00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Resultados provisórios da CEN – 2ª volta

Número de Eleitores inscritos nos cadernos  - 111.222

Número de votantes na 2º volta  – 51173

Número de votos Brancos - 1548

Número de votos nulos - 7567

Votos expressos a favor de Evaristo Carvalho –  42.058

Abstenção atingiu  - 54,0 %

Fonte – CEN

 

 

 

Notícias relacionadas

  1. img
    democratic Responder

    Novo Novo Presidente da República é abstenção, cerca de 54%. Parabéns senhor(a) abstenção.

  2. img
    Carlos cruz das Neves Responder

    Chê, eu pensava que Evaristo ganhasse com 70% à 98%?

    Foram tímidos a introduzirem dados falsos? Tiveram medo.Deviam por mais votos dos que não foram?
    Como é que só puseram estes? Se não haviam olhos dos outros? sò os de ADI e os comprado?

    • img
      Guida Gostosa Responder

      De acordo com os resultados acima indicados, o vencedor tem 82,2% dos votos.

      • img
        PXC Responder

        Qual é a porcentagem dos outros candidatos? A resposta é 0%. Sendo assim, o Sr Evaristo ganhou com 100%.

  3. img
    Jorge Marques Responder

    A onde é que vocês arranjaram a ultima da hora estes observadores “internacionais”locais? E sinceramente andei por algumas localidades de Agua Grande, Mé Zóhi e Lobata, mas eu não vi nenhuma alma de observadores?
    Alguém terá os vistos? Eu não os vi? E nem sei qual a cor deles? A menos deviam estar em carros identificados e portarem Crachas da suas proveniências e da missão a fazer? Mas não vi.

  4. img
    Jõao Barros de Assunção Responder

    Eu sinceramente nunca vi uma eleição, em que no próprio dia do escrutínio, o PAI Filho e o Espirito Santo(seus lacaios) apelam a votos?
    Isto não ficou na sexta Feira?

  5. img
    jaylson Santos Responder

    é um jornal de referencia

  6. img
    A voz da joventude Responder

    Força Evaristo, dessa vez o meu País vai avançar.
    É agora ou nunca…..

    • img
      O Futuro a Deus Pertence Responder

      olha…A voz da joventude, esperemos que avance mesmo, porque é essa a vontade de todos os santomenses ( o bem do país), creio que os que se absterão são os que não acreditam na pessoa do PT, e será muito bom de estarem enganados, isso porque caso contraio não avançar, os que se absterão sofrerão, mais sofrerão muito mais os que depositaram a confiança nele, lhe dando todo poder do país nas mãos. Por isso oremos, porque o futuro só a Deus pertence.

  7. img
    Fernando da piedade Guêferna Responder

    Mas que coisa? Patrice sempre vê e sempre ouvi? Disse viu um deputado a apelar as pessoas para não votarem. Diz qual é o deputado. E quais os partidos instigaram a não votar?
    Esse Patrice sempre foi assim, alias o ADI é a maior força promotora do Boato e da desinformação.
    Primeiro disseram que Pinto iria fazer um megapick Nik, depois disseram que haveria um Golpe a ser orquestrado por alguns militares?
    Só vivem disto? e de enganar o coitado do povo pequeno? e de roubar o povo?

  8. img
    cacau Responder

    Afinal o que aconteceu?? No dia 17 de julho Evaristo Carvalho teve 49 mil votos e mais, porquê que agora que era o unico candidato teve pouco menos de 42 mil??????……? É para refletir minha gente….. cadê a tão esperada maioria absoluta. ..???
    Deveriam ter é vergonha na cara.

    Espero bem que vocês mudem stp p melhor, pois só assim valerá tanta roubalheira.

  9. img
    cacau Responder

    Abstenção agora tem representante (…o Evaristo Carvalho. .)

  10. img
    VM Responder

    Um presidente eleito num ambiente de fraude e corrupção, que na segunda volta, mesmo sendo o único e tendo toda a máquina partidária, do Estado e da comunicação social a seu favor, consegue cerca de 38% dos votos do total dos eleitores inscritos. Dá que pensar!!!!
    É presidente, porque ainda que obtivesse apenas 1 voto, seria sempre eleito. Mas não é, com certeza, um presidente que goza de uma legitimidade democrática inquestionável.

  11. img
    Guadalupe Responder

    Caros senhores leitores:
    Voces não perceberam os resultados:
    A Abstenção é -54% ou seja, não atingiu 54%. Os descontentes deviam expressar esse descontentamentos nas urnas abstendo, mas não o fizeram. Então agora o pau mandado foi eleito pelos seus apoiantes e pelo nº de votos que obteve é menos de metade dos que estão inscritos no caderno eleitoral. O pau mandado é presidente de menos de metade de STP.
    Que vergonha meu povo…
    Brinacaram, agora é só aguentar.

  12. img
    Rumba começou Responder

    É pena que a nossa democracia que custou sacrifícios a tanta gente esteja neste estado. Pena que o povo pequeno não entenda o que realmente a esta a se passar. Pena que os observadores internacionais sejam tão omissos e compactuam com este tipo de coisa. Na mesa em escola de São João da Vergem estava na porta um segurança do Senhor Primeiro Ministro mostrando dois dedos dizendo as pessoas que iam entrando para votar que deviam faze-lo no segundo quadradinho. Onde estavam os tais observadores. É uma pouca vergonha, estão a nos tirar das poucas coisas boas que temos, a nossa democracia era uma das mais elogiadas em África. Agora, com o apoio de observadores da união africana, estão a dar cabo dela. África, não é exemplo de democracia para ninguém e é estranho como só vieram observadores Africanos para essas eleições.
    STP, povo, abre o olho, antes que seja tarde de mais.
    Bem aja a STP e que Deus nos proteja

  13. img
    Africana Pura Responder

    Para quem saiu às ruas na primeira volta anunciando vitória com maioria, este resultado é uma vergonha e vem demonstrar que afinal de contas Pinto da Costa e Maria das Neves tinham razão em impugnar aquele resultado!!!

    Um único candidato às eleições e ter perdido por abstenções é uma manifestação de que o povo não quer este candidato, de que ele não inspira a confiança, de que ele não tem credibilidade perante a nação!!!!
    Sabe-se que exige-se 50,1% dos votos expressos para se ser eleito, eu quero ver como a Comissão Eleitoral vai descascar este pepino, conjuntamente com o Tribunal….. Está claro que ele não atingiu o voto exigido… Não venham com português de dicionário e interpretações, estudos comparados e outros trololos enganar o povo com falsas justificações!…. O povo manifestou claramente nas urnas de que não querem este candidato como Presidente da República…. Democracia é Democracia, a vontade do povo é soberana!!!

  14. img
    SAMPONHA Responder

    Dos dados provisórios emitidos pela Comissão eleitoral, a abstenção falou mais alto.
    Com este resultado se vier confirmar o senhor Evaristo de Carvalho não terá legitimidade para ser o futuro Presidente da República Democrática de S. Tomé e Príncipe.
    Um candidato à Segunda volta as Presidenciais, vai sozinho num horizonte de 111.222 eleitores, obtém apenas 42.058 votantes. Logo, mais que metade da população Santomense não reconhece o cidadão Evaristo de Carvalho como ser seu Presidente.Se a abstenção for 54,0%, o senhor Evaristo Carvalho terá 46%, sem falar dos votos nulos na casa de 7567 votantes que não sabem em quem votar,1.548 votantes. Num País ´serio, o senhor Evaristo não tomará posse como futuro Presidente dapública Democrática de S. Tomé e Príncipe. ´E de salientar e fazer convencer aos políticos em que o Povo Santomense já não é aquele em que se engana com doces ou rebuçados. Vejam só um candidato apontado pelo ADI, liderado pelo Primeiro Ministro, Chefe do Governo, senhor Patrice EmerY Trovoada com tanto apelo aos votos, inventado ida à Praia para as populações não se exercerem o seu direito ao voto que isto foi uma montagem pelos ADI, que nem sequer foi a realidade.Já se viu que alguém no seu juízo perfeito iria dar 500.000,00 dobras a cada participante,em que estariam presentes 54% de eleitores, este indivíduo necessitaria talvez cerca de 22.222 votantes. Mesmo assim, as candidaturas de oposição deverão estar atentos com as irregularidades que aí advêm. Dou um exemplo. Numa das mesas de Localidade da Capela estavam inscritos 600 eleitores.Das 7 horas as 13 horas ninguém tinha votado. Na voz do senhor Teotônio de Menezes na MESA A numa das Salas da Escola de Água Izé, Distrito de Cantagalo continuava a ter 450 eleitores em vez de 250.O escalabro continua a partir dos Distritos de Cantagalo e de Mè-Zôchi. Numa das mesas da localidade de Sporting no Distrito de Água Grande, também a mesma coisa.

  15. img
    felixbeto Responder

    Outra barbaridade: o ato do dia 7 é nulo por não ter mais que um candidato. A lei diz que tem que ser dois na segunda volta. Quem é o responsável de tamanha barbaridade? É o não é verdade.

  16. img
    Juventude Consciente Responder

    A VERDADE
    Em 111.222 (100% dos eleitores inscritos).
    Evaristo obteve 42.058 votos (37,8% dos eleitores inscritos)
    69.164 (62,3% DE ELEITORES INSCRITOS NÃO VOTARAM NO EVARISTO)

    • img
      Evaristo chegou Responder

      Se fosses consciente o suficiente verias que de contas e análises não percebes é nada. partindo da premissa que na 1ª volta houve cerca de 40% de abstenção que pode-se perfeitamente associar ao facto de não irem com a cara de nenhum dos candidatos que concorreram ao escrutínio, nada nem ninguém conseguiria garantir que estes “abstentes” votariam na 2ª volta. Por serem um ser doutro mundo viajaste nesta balela. Claramente a abstenção cresceu 24% o que infelizmente para a tua tristeza, representa os descontentes do MLSTP, PCD, MDFM e UDD que não foram votar, mais os 7 mil e tal de votos nulos que nem todos foram do Pinto. Mermão era só pra reduzir-te a tua e vossa insignificância. Continuem a ladrar que a caravana já passou.

  17. img
    Stp Responder

    Parabéns abstençao pela vitoria esmagadora.

  18. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Sinceramente isso só pede acontecer em São Tomé e Príncipe isso é muita falta de vergonha e mau carácter desses indevidos tal dos comprado e se o pau mandado tivesse vergonha na sua cara cansada nem tomaria posse mais como querem poder a todo custo este país esta divido eu ve ontem na embaixada em Luanda se 10 pessoas votaram é muito e se existirem mais votos é falso

  19. img
    Filho do Povo Responder

    Viva ao povo de São Tome e Príncipe! Temos agora um novo Presidente da República que se chama “Abstenção”. Mesmo sozinho como candidato de palhaço o Sr. Evaristo Carvalho não conseguiu ter pelo menos 50% dos votos dos eleitores. Isso é uma vergonha para você e o seu pai hoje Sr. Patrice Trovoada. Esta eleição presidencial deste ano de 2016 pode-se chamar de palhaçada, porque nele tomou parte o nosso palhaço que pelo menos se é assim tão sincero deveria ter tirado a sua candidatura para lutar nas bases da lei e democracia dentro do país e não com coisas de burlas e fraude nas eleições.
    Viva ao povo de São Tom+e e Príncipe. É muita pena que hoje o nosso pequeno país assim estragou e que não há ninguém que possa por fim a este mal que ira afectar a todos nós.
    Pode ser que o Sr. Evaristo tenha um pouco de consciência e fala verdade de modo a ganhar respeito na população do país e falar a verdade?

  20. img
    jacktay Responder

    espero k Deus possa esta no controlo do nosso stp,k ganhe o melhor e k possamos sair dessa crise politica em k encontramnos

  21. img
    mako Responder

    Adeus pintitas. Adeus Maria. Fui

  22. img
    verdade Responder

    Penso q o povo n quer mais querelas nas cena politica sao-tomense, por isso almejamos a Estabilidade.Ainda sao provisórios.CEN deve fazer o seu trabalho com fiabilidade.A ver vamos. Viva a democracia.

  23. img
    Eusebio Neto Responder

    Que pena, estragaram o pais e a boa imagem político democrática que, com mais ou menos dificuldades estava a ser criada. Não foi para isso que pessoas como Leonel Mário de Alva, José Paquete, Norberto da Costa Alegre, Filinto da Costa Alegre, Alda Bandeira, Daniel Daio, Oscarito e o próprio Miguel Trovoada lutaram até que foi instalada a democracia plural no nosso pais. Não para entregar o país as mão de um ambicioso e duvidoso indivíduo, sabe-se movido por que causas!Muita pena voltarmos a viver sob a ditadura de um homem. Regressamos aos anos antes da independência. Volto a dizer que não compreendo como santomenses tão qualificados e influentes que residem em STP e não só foram tão incapazes de travar esse assalto ao pais feito por Emery Patrice Trovoada e seus lambisbota santomenses. Não consigo entender. Vejam só, mesmo sozinho o coitadinho do Evaristo de Carvalho nem conseguiu vencer a abstenção. Na verdade esperava-se que, pelo menos 2/3 dos eleitores apostariam no candidato único.Sinceramente falando, sozinho conseguir menos que 50% de votos devia ser correctamente interpretado pelo grupo do Evaristo de Carvalho. Mesmo o mais humilde dos cidadãos santomenses ou outros, facilmente chega a inegável conclusão que, se houvesse um segundo candidato, Evaristo perderia e, por isso ele não poderá considerar que chegou a sua vez para ser o presidente de todos santomenses. “CHEGOU A MINHA VEZ”, foi assim que o Evaristo se dirigiu as populações durante a sua campanha inédita para a chamada segunda volta. Pergunto; cada um de nós tem direito a sua vez? Quando é que será a vez do Emery Patrice? As vezes do Levy Nazaré, Salvador dos Ramos, José Bandeira, Arlindo Ramos, Afonso Varela, Abnilde Oliveira , Abílio Neto,Stoc, Olinto Daio, etc? E a vez do Juve (maluco)? E a ninha vez? Afinal eu sou mais santomense do que alguns que andam a caça da sua vez! E as vezes dos cidadãos da Praia Lichinga, Pantufo, Ubua Quimi, Lemba, S João dos Angolares, Peçao, Sundy, Monte Café etc? Afinal existe um calendário de distribuição das vezes em que cada um deve presidir aos destinos do pais? Já não é preciso demonstrar competencia para isso? A que ponto chegamos! Meus compatriotas, mais acredito que chegou a vez em que S Tome e Principe vai é ser transformado num corredor de drogas e serviços ilegais em que seremos obrigaados a viver sob os gritos do chicote, do nepotismo, da clientela, do enriquecimento dos que mandam apoiado pelo empobrecimento dos verdadeiros cidadãos santomenses. Mais uma vez, alerto a comunidade internacional para não desviar atenção sobre STP porque o nosso futuro e nossa prpria existencia está seriamente ameaçada. Por amor de DDeus, lembre-se do que foi Rwanda e não nos deixem viver igual experiencia. A nova rrealidade santomense exige medidas urgentes de prevençao porque, hoje pode-se afirmar que o nosso pais deixou de uma só Nação e ter um só Povo. Agora somos mais que um só país e mais que um só povo. Somos dos países e duas nações bem distintos, sendo o dos que estão com Emery Patrice e o dos que não estão com Emery Patrice!

    Deus nos proteja porque acreditar nos homens, não dá garantia pois, a participação de Portugal (RDP África) na construção da actual situação de “monopartidaarismo” que voltou ao pais, é o mais fiel exemplo da mentira que move os homens chamados de democratas.
    Atenção Povo!

    • img
      verdade Responder

      Culpa de isto é de Portugal
      Culpa daquilo é de Portugal

      Agora Portugal também tem culpa do multipartidarismo… Só com cristo

    • img
      verdade Responder

      Se próprio o Presidente da republica foi o primeiro a abster-se o que esperas das outras pessoas

  24. img
    António de Menezes Rocha Responder

    Caros compatriotas. Ontem dia 07 de Agosto por volta das 15:00h mesmo até 16:00 horas, andei pelos diferentes pontos onde estavam as urnas deparei que até estas horam estavam na sua maioria vazias, e havia muita pouca gente. Como é que Entre 15:00 horas e 18.00 horas tanta gente possa mesmo assim votar?

    Quanto tempo em média leva uma pessoa para votar? É possível tanta gente votar em aproximadamente 3 horas ?

    Tenho alguma dúvida. Mas deixo isto a Santo Tomé Poderoso e Santo António.

    • img
      Guêm tela Responder

      O Sr. votou mesmo?

  25. img
    Descamisado Responder

    O País não deve ser ditado pelos observadores Internacionais Todo o apoio é bem vindo. Mas, fazer de palhaço o povo Santomense, é que não. Levam uma pita de massa sem fazer algo de jeito.As candidaturas do cidadão Pinto da Costa e a de Maria das Neves deveriam solicitar a Comissão eleitoral e fazerem uma observação na revisão dos nomes dos eleitores para verificarem anomalia existente no caderno eleitoral.
    As candidaturas do cidadão Pinto da Costa e a de Maria das Neves solicitaram em conjunto a impugnação do acto eleitoral do passado dia 17 de Julho e a substituição dos elementos que compôem a Comissão Eleitoral. Tanto a Comissão Eleitoral, o Governo,Tribunal Constituição, Assembleia Nacional fizeram de surdez. A Rádio mudou todos os seus jornalistas que se encontravam destacados na Eleição passada, passando os outros a ocuparem os seus diversos pontos de reportagem nos Centros da Mesa de Votos. Os únicos jornalistas que permaneceram,foram senhoram José Bouças e Teotónio de Menezes, respectivamente para Distrito de Mè-Zôchi e Cantagalo O porquê não ser substituído os elementos da Comissão eleitoral? Como toda gente sabe, estas candidaturas tiraram os seus delegados nas mesas de votos e foram substituídos pelos militantes do ADI sem concordância dos seus representantes ou Mandatários, permanecendo vulnerável e entregue a este partido. Assim, seria mais fácil a manipulação de votos Mesmo nos votos nulos, abstenção e em branco foram passíveis de manipulação.Fui…..

  26. img
    Ou vai ou Racha Responder

    Falo diretamente para o sr ou sra Africana pura que de pureza africana não deve ter nada, pois pelos seus comentários nota-se que não é ou não foi bom aluno em matemática ou não percebe nada dos resultados eleitorais e quando assim é não comente sem ter certeza do que está a comentar se não estaria a passar por um ou uma ignorante. Só deixo-lhe a si e a outros que estão a tentar enganar a muitos neste espaço que a matemática é como algodão não engana, vamos as contas: Se na 1ª volta destas eleições, 34.636 pessoas votaram no sr Evaristo Carvalho e 2ª volta 42.055 votaram no mesmo Candidato, logo mais de 7 mil pessoas votaram no Evaristo Carvalho: Agora eu lhe pergunto sr ou sra Africana Pura, estes resultados não lhe dizem nada? Aconselho-te a ter mais responsabilidade no que escreve, afinal de contas o povo de ontem não é o povo de hoje.

    • img
      KUNDÚ MUALÁ VÊ Responder

      Por, isso mesmo que o meu amigo também, não deve pensar que vai enganar este povo. Caso o meu amigo saiba jogar bisca, conseguiria jogar sozinho se conseguiria, gostaria de saber quem seria o seu adversário? Eu acho que não! Dai, que alguma coisa funcionou mal nessas eleições. O que é, muito sinceramente não sei.

  27. img
    Nilton Garrido Responder

    Em 2011 o Pinto da Costa foi eleito na 2ª volta com apenas 35.140 votos, muito inferior a cifra agora alcançada pelo Evaristo. As abstenções nas eleições têm sido superior a 50% em vários países do mundo. Esta tem se revelado de facto o inimigo número 1 em sistemas democráticos, e não constitui novidades para os mais atentos.
    A título de exemplo nas presidências portuguesa de 2016 a abstenção atingiu 51,2%, não é bom para democracia, mas o Professor Marcelo foi eleito legítimo presidente de Portugal. As regras democráticas são essas, só temos é que as respeitar. A luta contra abstenção deve ser de todos, e sobretudo de aqueles que têm maior responsabilidade política, devem ou deveriam dar exemplo de maturidade democrática.

    • img
      Ankarax Responder

      É normal não votar, conscientemente não votar, quando não se acredita numas votações muito viciadas e com uma CEN confusa que se inclina a favor de um dos candidatos. A abstenção política é uma opção nos sistemas democráticos modernos, de facto existe a desobediência civil e política como teoria democrática. Em quanto as comparações: o único político santomense que fugiu, quando perdeu o poder com uma moção de censura, foi Patrice Trovoada, assim como ele foi -até o momento- o único no poder que não entregou as pastas e destruiu os documentos. Convenhamos Sr. Nilton!

  28. img
    Guida Gostosa Responder

    Quero renunciar temporariamente a minha nacionalidade santomense, até ao término do mandado do novo Presidente da República. Peço ajuda de juristas para saber se será possível reavê-la depois!

    • img
      Mikayl Barros Responder

      Sim, podes voltar a ter a nacionalidade somaliana, queres?

      Porque se dependesse de mim como cidadão, poderia haver leis sim, pra quando renunciares, haver também uma lei pra quando pedires cidadania santomense de volta, dariam te a cidadania somaliana e depois expulsar-te deste pais para Somália pra saberes de verdade o que é ser cidadão. cada um contenta com o que tem. se Deus permitiu-te nascer aqui é porque aqui é que é teu lugar, ingrata.

  29. img
    Sa cada kua Responder

    Evaristo sozinho não conseguiu arrecadar nem 50% dos votos, a abstençao ganhou com maioria absoluta.
    Esta percentagem de abstençao indica que a maioria dos santomenses não querem Evaristo como Presidente.
    EVARISTO TROVOADA SERÁ CONSIDERADO UM PRESIDENTE IMPOSTO AOS SANTOMENSES.
    Para ser Presidente legitimo ele devia ter pelo menos 50% a 60% dos votos, tendo em conta que concorreu contra ele proprio.
    Evaristo não é reconhecido pela maioria dos santomenses, ou seja, será um Presidente ilegitimo durante 5 anos.
    Uma tristeza de país. Muita palhaçada junta.
    God bless Stp.

    • img
      WXYZ Responder

      “Evaristo sozinho não conseguiu arrecadar nem 50% dos votos, a abstençao ganhou com maioria absoluta”. Pra ti o que e abstençao? Suponho que abstençao e qdo vc nao que pronunciar se vai a favor o se vai contra. Auwa subli o auwa dece. Ne? Admitamos que dentro daqueles que se abstiveram metade vai a favor e outra metade vai contra. E se vc adiciona a correspondente metade aos votos de Evaristo de Carvalho vc iria ter um valor que ronda os 80%. Abstençao tambem e chamada de inimiga da democracia. CONSTRUAMOS COM AS NOSSAS PROPRIAS MAOS UMA PATRIA RENOVADA. (palavras de Pinto da Costa)

  30. img
    Observador atento Responder

    Parabéns presidente fraudulento, tenho vergonha de ser santomense a partir de hoje!

  31. img
    txum Responder

    Patrice, faz sai de televisão faxavor

  32. img
    Boca da Urna Responder

    Alberto Pereira missão cumprida.

  33. img
    3 Macucu Responder

    Awooooo nai sà cadà ningué cà vijà ubwue dee punda santopé mode manthi ( agora cada um vigia o seu corpo ,isto porque santopeia conciguiu morder manchi que pena !!!! isto nunca aconteceu no mundo é pela primeira vez em STP um homem que luta sozinho e sai vencido qual era o seu adverssario? serà que era o vento? eu sei que um tambor deve ser tocado com dois paos para dar vontade de dançar mais ess foi tocado com um pao qual era o som dessa batucada eu sei nao nao tinha nehuma piada para dançar kkkkkkk agora é que é verdadeiro partido unico non moléeee

  34. img
    Guilherme Fonseca Responder

    Este gajo do Patrice Trovoada, acha que têm moral para dar alguém? Porquê que ele está preocupado com o facto do Pinto da Costa não ter ido votar? É um direito que lhe assiste. Aliás quando ele questiona e com razão a forma que decorreram as eleições e pôs em causa a 2ª volta,claro que ninguém ia votar nestas condições.
    E digo mais, ele só devia passar o testemunho, mas não ir a cerimonia oficial.
    Este larapio de Patrice, pessoa que desviou dossiês do Estado, não passou a pasta e sabotou o Estado e as suas instituições é que quer dá lições a quem? Quem não têm não pode dar.

  35. img
    Franscico Furtado e Silva Responder

    Diga ao Patrice e ao Varela para serem Democratas
    Deixam a imprensa funcionar com transparência, eliminam a sensura total e a manipulação da opinião pública, não partidarizam a rádio e a Televisão Pública e aceitem o contraditório, as críticas e dêem aos santomenses o direito a liberdade de opinião e de escolha.
    Não aproveitem da pobreza dos santomenses para lhe tirarem o essencial, a sua dignidade.

  36. img
    explicar sem complicar Responder

    Não sei porquê nem a CNE nem o GOVERNO não querem falar em PERCENTAGENS?
    Na primeira volta sempre falaram.
    Preciso saber 42.058 CORRESPONDE a quantos %. ?
    Isto que interessam o público saber.

  37. img
    FÉDÉ KÁ DÓXI Responder

    Vou sair de S.Tomé, vou tentar usar outro passaporte, porque como Sãotomense, não me vou identificar. Nem sequer abro a boca.Como tenho dupla como tantos outros, vou usar outra temporariamente. Nem venho para S.Tomé. Tataluga kiê aua, ê kiê ké dê tchau.
    Vou fazerr como os outros, vou levar meus cães, cabra, galinha e tudo qto posso e vendo a casa. Porque só tenho uma. Não consegui comprar mais, porque como não sou de cá. Não construo, compro pronto a vestir.

  38. img
    Anterior Responder

    Este pau mandado do presidente da CEN deveria estar a fazer outra coisa em vez de estar nesta função.

  39. img
    Sou Do ADI Responder

    Evaristo Carvalho só teve 13 mil e tal votos na segunda volta. Bandidos!

  40. img
    Guadalupe Responder

    Amigo Nilto Garido, eu concordo consigo.
    Os bons exemplos devem ser realmente expostos, mas quando se joga na transparencia e sem manipulação da Lei. E tu + outros todos, sabem o que se passou neste processo eleitoral, desde Cadernos eleitorais, Orgãos de comunicação social, as descrepâncias dos políticos dirigentes, Processo de votação, Contagem dos votos, apontamentos nas Actas, Observadores, Publicação dos resultados, Precipitação Judicial, enfim, tudo e um pouco mais. E falo apenas da 1ª volta, porque a 2ª volta, nem se imagina!

  41. img
    FÉDÉ KÁ DÓXI Responder

    Lógicamente que o Patrice evidencia os 80 e tal porcento, porque os pequenios não têm a ideia do que é este número.
    Um único candidato com toda a máquina do ADI a catar votos deveria ter 100% ou no mínimo 97 a 98%.
    Ele não tem aceitação do povo nem da comunidade internacional. Os observadores fizeram vista grossa, Se fosse no Gabão, terra do Patrice, Camarõs ou um outro país do Continente, em que isto se passou, muitos de nós já estariamos na cova. Obg, São Tomé e Santo António. por dominarem o coração deste povo.
    Esses observadores tiveram medo de dizer a verdade.

  42. img
    Abrao Lisboa Neto Responder

    Muito Obrigado

    Duas coisas o ADI trouxe para a nossa Democracia dos países limitrofes:
    1- Banho”compra de consciência” nos anos 90 e;

    2- Fraude Eleitoral generalizado nos dias de hoje.

  43. img
    Carlos Lopes Proença Responder

    Alberto Perreia missão cumpria
    Agora espera pela guita que já foi ….

  44. img
    João Catarino Responder

    ESte Alberto Pereira foi o PIOR presidente da CEN que s.tome já teve ” HÁ 40 ANOS”.
    É pela primeira vez que um presidente DESMENTE o que ele próprio disse e ainda mais RECONHECE que HOUVE FALHAS GRAVÍSSIMAS nas eleições.

Deixe um comentario

*