00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

China: 300 milhões de dólares para os países de língua portuguesa

É uma das decisões saídas da cimeira de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que termina hoje em Macau.

O montante de 300 milhões de dólares faz parte de um empréstimos em condições preferenciais, que a República Popular da China concede aos 4 países africanos de expressão portuguesa, nomeadamente Angola, Cabo Verde, Guiné-bissau e Moçambique, assim Timor Leste que faz parte do continente Asiático.

Brasil, e Portugal também tomaram parte na 5ª cimeira entre China e os países de língua portuguesa. Portugal fez-se representar pelo Primeiro-ministro António Costa.

Cabo Verde é representado pelo Chefe do Governo Ulisses Correia e Silva. Guiné-bissau pelo Primeiro Ministro Baciro Djá, e Moçambique enviou o seu Primeiro Ministro, Carlos do Rosário. Angola, Brasil e Timor fizeram-se representar por ministros.

Li Keqiang, Primeiro-ministro da China abriu a 5ª cimeira Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, tendo realçado que a linha de crédito, pretende elevar a capacidade produtiva dos países de língua portuguesa, com destaque para a construção de infra-estruturas.

Abel Veiga 

Fotografia extraída do portal Macauhub

Notícias relacionadas

  1. img
    explicar sem complicar Responder

    300 milhoes a divir po 5 , se STP nao estivesse a fazer mer… de politica ENCAIXARIA 60 milhões.
    Pinto da Costa está a fazer falta.

  2. img
    Abilio Neto Trovoada Responder

    China disse k sao tome e principe ja tomou 30 milhoes d dolares k foi depositado pelo Patrice Trovoada na Caixa Geral d Deposito d Portugal por isso ja nao precisa mais dinheiro da China enquanto Patrice Trovoada nao explicar ao povo sao- tomense onde foi parar os 30 milhoes d dolares e o Americo Oliveira ser enviado a cadeia…

  3. img
    EX Responder

    Nessa senda de tristeza e uma demonstração do fracasso da cooperação com a Taiwan, em que os trovoadas são os culpados, porque preferiram peixe em vez de aprenderem a pescar.

    Agora estamos a ver navios. Devido a arrogância e a cúbica pelo dinheiro na mão que Taiwan naqueles tempos ofereceu.

    É uma vergonha ver essa noticia e o fracasso de STP desde a década de 90. Nunca fazemos o que é certo e bom, sempre fazemos o que é rápido e fácil.

    Agora Vamos mamar no dedo.

  4. img
    M1 Responder

    e S.tomé ???

  5. img
    Vexado Responder

    Dinheiro é capim para este governo. Deixem o governo não trabalhar.
    O primeiro mostro está sempre no país, devia viajar mais para encetar mais contatos.

    Como o mesmo disse, os santomense São piegas…resta saber se referia ao povo pequeno ou ao outro provo trabalhador.

  6. img
    Ralph Responder

    A China quer impor o seu jeito ao mundo, particularmente com respeito ao mundo sub-desenvolvido e esta é uma das maneiras que o faz. É algo que se aproxima a um suborno.

    • img
      Mandelax Responder

      O senhor tem muita piada: Os chinenses querem por seu Jeito mundo? Digame as guerras que inventaram para chegar a fazelo, económicas,militares… E uma mentira.

      • img
        MIGBAI Responder

        Sr.Mandelax
        O Sr. è que tem imensa piada, aliás piada de mais para o meu gosto, bem como para o gosto de todos os que tenham um pouco de cultura geral.
        Na realidade o que o Sr. Mandelax normalmente aqui afirma é digno de compaixão, atendendo ao fraco nível que apresenta nos seus humildes e rudes comentários.
        Dizer que o nosso colega RALPH diz mentiras é o mesmo que lhe chamar mentiroso, e isso é muito grave!!
        Mas atendendo ao seu grau de instrução, o Sr. Mandelax acaba por ser perdoado pelos comuns dos mortais, que sabem que tal é normal acontecer em criaturas que se julgam possuir o dom da sabedoria.
        Ao principio nem estava para o instruir sobre a intervenção da China no mundo, mas acabei agora por tomar a decisão em abono do que afirmou o colega RALPH.
        Assim, primeiro é preciso conhecer um pouco da China, e o senhor não conhece nada deste enorme país.
        Depois é preciso conhecer a política externa da China, o que o senhor desconhece por completo.
        A nível externo digo-lhe que a China é um membro permanente do Conselho de Segurança, com direito a veto, o que em matéria de intervenções veta qualquer resolução que possa surgir contra países em que esteja fortemente implantado ou contra si, como é o caso da Coreia do Norte, onde a população morre de fome, e o poder passa de pais para filhos, mas que o regime perdura com o apoio da China.
        A China invadiu o TIBETE, anexou o Tibete e está a destruir completamente aquele povo, matando em rusgas os homens, prostituindo as mulheres e crianças, fechando os olhos quando alguém quiser comprar uma mulher tibetana, destruindo a religião budista tibetana, e exemplo é o DALAI LAMA que tem que andar no exílio e não pode entrar no seus país.
        A China está tão interessada em ajudar Africa na medida dos seus interesses e nada mais.
        O interesse da China é escoar os seus produtos fracos e de qualidade extremamente duvidosa, para nós os pretos os consumirmos de cara alegre.
        A china quer o petróleo para a sua industria, pois o que produz não satisfaz minimamente as suas necessidades.
        A china se um dia começar a investir em STP, fica já a saber Sr.Mandelax, que não é por eles serem bonzinhos e amiguinhos, mas sim, porque querem isolar THAIWAN ainda mais do resto do mundo, já que STP é um país que reconhece THAIWAN e não a China.
        Sabe porque é que os chineses querem apoiar os países africanos de língua portuguesa, nomeadamente Angola?
        Eu sei que não sabe, pois até custa a admitir que um país que tem petróleo, ouro, diamantes, terras, políticos corruptos começando pelo São Tomense José Eduardo dos Santos, necessita de apoio interesseiro da china???
        Eu fico por aqui, pois nem sei se o Mandelax consegue absorver tanta informação ao mesmo tempo, e antes que fique mais confuso da cabeça o melhor é eu parar para não me sentir culpado.

Deixe um comentario

*