Patrice orienta os são-tomenses para o consumo do álcool nacional

O apelo do Primeiro-ministro aos são-tomenses, para que consumam mais as bebidas alcoólicas nacionais, foi feito na manhã desta sexta – feira no aeroporto internacional. Na altura o Chefe do Governo deixava o país para participar em Bamako – Mali, na cimeira França – África.

Questionado pela imprensa sobre a subida do preço dos bens alimentares no mercado nacional, ao que tudo indica como consequência do aumento pelo Governo das taxas para importação de bebidas alcoólicas, o Chefe do Governo, foi peremptório. «Quando a nível do Banco Central libertamos divisas para o sector bancário e comercial, a maioria das importações acaba em cervejas, em vinhos e muitas vezes vinhos baratos em termos de má qualidade que fazem mal a saúde, não é admissível».

Segundo Patrice Trovoada, as divisas devem servir apenas para importação de materiais de construção, medicamentos e comida. «Por isso aqueles que não podem passar sem álcool, nesse capítulo de poupar a divisa, é melhor consumirem o álcool nacional. Essas medidas são para continuar até que de facto se comece a reduzir o consumo de álcool que é prejudicial para a saúde», pontuou, Patrice Trovoada.

Cacharamba , é a imagem de marca do álcool nacional. É o mais produzido, o mais consumido, e o mais mortífero. Patrice Trovoada, está determinado em reduzir a importação de bebidas alcoólicas estrangeiras, e hoje orientou os consumidores nacionais a se concentrarem no álcool nacional.

Note-se que estudos realizados colocam São Tomé e Príncipe na liderança do ranking dos países africanos de língua portuguesa em índice de alcoolismo.

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Original Responder

    Amigo de povo pequeno é que sugere para consumir mais cacharamba e vinho palma?Agora é que vai.

  2. img
    luisó Responder

    Sinceramente…..
    Em todo o lado debate-se os efeitos malignos do álcool e dos seus efeitos na sociedade e este senhor em vez de aconselhar os nacionais a não consumirem ou reduzirem o consumo diz para consumir o nacional.
    Enfim….

  3. img
    Manuel António Responder

    Este homem Patrice Trovoada não têm carácter. Ele é mau e nasceu para destruir o povo santomense em nome do próprio povo. Digo isto, isto porque foi o povo que lhe colocou no poder. Qual é a bebida nacional que o povo deve beber? As que eu conheço são: vinho de palma, cacharamba e pumbo(vinho de palma. Qualquer uma destas bebidas é mortífera. A cacharamba que é mais já está a matar muita gente. Agora vem o Sr. Patrice Trovoada encorajar o povo a beber bebida Nacional. Brincadeira.

  4. img
    rapaz de Riboque Responder

    mas então porque que ele não da o exemplo em vez de comer e beber do bom e do melhor ? este não me engana é mesmo Gabão

  5. img
    explicar sem complicar Responder

    É COMO QUEM DIZ:
    Santomenses devem beber mais CACHARAMBA para acabarem de morrer mais rápido.

    • img
      boca pito Responder

      Esta medida é muito boa, mas faltou muita coisa a juntá-la.
      1º Aquele comerciante que fosse apanhado a aumentar o preço das bebidas alcoólicas importadas antes de 1 de janeiro de 2017 seria notificado e entregues ao tribunal.
      2º Deveria haver uma fiscalização em grande escala a nível nacional simultaneamente para apanhar todos o prevaricadores nesta cena.
      3º Os que fosse fiscalizados e apanhados ainda a cumprir como vinha seria gratificados com algum louvor de forma pública nos mídias.

      Portanto, as coisas antes ser determinadas devem ser ensaiadas as suas materializações-

  6. img
    votou agora aguenta Responder

    Patrice Trovoada tratou vocês santomenses de BÊBADOS, sabiam?

  7. img
    WXYZ Responder

    Insinuacao maliciosa. Podia muito bem ser visto dum outro prisma.

  8. img
    EX Responder

    Reduzir a importação + aumentar o consuma nacional = Reduzir a População,
    Quer dizer que safoda para quem não pode comprar.

  9. img
    Sa cada kua Responder

    Esse homem é malavado pá. Se ele fosse de facto amigo do povo, não nos mandaria beber cacharamba é companhia limitada. Gostaria de ver o Primeiro ministro a fazer uso dessas bebidas.
    Esse senhor não gosta desse povo, e ninguém me convece do contrario.

  10. img
    Nuno De Menezes Responder

    Patrice orienta os são-tomenses para o consumo do álcool nacional.

    O consumo do alcool nacional e tambem internacional, eu pessoalmente concordo essas duas coisas nao apenas Nacional, eu tendo dinheiro compro o que eu quizer.

    O governo a mim nao manda no meu bolso:

    O que o senhor Primeiro Ministro da minha forma de Ver o senhor deve Restruturar o seu Pais que ‘e Sao Tome e Principe.

    O governo aqui no Reino Unido em Relacao a alcool Tabaco sao Coisas mais caras que existe no mercado.
    Compra quem tem dinheiro para tal, se nao tiver bebe sumo, agora aconcelhar nao comprar nacional ou internacional isso nao concordo.

    O aconcelhar ‘e obrigar imagens na televisao nos pacotes o que causa o Tabaco se sumar a bebida se conduzir e outras coisas mais que nos os seres Humanos Podemos sofrer se assim consumir.

    ‘E a mesma coisa em Portugal o Primeiro Ministro Portugues aconcelhar os Portugueses comprar a Gasolina em Portugal e o valor ‘e mais barato 0.89 mais no entanto a vizinha Espanha 0.79, ‘e perguntar o Povo o que eles escolhem…

    O bom Portugues diz o Bolso ‘e Meu a Espanha vou abastecer o meu carro.

    Continuando…

    Tem que haver o controlo de qualidade em Tudo dentro de Sao Tome Servicos para Tal, venda de Tabaco o Governo recolhe o Tax estipulado pela lei de Sao Tome e Principe,Bebida,comida, e outra coisa mais…

    Tacabo o Preco se for 500 dobras o comerciante vende 500.50 um exemplo 50 dobras para o cofre do governo, apenas um exemplo.

    Isso nao ‘e ir a Vizinha Angola,ou Portugal compram Tabaco ou bebida e o comerciante ao comprar la tambem pagam tax e para vender dentro de Sao Tome e Principe tambem devem pagar tax que o Proprio converno de Sao Tome e Principe pode muito bem Restruturar nao ‘e necessario ser um valor grande, tudo isso ajuda tambem evitar pedir dinheiro emprestado a Taiwan como assim aconteceu e outros paises tambem,a Palavra Restruturar ‘e necessario, 1 ano tem 12 meses vezes 50 dobras a populacao toda que Trabalham dentro de Sao Tome e Principe esse mesmo valor ajuda para outras coisas que Sao Tome e Principe assim Possa Precisar.

    O Povo chora um Pais melhor, falam,Falam, Um Pais melhor ‘e assim que se deve tomar medida na Restruturacao do Mesmo a Europa ‘e assim.

    O Meu Tabaco que fumo custa a mim 8 Libras tenho vicio tenho que aguentar, esse mesmo valor o governo ingles tirra o seu Tax para o bolso e o resto ‘e com o comerciante.

    Pessoas necessitadas existe tambem dentro de reino Unido, como funciona???
    ‘e assim:

    O tax que o governo ganha das 8 libras o meu tabaco, o dinheiro gira e ajuda as pessoas necessitadas e o Pais fica estavel e agradavel.

    Existe tambem dentro do Reino Unido a Cruz vermelha outras organizacoes, os comerciantes grandes e pequenos 1 semana os produtos ficam fora de validade, os mesmos entregam as organizacoes da cruz vermelha e outras mais…

    Isso tambem deveria existir dentro de sao tome e principe, nao ‘e usar o termo custou a mim dinheiro comprei eu nao vou doar porque assim custou a mim dinheiro.

    Para assim acontecer aqui no reino unido se chama FOOD Vaucher, essa doacao dao as pessoas necessitadas,tanto roupa e etc…

    Nao ‘e necessario muita coisa, um armazem e uma pessoa a controlar ou duas.
    Os estudantes pessoas que nao conseguem trabalho ir la ajudar por free, aqui os ingleses fazem isso, e quem sabe as nascoes unidas necessita de alguem os mesmos podem muito bem ir buscar 1 funcionario la que assim trabalha por free…

    Tudo isso aqui dentro do reino unido se usa Muito….

    Dinheiro,Dinheiro,Dinheiro… Ate quando ‘e… ? Estamos sempre da Mesma.
    Se nao haver uma Restruturacao Total….

    Espero eu que percebem a ideia, essa mesma ideia ‘e minimo dos minimos aceitavel em Qualquer Pais sem haver inveja ou Rancor….

    O maximo ‘e so Falar comigo sou Microsoft Boy aonde entro no super mercado e pago com os meus olhos ou meu Ar.

    Isso Tudo ‘e Purra verdade pago com meu olhar ou meu Ar.

    Nuno Menezes
    Reino Unido,Lincoln

  11. img
    realista Responder

    Sinceramente, k conselho mortifero como k ele diz k cacharamba é uma bebida mortifero, mais aconselha-nos a consumi-la pork bebida alcoolica esta acabar com as devisa no Mercado so mesmo aki em s.tome.

  12. img
    FCL Responder

    Já estou farto desse vida de pidir assitencia. Mama ku papa so nesse vida bebereê. Eu nem dinheiro pra compra caderno pa estudare não tem. Ne consciência pa compra comida tudo dia não tem. Cacharamba só… mama não faz outro coisa não. Ussua só……

    Exmo Calu Mendes com toda a minha admiração, mas aparentemente o Messias não percebeu a mensagem que pretende passar com esta linda canção. Por favor ofereça -lhe este CD

  13. img
    antonio vaz Responder

    o Patrice trovoada e a família toda inclusive o seu pai são pessoas maldosas. Vejam só o que eles fizeram com o PCD E O POVO EM 1992. estes indivíduos só pensam no seus bens estar. O Patrice trovoada a orientar a população a beber bebidas nacionais tem dois objectivos fundamentais na minha opinião que são:

    1º O Patrice trovoada é amigo pessoal dos irmãos monteiros e o Patrice trovoada tem interesses financeiros na ROSEMA.
    2º O Patrice trovoada quer que morra mais santomenses para que haja menos santomenses a reclamar as promessas eleitorais que ele fez em 2014 e 2016.

  14. img
    seabra Responder

    …” com sopas e com bolos se enganam os tolos”.
    O PT quer orientar o povo a consumir alcool para melhor o manipular.
    Endormecê-lo para nao se revoltarem…é anestisià-lo numa boa!!!

  15. img
    almeida Responder

    Como foi o jornalista q escreveu, acredito q realmente ele tenha aconselhado os santomenses a consumir a bebida nacional. Acho q esse senhor nao é do planeta terra. É no minimo extraterrestre. Não é possível q um primeiro ministro seja tao irresponsável. São tomé por acaso fabrica vinho?
    O povo é obrigado a beber essa cerveja da rosema q nao vale nada?
    A culpa nao é dele. É de quem o elegeu. esse povo é muito burrrrrrrrrrrrrrrrro. Ele brinca com o povo ao seu belo prazer.
    QUE DEUS PROTEJA ESSE POVO

  16. img
    FCL Responder

    Povo pequeno, a vida não está fácil para ninguém. Mesmo eu PT, vosso primeiro-ministro, dono disto tudo, já comecei a fazer grandes sacrifícios. Por exemplo, para poupar energia, só ligo o meu ar condicionado quando a temperatura esta acima de 30 graus e se mesmo assim não sentir confortável faço uma viagem para o estrangeiro.

    Cacharamba e ússua são bebidas bom doxi. Eu só não bebo porque faço tratamento da pele e o meu médico disse que estas bebidas não são compatíveis. Mas façam vocês este sacrifício para o bem da nossa economia. E depois se vocês não foram habituados a beber bom vinho tinto começar assim de repente o vosso organismo pode rejeitar. Pode vos fazer mal.

    Sei que existem pessoas com alguns problemas e precisam de comprimidos como o viagra, não vale a pena gastar dinheiro com isto. Cacharamba com casca de pau funciona muito bem. Se não fosse os problemas de incompatibilidade eu também bebia.

    Tudo isto para reforçar o meu apelo. Consumam as nossas bebidas alcoólicas. o que é nacional é 3 B (bom, bonito e barato).

    Obrigado pela atenção e o vosso fígado também agradece

  17. img
    Meu Deus Responder

    Sr. Nuno de Menezes
    Por favor escreva em português, se quiser que o seu comentário seja lido.

  18. img
    malebobo Responder

    esse pm, está sem norte, e cada vez abri a boca so fala asneira, por isso cada povo merece dirigente que tem

Deixe um comentario

*