Destaques

MLSTP pede investigação do MP e do TC sobre o OGE 2017

O MLSTP maior partido da oposição votou contra o OGE 2017, porque segundo Jorge Amado(na foto) líder da bancada parlamentar, «é um orçamento fraudulento».

O partido da oposição que esgrimiu argumentos na sessão plenária da Assembleia Nacional, para provar ao país a alegada fraude orçamental, reforçou a sua posição em entrevista a imprensa nacional, tendo destacado a duplicação de financiamento asiático ao OGE 2017, sem que o Primeiro-ministro Patrice Trovoada, desse qualquer explicação aos deputados. «Se já entrou fundos da China-Taiwan cujo orçamento é aprovado em Julho, e se há um outro orçamento com fundos da China-Popular, então há uma duplicação do Orçamento e uma duplicação de verbas. O que significa que alguém está a preparar-se para comer alguma coisa», declarou Jorge Amado.

A bancada parlamentar do MLSTP, insiste na ideia de que o orçamento de Estado de Taiwan foi aprovado em Julho de 2016.

E que tudo indica que os 15 milhões de dólares anuais que disponibilizava para São Tomé e Príncipe tinham sido alocados antes do corte das relações diplomáticas decidida pelo Governo são-tomense a 20 de Dezembro de 2016. «Há necessidade de se esclarecer isso. Como não obtivemos este esclarecimento por parte do governo achamos que existem outras autoridades que são o ministério público e o tribunal de contas que terão que esclarecer essa questão. Nós ao aprovarmos este orçamento estaríamos a aprovar um orçamento fraudulento», precisou o líder da bancada parlamentar do MLSTP.

MLSTP pede intervenção do Ministério Público e do Tribunal de Contas para esclarecer o conteúdo das fontes chinesas inscritas no OGE 2017.

Abel Veiga

    7 comentários

7 comentários

  1. Madiba

    31 de Janeiro de 2017 as 8:31

    Eu sinceramente acho que se esclareça estes factos, principalmente da possibilidade de uma duplicação de fundos. Mas existem igualmente outros factos que deveriam ser esclarecidos. O senhor que aparece na fotografia afirmou no parlamento aquando do Estado da nação que actual primeiro ministro usou qualquer coisa como um milhão e oitocentos mil euros em viagens deixando muitos funcionários públicos numa situação de miséria: com três a quatro meses de horas extraordinárias por pagar! E outros direitos que nem vale a pena aqui referir. Isto a ser verdade custa-me a crer como é que um governante usa tanto dinheiro para o seu capricho pessoal deixando nas tintas uma grande franja da população? E onde pára a oposição deste país?

  2. Carla

    31 de Janeiro de 2017 as 9:51

    Custa o ADI dar alguma explicação sobre esses factos? Quem nao deve nao teme. Diante dessas acusações, cabe ao governo dar uma explicação clara, sem rodeios para nao manchar o nome do país e deixar a população em dúvida.

  3. babado

    31 de Janeiro de 2017 as 12:36

    Por acaso tas atento não vês que tudo que é dito por oposição não é valorizado pelo Gov e nem pelas autoridades judiciais.

    Você que faz parte da população pequena devia mesmo é solicitar: A onde vamos parar com praticas desta natureza?
    Num país onde não existe outras vozes a não ser no partido da Governação; onde a vós do cidadão não vale; onde tudo é politizado; onde a sabedoria é matada e instalada a incompetência; onde eu é que mando e ninguém mais pode fala; onde a comunicação social é corrompida; a justiça não se fala.

    Este é o país que queres?

  4. Simpatizante do ADI

    1 de Fevereiro de 2017 as 8:40

    Deste jeito o ADI nem com banho apanha o meu voto em 2018. Tenho notado muita prepotência por parte dos decisores do ADI. Coisas simples transformam em confusão. ADI tem respeitar a oposição, se não, não há democracia!

  5. Vexado

    1 de Fevereiro de 2017 as 9:11

    Realmente é uma boa questão que o senhor primeiro ministro não se pronunciou deixando ao Ministro das finanças vir justificar e justificou.
    O miinstro das finanças disse que o dinheiro de taiwan ficará sob reserva para casos de necessidades urgentes enquanto que, os valores provinientes da china popular será usada normalmente.

    MLSTP devia calar nesse momento, porque tudo que o Primeiro ministro choramingas quer é que lhe faça frente para vir chorar, pedir para votar nele, que a oposição é força de bloqueio.

    Homem que parece uma mulher, chora por tudo e alguma coisa…nem parece homem…

    Querem recuperar o slogam “força de bloqueio” depois de serem bem interpelados pela oposição e exuvalhado pela maria das neves.

    Por ficar ofendido com o que levou da maria das neves, recorreu ao facebook para responder e insultar maria das neves, quando podia usar o microfone da magna Assembleia para responder as ofensivas da maria das neves.

    Um governo que usa um perfil falso para comunicar com o povo é governo? Um governo que usa meios de comunicação social para desinformar em vez de explicar sem complicar é governo?

    Um primeiro ministro que manda os ministros calarem em pleno conselho de ministro, é ministro?

    Onde está o pedro carvalho com ideias para propor, cadê watson para defender os povo pequeno como outrora, credo mentirosos…

  6. Original

    2 de Fevereiro de 2017 as 10:34

    Acho engraçado este PT porque pede contributo de oposição rejeita tudo e reclama que partidos de oposição fazem uma oposição irresponsável.
    Pergunto:
    Porquê que este Sr. não cria um modelo de oposição que pretende e fornece a bancada oposta tal como faz com jornalistas quando lhes fornece perguntas que devem ser feitas ao mesmo?
    Este Sr.quer oposição que faz de conta tal como o dito PR que só está na cadeira de Presidência a chocar ovos de galinha enquanto outro anda a dar volta ao mundo?
    Este PT quando está a preparar para ausentar-se do País,arranja uma trafulha qualquer como se fosse um trabalho de casa para população e quando regressa,volta a fazer mesma coisa e de forma cíclica para entreter o povo, e o que deveria fazer não faz e anda a fintar todo mundo.Já deram conta disto?

  7. joão Manuel

    4 de Fevereiro de 2017 as 19:49

    Senhor Jorge Amado
    Como o senhor próprio disse numa das sessões da Assembleia Nacional à alguns anos atrás quando o seu partido tinha a maioria, “Os Cães Ladram e a Caravana Passa”.
    O Senhor Recorda?
    Por tanto, o senhor pode ir ladrando e a caravana vai passando e andando
    Força Governo
    Bem Haja STP
    João Manuel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo