00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

A verdade é como azeite – Expliquem sem Complicar

Senhor Procurador Geral da República de São Tomé e Príncipe

Para conhecimento de VExa e adopção dos mecanismos legais necessários e que tiver por conveniente.

Anexo à denúncia que remeti por ficheiro ao DCIAP

Atentamente

Carlos Semedo

Exma Senhora Diretora do DCIAP

Lisboa

Carlos Semedo Advogado,   de nacionalidade santomense, com residência em Portugal e no Campo do Milho em São Tomé,

Apresenta o seguinte pedido para imediata instauração de investigação sobre uma operação financeira realizada pelo governo de São Tomé e Príncipe através do Primeiro-ministro Dr Patrice Trovoada e pelo respectivo Ministro das Finanças melhor identificados nos ficheiros anexo, e uma empresa de direito chinês também melhor identificada no documento anexo, ‘contrato de empréstimo.’

O negócio foi conduzido e realizado sem o cumprimento dos trâmites e preceitos legais em vigor sobre as dívidas e contratos do Estado como resulta do diploma legal que se anexa.

A quantia declarada no contrato de empréstimo, 30 milhões de dólares americanos, nos termos do acordo, depositada na conta indicada no documento anexo da Caixa Geral de Depósitos em Lisboa.

O Estado de São Tomé e suas autoridades nacionais de controlo das operações financeiras do Estado jamais tiveram conhecimento da existência do contrato.

A verba mencionada no contrato está depositada na conta da CGD portuguesa, directamente pela empresa Chinesa.

A presente denúncia justifica se pelo conhecimento público da operação revelada pelo Jornal Téla Nón é porque se indicia a prática de crimes financeiros de natureza internacional sobre operações financeiras transnacionais de contornos muito pouco claros,

Requer intervenção do DCIAP por a operação financeira envolver a CGD, um representante de um governo estrangeiro, o Ministro das Finanças de São Tomé e uma empresa chinesa.

Anexa como prova

A notícia do Jornal Tela Non

A procuração outorgada  pelo Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe

O contrato assinado pelo Ministro das Finanças de São Tomé e Príncipe

Requer seja aberto o respectivo procedimento de investigação para completo apuramento dos factos e responsabilidade dos agentes.

Carlos Semedo

 

Notícias relacionadas

  1. img
    José Luis fernades Responder

    até que enfim mais um corajoso. meus parabéns

    • img
      Povo quer 30 milhoes de dolares de volta Responder

      Eh importante saber se de facto este dinheiro foi transferido para conta do tesouro de Estado ou seja, Banco Central de STP e quando eh que foi transferido. Para ter certeza disto, tinhamos que mander investigar os movimento da conta de banco central. Se possivel pedir ao senhor Presidente da Republics solicitar ao FMI e Uniao Europeia a fazer uma auditoria no Banco Cenctral de STP e Caixa Geral de Deposito. Tem que se investigar isso ao fundo porque essas gajos sao muito bandidos. Passa tempo so fechar e roubar dinheiro de povo. Povo quer 30 milhoes de dolares de volta.

  2. img
    G.R Responder

    Meus parabéns. É o que devia fazer o Sr. Procurador Geral da Republica. Mas nunca fará porque está ao serviço do Primeiro Ministro.

  3. img
    Original Responder

    Sr.Procurador!Ao menos tenha coragem de nos brindar com um manifesto mesmo falso porque o verdadeiro Sr. não consegue.

  4. img
    Pedro Santos Responder

    Muito bem!

    Aliás, para um país falido e com problemas económicos, carecendo de incentivos a produção, qualquer um se acha com direito de endividar o Estado, e ignorar os ilustres deputados da Nação para construir uma cidadela Administrativa e supostas casas para os agentes(militantes) do XVI Governo da República?

    Isto só pode ser brincadeira.

    O Pinto quando queria mandar construir/ alargar a cidade, era no espirito de Parceria Público Privada. Seria o Privado a construir e vender e/ou lotear areas e concessiona-las aos investidores privados mediante regras claras. Havia espaços também para investimentos públicos. Mas assim é que não.

