00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Poder Local de Caué também denuncia bloqueio

Américo Pinto, Presidente da Autarquia do Distrito de Caué, na região sul da ilha de São Tomé, única câmara distrital conquistada pelo partido MLSTP na oposição, fala de bloqueio na implementação das acções e programas definidos pelo poder local.

Tudo por causa do corte, redução e incumprimento pelo Governo Central na alocação das verbas inscritas no orçamento camarário. «O nosso maior constrangimento está na falta de financiamento. A câmara tem um programa e um orçamento. Quando o orçamento da câmara não é respeitado tudo fica bloqueado. É isso que está a acontecer», referiu o Presidente da Câmara Distrital.

MALANZA 1Américo Pinto, que se fazia acompanhar por dois representantes do Fundo Espanhol de Desenvolvimento. Instituição que agrupa mais de 200 municípios espanhóis, denunciou o aperto financeiro nunca antes visto. «Estamos numa situação de aperto financeiro muito grave. Os orçamentos das câmaras distritais não são respeitados pelos governos centrais. Estamos numa fase bastante critica, jamais vivida, e precisamos de uma injecção financeira para mudar o rumo que as coisas estão a tomar», frisou.

Segundo o Presidente da Câmara de Caué, reconhecida como uma das regiões mais pobres do país, no passado o orçamento anual do poder local, era de cerca de 13 mil milhões de dobras(1 euro -24.450 dobras). Neste ano, o orçamento da câmara conheceu uma drástica redução. «Propomos o valor de 13 mil milhões de dobras, mas para o nosso espanto ouvimos que o Governo Central submeteu a Assembleia Nacional apenas 5 mil milhões de dobras. Até este momento, e estamos na metade do ano, só recebemos mil milhão de dobras», concluiu.

Menos capacidade de investimento público para o poder local da região mais pobre do país. Américo Pinto sente que a autarquia está bloqueada. Note-se que a mesma sensação teve Ekneide Santos, o Presidente da Câmara Distrital de Água Grande, que envolve a capital e que foi conquistada pelo partido ADI nas eleições de Outubro de 2014.

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Capacidade de encaixe. Responder

    Agora Américo Pinto também vai ter que receber moral de capacidade de encaixe.

  2. img
    Nosso Dubai Responder

    Esse PT vendedor de ilusões, vai nos matar a todos…

  3. img
    joão pinto de sousa Responder

    Há pessoas que ainda pensam em votar no candiado do ADI, uma fantoche. Brincadeira. O povo é que sabe. Mesmo assim esta população de caué ainda anda apoiar este bandido de Patrice Trovoada.

  4. img
    precisamos de pessoas serias Responder

    Se fosse eu presidente da câmara já colocaria meu cargo em disposição a muito. Fica inteligente como Drt. Manuel Pinto da Costa…

  5. img
    derleypietro Responder

    Dr Americo tem sido o melhor presidente de camara honesto com o seu povo de distrito, mas como é mlstp esta a sofrer na pele, vergonhoso o que se passa neste país as obras publicas as que ha sao entregues aos conhecidos aos primos aos amigos aqueles que dao luvas, ou para familiares que criaram empresas de proposito para o efeito, uma vergonha no que se tornou este país, depois enganam o povo com luz e agua, para quem nunca teve nada acha um milagre tudo malabarismos de gente inteligente que sabe que a maioria do povo é analfabeto, os ricos vao ficando cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres

Deixe um comentario

*