Destaques

Pinto da Costa é o primeiro a formalizar a candidatura junto ao Tribunal Constitucional

Manuel Pinto da Costa Presidente da República eleito em 2011, vai brigar pelo segundo mandato de 5 anos. Na manhã de terça – feira, um grupo de 3 cidadãos nacionais, incluindo o mandatário da sua candidatura depositou no Supremo Tribunal de Justiça, nas vestes do Tribunal Constitucional, os documentos exigidos por lei, para que um cidadão concorra ao cargo de Presidente da República.

Pinto obo cativo 3Pinto da Costa é assim o primeiro cidadão são-tomense a oficializar a sua candidatura junto ao órgão que tem competência para confirmar ou rejeitar as candidaturas ao mais alto cargo do país.

Segundo Wando Castro membro da comissão de coordenação da candidatura, Pinto da Costa é um candidato independente e supra partidário. O actual Presidente da República não conta com apoio directo ou expresso de nenhum partido político são-tomense às eleições presidenciais de 17 de Julho próximo.

O Téla Nón apurou que nas últimas semanas Pinto da Costa e a sua equipa de apoio tem desenvolvido intenso contacto com as populações de diversas localidades do país.

Pinto Obo CativoAinda na tarde de terça-feira, o candidato reuniu-se com a população de Bôbô Kativo no distrito de Mé-Zochi como ilustram as fotografias do artigo. A luz verde que tem recebido das populações de diversas localidades do país, sustentam segundo a comissão de coordenação da candidatura, a decisão de Pinto da Costa de brigar pelo segundo mandato de 5 anos como Presidente de São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

 

 

 

 

19 Comments

19 Comments

  1. Felisberto ramos

    7 de Junho de 2016 at 20:33

    Muito bem Pai Grande
    A estabilidade só se consegue neste país consigo. P’ra frente porque a victória é de todos os santomenses.
    Sei que farás da coesão nacional um dos teus cavalos de batalha e porque é um nacionalista convicto.

    • MIGBAI

      9 de Junho de 2016 at 8:32

      Que pai grande que nada!
      Um oportunista é que é!!!
      Já fiz um comentário ao seu comentário onde chamei os animais pelos nomes.
      Mas o Tela Nom, fez questão de censurar, e simplesmente não publicou o que escrevi.
      Talvez também não publique este, mas é a vida!
      Estar de olhos abertos, tem custos, e aqui no Tela nom onde dizemos estar de mentes abertas, também a censura existe e não é branda.
      Os velhos devem ficar em casa a cuidar dos netos, e que venha sangue novo para STP.
      Se os velhos não têm netos para cuidar, que partam para Angola onde podem jogar ping pong todo o dia com o oportunista do lado de lá.

    • Txe!

      9 de Junho de 2016 at 11:21

      Esse odio de colonialista e mal perdedor não te fiuca bem. Procura o caminho do dialogo e o perdão para viver em paz. Não vejas as pessoas com nomes de animais.

    • MIGBAI

      14 de Junho de 2016 at 9:27

      “TXE!”
      Que odio que nada, e odio de colonialista e mal perdedor???
      Coitado de ti e de tantos outros, que teimam em ter os olhos fechados, para o mundo da realidade, que é os oportunistas a teimarem em estagnar STP, para seu próprio proveito.
      Que Pinto da Costa devolva o que roubou, e que assim se torne um homem com um pouco de dignidade.

    • Bobode ti

      20 de Junho de 2016 at 13:29

      O animal como o senhor devia chamar animais as pessoas iguais a si… VAi ter juízo…
      VAi cuidar maze da sua vida. A melhor pessoa que ate agora pra nos governar e Pinto da Costa.
      Evaristo e so pau Mandado de PT
      Maria das Neves e uma outra oportunistas que so quer dinheiro e mais nada…
      O outros, nem sei quem são nem estou interessado
      O animal como o senhor, devia maze fechar a boca nem sequer vir comentar nada.

      Viva PINTO DA COSTA

  2. Maria Silva

    7 de Junho de 2016 at 22:45

    Já errou sim , de certeza que tenha arrependido bastaste ( ex : de ter cortado o mal pela raiz no passado ) dos seus erros ….
    Mas diante das atuais circunstâncias , é a única pessoa altura disto !

  3. Bobô Danço

    8 de Junho de 2016 at 2:42

    Este já está caduco. Comeu 15 anos mais 5 chegou pra ele. Deve ir pra casa e deixar sangue mais novo Maria das Neves. Essa terra só mudará quando a família Pinto e Trovoado deixar de governar.

  4. Dubai

    8 de Junho de 2016 at 5:19

    Mais 5 anos.

  5. CUNDÚ MUALA VÊ

    8 de Junho de 2016 at 7:44

    Senhor Presidente! Semente o Senhor e com benção de Deus pode nos livrar desse sofrimentos… Falar não pode

  6. Sou do ADI

    8 de Junho de 2016 at 8:55

    Mesmo sendo do ADI, vou votar no Pinto da Costa. Entre Caduco Pinto da Costa e Caduco companheiro Evaristo, eu prefiro Pinto Costa porque Pinto pensa com a sua cabeça enquanto Evaristo faz e pensa o que PT manda. Não estou contente com comportamento político do meu líder PT… O monopólio da TVS e a Rádio Nacional é o meu ponto de discórdia. Todos dias PT aparece na televisão durante muitas horas, isso irrita me muito!

    Sei separar trigo do joio, Pinto da Costa não foi tão mau Presidente, durante esses 5 anos, pequenas falhas normais… Não envolveu em confusões disnecessarias.
    Se Fradique teve direito a dois mandatos, então Pinto que representa tão bem o nosso País, também deveria ter a mesma oportunidade! Essa é minha opinião… Sou do ADI, mais não sou fanático.

    PT quer nos mesturar na confusão entre Trovoada Pai e Pinto.

  7. malebobo

    8 de Junho de 2016 at 9:04

    com essa nova conjuntura no pais, o único com perfil para manter a união entre santomense e a estabilidade no pais, viva pinto da costa

  8. Apoianres de 2011

    8 de Junho de 2016 at 9:17

    Talvez os responsáveis da Candidatura e o senho. VIctor Monteiro, vão pagar as pessoas que os apoiaram em Lembá no ano 2011, assu as dívidas.

  9. Descamisado

    8 de Junho de 2016 at 9:53

    A candidatura as Presidenciais de qualquer cidadão Nacional é unipessoal. Independentemente da minha côr partidária vou votar no candidato, o cidadão Pinto da Costa Contrariamente dos argumentos sobretudo do partido ADI na voz do seu líder, Primeiro Ministro, Chefe do Governo,senhor Patrice Trovoada tem dito pelo País e mundo fora, que o Presidente Pinto da Costa não serve a Nação Santomense, está velho, caduco,ultrapassado, pergunto eu. De que tem medo o governo do ADI de um Presidente que tem deixado o governo trabalhar, o desrespeito que o senhor Patrice Trovoada tem tido para com o Presidente, viaja quando quer,apenas está no País para as inaugurações, não assiste encontros de natureza desportiva de carácter Internacional, que está habituado a comer peixe grande e não peixe pequeno cheio de espinho.Faça a sua diferença entre Pinto da Costa e o Evaristo Carvalho.Até um comentador político Gualter Vera Cruz que não sabe fazer comentário separando as águas vem dizer na comunicação Social que o Presidente está ultrapassado por ter dito “afinal existe mais outro acto Central” a quando do dia 1 de Junho.Senhor comentador político. O acto Central é apenas um, para depois ser ramificado noutras localidades, mesmo os que estavam presentes no acto Central. Porquê que o senhor comentador político não falou que,a comunicação social fez uma cobertura directa no local onde se encontrava o senhor Primeiro Ministro, enquanto que o Presidente a comunicação fazia gravação para depois transmitir no Telejornal. Ma outra questão trata-se o que está na lei quando se desloca o Presidente da República os órgãos de soberania prestam homenagem. O comentador está contra. Mas quando viajou o senhor Primeiro Ministro para República Gabonesa, os membros do Governo estavam em peso. O senhor comentador político saudou, sentindo por outro lado satisfeito com a expressão do senhor Primeiro Ministro em dizer que o Presidente cometeu um erro político grave em dissolver o governo. Ora todos nós sabemos que foi através de uma moção de censura em que os partidos políticos da oposição apresentaram no Parlamento, que culminou com o fiasco da bancada parlamentar do ADI. Se os deputados não querem a fifura do Primeiro Ministro Patrice Trovoada que culpa tem o Presidente em empossa o Senhor Patrice Trovoada de Novo. Como cabe a constituição foi chamado o partido vencedor para formar o Governo com outra figura. Mandam de novo a figura do senhor Patrice Trovoada. Como diz a nossa Constituição para saír deste impasse o Presidente reúne o Conselho do Estado, tendo chegado para chamar o segundo Partido mais votado que foi o MLSTP/PSD, identico o que está passando na República da Guiné Bissau.

