Destaques

Presidente Tsai propõe um novo modelo de desenvolvimento económico

 

Como a China Popular vai reagir ao discurso de Tsai Ing Wen é a grande expectativa de alguns professores universitários, peritos em desenvolvimento económico e macroeconomias.

Respondendo as questões colocadas pelo grupo internacional de imprensa constituído por cerca de 67 repórteres os representantes do Instituto ScholaresBrain Trust de Taiwan alimentam as suas expectativas quanto ao futuro das relações de Taiwan com a Asia sobretudo com a India, cujas relações são muito estreitas.

Alias no seu discurso na cerimónia de tomada de posse a nova Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen transmitiu aos presentes uma mensagem de maior autonomia face à China e de reforma social e económica.

Indiretamente pediu ao poderoso vizinho para pôr de lado aquilo que considera de bagagem histórica e encetar um diálogo positivo.” O novo governo vai conduzir os assuntos relacionados com o Estreito, de acordo com a Constituição da República, o ato que regem as relações entre os povos da área de Taiwan e a área continental, e outra legislação pertinente. Os dois partidos do governo através do Estreito devem reservar a bagagem de história, e se envolverem no diálogo» pontuou, Tsai Ing Wen.

publicoSegundo os representantes do Instituto ScholaresBrain Trust de Taiwan, a economia de Taiwan esta em recepção, e não pode depender demasiado da China continental. Deve criar a sua própria marca, alargar e lançar-se em direcção a outros países como Estados Unidos e a União Europeia com vista sua maior integração na cooperação internacional.

No entanto no seu discurso de cerca de 40 minutos aquela que é hoje considerada a Presidente mais poderosa do continente asiático, diante da multiplicidade de desafios pediu ajuda ao povo Taiwanês, para enfrentá-los juntos e de forma honesta “Não é o líder que faz um grande país; é o esforço coletivo do povo que faz este país grande. Um presidente não só deve unir seus próprios partidários; ele deve unir todo o país para a mudança – esta é a minha sincera esperança para este país. Aqui, eu sinceramente apelo a todos para dar a este país uma chance. Vamos deixar para trás os preconceitos e conflitos do passado e, juntos, cumprir a missão que a nova era nos confiou”, enfatizou Tsai Wen.

Depois de fazer uma exposição em relação a situação económica do pais, do envelhecimento rápido, da baixa taxa de natalidade, da grave poluição ambiental, da perca de confiança do povo no sistema judicial, a presidente Tsai Ing Wen disse que o seu país precisa urgentemente de um novo modelo de desenvolvimento económico “A fim de transformar completamente a economia de Taiwan, a partir deste momento, devemos brevemente traçar um caminho diferente – e construir um “Novo Modelo de Desenvolvimento Económico” disse.

A praça Ketagalan Boulevard Seating diante do Palácio Presidencial chegou a ser pequena perante a multidão presente e debaixo do sol ardente não arredaram os pés enquanto não terminava a cerimónia oficial e as atividades culturais e recreativas que animavam o recinto.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros Salvador Ramos, representou o Estado são-tomense na cerimónia de investidura da nova Presidente de Taiwan.

De Taipei- Jornalista enviada pelo Téla Nón

 

 

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top