    Para bem da Nação. Sou a favor da carta do Semedo

  5. img
    António Silva Responder

    Cito:
    “O Estado de São Tomé e suas autoridades nacionais de controlo das operações financeiras do Estado jamais tiveram conhecimento da existência do contrato.”
    Cito:
    “O negócio foi conduzido e realizado sem o cumprimento dos trâmites e preceitos legais em vigor sobre as dívidas e contratos do Estado como resulta do diploma legal que se anexa.”
    -Foi muito bom esta chamada de atenção, mas infelizmente mesmo que batamos em tudo, continua-se a bater nos bonecos. Dificilmente ninguém dará ouvidos às reclamações, as denúncias, etc,etc. Ninguém controla nada neste país.
    Se este fosse um país sério as coisas teriam outro rumo.

  6. img
    Januário Fernandes Responder

    Venho das os meus parabéns ao senhor Semedo. Isto é um autêntico ato de cidadania. Não me admira nada que as autoridades nacionais não façam nada. E talvez seja por isso, também, que muitos juizes foram classificados com medíocre por entidades estrangeiras. Onde está o P.G.R? Onde está a ordem dos advogados que outrora deu grande exemplo nesta matéria? Onde estão os cidadãos de boa vontade? Onde estão os outros?
    O país não pode continuar nesta situação em que o povo é deixado para trás para que meia dúzia de pessoas se transformem nos nossos milionários.
    Muito obrigado senhor Semedo!!!
    Tenho dito.
    Januário

  7. img
    arroz podre Responder

    Patrice Trovoada diz que sabe tudo.
    Violações de regras uma a trás da outra.
    Com tanto juristas no Governo?
    Agora tudo é sim senhor? Só para safar?
    Estamos tramados.
    O Povo tem que fazer uma boa escolha no dia 17/Julho/2016, assim nôm molê.

  8. img
    O Ex. Responder

    Oh meus caros compatriotas esse Sr.Carlos Semedo, medo o dedo na ferida que Abel Veiga abriu, no corpo desse Governo, e nós ficaremos a assistir?

    Louvado seja esse Dr. Advogado, que Deus lhe dê mais força e coragem.

    Peço a todos nós São-tomense que ainda deseja um pais melhor ou pelo menos corrupto, vamos declarar o nosso apoio nessa causa, de forma a parar esse Primeiro Ministro e a sua cúpula. Isso parece simplesmente a ponta do icebergue.

    Solicito ao Sr. Advogado que é um pouco mais esclarecido na matéria das leis a promover um manifesto ou uma petição em que os cidadãos de bem devem assinar e manifestar apoio a solicitar uma investigação Internacional, junto a CGD-Portugal e a tal empresa- China.
    Fica a ideia.

  9. img
    malebobo Responder

    muito obrigado sr, Carlos Semedo, força ai, mais um homem sem papa na lingua

  10. img
    António Silva Responder

    Como não há controlos da conta pública, espero que este valor não acabe na conta pessoal de cada um e depois de 5 anos ou nunca o tribunal de contas, que nada faz, virá falar do assunto.
    Isto revolta-me. Estes indivíduos que nos representam, fazendo parte do estado santomense, devem pensar que todos outros são imbecis.
    Quando estão no poder, de certeza que pensam que podem fazer tudo, como querem. Mandam e desmandam. Ninguém lhes pode confrontar! Ninguém pode ser contra.

  11. img
    Maria Susana Responder

    Tudo bem senhor Semedo
    Mas não será que está com dor de cotovelo, porque andou a lamber as botas ao Patrício para seres Ministro e não levaste nada?
    Por que é que não investigou os casos relacionados com a venda de petróleo bruto retirado do barco preso que até o momento ninguém sabe onde foi parar o dinheiro, e a troika na altura junto com o tal advogado da praça Posser utilizou. O que deu origem a que o país estivesse hoje com problemas no tribunal internacional. O senhor estava a dormir ou estava em coma.
    Estou de acordo com as denúncias, mas não estou de acordo com dois pesos e duas medidas. Deixe de ser lambebotas meu caro compatriota.
    M.Susana

    • img
      KUNDÚ MUALÁ VÊ Responder

      Senhora Maria Susana, já que sabia do caso porquê que não o colocou na altura? Porquê só agora?
      Será que quer nos desviar a tenção? pelo que sei, esse assunto ja estás ultrapassado. Penso que devemos é cingir nesse assunto dos 30 milhões de dólares. Nós queremos saber de tudo minuciosamente!

    • img
      T Ankara X Responder

      Compatriota de que? Não enganas a ninguem, oh Susana! O umico lambebotas e comedor de… (a saber) parece que é o Senhor Susano versus GG

  12. img
    Wadson da JADI Responder

    Deixa meu chefe em paz, país precisa de avançar!!!!

    Isso não vai ficar assim, senhor Semedo!

  13. img
    Ferreira Responder

    Que apereçam mais pessoas com esta dignidade. Isto está a ficar irespirável. Certas pessoas já pensam, agem e vivem como coisa que o país é deles e nós não temos nada a ver e somos obrigados a presenciar a até ajudar neste ato predatório sobre a riqueza do país que não é muita e já só pertende a estes senhores.

  14. img
    STP Responder

    Parabéns e força Carlos Semedo, gostei da sua atitude.
    Tendo em conta que a procuradoria não fez o seu trabalho, o senhor teve a iniciativa de fazer.
    Este homem sim devia ser procurador geral da republica, não o tal do Samba que já entrou no sistema de Patrice.

  15. img
    Trigueiros Responder

    Eu ainda não percebo o que é que estão a esperar para prender esta gente toda. O país fica só nesta brincadeira de cada governante ir para o governo e tirar a sua parte de riqueza para que o povo vai ficando mais pobre? Que brincadeira é esta afinal? Que país é este que ninguém controla esta gente?

  16. img
    Florencio Responder

    Em qualquer outro país do mundo este caso seria suficiente para criar um grande problema a qualquer governo ou governante com prisões, comissões de inquérito, noticiários e notícias, etc. Como estamos em S.Tomé cada um trata da sua vida e o resto que se lixe. Eu fico extremamente preocupado que os níveis de cidadania e fiscalização política estejam assim no meu país. Temos um governo que enganou deliberadamente ao povo e sem cumprir os requisitos minimamente razoáveis pediu um empréstimo de 30 milhões de euros a um grupo Chinês que ninguém conhece. Só até aqui existe muitas explicações a serem dadas. Que grupo Chinês é este? Não estaremos em presença de lavagem de dinheiro? O governo pode pedir de forma clandestina um empréstimo tão avultado sem comunicar a mais nenhum órgão de soberania do país?O dinheiro é para fazer o que é com ele? É estranho que depois de tantas críticas o governo continua mudo e calado e não apresenta nenhuma justificação ao povo nem sequer aos outros órgãos de soberania. Agora percebo bem porquê que o governo ofereceu carros aos juízes do Tribunal? Tudo isto é muito triste.
    Até a rádio R.D.P – África que nos habituou com notícias sobre estas coisas sobretudo em relação a S.Tomé está calada até agora. Onde está a R.D.P – África minha gente? Eu que sempre acreditei na R.D.P. África contra várias críticas que erma feitas a esta rádio, agora só posso reconhecer que é uma rádio com dois pesos e duas medidas. É pena porque é uma rádio que poderia contribuir para mudar os países africanos. Agora começo a acreditar naqueles que dizem que é uma rádio muito parcial. É uma pena. Quando foi o contrário, que o ADI introduziu uma queixa no TPI contra a tróika eu fui um daqueles que aplaudi esta rádio pelo papel que teve em informar o povo sobre isto mesmo estando contra pessoas que diziam o contrário. Onde está a minha rádio R.D.P – África? Assim também não.

  17. img
    Budo dagua Responder

    Afinal todos nós somos irmão não devemos atacar o outro

  18. img
    SAMPONHA Responder

    Vocês não vão acreditar !
    Adelino Santos, ex. Diretor dos Serviços de Cartório e Notariado, a mando do Patrice Trovoada, atribuiu nacionalidade santomense há pessoas que não reuniam requisitos para o efeito, a troco de avultadas somas em dinheiro.
    Os estrangeiros em causa, tornaram-se no saco azul do Patrice e seus capangas.
    Mais um ato de corrupção perpetuado pelo Patrice e o seu discíplio Adelino Santos

    Patrice pões pau mandado em cativeiro
    Patrice tem dado provas que o Evaristo Carvalho não passa do seu Pau-mandado, tanto é que a melhor alternativa para não gastar a imagem ofuscada do Evaristo é estar preso em cativeiro.
    No último congresso e festival da ADI, Patrice Trovoada deu à cara para projectar a candidatura do coitado, que ficou em cativeiro esperando as suas orientações.
    O Primeiro-ministro esteve na ilha do Príncipe em propaganda e campanha política, uma vez mais sem o candidato e pau-mandado Evaristo Carvalho.
    Afinal quem é o candidato da ADI às próximas eleições presidenciais?
    Evaristo ou Patrice?!
    É de salientar que Evaristo de Carvalho esteve numa clínica em Portugal fazendo lefting facial para combater o calor e aguentar as próximas trovoadas.

    Segundo as informações a sr. Maria das Neves é mulher que herdou mais roça e terreno do Estado em STP
    Gostaria aqui perguntar ao POVO de STP o seguinte:
    1º) Se a Senhora. Maria das Neves herdou terreno de estado em todas as zonas de STP,a onde os jovens irão construir?
    2º) Se a Sra. Maria das Neves herdou ROÇA de estado em todas as zonas de STP, onde os agricultores irão cultivar, uma vês que o nº de agricultores estão a aumentar cada dia que passa.
    3º) Que projecto a Sr. Maria das Neves tem para faz em mais de 20 terrenos espalhados em todo País??
    4º) Que projecto a Sra. Maria das Neves tem para fazer em mais de 40 parcelas de terra espalhadas em todo País?
    O que mais me deixa revoltado é que a Sra. Maria das Neves andou a repartir LOTES e a tomar ESQUITARES DE TERRA quando foi a 1ª ministra.
    A Sra. Maria das Neves é a unica filha que São Tomé e Principe tem? É claro que não! Até ROÇA dos Principianos ela herdou Essa senhora é capaz de herdar STP um dia. Mas São Tomé todo poderoso não vai lhe deixar porque ninguém vai lhe por no poder para fazer isso mais.

    Pinto da Costa explica aos motoqueiros os meandros das relações entre São Tomé e Príncipe, Taiwan e República Popular da China.
    Num momento mais oportuno, Pinto da Costa irá explicar o quanto São Tomé e Príncipe ficou a perder com o bloqueio de vários projetos estruturantes com a China Popular.Um deles é a construção da nova cidade, que ligava localidade de Gonga à Santo Amaro.

  19. img
    Democrático Responder

    Caro Dr. Carlos Semedo!
    É através da sua atitude que promovemos a cidadania activa em representação do país e do povo fragilizado.

    Não se sinta receio dos bajuladores (CAROLINA FERNANDES E ADELINA SOUSA) de Patrice Trovoada porque recebem comissões vindo da dívida que o governo vem contraindo com diversas entidades internacionais,

    Prestam serviço nas redes sociais à messias e em contrapartida recebem comissões, não se interessam no progresso de São Tomé e inclusão dos são-tomenses no desenvolvimento do país;

    Desde 2014, o Patrice Trovoada, Americo Ramos, Governadora do Banco (Maria do Carmo Silveira Trovoada) e outros vêm extorquindo o país e o povo, e esse processo de corrupção aumentou com a emissão interna de título da dívida pública, cada um recebeu o seu montante, e o messias abriu banco em sua própria casa e Américo Ramos tem stand de viaturas e proprietário de várias roças e terrenos em diversas localidades do país, indivíduos sem coração, em vez de servir ao país, serve-se dele!

    Vamos mandar no dia 17 de julho, homem nunca cuidou dos filhos, antipático e sem força quer ser presidente, Evaristo vai-te descansar, não acompanha a ambição de Patrice Trovoada e a sua elite de corrupção.

    Desta mãe de 5 filhos, incansável e trabalhadeira- já não consigo colocar meus filhos a trabalhar, todo concurso público estão encomendados para os incompetentes da elite ADI, qual é o país que se administra como uma empresa ou sociedade? !

    Muita força, determinação e coragem Dr. Carlos Semedo.

  20. img
    derley pietro Responder

    Se este dinheiro esta depositado na CGD em Portugal isto tem de ser investigado por a policia judiciaria portuguesa, que sao tome tem no seu governo um bando de ladroes isso ja ninguem duvida, vergonhoso no que estas ilhas se tornaram, 30 milhoes de dolares mais milhoes e milhoes que sao doados pelo estrangeiro onde para esse dinheiro? Que obras sao feitas nenhumas, esta semana um grande alarido com 8 casas dadas, casas? Barracas de madeira, sera que todo o dinheiro que entra neste país não da para construir edificios para esta gente pobre?
    Vergonhoso o que se passa tudo a roubar descaradamente, espero que a comunidade internacional começe a abrir os olhos que não estao ajudando o povo santomense a sair da miseria mas envhendo os bolsos dos dirigentes. Esta gente tem de ser julgada no tribunal internacional

  21. img
    observador atento Responder

    Parabéns Dr.Semedo!
    O pais necessita de pessoas corajosas para denunciar todas as falcatruas em prejuízo de todo o povo de São Tomé e Príncipe.

    Estamos num país democrático, por isso não entendo porque muita gente se cala perante coisas tão graves quanto esse caso?

    Oh nosso querido povo! deixemos de ficar acomodados e acordemos!!! Vamos Deixar de intimidações e de receber migalhas em troca.

    O PT quer poder absoluto para vingar-se de toda gente que não está de acordo com a sua política .

    Ministério Público, Tribunal de contas, Organizações Sindicais, Partidos políticos da oposição e outros, não se pronunciam perante um caso desta envergadura? Que País é este meu Deus???????

    • img
      pumbu Responder

      Calma amigo. Este é o começo do fim! A oposição está muito bem TESA!!! Este assunto vai o tratamento merecido. E vai deitar o cheirinho caracteristico. Verá.

  22. img
    VIOGO Responder

    Semedo é dos homens que STP não tem. Só há cá cubardes, bajuladores, falsos responsáveis(PGR é lixo, Pic é trapo), e você Semedo, muito obrigado pelo menos vai dando a entender a pessoas que se deve ser assim numa sociedade que se diz democrática, Deus o abençoe.

  23. img
    Descamisado Responder

    O Descamizado encoraja ao senhor Carlos Semedo em levat esta acto de tão tamanha corrupção aos organismos Internacionais com cópia para a Embaixada Americana, Interpol, PNUD, Embaixada Portuguesa.
    Com esta situação, está em forja uma mobilização total contra a atitude deste Governo e do Ministério Público.
    O Povo vai sair à rua exigir este e mais actos de corrupção do Governo apoiado pelo partido ADI.
    Exorta aos Partidos Políticos da Oposição solicitar a Assembléia Nacional um debate de urgência a mais este assunto que briga com a dignidade do povo de S.Tomé e Príncipe.
    Neste momento esqueçam das campanhas Presidenciais, enquanto esta assunto não for esclarecido.

  24. img
    Felicio Pires Responder

    O Besta do Abílio Neto, no debate africano subestimou o Emprestimo de 30 milhões. disse que é um empréstimo normal. Srº Abilio fica a saber que ninguém deve endividar o Estado desta forma tão leviana.E Onde está o Parecer do Ministério Público? A aprovação da Assembleia(embora na sua maioria ignorantes) mas eles devem aprovar o empréstimo e que promulgou? O Presidente da República não é tido em causa? Grande brincadeira e finalmente aonde está o dinheiro desde 2015?

  25. img
    Bem de S.Tomé e Príncipe Responder

    Agora que entendi que Abílio Neto é mesmo defensor do ADI no Debate Africano.É melhor Jorge Gonçalves apelidar ao Abílio Neto, não comentador de STP, mas advogado de governo de Patrice Trovoada.

