Evaristo disse ao MLSTP que promulgou OGE em tempo record sob pressão do Governo

Quem garantiu tal declaração do Presidente da República é Jorge Amado(na foto em baixo), líder da bancada parlamentar do MLSTP que chefiou a delegação do partido que se reuniu na quinta – feira com o Chefe de Estado Evaristo Carvalho.

«O Presidente da República como é peculiar a sua franqueza, nos disse, que estava sob pressão do governo que o pressionou para promulgar rapidamente o orçamento. E teve que o promulgar rapidamente porque o governo apresentava razões de dívidas com empresas etc etc, que tinha que pagar urgentemente», declarou Jorge Amado no átrio do Palácio do Povo após reunião com Evaristo Carvalho.

O MLSTP que contestou a modalidade de apresentação do Orçamento Geral do Estado para 2017, em que havia duas versões com cifras distintas, uma entregue ao parlamento em Novembro de 2016 e outra disponibilizada no site do ministério das finanças em Dezembro de 2016, lamentou o facto de pela primeira vez no sistema democrático são-tomense, o Chefe de Estado agiu sob pressão do Governo, e atropelou as normas regimentais.

O mais grave segundo o MLSTP, é que na reunião com o Presidente da República, ficou a saber que Evaristo Carvalho, promulgou o OGE-2017 sem a redacção final da comissão competente da Assembleia Nacional. «A Assembleia violou todas as normas regimentais. Inclusive aquela que determina que após a aprovação do orçamento na globalidade, deve ser submetido a comissão especializada, que deverá elaborar a redacção final. No mesmo dia em que se concluiu o debate do orçamento, na calada da noite o orçamento foi entregue ao Presidente da República para promulgação», explicou o líder parlamentar do MLSTP.

JORGE MADOPara o MLSTP, a pressão que o Presidente disse ter sido alvo por parte do Governo, provocou a promulgação mais célere de um orçamento na história do regime democrático são-tomense. «O que é estranho é que estando cá no Palácio com o senhor Presidente, ficamos a saber que o Presidente ao receber o Orçamento, não observou os prazos regimentais e logo no dia seguinte promulgou também o orçamento», acrescentou.

No palácio presidencial, o MLSTP diz ter percebido que houve troca-tintas. «A versão do orçamento que se aprovou na Assembleia Nacional, foi a versão que deu entrada na Assembleia Nacional em Novembro de 2016. Mas, a versão que foi enviada ao Presidente da República para promulgação foi a versão que estava no site do Ministério das Finanças», pontuou o porta-voz do MLSTP na reunião com o Presidente da República.

Segundo o MLSTP a proposta de OGE aprovada na Assembleia Nacional, apresentava Taiwan como fonte de financiamento de vários projectos. Financiamento que atinge perto de 29% do bolo orçamental.

No entanto o orçamento que acabou por ser promulgado, é o que esteve publicado no site do Ministério das Finanças e que apresenta a República Popular da China como uma das fontes de financiamento.

O MLSTP insiste em dizer que o país está perante uma fraude orçamental. «Podemos dizer que o país está em saque», afirmou Jorge Amado no Palácio Presidencial..

O partido já anunciou que vai recorrer ao Tribunal Constitucional para solicitar a fiscalização do OGE-2017. Será que valerá a pena? Questionou o Téla Nón. «Sabemos que o órgão governo, o órgão Presidente da República, o órgão Assembleia Nacional, actuam como um só. Resta o órgãoTribunal para ver se encontramos resposta, para que São Tomé e Príncipe não esteja na lista dos países que funcionam fora da lei. Se o Tribunal também faz parte de um e único poder, não valerá a pena», concluiu Jorge Amado.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    EX Responder

    O PR fez jus a sua palavra, “assino logo” pelo menos essa promessa ele cumpriu. kkkkkkkkk rsrsrsrsr.

    Esse Governo na pessoa do PM esta a criar um sistema nessa Terra que não sei onde vamos parar. Tudo indica que haverá um Catástrofe, na execução do OGE 2017. Vão fazer das suas e depois começarem com algumas inaugurações a doc para apresentarem na Campanha. Governo de quero, posso e mando.

  2. img
    luisó Responder

    «O Presidente da República como é peculiar a sua franqueza, nos disse, que estava sob pressão do governo que o pressionou para promulgar rapidamente o orçamento. E teve que o promulgar rapidamente porque o governo apresentava razões de dívidas com empresas etc etc, que tinha que pagar urgentemente», declarou Jorge Amado no átrio do Palácio do Povo após reunião com Evaristo Carvalho.” fim de citação.
    — Então onde está o dever de sigilo e de confidencialidade que deve haver entre estas pessoas que veem dizer para a rua conversas privadas ?
    Fica-lhe muito mal, as conversas privadas devem ficar no local próprio, não vale tudo.

  3. img
    ricardo costa Responder

    Mas que rico pais este. Um presidente a promulgar um documento tao importante por pressão do governo. Maior aberaçao ainda é queno o presidente declara isto ao maior partido político do pais. Uma vergonha. Que pais é este!? Que presidente é este!?. Francamente ,mas que fazer…… S.tome e príncipe esta de pernas para o ar, sobretudo agora que já se sabe que china popular não vai colocar um único tostao este ano para stp.

  4. img
    Guida Gostosa Responder

    É no que dá quando o Presidente da República é “pau-mandado”!

  5. img
    MIGBAI Responder

    O jorge amado, mais um colono negro entre tantos, devia ter vergonha e mais razoabilidade no que afirma.
    O que se fala numa reunião com o a figura mais alta destas ilhas, não deve transpirar para a opinião pública, muito menos para fazer politiquices.
    O jorge amado acabou por perder um possível aliado no futuro, tendo ganho um feroz adversário.
    Vai-te catar jorge amado, e vai aprender a fazer política, estudando um pouco e bebendo menos!

    • img
      realista Responder

      hO SENHOR OU SENHORA MIGBAI o JORGE AMADO fez muito bem revelar isto assim vai ser mais um motivo para o povo pikeno saber em kem votar porke isto tudo a pressa por causa da eleicao autarticas k vem ai mais milhoes para dar banho a povo.

  6. img
    luisó Responder

    Já agora, alguém que explique ao senhor Jorge Amado como se usa uma camisa com gravata ou melhor que lhe indique outra casa comercial mais moderna.

    • img
      MIGBAI Responder

      Meu caro colega comentador “luisó”.
      Não reparou ainda na cara do jorge amado e no tamanho da caixa craniana do mesmo? É que se verificar bem, estamos perante mais um microcefálico, senão não mesmo um acéfalo.
      É assim a nossa gente sem vergonha nenhuma, que só servem para destabilizar.

      • img
        luisó Responder

        O que eu reparo é que a grande maioria dos comentadores ( 35 negativos ) neste espaço têm um grande deficit de democracia porque não compreendem onde eu queria chegar com a questão de comentar cá para fora as conversas com o PR. Eu não apoio nenhum mas tenho a certeza que comentar em público as conversas tidas em privado com um PR é de uma baixaria total e denota uma total irresponsabilidade e deslealdade politica, no mínimo.
        Quanto ao resto e ao assina por baixo nem comento.

  7. img
    maria chora muito Responder

    O Evaristo de Carvalho vai ser objecto de uma processo de destituição, por violação da Constituição.
    Dispõe o artigo 145º , numero 6º da Constituição ” … O Presidente da República não pode promulgar os diplomas que refere o numero 4º sem que decorram oito dias após a respectiva recepção ou antes do Tribunal Constitucional sobre eles se ter pronunciado, quando a intervenção deste tiver sido requerida”
    Só resta ao MLSTP tomar a decisão em desencadear na Assembleia Nacional e no Tribunal Constitucional o processo de impeachment (destituição) contra o Evaristo de Carvalho.

    • img
      Conceicao Pereira Responder

      Sem uma maioria no parlamento seria muito dificil senao mesmo quase impossivel de levar por diante uma eventual processo de impeachment contra um presidente eleito com o apoio de partido em poder .

  8. img
    maria chora muito Responder

    Pode ser ainda requerida ao Tribunal Constitucional a declaração de inconstitucionalidade com força obrigatória geral do OGE 2017

  9. img
    Revoltado Responder

    Minha Nossa Senhora!!! Eu sempre pensei que Evaristo de Carvalho seria um mau presidente da república. Mas aquilo que está a acontecer é maus demais para alguém puder acreditar. Isto é cúmulo da incompetência. Isto é vergonhoso demais para o país aceitar de ânimo leve sem fazer nada. Eu não tenho partido nenhum porque acho que estes partidos todos cá do país precisam de uma grande volta. Mas, desculpem meus senhores. O país caiu no fundo dos fundos. Assim também não, por favor. Assinar um documento tão importante para o país porque o governo fez pressão para que fosse assinado urgentemente é de uma grande insensatez, incompetência e irresponsabilidade. Neste caso não seria preciso termos um presidente da república no país. Peço desculpas se ofendi alguém mas isto já está a ir longe demais. Todos os Santomenses estão envergonhados com o ritmo que as coisas estão a ganhar.

  10. img
    joão Manuel Responder

    Senhor Jorge Amado
    Como o senhor próprio disse numa das sessões da Assembleia Nacional à alguns anos atrás quando o seu partido tinha a maioria, “Os Cães Ladram e a Caravana Passa”.
    O Senhor Recorda?
    Por tanto, o senhor pode ir ladrando e a caravana vai passando e andando
    Força Governo
    Bem Haja STP
    João Manuel

    • img
      boca pito Responder

      Oh joão manuel, deverias ser razoável no teu raciocínio e agir como ser pensante e pela razão dos factos. Este espaço, quanto mais ele for utilizado com conhecimento, com saber, melhor ele será proveitoso e interessante para se ler,
      Portanto, aí não está em causa o João ou Pedro. Está em causa comentários acerca de questões de relevância para o enriquecimento da cidadania.
      Muitos perdem a oportunidade de dar o seu contributo, fazendo comentários descabidos, infelizmente. Isto não é facebook.

  11. img
    mezedo Responder

    Todos aqueles que realmente pensam no País devia analisar esta situação com muita profundidade.

    Trata-se de um País e não um Partido com dono o proprietário.

    Paremos com essa de oposição ou Governação, porque o que esta em causa somos todos nós.

    Não é admissível que se faça coisas dessa num país onde a maioria é muito pobre.

    Tenha consciência com vocês mesmos a reflectir sobre assuntos desta natureza.

  12. img
    assino logo Responder

    EVARISTO CARVALHO Avisou durante a campanha :

    ” QUALQUER DOCUMENTO QUE VIER PRA MIM, “ASSINO SÓ”
    E REPITIU: ASSINO LOGO.

    E está a acontecer.

  13. img
    Original Responder

    O Sr.Jorge Amado não é culpado porque o PR foi claro na sua justificação que é considerado inadmissível e Jorge apenas reproduziu para as pessoas saberem em que condições o orçamento foi promulgado.Vocês acham mesmo o desempenho do PR correcto?

  14. img
    Ta ligado Responder

    Temos o líder que merecemos. Não a mas, e nem a menos.

  15. img
    Roberto Carvalho Responder

    Este meu primo tronou-se vergonha para toda família Carvalho!
    O Patrice Trovoada telefonou-lhe logo a seguir, ao encerramento da sessão parlamentar para promulgar imediatamente o orçamento que não passou pela assembleia.
    O Evaristo Carvalho que não tem nada de presidente, recebe ordens, executa e depois passa a resmungar no gabinete e em monólogo dizendo “isso não pode ser, eu não sou criança”.
    É criança sim. Evaristo, não tem princípios nem dignidade!
    O Evaristo não foi eleito. Foi imposto “presidente da república” pela inconstitucionalidade, a fraude eleitoral confirmada pelo presidente da C.E.N. e executada pelo desenvergonhado Juiz presidente José Bandeira!
    O Evaristo cometeu um erro irreparável. Um crime. Traiu a maioria dos são-tomenses. O pior está para vir!
    Nunca foi competente sempre por onde passou não deu provas de nada. É um lambe bota. Basta ver que em 42 anos da independência, é o único que continua ininterruptamente no poder. É um autêntico camaleão.
    Como família e amigo, aconselho Evaristo Carvalho a renunciar das funções que exerce para o seu bem, da sua família e do povo são-tomense, senão será tarde demais……..

  16. img
    Explicador Meu Responder

    Este Miguel, MIGBAI, tem é de facto de deixar de fumar as ervasinhas verdes que ele bem adora, para começar a pensar com razum e com a sua cabeça que o povo pequeno lhe agradece.

  17. img
    mezedo Responder

    Esta na hora de sairmos a rua com uma manifestação seria contra essa corja de bandidos que não respeitam a minguem.

    O pau mandado assinou e promulgou dizendo a todo povo que ele é burro e mal assessorado.

    O Vendaval deu ordem como se fosse em sua casa.
    isto não pode ser o país não é desses malandros.

    Vamos sair a rua.

  18. img
    "Sozinho no Mundo" Responder

    Que tristeza!!!!
    Num País sem peias como STP!!!!
    Onde o chefe do Governo dorme sonha, e acha k pode tudo!!!
    Interfere no poder legistivo e Judicial…..
    atropessa tudo….
    Aprova um orçamento sei lá de de onde….
    Que na verdade não consta na nada…..
    Quanto ao PR Evaristo todos nós ja sabíamos:pk durante o dito eleições presidenciais de 2016, sempre disse ” que serei o PR de assinar logo”…
    Quanto a isso não me estranha…
    Porém quanto ao PT que sempre criticou os líderes de outros partidos que na altura estava em poder de isso e aquilo k hoje esta fazendo coias piores…
    Agora pergunto aonde esta o Levy e companhia Lda de ADI, que na altura foram introduzir um petição no Tribunal Penal Internacional (TPI), pk em STP estava um caos….

  19. img
    Jorge Amado Junior Responder

    O Jorge Amado anda frustado porque a mama acabou. Agora temos pessoas sérias a tomarem conta do país para o azar desses aproveitadores bem conhecidos da nossa praça. Andam desesperados e tenho reparado neles tanto parlamento como nas ruas da capital do País.
    Gostaria de saber se o Jorge Amado seria capaz de nos revelar quando dinheiro mamou e/ou desviou a seu favor enquanto foi Embaixador de STP deixando País de rastos.

  20. img
    almeida Responder

    O q nao falta aqui nesta janela de opinioes é lambe-botas do governo.
    É uma vergonha. Ainda acham q presidente fez bem. Triste figura q fazem aqui com os vossos comentarios. Meus caros. Aquele q acha q o presidente fez bem nao sabe o q é democracia. Entao o presidente nao tem assessores? Nao tem conselheiros? Ele nao tinha q reunir com pessoas indicadas para analisar com calma o orçamento antes de tomar uma decisão? É as escuras?
    So em sao tomé que é uma republica de bananas em q todos os politicos so pensam neles é q isso acontece.
    um bem haja

  21. img
    seabra Responder

    Chegou o momento de tomar posição firme,todos juntos…solidários,para pôr um termo DEFINITIVO a esta mascarada TROVOADESKA que tem que acabar.BASTA BASTA e BASTA.
    Não se pode continuar a ceder aos ABUSOS do PT/ADI e Comparsas e o povo “PAGANDO E RINDO”.
    Tocou a hora da REVOLTA.PT não pode ser mais forte e determinado do que um povo que sofre (por causa dele
    que assambarcou STP como sendo uma roça pertencendo aos Trovoada).
    Com que direito???

  22. img
    mezedo Responder

    Aqueles indivíduos que só andam a acusar Jorge Amado são mesmo parvos ou então são sem letras. Para não dizer analfabetos.

    Em que país nós estamos? Esses burros acham normal essas atitudes que tem sido tomado pelos governantes como normal.

    Não me interessa Jorge Amado ou qualquer um, o que interessa é que quem Governe o País respeita a constituição e pence no bem do País e do Povo.

    A onde já se viu um PR assinar e promulgar um documento considerado polémico sem mesmo consultar a tribunal constitucional.

    Esse homem já devia ter vergonha de ser um PR, ou então ele é um P ADI e não um PR.

  23. img
    "Sozinho no mundo" Responder

    STP, quem te vê, e quem te viu!!!!
    Um País a ser desgovernado por bandos de pessoas k violam e atropessam tudo…..
    Muito sinceramente quando oiço e vejo o dito PM PT a falar na Comunicação social, eu não sei se na quele istante eu ria ou chorava, pk homenzinho disse ” nem tudo esta mal, nós baixamos o preço de combustível, o país esta no bom ritmo, enquadramos mais pessoas na Admnistração Pública, etc….
    Ora, o Governo baixou o preço de combustível de mil dobras(1.000),aumentou por duzento ou trezentas mil vezes mais do preço da documentação no Cartório…..
    Aumentou as taxas!!!!!
    Aumento o imposto!!!
    Agora pergunto:
    Com qual rendimento custiamos tudo isso….

Deixe um comentario

*