Destaques

Remodelação do Governo faz cair 4 ministros

Numa nota de imprensa do Governo, que saiu a rua na tarde de sexta – feira, é dito que o Primeiro-ministro Patrice Trovoada, remeteu uma carta ao Presidente da República Evaristo Carvalho, na qual consta a proposta do Governo Remodelado. A proposta de Patrice Trovoada anuncia o afastamento de 4 ministros do actual do Governo. O destaque vai para os ministros dos negócios estrangeiros Salvador dos Ramos e Agostinho Fernandes.

A remodelação do décimo sexto Governo constitucional, tira Salvador dos Ramos do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e avança com o nome de Urbino Botelho, quadro do ministério dos negócios estrangeiros que no passado exerceu as funções de embaixador de São Tomé e Príncipe no Gabão.

Agostinho Fernandes deixa o Ministério da Economia e da Cooperação Internacional. Os sectores tutelados por Agostinho Fernandes passam para Américo Ramos, que dirige um super ministério designado Ministério das Finanças, Comércio e da Economia Azul.

Carlos Stock, foi afastado do ministério da defesa e do mar. Ministério que também deixa de existir na nova estrutura do Governamental,  e funde-se com o Ministério da Administração Interna. Arlindo Ramos recebe assim o pelouro da Defesa que se junta a Administração Interna.

Carlos Gomes, cai do ministério do emprego e assuntos sociais e para o seu lugar Patrice Trovoada propõe Emílio Lima.

O sector da justiça que desde Fevereiro passado funciona sem um ministro, após a demissão de Roberto Raposo, vai ser tutelado por Ilza Amado Vaz, até agora directora das alfândegas de São Tomé e Príncipe. A remodelação governamental criou o Ministério da Justiça Administração Pública e Direitos Humanos.

O Ministério da Educação, Cultura, e Ciência ganhou a pasta de Comunicação. Olinto Daio continua a ser o ministro, agora com as mãos também na Comunicação.

A Nota do Governo, justifica a remodelação, com necessidade de reduzir o número de ministérios e a necessidade de contenção das despesas públicas.

Abel Veiga

    36 comentários

36 comentários

  1. Cuidado STP

    14 de Outubro de 2016 as 19:45

    Agostinho Fernandes saiu porque? Kidaleoooooooooooooo

    • Fonopele

      14 de Outubro de 2016 as 22:40

      Saiu pq roubou muito e estava a ficar muito arrogante!só faltava tirarem tb o olinto!

    • STP REAL

      15 de Outubro de 2016 as 6:19

      Mano desculpa,o Agostinho Fernandes não serve para economia.homem não tem visão e o radicalismo hoje não está na moda. Prepotência deve ser igual a incompetência.

    • WXYZ

      15 de Outubro de 2016 as 12:38

      Simples.
      Como um bom gajo ele pediu voluntariamente para dar possibilidade a contribuicao de outros. Ser util so pais nao significa estar preso ao tacho.

    • Madiba

      15 de Outubro de 2016 as 16:39

      Agostinho Fernandes no 13º Governo dava inveja a qualquer político de carreira. Acontece porém que 15º Governo, o mesmo ficou amorfo, invisível e incompetente. Tão incompetente que com a sua saída de certeza não deixará falta ao governo e muito menos saudades aos santomenses. A minha maior dificuldade é perceber a causa da saída do Carlos Gomes e entrada de quem??? Enfim. Deus abençoe S. Tomé e Príncipe.

  2. Miss Carga

    14 de Outubro de 2016 as 23:32

    Perfeito, perfeito Americo Ramos homem que foi a Portugal tratar dos 30 milhões fica com o ministério do “saco azul”…Agostinho Fernandes o homem mais competente do ADI o único com “tomates” para falar peito a peito e no respeito com o ditador “Bokassa” claro que e afastado…

  3. Precisamos dinamismo

    15 de Outubro de 2016 as 5:34

    Precisamos de um Economista e não de um Jurista radical sem visão.
    Agostinho Fernandes não serve para um sector como este que precisa dinamismo. Creio que um homem com a dinâmica de Dr.Patrice Trovoada seria melhor para o cargo de ministro de economia e finança.

  4. Aires Vicente António

    15 de Outubro de 2016 as 7:08

    Ilza Amado Vaz não pensa. Ela não está a entender o objectivo de Patrice Trovoada nomeá-la como ministra. Mas a ambição desmesurada vai arrumar com ela. Uma ministra sem experiencia que entra e que vai ter um problema para resolver que é a greve dos funcionários da PIC. Isto é gente que pensa? Ilza tu és minha prima e converso muito contigo . Já sabia que tu és ambicioso mas até este ponto é que não.

    • VABU

      17 de Outubro de 2016 as 17:14

      É pateta e gosta de boa vida.

      Não sabe nada da justiça, nunca foi advogada e foi posto na Alfandega para facilitar esquemas. vai da mal na justiça. É um pouco burra!

  5. Ex

    15 de Outubro de 2016 as 7:42

    Já era de se esperar, mas ingraçado é que ainda não chegamos o tal desenvolvimento sustentável aí vem o Cara e cria Ministério da Economia Azul. Kkkkkkkk
    Esse é o cara.
    São daqueles que acham e fazem achar que o nome bonito faz governar melhor.

    A Professora Iza e meu caro amigo Urbino pelo que sei deles acho que não compactuam com as políticas e a forma de Governar do PT, mas e somente aceitaram o convite para enriquecimento Curricular.

    Acredito que são sensatos é tudo irão fazer para e pelo país e não para servir os caprichos do PT

  6. Mina de Célivi

    15 de Outubro de 2016 as 8:18

    “..ministério da Economia Azul”?
    parece-me mais o de Saco Azul!

    • VABU

      17 de Outubro de 2016 as 17:20

      Isso de saco azul e para fazer inglês ver e será maus um saco azul do PT negociador de tudo um pouco…vai atacar pescas etc.

  7. Eusebio Neto

    15 de Outubro de 2016 as 10:46

    Tarde, surpreendente, tendencioso e incompleto. A remodelação é bem-vinda. M<s não acredito que, para além do próprio Emery e possivelmente Afonso Varela, alguém consiga compreender a lógica, responsabilidade e justiça que levaram a continuidade da Ministra da Saúde. Tudo levava a apostar que ela e o Chalino seria substituído. A ministra por dificuldades de gestão e o sr ministro da juventude por ser o único que, no governo enfrenta o Emery, tal como foi quando da decisão dos ministros não poderem viajar com seus passaportes diplomáticos em missão privada incluindo doença.
    Surpresa assustadora foram as saídas do Agostinho Fernandes e Salvador dos Ramos. Será que estes começaram a ser potenciais obstáculos aos planos "secretos" do PM? Não são muitas as pessoas que apostaram nesse desfecho. É aí que reside aquilo que chamo de tendenciosa essa remodelação. Não será que estamos no início de uma campanha de ajustes de conta? Salvador Ramos, antigo(?) quadro do MLSTP que não conseguiu deixar de manter amizades com os seus antigos camaradas Alcino e Elsa Pinto, Guilherme Pósser, Carlos Tiny, etc. Quanto ao Agostinho Fernandes especula-se que saiu por questões de saúde. Sobre a subida de Urbino Botelho, achei recomendável regressar à nossa representação diplomática em Libreville (Gabão) onde o agora ex-ministro e o agora ministro dos negócios estrangeiros foram embaixadores, com a grande diferença do Urbino ter sido subordinado de Salvador Ramos do MLSTP. E dizem os registros que, entre eles a convivência não foi fácil, inclusive que até houve traições. Por isso o futuro clima no Ministério dos Negócios Estrangeiros não se afigura nada fácil. Outra surpresa que importa sublinhar são a continuação do Abílio Neto fora do governo mas há quem aposta na sua preferência pela titularidade de Embaixador em Lisboa.Uma pergunta se levanta: algum dos ministros é natural da Ilha do Príncipe?
    Depois da atenção super particular e até preocupante que, a moda das ditaduras africanas o sr PM está a dedicar a chefia militar, será com esse novo governo que Emery Patrice Trovoada irá construir Dubai em S Tomé Príncipe?
    Deixemos a história fazer o seu percurso.
    Deus acuda o Povo Santomense.

  8. Nosso Dubai

    15 de Outubro de 2016 as 12:45

    São esses, os ministros que não tinham capacidades… ok aquando da entrevista do PT tinha ficado com dúvidas, agora a duvida está a dicipada. Ouvi dizer que só o PT descobriu que Salvador Ramos não sabe falar línguas estrangeiras. PT terá disabafado para alguém que Agostinho Fernandes é Burro, não gosta de assinar tudo, pergunta muito! Gente com esse baixo nível ele detesta…

  9. explicar sem complicar

    15 de Outubro de 2016 as 12:49

    Patrice tira competentes deixa IMCOPETENTES como Olinto Daio, Chalino,Marcelino Sanches, TEODORICO, Varela, Maria Jesus Americo Arlindo e Companhia limitada.

  10. ROSTOV

    15 de Outubro de 2016 as 13:14

    Não aquece nem arefece, não faze espuma nem ondas, litro é igual a litro, satanaz, fogi água benta…

  11. Kwa nom soooo

    15 de Outubro de 2016 as 13:27

    Bem… Menos ministérios será que resolve as despesas? Proponho: Reduz todos os salários dos indivíduos que recebem mais de 1000 euros. Carros d estado cada um assume o combustível e as manutenções. Aumenta a taxa de bebidas alcoólicas, Os presos não podem dar despesas ao estado, têm que trabalhar arduamente para abastecimento dos produtos hortícolas no mercado. Todos os doentes que entra no hospital ou no posto têm que pagar alguma coisa pode ser um preço simbólico, Que as viagens anárquica d P.M seja pago por ele. Ou tudo ou nada! Que a tvs e a Rádio N. Produz programas de educação moral e Cívica p educar os Saotomenses.

  12. Martelo da Justiça

    15 de Outubro de 2016 as 14:46

    O Primeiro Ministro anunciou a remodelação dizendo que iria entrar no Governo elementos de outros Partidos políticos. Quem são???.
    Tem muita razão aqueles que dizem que esse Primeiro ministro é especialista em propaganda barata. Convenhamos!!!

  13. Vexado

    15 de Outubro de 2016 as 17:18

    Governo é chefiado pelo primeiro ministro e ele fez as suas opções.
    Cabe ao adi dar ao governo forças e não ser força de bloqueio.
    Deixem o homem governar.

    Se agostinho é homem e quer limpar a sua imagem quê dê entrevista a explicar o porquê do afastamento.

    Caso contrário, deixem de ser piegas e ajudem o governo a seguir em frente.

  14. Meneses Fonseca

    15 de Outubro de 2016 as 18:01

    meus Caros cada vez mais gosto de mim por nunca ter gostado deste corrupto do patricio….bandido de um raio. Homem que nao sabe o significado de um Homem honrado..de palavras…

  15. Titus Andronicus

    15 de Outubro de 2016 as 19:45

    Patrice Trovoada não percebeu, ou não quis perceber que AGOSTINHO FERNANDES era o ministro que mais credibilizava o seu governo.Pena. Muita pena.Vamos esperar e ver.

  16. Atento aos que se venderam a espera de tacho

    16 de Outubro de 2016 as 13:40

    Na politica vale quem melhor consegue passar a sua mensagem , seja ela verdadeira ou falsa ,na politica só tem sucesso quem consegue dialogar principalmente com o povo pequeno pois ele é a maioria , quem acreditou que o primeiro ministro iria deixar cair pessoas da sua confiança para colocar indivíduos que se deixaram vender por meia duzia de tostões ou promessa de cargos , só pode ser estupido ou deficiente mental , bem feito para os senhores do MLSTP , PCD etc etc que mataram os seus partidos vendendo a sua alma a espera de serem acomodados no atual governo , daqui a 2 anos teremos eleições e ai sim poderemos julgar nas urnas , até la teremos que aguentar o balanço …

  17. ANCA

    16 de Outubro de 2016 as 16:43

    Caros cidadãos

    Na administração gestão da coisa pública, ninguém deve ser insubstituível, os cargos públicos jamais devem ser visto como um emprego, deve ser visto antes de mais como uma missão, que deve ser exercido com zelo, competência e profissionalismo, como espírito de missão tem um tempo determinado, quer pela vontade popular, quer pela remodelação governamental, ou por vontade dos próprios ou por algum acontecimento social, politico, que assim o obrigue.

    Assim como alguns podem ou pelo menos deviam ser chamados a missão de administração gestão da coisa pública, mediante preenchimento de alguns requisitos, como idoneidade, formação para liderança, formação superior na área, conhecimento na gestão, na administração, conhecimento do Território/População, quer na sua vertente de vida geográfica, física, social, cultural, ambiental, desportiva, politica, económica e financeira.

    Temos quarenta anos de independência temos que começar a ganhar alguma maturidade.

    Olhar para os acontecimentos, saber compreende-los, saber entende-los, perspectiva-los sob outras leituras.

    Se se queres ver o País, Território/População/Administração bem

    Acredita em ti

    Juntos somos capaz

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  18. realista

    16 de Outubro de 2016 as 16:56

    Tudo trukes para confundir cabeça De santomenses tudo para desviar atenção ate entao primeiro ministro ainda nao exclareceu sobre 30 milhoes De dolares tudo planeado em conjunto com Americo aonde xegamos esse pais esta a bife mal passado o senhor Adelino Pires dos Santos afirmou k existem pessoas k faz parte deste Governo a inrekecer com o dinheiro De s.tome e principe alias o mesmo citou o’s nomes mais um k vai cair na agua De bacalhau ate mais ate kuando isto vai acabar ja estou farto desses politiqueiros coruptos e arrogantes k gostam fazer esse povo De palhaço.

    • Martelo da Justiça

      17 de Outubro de 2016 as 7:48

      Senhor “Realista”, por favor toma atenção na ortografia dos textos que escreve. A língua portuguesa tem as suas regras.

  19. Lucio do Rosário Filho

    16 de Outubro de 2016 as 17:08

    Titus Andronicus. Você tem que deixar de beber.Quando beba não opine. Ou pensa mas sem enlouquecer.
    Não vês que Agostinho é um tipo complexado,tenta fazer tudo no seu entender bem, mas sem pensar.

    Para além disso o tipo gosta de fazer mão traz. Assim fez nos Impostos e tinha uma rede de seus nos sectores que administrava para caçar algum, via negocio com empresarios estrangeiros que vinham para STP.
    Olha só o seu primo e Director do PIP,é o seu comparsa nas negociatas. O tipo está agora numa formação no estrangeiro para 5 meses.
    Um qualquer Director da administração pública conseguiria ausentar-se todo este tempo para formação?
    O Agostinho lhe permitia?
    Não acredito

  20. Quilixe Furtado

    16 de Outubro de 2016 as 18:04

    A justiça divina pode tardar mas não falha!

  21. ze cangolo

    16 de Outubro de 2016 as 21:20

    Parece estranho a comunicação social ir oarar nas mãos de olinto daio. Mas olinto pouco ou nada podera fazer para a imprensa quando se sabe que os melhores quadros do sector foram telegados ao abandono como são lima, Juvenal Rodrigues, Adelino lucas, Manuel barros silverio amorim, Manuel dende, deogenes cravid w kose bouças. Portanto os bons foram abandonados e oa mediocres ficaram e o resultado e o que se tem vindo a ver.

  22. ricardo cravid

    17 de Outubro de 2016 as 8:26

    Na verdade esta remodelaçao vai trazer dores de cabeça para olinto Daio se ele não tentar repescar os velhos e competentes quadros da comunicação social. Na verdade e inaceitável quadros como barros, deogenes, Juvenal Rodrigues, Adelino lucas, são lima, Manuel dende e tantos outros serem atirados ao abandono sem poderem dar sua contribuição tanto mais que esse setor se afigura como um dos,mais frágeis da actual governação porque por um lado o Varela não estava a altura de gerir a imprensa e por outro lado porque indivíduos como ambrosio quaresma, João ramos, Oscar medeiros e braçanan mergulhados exclusivamente em,interesses pessoais e partidários em nada tem contribuido para dignificat o jornalismo e a imprensa em stp.

  23. Humberto Rocha

    17 de Outubro de 2016 as 8:41

    Olinto Daio? O pior está a vir para a comunicação Social. Este tipo não vale nada, é muito mau.

  24. FÉDÉ KÁ DÓXI

    17 de Outubro de 2016 as 9:14

    Remodelações, são sempre bem vindas. Mas algumas são mesmo para desconcertar. Como tirar Salvador e coloca Urbino? Francamente!Homem com perfil, Urbino nunca deveria aceitar o cargo para substituir o Salvador. Agora quem é a Secretaria ou Encarregada de Limpeza que o Urbino vai pugitar, como fez em Libreville com Bernardina que foi funcionária do Palácio, irmã do Bernardino do Tribunal de Contas.Até houve brigas na Embaixada em Libreville entre a Bernardina a Cabelereira que hoje está maluca por causa do Urbino. Quem pagou os prejuizos na Embaixada? Fundo perdido. No MNEC uma Encarregada de Limpeza até, mandou-a sair do serviço. A outra ainda continua no MNEC, agora, quem será?O Agostinho (Geração Esperança) era bloqueio. Salvador outro tanto. Agora o Américo outro pau mandado. Finalmente vem o DUBAI. Diz-se por aí que o Nhon Katabai vai para terra dele como Embaixador. É uma vergonha. Sertá que o PT vai aguentar com estas áreas todas?Porque agora, ele é Presidente da República, Presidente da Assembleia, (sombra) Chefe do Governo e Presidentes das Câmaras tb sombra. Mando, metam os rabos entre as pernas e cumpra. Até qdo? será mesmo daqui a dois anos? São Tomé Poderoso, tenha pena de nós. Vou ver agora a força do povo pequeno, com o que virá. Quem tem pernas para andar, anda, quem tem pernas para correr corre e quem tem mãos para nadar, nade, e que tem asas para voar vôa e assim vamos S.Tomé e Príncipe. O povo escolheu. Viva povo pequeno.

  25. ministerio finanças e saco azul

    17 de Outubro de 2016 as 10:19

    Ministerio que vai gerir os 30.000.000 de dolares de Patrice e Americo.
    E ainda mais: Evaristo já promulgou as novas notas. Expediente que ainda se encontra na alçada do Ministerio Publico sem resolver.
    ASSINO LOGO.

  26. Mé-Zochi

    17 de Outubro de 2016 as 10:58

    Toda verdade pode durar para acontecer, verdade é que os rectos e justo deve permanecer firme e fiel, para vir saber quem é quem neste país. Toda falsidade e fraude eleitoral é a razão do que está acontecendo. Ambição cobriu todos patos bravos que andam atrás de Trovoada para ganhar tachos e dinheiro de negócios. Agricultura deste governo só depende de projectos exploradores de SATOCAO- Empresa de Patrice Trovoada. Devido dividas que ele fez fora de S.Tomé. Mas hoje ele está atirado para fora da comunidade Internacional e onde vai agora Patrice Trovoada? Vamos ver até onde Patrice vai chegar com a sua exclusão, Impunidade, Separação, arrogância numa terra Santa. Patrice Trovoada matou colonialismo e trouxe o Neocolonialismo em que tudo é exploração e convencimento com mentiras e falso deus para os que ainda não despertarão. Patrice Trovoada transformou S.Tomé e Principe num MONOPOLIO COMERCIAL entre socios Franceses Libaneses em ruar os nacionais para garantir sua grojeta ou dinneiro. Mucluclu fé xinthi mata sum dê é ca molê ni són plimelu.

  27. FOCOTO

    17 de Outubro de 2016 as 17:45

    PT é apenas um homem de negociatas e apenas está a tratar da vida.
    Ele não mete ninguém que é competente.

    Iza é uma ingénua e nunca podia ter noção da justiça. Nem advogacia exerceu. Vai parecer a última menina de portugues fino que não deu em nada. Ela não tem noçãp de justiça.

    O Emilio é um pateta que não tem compreensão de nada. Chegou a ser governo com patetas de MLSTP e acabou por mudar chapa de matricula de um caro de Estado para o seu nome.
    É um tipo que só parece ser mais não é nada. Nem sabe falar. É um autentico fedelho.

    O PT só quer gentes para lhe dar jeito.

    Pior dessa remodelação é ser inedito mo mundo em que a proposta que o PR não conhece oficialmente o PT põs na rua os nomes do Ministros sem decreto presidencial. Se ele não fosse PAU MANDADO e não aceitar essa os nomes indicados por esse parvoi de pt?

    Este páis está desgraçado. Nunca vai pr’a frente com esses interesseiros.

    Agostinho chegou ao país em pouco tempo fez vivendas.Assim como oaeu campa LEVY que até tem apartamento. Tudo com jogada do Fisco que perdoa, negociam e cambalacham com os comerciaintes e empresários.
    lixado esta este país.

  28. FCL

    17 de Outubro de 2016 as 22:31

    ..Só agora entendi que o meu tempo foi em vão, me fizeste teu pimpão e me deixaste na mão, mas eu sei, vou encontrar outro partido, eu não te mereço, vou tirar o pé

  29. Renova

    27 de Dezembro de 2016 as 0:34

    Obrigado novamente por todo o conhecimento que você distribuir, bom post. Eu estava muito interessado no artigo, é bastante inspirador, devo admitir. Eu gosto de visitá-lo site desde que eu sempre me deparo com artigos interessantes como este.Grande trabalho, eu aprecio grandemente remodelações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo