Destaques

UE investe 6,75 milhões de euros na dinamização das culturas do cacau, café e pimenta  

O acordo que permite a execução do projecto de desenvolvimento agrícola, financiado pela União Europeia, foi assinado esta quinta – feira nas instalações do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

As cooperativas de produção das três fileiras agrícolas para exportação, nomeadamente Cacau, Café e Pimenta serão os principais alvos do financiamento da União Europeia, avaliado em 6 milhões e 750 mil euros.

Para o Governo são-tomense o novo projecto de cooperação com a União Europeia vai redinamizar as três principais fileiras de produção agrícola para exportação.

Nos próximos 4 anos, 6 milhões e 750 mil euros serão investidos para aumentar a produção de forma sustentável.

Helmut Kulitz, Chefe da Delegação da União Europeia para São Tomé e Príncipe, com sede em Libreville-Gabão, adiantou os grandes objectivos do pacote financeiro. «Redinamizar a economia, criar emprego, através do reforço das fileiras agrícolas de exportação, o que vai acontecer com a melhoria da produção sustentável nacional de culturas tradicionais de exportação, e a consolidação do acesso desses produtos  ao mercado internacional», afirmou o chefe de delegação da União Europeia..

As cooperativas de produção de cacau, café e pimenta de qualidade serão os principais beneficiários do projecto que também dá atenção especial a formação para melhora da capacidade técnica do Ministério da Agricultura.

Teodorico Campos, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, assistiu a assinatura do acordo, e destacou as acções a serem implementadas nos próximos tempos. «Com este financiamento haverá uma maior intervenção em todas as fileiras de modo que possamos aumentar a nossa produção e a nossa economia. Acreditamos que este projecto trará uma melhoria para os nossos agricultores e para o nosso país», frisou o Ministro.

O projecto da União Europeia, pretende incrementar a produção de alta qualidade do cacau, do café e da pimenta em perfeita harmonia, com a preservação do ambiente, nomeadamente as florestas.

Factor importante para o sucesso da produção agrícola em São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

9 Comments

9 Comments

  1. rapaz de Riboque

    19 de Janeiro de 2017 at 14:00

    muito bem dinheiro não vai faltar tirando algum que vai ir para as algibeiras de alguns senhores vai sobrar algum. Mas pergunto a mão de obra? sera que vai haver quem queira trabalhar nas roças? duvido muito . Porque o nosso povo quer é comer beber e festas trabalhar as roças não faz calo e doi as costas, e com tantas cobras pretas que eles tem tanto medo duvido muito

  2. ANCA

    19 de Janeiro de 2017 at 14:30

    Boa noticia

    Imperioso se torna a organização, do sector pesqueiro, bem como a pecuária, as tecnologias, engenharia de informação, nacional, etc, etc…

    De modo a diversificar a economia estender esta cooperação produção, a áreas como à pesca(melhoria do pescado a exportação sua transformação), à pecuária, produção processamento de carnes e seus derivados destinados a exportação.

    A formação/qualificação, investimento,organização bases fundamental, para modificar, organizar a sociedade, o sector produtivo.

    Se se queres ver o País(Território/População/administração) bem

    Acredita em ti

    Juntos somos capaz, juntos somos mais fortes

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • rapaz de Riboque

      19 de Janeiro de 2017 at 17:00

      acho piada sempre o final dos seus comentários DEUS ABENÇOE S.TOMÈ E PRINCIPE para ser abençoado os homens tem que lutar para ter esta bênção trabalhando respeitando uns aos outros não roubar nem matar, não destruir aquilo que Deus lhes deu não serem corruptos, não cobiças coisas alheias e muito mais. Sera que es um seguidor da dita religião Reino de Deus que fazem muitos milagres? mas os milagres que fazem é só sacar dinheiro

  3. ANCA

    19 de Janeiro de 2017 at 14:49

    O País(Território/População/Administração), apesar dos constrangimentos sociais, culturais, ambientais, desportivos, políticos, económicos e financeiros, está a passos de uma verdadeira transformação pela primeira vez, na sua história.

    Motivos mais que confiantes nos esforços, na modernização, na organização e progresso desenvolvimento.

    Sim tu, tu que és SãoTomense, Presidente da República, Primeiro Ministro, Ministros, Deputados, Jornalista, Comerciante, Candongueiro, Palaiê, Pescador, agricultor, Médico, Enfermeiro, Político, Engenheiro, Professor, Técnico,…

    Juntos somos mais forte, somos capaz

    Acredita em ti

    És capaz

    Dá o teu contributo, dá a mão ao teu irmão, ajuda-o a melhorar esforça-te para um progresso que aí advém melhor, existem boas perspectivas, alguns números começam a inverter, necessário mantermos unidos e organizados, necessário, trabalhar, trabalhar muito, produzir, poupar,…

    As perspectivas são hoje e agora são optimas, temos que continuar a produzir, modernizar-nos diversificar-nos a nível agrícola, no setor pescado, na administração, na saúde, na educação, no desporto, na serralheria, na olaria, na vidraçaria, na costura, na construção civil, no comércio,…

    O país vai sofrer , grandes transformações, motivos para acreditar em ti e trabalhar, produzir,…

    Acredita acredita faz mais por ti, pelo teu País

    Nós podemos devemos transformar o nosso País

    Só depende de nós

    Só depende de ti, do teu querer, da tua garra, da tua acção trabalho e organização.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  4. ANCA

    19 de Janeiro de 2017 at 15:08

    Necessário urgente atrair investimentos nacional estrangeiro, no setor Hoteleiro, para sua consolidação efetiva, Hotéis de renome quer seja SãoTomense, Africanos, Europeu, Asiáticos, Americanos de alavancar o setor de turismo nacional, com futuros investimentos em posto de agua profundas e modernização do aeroporto nacional.

    Somos um País rodeado pelo mar, constituído por duas ilhas,
    necessário investimento em cais de descargas, no setor de transportes marítimos, economia do mar, transportes aéreos, bons transportes e logística interna e boas ligações terrestres internas.

    Modernização do setor da saúde, sua sedimentação na prestação de cuidados de saúde, setor da segurança e justiça, primordialmente setor da educação, formação, formação cívica, instituição família(O Estado deve conhecer seus cidadãos sua parentalidade, sua cidadania, onde mora, como vive, o que faz na vida, que doença sofre?,…está desempregado?,… o que é que faz na vida?,…tem estudos?,….necessita de formação/qualificação,…passa fome? há que organizar o setor dos correios, todos deveria-nos ter uma caixa de correios correspondência e notificação, seja para quem vive na cidade, ou no meio urbano, em todo o País São Tomé e Príncipe).

    Há que fazer este levantamento senso da População/Território/Administração, para transformação social, cultural.

    Estabelecer normas e responsabilizar, fiscalizar.

    Há que investir na formação qualificação médica, de enfermagem.

    Há que incentivar, criar quer pelo meio de investimento externo, bem como públicos universidades.

    Há que fomentar a formação técnica, mediante parcerias internas/externas, instituições que nos possam apoiar.

    Quer em São Tomé, quer no Príncipe, bem como nos Distritos Locais

    Para um São Tomé e Príncipe melhor

    Se se queres ver o País bem

    Acredita em ti

    Juntos somos capaz, juntos somos mais fortes

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  5. luisó

    20 de Janeiro de 2017 at 18:45

    É tudo uma grande treta.
    Esse dinheiro vai desaparecer nos bolsos de alguns e ficar á espera do próximo acordo para sacar mais.
    Sempre foi assim e sempre será.
    País sem futuro.
    Fui e não vou voltar, estou farto de aldrabões e vigaristas.

  6. Nuno De Menezes

    20 de Janeiro de 2017 at 21:38

    UE investe 6,75 milhões de euros na dinamização das culturas do cacau, café e pimenta

    infra-estruturação de STP:

    A infra-estruturacao de cacau cafe e pimenta, o governo de Sao Tome e Principe deve abrir uma conta bancaria para depositar esse mesmo dinheiro, cada infra-estrutura deve ter uma conta bancaria controlada por um servico de governo.

    Eu agricultor pesso emprestimo a Governo de Sao Tome e Principe para a plantacao de cacau e cafe e pimenta, para esse mesmo emprestimo ser dado, eu agricultor apresento o meu plano de infra-estruturacao que assim quero criar, esse mesmo plano ‘e o meu terreno de plantacao de cacau ou pimenta ou cafe.

    Ao apresentar esse mesmo plano essa palavra de infra-estruturacao do meu terreno aonde vou plantar cafe,pimenta,cacau alguem do servico do governo deve investigar deve ir ao terreno ver se existe ou nao aquilo que quero infra-estruturizar,para assim ser dado o emprestimo.

    A psicologia dessa mesma Palavra Infra-estruturacao,eu deixo de ser comerciante e passo a ser governo neste momento.
    Eu Governo te empresto o valor que assim me foi solicitado por si,25% do lucro da plantacao e a venda no mercado Municipal ‘e meu,e 7% deve assim pagar pouco a Pouco na conta bancaria do Governo.

    A garantia Eu Governo quero o Terreno que seja meu se assim nao Pagar.
    Tudo isso assinado e reconhecido por os servicos responsavel do Governp.

    Eu agora passo a ser agricultor, se na realidade o meu negocio vai dar certo,cacau,pimenta,cafe, eu pessoalmente assino e aceito o contrato com o governo.

    Tudo isso ‘e para nao haver o disvio de dinheiro,para mais tarde tanto o governo em poder ou outro, nao usar a palavra investimos mais no entanto nao tivemos lucros, se nao tiver lucros por culpa do agricultor ou empresa o Governo fica automaticamente com o terreno do agricultor.

    Para haver um bom investimento do comercio de cacau,pimente,cafe, normalmente uma empresa ou agricultor tem que ter um bom capital de inicial um valor bem grande.

    ‘E a mesma coisa em Portugal quero comprar uma casa com 2 quartos T2, apresento ao banco a minha infra-estruturacao, e o dinheiro que tenho para assim comprar a mesma casa.
    Logico se tiver todo o dinheiro nao pedia o emprestimo,comprava a primeira vista.
    Mais no entanto eu nao tendo dinheiro,o banco vai falar a sua taxa,e vai apresentar a mim a sua infra-estruturacao, normalmente se nao pagar o banco fica com a casa, para mais tarde nao ser prejudicado.

    Esse investemento 6,75 milhões de euros na dinamização das culturas do cacau, café e pimenta deve ter uma conta diferente de todos os servicos que existem dentro de Sao Tome e Principe como por exemplo:Hospital,viagens do Governo,comida,whisky,cerveja,tabaco.

    Existir um Full Control em Todas as contas, nao meter todo o dinheiro junto e depois dar pouco a pouco a quem o pedir ou necessitar.

    infra-estruturação de STP conta Bancaria Nao Pode ser tudo Junto.

    Hospital- Sua conta bancaria e com o seu dinheiro e seu Saldo

    Seguranca- Sua conta bancaria e com o seu dinheiro e seu Saldo

    Alimentacao- Sua conta bancaria e com o seu dinheiro e seu Saldo

    Viagem do Governo -Sua conta bancaria e com o seu dinheiro e seu Saldo

    E outras coisas Mais,Tudo com sua conta bancaria.

    Eu pessoalmente Sao Tome e Principe rnstp.st radio nacional normalmente Oiço Online, Hoje dia 20/01/2017 ouvi que o Governo vai fazer Infra-estruturacao na cadeia e outras coisas mais, o mais estranho a senhora intrevistada por jornalista nao Falou quanto ‘e que o Governo Gasta com as Pessoas Presa.

    Isso ‘e muito mau,a senhora entrevistada e responsavel sabe que vai ser intrevistada a mesma deveria velar o numero em dobra quanto ‘e que o Governo de Sao Tome e Principe Gasta com o servico Prisional dentro de Sao Tome e Principe.

    O povo deve ser informado tambem dessa situacao, esse dinheiro que UE investe 6,75 milhões de euros na dinamização das culturas do cacau, café e pimenta, ‘e para o POVO de Sao Tome e Principe para o Governo Responsavel saber Gerir o dinheiro.

    E o Povo em Troca deve ser informado da situacao em Publico ou Online ou Na Televisao, para mais tarde as Pessoas Burras ou Intelegentes nao fazerem comentarios desagradaveis do Primeiro Ministro do Presidente da Republica,ou algum governo que possa estar em Poder.

    Deve ser por falta dessas informacoes que as Pessoas dizem que o Primeiro Ministro ‘e ladrao,o dinheiro que recebe ‘e para seu bolço,ter bons carros e etc..

    Tudo isso tenho lido neste jornal,a raiva das Pessoas que sao Povo do Pais de Sao Tome e Principe e outros fora.

    Bons professionais nos temos fora e dentro deve ser por essa razoes e outras mais que as pessoas fogem de Sao Tome e Principe para a Europa e so vem de Ferias nada mais.

    A infra-estrutura interna tem que ser mudada 100% .

    O governo nao deve ter medo de assim aplicar, Sao Tome e Principe ainda nao tem Fabrica ‘e normal primeiro ministro viajar para Negociar o bem estar do Pais.

    O numero em valor em Dobras deve ser Publico,hospital,comida,servicos prisionais e etc…

    E hoje na outra noticia que assim ouvi uma grande FALHA, a senhora entrevistada por jornalista de Sao Tome e Principe apenas disse o Governo Gasta muito para o Servico Prisional, e a pergunta qual ‘e o Valor???

    Na Europa, sim senhor senhor jornalista, nos o governo vamos fazer novas prisoes e pessoas presas custa o governo 10000.000.00 de Dobras.

    O meu Ponto de Vista ‘e assim que deve assim o fazer, da mesma forma o Titulo dessa Noticia UE investe 6,75 milhões de euros na dinamização das culturas do cacau, café e pimenta nao ‘e para o Hospital, Nao ‘e para a viagem do Governo, Nao ‘e para comprar telemovel, nao ‘e para comprar carro,;

    APENAS ‘E: na dinamização das culturas do cacau, café e pimenta

    NUNO MENEZES
    REINO UNIDO (LINCOLN)

  7. EX

    21 de Janeiro de 2017 at 12:36

    Isso é muito bom mesmo, só nos falta organização e acima de tudo pessoas capazes e interessadas em trabalhar as Roças, mas uma coisa fica certa, a União Europeia esta dando esse apoio para essas Culturas, muito bom mesmo, alguém no comentários falou sobre as Pescas, Eu respondo UE não financia as Pescas pk eles precisam do nosso Mar para pescarem, então vão se entretendo com o dinheiro e trabalhar as Roças e do Mar cuidas os Navios Europeus.
    Não sendo pessimistas mas todos sabemos que os métodos usados na nossa Terra para Agricultura não é eficaz, temos uma Terra fértil sim, mas em muitos locais os acessos são deficies e os terrenos com diversas elevações têm que mudar o método e arranjar maquinarias agriculas, porque as pessoas não gostam de trabalhar as Roças. Em primeiro algumas têm as suas razões se olham para seus pais avós e tios que passaram grande parte das suas vidas trabalhando roças e na velhice só dores e sem recursos e alguns espertinhos lucrando com seus esforços. Então teremos que rever as coisas com olhos de quem quer ver de verdade não com quem quer fingir que o Povo é preguiçoso.
    Nós que estamos aqui a comentar já pensamos em ir trabalhar as Roças para sabermos como funciona?
    Alguns vão dizer que já trabalhou na Roças, mas garanto que foi apenas um “Lobe” e aos fins de semanas quando dava.
    Eu que o diga, já fiz isso varias vezes com o meu Pai na Roça Santa Adelaide, e cada fim de semana que isso acontecia, quando chegávamos em casa era dor e cansaço em demasia. Agora imagina fazer isso todos os dias durante 5 ou 6 dias por semana e 4 semanas por mês e 12 meses por ano, e no final receber o salário mínimo.
    Sejamos realista se querem ver os Jovens a trabalharem as Roças criem uma Lei que estipula salários para funcionários Agriculas.
    que seja o minimo de 3 Milhoes de Dobras e vao ver como jovens

  8. IOANNIS MOURATIDIS

    1 de Abril de 2017 at 1:23

    Bom dia a partir de Grécia. Leia o artigo
    e, infelizmente, me lembra dos jogos disputados na Grécia.

    O continente Africano é o mais rico do mundo. No entanto, eles têm as pessoas mais pobres do mundo. Isso é porque ele não quer que a UE nem qualquer grande país para ir em frente.

    Tudo o que eles dizem para você, cuidado. Quando você está escutando para aumentar os meios de produção, ou vai colocá-lo para rasgar suas florestas, ou vai dizer Semear lhe dará, para produzir uma quantidade maior. Semente plantio sailer todos os países do mundo são híbridos. Sementes mutantes para destruir tudo à sua volta. Observe seus florestas, e manter-se afastado das culturas com sementes. Se as florestas perdidas serão perdidos e você com eles.

    Os melhores frutos são o que você vai encontrar nas florestas. Você pode obter as raízes de várias árvores que estão na floresta e plantar raízes nos campos e para as culturas. Os volumes serão menores, porque as quantidades físicas não começar como GE, mas tem qualidade que não tem outra.

    Depois de editar os mesmos frutos que produzem e vendem o produto similar, com valor extra, e não para vender para alguns caro a cada tubarão Europeia. Ninguém quer o seu bem. Governos Mesmo estão esgotados

    IOANNIS MOURATIDIS
    GREECE, VERIA

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top