Destaques

Governo determinado em construir porto acostável e modernizar aeroporto

Afonso Varela, Ministro da Presidência, segunda figura do Governo, garantiu aos parceiros internacionais de São Tomé e Príncipe, que ainda no primeiro semestre de 2017, será anunciada a data de arranque das obras de modernização do aeroporto internacional e de construção do porto em águas profundas.

Na reunião com os parceiros internacionais que decorreu em São Tomé, no início do mês de Março, portanto, muito antes de o FMI anunciar a sua recusa em mobilizar financiamentos para os dois projectos, o Ministro da Presidência, descreveu o que vai acontecer com o aeroporto internacional. «Neste momento o nosso aeroporto tem 2200 metros e a nossa intenção é de estender o nosso aeroporto pelo menos mais 800 metros. Mas não basta estender o aeroporto é preciso melhorar os sistema de segurança, é preciso melhorar o sistema de navegação, os equipamentos de combate aos incêndios, é preciso fazer tudo isto»,explicou Afonso Varela.

O projecto de modernização do aeroporto internacional, conta com apoio da República Popular da China, e segundo o Ministro, é um projecto estruturante para a economia nacional. «Consideramos como prioritário o aeroporto porque estamos convencidos que o desenvolvimento e a geração de riqueza, passa fundamentalmente pelas conexões, pelas trocas, e quando não há troca não há necessariamente geração de riqueza», sublinhou.

O Ministro da presidência disse aos parceiros internacionais, que «o Governo está determinado em ainda este ano lançar essas obras. Esperamos ainda neste ano, neste primeiro semestre, anunciar a data de arranque dessas obras», pontuou.

No final de Março, o FMI, veio reafirmar que o país não tem mais margem de manobra para se endividar.

Abel Veiga

13 Comments

13 Comments

  1. explicar sem complicar

    27 de Março de 2017 at 23:01

    Esse Varela tem é que deixar de consumir álcool 24/24 . Fala a toa.
    Olégario Tiny tem razão.

  2. Pedro Costa

    28 de Março de 2017 at 5:59

    Não pensem só em esticar a pista. Temos uma arogare não condizente com um aeroporto internacional. Modernizem-no por favor. Não pensem esticar o aeroporto para receber aviões de maior porte, e depois? Os passageiros depois de desembarcarem enfiam naquela caixa?
    Tenham vergonha. O aeroporto é a nossa sala de visitas.
    Quanto ao porto acostável seria uma mais valia para o país. Andamos com estas intenções há décadas e nada se faz.

  3. Kwa nom so

    28 de Março de 2017 at 7:58

    Mentirosos pá… onde está a estrada de Oque Del Rei até a rua padre. Vocês são criminosos.

  4. FÉDÉ KÁ DÓXI

    28 de Março de 2017 at 11:49

    Meu Deus! Senhor peço perdão em invoca-lo em vão.
    O P.T. escondeu, porque mentiu demais e não quer perder mais a sua imagem com mentiras, porque, agora entra mudo e sai calado. Preservando a sua imagem para as próximas eleições. Povo de S.Tomé e Príncipe, abram os olhos.
    Que criança que suporta a mentira todo o tempo, vai haver um dia que ela diz, papá está a engar-nos.
    Acham que se esse projecto fosse verdadeira ninguém falaria dele?, só o Varela, meu Deus. Varela vai para Manuel Jorge pegar camarão.
    Porto de águas profundas para S.Tomé e Príncipe, “jamais” porque aí bem próximo de nós tem outro que vai nos sucumbir. Esqueçam, falem de outra coisa. Requalifiquem a marginal. Façam a dragagem e deem um novo visual a nossa marginal. Criem outras infraestruturas, não enganem o povo.Kadê as pedras lançadas e que estão a geminar? Estrada de palha, Oque-del-rei etc etc. Isto é demais.

  5. EX

    28 de Março de 2017 at 11:58

    Haver vamos, vão lançar essas Obras para ludibriar o Povo e conseguir votos e depois deixar tudo no banho Maria e dizer que não há dinheiro porque os investidores desistiram. Cuidado com coisas serias.

  6. lede di alami

    28 de Março de 2017 at 12:42

    Malandros…………………

  7. Realista

    28 de Março de 2017 at 14:40

    Antes d hontem falei isto para meus amigos o um dos cabeça grande De Adi ja sabe k dentro d 16 meses s.tome e Príncipe vai ter mais uma eleiçao onde nos povo pikenos estamos a rezar k esse dia xegue para mostramos o Adi k ja nao é preciso andar d aeroporto ape ate cidade mais nao temos k mandar todos esses uis para casa Varela esta a vir com bla bla bla se obras basicas tipo reparaçao De passeio e murros da marginal vces nao fizeram em trez anos kuanto mais agora k esta a
    Faltar poucas meses para eleiçao k tas a vir com essas messagem bonitas a mim vces Jamais m enganam.

  8. Madiba

    28 de Março de 2017 at 18:17

    Caros compatriotas

    Estou muito ansiosa para festejar este dia, até porque, como demasiado santomense que sou! Não quero decepção mais tarde. E também espero que os políticos tenham o pudor naquilo que falam. Ou somos sérios ou andamos aí a brincar com carros de lata e rodas de fruta-pão!

  9. Veronica Barros

    29 de Março de 2017 at 9:13

    Este tipo fala muito atoa. Nunca vi um dirigente tão falaue como este.

  10. malebobo

    29 de Março de 2017 at 9:21

    só com conversar fazer boi dormir, o povo já está habituado com vossa mentira, so estamos a espera das urnas em 2018, para vos mandar para casa, bando de bandidos

  11. rapaz de Riboque

    29 de Março de 2017 at 13:10

    Provado esta que a vida é curta e bela.
    E que se morre um pouco em cada dia.
    Não queiram sem querer dar cabo dela.
    NAO SE ERRITEM, SORRIAM.

    Queiram ser indulgentes e confiantes.
    Sejam a própria justiça quem os guie.
    E quando vir errar seu semelhante.
    NÂO CRITIQUEM, AUXILIEM

    Sejam calmos, serenos, e rectos, e bons.
    Façam de amora a base , o alicerce.
    Tentem dar voz não alterem o tom.
    NÃO GRITEM CONVERSEM

    Ponham em caso em vós sempre que possam.
    Deixem falar quem fala, nem reparem.
    E os ouvidos a consciência, amiga nossa.
    NÃO ACUSEM , AMPAREM

  12. jojo

    3 de Abril de 2017 at 10:11

    Meus caríssimos!!
    Esticar a pista e requalificar o aeroporto é sim desejável e exequível, mas, construir um porto de águas profundas não!!! Os nossos vizinhos, Guiné Equatorial, Camarões, Nigéria, Gabão, Togo, Gana já dispõem e cobrem toda a nossa sub-região, porque o tão falado porto de águas profundas de STP será menos economicamente viável do que o de estes Países vizinhos.

    Faças reparação de todas as estradas do país nos moldes da estrada que vai a trindade e também, a zona sul do Sul País. Não faças aquilo que não podem.

    Outra coisa sejam democratas e abram as mentes, todos Santomenses juntos somos poucos para desenvolver este nosso STP. Deixem de praticar o sectarismo no País. Fui…..

  13. Clara Dias Marques

    5 de Abril de 2017 at 13:52

    Afonso Varela e o ADI- ‘e como o Governo da Correia do Norte. Os Mais Optimistas do Mundo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top