00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Maria das Neves rejeita o resultado provisório das eleições e pede a sua anulação

Numa nota de protesto lida a imprensa na segunda – feira, pelo Mandatário da sua candidatura, Maria das Neves, recusa os resultados provisórios das eleições de 17 de Julho, apresentados pela CEN, e exige a anulação das eleições.

Nota de Protesto

Contrariamente ao que tem vindo a ser propalado nos órgãos de comunicação social nacional e internacional, São Tomé e Príncipe ainda não tem um novo Presidente da República.

O que se assistiu na noite eleitoral nos órgãos de comunicação social estatais, particularmente na Televisão São-tomense, demonstra o culminar de um processo ardilosamente preparado, previamente anunciado pelo seu líder, de que o seu candidato tem que ganhar custe o que custar.

Testemunham essa afirmação o que os cidadãos puderam assistir nos ecrãs da Televisão, onde um processo que parecia totalmente transparente acabou por desmoronar-se ao ser estranhamente suspenso quando os dados apontavam para uma segunda volta, faltando ao suposto candidato eleito, um diferencial de cerca de 2 mil votos, em relação aos outros dois candidatos mais votados, para ser considerado vencedor a primeira volta.

Com efeito acto contínuo o jornalista chefe que conduzia o programa anunciou um intervalo, findo qual retoma o programa para estranhamente suspender a divulgação dos resultados tendo o mesmo despedido dos telespectadores. Por incrível que pareça retoma o programa horas depois para anunciar que Evaristo de Carvalho, candidato do partido no poder teria sido vencedor das eleições a primeira volta, quando o técnico informático convidado pela estação televisiva senhor Felisberto Branco garantira que era inevitável uma segunda volta nessas eleições.

Acresce a esta grave constatação uma série de irregularidades designadamente o impedimento de eleitores de poderem testemunhar a contagem dos votos fechando compulsivamente as janelas e portas das Assembleias de voto durante o processo de contagem indiciando claramente a adulteração e manipulação dos resultados, incluindo a possibilidade de introdução de novos boletins nas urnas a favor do candidato do partido no poder.

Em círculos eleitorais onde a grande maioria de eleitores não exerceu o seu direito de voto foi anunciado um exacerbado número de votos em detrimento da nossa candidatura. Como explicar que um cidadão que vai a Assembleia de voto para exercer o seu direito de voto não pode faze-lo porque alguém já tinha votado em seu lugar?

Face ao acima exposto a candidatura da doutora Maria das Neves vem publicamente recusar o resultado dessas eleições e exige a anulação dessas eleições presidenciais de 17 de Julho de 2016 porque não foram justas, livres, nem transparentes.

 

DIRECÇÃO DA CANDIDATURA DE MARIA DAS NEVES

 

 

 

Notícias relacionadas

  1. img
    BANA Responder

    e por isso que afastaram os juízes que não gosta e que podem contraria-los. Porque fraude é verificado também pelos juizes que vão fazer apuramento em todos os distritos. Só as juízas vão apurar votos. Bandidagem que vocês não sabem atacar. Mas, o Tribunal Constitucional é todo deles! Paquete, bandeira que comandou inspecção, Justino que não chove nem molha…trata da vida…são 5 juízes….logo chumba tudo contra eles.

    • img
      Verdade! Responder

      Nada disso! Estás a falar coisas sem sentido, beba um copo de água e caia na real…seja justo! Povo mandou nas urnas e assim é e será pronto e acabou!

    • img
      Verdade! Responder

      Acabem com falácias!

    • img
      Boca Pito Responder

      O compatriota!
      És tolo? O comentário é a acerca da legitimidade dos resultados das eleições do dia 17/07/2018. O quê que este processo tem a ver com os juízes? Os Juízes estavam nas assembleias de votos? Faça comentários que preste. Fui.

  2. img
    Dono de tudo Responder

    Concordo plenamente, também acredito que houve fraude. Muitas coisas estranhas aconteceram.O Tribunal terá que anular essa eleição, de livre e transparente não tiveram nada.

    • img
      Mikayl Barros Responder

      Também concordo com a marcação de uma nova eleição, mas só se houver um acordo em que os candidatos que querem nova eleição, caso houver vitoria do EVARISTO DE CARVALHO, eles serão obrigados a pagar todas as despesas feita durante a segunda eleição num período de 1 mês mais tardar, caso contrario irão para cadeia ou o estado ficara com todos os seus bens.

      porque ha candidato que não sabe perder.
      perder para eles é insulto, perder para eles é sinonimo de morte, perder para eles é crime cometido contra eles, perder para eles é tira-los todos os bens. na verdade perder para eles é fechar a porta para toda casta de corrupção, injustiça, e desgraça e retrocesso que eles querem para este país e este povo.

      fazem favor de ir a google e escrever a lista dos primeiros ministros de são tome, e ver quantas vezes que o MLSTP estava no poder, e qual é a situação financeira, social e económica deste país. querem que quem entrou e não tem dois anos ainda é que vai fazer milagre.
      Segue o exemplo do candidato Manuel do Rosario, para de inventar coisa para justificar a derrota, acham que se houver a segunda volta é que maria ou pinto vai ganhar?
      se for pinto, não todos que deram ele voto, irão votar na maria das neves e vice-versa. então chega. cada um que perdeu procure outra coisa para fazer, em são tome ninguém morre de fome, arranja terreno vai planta ou vai publicar livros, ou ainda fale com Patrice para arranjar-vos um lugar para trabalhar, pode ser no guiché de registo ou finança ou em qualquer outro guiché, só para vocês terem alguma coisa pra fazer

  3. img
    santomense Responder

    Tendo em conta que quem manda nos Tribunais nacional é Patrice trovoada, apelo a candidatura a fazer uma queixa também a nível internacional. Não foi em vão que afastaram os juízes, chamando-os de medíocres, já estava tudo bem preparado para realização desta MEGA FRAUDE.

  4. img
    Leve-Lengue Responder

    Também vi e ouvi na TVS que a 2.ª volta era certa. Entretanto, a estratégia da madrugada foi diminuir os votos brancos (usando-os a favor do mais votado) e aumentar os votos nulos (para que a proporção em relação ao votos válidos subisse). Mas funciona como em jogos de futebol: é o árbitro quem assinala e valida tudo… Viva Democracia!!!

  5. img
    Inconformado Responder

    Anulacao de voto sim. Conheci um mabdatario da candidatura do Dr. Manuel Pinto da Costa para distrito de Cantagalo devidamente identificados com credenciais outorgado pela Comissao Eleitoral Distrital para seguir o processo da eleicao durante o dia da eleicao mas que foram impedidos de acompanherem a contagem do voto pelos militares que simplesmente se limitaram a dizer que a cumprir a ordem e fazer seu trabalho. Onde ja se viu isto sabendo k um mandatario esta acima de todad as pessoas que conpoem a mesa de voto mas eh ele k nao presenciar a contagem? Isto aconteceu em todas as mesas no distrito de Cantagalo. Quem tem duvida vai perguntar a senhora mulher do sr. Domingos Boa Morte que presenciou o caso na qualidade da secretaria da Comissao Eleitoral Distrital de Cantagalo. Juntando isso ha casos em Portugal k as mesas de votos deslocaram de uma loxalidade a outra com algund votos na urma mas sem qualquer seguranca ao lado. Enfim. Essas eleicoes nunca podem ser cobsideras validas. O povo que gosta da democracia e transparencia pede anulacao desta eleicao. Viva democracia!

  6. img
    saberperder Responder

    Pinto da Costa e Maria das Neves devem saber perder. O povo assim decidiu. Sigam o exemplo do candidato MANUEL DO ROSÁRIO e felicitam o candidato vencedor EVARISTO CARVALHO. Sejam honestos e humildes. É apenas um conselho de um santomense neutro e atento.

    • img
      realista Responder

      Manuel do Rosario claro é um k pensa apenas nele na tentativa De ver um tacho no Governo do ADI segundo o seu discurso a favor do ADI poupame santomenses vende o voto por uma cerveja e festival mais eskecendo k akilo nao é todos o’s dias, mente vazia o Rio De dinheiro k foram gastos na campanha para Alegria De apenas alguns dias o pais ja vai estar individado pensam k eskecendo k esse gastos serao pagas por contribuinte.

      • img
        Sono Responder

        Repare bem a intervencao do mamuel do Rosario pos derota foi de muita maturidaa, o mesmo disse que tudo que for natural perdura e o que nao for cai por terra. Cmo nao foi por isso sera anulada essas eleicoes.

    • img
      Sono Responder

      Saber Perder é uma virtude sim mas quando nao ha iregularidades e nesta eleicao esteve claro as iregilaridades.

  7. img
    Sono Responder

    Na circuscricao N. 14 quando enram 17 horas menbros da mesa foram obrigados a reitirar da urna 17 votos falcos que beneficiava p candidato do poder. Esses pk foram detetados e os que nao foram????? Na zona de vila Maria um cidadao que estava na janela viu elemento da mesa de voto quando se viro voto para contar a apanhar um molho de voto a colocar debaixo da mesa os substituindo pelos outros ja preparado a favor do poder, fez alarm e chamou policia mas o mesmo nad fez pois todos ja foram conprados. Os candidatos que nao sao poder nao conseguiram ter na mesa de voto suas pessoas pk a comissao eleitoral nao deixo. So selecionaram os que sao do Poder? Agora pergunto porque de tanta manobra so para ter poder Absoluto? Nunca vi fraude tao descarado em toda minha vida. Observadores internacionais so vieram gastr o poco de dinhriro que temos em estadia pois nao funcionaram. Ouve banho Descarado defronte a mesa de voto por altos governantes do poder. Acho bom que se abra inquerito para averiguar as fraude.

  8. img
    Sono Responder

    E olha que so se manifesta aqui por medo tendo em conta que a Democracia moreu.

  9. img
    malebobo Responder

    se muita gente não tem memoria curta numa das entrevista que sr, PT
    deu antes da eleição, disse que está eleição, vai ser uma tortura, então está a prova evidente

  10. img
    malebobo Responder

    se muita gente não tem memoria curta numa das entrevista que sr, PT
    deu antes da eleição, disse que está eleição, vai ser uma tortura, por isso houve essa vitoria do sr ec

  11. img
    Maria silva Responder

    Aconselho a Maria das Neves em procurar ajuda international, tendo enconta o Patrice trovoada ser e estar manipular tudo e todos em STP!!
    O patrice trovoada é pior é mais ladrao que todos outros juntos!

  12. img
    Mundo cinzento Responder

    Já nas primeiras horas do voto, a Rádio Nacional Estatal convidava os ouvintes a visitar o site, http://www.eleicoes.st. Este site simulava a tendência de votos e a posição dos candidatos. Situação GRAVE. Admira-me como é que ninguém se pronunciou sobre isso, considerando como sendo acto de crime. Na véspera das eleições (16 de Julho) à noite, as pessoas se aglomeravam a berma da estrada a espera de dinheiro pra votar no dia seguinte. Eu próprio fui abordado pelas pessoas que queriam dinheiro. Só me apetecia dizer as pessoas pra irem trabalhar…(desculpem). Lamento essa tentativa toda que houve para manipular o resultado das eleições e de todo esse processo. Quero deixar também aqui as minhas palavras de agradecimento à Dra Maria das Neves pela campanha que fez. Soube transmitir as suas ideias e o seu discurso era claro. Ao Dr. Manuel Pinto da Costa, quero lhe dizer que lamento, mas o mesmo pouco conseguiu deixar algo para esse País se não, tudo que aconteceu no âmbito do próprio processo de desenvolvimento politico que mais cedo ou mais tarde iria acontecer. Esperava de Dr. Manuel Pinto da Costa, um verdadeiro “Pai Grande”, não foi. Esperava dele alguém que fosse respeitado por todos, não foi. Esperava dele alguém que fosse um verdadeiro árbritro, aconselhador, que reunisse consensos, e quiça, batesse as mãos na mesa “no bom sentido”, mas vejo-me frustrado e ao mesmo tempo com um sentimento de piedade. Lamento…enfim….só lhe resta mesmo ir descansar…Fico ainda mais triste porque apesar do Presidente me ter desiludido, vejo-o como uma pessoa que sempre valorizou a competência e os valores. Valores-palavra que cada vez vamos perdendo…É pena, mas muita pena que o meu País cada vez mais vem apostando em pessoas erradas para lugares errados/certos. Sou ainda do tempo em que se valorizava competências, respeito, honestidade, bom senso, humildade, etc…Aconselho ao Dr.M.P.Costa a se descansar e deixar isso para os outros, digo-o com todo respeito, à Dra Maria das Neves, apesar da derrota, os meus parabéns – há futuro. Ao candidato vitorioso, desejo-lhe coragem, saúde e que preserve ou melhore a imagem do nosso já pequeno e pouco conhecido S.T.P…Um Presidente da República é aquele que entre outros representa o País em qualquer parte de mundo…não quero mais me desiludir, não quero mais ter vergonha de ser Sãotomense….Viva STP!

  13. img
    EX Responder

    Vim a descobrir que até o Presidente da Comissão Eleitoral foi abduzido e hoje já pronuncia com zumbi, quando leu os resultados de votos esta nervoso e a voz parecia assustada.
    Ele sempre foi simpatizante do ADI.

    Meus amigos o País esta entregue, apelar a quem somos um país livre e democrático, não pode haver ingerência de outros países, todos os órgão do Poder esta contaminado e foram todos abduzidos e estão sobre o Comando do PT, reivindicar para quem? Ministério Publico não funciona, Tribunais nem tanto, Deu-se como incapazes os Juízes do contra.
    Agora é só esperar, haver vamos.
    Deixo um alerta, o que vai acontecer em 2018? Será que haverá mesmo eleições Legislativas? Esse tal novo Presidente ira marca-la a tendo e hora e na data que deverá ser? Agora o futuro é uma icognita.

  14. img
    Dlima Responder

    Mau perder…

  15. img
    Verdade! Responder

    Deixem disso meus senhores e senhoras, saibam conviver com a derrota…pk que quando o Manuel Pinto da Costa venceu as eleições passadas ninguém disse que foi fraude? Seus bajuladores! Deixem de estar a criticar e respeitem as decisões de povo, o povo cansou de caras parvas e de gente com ficha suja como Pinto da Costa e Maria das Neves! Comportem-se como cidadãos e vamos dar todos a nossa contribuição para o desenvolvimento do nosso país querido, parem de inventar coisas…os juízes foram afastados porque são medíocres sim! E a justiça precisava de uma reforma, e já não era sem tempo! Sejam honrados e procurem fazer algo melhor com o vosso tempo ao invés de estarem aqui a postarem comentários parvos e rancorosos, movidos de inveja e sentimentos que em nada ajudam à nação ! Essas eleições foram claras e o resultado vem de povo, até cego pode ” ver ” isso! Vão trabalhar e procurar coisas para fazer! Deixem o governo fazer o seu trabalho e aceitem que Evaristo Carvalho é o homem escolhido pelo povo para ser nosso presidente. Dia a quem doer, já não temos caras parvas e fingidas conduzindo o futuro da nossa nação e isto deixa-me muito feliz!

  16. img
    Casa Responder

    Sei que numa acembleia de você há representante de todos os canidados. Quero fazer uma pergunta a Maria e a Pinto, no momento das contagens dos votos a onde estavam os seus de levas os, votaste, presidentes de mesa e outro? Se houve fraude foram os seus apoiantes que marcou a cruz no localiza erado. Deixe quem falou trabalhar, em 5 anos se ñ der prova o pano terá. “O POVO MANDA NAS URNAS”

  17. img
    Verdade! Responder

    Viva São Tomé e Príncipe ! O país está a ganhar consciência e maturidade, isso é fantástico ainda mais com o novos rostos! Isso é que queremos!

  18. img
    Principe Responder

    O maior problema é que temos em São Tomé pessoas que não estão habituados com derrotas, pensam que devem estar no poder para sempre, pensam que o Pais apenas lhes pertencem, estas eleições ao contrario de muitas outras ja realizadas em São Tomé é uma das mais Justas que ouve. por favor não misturem as condições que a TVS não tem para divulgar os resultados com o números provisórios que a própria CNE vem divulgando. São duas coisas diferentes.

    Evaristo de Carvalho é o grande vencedor destas eleições vamos ser Democráticos e aceitar os resultados provisórios,só assim estaremos a contribuir para um STP melhor.

  19. img
    3 Macucu Responder

    Credo meus senhores, voces acham;que um pais com tanta aldrabici, vai avançar? aque na diaspora ,quase todos foram comprados a dinheiro para votar no candidato de ADI mesmo no caro que eles lugaram para transportar os elitores jà tnha pessoas com dinheiro a repartir para votarem nesse candidadto quando eu tomei conhecimento desse resutado fiquei sem palavras ,isto é muito perigoso para nossa terra e nossa gente ,temos mais cinco anos de sofrança kkkkkk assim é mafé ,sao eles que dizem que sao benfeitores ,mais eles sao os grandes malfeitores Deus tem olhos para ver !!!!

  20. img
    chata e chatice Responder

    Maria das Neves, tens toda a razão… sou da mesma opinião…isto também deve-se ao facto de escolherem pessoas erradas para trabalhar na mesa… nem a Senhora , nem o Pinto falharam nesta parte, pois para mesa, deve-se escolher pessoas muito sérias k não se compram com dinheiro algum.

  21. img
    EU Responder

    Vergonhoso essa noticia, vergonho ainda mais essa mulher e a sua cúpula prestarem a isso. Ao que percebi ela está chorando porque na TV o jornalista anunciou uma segunda volta. Ora vamos ver, primeiramente TVS n é nenhum órgão aprovado na lei para ditar resultados eleitorais. Segundo a TVS baseou de resultados, boca a boca entre outros para fazerem o seu rescaldo eleitoral, para quem acompanhava o site da Comissão eleitoral passo a passos notou logo a primeira que os resultados da TVS nunca estiveram de igual com os da CEN. E para finalizar, todos os candidatos, por uma questão de segurança deve ter uma equipa sua de apuramento de resultados e contabilidade e tenho a certeza que essa mulher teve, se não teve deveria ter ou no minimo estar acompanhando a CEN e não esperar pela TVS.Cambada de vagabundos. Querem segunda volta, querem anulação de processo eleitoral, olha com a raiva que o povo anda de vocês, aposto que um segundo processo eleitoral vocês sairiam muito mais humilhados que na legislativa

  22. img
    Maria Susana Responder

    Maria das Neves
    Já te dizia que no dia 18 iria haver choro
    Agora toma chupeta
    Não venhas com truques dos africanos que querem sempre ganhar a força
    Bem Haja

  23. img
    cacau Responder

    Maria Sousa. És uma invejosa, ignorante. É por pessoas como tu que stp esta onde está. Maria das Neves não precisa das tuas palavras porque ela onde pisou e onde pisa jamais alcancaras. Quero ver Evariso representar STP num congresso Internacional, bandos de imbecis de merda. Até a burrice tem limites

  24. img
    Arroz Substancia Responder

    Quer dizer se ganhavam as eleicoes ja eram livres e transparente como perderam ja estao a arumar confusao ficam quietos daqui a 5 anos a mas preparem-se melhor.

  25. img
    Revoltado com ADI Responder

    Deve se aceitar a derrota,mais nunca aceitar a fraude. Houve fraude, então tem se que corrigir a situação, no meu entender a decisão deve recair na anulação das eleições…

  26. img
    manuel Responder

    Aina lembram do famoso trunfo de Duque Pau em Zona de folha Fede? Não lastimam e aceitam a derrota.

  27. img
    saberperder Responder

    Minha gente, se Pinto da Costa ou Maria das Neves estivesse em 1º lugar é que as eleições presidenciais de 17 de Julho de 2016 seriam livres, justas e transparentes ? Convenhamos. Vamos dar a Deus o que é de Deus e dar a César o que é de César. Há um vencedor. Vamos respeitar os resultados. É verdade que todos queriam ganhar, mas o povo fez a sua escolha. As urnas são transparentes, cada candidato tinha os seus representantes em todas mesas de voto, na contagem todos eles estiveram presentes e assinaram as actas. Então como é possível ter havido fraude ? É possível ter havido alguma irregularidade, mas de certeza não influenciou nos resultados provisórios. Os observadores internacionais foram claros. Convenhamos. Comparando estas eleições com o futebol português, confesso-vos o seguinte: Sou Sportinguista, gostaria muito que Sporting ganhasse. Acho até que Sporting foi a melhor equipa durante todo campeanato da 1ª divisão em Portugal. Mas Benfica foi o vencedor. Fiquei triste, mas aceitei e respeitei. Os resultados é que contam. Vamos saber perder e manter sempre com a cabeça erguida. A vida continua. Quem perdeu hoje, poderá ganhar amanhã.
    VIVA PINTO DA COSTA, VIVA MARIA DAS NEVES, VIVA MANUEL DO ROSÁRIO, VIVA HELDER BARROS E VIVA EVARISTO CARVALHO. UM ABRAÇO A TODOS.

  28. img
    VIDA SÃO TOMÉ Responder

    Bom dia a Todos

    As eleiçoes em STP,ao meu ver correu sem grandes problemas até ao pronunciamento dos resusltados, como sabemos há de haver um vencedor.

    Eu permenenci sentado a ver a NOSSA TELEVISÃO que dava os resultados e e ouvi que para sair como vencedor a primeira volta o Senhor EVARISTO DE CARVALHO tinha que obter mais de 1000 votas, naquele momento faltavam uma circunscrição na localidade de BOA MORTE e uma mesa numa outra localidade já não lembro mas, todas em ÁGUA GRANDE, qunando houve intervalo, e fui deitar-me.

    ORA VEJA:
    Nesse distrito o Candidato agora vencedor não ganhava muitos votos em relação ao segundo candidato, dependendo do lugar, eu pergunto quantos eleitores existiam na Cicunscrição de BOA MORTE E OUTRA MESA , SERÁ QUE TODOS VOTARAM NO EVARISTO DE CARVALHO?

    Também pergunto aos jornalistas da TVS, Será que eles não sabem fazer contas? os dados divulgados eram quase todos ou não?pois não podem criar essa situação que vive-se hoje no país.

    Essa útima observação a propria Comissão Eleitoral deveria dar POVO satisfação, muitas vezes houve engano por parte da TVS, explicar se além dos dados que A TVS tinha dito que faltava, havia mais e em que zonas e não permanecer muda quanto a isso.

    PROCLAMAÇÃO DA VITORIA
    Parabenizo o SENHOR EVARISTO DE CARVALHO, pois todos que ganham alguma coisa devem festejar sua vitoria mas, essa vitoria deve ser justa e clara evitando com isso que parte da população não o veja como eleito mas, sem legitimidade.

    IMPUGNAÇÃO DOS RESULTADOS
    Os que perderam também devem impugnar,e pedir explicação, uma vez que existe anomalia.Se a explicação for convicente deve aceitar a derrota, pois quem não aceita é um pessimo perdedor, não dá para estar na vida politica.

    REPARO
    Reparam que não é a primeira vez que a TVS dão resultados provisórios e sempre que dão ao serem conformados pela COMISSÃO ELEITORAL NACIONAL não varia muito.

    OBRIGADO

  29. img
    manuel preto ramos Responder

    As bandidagens do Adi veem desde as legislativas de 2014. Quem disse que o povo dru maioria absoluta ao Adi em 2014????
    vocês que abram i olho. O Patrice tem um esquema de babdidagem nas urnas que ele jamais perdera eleiços.

Deixe um comentario

*