Destaques

PRÍNCIPE: “O Rei não veio”

Desde o dia 8 de Fevereiro (Quarta-Feira), que o Príncipe aguarda sem sucesso pelo Rei Mohammed VI de Marrocos. Na terça – feira 7 de Fevereiro, o Primeiro-ministro Patrice Trovoada se deslocou a ilha do Príncipe para receber o Rei marroquino. Patrice Trovoada anunciou que o Presidente do Gabão Ali Bongo, também se juntaria a ele e ao Rei na ilha do Príncipe.

Príncipe anfitritiPríncipe preparava-se para um momento histórico, que se transformou num fiasco. Sem novidades sobre a chegada do Rei, na quinta – feira 9 de Fevereiro, o Primeiro-ministro Patrice Trovoada abandonou a ilha do Príncipe e regressou a São Tomé.

A incerteza tomou conta do Príncipe, que no último fim-de-semana, registou movimentações do Governo Central de Patrice Trovoada, que prenunciavam um fim triste para a azáfama em torno da visita do Rei. Tinha iniciado no porto da cidade de Santo António, o transporte pelo navio Anfitriti das 10 viaturas topo de gama que o Governo Central enviou ao Príncipe, para acolher o Rei e a sua delegação.

O navio Anfititri fez-se ao mar  com todas as viaturas, rumo a ilha de São tomé.

Ansioso, Príncipe, procurou por novidades do Rei até esta segunda – feira. O Presidente do Governo Regional do Príncipe, José Cassandra, que também deslocou-se a São Tomé na passada quinta – feira, regressou esta segunda – feira ao Príncipe. No aeroporto de São Tomé, José Cassandra foi confrontado com a imprensa estatal, a solicitar novidades do Rei Mohammed VI de Marrocos.

José Cassandra, deixou claro que não tem novidades concretas sobre o posicionamento do Rei, e muito menos sabe porque razão até hoje o Rei, ainda não foi ao encontro do Príncipe.

A equipa avançada do Reino de Marrocos, composta sobretudo por militares que garantem segurança e escolta ao Rei, já anunciou ao Governo do Príncipe, que a partir desta segunda – feira, começa a desmontar a sua tenda montada sobretudo o Resort Belo Monte.

Os armários e outros equipamentos que tinham sido transportados via aérea para o aconchego do Rei Mohammed VI de Marrocos, começaram a ser retirados de Belo Monte, e armazenados no avião militar marroquino estacionado no aeroporto da região do Príncipe.

Nem o Rei, nem o vizinho Ali Bongo, apareceram no Príncipe.

“O Rei não veio”, é a frase mais ouvida no Príncipe desde a última semana.

Abel Veiga

    29 comentários

29 comentários

  1. Estamos Tramados

    13 de Fevereiro de 2017 as 12:45

    Tanta esperteza para acontecer o que aconteceu. Parece um país de brincadeira. Se me contassem isto eu juro que não acreditaria. Como vivo cá tive a oportunidade de presencial ao vivo a loucura do nosso primeiro-ministro.

  2. Preto

    13 de Fevereiro de 2017 as 13:20

    Acontece que o Rei descobriu que no Príncipe os carros só circulam aos zig-zag e que ele ía tomar banho com caneca. Perguntem ao ex Presidente Fradique de Menezes. É triste!

  3. Original

    13 de Fevereiro de 2017 as 13:21

    Rei fugiu duque que estava a esfregar as mãos a espera de bufufa.
    Ir ao Príncipe com este aparato todo e hospedar na casa do Tó Zé isto é que é fiasco.

  4. Estou Triste

    13 de Fevereiro de 2017 as 13:48

    “A culpa é da oposição”! Uma Vergonha, se Patrice Trovoada tivesse vergonha na cara devia apresentar a sua demissão. Perdeu toda e pouca credibilidade que ainda tinha.

  5. Estou com febre

    13 de Fevereiro de 2017 as 14:40

    Meus amigos o Rei chegará hoje as 15:30 na Ilha do Príncipe, o mesmo virá de um submarino para encontra apenas com O José Cassandra e o PT.
    pedimos muita calma nessa hora, como vcs sabem por se tratar de um Rei tem que haver mais sigilo, e os nossos jornalista devem ser mais prudente tendo em conta que o Rei não gosta de publicidades, publicidade é coisa de país pobre que só quer aparecer e vcs tem que deixar disto…
    um bem haja…

  6. FÉDÉ KÁ DÓXI

    13 de Fevereiro de 2017 as 14:51

    Só quem não conhece Patrice, acha que ele ficou triste, nada.Tudo foi obra de São Tomé Poderosos e Santo António. Porque não Evaristo Carvalho a receber aquelas entidades, as mais altas dos seus países e ser PT 2º personalidade a ir recebê-los? Bem feito/Dêçu Pagá. Axem! Dê a César o que é de Cesar e à Deus o que é de Deus. PT quer fazer Evaristo de bôbo. Isto é demais. Evaristo é gata borralheira? Só porque ele não sabe falar línguas? Me desculpem. Patrice agora ficou com cara de lata. A quem imputar as despesas feitas? Talvez ao Tó Zé que suportou a estadia do PT em sua casa.Assim vamos indo.

  7. Mohammed Rei de Marrocos

    13 de Fevereiro de 2017 as 15:07

    Quando Tó Zé telefonou alguém dizendo ” o gajo veio hospedar em minha” eu não quis acreditar. Depois de confirmar a informação, disse para mim mesmo, Patrice Trovoada perdeu toda a decência.
    PT é desavergonhado, credo nunca esperei depois de tudo que To Zé falou de PT que pudesse pedir para hospedar em casa de Tó Zé! PT faz tudo pelo dinheiro, tem cego amor pelo dinheiro. Resumindo é um indivíduo sem carácter!

  8. mundo fala

    13 de Fevereiro de 2017 as 15:14

    amém

  9. Nuno De Menezes

    13 de Fevereiro de 2017 as 15:26

    Pessoalmente concordo com o senhor exelentissimo Rei Mohammed VI de Marrocos de assim nao vir.

    Vejamos outros artigos anteriores neste jornal online aonde nao existe educacao e ao mesmo tempo aceitam linguagem nao apropriadas.moderação na linguagem ‘e necessario assim esse jornal e outros mais aonde aceitam as pessoas comentarem.

    ‘E necessario as Pessoas saberem diferenciar, o que ‘e Principe,Princesa,Primeiro ministro,Advogado,Juizes e outros mais. ‘E necessario Haver respeito e moderacao na Linguagem,mesmo nao tendo acesso a eles pessoalmente ou a distancia,existe outras equipas intelegentes do mesmo a investigar online o comportamento e etc…

    diferenciar; Juizes,Juizas,Estao em cima do Prisidente da Republica atentos a lei e etc… aonde decretam o nao aceitamento de alguma lei que pode causar coisas e danos,temos o exemplo do Presidente dos Estados Unidos TRUMP.(Travel ban)

    A Palavra em causa ‘e;

    o senhor exelentissimo Rei Mohammed VI de Marrocos.

    O Mesmo tem sua equipa online virado para Sao Tome e Principe e nao so apenas para sua propria seguranca.

    Papel e caneta imagina, em questao de seguranca Sao Tome e Principe passou, mais no entanto em questao de Respeito porque assim o mesmo ‘e REI concerteza Sao Tome e Principe os comentarios assim nao Passou.

    Tudo isso conta muito,e o mais engracado nunca vi um Principe de Visita a Sao Tome e Principe mais sim alguns Presidentes da Republica.

    Em questao da Visita de um Principe; se deve fazer um circuito fechado de seguranca comentarios inapropiados nao aceitaveis,nao sao aceites,Harmonia neste dia e tudo mais.

    Um Principe nao ‘e a mesma coisa ser um Presidente da Republica meus senhores. e concerteza tudo isso levou com que o principe nao veio a Sao Tome e Principe, eu pessoalmente sendo Principe,no ponto de analize daquilo que li neste jornal a forma de ser das pessoas faz com que eu informar que nao vou estar presente.

    Importante assim dizer o seguinte;

    Pode nao ser por culpa das pessoas de Sao Tome e Principe o Principe Rei Mohammed VI de Marrocos nao veio a Sao Tome e Principe mesmo alguem analizando os comentarios para mim pessoalmente ‘e horrivel para um Principe e um Visitante,mais sim por culpa (ciumes) de algum Pais Vizinho da Lingua Portuguesa que assim escreveu esses comentarios e foi aceite por esse jornal online. E Por essa Razao as pessoas nao tiveram a oportunidade de estar com o mesmo dentro de Sao Tome e Principe.

    Imagina; Principe de Sao Tome e Principe vai visitar Angola.
    A equipa do Principe de Sao Tome e Principe, em primeiro Lugar jornais online e outras coisas mais que assim nao vou aqui explicar ficamos ATENTOS E EM ALERTA.

    Quem sabe assim Sao Tome e Principe as Pessoas e outros mais amadurecem e vao aprendendo com os erros mais 40 anos (ON).

    E ‘e a primeira vez em Africa,Sao Tome e Principe a visita do mesmo.

    Nuno Menezes
    Reino Unido,Lincoln

  10. Costa Pedro

    13 de Fevereiro de 2017 as 15:28

    Pergunto: Quem vai pagar esta despesa que foi feita com o transporte dos carros, pessoal de segurança e muito mais? Brincadeira! Este Patrice Trovoada está sempre a brincar com o povo Santomense. São-Tomé e Santo António do Príncipe vão tomar conta deste Patrício Trovoada mas os seus comparsas Varela, Vila Nova e Levy Nazaré.

  11. explicar sem complicar

    13 de Fevereiro de 2017 as 15:44

    É praga de Evaristo Carvalho que foi para MATO DE CURANDEIRO.
    KIKIKIKIKIKIKIKIKII

  12. explicar sem complicar

    13 de Fevereiro de 2017 as 15:46

    E à IMPRENSA do Governo de ADI a desinformação ao público, de que o REI visitou ilha do príncipe.
    Piááhhhhhhhhh

  13. Vexado

    13 de Fevereiro de 2017 as 16:41

    Como em stp, os ministros não têm vergonha torram cara e segue em frente.
    Nesta altura do campeonato, a ministra da saúde colocaria o seu cargo a disposição bem como o ministro varela.
    O primeiro ministro deve um pedido de desculpas a nação.
    Se a visita é privada, porquê usar os bens do Estado, a força policial para escoltar o rei do marrocos?
    Fiquei em duvida quanto a este aspoecto. Escolta policial tudo bem, mas viaturas do Estado para amizades, quem paga? os contribuintes?

    Muita falta de respeito pela má governação.

  14. Zé finfin

    13 de Fevereiro de 2017 as 16:49

    A culpa toda é do BENFICA.
    Mande a conta!

  15. Angularinho

    13 de Fevereiro de 2017 as 16:50

    Uma vergonha!

  16. Jorge Ramusem lima

    13 de Fevereiro de 2017 as 16:54

    Mas, o Rei não veio, pelo menos devolve os STD 400.000.000 que levaste para comes e bebes com o Rei.
    E como então do Vale que contraíste no mercado?As Mercadorias fiadas? Quem vai paga-las? O teu povo pequeno?

  17. Madiba

    13 de Fevereiro de 2017 as 17:38

    Começo a ter muita pena de Patrice Emery Trovoada!

  18. EX

    13 de Fevereiro de 2017 as 18:28

    hhahahahahaha kkkkkkkk.

    O Rei sentiu de medo das feridas, a epidemia que se alastra no país.
    PM pareceu aquelas crianças de antigamente que são avisadas que Padrinho que veio de viajem vai passar para visitar então elas rapidamente tomam aquele banho e vestem fino e fica na Porta de casa a dizer para os amigos hoje meu Padrinho vem e vai me trazer brinquedos. kkkkkk kkkk

    Até acaba adormecendo e nada de Padrinho. Nesse caso nada do Rei. kkkkk ahahahah

    Coitado do Patrício ficou sem brinquedos.

  19. Mau Sinal!!

    13 de Fevereiro de 2017 as 19:22

    É o caso para se dizer: A MONTANHA PARIU UMA GRANDE RATAZANA

  20. Kwa nom so

    13 de Fevereiro de 2017 as 19:26

    Ho Patrice Trovoada, você é a nossa vergonha pa… És um adolescente imaturo.

  21. Kwa nom so

    13 de Fevereiro de 2017 as 19:27

    Cara de cão, sem vergonha.

  22. FCL

    13 de Fevereiro de 2017 as 21:42

    O homem ficou co medo de apanhar um EVC, ou bixoo do Dubai como alguns chamam…
    Isto e um alerta serio para que as autoridades competentes sejam mais atiças na resolução desta calamidade… Sinceramente só isto e q nos faltava….

  23. Clemilson Brasileiro

    13 de Fevereiro de 2017 as 21:44

    Parabéns Trovoada enganando esse povo sofrido do príncipe .duvido que não gastaram muito dinheiro pra visita do rei ??

  24. Original

    14 de Fevereiro de 2017 as 9:59

    A visita privada foi muito difudida pelo Governo
    (Mohammed Trovoada)e assim,todo mundo saberia onde estava o rei e rei não gostou disso e além de saber que Mohammed local queria hospedar no mesmo espaço para respirarem o mesmo ar.
    Muita confiança não é?

  25. Eusebio Neto

    14 de Fevereiro de 2017 as 10:39

    Coitado do povo santomense, enganado a colocar na sua liderança um desacreditado local e internacionalmente. Sendo um cidadão nacional, detentor dos mesmos direitos que têm todos os cidadãos santomenses, repito, santomenses, esta grande vergonha me deixa muito triste. Por mais voltas que dou pelo meu cérebro pouca ou nenhuma explicável encontro para que S. Majestade monarco marroquino e o grande irmão do senhor PM Emery Patrice fossem capazes de tamanha desfeita ao seu “amigo”! Não tenho dúvidas que se essa trágica situação tivesse acontecido durante o mandato de outros dirigentes que não os da ADI, as antenas da RDP África chefiada pelo porta vòz de PT, o meu primo Abilio Neto não pouparia esforço para tecer as mais desmoralizantes e desvalorizantes criticas as autoridades nacionais. Como estamos a ver, perante uma situação tão negativa, a RDP África não chamou o seu funcionário Abílio Neto para analisar o que aconteceu e, no seu chamado douto critério, desfiar o que tudo isso poderá num futuro próximo e não só constituir para o nosso pais.
    Caros compatriotas, talvez nem todos nós temos a noção da gravidade da decisão, pelo que consta, unilateral dos ex-visitantes tomada a revelia do sr Primeiro Ministro. Sem uma explicação oficial, também nenhum cartão passaram ao PT, não há como evitar que as pessoas comecem a especular. Há quem defende que PT não cumpriu as ordens que lhe foram dadas de manter a visita em rigoroso segredo, há quem diz terem sido as autoridades marroquinas informadas da falta de idoneidade do nosso primeiro ministro, uns acreditam que mais uma vez PT quis tirar proveitos econômicos pessoais dessa visita e outros acham que o Rei concluiu momentos antes de vir ao Principe que a sua visita poderia ser interpretada como um gestão para caucionar os desmandos e atrocidades que o PM está a praticar no pais. Independentemente das reais razões dessa decisão unilateral dessas autoridades, o nosso pais vai sofrer consequências negativas, nomeadamente na área turística, na área política com a redução de numero de personalidades políticas estrangeiras que se deslocarão à STP. E mais, não se pode descartar a hipótese dos mais rigorosos interpretarem a não vinda do Rei e do Presidente do Gabão como resultado da falta de segurança e existência de riscos, diversos. Aliás, não podemos esquecer que o sr PM e a minha família não vivem em S. Tomé e Príncipe porque não estão disponíveis para correr os riscos de serem contaminados pelas doenças que têm atormentado o país! Se nem o sr PM e a família vivem no seu(?) pais por causa de riscos à saúde, como poderão tão altas figuras de estados estrangeiros virem cá correr esses riscos?
    Agora, cabe ao sr PT ir a TVS, RTP e aos demais órgãos de comunicação explicar realmente o que se passou (claro se souber) e pedir desculpas ao povo que, mais uma vez foi enganado por ele. E mais dar ordens ao seu porta vóz internacional e futuro Embaixador de S. Tomé em Malabo (Guiné Equatorial)Dr Abílio Neto, actual funcionário da RDP e RTP África para fazer eco das suas explicações e e pedido de desculpas ao nível
    internacional.

    Pergunto: Quem na verdade é Patrice Trovoada? Quais os seus verdadeiros planos com este país? Qual o nível de reputação e respeito ele goza ao nível internacional? Quem acredita nesse homem?

    São Tomé e Santo António, acudam-nos.

    Viva S. Tomé e Príncipe.

  26. VM

    14 de Fevereiro de 2017 as 11:01

    Triste e deprimente, para o Governo, e, especialmente, para o País.
    VM

  27. mezedo

    14 de Fevereiro de 2017 as 11:28

    Dai a pouco vão culpar oposição por Rei não ter vindo a esta terra maravilhosa.

    Só que desta vez não há nada para pegar nem mesmo visita a Hospital é motivo para pegarem.

    Simplesmente o Rei não veio porque gente grande não pode ser recebido por criança arrogante e mal criado.

  28. Tungo

    14 de Fevereiro de 2017 as 14:40

    Meus caros;
    Enfim não é de aceitar que uma situação dessa acontece, francamente, seria um dos jornalistas que deu essa informação, dizíamos que esse não é bom profissional, e agora? senão vejamos se o profissional presta um trabalho desta natureza, teria outra visão da população pelo trabalho de má qualidade, por outro lado, quer dizer que si emocionou sem a certeza, e correria o risco de ser despedido por faltar com verdade, bom sendo chefe do governo tratando de todas trapalhadas gastando o fundo do estado que quase nem existe como afirmou-nos com contenção a dois meses atras, só lhe resta demitir-se né, porque aos olhos de povo pequeno já esta escrito que este é um bom promotor, depois de comprar é que si nota a qualidade de produto em promoção.

    Estamos cá, haver vamos.

  29. Rato

    15 de Fevereiro de 2017 as 16:54

    KKKKKKKKKKKKKKKK, bem feito!!! Eu sabia que era mais uma estratégia de Patrice para furtar cofre de Estado,” dêçu pága!!!”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo