00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Evaristo quer ser Presidente da República pelo diálogo e estabilidade

Num discurso curto, para anunciar a sua candidatura ao cargo de Presidente da República, Evaristo Carvalho, realçou a instabilidade governativa que marcou São Tomé e Príncipe nos últimos 25 anos de democracia pluralista. Segundo ele o país conheceu 15 primeiros-ministros.

Evaristo Carvalho, que foi por duas vezes consecutivas primeiro-ministro e chefe do Governo, por causa das sucessivas quedas de governos eleitos maioritariamente pelo povo, considera disse que quer ser eleito Presidente da República no dia 17 de Julho, para garantir a estabilidade. «O Presidente da República que será eleito no dia 17 do próximo mês de Julho deverá reunir condições pessoais para garantir esta tão desejada estabilidade política», referiu.

O candidato às eleições presidenciais, acrescentou que acredita no diálogo e identificou-se como um homem de diálogo. «Acredito piamente que os são-tomenses estão condenado a dialogar uns com os outros para o bem comum. Como homem de diálogo, quero ser o próximo Presidente da República para garantir uma coabitação saudável com todos os órgãos do poder e particularmente com o Governo. Eu quero dar o meu contributo para acabar ou minimizar as crónicas, intrigas e querelas políticas», frisou.

Sendo membro da direcção do partido ADI que governa São Tomé e Príncipe com uma maioria absoluta no parlamento, e detentora de 5 das 6 autarquias locais, Evaristo Carvalho, diz que exercerá a função presidencial como um árbitro. «Pretendo desempenhar essa minha função como árbitro para garantir o regular funcionamento das instituições da República».

Prometeu ser respeitador da constituição política e da vontade legítima do povo.

Membros da direcção da ADI, e militantes do partido marcaram presença no acto de anúncio da candidatura de Evaristo Carvalho que decorreu na sala de conferências do Hotel Praia. Ausência notada foi do Presidente do partido, Patrice Trovoada, actualmente em périplo por dois países europeus.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Maria Silva Responder

    Espero que o povo seja Lúcido o bastante e prudente o suficiente …..
    O senhor Evaristo de Carvalho pode até ser tudo , menos árbitro, e como não bastasse num campeonato de MMA aonde Patrice trovoada tem apostado tudo!!!??

  2. img
    Sou Do ADI Responder

    Já votei para ADI, para ter maioria absoluta, não vou votar mais, para terem, poder absoluto! Lamento PT, eu gosto muito do meu país, mais do que as ambiçoes política de cada partido. Podem trazer qual for argumento, o meu voto ou vai ser Pinto Costa ou da Maria Das Neves, analisarei com calma os discursos de um deles depois tomarei a decisão@

  3. img
    é sa tema Responder

    como o proprio discurso diz é cuto e vazio sem qualquer proposta de intereese economoco e social para o pais com isso quer dizer que é de facto un Pu mandado de PT. Vamos todos dizer sim ao Pinto da COSTA para mais 5 anos

  4. img
    Original Responder

    Um Presidente que vai funcionar como boneco de corda.Um 1º Ministro
    que faz o que quer com um Presidente que não é da sua ala politica quando for aquele que o mesmo indigitou,será novo Gorgulho.

  5. img
    malebobo Responder

    está tudo claro que o sr. Evaristo carvalho se for pr, será mesmo pau mandado de pt

  6. img
    MENDES Responder

    Bô bilá bí, bô tê témá, queênguê sá bô ..
    Bô cá tê filí, bô cundá povô sá cegú, mancé pegá nón ngna, só sacabi pigxi.

  7. img
    SAMPONHA Responder

    POVO DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE
    ATENÇÃO
    Vem aí o cidadão Helder Barros com apoio de uma maioria dos militantes do ADI. O líder do ADI, senhor Patrice Trovoada insistiu sistemàticamente para que o senhor Evaristo de Carvalho candidatar-se as eleições Presidências, que necessàriamente deve ter a mesma edeologia com o Governo do senhor Patríce Trovoada. Ele quer impor a sua ideologia. Maioria dos militantes do ADI não querem o senhor Evaristo de Carvalho, mas sim o cidadão Helder Barros.

  8. img
    santomense Responder

    Não queremos um Presidente pau mandando de Patrice Trovoada. Evaristo de Carvalho não será Presidente nem aqui nem na China.

  9. img
    Jorge S. Responder

    Candidato fraco….! Só o discurso já diz tudo

  10. img
    santomensse Responder

    sinceramente vc por uma simple preção dos deputados da oposição no passado abandonaste a presidencia da assenbleia que é o 2º orgão do poder suberano no país, isto quer diser abandonaste o povo agora vc vem a querer ser o presidente da republica para uma simples coisinha voltares abandonando de novo para por o Baloba como o P.R interino e o Levi tornara o Interino da Asembleia sinceramente Sr. Evaristo o P.R tem que ter POSTURA, PODER DE DICIDIR EM NOME DO POVO E AGUENTAR PREÇÃO EM SERTOS MOMENTO e estes requisitos vc não preenche… seria melhor que abandonasse esta ideia que não é tua e vivesse a tua vida do teu geito assim tão simples que te torna um homem fantastico vc sab. não faça isto só pk alguem esta a te obrigar pk o Sr. não quer isto e isto td o STP ja sab

  11. img
    malebobo Responder

    PT, acha que povo de stp, é tão burro de voltar a dar adi, mais o presidente da republica.

  12. img
    Mané Mané Responder

    Não basta ter maioria absoluta agora quer poder absoluto.
    O Dubai anunciado, vem com tanta covardia e rancor com arrogância e ganancia, dividindo os santomenses, injetando ódio e rancor entre os irmão, pra satisfazer o interesse dos Dubaistas.

    Meu Deus afaste mas esse que vem para completar a desgraça do povo.
    Santomense não merece isto tudo.

    desta vez se o povo descuidar vamos todos viver o pior inverno já vivido na terra.

    ADI- já mais

  13. img
    explicar sem complicar Responder

    Esse Evaristo Carvalho avariou de vez. Patrice Trovoada está gozando com cara deste coitado. VEja só bôbo que TVS fez com peça deste homem no telejornal. uma imagem da mer…….!
    Os próprios militantes do ADI estão totalmente devidos: Inclusive uma grande maioria está com Pinto da Costa porque sabem que Evaristo é um PAU MANDADO.
    Outra parte se vai com Hélder Barros…..PIOROU.
    ADI e Patrice Trovoada em QUEDA LIVRE.

  14. img
    Vexado Responder

    Evaristo carvalho enquanto deputado quais são as propostas que o mesmo fez para o melhor beneficio do povo santomense?
    O que fez de tão grandiosidade para dizer que serviu a nação?
    Simplesmente foi um mero trabalhador administrativo que cumpriu com as suas incumbencias, nada mais.

    Abilio neto, outrora argumentou que maria das neves é um candidato do mlstp e que partidarizou essa eleição. O ADI veio condena-la ao apresentar este homem sem iniciativa, sem emoção propria e sem folego institucional.
    E não se fica por aqui: o filho de peixe sai peixe…dizer que o Pedro Carvalho está na mesma onda do pai…entra mudo e sai calado…depois vão dizer que servirão a nação. Por amor de Deus.

    Sou a favor de baixar os salarios dos deputados porque não fazem nada de util a nação.

    O governo até hoje não apresentou o relatorio de contas do ano fiscal 2015.

  15. img
    FÉDÉ KÁ DOXI Responder

    Povo de STP cuidado. O ADI é do Sr. PT ou seja da família Trovoada. Ouviram a entrevista do pai? Eles estão a inundar a cidade ou o país de outdor com cara do PT para dar sinal do maior partido político em STP e vcs vão ver durante a capanha, os maiores cartazes vão ser do Evaristo Carvalho/ADI/Patrice Trovoada. O povo tem que estar atento e não induzir em erros.Não olhem para o dinheiro. Dinheiro é traiçoeiro. Viram que votaram no arroz de 13 contos o que está a acontecer?
    Vamos ficar como muitos países africanos. Depois de Evaristo/ADI ganhar as Presidenciais, o Patrice muda a Constituição o mandato passa para 7 anos, vitalício e vamos todos comer pão que o Diabo amassou. Atenção Povo.
    Maria das Neves deve favores ao Patrice, porque Patrice tem protegido o marido dela da Interpol. Ela no poder vai associar ao Patrice. Cuidado, cuidado e muito cuidado. Atenção, atenção e muita atenção.
    Bomu dá saia kilambu, pê cabeça ni munfada piá uê piá tlaxi. Blu blu ná sá lutá fá.Non tê uã mêgi ku kuá ni liba dê pá non tudaxi sêbê nguê ku non ká bá coiê. Traduzindo: Vamos aregaçar as mangas, deitar pedir conselhos à almofada/travesseiro reflectir. Não há pressas. Temos mês e pouco para sabermos a quem votar.
    a ê piá tlaxi,dá sa

  16. img
    malebobo Responder

    como PT, acha que pode mandar em Todos e controlar todos, daqui é que enganou se, com essa derrota do seu seguidor e admirador ec, porque confesso que maioria dos militantes do adi, não estragar os seus votos com pau mandado e c.

  17. img
    malebobo Responder

    só o discurso já dava para notar, que o ec, não tem cacife para ser um pr, e digo mais porque o PT, já esteve presente no momento da cerimonia em que sr. ec anunciava a sua candidatura, ele sabe que seria um fiaco

  18. img
    Pedro Carvalho Responder

    Família Trovoada só vão ficar sossegados quando matarem o meu pai. Fomos meter numa máfia, que só Jesus Cristo poderá nos salvar! PT, homem manda com tempo, Deus manda para sempre!

  19. img
    Revoltado com ADI Responder

    Patrice vai matar meu tio!

  20. img
    Nosso Dubai Responder

    Mais um que PT vai trocar cabeça com ele. 58 filhos de Evaristo vão peder pai por causa do PT.

  21. img
    FCL Responder

    Sei lá..nao faz o meu estilo…nao gostei te ti

  22. img
    Lesada do ADI Responder

    Conversa entre Patrice Trovoada e o candidato do ADI
    PT – Eh ! Vare isto Carvalho?

    Candidato – sim chefe…

    Sinceramente, e isto que e candidato!

  23. img
    Lesada do ADI Responder

    E uma história de política, como outra qualquer , também tinha promessas bonitas, compromissos, tudo no papel. Só que a vida falou, o teu comportamento nos mostrou que és mofino, mas para nos nao fica assim. Nos diz o que e que falhou, nos diz o que e que mudou, se fram as historias do Elisio, Kawique e depois ficou tudo bem. Nos vamos te dar moral nas presidencias ate dizeres, vamos abrir fundao ate pedires e como sabemos que val a pena ,vou te dizer mais uma vez, Patrice, vai, vai , vai para de ao de nunca deverias ter saído.. Cascais..
    Original ” Calema”, com as minha desculpas, mas por uma boa causa..

  24. img
    realista Responder

    Maria neves nao lembrom kuando era mais novo o problema k a mesma e o marido tiveram kuando ele era governador do banco central e ela era ministra De finance por mim axo k todos Akeles k tem registo criminal sujo nao deve pura e simplesment oucupar nada k é do estao. Portanto vou dar meu voto a Pinto Da Costa.

  25. img
    realista Responder

    Nem Ec nem Mn vai ser comandado por Pt. Abram o’s olhos

  26. img
    Tânia Carvalho Responder

    Estou com medo, PT qualquer dia mata meu pai! Meu pai sofre de tensão alta aguda… porquê que ele manda meu pai e sempre com ameaças assumir coisas que ele não quer! Deus protege meu pai para mim! Credo família Trovoada…

    • img
      CUNDÚ MUALA VÊ Responder

      A mi também me pareceu que esse senhor estava fazendo algo contra seu principio por isso, que a minha opinião se o Senhor Evaristo Carvalho aceitou esse desafio é porque quis e se foi coagido é porque deve algo ao Patrice Trovoada ou por outra tem rabo na estrada e tem medo que seja pisado.

    • img
      Lesada do ADI Responder

      Quem entra no ADI fica entalado. Só sai se tiver outra forma de ganhar a vida. Senão esta mesmo fo…..piiii…aquilo nao e um partido político, aquilo e uma sociedade anónima çriada pelos trovoadas, para ganharem dinheiro. Eu sei do que estou a falar

  27. img
    Sou Do ADI Responder

    Em 2011 PT, ameaçou ao telefone o senhor Evaristo Carvalho, se ele não aceitasse ser candidato ele PT faria vida negra ao Evaristo de Carvalho pau mandado…

  28. img
    Carolina Fernandes Responder

    Evaristo Carvalho,NÃO DÁ, NÃO SERVE E É FRACO, por vários motivos que passo a citar: Como é que podemos ter um presidente que tem um chefe que manda nele? Que so entra para essa corrida as presidencias porque esta a cumprir a ordem do seu chefe. Ele fez um discurso na cerimónia da sua candidatura sem carisma, sem postura de chefe de estado, sem atitude de um líder. Ele abandonou assembleia nacional que tinha apenas 55 homens, o que fará ele quando estiver a frente a comandar quase 200 mil habitantes, isto espelha que ele é um fraco. Ele será um grande PAU MANDADO DO PT. O meu voto vai para Pinto da Costa, mais 5 anos.

  29. img
    Guida Gostosa Responder

    Qúa li, bilí ndêwa pía!

  30. img
    Revoltado com ADI Responder

    PT pegou um homem que pode ser pai dele, transformou em autêntico boneco.

    Pedro Carvalho, PT vai matar teu pai com tensão alta!

  31. img
    SAMPONHA Responder

    Desculpem-me mas esta não dá para engolir
    Patrice Trovoada planeia golpear Evaristo Carvalho amanhã no congresso extraordinário

    Segundo uma fonte bem informada da Comissão política do ADI,gente que anda descontente e descrente com a gestão do Messias e da governação ADI, Patrice planeia chegar amanhã, ir ao congresso e já está tudo montado e preparado, uma ala do congresso bem instrumentalizada e paga pelo Patrice vai aplaudir e gritar fortemente – Patrice para Presidente, e desta forma cai por terra morto a candidatura de Evaristo de Carvalho. Que barbaridade, que sacanagem, que traição, que injustiça, que humilhação, que falta de sensibilidade, que falta de consciência, que faca nas costas, que ambição tudo contra um humilde servo que muito serviu o pai e agora serve o filho – pau mandado sim, mas isto não se faz. Mas Patrice será humilhado pior nas urnas no dia 17 de Julho se assim fizer.
    Quem viver verá
    Lisboa 27 de Maio de 2016
    Sinais do tempo
    Da Silva Santos

    A SANITA DE PATRICE TROVOADA, O SENHOR EVARISTO CARVALHO, JÁ TEM RISCO, E PODE SER PARTIDA AMANHÃ NO CONGRESSO DE ADI.
    Depois de ter pago os “búfalos” para dar golpe de estado STeP, desta vez, o Patrice Trovoada quer golpear próprio o seu pau mandado, Evaristo Carvalho no congresso extraordinário.
    Eu Manuel Godinho não sou numero um, mas sim, sou o zero, sou o primeiro deste grande império, por varias vertentes.
    1º. Fiz de tudo, para saberem que Patrice Trovoado é desgraçado, malabarista, corrupto, viajante e faz negócios obscuros.
    2º Desvendei quase todas as verdades de Patrice Trovoada para os emigrantes e migrantes.
    3º. As minhas informações verdadeiras ultrapassaram as fronteiras, até governo tinha que pedir apoio a comunidade internacional para saber quem Manuel Godinho e outros de falam verdade do Messias.
    Meus caros amigos e amigas, o Patrice Trovoada é capaz de tudo, é um grande traidor, mentiroso, malabarista, o PT quando não paga para golpear, ele mesmo golpeia.
    Ora vejamos, o Patrice Trovoada implorou tanto para Evaristo Carvalho concorrer ás presidenciais, agora próprio Patrice Trovoada vai concorrer !? Meu Deus, que homem é esse, esse palerma não pode ser dirigente das nossas ilhas maravilhosa, temos que fazer um abaixo assinado para correr com ele desgraçado do nosso país.
    Caríssimos, congresso extraordinário do partido ADI, será amanhã, segundo a minha fonte, alguém muito perto de Patrice Trovoada e Afonso Varela, alega que o Messias pagou alguns militantes do partido dos delinquentes, para aplaudir o PT com frase na boca, ” Patrice Trovoada presidente da republica “.
    Caros leitores, muita atenção, muito cuidado, se o Patrice Trovoada golpear Evaristo Carvalho no congresso, e concorrer nessa eleições, isto quer dizer que ele mesmo quer ser pivô da Ditadura em STeP. Para que isto não aconteça, no dia 17 de Julho, dá um cartão vermelho no quaisquer candidato de ADI.
    Nota: Mais informações, será na segunda feira aqui neste espaço, a casa da democracia.O espaço é vosso, mas opinião é minha.
    A Voz do Povo.

    EVARISTO CARVALHO É CAFETEIRA SEM TAMPA E OVO MAL COZIDO DE PATRICE TROVOADA.
    Depois de Patrice Trovoada, ter comido o ovo mal cozido feito na cafeteira sem tampa de Evaristo Carvalho, o Carvalho transforma-se em Sanita de Messias.
    O silêncio é um amigo que nunca trai.
    Leitores, a minha ausência o meu silêncio, fez com que muitos de ADI, estão achados…, amigos, já estou cá de volta nessa casa da democracia para desvendar todas as verdades do palerma do nosso primeiro-ministro, senhor doutor falso sem diploma, o desgraçado, sangue suga, miúdo Patrice Trovoada, agora, respeito total, Pai Grande já está na via !
    Ilustres, eu Manuel Godinho, tirei o partido ADI maioria absoluta, a ideia de Patrice Trovoada era para concorrer às presidências, mas, após as citações de todas as verdades de PT ai neste espaço, o palerma desse gajo sujo em corrupção, mudou de ideia e foi a busca do pateta, burro funcional, que nem sabe falar inglês nem francês, expressa português pessimamente mal, não tem vocação pra tal, não tem perfil, torto, chenguê, manguenguê, conhó, enfezado, cafeteira sem tampa, ovo mal cozido desse paspalho de Evaristo Carvalho, pau mandado de Patrice Trovoada, quer ser presidente em STeP, só se for na outra encarnação.
    A cafeteira sem tampa de Patrice Trovoada, o senhor Evaristo Carvalho, o homem que tem 60 filhos e enis mulheres, quer presidente da republica deste humilde povo, culto, calmo, educado, que está cansado da politica ditatorial do governo de ADI. O Evaristo Carvalho que já apresentou a sua candidatura, quando lia o seu podre e pobre discurso de frente para trás detrás para frente, um discurso muito vazio superficial. Meus caros, tive a espera de um discurso lindo com sorriso de Patrice, mas foi um lixo.
    Cristianíssimo, se o candidato de ADI, o senhor Evaristo Carvalho, ganhar Eleições Presidências de 2016, adeus a nossa Democracia, adeus nossa Liberdade de Expressão, adeus os nossos Hábitos, adeus os nossos Costumes, adeus os nossos Direitos e Deveres fundamentais.
    Muitos já tinham saudades do “Posts” do Manuel Godinho! Mas quem é vivo, sempre aparece, estou para servir o meu querido povo que passa fome, está na miséria e senhor doutor falso Patrice Trovoada passa mais tempo a viajar com dinheiro de povo.
    Meus compatriotas, de tantas saudades vossas, eu lembrei de grupo musical angolano “SSP”! Como não sei cantar, vou fazer versão da musica para meus caros leitores.
    Primeiro vou pra aqui, haa! Segundo vou pra li, haa!
    Se precisas de fofinho, chama Godinho, se precisas “nonó só”, chama Afonso Varela! O Varela que tem um apartamento de luxo em Charneca de Lumiar em Lisboa, avaliado de 185 mil euros, está neste momento em Portugal a mobilizar e sensibilizar algumas pessoas para apoiar o conhó de Evaristo de Carvalho com cara como carcaça de tartaruga.
    Primeiro vou pra aqui, haa! Segundo vou pra li, haa !
    Se precisas de desgraçado, Chama Patrice Trovoada, se precisas de corrupto, chama Augerio Amado Vaz. O Augerio, vulgo Gege, o jurista de profissão, advogado de meia tigela, tem estado a desvendar os segredos da sua ex-cliente, devido o “tacho” e dinheiro que o Messias tem estado a lhe dar pra beber whisky velho e fumar o seu charuto cubano. Oh Gege, respeita os seus ex-clientes, não mistura politica com o profissionalismo, se misturares, terás problemas um dia que Messias não tiver no poder.
    Primeiro vou pra aqui, haa! Segundo vou pra li, haa !
    Se precisas de criminoso, chama Elisio Teixeira, se precisas de video pornografia, chama o Cecilio Quaresma. O deputado de ADI, Cecilio que lubrificou o computador de estado com espermatozoide na hora de trabalho, mostrando o PT que os militantes de ADI, quando não tem nada para fazer, faz filme erótico.
    Primeiro vou pra aqui, haa! Segundo vou pra li, haa !
    Se precisas de burro, chama o Nilton Medeiros, se precisas de complexado, chama Levy Nazare. O Levy sanita de Patrice, é um incompetente da primeira classe, que já foi vitimas de vários cornos com as negras, um dos senhores que corneou, foram Duady Noronha e Eugénio de Eletro-frio, depois de o complexado apanhar muitos cornos, desligou das negras e casou com uma branca portuguesa, que todos os cambistas lavaram mão nas ilhas; o “Javali” que tem problema grave de comunicação, faz-se o parlamento como escola de karate.
    Amados, a minha ideia, está sendo concretizado aos poucos, já tirei o ADI maioria absoluta, durante essa campanha, vou subtrair o Evaristo Carvalho os seus eleitorados, vou batendo, vou enferrujando o governo de ADI até partir, e se partir, o Dubai agradece.
    O espaço é vosso, mas opinião é minha.
    A voz do povo.
    By: Manuel Godinho
    Luxemburgo.

    Evaristo Carvalho, serviçal da família Trovoada
    Nas vésperas do dia de África, 25 de Maio, Evaristo Carvalho, 75 anos, Vice-Presidente do ADI e deputado da Assembleia Nacional, quis, mais uma vez, voluntariamente (penso) associar o seu nome a mais um capítulo de subserviência à família Trovoada, ao declarar-se como candidato às eleições presidenciais de 17 de Julho próximo.
    Contra a vontade maioritária dos seus familiares, especialmente os filhos, Evaristo Carvalho veio demonstrar que é igual a si mesmo – fiel servidor de Miguel dos Anjos Trovoada e Patrice Emery Trovoada.
    Vamos olhar para os anos 1990. A juventude precisa conhecer a história real do país e seus protagonistas.
    Após a conferência nacional do MLSTP, em Dezembro de 1989, fez-se o referendo popular para a adopção da Democracia multipartidária, e com ela o surgimento do Grupo de Reflexão, transformado e legalizado como Partido de Convergência Democrática – Grupo de Reflexão (PCD-GR). Alguns fundadores: Guadalupe de Ceita, Filinto Costa Alegre, Daniel Daio, Alda do Espírito Santo, Evaristo Carvalho, Olegário Tiny, Norberto Costa Alegre, Aíto Bonfim, Arzemiro dos Prazeres, Leonel D’Alva, Albertino Bragança, João Costa Alegre, Martinho Tavares, Fernanda Pontífice, etc.
    O regime de Pinto da Costa havia decidido marcar as eleições legislativas e, só depois, as presidenciais. O PCD-GR ganha o pleito com 31 deputados, e manda Daniel Daio e Evaristo Carvalho para irem a Paris (França) convidar Miguel Trovoada para ser candidato apoiado pelo referido partido. Depois de uns truques, Trovoada desembarca em São Tomé como «salvador da pátria» e com apoio expresso do PCD-GR também vence as primeiras eleições presidenciais, numa espécie de plebiscito: Pinto da Costa não concorreu, Guadalupe de Ceita e Afonso dos Santos desistem à escassos dias do acto eleitoral.
    Miguel dos Anjos Trovoada tornou-se Presidente da República, com uma margem substancial de abstenções. De 1991 a 1994, deixa cair dois governos do PCD-GR, liderados, respectivamente, por Daniel Daio e Norberto Costa Alegre. Após várias crises institucionais, forjadas no Palácio Cor de Rosa, Trovoada dissolve a Assembleia Nacional e convoca eleições legislativas antecipadas, em 1991, que vieram a ser ganhas pelo MLSTP/PSD de Carlos Graça, com maioria relativa.
    Começava, desta forma, a traição de Miguel Trovoada contra o PCD-GR, partido que lhe fora buscar no exílio para colocar como Chefe de Estado.
    No rescaldo do divórcio entre Miguel Trovoada e o PCD-GR, Evaristo de Carvalho e João Costa Alegre deixam as fileiras do partido que haviam ajudado a fundar. João Costa Alegre, como adido de imprensa de Miguel Trovoada, e Evaristo é expulso pelos pecêdistas por bandear-se para o lado da família presidencial.
    Em 1994, Miguel Trovoada mandatou Carlos Neves (então «deputado independente» do PCD-GR) e Gabriel Costa para criarem o ADI – Acção Democrática Independente. Evaristo e João Costa Alegre filiaram-se no novo partido, juntamente com Jaime de Menezes, que hoje fala mal da família Trovoada e andou nestes cinco anos no Palácio do Povo a «comer mais uma boca» com Pinto da Costa. Vejam só, como eles são troca-tintas!
    Evaristo torna-se num autêntico serviçal dos Trovoadas. Fica secretário-geral da Presidência da República e fica, por ironia da história, duas vezes como “Primeiro-ministro de gestão”, uma no mandato de Miguel Trovoada e outra no mandato de Fradique de Menezes.
    Foi bom o candidato, Evaristo de Carvalho, ter feito ontem o Povo de STP lembrar-se de que é um participante activo e de primeira linha da instabilidade que o país viveu, nos últimos 25 anos. Esteve activamente nos dez anos de Trovoada e no primeiro mandato de Fradique de Menezes, candidato apoiado pela referida família e o ADI.
    Nos 20 anos de Trovoada/Fradique, foram derrubados 15 governos e o Evaristo Carvalho sempre esteve envolvido, activamente.
    Como vem o senhor Evaristo falar agora de «diálogo» e «estabilidade», quando, na realidade, nos últimos 25 anos, fez exactamente o contrário? Será que ele pensa que o Povo de STP é ignorante, tem memória curta?
    E, curiosamente, João Costa Alegre, aparece novamente em mais este capítulo. Nos últimos 25 anos, este cidadão foi, sucessivamente, militante/dirigente do PCD-GR, ADI, MDFM/PL e, novamente ADI. Quem pode acreditar num político com esta trajectória? O que lhe move, afinal?
    Interesse comum ou simplesmente pessoal?
    Evaristo de Carvalho vai, mais uma vez, fazer papel de palhaço.
    Está tudo preparado e o dinheiro da corrupção do Patrice Trovoada já está a comprar consciências. Objectivo: Manipular no sentido de que os militantes, digam no próximo Congresso do ADI, que não querem Evaristo mas sim Patrice Trovoada. Tudo está preparado e o coitado do Evaristo de Carvalho presta-se, novamente, a esta vassalagem apenas para satisfazer a vontade do menino Patrice Trovoada.
    Já viram o perigo que representa o ADI e o Patrice Trovoada?
    Este individuo, como muçulmano que é, mostra novamente que é capaz de sacrificar tudo e todos, apenas para salvaguardar o seu interesse pessoal. Lembrem-se que ele preferiu, em 2012, deixar cair o Governo, simplesmente porque não queria que Agostinho Fernandes fosse Primeiro-ministro. Lembrem-se que ele, em 2014, ordenou que nenhum dos novos ministros fizesse transferência de pastas com os seus antecessores, simplesmente porque abdicou de fazer o mesmo acto com Gabriel Costa.
    Lembrem-se que o cargo de Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos está aberto há quatro meses, apenas porque ele tem compromisso com Abílio Neto, comentador da RDP-África.
    Estarei de volta, nas próximas horas, para vos relatar a lista de ex-dirigentes que Patrice Trovoada pretende mandar para a cadeia (com apoio das suas amigas juízas do Tribunal), em caso de uma vitória do ADI nas próximas eleições presidenciais.

    O perigo da Ditadura do Messias
    Meus caros compatriotas, e jovens em especial.
    Precisamos ter uma verdadeira consciência cívica e política, ao decidirmos em quem votar nas próximas eleições presidenciais do dia 17 de Julho, para ser próximo(a) Presidente da República.
    Não podemos ser enganados!
    Em 2014, o líder do ADI, Patrice Trovoada, prometeu-nos Dubai, arroz de 13 mil dobras (Nino Djalego faz uma nova música de arroz de 25 mil dobras), emprego e Internet gratuita para os jovens, enfim, paraíso na terra. Tudo mentira, tudo promessa de campanha, para enganar o zé povinho.
    Hoje, quase dois anos após o início da governação do ADI/Patrice Trovoada, eis a realidade:
    - Não existe arroz de 13 mil dobras. O arroz está a ser vendido, nas lojas da capital e no mercado, ao preço de 25 mil dobras;
    - Patrice mandou suspender o projecto de praças digitais, com acesos grátis a internet (perguntem o Varela e o administrador-delegado da CST);
    - Aumento o índice da criminalidade e do roubo/furto no país (sobretudo nas propriedades agrícolas);
    - Não há micro-crédito para empreendedorismo, ao contrário da promessa feita pelo Messias nas campanhas eleitorais;
    - Ex-Ministro da Justiça e membro da Comissão Política do ADI, Elísio Teixeira, baleou um cidadão honesto, tendo provocado a sua morte, mas a justiça não tomou medidas. Elísio continua solto por aí, nas suas habituais bebedeiras, fazendo tiro a toa, até fazer uma nova vítima. Perguntem o que ele fez lá no Riboque, há tempos atrás;
    - O Primeiro-ministro, Patrice Trovoada, fez centenas de viagens ao estrangeiro, e não vimos qualquer resultado até agora. E o curioso é que o PM nunca viaja acompanhado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros. Será que Messias não confia no Salvador dos Ramos, por ter sido do MLSTP/PSD?;
    - Assistimos, recentemente, ao anúncio da assinatura de um acordo, no valor de 17 milhões de dólares, entre o Governo e o Fundo Soberano arábe, para «requalificação» do Hospital Central Dr.Ayres de Menzes. Será que estão a tratar-nos todos como idiotas? Segundo consultas por nós efectuadas, com 17 milhões de dólares pode ser construído um hospital de raiz, devidamente equipamento para atender a nossa população;
    - A administração pública foi inundada por Directores incompetentes, apenas por serem militantes do ADI, e há inúmeros projectos (ou reformas) cuja execução tem sido morosa;
    - Os funcionários passaram a receber os seus salários mensais, de 45 em 45 dias;
    - Os professores e enfermeiros viram os seus salários reduzidos, sem qualquer explicação aceitável;
    - Os tão falados pólos desportivos em todos os distritos não passaram de uma simples propaganda. Não estamos a ver nenhum impacto, o Ministério da Juventude e Desportos nem sequer foi capaz de relançar o projecto de desporto escolar;
    - Patrice Trovoada faz viagens de trabalho ao exterior, nem sequer dá confiança ao Chefe de Estado;
    - Vários inquéritos mandados instaurar pelo Governo, os seus resultados estão no segredo dos deuses. Digam ao Povo o resultado do inquérito sobre a morte do cidadão na Passadeira, por alegado roubo de areia?
    - Há mais de quatro meses, que o Governo do ADI não tem um titular nomeado para a pasta da Justiça e Direitos Humanos;
    - Desafiamos o Tribunal de Contas e a Inspecção Geral de Finanças a fazerem uma auditoria às contas da Assembleia Nacional, EMAE, ENAPORT, ENASA, Registo e Notariado e as DAF do Ministério da Solidariedade e da Educação;
    - Há atrasos no envio dos subsídios aos nossos jovens bolseiros, alguns deles passam muitas dificuldades;
    - Interferências do Messias no sistema judiciário e no funcionamento da Assembleia Nacional. José Diogo (Baluda), quase mija nas calças, quando recebe um telefonema do Primeiro-ministro. Que tristeza!
    - O Grupo Parlamentar do ADI está a impedir o agendamento da eleição do novo juíz do Supremo Tribunal da Justiça, em substituição de José Paquete, jubilado há mais de dois anos.
    Estas são, apenas, algumas apreensões que mexem com a sensibilidade dos são-tomenses. A juventude precisa estar atenta, para não ser novamente enganada por este vendedor de sonhos – Patrice Emery Trovoada, mais conhecido por Messias.
    O líder que dá “coisa leve” aos dirigentes do seu Partido.
    Perguntem ao ex-marido da Isabel Domingos, porquê que ele bazou…
    O ADI tem estado a tentar enganar as pessoas, dizendo que se o próximo Presidente da República não for do ADI, ele irá deixar cair o Governo de Patrice Trovoada.
    Isto é completamente falso, existe uma Constituição que define claramente as competências de cada órgão de soberania.
    O ADI tem maioria absoluta, 33 deputados, deveria estar a governar, ao invés de passar o tempo sempre a reclamar, a desviar a atenção do povo de STP.
    Eu queria que os jovens prestassem atenção ao seguinte:
    Entregar a Presidência da República, Assembleia Nacional, Primeira Ministro, Comandante da Polícia Nacional, aos dirigentes e militantes do ADI, será votar na implantação de uma ditadura chefiada pelo Messias.
    Cuidado, Povo de São Tomé e Príncipe. O dinheiro do banho acaba no dia 18 de Julho, e o mandado do Presidente da República é de cinco anos.

    PATRICE TROVOADA ESTÁ A PREPARAR UM NEGÓCIO MAQUIAVÉLICO COM OS NOVOS GERADORES IMPORTADOS.
    SINCERAMENTE PATRICE!
    O MESSIAS não conhece os Europeus bem.
    Quando se diz ou se combina algo com um europeu e que não se queira que mais gente saiba, deve-se dizer-lhe claramente para não conversar do assunto com mais ninguém. ARMA DO NEGÓCIO!
    Os europeus falam à vontade quando se lhe diz algo e não se recomenda que é muito confidencial.
    Foi assim que o MESSIAS caiu na asneira de combinar com um pula para montar um negócio multimilionário e se esqueceu da recomendação.
    Um pula falando com um outro que se encontra na grota chateado e a preparar as malas para regressar porque o negócio lá não andou bem, pedindo-lhe para aguentar um bocado mais porque está a montar um negócio com o BOSS de São Tomé, o Primeiro-ministro.
    O pula da grota perguntou-lhe de que negócio se tratava.
    POIS BEM MINHA GENTE.
    O MESSIAS combinou com o pula dizendo-lhe que que vai importar uns geradores e com isso, forçar a SONANGOL e a ENCO a saírem do País.
    COMO?
    Tendo em conta que os novos geradores, assim como os de Taiwan em Sto. Amaro consomem muito combustível, a SONANGOL vai torcer nariz porque já temos uma dívida de 85.000.000,00$ com eles e esse valor vai aumentar muito mais ainda.
    Assim, ele não terá problemas nenhuns porque já tem contacto com dois BOSSES da Nigéria para montarem uma empresa de importação de combustível para S.Tomé e para isso há muito tempo montou um outro esquema para construção de um porto de médio porte na zona de Neves, em Esprainha com dinheiro do estado.
    O pula disse ao outro da grota que “ESSE Primeiro-ministro É SUICIDA PÁ”!
    O gajo disse-me que não tem medo de ninguém aí e garantiu-me que vou ser eu a gerir tudo e ninguém irá saber de nada porque são todos burros. Só penam em beber cerveja.
    Mas o gajo ameaçou-me pá “SE ME ENGANARES EU LIXO-TE. OK?”
    Para dizer-te a verdade, até tive medo do gajo pá.
    Por isso deves esperar por mim. Ok?
    Já viram até que ponto o MESSIAS pode chegar? Toda gente tem-se interrogado de como iremos abastecer esses geradores que consomem muito e com dívidas que já temos com ENCO. Aí está a explicação. O homem só quer dinheiro à custa de “nós burros e bestas”
    Por isso se entende agora, a forma como Osvaldo Vaz tem o rabo entre as pernas nos últimos tempos. É bem possível que ele já tenha conhecimento de algo.
    JÁ VIRAM O QUE PATRICE É CAPAZ DE FAZER? SOMOS TODOS PALERMAS “STP”! SINCERAMENTE! Patrice, és muito atrevido pá.
    Gorgulho dos Raios.
    PRUCURÔ, CONTRÔ.
    ……………………………………………….
    No próximo post vou contar-vos a história de um outro negócio maquiavélico que o MESSIAS está a montar com o HOTEL MIRAMAR. HOTEL DE TODOS NÓS.
    Gosto
    Gosto
    Adoro
    Riso
    Surpresa
    Tristeza
    Ira
    SABEM PORQUÊ QUE PATRICE TROVOADA INDIGITOU EVARISTO CARVALHO COMO CANDIDATO DO ADI PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA?
    PATRICE É UM POLÍTICO MAQUIAVÉLICO E CRIMINOSO.
    O MESSIAS pode passar por cima do cadáver da própria mãe para atingir os seus objectivos.
    Na conversa com alguns amigos políticos do continente, Patrice confidenciou que preferiu optar em Evaristo Carvalho aniquilando politicamente o mulato de Vila Nova por dois motivos.
    Um, porque Vila Nova é muito Jovem e se ganhar poderá concorrer ainda a um segundo mandato e serão logo 10 anos, tempo muito longo para o MESSIAS esperar e nessa altura já terá cerca de 65 anos (já velho e não dá para ostentar muito paleio).
    Outro, porque o Evaristo carvalho já tem 74 anos e não poderá concorrer a um segundo mandato, isto é se chagar ao fim do primeiro.
    Feitos os cálculos e com a pressa que o MESSIAS tem em ser Presidente da República (o homem gosta de vida de luxo, protocolo e seguranças à volta), achou que o Evaristo Carvalho seria para ele a melhor escolha, ao ponto de dizer aos amigos que o homem está gágá e doente que poderá inclusive interromper o 1º mandato a qualquer momento, dando-lhe assim a possibilidade de subir as escadas do Palácio-cor-de-rosa.
    JÁ VIRAM MINHA GENTE?
    Esse miúdo é perigoso demais.
    É bom que os familiares do Evaristo Carvalho tenham esses particulares em conta porque o Patrice é capaz de tudo para chagar lá.
    MAIS NÃO DIGO.
    Por isso é que Patrice levou cinco anos a rezar para que Pinto da Costa adoecesse ou morresse mas o homem tem carcaça de tartaruga.
    HOMEM É RIJO DEMAIS.
    KÊ KUÁ PINTO. VALEU!
    Homem passa na estrada, as 14zinhas ficam a comer unha.
    Patrice ainda é capaz de morrer primeiro que Evaristo de Carvalho e Pinto da Costa. Os homens foram temperados com folhas de antigamente (folhas da vóvó).
    Gorgulho dos raios.
    ——————————————————————————-
    GÉGÉÉÉÉÉÉÉÉÉ N´SKÁ PIÁ BOOOOOO!
    ÓLA-ÓLA MÉ

  32. img
    Zé Cardoso Responder

    Na minha modesta opinião, tenho muito respeito pela pessoa do Senhor Evaristo de Carvalho, pode não esta ligado a rede de corrupção que se assiste em S. Tomé e Príncipe, um endivido idomio e que pode contribuir aconselhando os mais Jovens na reconstrução do País, se não vejamos
    Para o cargo do Presidente da Republica na minha modesta opinião não esta a altura para este nível, posso até dá um exemplo quando era Presidente da Assembleia cometeu alguns deslize.
    É que o País não pode esta só nas mãos do Líder do ADI, já se cometeu um grande erro dá o poder absoluto ao Partido ADI, Não se pode dá o Poder Absoluto ao Líder do ADI porque este País do jeito que ele é seria mais um erro de burrice. é a hora do Povo se decidir para um poder equilibrado para o bem de S. Tomé e Príncipe.

  33. img
    Lúcido Responder

    Evaristo não deve ser Presidente de STP, por duas razões, uma porque NÃO TEM AUTORIDADE e por outro lado, diz-se que Pr NÃO TEM PODER o que lhe torna um autentico brinquedo nas mãos do Patrice Trovoada, visto que todos do ADI são uns bananas frente ao Chefe PT.

  34. img
    DUBAI Responder

    este pau mandado de patrice trovoada, esta mais perto do Alto S.Joao, esta 1000 vezes mais cansado que o Pai Grande, tinha que ir a Portugal mudar de mascara, no dia 17 de julho a mascara vai cair. Viva Pinto da Costa, Unido venceremos

Deixe um comentario

*