00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

ONU está preocupado com o processo eleitoral em STP

Pela primeira vez desde o advento da democracia pluralista em São Tomé e Príncipe, a Organização das Nações Unidas envia um representante especial do seu secretário-geral, Ban Ki-moon, para junto as autoridades nacionais e os candidatos às eleições presidenciais, inteirar-se sobre a grande polémica que assombra o escrutínio eleitoral.

Abdoulaye Bathily(na foto), Representante Especial do Secretário-geral das Nações Unidas e Chefe do Bureau da ONU para África Central, está em São Tomé e Príncipe e já se reuniu com o Ministro dos Negócios Estrangeiros Salvador dos Ramos, assim como com o Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Alberto Pereira.

Com essas duas individualidades nacionais o representante especial das Nações Unidas, procurou conhecer os meandros da polémica a volta das eleições presidenciais.

Abdoulaye Bathily, chamou a atenção para o facto de até agora São Tomé e Príncipe ser um exemplo na região da África Central, em termos de liberdade, transparência e pacifismo na realização dos actos eleitorais. «Até agora São Tomé e Príncipe tem se destacado de maneira notável e é exemplar numa região marcada por conturbações políticas, antes durante e depois das eleições. São Tomé e Príncipe tem vindo a ser uma excepção. Espero que isto aconteça também na segunda volta das eleições», declarou o enviado da ONU, a saída do encontro com o Ministro dos Negócios Estrangeiros. ~

Para as Nações Unidas, São Tomé e Príncipe tem sido exemplo de democracia, livre e transparente não só na África Central, como no continente africano em geral.

O Representante Especial do Secretário-geral das Nações Unidas, saiu do Ministério dos Negócios Estrangeiros e entrou na sede da Comissão Eleitoral Nacional, que é vizinha do Ministério de Salvador dos Ramos.

Na CEN, por sinal o epicentro da polémica eleitoral que se despoletou na madrugada de 18 de Julho, Abdoulaye Bathily, teve conversa demorada com o Presidente da Comissão Eleitoral, Alberto Pereira.

À saída voltou a chamar a atenção para o facto da democracia são-tomense, ser um exemplo em África. Um valor que para a ONU deve ser preservado.

O enviado da ONU que se reuniu mais tarde com o candidato Evaristo Carvalho, único concorrente à segunda volta das eleições presidenciais, passou também pelo palácio do Governo, onde se encontrou com o Primeiro-ministro Patrice Trovoada.

Abdoulaye Bathily, vai-se reunir também com Maria das Neves candidata às polémicas eleições de 17 de Julho, os partidos políticos, e nesta quinta – feira vai falar com o Presidente da República Manuel Pinto da Costa, que deixou de ser candidato à segunda volta das eleições presidenciais mais polémicas da história da democracia são-tomense. .

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    explicar sem complicar Responder

    E a TVS e Radio Nacional estão a dar a entender ao público que ESTÁ TUDO BEM com relação a primeira volta.
    Ainda bem que existe o TELA NON.
    Obrigado Abel.
    Nos informe porque é o único veículo de informação VERDADEIRA santomense.

  2. img
    Martelo da Justiça Responder

    Primeiro Ministro Patrice Trovoada ficara na historia São Tomense de ter introduzido a fraude no processo eleitoral com objetivo de fazer com que o seu candidato ganhe estas eleições presidenciais a qualquer custo. Isto vai ficar muito carro ao nosso Pais que tem sido até a pouco tempo um exemplo em Africa Central. O tempo e a história tratara de desvendar muita coisa estranha que tem acontecido nesses meses de governação de Patrice Trovoada. Há sinais que deveriam preocupar os são-tomenses. A ver vamos!! O pior cego é aquele que tem olhos e não quer ver.

  3. img
    mlstpdigital Responder

    Santomenses, muita atencao! Estamos vivendo um momento muito sencivel, temos uma comunicacao social toda abafada por isso nao damos conta das movimentacoes. O corpo de fusileiros naval estao fortemente armados a fazer a guarda do PT, um sinal claro de autoritarismo.nao ha duvida q o principal fator de instabilidade em s.tome sao os tribunais, vem mostrando assim ser um arbitro parcial, coveniente aos intereces instalados ensombrados pela corupcao.

    • img
      rapaz de riboque Responder

      atencao nunca se deve escrever mas sim atenção,comuniccao social não deve-se escrever comunicação social,movimentcoes não deve-se escrever movimentações, nao escreve-se não, sao não deve-se escrever são , corupcao não deve-se escrever corrupção , entre muitas faltas de assentos que existe no seu comentário tenha atenção senhor comentador

  4. img
    Antonio Pedro Responder

    “Diabo leva Patrice Trovoada”. O tempo vai tomar conta deste malabarista e dos seus seguidores. Por causa de uma ambição desmedida de um individuo ( Patrice Trovoada ), hoje S. Tomé está na lama por causa das eleições. STP deixou de ser um exemplo em questões de democracia.

    • img
      rapaz de riboque Responder

      outro o Diabo não leva ninguém porque Diabo somos nós mesmos pelas nossas acções que fazemos esquece o Diabo porque de certeza não vai o levar pode um dia vir a sofrer efeitos das maldições

  5. img
    marta pina Responder

    Credo Patrice Trovoada! Patrice Trovoada deixa S. Tomé e vai para a tua Terra. PT Deixa de maldade.

  6. img
    Guerra é Guerra Responder

    Isso vai dar que falar, em 1975 fomos liberto do colonos, eu prometo liberta povo de STP de todo satanaz,venha de onde vier. Um gabonês, só porque pai é um cidadão Nacional, entra-nos no nosso país, trás com ele toda pratica maléfica do Gabãono só Santomenses, estamos todos parados assistindo?! Não pode ser … Temos que dar volta a isso!

  7. img
    Geoges Pettru Responder

    Vocês a União Africana têm culpa nisso. Vocês procuraram saber se elas foram mesmo equitavel ,livre, transparente, se coação?
    Vão lamber sabão

  8. img
    Escola da Máfia Gabonesa Responder

    Prática Gabonesa penetrou em STP, Deus nos acuda!

  9. img
    Desconfiado dos santos Responder

    Estes tipos da UA não estão habituados a transparência. Não veem nada.
    Não sabem que Patrice Trovoada é um grande Malabarista,pertence a escola que acha que a politica é a arte de enganar as pessoas.
    E que este tipo só sonha com o poder absoluto e total, quer tudo para si, com o propósito de:
    -Acumular riqueza para si, através das vantagens que a permanência em um poder e sobretudo um poder absoluto dá.
    -Só pensa mesmo em grana fácil, se calhar se retirar-lhe as calças verás que ele têm uma nota de USD tatuada na BUNDA.

  10. img
    Maria Silva Responder

    E o pior ainda esta por vir , STP dará uma volta de 360graus assim que patrice trovada for presidente da república ( escrevi com letras pequenas de propósito) que será daqui a pouco , aí sim os seus próprios militantes vão ver diabo a assar sardinha!!!!
    Quem tem perna poderá correr ( viajar, viver fora ) e os que não tenhem perna vão contar em todo ” nózadu ” …..

  11. img
    Guadalupe Responder

    Mesmo com isso tudo, há quem ainda não enxergou.
    Não queremos confusões entre populares apoiantes de A,B ou C. Basta-nos a pobreza, fome, desemprego, doenças e outros males da miséria, proporcionados por outros iguais a esses carrascos.
    Até as crianças sabem que, mais vale ser pobre onde se consegue sorrir que ser rico onde só se chora.
    Reconheço que é tarde para uma revira-volta, Mas se fizermos um cordão humano durante esses dias acredito que algo irá de mudar.
    Estamos num momento de risco, (tudo ou nada). Estamos num momento contrário ao de 1990, onde se votou ‘sim ou não’ para multipartidarismo.
    Para quem é leitor do TN, está minimamente informado sobre desenrolar, mas quem espera ouvir da RDSTP, TVS, STP-PRESS e outros órgãos de informação controlado por Estado está a ser muito enganado.
    Esta situação não é de hoje, começou ha 2 anos qndo deram todas instituições ao PT manipular como quer.
    Entretanto ainda estão a dormir.
    Durmam, durmam gastante que amanhã será diferente…

  12. img
    Guadalupe Responder

    Pessoal sei que é difícil convencer o eleitorado, mas tentem sensibilizar os apoiantes cegos do PT, prq hoje todos que o apoia estão cabeças erguidas, convencidos que estão a fazer bem, mas amanhã nenhum deles irá assumir erro que cometeu.
    Eu não vivo em STP, mas é lá onde faço as minhas férias e é lá donde são minhas raízes e é lá onde ei de viver a reforma.

  13. img
    Maria silva Responder

    Não têm , quis eu dizer …

  14. img
    FÉDÉ KÁ DÓXI Responder

    Para os mais velhos, viram o que Gorgulho fez para vir Fevereiro de 53. Para os mais novos, só ouviram e ainda para os jovens actuais que não conhecem a história de S.Tomé. Alguns nem têm avós para lhes contar ficam no quais lá, o homem está a trabalhar,deixa trabalhar.
    Preparem-se para estabilidade. Que ela virá.
    O Patrice não é culpado o maior culpado é o MLSTP que deu todo apoio ao Patrice, pôs-lhe no mundo, fez-lhe ser conhecido, tudo por causa do dinheiro e do egoismo, chocou ovo de cobra dentro de casa. O Pinto porque ele sabe quem é o Patrice, deveria dar cobertura a Elsa Pinto para ser Procuradora da República. e agora? Vamos todos comer pão qu diabo amaçou. Pão Pão, Queijo Queijo. Ndá pá non bé non.

  15. img
    FÉDÉ KÁ DÓXI Responder

    Quero deixar aqui uma pergunta. O está ocorrendo em STP, se fosse no Congo, Nigéria, Gabão entre outros países aí, que o Patrice Trovoada conhece, criou e foi educado, o que aconteceria?
    Por isso é que esses países estão em constante confusão, onde reinam as confusões étnicas.

  16. img
    Descamisado Responder

    ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO
    O senhor Primeiro Ministro, e Chefe do Governo, Patrice Trovoada Proíbe o Bispo de apresentar programas do senhor Presidente da República Pinto da Costa na Rádio Jubila, uma vez que este não tem possibilidade de dar o seu contributo na Comunicação Estatal, nomeadamente a Rádio e a Televisão. Não tem confiança nas nossas Forças Armadas, aguardando assim que o senhor Evaristo for Presidente da República a vinda de Tropas Gabonesas. Enquanto isto a residência do senhor Primeiro Ministro é vigiado permanentemente pelos fuzileiros em Praia das Conchas.
    O Governo do ADI, na pessoa do senhor Primeiro Ministro utiliza estratégia da intimidação para afastar os eleitores de oposição.Os Santomenses desconfiam que o voto, na verdade não é secreto, e além disto o número de votantes é superior ao registado.Com a retirada dos delegados da Oposição, a mesa estará presente apenas pelos representantes do ADI, o que irá aumentar ainda a fraude eleitoral. Desconfia-se, em que as urnas já têm votantes, enquanto que irão apresentar aos eleitorados as Urnas vazias. Para isso, a oposição deveria organizar uma vasta rede de Observadores cadastrados junto as mesas de votos, cuja a MISSÃO em permanecer dentro dos centros de votação após o enceramento de pleito eleitoral até que se fechem as Urnas.

  17. img
    Quidide Responder

    Este senhor foi rejeitado no Burundi para mediar o conflito lá, por não ser idóneo o que está ele a a fazer no nosso país ? Basta ler o artigo do Jorge Trabulo Marques publicou recentemente http://www.odisseiasnosmares.com/2016/08/em-s-tome-gravana-vai-seca-mas-nao.html, para perceber tudo, incluindo a razão pela qual o Miguel Trovoada é considerado “persona non grata” na Guiné Bissau. Só sabem fazer asneiras e manchar o bom nome do país. Acusam os anteriores governos quando este é o pior de há memória em nosso país.
    Deus tenha compaixão de nós!

  18. img
    Idalécio Stock Responder

    Com todo o respeito aos intervinientes neste processo, desde os candidatos ao pleito, a CNE, o Tribunal constitucional, ao governo de STP e muitos os outros.
    Estamos a matar a nossa democrácia,não é deste jeito que o Sr Patrice Trovoada, quer perpetuar no poder por muitos anos.
    Peço a todos os Santomenses,muita refleção neste conturbado momento,
    Aqueles que dependem do Srº Trovoada que se cuidem.
    Porque o País tb nos pertencem, não é por mera luva de pacatos miseros Euros/dolares que viciam um todo escrutinio eleitoral.
    É bom que o povo santomense, tome a consciência politica,~
    dizendo não a 2ª volta de eleição.
    Viva S.Tomé & Principe.

  19. img
    Guadalupe Responder

    De facto Maria Silva.
    E vai poder acelerar a pobreza das ilhas, debaixo de uma chama (com rancor entre os populares) em que, os descontentes terão que abandonar as ilhas, como sempre foi em STP. ”Um canteiro de viveiros” e suas plantas nunca crescem, entretanto esforça-se para alimentar e fazer crescer as crianças que nascem nesse mesmo canteiro, esforça-se para os formar e no final os melhores quadros são transplantados noutras nações como Portugal, Inglaterra, França, Angola, Gabão e nas paragens onde nem se imagina. Os maus viveiro que tomam conta das ilhas ”Políticos” e põem-na desta forma, com ajuda e aplauso dos medíocres.
    Os que vão… poucos têm desejo de regressar, os que regressam é apenas para passear. Investimentos, nunca. E olha que ja não somos poucos nas diáspora. O povo santomense tem sido engrato com seu próprio destino. A fuga de quadros é o que está na base da falta do progresso das ilhas.
    Não quero aqui dizer que durante esses anos nada se fez. Fez-se sim, mas podia ter sido mais e melhor. Por exemplo: nada se fez para travar fuga de quadros formados por STP.
    Mon fala – mon clonvessa: Xi a pê uan vapô ni plé de santomé, punta quenguê cu messe bé? Uan ou otlo so ca fica.
    Mesmo sem saber pra onde irão as ilhas ficarão vazias.

  20. img
    Eusebio Neto Responder

    Meus caros compatriotas

    Realmente a actual situação política, de segurança e de paz nacional santomense não só é nova mas.acima de tudo é extremamente perigosa.Ela é assim tão preocupante que a comunidade internacional já se apercebeu e, como é seu dever tenta desesperadamente evitar o surgimento de mais um país africano envolvido por uma guerra que, por enquanto ninguém pode dimensionar. Mas que, como todas as guerras terá mortes, principalmente de inocentes, ninguém tem dúvidas que terá.Só para se ter uma ideia, o Secretário Geral das Nações Unidas só envia Representantes Especiais para países em guerra ou a beira da guerra. Por exemplo RDC, Guiné Bissau, Libéria, República Centro Africano, Sudão do Sul, etc. As eleições presidenciais de 17 de Julho de 2016 ficarão na nossa história como a pior das marcantes deste pais. Tudo isso por causa de uma ambição pessoal, familiar e de grupo. Talvez fosse pouco justo dizer ambição partidária porque conheço pessoas da ADI que não se identificam com esse projecto. Numa das minhas últimas intervenções, chamei atenção de que Emery Patrice Trovoada estava a jogar todas suas “cartas” nessas eleiçoes porque:
    Primeiro: Ele quer ser PR o mais urgente possível. Com a prevista “eleição” do pobre Evaristo de Carvalho, imediatamente será alterada a constituição e criado um regime super presidencialista;
    Segundo- Ou serão provocadas eleições antecipadas para sua eleição através de fraude ou, ao nível da própria Assembleia serão feitos acertos para que o Chefe do Governo seja automaticamente PR;
    Atenção, acredito que, caso Evaristo se posicione tal como fez o Fradique de Meneses que recusou servir os interesses da família Trovoada, o PT poderá chegar a usar métodos habitualmente seguidos em África de Rei Morto, Rei Posto. Cuida-te Evaristo.
    No entanto o Evaristo, pressionado psicologicamente pelo medo ou pelo compromisso previamente assumido, poderá abdicar-se das suas funções e, já com a constituição alterada, PT assumir o poder sem necessidades de quaisquer outras formalidades.
    Amigas e amigos, ou o povo abre os olhos e os ouvidos ou vamos viver numa espécie de Uganda do Idiamine Dada ou Congo de Mobutu! Ou os até seguidores do PT, nomeadamente meus amigos Afonso Varela, Salvador Ramos, Arlindo Ramos, Vila Nova e o Sua Santidade Senhor Padre Olinto Daio se rebelem, coloquem de lado os interesses pessoais, defendam o vosso povo, façam abortar esse golpe de estado ou a guerra civil vai chegar a S. Tomé e Príncipe. A presença de militares nas ruas e como dizem algumas bocas, os navios militares que se estão a aproximar das nossas águas são os mais fiéis indicadores de que boa vida, o nosso léve léve está a chegar ao fim.
    Os mais velhos ainda tem na memória, 1953 também começou assim com o Gorgulho.

    Deus proteja os verdadeiros santomenses

  21. img
    Jorge Sampaio da conceição Responder

    É muito triste o que se está a passar no meu país. A democracia que estamos a construir a décadas foi posto em causa. é só ver o que se passa na comunicação social. Só passam as mensagem que lhes serve. Não há debates, não há contraditório, não há nada. Tudo está opaco.
    O dito Secretario adjunto da ONU para Africa central, veio cá ouviu primeiro o Governo na pessoa de Patrice trovoada, o Ministro dos Negocios Estrangeiros, o Partido ADI, o sehor Evaristo de Carvalho, o senhor Miguel Trovoada, e finalmente Pinto da Costa.
    Com todos outros a RNSTP e a TVS(TVG-ADI)passou a mensagem e mesmo deu-lhes a possibilidade de exprimirem o que disseram ao senhor Bathily, mas com relação ao Pinto não passaram nada.

    Mas porquê que também não reuniram com a oposição? MLSTP/PCD/UDD e mesmo MDFM?
    A sociedade civil organizada? Por exemplo? Passaram um xeque a democracia. Os tribunais hoje em STP não têm independência, isto é um exemplo claro de que STP está a caminhar para o autoritarismo, falta de transparência em tudo.

  22. img
    Filho do Povo Responder

    Que coisa passa hoje neste país? Só devido uma pessoa toda a Nação sofre. Vão ver que de qualquer forma o Sr. Primeiro-ministro ira fazer tudo como ele e os seus sócios decidirem e todo mundo ficará calado com isso devido o medo dele que toda gente já tem hoje. Este senhor se não tomar o poder total em São Tomé, então vai haver sangue dentro de pouco tempo, porque acho que ele fará isso neste caso a força. Os militares estão nas mãos dele e este rapaz poderá trazer uma tragédia para o país.
    Nós temos que unir agora neste período muito importante para a nossa Nação, porque o Patrice Trovoada Trovoada quero fazer dos santomenses e de São Tomé uma propriedade Privada e isso não deve ser colocado as mãos dele esta impiedade.
    Mas Deus é muito bom e Ele sabe o que ira fazer.
    De tudo um pouco o Patrice nos trouxe, pobreza, malandros, burleiros, fraudistas e fim da democracia no país.
    Patrice tenha medo de Deus que o castigo dele será muito forte para você e nem o seu dinheiro lhe irá defender.

  23. img
    Mé-Zochi Responder

    Bem aventurados os que alegram com mal, porque lhes cavam as suas próprias sepultura. Existe conflitos interno no A.D.I mas com a retirada e compra de Juízes do e no Tribunal alimentou a eleição de fraude em S.T.P no dia 17/7/2016 e consequentemente será na 2ª volta corrupta do dia 7/7/2016. Agora me pergunto como Patrice Trovoada vai conduzir o país sem fazer dividas e comercio do povo. Vamos ser contratados do comércio libanês?
    Vamos ser retirado obrigatório do mercado nosso, para dar estrangeiros libaneses e muçulmanos? Minhas senhoras e meus senhores o Patrice Trovoada vai criar “REFERENDO e mudar o ESTADO LAICO”- Onde a maior perseguição, ditadura, arrogância, protagonismo dominará o S.T.P com maior divisão entre os povos. Na realidade deixar de ser Estado Laico para haver maior numero de Muçulmanos, Bocuarã, Gaboneses e as duas culturas não fraterno e sem amor em apoderar o nosso bom País. Meus leitores e todos Santomenses o A.D.I de Patrice Trovoada deu Energia nas sem reunir condições e como vai ser paga ao EMAE? Um governo que promete e dar sem onde de tirar legalmente só pode ser um governo de matar para defender. O país em pleno séc XXI não pode viver de experimentar, matar para defender ou viver só de dividas. É necessário apostarmos nos recursos humanos sem perseguição.

  24. img
    caduco Responder

    QUIDIDE está frustrado(a) e desesperado(a).

    • img
      Quidide Responder

      Quem está desesperado ou frustrado são aqueles que ocultam a verdade e ofuscam tudo para que povo pequeno não esteja informado (calando e monopolizando as rádios e a televisão ), são os lacaios como você caduco, cujo o nome até começa com letra minúscula par demonstrar o quão diminuto são a sua inteligência e o valor moral. Cresça e apareça ó imbecil.

  25. img
    Nuno Menezes Responder

    Nasci em Sao Tome and Principe no Ano 1977.
    Ate a data de Hoje nao vejo melhorias em nada.
    Exemplo:
    - Saude
    - Educacao
    Apenas deixo aqui esse dois pontos muitos importantes.
    Em relacao a Educacao, tenho visto e tambem tenho lido a pouca vergonha o que esta a passar dentro de Sao Tome and Principe.

    Nuno Menezes
    ( Londres Inglaterra)

    I was born in Sao Tome and Principe in the Year 1977.
    To date of today I do not see improvements at all.
    Example:
    - Cheers
    - Education
    Just leave here these two points many important.
    In relation to Education, I have seen and I have also read a little shame what is happening within Sao Tome and Principe.

    Nuno Menezes
    ( London, England)

Deixe um comentario

*