00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Bloqueio: Ekneide Santos tem que ter capacidade de encaixe neste “período difícil e tenso”

A constatação é do Primeiro-ministro Patrice Trovoada, ao reagir a acusação feita pelo Presidente da Câmara do distrito de Água Grande, segundo a qual as acções do poder local da capital, estão a ser bloqueadas pelo Governo Central. «Estamos num período bocadinho difícil e de tensão, com cortes de luz, buracos na estrada, lixo que não é recolhido. E isso dá algum stress. Mas um dirigente tem que ter alguma capacidade de encaixe e tratar das coisas no lugar certo. Acho que foi um desabafo do Presidente da Câmara», referiu o Primeiro-ministro.

Os aspectos sociais descritos pelo Primeiro-ministro, e que segundo as suas palavras, caracterizam o momento difícil e de tensão social, foram também realçados pelo Presidente da Autarquia de Água Grande na semana passada por ocasião de mais um aniversário da cidade de São Tomé.

Ekneide Santos, disse que os projectos ou propostas da sua autarquia para dignificar a capital do país, são simplesmente anulados ou dificultados pelo Governo Central. Disse também que a cidade de São Tomé é a porta de entrada do país. O Primeiro-ministro também tem a mesma leitura. «Vocês sabem que nós naquilo que é a promoção do país a porta de entrada de São Tomé e Príncipe é a capital Água Grande».

Ekneide Santos, criticou o facto de apesar de a capital ser a porta de entrada do país, os investimentos estão a diminuir, ainda mais numa altura em que o Governo apresentou a comunidade internacional a agenda de transformação do país. Patrice Trovoada discorda. «Por isso não há por parte do Governo vontade de bloquear Água Grande. E eu quero recordar a todos que a Câmara de Água Grande é da ADI», frisou o Chefe do Governo.

O Chefe do Governo anunciou que o Ministro da Administração Interna Arlindo Ramos, já se reuniu com a Câmara de Água Grande, para descobrir onde está o bloqueio denunciado pelo Presidente da Autarquia. «Poderá haver dificuldades burocráticas, pode haver adequação dos recursos face aos problemas. Pedimos também as finanças para ver como é que as coisas estão a decorrer a nível da câmara», explicou Patrice Trovoada.

Uma jornalista da imprensa privada, questionou Patrice Trovoada, sobre o facto de recentemente ter solicitado que o próximo Presidente da República a ser eleito em Julho seja uma figura que não bloguei a acção do seu Governo.

No entanto segundo a jornalista, é agora acusado por Ekneide Santos, membro da direcção do seu partido e Presidente da Autarquia de Capital de ser um bloqueador do poder local. «As forças de bloqueio, …. é bom que as pessoas repitam isso. Bloquear não tem a ver com as pessoas, não tem a ver com outro dirigente político, tem a ver com o país. Nos não podemos bloquear o país», conclui Patrice Trovoada.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    "beleza africana" Responder

    É o mesmo que dizer”fica quieto se não levas um chapadão” Amor com amor se paga….Beijo Querido

  2. img
    Lesada do ADI Responder

    Pobre:Bom dia Patrice até agora não almocei, tomei pequeno-almoço de chá de folha de goiaba. There is nothing going one ok..! I need só vinte contos.

    PT:Por ti fui eleito, não rejeito que sou o desenho mal feito imperfeito, a Troika reprova-me quando o vosso voto aprova-me. Bem no vosso voto encontro meu leito. Nos somos água e o resto é azeite, só preciso do teu voto o resto que aceite. Nos estou a dizer que agora só temos um ao outro, estou a dizer que vos tenho e vocês me puseram no topo. Vocês são o pin, são a chave, o objetivo que tenho convosco é ser o dono disto tudo. Rico, pobre juntos. Para eles é difícil entender, mas wharever, o importante é que para mim esta a bater…. O nosso amor dizem que nada a ver e que nas presidenciais não vai sobreviver. Dizem que, na rocha vai bater, na rocha vai bater. Não sei o que vocês veem em mim.

    Vocês são verdes, pobres coitados ninguém percebe a nossa aliança. Rei do Jajão pobre coitado. Eu sou dread. No chão eles batem-se. Explicação oposto atraem – se. Não tem nada a ver com esta fama, não é nada. Atual primeiro ministro e futuro presidente. Dizem que sou o fim de São Tomé, fora da lei. Porque é que acreditas em mim. Também não sei. Só sei que o prometido é devido não acabar como “Dono disto tudo” dúvido

    Inspirada por Dji Tafinha…Ha muito mais a vir

  3. img
    ANCA Responder

    As nossas empresas, sociedade civil organizada, os cidadãos nacionais podemos fazer um esforço no apoio ao nosso desporto nacional,( quanto se fala em apoio, devem constituir materiais equipamentos desportivos, bens, com garantia de aplicação, jamais somente valor pecuniários), os clubes devem no futuro ter uma contribuição modesta para fazer aumentar este valor à federação, à par a contribuição estatal.

    Se se queres ver o País(Território/População/Administração) bem.

    Se se verdadeiramente gostas do teu País

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    Bem haja

    • img
      FCL Responder

      Chê CD riscou?

  4. img
    Petther mascarenhas Responder

    Eu antes de mais gostaria de agradecer a todos pelo facto de pais ter liberdade de espreção .
    Muito bem nosso presidente de câmera tas cá ao serviço do pais ñ ao do poder político é muito bom a tua atitude e a vontade de trabalhar .

    • img
      FCL Responder

      Concordo consigo..
      No entanto,o país tem liberdade de expressão, mas não tem liberdade de erros ortográficos. Não leve a mal

  5. img
    Bili wê Responder

    Coitado do Ekneidy. Foi meter com Patrice!!???……..
    Ver PT na foto preto e branco, não é igual a ve-lo na foto colorida.!

  6. img
    FCL Responder

    “Capacidade de encaixe”!..encaixe aonde? ok já percebi…Encaixar nos outros é o que ADI tem feito desde que entrou no poder.

    Ê ça Kada Kua compa!

  7. img
    Vexado Responder

    Primeiro ministro chefe de abstração e de governo…fala de maneira ampla sem especificar. Alias não consegue.
    Ele mesmo não consegue dizer quem é a força do bloqueio.

    Quero apelar a oposição para interpelar o Governo para especificar o que é força de bloqueio que tanto fala o primeiro ministro.

    Pelo que deu aperceber é que pode-se bloquear alguém, mas o país não. Que ninguém deve bloquear o país, mas militande do ADi no poder pode bloquear um funcionario ou pessoa, é isso?

    O primiro ministro disse que estamos num periodo dificil e tenso, até aqui muito bem.
    Mas o que torna o periodo dificil e tenso? o que se passa?

    Há um indiano que anda para cima e para baixo com diversas comitivas de investidores e os ministros, quem é esse individuo? é assessor do primeiro ministro? tem negocio com o mesmo?
    A oposição deve questionar a relação entre ambos, bem como o presidente do grupo companhia das ideias Luis rebelo

  8. img
    Lesada do ADI Responder

    Realmente, quando vemos estes Varelas, Américos, Javali e companhia, pela forma de andar da para perceber que têm grande “capacidade de encaixe”..

    Eu não é, nem meu homem…!!!

  9. img
    explicar sem complicar Responder

    A maka toda que está aí é porque o Presidente de Câmara Ekneide dos Santos resolveu apoiar Pinto da Costa para às presidenciais e não Evaristo Carvalho.
    No meu entender acho isto bem normal. Não se trata de eleições legislativas. Patrice Trovoada deve entender isto.

    Recordo em 2010 o então ministro do ADI Carlos Gomes pertencia ao PCD e resolveu apoiar Evaristo Carvalho.
    Então ?
    Patrice Trovoada tem que tomar Juízo.

  10. img
    Rambo Responder

    Gosstei do desabafo do Jovem Ekinei, mas devo lembrar os leitores que o Patrice nao esta interessado em desenvolver o pais, a nao ser o seu proprio bolso.
    Pra qualquer analista atento, atribuiria uma nota negativa a Patrice, apartir do momento em que castigou o seu ministro Dr Raposo por ter ditto verdade. Essas verdades prejudicavam os interesses pessoais do Patrice apesar de ser algo a favor da nacao.
    Como diz o velho ditado: pastor que nao cuida do seu rebanho acaba perdendo….

  11. img
    Descamizado Responder

    O menino querido do senhor Patrice Trovoada,Primeiro Ministro da República das Bananas (S.TOMÉ E PRÍNCIPE) ,senhor Ekneid Santos vem dar razão aos verdadeiros filhos desta terra que a Força de Bloqueio está no próprio Governo liderado pelo senhor Patrice Trovoada e não nos Partidos da Oposição (MLSTP/PSD,PCD,MDFM e UDD), nem tão pouco no Senhor Presidente da República, Manuel Pinto da Costa. Por isso o Partido que sustenta o Governo, o ADI, liderado pelo senhor Primeiro Ministro não quer que o cidadão Pinto da Costa concorra as eleições Presidenciais, preferindo um pau mandado que é o senhor Evaristo de Carvalho para ser um Presidente de sim senhor, mesmo que leve S.Tomé e Príncipe ao abismo. Em que País o Primeiro Ministro, não dá confiança, não passa cavaco ao Senhor Presidente da República, com mais um fiasco na modificação das notas (Dobras) só por ter maioria absoluta, o senhor Patrice faz das suas e não leva o assunto para a discussão na Assembleia da República. Para quê teme o senhor Primeiro Ministro em levar este assunto para o debate na Casa Parlamentar? O cofre do Estado que é o Banco Central já não tem dinheiro pago pelos contribuintes com tanta saída para o exterior do senhor Primeiro Ministro que ao mesmo tempo ocupa o cargo do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Comunidade em detrimento do senhor Salvador dos Ramos que apenas passa o tempo a receber Delegações no seu Gabinete, que é Ministério dos Negócios Estrangeiros e das comunidades. Esta cunhagem de notas que ainda vai dar muito que falar já foi pago sem conhecimento do Senhor Presidente da República para a sua promulgação.
    O país já não tem dinheiro para pagamento dos salários.

  12. img
    pensador Responder

    governen pensando na geração futura,a tênde!

Deixe um comentario

*