  26. img
    derley pietro Responder

    Este governo é do mais corrupto que STP teve,não existe nenhuma reparticao do estado onde não haja corrupção,desde o tribunal que suspendeu e muitobem os mediocres dos juizes mas que continuam a andar com os carros do governo va la saber se porque, como gente mediocre saiu do país estes juizos que se ausentaram para fora do país tem de ser julgados por terem prejudicado inocentes esta gente não esta acima da lei, alguns merecem cadeia por tanto suborno que receberam investiguem as contas pessoais e as de familiares proximos, A esposa de Barreiros foi a primeira a fugir depois do marido ser suspenso foi levar o dinheiro do suborno para portugal e suiça. Ha que ser feita uma investigação por a comunidade internacional destas falcatruas que assolam o país, não ha desenvolvimento nenhum,agua mas que agua? A população de ribamato bebe agua do rio asdim como de outras localidades, energia que energia? Tudo mentiras ilusoes para o povo que nunca teve nada, gente ignorante pobre que se deuxa iludir porque nunxa teve nada.
    Agora um candidato a PR com a 4 classe o homem nem portugues sabe falar como pode represrntar STP no estrangeiro como é pau mandado vai o Pt representa lo.Tudo corruptos. Venha a interpol as nacoes unidaas o tribunal internacional ver o que se passa nestás ilhas, cortem os fundos de ajuda, PT que governo com o que rouba

  27. img
    Quilixe Furtado Responder

    Caros leitores,

    Para especial atenção do Dr. Augério Amado Vaz, investiguei e trouxe aqui alguma informação que contraria a defesa que fizera ao favor do Governo sobre esta matéria do credito e da petição do Ilustre Carlos Semedo que se lhe seguiu:
    1 – Compete ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal coordenar a direcção da investigação dos seguintes crimes:
    a) Contra a paz e a humanidade;
    b) Organização terrorista e terrorismo;
    c) Contra a segurança do Estado, com excepção dos crimes eleitorais;
    d) Tráfico de estupefacientes, substâncias psicotrópicas e precursores, salvo tratando-se de situações de distribuição directa ao consumidor, e associação criminosa para o tráfico;
    e) Branqueamento de capitais;
    f) Corrupção, peculato e participação económica em negócio;
    g) Insolvência dolosa;
    h) Administração danosa em unidade económica do sector público;
    i) Fraude na obtenção ou desvio de subsídio, subvenção ou crédito;
    j) Infracções económico-financeiras cometidas de forma organizada, nomeadamente com recurso à tecnologia informática;
    l) Infracções económico-financeiras de dimensão internacional ou transnacional.
    2 – O exercício das funções de coordenação do Departamento Central de Investigação e Acção Penal compreende:
    a) O exame e a execução de formas de articulação com outros departamentos e serviços, nomeadamente de polícia criminal, com vista ao reforço da simplificação, racionalidade e eficácia dos procedimentos;
    b) Em colaboração com os departamentos de investigação e acção penal das sedes dos distritos judiciais, a elaboração de estudos sobre a natureza, o volume e as tendências de evolução da criminalidade e os resultados obtidos na prevenção, na detecção e no controlo.
    3 – Compete ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal dirigir o inquérito e exercer a acção penal:
    a) Relativamente aos crimes indicados no n.º 1, quando a actividade criminosa ocorrer em comarcas pertencentes a diferentes distritos judiciais;
    b) Precedendo despacho do Procurador-Geral da República, quando, relativamente a crimes de manifesta gravidade, a especial complexidade ou dispersão territorial da actividade criminosa justificarem a direcção concentrada da investigação.
    4 – Compete ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal realizar as acções de prevenção previstas na lei relativamente aos seguintes crimes:
    a) Branqueamento de capitais;
    b) Corrupção, peculato e participação económica em negócio;
    c) Administração danosa em unidade económica do sector público;
    d) Fraude na obtenção ou desvio de subsídio, subvenção ou crédito;
    e) Infracções económico-financeiras cometidas de forma organizada, com recurso à tecnologia informática;
    f) Infracções económico-financeiras de dimensão internacional ou transnacional.

Deixe um comentario

*