00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Maria do Carmo Trovoada a futura Secretária Executiva da CPLP

Maria do Carmo Silveira actual governadora do Banco Central de São Tomé e Príncipe, é oficialmente a figura indicada pelo Governo de Patrice Trovoada, para dirigir a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa nos próximos dois anos.

Maria do Carmo Trovoada já veio ao público confirmar que é a figura escolhida pelo Governo. Considera desafiador o cargo que lhe aguarda em Lisboa-Portugal. «Isto porque ao longo do meu percurso e durante 28 anos tive a oportunidade de exercer cargos de destaque nas estruturas do Estado e no exercício dessas funções ganhei uma visão bastante abrangente sobre os problemas e desafios que enfrentam não só São Tomé e Príncipe como muitos outros países da CPLP. E creio estar a altura de assumir este desafio e colocar ao serviço desta comunidade a minha experiencia e o meu sentido de responsabilidade», afirmou.

A futura secretária executiva da CPLP, diz que pretende que a organização se transforme «num espaço de cooperação no domínio económico-empresarial para que os cidadãos da CPLP, os agentes económicos, e as empresas possam intervir neste processo», frisou.

Maria do Carmo Trovoada, assegurou que como macro-economista que é, irá utilizar a sua influência profissional para que a CPLP se transforme exactamente num espaço de cooperação empresarial.

É a segunda vez que São Tomé e Príncipe vai assumir o cargo de alto nível no seio da comunidade de Língua portuguesa. De 1996 à 2000, o antigo primeiro-ministro Joaquim Rafael Branco assumiu o cargo de secretário executivo Adjunto da CPLP.

Pode escutar as declarações de Maria do Carmo Trovoada -

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    CUIDADO STP Responder

    Pessima escolha, STP não estará bem representado.

    • img
      "beleza africana" Responder

      E não só é péssima escolha como Portugal irá mandar no nosso mandado como desejarem . Não querendo desmerecer a senhora indicada para o cargo e as suas qualidades internas a medida das ilhas, mas as competências e as qualidades que o cargo exige, não vejo-a com o arcaboiço suficiente para fazer com brilho um mandato em tão curto espaço de tempo.Bom em todo caso, o que não tem remédio, remediado estará, só me resta dizer……beijo querida

  2. img
    Peneta Responder

    E ela já resolveu a negociata das notas que mandou fazer às escondidas? País de brincadeira. Premeia-se os corruptos.
    Tristeza.

  3. img
    maioria absoluta Responder

    Péssima escolha.
    Com toda nódoa que esta senhora tem?
    Bem realmente como disse o primo dela Patrice Trivoada :
    ” Temos uma maioria no Parlamento….”

  4. img
    Revoltado com ADI Responder

    ADI, prometeu ser diferente no período da campanha. Pelo que vejo estão a ser pior que os, do MLSTP e PCD! Há tantos jovens com alguma experiência no ministério de negócios estrangeiros que podiam ocupar esse cargo! Outra vez escolher gente que foi quase tudo nesse país. Pois a senhora é prima do senhor PT, então, toma la mais um tacho. Ok, eu nunca mais votarei para ADI, desta vez vou comer vosso ferro a vontade e votarei contra! “Está a chegar a hora, para povo mandar na urna, outra vez”. Quem viver, verá….

  5. img
    credo Responder

    Vamos promover as nossas mulheres porque elas bem merecem.
    O mais importante para o exercício desse cargo é a competência, honestidade, imparcialidade e o sentido de responsabilidade.
    Esperemos que a nova Secretária Executiva santomense contribua para que haja a livre circulação de pessoas e bens na CPLP. Acho este o maior desafio. Viva S.Tomé e Príncipe. Viva a CPLP.

  6. img
    santomense Responder

    Mais um tacho….kidaleoo ADI…..kidaleooo Patrice Trovoada.Isto é que é mudança que Patrice Trovoada falou, estou desapontadissimo com essa gente.

  7. img
    Original Responder

    Esta figura se vem do Governo que está a governar este País,então quem viver verá.

  8. img
    O Revolucionário Responder

    Bem de facto é caricato as coisas que acontecem em STP… Não sei como pode ser apenas uma pessoa capaz de desempenhar uma função de tamanha responsabilidade! Mas pergunto: Será que o Governo avaliou as capacidades de outros funcionários públicos? E porquê logo alguem que ja ocupa uma função pública de tamanha responsabilidade, como “Governadora do Banco Central de STP”? Será que não seria acúmulo de funções (porque de certo ela receberá dos dois trabalhos) ? Ou será que ela colocará o seu cargo de Governadora de Banco Central a disposição? Porque se na realidade quiser ter sucesso naquilo que se faz, melhor dedicar o todo seu tempo, conhecimento e empenho apenas num objetivo e não em dois, porque corre-se o risco de não ter sucesso em nenhum… Creio que esse Governo, esta passando dos limites e envergonho-me mais em saber que existe uma oposição em que nada manifesta… Bandos de incopetentes e misérables que se dizem representantes do povos
    Uma autêntica vergonha…

  9. img
    malebobo Responder

    com tanta gente no ministério de negocio estrangeiro, para dar essa oportunidade, como chefe do governo de dubai é o primo da senhora, por isso proposta recaiu nesta senhora, so com cristo

  10. img
    Vexado Responder

    Queria tanto escutar as vozes dos “idealista” watson, pedro carvalho, decinel, hugo e entre outros sobre essa escolha.

    Será que os jovens terão chance? Se repararem, são pessoas do MLSTP, Geração esperança que estão subsaindo em detrimento dos verdadeiros Adeistas.

    Mas dos idealistas precisam-se, porque kinei não é.
    Abreijos

  11. img
    cada kuá Responder

    Estão a falar de tacho? Tacho vem aí. Quem será o Governador ou Governadora de Banco Central? Boca balança? Bacuda? kiney? Policarpo?
    Dama de Mézochi, ou um militante sem emprego como Elísio por exemplo…kkkkkkkkkkkk

  12. img
    ADI a se afundar Responder

    Informações seguras dão conta de que para o cargo de Governador de Banco Central está indicado sr Aurelio Silva mais conhecido por KAUÍQUE.
    Será acessorado por dois administradores, respectivamente BOCA BALANÇA e o OTÁVIO.
    S.tome e Príncipe sempre a subir.
    Este é o resultado da maioria absoluta que demos ao ADI.
    A palavra COMPETÊNCIA já não existe no dicionário do ADI.

  13. img
    derleypietro Responder

    Deêm a presidencia ao ADI e vão ver o partido e o país a mudar de nome tudo familia sera o proximo nome de stp

  14. img
    solfingue Responder

    A Sra embora seja prima de PM, ela é do partido dos republicanos. Quando os republicanos eram poder, o lema era: esse é nossa gente camarada. Deixem os democratas trabalharem. Eu até defendo que o Pinto da Costa seria melhor escolha uma vez que está preste a deixar o palacio cor de rosa. Pela experiencia que o nutre, ele traria um novo oxigenio a CPLP

Deixe um comentario

*