  10. MandelaX

    8 de Junho de 2016 at 11:41

    O cenário pré eleitoral anuncia-se com dois candidatos, a repetir o mesmo cenário de há cinco anos: Manuel Pinto da Costa e Evaristo Carvalho a disputarem a presidência com um resultado esperado.
    Pelo que se pode ler e escutar, o desafio é o de um país sob uma “democracia ditadura” com o poder absoluto nas mãos de um “dono” sob a sombra de Evaristo Carvalho, o atual chefe do Governo santomense, e a reação de uma oposição que obrigará a entrincheirar-se mais o dito poder; ou uma vitória de Manuel Pinto da Costa que fará o contrapeso e estabelecerá uma Presidência mais pró ativa e respeitadora da separação de poderes e o Estado de Direito.
    No caso de vitória de Evaristo iríamos encontrar-nos frente a um mundo de incertezas em política internacional, como o apoio da UNITA em Angola, num momento tão delicado; o aumento do populismo a nível nacional, para “adormecer” aos que podem ter reivindicações a formular; e a falta de transparência na gestão da “coisa pública”, tendência frequente quando se detêm todos os poderes, assim como no caso do exercício das liberdades e dos direitos iguais

  11. santomensse

    8 de Junho de 2016 at 14:17

    sinceramenta meu caro DESCAMISADO tens toda a razão sobre o comentador mais bobo e burrrrro que ja conheci nem sei como ele estuda tanto até ao mestrado para fazer perder a sua dignidade perante a TVS SR. Gualter V.C com td respeito vc é uma vergonha para o nossa pais … um comentador que nunca vi a criticar o governo para ele dudo que o governo faz é certo isto mostra a dizer que ele é um comentador do partido ADI agora vejamos o programa do maximino que deu na TVS no dia 7-06-2016 com o tema juventude e eleição veja quem foi o presidente da JADI e o tal e o secretario geral do Conselho da JSTP que é mais um do ADI… no meu ponto de vista td isto transmite uma exclusao total dos jovens que integram outros partido e isto é mal … qualquer um pode ganhar Ivaristo e que não

  12. maria chora muito

    8 de Junho de 2016 at 17:32

    Maria das Neves deveria desistir e permitir que Pinto da Costa ganhe logo na primeira volta.
    Minha gente, Maria das Neves não tem arcabouço e nem traquejo político para aguentar Patrice Trovoada.
    O Patrice é um grande artista do filme. Se for necessário ele golpeia a Maria da Neves, como ele tentou com Fradique de Menezes.
    A Maria das Neves é muito leve para aguentar Patrice. Ela será completamente ignorada pelo Patrice.
    Por exemplo, ele viaja para Gabão e os rapazes e capangas da TVS dizem que ele foi para Gabão ao convite do seu HOMOLOGO. O Presidente Ali Bongo não é homologo do Patrice Trovoada.
    Ele não é Chefe do Estado. A mesma TVS repetidamente e de forma errada diz que Patrice é chefe do executivo. Ele não é Chefe do executivo. Ele somente é chefe do governo, pelo facto e ser primeiro ministro.
    Maria das Neves não aguenta, ela morre….

  13. sotavento

    10 de Junho de 2016 at 8:32

    Temos que ser sensato e realistas.Pessoalmente nao nutro simpatia por Pinto da Costa, Mas temos que reconhecer que o homemm gosta da sua patria se nao gosta muito entao disfarca bem.Temos em STP muitos pseudos politicos pseudos intelectuais, mas que em momentos de assumir uma responsabilidade como de ser presidente da nacao todos fogem como demónio da cruz.Portanto sr. Pinto da Costa muita sorte e siga em frente.
    Viva STP

    • MandelaX

      10 de Junho de 2016 at 15:25

      Uma simples e grande verdade!

  14. Mundo Atual

    21 de Junho de 2016 at 13:20

    Para dizer a verdade. De todos os Candidatos apresentados, o mais ideal para presidir o país mais cinco anos é o candidato Manuel Pinto da Costa. Nunca pertenci a nenhum partido político nem preferências pessoais ou familiar dentro da mesma. Não gosto fazer críticas pessoais nem condeno quem o faça. Faço apenas uma vertente global das coisas. Eu concordo plenamente com alguns comentários, muito embora parecem ser engraçados.
    Um conselho racional a todos Santomenses que pensem bem antes de votarem para não cairmos no precipício. Analisam bem os candidatos sem pensar nas promessas que não serão cumpridas.
    O futuro é de todos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top