00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

“A partir do dia 18 temos que continuar a viver aqui um com outro”

Com esta declaração, Manuel Pinto da Costa Presidente da República e candidato às eleições presidenciais de 17 de Julho, tentou convencer as populações do distrito de Mé-Zochi, mais concretamente da roça Milagrosa, sobre o perigo que representa os ataques de ódio e de rancor que tem sido alvo nesta campanha eleitoral. «A partir do dia 18 temos que continuar a viver aqui um com outro. Portanto não devemos estragar o clima com ódio», referiu.

O povo, os irmãos e vizinhos, que tanto precisam um do outro, no dia-a-dia cada vez mais difícil no país, devem segundo Pinto da Costa, transformar o período de campanha eleitoral, num momento de festa e de debate de ideias para o futuro do país. «Há alguns que poderão talvez sair e ir embora. Nós esses que ficamos aqui, e que ficaremos sempre aqui, temos que criar condições para que não haja rivalidades nem choques. Não se tem que insultar ninguém», frisou.

Para Pinto da Costa a estabilidade significa a promoção do diálogo. «Por isso que dei início ao Diálogo Nacional. O poder e a sociedade civil tem que dialogar, mesmo entre vocês tem que haver diálogo», declarou na conversa com os habitantes da Roça Milagrosa.

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Victor Ceita Responder

    Confesso que não tenho preferência vincada nestas eleições, que podem ser traduzidas em extremos, já que tenho idade e experiência suficientes para não acreditar em contos de fada. Mas numa coisa não tenho dúvidas: se isto der para o torto, todos sabemos com quem contar no dia seguinte. E sabemos, temos a certeza, de quem arrumará a sua trouxa e viajará para lá de S. Tomé. Quem, mesmo tendo maioria absoluta, continua a achar arriscado ter os seus consigo no mesmo território, não deixa dúvidas em relação àquilo a que pertence. Pena é que nem todos conseguem ver isto, de tão simples que é. No fim, os sofredores serão sempre os mesmos. O povo (pequeno ou grande) se não souber escolher no dia 17…. desejo sorte às Ilhas, hoje, (maravilhosas).

  2. img
    Angelino Louro Responder

    Se nem com maioria absoluta que o povo lhe deu inconscientemente ele consegue governar, só com presidente é que ele consegue trabalhar é porque ele e o seu pai tem algo de muito mal planeado para o povo de S. Tomé e Príncipe.

  3. img
    Perigo a Vista Responder

    Meus Compatriotas,
    Cuidado com o poder que pretende dar a um só homem, aquele que vem só para estar no poder, mas que quando a coisa aquece, apanha o primeiro avião e deixa o povo na mão.É esse o presidente que STP merece, sim porque todos sabemos que o Evaristo, caso ganhe, não será ele o prisidente, mas sim Patrice Trovoada. Vamos analisar bem, antes de colocar o nosso voto, não interessa de que partido somos, interessa em primeiro lugar STP. Si o homem com maioria absoluta, sem oposição que funcione, alias, ele conseguiu calar a oposição, ainda quer ser presidente? Porque razão Patrice trovoada quer ter todos os poderes com ele? si com o que tem, fez tão pouco em mais de 2 anos, porquê dar mais poderes a ele?
    É momento de pensarmos em STP e não no “banho”, Vamos votar em alguém que pode representar STP em qualquer palco internacional sem nos envergonhar, vamos dizer não a um candidato pau mandado e que nem sabe falar, quanto mais representar o Pais em eventos internacionais, já basta as vergonhas que Fradique nos fez passar no passado.
    Por isso, não fiques esperando para domingo e ir apenas votar, mas faça mais do que isso, convença aos seus familiares, aos vizinhos, amigos para pensarem em STP, para verem o perfil dos candidatos e não a cor partidária, si STP estragar, estraga para todos nós e sabemos quem fica e quem sobe avião e vai-se embora até as próximas eleições. Não é difícil escolher, é só pensar em STP e nos que aqui vivem e ficarão, ainda que a coisa aqueça.
    Viva STP, viva os que aqui sempre ficam.

    • img
      Mikayl Barros Responder

      Sr. perigoso a vista, se tens nome de perigoso a vista eu diria que és perigoso a olho nu.
      Se não sabes quando é que o teu primeiro ministro tomou posse vai a instituição como tribunal, comissão eleitoral, ou antes pergunta os teus pais, e depois aparece para confirmar se ja o Patrice ja tem dois anos de mandato, como estás a referir de que ele ja tem mais do que dois.
      segundo assunto, se ele perde e sobe avião e vai, não vejo diferença com quem não sobe avião e fica aqui 20 anos sem fazer nada e depois sobe ao palácio como presidente.
      cinco anos do pinto vai terminar daqui a pouco. consegues fazer um resumo daquilo que é a grande contribuição dele para o desenvolvimento deste país nestes cinco anos?
      queres me dizer que se o ADI não ganhasse com maioria absoluta aonde, quantas vezes o sr. pinto não poderia deixar o governo cair como fez quando o ADI não tinha maioria?

  4. img
    explicar sem complicar Responder

    Por isso :
    O voto certo é no Pinto da Costa.
    Decidi: Eu e toda a minha família vamos votar no Pinto da Costa.
    Só ele é capaz

  5. img
    Claudino Faro Responder

    Acredito que já é mais do que hora de se debater ideias em STP durante o período de reflexão, conhecido como período da campanha eleitoral, do que ataques pessoais. Pois, durante os 41 anos da independência, de ataques rixas pessoais, acabando o país a população a sofrer com isto tudo. E, a continuidade deste ciclo está contribuindo para a perda da identidade dos são-tomenses espalhados pelo mundo.

  6. img
    Mandela X Responder

    Viva Pinto da Costa, ele pode renascer o espirito e as relações de coesão nacional, de diversidade no respeito pelos direitos iguais e oportunidades para todos os filhos da terra, para os filhos que tem pé firme na terra e os filhos que labutam no estrangeiro. Manuel pinto da Costa pode muito bem contribuir para um país com transparência e boa governação, sem contar mentiras e sem enganar ao povo com promessas. Viva o Povo de São Tomé e Príncipe e Manuel Pinto da Costa! Viva Pinto da Costa, ele pode renacer o espiritu e as relações de coesão nacional, de diversidad no respeto pelos dereitos iguais e oportunidades para todos os fihos da terra, para os filhos que tem pé firme na terra e os filhos que labotam no extangeiro. Viva o Povo de São Tomé e Prínmcipe e Manuel Pinto da Costa.

  7. img
    SAMPONHA Responder

    A partir do dia 18 a República Democrática de S. Tomé e Príncipe poderá passar a chamar-se o Estado Islâmico, em que a Religião predominante é o Islão. Mesmo que você não goste do cidadão Pinto da Costa, deve dar o seu voto no 1º quadradinho, porque o que está em causa é S.Tomé e Príncipe. Isto de andar os militantes e simpatizantes a dizer na queda do governo não coincide a verdade dado que cabe ao Parlamento através de uma moção de censura, não satisfeito com o desempenho do Governo apresentar as razões e ir para a Assembleia para a discussão para depois ir a votação. Mesmo que os partidos da oposição irem a favor de Moção de censura não conseguem passar ou deixar caír o governo porque o Partido que sustenta o Governo que é o ADI,tem maioria absoluta, palavra utilizada sempre pelo nosso Primeiro Ministro. O Presidente por si só não consegue deixar cair o Governo. Ora a verdade, o que está mal, o Presidente está no seu direito contestar e apresentar soluções. Não se pode nem se deve o Governo fazer o que der na telha sem consentimento de outros órgãos de soberania, em particular o Presidente da República para a promulgação.Dou um exemplo; levantar os trinta milhões de dólares ao Estado Santomense,que deveriam estar depositadso no cofre do Estado(Banco Central)ainda por cima financiamento e conseguido pelo Presidente Pinto da Costa a quando da sua visita Privada na República Popular da China para a construção de Nova Cidade , em que o nosso Primeiro Ministro, ter dito não ser prioritário sem passar para a discussão e aprovação dos deputados na Assembléia da República. É por isso que o senhor Evaristo Carvalho, ter dito que assina logo, se for Presidente da República. Quer dizer, mesmo que não seja benéfico ao País porque tem que conhecer o pós e contra de qualquer encargo para com o Estado.O País poderá conhecer a aniquilação das outras religiões, tais com;católica Adventista Evangelista Manã e outras. Aparecerá Alã que é Deus do Islão a massacrar os inocentes em que as senhoras são obrigadas a andarem de cara tapada É só ver o que se passa nos outros Estados em que o Islão quer entrar à todo o custo oprimindo e massacrando os inocentes.

  8. img
    Clarisse Diogo Responder

    Aliás esta coisa de Rei ou Imperador já está fora da moda. O PT quer ser Rei de STP. Se o povo não perceber isto, e votar no Evaristo, estaremos feitos.
    Será o PT a mandar e desmandar. E como Evarismo anda meio aduentado ainda será pior. O PT diz a ele para viajar para tratamento uns seis meses ou ano e atá tudo na Merd. O PT e o incompetente do Baluba vão tomar conta desta terra.

  9. img
    Filho do Povo Responder

    Meu povo e irmãos. No domingo será um dia de Deus. Sendo asim não poderemos fazer de tal forma que a Trovoada volta a derrubar árvores, casas com o seu vento no nosso país. Vamos por fim a toda esta indisciplina no país.

  10. img
    EX Responder

    Oh gente da Terra com nome do santo, Ódio, Rancor, esta apenas em uma família, e todos sabemos, nessa parte as vezes eu me lembro da Escola Primaria e da Infância quando ficávamos de mal com uma pessoa e obrigava todos os amigos a ficar de mal também.

    O Ódio da família Trovoava, eles querem que todos os São-tomenses sintam o mesmo. Isso é ridículo, para uma Povo quer ser reconhecido Internacionalmente.
    O PT só sabe se desculpar para esconder a sua incompetência, Pediu maioria para mudar o país e transformar num Dubai, mas nem Gabão conseguimos chegar. Agora quer eleger Presidente depois vem o Dubai, isso é apenas demagogia, para enganar Povo.
    Só para constar com esses Ministros, com esses Deputados, com os Directores Cursados e não formados, esta gerando competições de quem namora mais miúdas, e quem consegue mais dinheiro, estão todos abduzidos. Desse jeito o país não terá quadros competentes para ser dirigente, daqui a 10 anos os jovens estão todos corrompidos.

    O PT é tão incompetente, que viaja e nunca faz um acordo prestável, ele ja viajou quase 100 vezes e nunca disse eu fui e consegui isso ou aquilo, so viemos descobrir que fez um negócio da China e ainda com os Chineses. é tão bom comprador, que o vendido de Raul Cravid se mudou para apoiar Evaristo, eu admiro como Raul Cravid conseguiu ser deputado nessa Terra.

    Ou o povo vota no escuro ou não sabe quem são os indivíduos a serem deputados.

Deixe um comentario

*