00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Maria das Neves promete esperança renovada (com apoio do MLSTP)

Maria das neves é a terceira figura política são-tomense, que remeteu ao Tribunal Constitucional, o requerimento para se candidatar as eleições presidenciais de 17 de Julho. Fê-lo na tarde de segunda – feira através do seu mandatário nacional, Danilo Santos na companhia da ex-ministra da economia Cristina Dias.

Segundo o mandatário a candidatura é independente, mas com apoio do partido MLSTP  e de outras forças vivas do país. Esperança Renovada para o país é uma das promessas da cidadã que quer ser primeira mulher Presidente de São Tomé e Príncipe.

Maria das Neves, que concorreu as eleições presidenciais de 17 de Julho de 2011, tendo sido derrotada na primeira volta, regressa ao combate eleitoral em 2016, marcado coincidentemente para o mesmo dia e o mesmo mês.

Mãe de duas filhas, casada e formada em economia, militante do partido MLSTP, ocupou em 2002 o cargo de Ministra da Economia, Pescas, Turismo, e Comércio no governo de unidade nacional liderado pelo seu partido o MLSTP/PSD. Em 2003 saltou para a Chefia do Governo de Unidade Nacional, tornando-se na primeira mulher são-tomense a ocupar o cargo de Primeira Ministra e Chefe do Governo.

Resistiu ao Golpe de Estado Militar   de 2003, e manteve-se no cargo. Antes exerceu vários cargos na administração pública com destaque para o banco central. Desde 2010 que é vice-Presidente da Assembleia Nacional.

 

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Tou a safar meu só e mais nada Responder

    Esta candidatura é sinónimo de bisness onde só estão a espera de uma possível negociação porque a partida já conhecemos o resultado que é derrota logo a primeira.

    Sou uma pessoa que muito primo pelo desenvolvimento e distribuição equitativa da riqueza e das coisas. Por isso sempre defenderei as minhas mulheres são-tomenses.

    Mas neste contexto, Maria das Neves tem provado através das suas acções e troques carregado de um hipocrisia antes nunca visto de ser alguém de primeiro eu, segundo eu e terceiro eu. Só exemplo dos primos, sobrinhos, filhos, etc, que ela mandou pra bolsa em Cuba diz tudo.

    Pessoa assim tem um nome que é só safar. Basta ver umas corres verdes de uns papelinhos que ela já foi. Ela será engolida pelo dinossauro que está neste momento a arrastar tudo o que é de povo.

    Basta ver o discurso de Maria das Neves é um discurso comprometido com uma causa. E esta causa toda gente já sabe. Basta folhar os livros e vamos ver a história do passado e perceber porquê que ela nunca fez uma posição forte ou pelo menos modesta no parlamento enquanto deputada do MLSTP.

    • img
      Triste Responder

      Dinossauro? para engolir quem? Dinossauro que eu conheço é dos bonecos animados. Para distrair as criancinhas.
      Dos candidatos que ja se manifestaram nenhum faz frente a Maria.

      Fui

  2. img
    Vexado Responder

    Espero que a candidata ofereça luta através de apresentação de um programa apelativo e coerente, que demonstre vontade de elevar stp para um patamar melhor.
    Recentemente, circula na net mais concretamente o forum bamu kele um documento reivindicativo quanto a construção da embaixada de angola, obra que ficou por terminar.

    O partido ADI engendrou um esquema de apresentação da carta reivindicativa para criar condicionalismos em determindas pessoas, tais como pinto da costa, maria das neves com o intuito de criar peorias no ar.

    ADi tem uma capacidade maledecencia que ultrapassa a mente de qualquer um. Um partido no poder com tudo para fazer, tem estruturas para que se preocupa com estas materias? É triste e só vem demonstrar o apetite sem medidas para a tomada do poder.
    Com este comportamento, o ADI vem demonstrar que não está a governar porque tem uma agenda, mas sim uma agenda de guerra aberta contra tudo e todos que lhes apareçam pelo caminho, se possivel apresentar queixa ou aprisionar os que não compactua com certas politicas.

    O PM abordou a questão de que o Mercado de coco coco não será reconduzido para outro fim, alegando boatos.

    Pode-se indagar também, se teve a comptetencia de desmentir esse boato, porquê que não desmentiu os boatos sobre os barcos e outros? É porque são verdadeiros?
    Um bem haja

  3. img
    MandelaX Responder

    Ela pensa que somos meninos e meninas da catequese. “Esperança” de que; que fez ela pelo seu partido, qual é a “Esperança” que ela ofreçeu e ofreçe ao MLSTP. Sera que ela é a esperança do ADI?

  4. img
    Antonio Passos Responder

    Senhor ou senhora”Tou a safar meu só e mais nada” acha que a Drª Maria das Neves fez mal em enviar muitos jovens para formação? Que seja do meu conhecimento ela só tem duas filhas e muitos quadros formados foram enviados no seu mandato. Acho que criticar por criticar sem fundamentos concretos não interessa a ninguém.Discurso comprometido com SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE, ao contrario de muitos que não têm visão do pais real.
    Tenho dito.
    A.P

  5. img
    FÉDÉ KÁ DÓXI Responder

    Abram os olhos, povo de STP. Maria das Neves está fazendo “bluf” ela é pró Patrice Trovoada vs ADI. Porque razão ela é Vice Presidente da Assembleia? Alguma vez vcs já viram ela a opôr-se ao ADI? Cuidado! Maria das Neves tem compromissos com o P.T.

  6. img
    FÉDÉ KÁ DÓXI Responder

    Isto é só para tirar votos ao Dr. Manuel Pinto da Costa. Está a dividir para favorecer o ADI. O povo não vai deixar.

  7. img
    explicar sem complicar Responder

    Maria podes tirar o cavalinho da chuva.
    Estás a mando de Patrice.
    Vamos dar em massa voto ao Pinto da Costa e ponto final.
    O povo em geral quer Pinto da Costa.

  8. img
    António Pedro Responder

    A vitória já está destinada para:
    PINTO DA COSTA, porque o povo já não é burro. Povo não quer nenhum presidente PAU MANDADO de Patrice trovoada.
    Maria das Neves se ganhasse iria querer fazer um segundo mandato e não iria mexer nenhuma palha com medo de Patrice trovoada.
    Por isso to este tempo na assembleia ela não mexe água.
    Outro oportunista de Aurelio Martins está atrás de Maria a ver se consegue 100 mil dólares para pagar dívida.
    Na véspera da ida de Maria Aurelio e companhia limitada para Angola depois do Conselho Nacional, todo mundo viu Maria no Domingo entrou gabinete de Patrice Ptrovoada desde as 10 horas só saiu cerca de 11h30. Não viram Maria está rodeada apenas de Aurelio,Gaudêncio,Nelson Mendes,Makengo,Marçal etc etc grandes bandidos. A inteligência toda do MLSTP que eu conheço deixou esses bandidos todos.
    O povo já sabe muito bem o que quer. POvo já conhece todos estes bandidos é porque estão ao lado de Maria.Por isso vão dar VOTO esmagador a Pinto da Costa para organizarceste país que muito precisa.
    Que Deus te ajuda Pinto da Costa. Estaremos todos contigo.
    DE Caué a Região autónoma do Príncipe.

    • img
      Albano Santos Responder

      Olha o Pinto nao vai safar para tua profunda tristesa

  9. img
    Fia Kundu Muala Vé Responder

    Maria não dá…..

  10. img
    Manuel quimbonda Responder

    Olá senhora Drª Uechaísmo,já se esqueceu de ter humilhado este povo, contribuindo assim que o povinho fosse massacrado psicologicamente, mesmo assim a senhora tem caráter e moral de apelar o voto deste mesmo povo que outrora sofreu a sua humilhação? Não se esqueça,que nada fez quando foi chefe do governo, entidade com poder de executar.Como ex-primeira ministro não se interessou, olhando somente para o seu umbigo, se for presidente, nada vezes nada fará. Não tente tapar o sol com a peneira, nem tão pouco atirar-nos com areia nos olhos, dizendo que é água. Outrossim, o seu marido no passado, cunhou moedas do tesouro em seu benefício.Será tipo desta presidente é que o país necessita? Povoê bili uê! S.Tomé e Príncipe, cresça para aparecer. Viva STP.

  11. img
    Manuel quimbonda Responder

    Olá

  12. img
    Albano Santos Responder

    Eu fico espantado com essa voça capacidade de inventar mentiras contra Dr. Maria Das Neves é absordo de que Dr. Maria Esta mancomunada com PT tudo mentiras para favorecer o Pinto mas nao vai ter sorte o palco ja feixou para pinto eu e meus familiares vamos votar Maria Das Neves.

  13. img
    Bela Rosa Responder

    Alguma vez a D. Maria das Neves pôs em ação algo que levasse ao povo, a sonhar com um amanhã melhor? Qual esperança, quer ela renovar? A favor do povo, não foi, não é, nem será com certeza.
    Só podemos renovar alguma coisa que já tivesse sido iniciada. Não faça jogo de palavras, nem o das escondidas, para confundir o povinho.

  14. img
    tony de stp Responder

    Maria das Neves candidata:

    - Na primeira candidatura perdeu e construiu uma casa por cima do CKDO
    - Nesta é para construir outra

    Que mensagem tem para dar beneficio ao povo de STP, que Eu conheça nenhuma…
    É somente a minha opinião !!!

    Fui

Deixe um comentario

*