Destaques

Pinto da Costa “continuar a participar num processo eleitoral tão viciado seria caucioná-lo”

O Presidente da República e candidato às eleições presidenciais, fez uma comunicação à nação esta manhã, onde descartou a possibilidade de concorrer a segunda volta das eleições. Tudo porque segundo Pinto da Costa , « o actual processo eleitoral está completamente viciado. Nesse contexto o Presidente da República em exercício, garante do normal funcionamento das instituições, garante do Estado de Direito Democrático não pode pactuar de maneira alguma com a situação», referiu o Chefe de Estado, na comunicação à nação feita no Morro da Trindade.

A actual Comissão Eleitoral Nacional, perdeu toda credibilidade, e constitui segundo Pinto da Costa, um dos obstáculos a continuidade da sua candidatura numa segunda volta. «A actual Comissão Eleitoral não esteve nem está a altura dos acontecimentos, e já não está em condições de presidir os actos eleitorais subsequentes, pelo que convido a Assembleia Nacional a assumir as suas responsabilidades», frisou.

Os Tribunais também são chamados pelo Presidente da República a se pronunciarem. «Convido igualmente as entidades competentes a se pronunciarem sobre a regularidade do acto eleitoral, nomeadamente decidindo sobre o pedido de anulação então formulado», confirmou Pinto da Costa.

O Ministério Público, não pode segundo o Presidente da República continuar impávido e sereno « como se nada se passasse».

Pinto da Costa rematou, « continuar a participar num processo eleitoral tão viciado seria caucioná-lo. Não o faço como candidato e muito menos como Presidente da República».

Por essas razões, o candidato e Presidente em exercício, declarou que «não participará na segunda volta das eleições ao cargo de Presidente da República de São Tomé e Príncipe».

Escute na íntegra a comunicação do Presidente da República à Nação …….

Abel Veiga

 

 

 

    53 comentários

53 comentários

  1. Angelino Louro

    25 de Julho de 2016 as 13:05

    É assim a postura de um Presidente. Assume uma postura em defesa dos mais de 50% mais lúcidos deste país. Os fraudulentos, presidente da comissão nacional e os seus auxiliares nas mesas onde houve problemas. Responsabilização criminal aos que mancharam a nossa democracia. Quanto ao tribunal, pouco temos a fazer. Em S. Tomé e Príncipe nós somos miseráveis espiritualmente. Mediante tudo isso, pergunto. Onde para o ocidente que a partida afirmam defensores da democracia? É só tetra para assumirem os nossos blocos juntamente com ele?

    • Ankarax

      25 de Julho de 2016 as 14:30

      Si o Sr. Evaristo é um home honesto y de verdade, agora tem a oportunidade de mostrar ao povo retirandose das eleições. Viva Pinto da Costa e Viva o Povo trabalhador santomense!!

      • rapaz de riboque

        28 de Julho de 2016 as 12:15

        retirando-se não se escreve retirandose cuidado com os erros não tenha pressa em comentar até porque os computadores corrigem os erros

    • Mirone

      26 de Julho de 2016 as 0:19

      Se o “ocidente” se metesse na confusão vc seria o primeiro a dizer que “lá estão outra vez os colonos europeus a quererem meter o nariz onde não são chamados”.
      Não acha que já basta os dólares e os euros que metem na mão dos sucessivos governos de STP?
      É só uma opinião… -a minha.

    • arroz podre

      26 de Julho de 2016 as 8:49

      Pinto da Costa sabia que não iria ganhar a segunda volta e preferiu desistir mas foi tarde.
      Deveria pensar logo no inicio e apoiar a Maria.
      Agora toma, vai para casa com dor no coração.
      O seu tempo de reinado acabou.
      Bem haja

      • Mandela X

        26 de Julho de 2016 as 16:25

        E Maria ia para segunda volta com o dinheiro de quem? Vamos ver agora si ela é capaz de se ocupar de seu partido, para preparar as proximas legislativas,eso sim.

        • rapaz de riboque

          28 de Julho de 2016 as 12:17

          eso sim não se escreve mas deve-se escrever isso sim

    • Atento ao Dossier

      26 de Julho de 2016 as 13:29

      Mais um com tendências Ditatoriais…

  2. Maria Silva

    25 de Julho de 2016 as 13:08

    É lamentável a situação em que chegamos!!
    A posição do Pinto da Costa não será feliz, porém inteligente ( do outro ângulo) , se Patrice trovoada quer poder absoluto que tenha … mas que POVO de STP virá arrepender disto não tenho dúvidas !
    Que país quereremos, que sociedade teremos com um dirigente como Patrice trovoada??
    Um indivíduo a cima da Lei
    Um indivíduo obsecado pelo poder
    Um malabarista
    Minha gente , a política não é feito assim , o tipo não tem nem nunca teve boas intenções com STP !
    Santomenses ( verdadeiros ) por favor posicionem…..

    • O Revolucionário

      25 de Julho de 2016 as 17:02

      Cara “Maria Silva”, que país, sociedade e povo tiveste nos ultimos 40 anos de independencia!!?? Pinto da Costa, é um grande charlatão miserable, que julga que nasceu para apenas ser presidente, afinal ele não fez mais nada… Se antes não mudou a situação politica em 20 anos como presidente, de certo que não será nesses 5 anos, afinal a sua hora já chegou ao fim, pois o mesmo teve tempo suficiente para fazer algo que os Santomenses e ele mesmo pudesse orgulhar. Cresçam e olhem para o futuro do pais e não apenas para um individuo que nada mais sabe fazer… Bem haja ADI

  3. Salmarçar 2

    25 de Julho de 2016 as 13:39

    Bem, ora vejamos.

    Perante a intransigência dos partidos em se entenderem com consequências grave para São Tomé,venho expor o seguinte:

    1º O acto eleitoral realizado no dia 17 de Julho, foi um acto viciado,e como consequência a ineficácia do resulta.(o resultado que dava vitória da Evaristo)
    Apesar da fragilidade institucional de São Tomé, é de verás importante que todos e sem excepção respeitassem a decisão de Tribunal constitucional. Essa decisão é passível de contestação democrática. Ninguém pode arguir que não acata uma decisão de tribunal.

    2º Entre o desejo de ser Presidente de São Tomé e a vontade de ver São Tomé a crescer, qual é o mais importante?

    Sem criticas à ninguém ,acho que não merecemos este tipo de situação.O actual presidente,governou São Tomé durante 20 anos. O mesmo não fez nada para melhorar a vida do Povo. O actual Governo, tem dado sinal, embora com pouca evidência, faltado-lhe ser mais comunicativo ,transparente e ser inclusivo.

    A Dra Maria das Neves,é uma pessoa, tanto quanto sei, nunca poderá ser presidente de São Tomé. A mesma está envolvida em escândalos de corrupção e desvio de dinheiro público. De igual modo, também o seu marido é procurado pela Policia Internacional no processo de cunhagem de moedas.

    Pelo que, temos que olhar para o interesse de São tome antes de fazer comentário.

    Bem haja, São Tomé.

    • EX

      25 de Julho de 2016 as 18:49

      Tas a aprender bem, tanta demagogia, só pra dar apoio ao ADI e as sua corja.

  4. cacau

    25 de Julho de 2016 as 13:39

    Bem haja o presidente Manuel Pinto da Costa, sábias palavras no momento próprio.
    Meu povo é com muita pena que vejo e acompanho e desenrolar da situação politica em STP.
    O pais wsta comprado aproximadamente dois anos pelo Patrício Trovoada, desde os tribunais, algumaa entidades e principalmente sociedade civil.
    É de facto lamentável o que esta a acontecer em STP.
    O PT quer o poder absoluto a todo o custo e não mede os esforços para o ter.
    Para mim o melhor a fazer é deixa-los governar sem oposição, conforme o Pinto saiu deveriam também todos os deputados da oposição sair também da assembleia deixando aasim os melhores governar.
    O país esta tomado

    • cacau2

      25 de Julho de 2016 as 17:44

      Não dá cota comida para criançã !! Quem dá?

      • rapaz de riboque

        28 de Julho de 2016 as 12:19

        criançã não mas deve-se escrever criança

  5. Estou Triste

    25 de Julho de 2016 as 13:46

    Apanharam o ladrão, agora o caldo entornou! E agora Patrice Trovoada tu que és dono disto tudo, o que vais fazer connosco que nascemos em STP e não temos mais para onde ir?

  6. Maria de Fatima Santos

    25 de Julho de 2016 as 14:12

    Se o PR saiu, saiu de cabeca erguida desta trapalhada em que se tornaram as eleicoes presidenciais. Se o PT quer governar sozinho que o faca, ainda há muitos postes para colocar (sem fios) e pedras para lancar em cima de outras pedras. Os seguidores que continuem seguindo. Bebam o cha da submissao e boa sorte. Boa sorte ao EC/PT se for esta a saida deles para o DUBAI. Nao havera desculpas para entraves, nao havera desculpas para o pais nao avancar! O paraiso perfeito esta a vista com o presidente da repubilca “PAU MANDADO”. Afinal… “é assim que vai ser”

  7. Senhor André

    25 de Julho de 2016 as 14:14

    Mesmo não concordando muitas vezes com o presidente da república do meu país só posso dizer que desta vez ele manifestou grande dignidade, sensatez, magnanimidade, inteligência e sobretudo defende os interesses do país com esta decisão. Se o senhor Patrice Trovoada quer ter todo o poder ele que o tenha agora. Terá um presidente da república eleito com a maior fraude eleitoral que aconteceu no país, terá uma maioria na Assembleia Nacional, terá um governo, terá as Câmaras todas, terá o Tribunal e os juízes, terá o ministério público, terá os funcionários públicos, terá a rádio nacional e a televisão e no fundo terá os país aos seus pés. Ele poderá fazer o que quiser com o país. Por isso é que só posso reafirmar a dignidade demonstrada pelo senhor presidente da república depois de muita gente andar a dizer que ele só queria continuar como presidente e não estava interessado em nada. GRANDE DIGNIDADE!!!! Só espero que os deputados da oposição façam o mesmo e deixam a Assembleia Nacional entregando também todo o poder ao senhor Patrice Trovoada e a toda sua família.

  8. Força

    25 de Julho de 2016 as 14:15

    Espero que a Maria das Neves não caia na tentação de ir para segunda volta dessa eleição, manchada com escândalo de fraude. STP já perdeu toda credibilidade que ainda restava a nível internacional.
    Essa Comissão eleitoral tem de ser demitida, perdeu toda credibilidade. Que o PCD retire tb os seus membros da CEN. Isto é uma palhaçada.
    Pinto da costa, o mesmo povo que está a idolatrar Patrice Trovoada e a insulta-lo, é o mesmo que vai se arrepender e pedir perdão ao Senhor.

  9. Quilixe Furtado

    25 de Julho de 2016 as 14:17

    O bandido esta de malas no avião mais uma vez.
    Maldito. Compro até o Supremo Tribunal de Justiça com o dinheiro roubado a este infeliz povo.
    Povo triste faminto pedinte e agora condenado a vontade dos Trovoadas.

  10. gostei

    25 de Julho de 2016 as 14:25

    Pinto da Costa só fez bem em desistir. Ele sabe que será derrotado mais uma vez. Mesmo se repetirem estas eleições por 100 vezes, o Pinto da Costa será derrotado. Queremos cara nova. Só isso.

  11. Quilixe Furtado

    25 de Julho de 2016 as 14:29

    Viva Pinto

  12. malebobo

    25 de Julho de 2016 as 14:35

    muito bem sr.pinto da costa, é assim que posiciona em democracia, em defesa deste povo, viva sr Pinto da costa

  13. Hermenegildo Costa de Sousa Carvalho

    25 de Julho de 2016 as 14:46

    GOOD AFTERNOON ! Good, that you ((((MANUEL PINTO DA COSTA decided!)))) to not return to the same circle in and out! to fool the people! being a man of weak conscience! before mine, yours, and our people! over many years! if it were in my place I should admit me! public-mind! before this application, and previous! /// (((Knowing that my people already have wide eyes! And you as an explorer! Much more than the old /// (((SETTLERS !!!))) this time you deceived minors, and ! all the innocent from all over the country I want you to ask one thing, ((((TU if you forget THAT OTHER MAN ALREADY WON tHE APPLICATION AND VOTES !!! aLL I wANT tO HAVE a VISION of the future! !!!)))) ((((for me to explain, and ask? if THIS MONEY ANOTHER APPLICATION TIME, WILL NOT MAKE THE LACK DEVELOPMENT, THE PARENTS? PARENTS aND ECONOMY? iF THIS MONEY ANOTHER APPLICATION! something that never happened in the country! why that the defeated candidates does not conform ?? I am back AFTER. tO CRITICIZE. !!!!!! SM. HC.

  14. Hermenegildo Costa de Sousa Carvalho

    25 de Julho de 2016 as 14:48

    MUITO BOA TARDE ! ainda bém , que tu (((( MANUEL PINTO DA COSTA DECIDISTE !)))) a não voltar mais ao mesmo circulo de entra e sái ! para enganar o povo ! sendo um homem de fraca consciência ! perante o meu , teu , e nosso povo ! ao longo de muitos anos ! se fosse no meu lugar eu devia me admitir ! publica-mente ! perante esta candidatura , e outras anteriores ! ///((( sabendo que o meu povo já tem os olhos muito abertos ! e tu como um explorador ! muito mais que os antigos ///((( COLONOS !!!))) desta vez tu enganaste os menores , e os inocentes todos ! de toda a parte do pais ! eu te quero perguntar uma coisa ; (((( se TU ESQUECES-TE QUE OUTRO HOMEM JÁ GANHOU ! A CANDIDATURA !!! E OS VOTOS TODOS ! EU QUERO TER UMA VISÃO do futuro !!!))))(((( para eu explicar , e perguntar ? se ESTE DINHEIRO DE MAIS UMA VEZ DE CANDIDATURA , NÃO VAI FAZER A FALTA PARA O DESENVOLVIMENTO , DO PAIS ? E DA ECONOMIA DO PAIS ? SE ESTE DINHEIRO DE MAIS UMA CANDIDATURA ! uma coisa que nunca aconteceu no pais ! porquê que , os candidatos vencidos não se conforma ?? EU VOLTAREI DEPOIS . PARA CRITICAR .!!!!!! SM. HC.

  15. Quidide

    25 de Julho de 2016 as 14:59

    Dr. Manuel Pinto da Costa, faço-lhe um apelo como cidadã de STP que defende um país mais justo como o Senhor, não desista. Pois o senhor é a única esperança do povo sofredor neste momento. Não importa o tempo que o senhor esteve no poder como certos cidadãos invocam como pretexto de o senhor se retirar da vida política, porque o senhor representa o contraditório do PT, representa a classe que diz basta a política do ADI, que diz não a subserviência do PT, que diz basta a corrupção e toda a política de aldrabice do ADI. Claro que o presidente da república é árbitro e deve exercer um mandato apartidário e não quero ser interpretada como simpatizante de nenhum partido mas o país precisa de alguém que não seja do ADI na presidência porque senão será o fim deste povo humilde. Ajude-nos a restaurar a Democracia que está “sucumbir-se.”

  16. "Beleza Áfricana"

    25 de Julho de 2016 as 15:54

    …. Minha gente o simples facto do PR não ir a segunda volta por causa das circunstâncias, isso não significa que Maria da neves não o queira. Se a Maria da Neves também não quizer ir devido às circunstâncias, é chamado o Elder Barros e assim em diante. A lei eleitoral é clara quanto a este aspecto. Ainda haverá muita tinta a correr por debaixo da ponte……Haver vamos minha gente ponha mais água neste feijão que a noite ainda vai longa….

  17. Dania Costa

    25 de Julho de 2016 as 16:09

    A justiça deve ser feita. Na localidade de Diogo Simão, um militar fanático e capanga de Pinto da Costa dedicou-se a dar pancadas aos jovens que se manifestavam a favor do candidato Evaristo de Carvalho pondo-lhes no carro e levando-lhes para longe do local para depois agredir-lhe e com a ameaça de dar tiros caso alguém corresse. Espero que Entidades competentes façam alguma coisa ao respeito porque já está a reinar o clima de medo naquela localidade.

  18. Costa Pedro

    25 de Julho de 2016 as 16:15

    Grande Pinto da Costa. Com esta sua atitude reconheço uma vez mais que o Sr. é verdadeiro Santomense. O Senhor fez bem em sair desta brincadeira de mau gosto do Patrice Trovoada e da família Trovoada e os seus lacaios. Pinto da costa verdadeiramente pai grande. O homem comprou toda gente( os juízes, os militares, os comerciante particularmente os Libaneses e nigerianos que interferem claramente na vida politica santomense, os procuradores da Republica, os jornalistas nacionais e estrangeiros, etc). O pior é o comportamento do Presidente do Supremo tribunal que publicamente defende as politiquices do Patrice Trovoada em troco de tostões e regozijou-se junto aos seus amigos pela vitoria aldrabada do Patrice Trovoada ( Evaristo de Carvalho).

  19. Vexado

    25 de Julho de 2016 as 16:31

    Outrora havia uma força de bloquio, oraa crise do mercado internacional não tem ajudado o desenvolvimento do país.
    No entanto, o Primeiro Ministro em funções tem conseguido avultadas verbas para o país…mas não faz obras estruturantes para alavancar o nosso país. Tudo a meia tuta.

    O Sr. Presidente adoptou uma sabia postura. Agora sabemos onde anda a força do bloquio. O partido ADI dos carneiros é que anda a bloquear o país com essas politicas de terra queimada, de perseguição e de criar conflitos inuteis com o objectivo de desinformar o publico em geral, para roubarem mais.

    Augerio Amado vaz, o que é realmente este homem? Assessor, ajudante, especulador, bajulador? Qual foi o contributo que o senhor augerio deu ao país? Só problemas e prejuizos ao país

  20. Mário Silva

    25 de Julho de 2016 as 16:34

    Infelizmente o país se vê confrontado com uma situação triste, muito triste. Não se poderia esperar, pelo menos algumas pessoas, pelo desfecho de capitulação que recaiu sobre este dossier. Os menos esclarecidos, agora sim, dirão que tudo não passava de “birras” entre os responsáveis dalgumas instituições deste país.
    Acho que o Presidente da República não accionou todas alavancas ao seu dispor. Não inquiriu por via oficial todas as partes interessadas no processo, Tribunais, Assembleia, Procuradoria da República…Pois é ele o garante da constitucionalidade dos actos neste país.
    A meu ver deveria dar uma conferência de imprensa com dados factuais, números e outras informações que tivesse e há muita gente que as possui e poderiam, se assim fossem requeridas, a trazê-las ao público. Acto seguido deveria nomear ou contratar algum jurista ou gabinete jurídico capaz de argumentar as ilicitudes e em “miúdos” apresentá-los ao povo. Falar de base, de dados, viciada dirá muito pouco… Estou defraudado. O meu voto serviu para nada…

  21. Martelo da Justiça

    25 de Julho de 2016 as 17:20

    É no mínimo abusivo o facto de o ADI na pessoa do Sr Levy monopolizar por muitos minutos as antenas da Radio e da TVS para vir defender a CNE. Como não bastasse aparece logo a seguir o Sr Patrice Trovoada a fazer a mesma defesa. Não acham que esses senhores deviam estar calados?? Porquê essa defesa tão exacerbada da CNE?? Onde é que está a CNE para fazer a sua própria defesa e explicar bem as inúmeras duvidas desse processo eleitoral??
    O Senhor Primeiro Ministro ainda teve a ousadia de marcar a data da segunda volta como se fosse a sua atribuição. Isto só em São Tomé. Não compreendo também a passividade dos Partidos da oposição e de personalidades destacadas desse Pais?? Onde é que está a tal Sociedade Civil forte de que o Abílio Neto se referia constantemente quando o Patrice estava na oposição. Nota-se que os mesmos tem a consciência pesada naquilo que andaram a fazer, tentando agora justificar o injustificável. Este Pais esta a tornar-se perigoso e pode-se estar a preparar a todo custo uma ditadura disfarçada em democracia, tal como acontece em alguns Países do nosso continente. A ver vamos!

  22. Agnelo Fernandes

    25 de Julho de 2016 as 17:45

    Cá está foi uma má opção para presidente dês do início da independência. Tudo revelasse, em todas as suas atitudes, e tomada de decisão, sem ideia, sem imaginação para levar STP. Para o caminho pretendido, e merecedor. O senhor M.P.C devia ter respeito pelo povo e todos( Santomense. Que exemplo é este ! De uma figura que teve todo merece do país. .. de alguém que o país fez-se reconhecer, e ser conhecido, e que hoje pela sua aventura, e sua falta de criatividade, e imaginação ; deu-nos o que deu, até sermos democrático. ( E de lá para cá também não houve criativos nenhum… ) para já senhor M.P.C fica um desafio. O senhor de qualquer forma cresceu, na base deste país, então não fique a ver, ou de braço cruzado, atirado a disfarce , mesmo viajando para outra parte do mundo, como em 1991. É neste momento, é sobre tudo neste momento. Que os audaciosos, como o senhor deve ser e ter o pensamento de engrenagem! Em todo os pontos do país, fazendo dentro de todos os parâmetros normais de contributo, e sem demagogia, e ilusão. O que será de STP com exelentecimos senhores, de braços cruzados, quando passaram por cargos como estes e sem distribuir o mínimo, que tiveram a possibilidade de desenvolver. Cá estaremos à espera do vosso espirito congregados !

  23. Boca da Urna

    25 de Julho de 2016 as 18:11

    Este esquema já esta montado desde 2011.

    Na verdade, em 2011, na primeira volta, o número de votos validos foi de 60 246. PC conseguiu 35.62% dos votos (21 457 votantes), EC 21,79% (13125 votantes) e MN 14.04% (8 461 votantes).

     

    Na segunda volta o número de votos validos aumentou 6 153, para 66399. EC que tinha conseguido convencer 13125 eleitores na primeira volta, consegue um aumento explosivo de 138%, conseguindo mais 18 162 votos, terminando com 31 287 votos em seu favor, ou seja, com apenas uma diferença de 3 825 votos face ao vencedor PC.

     

    PC conseguiu na segunda volta apenas mais 13 655 votos (+63%)!!! Achei este números muito estranhos .. 

    Nas legislativas foi o que se viu…tb algo para pensar.

  24. FCL

    25 de Julho de 2016 as 18:14

    Inem ke mwe!!!!Cata Sá lemado. Se nanse bila bi solfa tan.

  25. EX

    25 de Julho de 2016 as 18:58

    OOHHH CACAOOOOOOOOOO NOOOOOOOOOOOOO MOLEEEEEEEEEEEEEE.

    Se Pai Grande saiu, fez ele muito bem, deixem a raposas e hienas, tomarem o poder, vão ali fazer alguns festins para animar as criançada e depois dizer que não houve colaboração, e o país caiu em colapso devido a falta de apoio dos partidos da oposição que não fizeram a sua parte. Esse PT é excelente a se desculpar. Imaginam quando apoio esse país vai perder, e daqui há um ou dois anos o quão vai ser a divida externa de STP, mas que nada será feito, e PT vai esta lá para Arábias com seus amigos a fumar charuto e a beber wisque.

    PERDEMOS A NOSSA DEMOCRACIA, país que não tem rendimento próprio,o Governo com ja dois anos não criou nada que possa demonstrar uma base para crescimento, apenas inaugurou, alguns parquinhos, Como eu digo o Povo esta abduzido sobre comando de um Governos de 1 de Junho.

