públicas com estas atitudes. O Isto é DUBAI. A DOPU devia mandar embarcar a obra da casa do Kiney.

  5. img
    Vexado Responder

    Deixe o Governo trabalhar. Mal ou bem deixe o Governo trabalhar, porque o senhor primeiro ministro está sempre acusando uma tal “força de bloqueio”.
    Se o primeiro ministro sabe quem é a força do bloqueio porquê que não o aponta directamente e procura resolver a situação?

    Têm maioria, todas as direcções, todos os projectos, todas as camaras, quê mais ééé?

    Está parecendo coisa de mulher que nunca está satisfeita…

    Oscar medeiros é que está lucrando e ajudando todos os seus familiares.
    Tem muitos familiares, colocou irmão na direcção dos registos, tem negocio de fornecimento de refeições no hospital aos doentes e medicos…comida que não melhou.
    É assessor em quase todos os ministerios, EMAE, ENAPOR, ANPetroleo, ganhando uma porrada de dinheiro.
    Agora, nomeou a sua sobrinha Elizandra Graça como coordenadora da acção social. Será que no partido ADI não existem quadros para ocupar esses lugares?
    Só os familiares dos ministros e cabeceiros do ADi é que podem comer tachos? E os outros, filhos do povo pequeno, que o primeiro ministro sempre defende, como é que fica?

    Levy Nazeré já ajudou os seus familiares, faltando ajudar a sua ex namorada do banco equador, outra ADeista coração mole, cada coisa que desce…

  6. img
    Teresa Responder

    Olha, mon nan se ca fe…

  7. img
    "beleza africana" Responder

    Bom como é o senhor Presidente da Camara a dizer que existem bloqueios as acções da camara, que por sinal é da mesma cor partidária,pergunto que dirá o comum do mortais que não faz politica e nem esta um minimamente preocupado com as coisas que se fazem neste país????? Deve sentir-se estafado e a beira do abismo.Nesta situação é o mesmo que dizer”amor com amor se paga”….Fui

  8. img
    FALA SERIO Responder

    Minha gente já chegou o colapso dessa facção que se intitulou de partido politico.
    Agora bue mata bue campo sá de alê.

    kkkkkkk

  9. img
    Lupuye Responder

    Ate parece que o Ekneide ja esta farto disso. Ele nao sabe o que e que se passa quando se abre a boca contra o Patrice ou o seu partido? Esse homem quer perder o tacho! Mas so fez ele muito bem em dizer a verdade.

  10. img
    ANCA Responder

    As nossas empresas, sociedade civil organizada, os cidadãos nacionais podemos fazer um esforço no apoio ao nosso desporto nacional,( quanto se fala em apoio, devem constituir materiais equipamentos desportivos, bens, com garantia de aplicação, jamais somente valor pecuniários), os clubes devem no futuro ter uma contribuição modesta para fazer aumentar este valor à federação, à par a contribuição estatal.

    Se se queres ver o País(Território/População/Administração) bem.

    Se se verdadeiramente gostas do teu País

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    Bem haja

  11. img
    Lesada do ADI Responder

    Patrice isto não é normal não, o que andas a fazer connosco, acho que estamos a correr perigo. No aeroporto quando eu te encontro, assim com este rosto, tu me olhas e bem, bem, tipo turista, viaja, viaja, provoca, promete e depois vai embora, assim nos matas de coração. Este teu, comportamento não é normal, até ao Kiney estas a deixar mal, é por isso que eu repito. ADI jamais, jamais, jamais, não vale a pena vir com banho, porque eu ja sei que não vai dar..

  12. img
    adi a cair no fundo do poço Responder

    Kiney melhor você socegar!
    Esqueçeu da DITADURA que existe dentro do nosso ADI?
    Viu o que aconteceu com COBÓ?
    Foi receber patente, agora o nosso chefe amando ele Pa casca da rolha.
    Dai há pouco vai ser a tua vez.
    Começa a entender porquê que o Grupo da Geração Esperança ( Levy Agostinho etc ) estão a querer ASSALTAR o poder na ADI.
    Eu dai há pouco também vou SALTAR DO BARCO porque muito problema nos espera. E vai ser já nas presidenciais. Já avisei que não vou votar no candidato de ADI que vai ser um pau mandado do nosso chefe.
    Ouve meu conselheiro. Companheiro Kiney sabe muito bem quem escreveu esta mensagem.
    Coisa muito está pra vir se nós não ganharmos esta eleição. É claro que não vamos mesmo ganhar. A maneira como estou a ouvir que Pinto da Costa está a somar e seguir, podemos limpar boca no chão.
    Vamos começar a pensar no nosso futuro.
    Lembra daquela nossa conversa na reunião?
    Já estamos a ver em pratica.
    Deixa e,e com COBÓ. Ele não sabe com quem ele está a meter.

  13. img
    Felisber Bandeira Responder

    Vces conhecem Patrice T. muito mal; olha bem pra sorriso dele ainda vao se dar mal e se arrepender

  14. img
    marta pina Responder

    Coitado do Kiney. Só agora é que o Kiney deu conta que está no lugar errado e no tempo errado? Só agora que Kiney deu conta que PT e os seus comparsas são vigaristas, mentirosos e aldrabões? O ADI é um partido dirigido por um grande ditador que é Patrice Trovoada. Um individuo que autodenomina de melhor politico “santomense”. Aquele homem não vale nada. Quem não bate palmas a sua politica, quem não lhe venera, quem não lhe apoia na sua politica de promoção de corrupção, quem não é inimigo do Pinto da Costa, MLSTP, PCD é para abater e ser anulado. Kiney é pena que despertaste só agora! Será que despertaste agora porque o homem está a levar tempo para nomear-te ministro de equipamento social e recursos naturais? Será que estas tuas declarações, são para Patrice trovoada soltar algum dinheiro para tratares da vida?

  15. img
    Antonio Pedro Responder

    Ê bôbô ê. Zaua muntu ê. Kiney é para saber. Coisa está a vir. Você é da mesma linha do Patrice Trovoada. Vocês andam a perseguir toda gente que é do MLSTP, PCD, MDFM, Pinto da Costa, Gabriel Costa, Oscar Sousa e outros. Agora que a coisa está entre vocês do ADI é que saíste a rua para pedir socorro. Bem feito. Vocês todos são bandidos, corruptos, criminosos. Um partido tem no seu seio gente como: Varela, Abnildo, Javali (Levy), Augerio Amado Vaz, Patrice Trovoada, Americo Ramos e outros não vale nada. O ADI e Patrice Trovoada vieram para criar odio, vingança no seio deste povo. Mas o povo santomense saberá dar a devida resposta no momento próprio. Haver vamos.

    • img
      Seabra Responder

      ….muito explicito e sem rodeios.
      Estou plenamente de acordo consigo,A.P.! Faço minhas as suas palavras.
      Espero que o povo triunfara no fim e que justiça seja feita ao Ali Baba e os seus xxx ladrões…principalmente o chulo do Afonso Varela,que é tao corrupto e vagabundo,que o PT…é ele quem manobra o complot dos desvios dos bens do Estado e do Povo,é o organizador das viagens inuteis para STP…enfim,ele é a cabeça da MAFIA ADI,este pigmeu bandido!

  16. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Estou de acordo com o presidente temos que esquecer as cores partidárias porque em 1º lugar está a nação mais eu vos digo enquanto continuarmos com este governo não vamos a lado ninho mais quando dermos conta cera tarde de mais já começo a briga das comadre S. Tomé é Deus poderoso

  17. img
    Guida Gostosa Responder

    Fôgô quémá mú món!

  18. img
    san conobia Responder

    Meus caros amigos isto é apenas a ponta do iceberg. O desabafo do kiney é apenas a voz de muitos oprimidos dentro do ADI, que assistem o enriquecimento do Patrice e de alguns amigos do Varela, caso Oscar Medeiros, o tal jornalista corrupto, que tem negócios com o governo. Esperem para ver. O Patrice Trovoada já está a antever a sua queda. Tenho para mim que esse bandido vai sair desde país fugido. Sabiam que SS três juízas se encontram na calada da noite com o Patrice? Sabiam que ele controla o supremo tribunal de justiça? Sabiam que ele controla o procurador geral o samba? Sabiam que ele da ordens ao presidente da assembleia? Sabiam que na rádio nacional e na TVs não se faz nada se ser controlado pelo óscar Medeiros? Se esse bandido ganhar as presidenciais será o fim da picada. Patrice é um pesadelo para este país. Anda pelo mundo a gastar dinheiro dos saotomenses. O mais incrível é que o bobo do ministro dos negócios estrangeiros não viaja. O que as pessoas suportam para manter o cargo!!!! Estamos à chegar o fim de um veículo. Pinto para cada!!!! Candidato do ADI as presidenciais chumbado!!! Um bem haja a todos.
    Fuiiii

  19. img
    joão Manuel Responder

    Isto é para o Dr. Patricio saber. Muitos indivíduos camaleões entraram para ADI apenas com o objetivo de conseguirem tacho. O Kiney também é um deles, igual que o Nelson que esteve na Camara de Mé Zochi, assim como muitos outros. Disseram que eram de ADI para conseguirem um lugar de destaque, só que, mal chegam a estes lugares de topo, o poder sobe-lhes pela cabeça, e já não querem apenas Presidente da Câmara. Já querem ser Ministro, como o Kiney que quer ser Ministro das Obras Públicas, o Nelson já queria ser candidato ao Presidente, assim como muitos outros que já conseguiram algum tacho, mas que o apetite tem aumentado e querem mais.
    O verdadeiro militante de um partido lava a sua roupa suja noo interior do partido e nunca sai a praça pública para este tipo de espetáculo triste. O senhor Kiney já recebeu muita ajuda em contentores, carros, e outros equipamentos, mas a sua bureza e limitação intelectual, não lhe permite avançar mais. Dai buscar um bode expiatório.
    O senhor Kiney que vá limpar primeiro a cidade e deixar de jogar cartas, para depois reclamar.
    Mas bem feito. O Patricio é ingrato. Abandonou e ignorou os fundadores e antigos do partido, para substituí-los por estes parasitas. Agora Toma. É pra saber, pra deixar de beber.
    AGUENTA

  20. img
    florêncio neto Responder

    Triste muito triste. É pena que seremos nós todos a pagar. O Partido que vier, infelizmente depois do ADI, vai ter que reconstruir tudo de novo. Estão a estragar tudo que se construiu nos últimos 20anos. Tudo de melhor e de bom que se fez nesta terra e com apoio dos nossos parceiros Internacionais o Messias ´destruiu ou está a destruir. É tudo igual ao que os senhores do Estado Islamico”DAES” fizeram no Iraque e na Siria. Destruiram tudo e semearam o terror e o ódio.

    Relativamente ao Óscar Medeiros, este senhor pôs sua gente em tudo.Olha na Direcção do Orçamento ele pôs uma sua sobrinha a Mirian Medeiros-Veio directamente de Portugal para a Direcção do Orçamento- e é gente sem perfil nem traquejo e nem sequer é da área -Compromissos de camapanha do Messias. Assim se constrói/destrói o DUBAI.

  21. img
    ADI-ARROZ SUJO Responder

    Todos foram avisados que o Patrice TRovoada não passa dum grande ditador! Ainda bem que quem o ajuda a trepar também pode apanhar com o côco na cabeça! Agora aguenta só!Ainda é pouco, o pior está por vir. “Quá Bilá Fuba ê Pôvo”!

  22. img
    malebobo Responder

    todos os seguidores do chefe de governo de dubai, ainda vão ter chorar lagrimas de cor codilho ,haver vamos

  23. img
    SAMPONHA Responder

    Dos Angolares sim, foste um grande filho
    Distinguido em todo São Tome e Príncipe
    Levaste o nosso nome aos confins da pátria
    A prontidão do filho zelador
    Que a tua bravura se prolifere
    Na incredibilidade, partiste!
    Indo ter em Angolares a nossa pátria
    …e a dor e o mal irreparável?
    Suspiro de um “descanso em paz” tenro
    Que não supera, o último sentir te aqui
    … e aguardamos a recuperação com o tempo.

  24. img
    mario Responder

    Eu acho que o senhor Kney deveria numa atitude simplista e corajosa levar a cabo uma decisão definitiva. Pedir a sua demissão do cargo que exerce! Ele quer sempre ir bem longe das suas limitações legais, organizacionais e financeiras. Cria cursos médios, envia bolseiros para exterior, quer criar frota de autocarros, promove grandes festas, destruiu todos os equipamentos rolantes recebidos por via da geminação, criou uma empresa de gestão de resíduos sólidos urbanos fantasma. Agora que pela sua incompetência vê-se abraços com lixos por todo o canto é sitio arranja um culpado? A politica é mesmo assim!

  25. img
    Sangue Bom Responder

    Viver a vida.

  26. img
    Salmarçar 2 Responder

    Caros amigos.

    Primeiro, quero agradecer o jornalista Abel Veiga pela sua coragem e determinação na luta de salvaguarda do contraditório.(liberdade de responder e expor os nossos pensamento )

    Segundo, para reclamar que o nosso país está mal. Mal, porque já não temos água,não temos energia frequente nem temos estradas para circular com segurança. Está constatação foi feita durante 5 dias,tempo que estive a ”matar` saudades de minha terra e dos meus familiares.Sai de São Tomé com tristeza e preocupado.triste por ver o meu país cada vez pior, preocupado por não saber se um dia poderei viver no meu país e junto da minha família. Eu acreditava que era possível mudar o país para melhor, mas, não será agora. Patrício trovoada, mentiu aos Santomenses, prometeu arroz a preço baixo, não o fez, prometeu estradas boas,não o fez, prometeu combate a corrupção, não o fez. Não podemos aceitar que isso continue, País pequeno com tanta miséria e sofrimento.

    A todos um bem haja.

    • img
      Seabra Responder

      …de facto! A situação é catastrófica,com enormes problemas de toda a ordem. A situação é grave,mas nao convém ficar apenas a lastimar,com resignação,não basta tão pouco limitar-se a dizer todos os partidos políticos São iguais. Certo,pode levar a pensar assim,porque já là vão 40 anos sempre a bater na mesma tecla…cada vez pior,nada avançou,parece até que se trata dos mesmos individuos,que aliás,tem um pouco disso,porque o poder está sempre nas mãos dos mesmos (meia volta saiem,meia voltam entram).
      O Povo tem a sua responsabilidade nesta situação,porque é ele quem elege ,votando para tal ou tal candidato. O grupo ADI-PT/Varela,já tinham estado na direção do país,e viu-se o resultado…desvios de bens do Estado,Viagens à gogo,Corrupção em todos os Ministerios,etc,etc . Por que motivos é que o Povo voltou a votar pra esses capangas,porque puseram-lhes de novo no PODER com a maioria absoluta? Foi tomar sarna para cocar.
      Sejem mais vigilantes nas próximas eleicoes…em vários partidos que existem em STP,certamente,que há bons elementos,homens e mulheres integros,honestos,serios,trabalhadores,capazes e competentes,com boa vontade de fazer avançar o pais,pensando no bem estar colectivo de todos. Ponham e tenham.confiança em novas apostas,gente diferente e boa,caras novas,energias positivas …
      É também importante assinalar este aspecto ,quanto a responsabilidade de uma parte desta situação política,com o regresso da familia Trovoada do seu exílio da França,que deve-se ao ex.militante da JOTA, Gabriel Arcanjo Ferreira da Costa,que aliás traiu o MLSTP e o Pinto da Costa,sendo infiel,pensando apenas no seu interesse pessoal o “poder”,em conloio com o Pascoal Daio,fazendo campanha “agressiva” para o regresso do Trovoada para o país. Eis o resultado!
      Por esta e mais razão,devemos admitir que São eles ,muitos,a serem responsáveis da actual situação de STP. Não votem mais para tais indivíduos,senão ,nada mudará…ter-se-à apenas mudado de pessoa mas os problemas continuarão. BASTA ! ! !

  27. img
    Sangue Bom Responder

    MLSTP, MDFM,PCD,ADI…… Todos são iguais, são farinha de mesmo tacho….. Pena somos nós, o povo que não queremos tacho, apenas queromos emprego um trabalho. Mais somos nós quem mais sofre com tudo isso. Kiney abriu aboca, e pensas que ele esta a falar em defesa da cidade “nada só” ele tem seus motivos. Se calhar ele não esta a ver verba para satisfazer as suas luxurar. Próprio os seus funcionários estam insatisfeito com ele. Políticos ingratos.

  28. img
    Franck Responder

    A cidade de Sao Tome, perdeu a qulidade daquilo que e a cidade.
    Como esta na peca escrita, a lixo passou a ser o cartao de visita isto e; este salta a vista em quelquer ponto da Cidade. O mau cheiro faz exalar por todo o ponto da capital. So para ter uma ideia, ja nao e possivel andar com a crianca na nossa praca pois, ela nao tem onde andar. Se nao for o charco, agua de cor negra e mau cheiroso no lugar onde esta podera por os pezinho, la esta o banca de venda. A situacao e controlavel se houver a participacao de todos. Em primeiro lugar, tera que haver emcontros periodicos para a sensibilizacao das feirantes, de modo, a ter mais cuidado no que e a sua actividade. todo podem dedicar a actividade de venda desde que respeitam as normas estabelecida. a fiscalizacao nao podera ser algumas vezes, mas sim, constantmente para consolidar a alguns pontos discutidos no encontro anterior.Se hover infractor este ou esta tera que ser chamada no proxico encontro para explicar o que tera motivado a sua dicisao. O outro ponto que possa

  29. img
    9dade Responder

    Olha enquanto perdem o tempo a discutirem e a reclamarem a boa vida dos Partidos Políticos e dos seus mandachuvas, eu perco o meu tempo a estudar e a trabalhar em prol do meu futuro e do futuro dos meus filhos, eles sim são meus Partidos Políticos.

    • img
      MIGBAI Responder

      Meu caro “9dade”
      Avaliei o seu comentário positivamente, pois o meu caro merece.
      Só tenho pena é o meu amigo dizer que “perde” o seu tempo a estudar e trabalhar em prol do futuro seu e dos seus filhos.
      O meu amigo não perde o seu tempo não!!!! o meu amigo ganha tempo o meu amigo enriquece o seu tempo, o meu amigo é deveras um homem com sabedoria que sabe aproveitar o tempo.
      Parabéns para si e para os seus.

  30. img
    arroz 13 contos Responder

    Acho bem!
    Em democracia é mesmo assim. Gostei da postura do Presidente da Câmara de Água Grande Ekneide.
    Um discurso claro. Homem de muita coragem. Está claro : o ADI não gostou.
    Mais é PURA VERDADE. :

    http://youtu.be/Af6CVkhKC7Y

  31. img
    9dade Responder

    O meu muito obrigada pelo reparo Sr.Migabai é mesmo isso” ganho o meu tempo” e nao “perco” obrigada mais uma vez.

    • img
      MIGBAI Responder

      Minha cara concidadã “9dade”
      Desculpe somente o facto de ter falado como se “9dade” fosse um homem.
      Fico muito feliz por aproveitar o seu tempo valorizando-se e enriquecendo-se culturalmente.
      Enquanto os outros perdem realmente o tempo a beber.
      Aceite as minhas sinceras desculpas.

Deixe um comentario

*