00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Será Maria Luísa e Diáspora que provocaram a 2ª volta?

O Presidente da Comissão Eleitoral Alberto Pereira, justificou a provável realização da segunda volta das eleições presidenciais, como sendo resultado da votação na comunidade agrícola de Maria Luísa no passado dia 20 de Julho.

Mas também por causa das actas da votação da diáspora que chegaram a CEN. Segundo o comunicado de Alberto Pereira ambos os casos contribuíram para alterar o seu anúncio da madrugada de 18 de Julho, de que o candidato do partido ADI Evaristo Carvalho, teria conquistado 50,1% dos votos expressos nas urnas, nas eleições presidenciais de 17 de Julho. E consequentemente ser o vencedor absoluto das eleições já na primeira volta.

É verdade que Alberto Pereira, remeteu a decisão final, ou seja, a confirmação ou não do resultado provisório que anunciou à Assembleia Geral de apuramento junto ao Tribunal Constitucional.

No entanto pelo que o Téla Nón apurou, a votação na roça Maria Luísa, envolveu um universo de 70 eleitores. A vantagem que o candidato Evaristo Carvalho conservava em relação aos outros dois candidatos e que lhe garantia vitória na primeira volta, como havia anunciou Alberto Pereira, era de 188 votos.

A eleição presidencial na roça Maria Luísa, resultou num empate entre Evaristo Carvalho e os outros dois candidatos, nomeadamente Manuel Pinto da Costa e Maria das Neves. Evaristo 31 votos, Pinto da Costa 18 votos, e Maria das Neves 14.

Facilmente se verifica que pouco mais de 62 votos distribuídos pelos 3 candidatos, não poderia esvaziar a vantagem de 188 votos que Evaristo Carvalho conservava desde a madrugada de 18 de Julho. Nem o argumento do Presidente da CEN, sobre as mudanças nas actas da votação na diáspora poderá ter força para justificar o volte face que Alberto Pereira fez no seu comunicado de quinta – feira.

Então como é que se pode entender isto tudo?

O Téla Nòn procurou informação junto as Assembleias Distritais de Apuramento, que nos últimos dias analisaram as urnas da votação de 17 de Julho e recontaram os votos. Dados recolhidos pelo Téla Nón, mostram o cerne do problema. Fonte da Assembleia Distrital de Apuramento em Cantagalo, explicou ao Téla Nón, que em algumas mesas de voto deste distrito, foram atribuídos ao candidato Evaristo Carvalho, 165 votos a mais. Esta anomalia foi detecta pela Assembleia Distrital de Apuramento e corrigida. Desta forma dos 188 votos de vantagem que o candidato da ADI conservava, restaram apenas 23.

Segundo a fonte da CEN que acompanhou o processo de apuramento distrital, a vantagem tangencial que assegurava vitória de Evaristo Carvalho na primeira volta, sucumbiu-se quando a Assembleia Distrital de Apuramento, desmantelou um caso inédito no processo eleitoral em São Tomé e Príncipe.

Numa das mesas de voto do distrito de Lembá, mais concretamente na Vila de Santa Catarina, um dos membro da mesa de voto escreveu na acta que a candidata Maria das Neves só obteve 1 voto naquela mesa.

As contas não batiam certo, explicou a fonte do Téla Nòn. Na recontagem veio-se a descobrir, acrescenta a fonte do Téla Non, que a candidata Maria das Neves tinha arrecadado naquela mesa um total de 116 votos e não apenas 1 voto como foi plasmado na acta.

Com a reposição da verdade sobre a expressão popular naquela mesa de voto da Vila de Santa Catarina, Maria das Neves viu o seu resultado crescer em mais 116 votos. Situação que anulou por completo a tangencial vantagem que colocava Evaristo Carvalho com os pés na escada do Palácio do Povo já na primeira volta.

Factos que segundo a fonte do Téla Nòn, foram devidamente provados pelas Assembleias Distritais de Apuramento, e que podem dar razão ao protesto dos candidatos Manuel Pinto da Costa e Maria das Neves, em relação a transparência nas eleições presidenciais de 17 de Julho.

Abel Veiga

 

 

Notícias relacionadas

  1. img
    FCL Responder

    Afinal tudo não passou de um sonho para um. E como resultado:

    1 – anula automaticamente a consulta de limpeza da pele programada em Lisboa para a próxima semana

    2 – Encomenda mais pão com chouriço e cerveja para distribuir a população e membros da mesa de voto no dia da eleição.

    3 – Vomita champanhe que já bebeu

    4 – Esta com dificuldade em dormir porque sabe que se perder vão pedir satisfação sobre os 30 milhões, dinheiro do povo que esta a ser usado na compra de pão com chouriço e Moe Chandon.

    Ao ponto que chegamos. A nossa imagem como exemplo de democracia em Africa ficou de alguma forma manchada com este episódio, mas espero que tudo se resolva e que lições sejam tiradas.

    Viva São Tomé e Príncipe. Viva a democracia. Abaixo os ambiciosos do poder. Deus abençoe e proteja este humilde povo

  2. img
    FCL Responder

    Era só Jajão quando tu dizias que eu já era presidente Patrice, era só Jajão quando tu dizias que eu já podia gastar PT.

    O que faço eu se eu ja fiz cheques para os meus 25 filhos o que faço eu se ja fiz a minha mala. Me diz porque por amor de Deus sabes que eu ja tinha dito que não queria nada disso. Eu não mereço, eu não mereço

  3. img
    Amor a patria Responder

    Eles pensam que nos enganam. É claro que Maria Luisa não decidiu nada, se decidisse Evaristo só confirmaria a sua vitoria na 1a volta, pois teve 31 votos, Pinto 18 e maria 14. Os votos de Evaristo deveriam aumentar, n diminuiir como aconteceu.
    A Comissao eleitoral devia mas explicar sem complicar a populacao td malandragem e malabarismo q fizer p q evaristo ganhasse.
    CEN não tem escrupulo, Alberto Pereira deve pedir demissão.
    Patrice Trovoada quer ter todo poder nas suas mãos, e elaborou esse plano diabolico para roubar votos a Pinto e Maria.
    Patrice Trovoada parece q não sabe q STP é protegido por São Tomé e Santo Antonio, Deus vence sempre o Diabo.

  4. img
    cacau Responder

    Pouca vergonha. Houve muitas outras observações no momento em que se divulgava os resultados na TVS.
    A jornalista perdia-se nos dados, trocava os nomes dos candidatos e até pedia tempo para refazer os dados.
    Diante de tantas irregularidades sou da opinião que deve-se anular as eleições pois a Dra Maria das Neves foi a principal prejudicada com esta gigantesca fraude.
    Segunda volta foi criada pelo CEN a favor do ADI o seu partido.
    Tudo não passa de manipulação política vergonhosa.

    ” o presidente da CEN deve de imediato colocar seu cargo a disposição. Pois não passar de um pau mandado do messias

  5. img
    Arlindo Amaro Guedes Machado Responder

    Eu nem quero acreditar no que acabei de ler.

    Pode alguem fazer me o favor de desmentir esta noticia?
    Agradecia, pelo bem da nossa democracia,pelo bem do nosso povo,pelo bem do nosso pais.

  6. img
    Antonio da Piedade Responder

    Credo isto nunca aconteceu neste país. Patrice ganhe com transparência sem BATOTA e o povo te agradece.
    Não lance boato e mentiras na praça( nos mercados) que Pinto da Costa na quer sair, isto te fica muito mal.

    Não viram que o ADI, nem sequer desmantelou a TRIBUNA? Sabiam ou melhor pensavam que a victória era certa.

    Abaixo a Batota.Viva STP

  7. img
    Flôrêncio Limaflorenciolima Responder

    Ainda este Alberto Perreira a vir mentir a Nação.

    Acho que se deve banir esta Comissão Eleitoral. Porquê que o Presidente da CEN, não vem acompanhado dos representantes dos outros partidos junto a CEN dar uma conferência de imprensa aos órgãos de comunicação social livres(não este do Governo do ADI) sobre o assunto? Mas os outros também devem falar.

  8. img
    Mé - Zemé Responder

    Em 25 anos da nossa democracia, nunca a comissão eleitoral cometeu um erro tão grave…o Alberto Pereira, não serve para o cargo. Vai ficar na história como a pior direção do CEN. O nosso sistema eleitoral está organizado que dificilmente se consegue fazer fraudes, qualquer fraude é facilmente detetado, foi o que aconteceu. Espero que sirva de lição para todos. Esperemos que façam as contagens como deve ser nas próximas eleições, que é já a segunda volta.

  9. img
    3 Macucu Responder

    fetiço é capaz de voltar para feticeiro ….(ADI) faz atençao com zigui zagui porque podes fazer um acidene grave

  10. img
    3 Macucu Responder

    porque quém quero tudo a força é ca&paz de ficar sem nada ,é melhor subir nas escadas, porque elevador depende da energia

  11. img
    Angelino Louro Responder

    Onde para o mudo do presidente que temos? Fala alguma coisa senhor? Que raio de presidente que temos? Só com Cristo.

    • img
      EX Responder

      Ele fala a onde, na Radio e Televisão dominada pelo Patrício e Companhia, sem chance.

      É povo manifestar e tirar essa peste de PT do poder a força, e expulsa-lo do país, a pontapé,

      Não consegue nada justamente.

  12. img
    malebobo Responder

    afinal maria das neves e pinto da costa tinha razão, deus é muito bom, escreve torto na linhas certas, abaixo os ambiciosos de poder, viva democracia,

    • img
      manuel costa Responder

      kkkkkkkkkk ” Deus escreve torto por linhas certas ” não será antes: Deus escreve certo por linhas tortas ?…

  13. img
    Vexado Responder

    O Primeiro Ministro acusou os outros candidatos de quererem o seu lugar. Agora pergunta-se, quem quer o lugar de quem?
    Admira-me ver o dignissimo e ilustre Jurista o Senhor levy, VArela, Agostinho e outras pessoas de bem defender esses tipos de actos do Patrice Trovoada.
    Pedro carvalho, até pode-se entender. Mas aqueles senhores, o que se pode dizer deles quando os mesmos andam na rua dizendo que outros andaram à 41 anos fazendo isto e aquilo.

    MAs este governo em 3 anos está fazendo coisas que os outros em 41 anos nunca fizeram.

    O bom é que quando filho de levy tornar-se avo terá que contar que o pai dele foi o mentor e estrategema de tentativa de defraudar os votos em conluio com o senhor patrice.

    Posteriormente, não venham dizer que estão falando mal, que as pessoas não gostam dos senhores. São os vossos actos, as vossas ganancias em não conseguir dizer basta e serem carneiros do senhor patrice trovoada.

    Agora entendo a expressão “messias”. Messias e o seu rebanho de ovelhas negras, vermelhas, roxas, …ADI é um coral de ovelhas cegas e interesseiras.
    Nunca antes vistos em 41 anos de independencia e pela primeira vez!

  14. img
    rodrigo cassandra Responder

    Agora fico sem saber o que vamos fazer :
    Será segunda volta?
    Será primeira volta?
    Será o quê?
    Com toda esta aldrabice,, com todo estes truques,, com toda essa incompreensão?
    Será que o país merece isso tudo,, a troca de quê?
    Essa nossa desonestidade roubo aldrabice contribui será que não contribui para mas ódio rancor?
    Esses discursos inflamatórios vai nos levar para onde ?
    Porquê? ganhe consciência,, perante tudo isto qual será a saída?
    Onde é que vamos encontrar meios financeiros para corrigir estes caprichos de um politico e um partido perfeitamente bem identificado?
    Chega se é das coisas que estou arrependido é ter nascido nesta terra ,, que tem tudo para se viver em paz e muito bem,, mas que meia dúzia de dinossauros acabam por abalar a todos?
    Se formos para segunda volta com qual comissão eleitoral ,,esta?
    Não,, Não,, e o que vamos fazer?
    Adeus vou lutar para dias melhores mas justos e mas corretos o paí é de todos.
    Quem vai pagar as despesas que o vencedor fez para comemorar a sua inicial vitória?
    Quem vai me devolver como contribuinte os custos da proteção dada a um candidato elo estado e que não é vencedor?
    Não chega todos somos muito poucos mas Príncipe para mas S.Tomé e Príncipe…….
    Obrigado

  15. img
    Triste Responder

    Isso sem contar os votos de Maria e de Pinto que foram deitados ao lixo, e colocados Evaristo no lugar.
    Mais ainda ha o problema de votos em numero superior a numero de eleitores em varias mesas.

    Keiiii! Jogo estava ” remadú”!?!?

    kidalêêeeeÔÔÕ

  16. img
    FÉDÉ KÁ DÓXI Responder

    Alberto se fosse pessoa de carácter, deveria pedir a sua demissão. Mas como todos no ADI não tem cara. Assim vamos. Em Libreville, o Sr. Domingos Preto, cara de Patrice Trovoada também fez das suas lá, para dar este nr de voto elevado ao Evaristo. Deus nos Acuda.

  17. img
    Boca Pito Responder

    Isto não deve ficar por aqui. Onde estão as instâncias judiciais?
    Atendendo a responsabilidade que recai sobre este acto que, deve ser democrático, judicial e transparentemente respeitado, os actores indiciados nas falsificações de números de votos adulterados e outras tantas irregularidades, deverão todos ser identificados e chamados pelas instâncias judiciais e responderem pelo crime de falsificação de documentos e tráficos de influências, por forma a corrigir-se esse mal nas próximas eleições e servir de exemplo para os futuros prevaricadores.
    VIVA A REFORMA DA JUSTIÇA E VIVA A DEMOCRACIA.

  18. img
    EXCESSO DE TROVOADA Responder

    Isto abre dúvidas sobre a maioria absoluta

    Será que houve também roubo?

    poder à todo custo

    • img
      EXCESSO DE TROVOADA Responder

      Agora, devemos questionar esses 33 deputados da ADI

      Será que ganharam mesmo

      O Tribunal deveria abrir um inquérito ás Legislativas

      e anular as Presidenciais de 17 de Julho de 2016

  19. img
    Guida Gostosa Responder

    Isso chama-se Dubai de África!

    • img
      MIGBAI Responder

      Não Guida Gostosa!
      A isso chama-se independência falhada!!!!

      • img
        MandelaX Responder

        Mafiosos e batoteiros nas eleiçoes tem por todo todo canto e pais. Conta, por exemplo, os mortos que votam em Portugal. Mas Viva a Independencia de Portugal e a sua libertação del reino espanhol. Seja feliz!

  20. img
    FRAUDE Responder

    CEN Demissão em massa já. Patrice Trovoada Demissão já

  21. img
    FÉDÉ KÁ DÓXI Responder

    Palos vistos, não houve nenhuma maioria absoluta. Houve sim fraude e PT pensava que a moda pegava.
    Agora ninguém fala, toda gente tem medo. Até quando vamos estar nisso?
    O único espaçoem que podemos nos desabafar é aqui. No face, não ponta nomereal nem foto. Senão!huuuunnnnn. Vão-te ngombelar/Flocá bô

  22. img
    joelma Responder

    Esses membros de comissão eleitoral são incompetentes, estudaram mesmo, parece que não, todo povo já contava com a segunda volta a muito tempo mas como governo é que manda agora toma…

  23. img
    Batoteiro Responder

    Outra coisa. Gente ajuda-me a entender? Porquê que Patrice esteve na CEN as 2/3 horas de madrugada, de calções a fazer o quê? Quem é ele para lá estar?
    Isto aconteceu depois da TVS e Radio nacional receberem ordens para parar a transmissão da contagem dos votos e que seria o Presidente da CEN a fazê-lo. O que aconteceu por volta das 4:30horas da madrugada.
    Não será tudo isto meio esquisito? Esclarecem-me por favor os mais entendidos na materia

  24. img
    Sum Zetado Responder

    CEN, demissão emidiata, os ADI são todos bandidos ladrões, querem o puder ao todo custo… Bandos de curruptos.

  25. img
    EX Responder

    Kua mela, Caso de Policia, isso esta mal explicado, aqueles membros das Mesas que ocorreram esses episódios devem ser chamados para investigação porque iam por em risco a verdade eleitoral, e para explicarem porque fizeram e quem os mandou fazer tal coisa, que esta pondo em causa uma Instituição que devia ser garante da Transparência e democracia, a única instituição em que não deve se corromper, porque coloca em causa o poder do Povo, e com isso de certeza que é bem capaz de aumentar a abstenção, porque a CNE, deixa de ser credível e partir dai acaba democracia e a ideia que Povo põe e povo tira, ISSO DEVE SER INVESTIGADO.

    Os candidatos não devem aceitar a segunda volta no dia 7, coisa nenhuma.

    Primeiro a CNE deve fazer uma varredura nos membros das mesas e depois realizar as eleições sem isso o triste episódio poderá acontecer de novo..