  26. Filho do Povo

    25 de Julho de 2016 as 20:27

    Pinto da Costa, mostrou ,ais uma vez ser um Homem de grande letra em ralação ao grupo de fantoche que criou o Sr Patrice Trovoada.
    O Presidente actuou muito bem porque toda gente sabe muito bem que esta eleição preidencial foi uma eleiç[ao de burlas e violação em todos os seus passos. Mas hoje no nosso paía parece que todo mundo tem medo do Trovão que pode fazer o Patrice. Mas ele deve saber que hoje já há muitos metodos como parar uma trovoada, de modo a não causar mal ao nosso país.
    Povo de São Tomé, procurem abrir olhos porque de nós querem fazer como sacos de cacau e caféque se pode vender sem perguntar.
    Este senhor não é 100% santomense e assim ele esta a pensar somente mal para este país e tem feito somente o seu negócio. Onde no mundo vocês viram que um Primeiro Ministro trabalha fora do país mais do que dentro do pais? O que passa hoje em São Tomé é um abuso e indisciplina que tem que ter fim um dia qualquer.

  27. Nanana

    25 de Julho de 2016 as 20:39

    Desde já, as minhas condolências para o povo e para o meu querido país

    É preciso ser oriunda, nascer e crescer naquelas terras para as amar… Quem tiver ouvidos, que ouça

    Estou triste, porque ao ouvir o único candidato capacitado em todos os aspectos, retirar a sua candidatura, sinto até medo pelo que vem aí
    Ao mesmo tempo, o canto dos pássaros que serviram de pano de fundo desta comunicação, anunciam que o melhor ainda está por vir

    Dr. Manuel Pinto da Costa, não defraude as esperanças que muitos filhos verdadeiros de STP, muitos hoje intelectuais porque o Sr. assim contribuiu, dopositam em si.

    Vou alimentar-me da esperança das suas palavras ao prometer que continuará a lutar pelo BEM das criancas, homens e mulheres de STP

    Sangue ná Sá áua fá, família ná Sá caçô fá
    STP: somos todos primos

    Que São Tomé poderoso, Nossa Sra do Bom despacho, S. António, Sun Dêssu Pádê e todos os Santos roguem por STP e pelo nosso povo,
    Ámen

  28. carlos

    26 de Julho de 2016 as 4:05

    É com muita tristeza que eu soube da notícia agora o senhor Patrício esta bem da vida ele vai fazer s Tomé como ele quero

  29. 3 Macucu

    26 de Julho de 2016 as 7:44

    Caros irmaos e filhos ,de STP o que aconteceu,nesta eleçao presidencial ,se fosse num outro pais visinho da africa, STP estaria nesse momento a chorar os seus filhos ,porque poderia haver banhos de sangue , mais como Saotomépoderoso é Deus vivo tenho certeza que nada disto aconteçerà mais eu faço um apelo ao todos que violaram as leis eleitorais de esse voto de fazer atençao ,porque paciencia tem um limite porque quando os povos tomam a dicisao total? serà um catastrofe em STP viva a democracia e viva STP que Deus nos prtejà

  30. Ospibinho

    26 de Julho de 2016 as 8:35

    Bom dia
    Jah era sabido que o Pinto desistiria pelo facto de somente ter conseguido tao baixa percentagem o que significa baixissima popularidade. Ele se esqueceu que tivera dito que o povo soh manda na urna. E o povo respondeu positivamento ao seu apelo. Vai pra casa pq nao tens mais nada para dar ao povo.
    Agora procurando motivos para nao deixar o lugar. Espero que o Pinto nao aposte em Guerra porque ele eh capaz de tudo.

  31. Ospibinho

    26 de Julho de 2016 as 9:19

    Caros leitores;
    Nao eh a primeira vez que o Pinto utiliza os mesmo truques qd sabe que vai perder. Em 1991 ele tambem o fez. E por outra ele jah nao tem dinheiro para suportar a segunda volta. A menos que MLSTP o possa apoiar. Serah que irao faze-lo? O MLSTP conhece quem eh o Pinto por isso nem o querem apoiar.

  32. definitivo

    26 de Julho de 2016 as 10:26

    O Tribunal já decidiu definitivamente. Ponto final. Agora vamos a 2ª volta no dia 7 de Agosto. Ponto final. Obrigado. Ponto final.

  33. definitivo

    26 de Julho de 2016 as 10:32

    Segundo o Presidente do Tribunal, não houve fraude, não houve batota, não houve nenhum vicio. Houve apenas um erro emocional. Obrigado.

    • AnkaraX

      26 de Julho de 2016 as 16:43

      Não houve “um erro emocional” mas sim diversos “erros” com evidente significado partidario, e festa vengativa com muito odio no mesmo sentido. O proprio discurso do Presidente do T. Constitucional inclinose mais pelo politico que pelo juridico (grande vicio).

  34. calma

    26 de Julho de 2016 as 14:15

    Será que Pinto da Costa irá votar no dia 7 de Agosto para Evaristo Carvalho ? Esperemos que sim. A ver vamos.

  35. seabra

    27 de Julho de 2016 as 6:25

    A fortuna dos Trovoada foi com o roubo…a infortuna dos Trovoada,virá pelo roubo.
    ” A vida é como um restaurante, ninguém vai embora sem pagar”!

  36. rapaz de riboque

    27 de Julho de 2016 as 8:11

    só asneiras nesses comentários e só erros alguns deviam deixar de cá aparecerem como comentadores e aperfeiçoarem mais na escrita, estamos pobres em tudo viva ADI viva o seu candidato

    • seabra

      27 de Julho de 2016 as 23:46

      “Seu Badaneco”de Riboque,você crítica o modo de escrever dos comentaristas….a sua mediocre expressão escrita,deixa a desejar. Mas é normal,você faz parte dos pilantras burrrrrroooos da ADI,como o vosso comandante em chefe PT…unicamente (reconhecemos),um “doutorado” na roubalheira,na mentira,na corrupção…em suma na BANDIDAGEM. PT é o chefe supremo,como o seu gêmeo muçulmano,Ali Bongo ( órfão biafrense- Nigeria- adotado pelo Gilbert devenu Omar Bongo…feiticeiro pigmeu,talvez o A.Varela é o descendente dele,São parecidos em tudo,até fisicamente). Ambos,São oportunistas,corruptos,ditadores e vil personagem,por cima larapios,do bem do Estado,ora que um como o outro,não se interessam do bem do país (porque não sao patriotas,usam e utilizam STP e Gabao para os fins pessoais,enriquecerem…sem mais).
      Só um fim desgraçado,é que pode pôr termo aos projetos maquiavelicos destes vadios.
      Que seja feita à vontade de Deus…só esperamos que liberte o povo saotomense deste calvário. Basta!

  37. poder

    27 de Julho de 2016 as 8:36

    Agora acho que o Pinto da Costa a partir do dia 3 de Setembro vai abrir um ginásio. Também acho que em 2021 ele voltará a candidatar-se para o cargo de Presidente da República.

  38. José Antônio

    27 de Julho de 2016 as 8:49

    O Bandeira tem cumprido a sua missão obedecendo cegamente as orientações do maquiavélico Patrice Emery Trovoada. MAs uma coisa é certa o Bandeira terá o mesmo destino do José Carlos Barreiro. Será esquecido e rejeitado pelo Patrice Trovoada.

  39. poder

    27 de Julho de 2016 as 11:21

    Gente é possível que um homem de 80 anos de idade, na fase de andropausa, possa ter o mambo bem rijo como dizem ? PC ainda tem mambo rijo ?

  40. Honesto

    28 de Julho de 2016 as 8:32

    É triste ver você a pensar desse jeito.
    Quer dizer que tu não faz ideia do que é democracia .
    Não defende,teu candidato ,vê as coisas como ela deve ser visto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo