Destaques

Observadores da UA não deram uma classificação às eleições presidenciais de domingo

O grupo de observadores da União Africana liderado pelo ex-presidente de Moçambique Armando Guebuza, apresentou esta tarde o relatório das suas actividades durante o período eleitoral.

A observação da União Africana, não conseguiu dar a classificação de livres, Justas e Transparentes, às eleições do último domingo, porque segundo Armando Guebuza, chefe da missão, o acto eleitoral ainda não terminou. «A missão está ciente de que o processo formal de apuramento ainda está em curso. Por isso a missão encoraja os cidadãos e os autores políticos da República Democrática de São Tomé e Príncipe a continuarem a pautar por uma atitude pacífica e ordeira até o final do processo e insta todas as partes a utilizarem apenas as vias legais para a resolução de qualquer contencioso eleitoral», declarou o Presidente da Missão da União Africana.

observadoresNo entanto a missão de observação da União Africana rasgou elogios a forma pacífica e tranquila como decorreram as eleições presidenciais do último domingo. Mais ainda considerou que o processo em curso decorre conforme as normas da União Africana. «Até ao momento tem decorrido de forma geral de acordo com a carta africana sobre a democracia, eleições e governação, e outros instrumentos da União Africana que regem as eleições democráticas em África», assegurou Armando Guebuza.

Abel Veiga

 

    17 comentários

17 comentários

  1. joão Manuel

    19 de Julho de 2016 as 20:35

    Se decorreram de acordo com a carta da União Africana, é porque foram justas transparentes e livres.
    Convido aos que perderam a felicitar o ganhador como costuma a ser feito nas sociedades civilizadas.
    Os africanos têm sempre a tendência em contestar os resultados quando n~~ao lhes são favoráveis.
    Têm que por na cabeça que nas eleições presidenciais apenas um candidato pode vencer. Nas legislativas é que podem criar coligações. Presidenciais não.
    Força a Democracia
    Parabéns ao vencedor
    Felicitações a todos os candidatos
    JM

  2. explicar sem complicar

    19 de Julho de 2016 as 21:35

    Deixo para reflexão:
    Se na posição dos candidatos Pinto da Costa ou Maria das Neves estivesse Evaristo Caralho?

    • MAROMPE

      21 de Julho de 2016 as 10:41

      pessoas inteligente não podem fazer essas comparações, quando a pimenta esta no teu rabo vc tem direito de reclamar ainda que para os outros extrovertidos parecem refresco. agora esta no rabo deles se tivesse do outro lado vc acha que o PT não reclamaria, ainda mais como ele ambiciona o poder absoluto!

  3. Filho do Povo

    20 de Julho de 2016 as 7:50

    Que estas eleções foram falsificadas eu penso que não há duvida nenhuma, porque o Patrice Trovoada fez tudo de tal forma que em todo canto só se falava e mostrava o seu candidato de mão Evaristo Carvalho.
    Eu não sei o que fez em São Tomé estes observadores da UA, mas na realidade que esta eleição deve ser potestada e quanto mais rápido melhor.
    Se o povo e os obervadores iternacionais vão calar, isso sera um caso de tal forma para dar a continuação a casos destes no futuro uma vez que eles não fizeram uma declaração claro e certa. Ha demonstrações que devem ser utilizadas para demonstrar que na realidade houve muitas violações. Eu espero que os advogados dos outros candidatos devem fazer uma carta ao tribunal superior de modo a verificar todos estes casos.

  4. Explicar sem demagogia

    20 de Julho de 2016 as 7:56

    Explicar sem complicar. Tu és um cara de cão. Só besta panina.

    Vai plantar matabala. Ao invez de andar a pedir esgola do ADI.

  5. Pedro Cunha

    20 de Julho de 2016 as 8:12

    Estas eleições foram altamente viciadas. Fraude Generalizada nas assembleias de voto e na comissão eleitoral nacional. Não foram justas nem transparentes. O senhor 1º ministro visitou a C.N.E., pela madrugada, minutos depois do criminoso Alberto Pereira divulgar este contraditório resultado. Assistimos aos atropelos constantes à lei eleitoral. Em pleno dia de reflexão o primeiro ministro em campanha eleitoral fazendo apelo ao voto. Foi visto em diversos pontos do país a dar dinheiro. Uma vergonha. Não há nada a fazer, a não ser anular imediatamente estas eleições. O Evaristo não ganhou nada. O Alberto Pereira sabe disso e muito bem. Cometeu um crime!

    • Sono

      20 de Julho de 2016 as 10:06

      Alberto Pereira perdeu credibilidade, demostrou valer nada mais que dois contos.

    • Celso Veiga

      22 de Julho de 2016 as 10:08

      Eu ajudo-te meu caro Pedro Cunha:

      Alberto Pereira que é jurista, agiu com dolo, é um delinquente, criminoso, cara de pau!!!

  6. Mané Mané

    20 de Julho de 2016 as 8:14

    O representante foi claro, na sua intervenção.

    O processo eleitoral para eles terminou no momento em que eles abandonaram a assembleia de votos isto é as 18H00, horas que fecham as urnas.
    Mas não comentou o que pode ter acontecido daquele momento até apresentação dos resultados, o que indica que pode ter havido varias situações anômalas, durante esse período de contagem até apresentação dos resultados.

    O Homem Santomense deve mudar de comportamento e ver as coisas não politicamente, mas sim do que é melhor para o País.

  7. jojo

    20 de Julho de 2016 as 8:15

    Os Observadores(Cegos) internacionais só não vêem o que não querem.
    Observadores de Moçambique e Nigéria o que têm para nos aconselhar em democracia, se lá na terra deles é ainda pior..
    Ides em paz que o senhor vos acompanhe.
    Deixa-nos com a nossa praga que aguentamos com ela mesmo assim.
    Adeus. Da próxima não precisamos…
    Fui….

  8. Sono

    20 de Julho de 2016 as 10:10

    Sera que os mesmo nao viram banho no local de voto publicamente? Nao viram governantes de mesa posta a distribir cerveja e dinheiro? Nao viram senhor paquete a dar dinheiro em Atanasio Gomes? Ohohoh punda decu.

  9. Desejoso

    20 de Julho de 2016 as 10:24

    O banho foi vergonhoso, o Ministro das Finanças esteve no domingo em Desejada e Changra a dar banho.

    • Facao Evaristo Trovoada

      20 de Julho de 2016 as 13:56

      Esse Ministro das Financas devia ter vergonha de explicar sem complicar os 30 milgoes de dolares que foram parar numa conta privada na Caixa Geral de Deposito em Portugal.

    • Facao Evaristo Trovoada

      20 de Julho de 2016 as 14:30

      Esse Ministro das Financas devia ter vergonha de explicar sem complicar os 30 milhoes de dolares que foram parar numa conta privada na Caixa Geral de Deposito em Portugal.

  10. Arroz Substancia

    20 de Julho de 2016 as 11:13

    A 5 anos atraz o Pinto ganhou ninguem reclamou…estao a reclamar agora porque? perdeu perdeu u que mais?
    Tentem convecer o povo que merecem ganhar poe agua poe luz para povo.

  11. rodrigo cassandra

    20 de Julho de 2016 as 21:05

    EXPLICAR SEM COMPLICAR por favor não Ivaristo Carralho NÃO Ivaristo Carvalho ele é o nosso presidente por favor respeite o nosso novo presidente

  12. Manuel

    21 de Julho de 2016 as 15:44

    Uma das coisas que retarda o nosso país é por não aceitamos a derota, que no fundo nosso país é que perde ou ganha. Quando Pinto da Costa venceu a eleição O Senhor Evaristo felicitou-o reconhecendo a derota. Porquê que agora os outros não fazem o mesmo. Patríce Trovoada é um Homem que preocupa com o público pequeno que é a maioria. No entanto, se ele andar de mão dadas com Euvaristo é natural, visto que é o candidato do seu partido. Povo escolheu e pronto. Se não for o que esperamos, 5 anos depois o povo tira. Somos um país democrático, as críticas quando construtiva é boa, viceversa , nem por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo