00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Maria das Neves pediu a impugnação da II volta das presidenciais

Numa nota de protesto submetida ao Supremo Tribunal de Justiça nas vestes do Tribunal Constitucional, Maria das Neves candidata às eleições presidenciais de 17 de julho, e que ficou excluída de participar na segunda volta de 7 de Agosto, apresentou ao Tribunal diversas alegadas irregularidades ocorridas no escrutínio de 7 de Agosto.

Leia o documento submetido ao Supremo Tribunal de Justiça . Protesto sobre irregularidade da 2ª Volta

Notícias relacionadas

  1. img
    Boca da Urna Responder

    Nada a fazer Dra Maria das Neves, deixa que a fruta podre a de cair sozinha.

    • img
      Quidide Responder

      Caro (a) Boca de Urna, de facto a fruta podre cai por si. Mas até ela cair pode fazer muito estrago…Temo que não estejamos em contra relógio, pois quanto mais tempo “a fruta podre demorar no poleiro” muita água pode correr debaixo da ponte em detrimento dos que não têm culpa da irresponsabilidade dos outros…

      • img
        FCL Responder

        Há que ter esperança … Stp e terra abençoada.. Morcego ainda existe..

  2. img
    Jose pequeno Responder

    Dra Maria das Neves eu nao sou jurista mas entendo que as coisas deviam proceder-se assim.
    Mas a senhora nao vai conseguir nada com esses conselheiros do Tribunal Constitucional. Bandeira ja recebeu o seu atraves do seu grande amigo Ministro das Finanças, Alice Vera Cruz ovelha ranhosa ja recebeu tambem a parte dela, Justino Veiga só vive de cambalacho. Conheço-lhe muito bem quando exercia em Lisboa, Leite é cunhado do Evaristo. A mulher dele é irmã paterno materno do Leite, Paquete é membro da comissao politica da ADI.Portanto eles vao passar totalmente por cima de todos esses argumentos validos e legais que um bom jurista deve conhecer.
    Afé só ê

  3. img
    Quidide Responder

    É muito triste ver o país ser entregue aos bandidos assim sem que ninguém possa intervir. Sugiro uma petição para anulação dessas vergonhosas eleições, nem que se dirija às instâncias internacionais. Os simpatizantes de um partido que no fundo representam a minoria mal esclarecida não podem ditar os destinos do país contra a vontade da maioria, mergulhando-o no abismo que estamos a assistir.

  4. img
    maria vai trabalhar roça Responder

    Maria andou a roubar muito , isso é o resoltado de ma fé com os stp

  5. img
    Filho do Povo Responder

    Força Maria das Neves, pelo menos uma pessoa conhece as leis em vigor.
    Eu fiquei muito admirado o porquê que depois do Manuel Pinto da Costa tirar a sua candidatura na eleição ficou somente um candidato. Até pensava que a lei no país permitia isso, porque no país onde vivo se um candidato tirar a sua candidatura o que é uma decisão pessoal, no lugar dele põe-se o seguinte de acordo com o número de votos que ele recebeu na primeira volta.
    Mas como em São Tomé quem manda hoje é Patrice Trovoada, todo os órgãos de Estado que deveriam reagir neste caso como o Tribunal Constitucional, fizeram tudo de tal como forma como que se no país as leis não existem e calaram. Que tipo de eleição pode ser quando só há um único candidato. Isso não é eleição, mas sim uma ditadura ele ou ninguém.
    Porque que o Tribunal Constitucional, esperou para se fazer a segunda volta com um só candidato e não declarou logo de imediato o Sr. Evaristo de Carvalho como Presidente da República uma vez que eles fizeram a eleição ser escolha nenhuma?
    Só Deus é que sabe o que passa hoje neste pequeno país.
    Nós todos deveremos reunir e não dar possibilidades de que estes senhores transformam São Tomé numa colónia do Sr. Patrice Trovoada e seus sócios da ADI e Evaristo Carvalho.
    A LUTA CONTINUA E A VICTORIA SERÁ CERTA.
    Se eles desejam lutar, nós teremos que não esconder a cara e lutar abertamente com eles de modo deles utilizando todos os métodos possíveis e impossíveis.

  6. img
    Eusebio Neto Responder

    Este pedido de impugnação era inevitável pois, assumia-se como o mínimo que restava fazer para tentar salvar a nossa democracia.Ninguém tem duvidas quanto a sua justeza porque, afinal, que outras razões teria o legislador a prever uma segunda volta em eleições presidenciais se não fosse para serem obrigatoriamente disputadas por 2 candidatos? Caso contrário, até para evitar gastos financeiros e de tempo,teria o legislador imposto que caso o segundo mais votado desistisse da segunda volta, o vencedor da primeira seria automaticamente Presidente da República Democrática de S. Tomé Príncipe. Se não essa a perspectiva dos legisladores, quer dizer, aliás está previsto que perante a desistência de um dos 2 mais votados na primeira volta o Tribunal devera convidar o terceiro a ocupar a vaga deixada pelo desistente. Não devia haver qualquer dúvidas sobre isso. A não ser que estamos perante uma tentativa de Bongonização, Mobutização ou Idiaminização do nosso regime político!?

    O mais grave de toda esse desorganizado assalto ao poder, custe o que custar é a forma tão visível como a justiça, os tribunais estão a pactuar, a colaborar e a apoiar todo esse atropelo a própria justiça e a legalidade.

    A CPLP, UA, ONU, as individualidades e organizações nacionais e internacionais que andam por aqui, ali e acolá a pregar a sua veia democrática, são chamadas a se pronunciarem rapidamente sobre essa tentativa de golpe de estado que está em curso porque, se se manterem caladas ou desinteressadas, quando reagirem poderá ser imensamente tarde. E exemplos de catástrofes que a lentidão dessas organizações já provocou, particularmente em África não faltam.
    Viva a Democracia, viva o heroico Povo de S. Tomé e Príncipe!

  7. img
    SAMPONHA Responder

    Já que os nossos Tribunais estão viciados, em que o dinheiro está acima dos magistrados, o Samponha aconselha a candidata Maria das Naves a interpôr recursos nos Tribunais Internacionais. Doutra forma, com tanta corrupção existente na casa de aplicação da lei que são os Tribunais, os cidadãos Santomenses perderam credibilidade no nosso sistema da Justiça.Vejam só como um só homem pode ocupar ao mesmo tempo;Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Tribunal Constitucional, Presidente Tributário junto ao Tribunal de Conta e Presidente da Assembleia de apuramento Geral das eleições.Obviamente a resposta ao recurso apresentado pela candidata Maria das Neves em que não foram observadas escopolosamente as leis da República Democrática de S. Tomé e Príncipe não conhecerá o desfecho positivo. A Sociedade Santomense organizada irá se manisfestar e alerta a Comunidade Internacional para as consequências que hão-de surgir caso o senhor Evaristo de Carvalho vier assumir as funções do Presidente da República sem legitimidade.
    Ganhar eleições sem fraudes, o povo agradece. Recorda.se que o vencedor destas eleições foram as abstenções, acompanhados de votos nulos e votos em branco. O artigo 14 número 4 da lei eleitoral, dispõe que o sufrágio concorrerão apenas dois candidatos mais votados que não tenham retirado a sua candidatura. A realização da eleição com apenas um candidato viola o pressuposto legal da exigência de 2 candidatos. Assim sendo, estamos perante uma nulidade que deve ser de conhecimento oficioso.O número de votantes é de 111.222 igual a cem por cento, em que o candidato Evaristo de Carvalho obteve 42.058 votos, correspondem 37,8 por cento. Significa que 62,2 por cento não votaram no candidato Evaristo de Carvalho, que são 69.164, mesmo com votos expressos. quer dizer só com um voto equivale a cem por cento? Sendo assim o nosso Primeiro Ministro não se incentiva a todos nós para sairmos de casa, porque quanto mais votantes é melhor para o candidato Evaristo de Carvalho, temendo uma suposta praia que nem se quer aconteceu por parte doutras candidaturas.A abstenção falou mais alto.
    Feita as contas a abstenção atingiu 92%.O artigo 122 do código de processo civil e artigo 60 do Estatuto da Função Pública dá resposta em que os parentes não devem fazer parte do processo litigioso, sendo o Juíz conselheiro Silvestre Leite cunhado do candidato Evaristo de Carvalho. O senhor Evaristo de Carvalho está casado com a irmã do Juíz conselheiro Silvestre Leite. O Director de Gabinete do Juíz Conselheiro José Bandeira, Nelson Aguiar, é sobrinho do candidato Evaristo de Carvalho. A esposa do Dr Silvestre Leite trabalham no mesmo sector e participou na Banca.Na Assembleia de votos.O senhor Presidente da República deverá enviar uma mensagem a Comunidade Internacional aos Tribunais Internacionais, apontando as irregularidades no pleito eleitoral e peça a estes Tribunais o apreciamento e o parecer para que se evite a divisão do povo da República Democrática de S. Tomé e Príncipe

  8. img
    Ou vai ou Racha Responder

    Esta mulher chora muito. A senhora queria ser presidente dos santomenses para voltar a dar tachos aos malandros, bandidos do mlstp e de uns gajos que oficialmente nem têm partido, porque mdfm já não é partido. Eu acho que estão frustrados,desnorteados, desorientados.Aconselho-lhe maria, volta pra seu mlstp, vai lá tentar resolver os vossos problemas internos, e ficam lá quietos. Não tentam falar demais porque daqui a 2 anos vai ser chorá. A senhora não deu conta que o povo não gosta de politiquices!

  9. img
    verdade Responder

    Meus caros eleitores, pensei que o BLA BLA tinha sido terminado, mesmo assim querem impugnação da segunda volta, meus Srs. Chegou a hora de descansarem Vinte anos, e apreenderem a fazer outra coisa na vida.

    Vou falar uma verdade, o concurso Público que ouve no Banco central a srª Maria das Neves não estava lá, ela permitiu e aceitou que apenas os filhos deles passassem no concurso, está é uma boa causa para ser impugnada, não uma eleição onde existem lei, eu não sou jurista e sei que só seria possível se o candidato Pinto da Costa retira-se antes a sua candidatura, não depois de ele confirmar que ia, ter escolhido a sua posição no boletim onde nos estamos, voltam é fazer o dever de cas ler um pouco a lei eleitoral, como sendo praxes para algumas pessoas do banco Central.

  10. img
    cansado Responder

    Maria das Neves devia ter vergonha. Será que ela quer uma 3ª volta ? Onde já se viu ? Convenhamos.

  11. img
    Guadalupe Responder

    Caros srs/sras VAI OU RACHA;VERDADE e CANSADO.
    Vós… sim, deviam ler mais e estar mais atentos ao desenrolar deste processo xixarenical de 2016.
    Tudo tem seu tempo, por isso também deve-se dar tempo a tempo merecido para cada etapa. Voces sabem que tudo o que tem acontecido, esta mais do que claro que é uma suberba e estúpida vontade de por no poder, determinado cidadão para poderem manobrar como querem toda ilha de STP. Essa tendência esta planificada a tempos nos sectores chaves dessa terra. E voces como não entendem nada, simplesmente ignoram. Mas o caso não é pra menos. Isso é grave e vai nos afetar a todos nós. Até a voces que estão a dar prova de ser bainhistas dessas fases no país e auténticos beberões dos políticos demagogos. Voces sim, devem procurar outra coisa pra fazer e não insistirem a vender as nossas ilhas por migalhas do PT e compania.
    Na minha modesta opinião, tudo que estiver ao alcance dos santomenses do bem para travar esse golpe, deve ser usado. Todas as armas. Porque o poder político e democrático deve ser eleito na transparência e com base na Lei. Fora disto corre-se o risco de ter um poder não legítimo. E quando o poder não é legítimo, só pode ser forçado… como é esse o caso, em que custe o que custar, só querem por o homem no poder com todos atropelos presupostos.
    Dão graças que refere-se a povo santomense! que é calmo, sereno, acolhedor, humilde e tolerante. Porque nas outras paragens essa porcaria já teria-se rebentado a bastante, ao ponto dos que costumam a ir quando não estão no poder terem ido já a bastante tempo.
    Ganhem juízo povo pequeno, como são chamados.

    • img
      manuel Responder

      oh meu caro.
      Não trate o nosso povo desse jeito. Embora não queiras aceitar a situação, o povo decidiu e está decidido.
      Se outrora eras beneficiado com isso ou aquilo, fica sabendo que é a vez doutros.
      O mundo gira ou por outro dá voltas.
      Se comeste ontem, outros também vão comer agora e assim por diante.
      Contenha a tua raiva ou tua obsessão
      obrigado

  12. img
    cansado Responder

    Meu Deus parece que Maria das Neves está padecendo de uma doença mental grave. Ou será que ela está apaixonada pelo senhor BANDEIRA ou CARVALHO ? Se for esse o caso, ela que fique sabendo que eles são casados e bem casados. Será que Maria das Neves ainda não entendeu que ela é uma carta fora do baralho ? Convenhamos. Obrigado meu Deus.

  13. img
    Arroz Substansia Responder

    Para os pessoais MLSTP o lema e assim ou ganho eu ou nao ganha ninguem man fe DEDE de poser para mamar.

  14. img
    Guadalupe Responder

    Ah, pensei que sabias o que o povo decidiu. Já que não sabes, eu digo-te que o povo decidiu não fazer valer seu voto de confiança com 54%. Ainda tens dúvidas?
    E saiba que nunca vendi minha dignidade, ainda mais compactuando com aldrabisses. Se achas que é a tua vez, faça bom proveito e que consigas resolver todos os problemas da sua vida seu DOG, mas amanhã não ladres…

  15. img
    Boca da Urna Responder

    Alguém pode, por favor dizer-me, quantas mensagens de felicitação o “imposto presidente de STP” já recebeu?

  16. img
    Guadalupe Responder

    Eu sei. Ja recebeu 100% de fecilitações…

Deixe um comentario

*