    FICA A DICA.

    • img
      Felixbeto Responder

      Num pais normal, democrático e de direito, falarse-ia de fraude eleitoral pelo motivo de querer passar um candidato a primeira volta sem ter os votos e, depois, por no se dizer os verdadeiros motivos do desmentido da vitoria desse propio candidato. A indicios de fraude e ten que se apurar o mesmo para responsabilizar, se é o caso.

  26. img
    CADASTRO Responder

    Amiga Guida o Dubai de falam é Dubai do inferno, manipulado pelos feiticeiros de Gabão

  27. img
    calma Responder

    Camaradas vamos com calma. De facto no dia 17 de Julho corrente infelizmente houve alguma falha na contagem dos votos e na divulgação dos resultados provisórios pela CEN. Acho que não estamos perante uma fraude eleitoral. Sejamos honestos.
    Os problemas já estão resolvidos. Agora vamos aguardar a publicação dos resultados definitivos e certamente preparar para a última BATALHA que será no dia 7 de Agosto de 2016, entre PINTO DA COSTA E EVARISTO CARVALHO.
    VIVA O POVO DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE. VIVA A DEMOCRACIA.

  28. img
    ANICETO PENHOR Responder

    Caros e Caras compatriotas Santomenses, havia decidido não tecer comentários ou opiniões acerca da eleição presidencial de 17 de Julho transato. Face a notícia simplificada do jornal digital Tela Non, que até hoje não vejo a justificação contrária pelos órgãos de direito, tendo em conta a dimensão da informação para um país visivelmente democrático, e de um povo ” CONTENTADO”!!!
    Sou de opinião, que os órgãos competentes declarem de NULAS estas eleições. Ainda para reforçar, que sejam inibidos todos os agentes envolvidos neste ato eleitoral em poderem participar nos próximos 7 anos em qualquer outro ato eleitoral na qualidade de elementos de controle. Especificamente, Toda a estrutura da comissão eleitoral nacional, distrital e os delegados das candidaturas e dos partidos políticos.
    Um bem Haja
    ANICETO DE SOUSA PENHOR

  29. img
    Bem de S.Tomé e Príncipe Responder

    Muita vergonha. ADI e Governo já deram a cara.Vieram explicar o inexplicável.Enquanto as duas candidaturas pedem a destituição desta Comissão Eleitoral,esses pedem a continuação da Comissão Eleitoral.Está tudo dito; são responsáveis pela monstruosa fraude. Pt e ADI, hoje o mundo é globalizado, tudo o que se faz em alguma parte do mundo, todo o mundo saberá. O PT ensinou-nos com a imagem do Brigadeiro a castigar um ladrão, e agora falcatrua de votos está em muitos videos de telemoveis. Sinceramente, S.Tomé e Príncipe não merece esse tipo de governo.

  30. img
    Bem de S.Tomé e Príncipe Responder

    Muita gente que segue PT cegamente, não sabe ainda a monstruosidade de fraude feita nessa eleição presidencial. Ai se soubessem. Mas O tribunal tem que publicar para td a gente saber.

  31. img
    Martelo da Justiça Responder

    É no mínimo abusivo o facto de o ADI na pessoa do Sr Levy monopolizar por muitos minutos as antenas da Radio e da TVS para vir defender a CNE. Como não bastasse aparece logo a seguir o Sr Patrice Trovoada a fazer a mesma defesa. Não acham que esses senhores deviam estar calados?? Porquê essa defesa tão exacerbada da CNE?? Onde é que está a CNE para fazer a sua própria defesa e explicar bem as inúmeras duvidas desse processo eleitoral??
    O Senhor Primeiro Ministro ainda teve a ousadia de marcar a data da segunda volta como se fosse a sua atribuição. Isto só em São Tomé. Não compreendo também a passividade dos Partidos da oposição e de personalidades destacadas desse Pais?? Onde é que está a tal Sociedade Civil forte de que o Abílio Neto se referia constantemente quando o Patrice estava na oposição. Nota-se que os mesmos tem a consciência pesada naquilo que andaram a fazer, tentando agora justificar o injustificável. Este Pais esta a tornar-se perigoso e pode-se estar a preparar a todo custo uma ditadura disfarçada em democracia, tal como acontece em alguns Países do nosso continente. A ver vamos!

Deixe um comentario

*