Patrice na China antes de apresentar o Orçamento Rectificativo para 2017

O Primeiro-ministro e Chefe do Governo, realiza a primeira visita oficial a República Popular da China, após a retoma das relações bilaterais em Dezembro de 2016. Uma nota do conselho de ministros publicada na última semana anunciou que o Chefe do Governo se deslocaria a Pequim para assinar o protocolo de cooperação entre os dois países nos domínios económico, cultural e científico.

Patrice Trovoada acabou por viajar no último fim-de-semana rumo a China. Na mesma nota do Conselho de Ministros, o Governo decidiu elaborar um Orçamento Rectificativo, «cuja preparação deve começar imediatamente e ser submetido Assembleia Nacional até finais do corrente mês de Abril», lê-se no documento.

Note-se que o Orçamento Geral do Estado para 2017 no valor de 132 milhões de euros, foi aprovado com voto favorável da maioria parlamentar que sustenta o Governo. Os partidos da oposição contestaram o facto de ter existido duas versões do mesmo orçamento de Estado para 2017. Cada versão com as suas cifras e fontes de financiamento.

Segundo a oposição a versão entregue ao parlamento e que foi aprovada pelo maioria parlamentar da ADI, não foi promulgada pelo Presidente da República. Diz a oposição que o Chefe de Estado promulgou a versão número 2 do Orçamento Geral do Estado, que tinha sido publicada no site do Ministério das Finanças. A oposição levou o caso para o Tribunal Constitucional, que até a presente data não se pronunciou sobre o assunto.

No entanto, não parece ser inocente o encontro que a equipa do FMI que veio analisar a situação macro-económico do país, acabou por ter com com os partidos da oposição com assento parlamentar. Encontro onde a duplicidade do OGE para 2017, terá sido o destaque.

Por outro lado o Governo anunciou a elaboração do Orçamento Rectificativo em Abril, com base nas recomendações deixadas pela equipa do FMI. « O Fundo Monetário Internacional, recomenda o Governo que sejam adoptadas medidas adicionais susceptíveis de corrigir os défices actualmente registados», refere o Conselho de Ministros.

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Pedro Costa Responder

    Este deve ser o primeiro ministro que mais viagem neste plante! De um país pobre e que não se vê efeito destas viagens, a não ser para ele próprio. Porque não evitar estas viagens e tentar estabelecer contactos por outra via?
    Ele deve ter as suas contas pessoais bem recheadas, porque em cada viagem tem uma determinada verba para os gastos. Será que todo valor será gasto?
    Duvido. Para a quantidade de viagem que tem feito, já está mais que rico.
    Isto é governar?

    • img
      Nuno Miguel De Menezes Responder

      Senhor Pedro Costa

      As coisas nao cai do ceu, o papel do Primeiro ministro é mesmo esse, o mesmo tem que viajar para negociar o bem estar do seu Povo.

      Esse mesmo negocio ‘e infraestrutura que assim Sao Tome e Principe necessita com muita urgencia,para o seu bem estar,para o meu bem estar, e outros mais que se encontra dentro de Sao Tome e Principe a viver.

      Se nao existir condicoes dentro De Sao Tome e Principe, impossivel eu ou alguem abrir um negocio por essa razao mais infraestruturas se for feita dentro de Sao Tome e Principe existe melhor condicoes de Vida para Todos nos Brancos,Pretos, e Mulatos.

      As Pessoas Brancas ou Pretas que nascem dentro de Sao Tome e Principe nao importa a sua nacionalidade os mesmos tambem gostariam ver melhorias dentro de Sao Tome e Principe.

      Nao sei se a wikipedia os numeros da Populacao de Sao Tome e Principe esta atualizada a mesma wikipedia informa que a populacao de Sao Tome e Principe ‘e 197,541, somos um Povo pequeno da População de países e jurisdições de língua Portuguesa.

      Nuno Menezes
      Lincoln,Reino Unido
      Tel:00447534444170

    • img
      Falar Verdade Responder

      Senhor Pedro está com dor de cotovelo!
      Deixa o Homem em paz.
      Em 2018, ver-se-á se o Homem merece ou não continuar no Poder.
      Fui…

  2. img
    EX Responder

    Orçamento actual nem começou a ser executado e já vai haver um Rectificativo, esse Governo não consegui andar estão desorientados e nem Orçamento conseguem elaborar com Transparecia. Estão frustrados e sem rumo estão a espera pra ver se China lhes dão alguma coisa pra executarem o Orçamento, nem um misero problema com os funcionários judiciais não conseguem resolver.

  3. img
    Estou Triste Responder

    PT, é brincalhão, tantas viagem agora chega se a conclusão que PT só andava mesmo a passear usando o dinheiro publico… Afinal a china é que transformou se em remédio para todos os males. Quem diria?

  4. img
    Madiba Responder

    Compatriotas!
    Quando as coisas estão mal. Nós temos que ter o pudor de admitir que estão mal. Eu ouvi e vi aquando da discussão do OGE/2017, o senhor PM a prometer um orçamento rectificativo ao longo do ano 2017. E tanto quanto sei, o FMI não estava presente naquela sessão. Mesmo que não gostemos das pessoas mas, um pingo de verdade não faz mal a ninguém!

  5. img
    Pedro Costa Responder

    Correcção:
    Este deve ser o primeiro ministro que mais viaja neste planeta!

  6. img
    sotavento Responder

    STP um pais pobre sem avioes,emerso numa crise sem precedentes, um pais que para ter um orcamento de estado minimo precisa de ajuda externa tem um primero ministro que viaja mais que por exemplo o presidente de Angola.

  7. img
    Humberto Raposo de Ceita Responder

    Claro Pedro, os Primeiros Ministros são para trabalhar. Viajam só para assinarem os grandes contratos e para grandes assunto. Então porquê que se tem Ministros( negócios Estrangeiros, Cooperação e Finanças ,Economia, Plano ??)
    Agora resta saber se todas estas 60 e poucas viagens estão documentadas para se dar passos seguintes.
    Deve haver aqui muitas viagens desnecessárias e desperdicios de fundos públicos.
    Toda esta viagem para tão pouco assim? Por isso é que não teve tempo de ocupar do Pixe N’dala e o mesmo sucumbiu-se.

    Por isso é que se diz Santo Tomé e Santo António são santos vivos.Estão a nos ver.

  8. img
    Pedro Costa Responder

    Senhor Nuno Miguel de Meneses, não entendi patavina.Contudo fico-lhe grato pelo esforço em tentar explicar o inexplicável em favor do primeiro ministro e suas viagens.
    Oxalá esteja eu enganado. Quando o povo acordar este primeiro ministro estará longe a comer e beber dos bons. Sabe a custa de quê? Disto que actualmente anda a fazer. “Tratar da vida do povo”.
    Oxalá esteja enganado nas minhas previsões. Quem estiver cá para ver, dirá. A história encarregar-se-á do resto. Pena é termos um povo que se contenta com o mínimo; palmadinha nas costas e cervejas. No entanto como o mundo está, com redes sociais, etc, etc, este povo deveria estar com os olhos mais abertos, com devido respeito.

    • img
      Nuno Miguel De Menezes Responder

      SENHOR: PEDRO COSTA

      Nao intendeu Patavina assim O Senhor escreveu,tudo bem, podia explicar a mim qual ‘e o papel do Primeiro Ministro? Nao importa se o Mesmo ‘e do ADI ou nao, Qual ‘e o papel do mesmo?

      O periodo de 5 anos no poder imagina o mesmo nao viaja nem para Portugal fica apenas em Sao Tome e Principe apenas a receber o Seu Vencimento, o senhor ‘e capaz de explicar a mim como seria Sao Tome e Principe se assim Fosse?

      Por essa razao escrevi para o Senhor Perceber o Papel do Primeiro Ministro nao importa o Partido ‘e ir ao exterior negociar e fazer proposta e individar tambem para a melhoria da Infra-estrutura de Sao Tome e Principe.

      Por essa razao nada cai do ceu se ele nao for viajar e explicar a necessidade do seu Povo,mesmo os outros Paises tem conhecimento que o Povo de Sao Tome e Principe ‘e um Povo Pobre e nao somos os unicos.

      E a garantia neste momento penso eu ‘e o petrolio que assim foi discoberto nas aguas de Sao Tome e Principe.

      ‘E um ouro,um bem Precioso que assim Sao Tome e Principe pode aplicar como Garantia, tirando isso Sao Tome e Principe em si nao tem nada a oferecer se nao for muito calor paisagens lindas e o Povo com ar de Fome.

      Eu Turista vou Fazer Turismo se um Pais nao tiver minimo de condicoes
      de infra-estrutura eu pessoalmente ecolho outro, so se for em missao de servico e o meu Pais em causa paga a mim tudo o meu vencimento a alimentacao e outras coisas mais.

      E existe situacoes Piores ate por Free Gratuito se vai Porque somos ser Humanos.

      Muitas das vezes vejo que as maioria das pessoas sao do outro partido e ficam contra o papel do Primeiro ministro de Sao Tome e Principe, pessoalmente nao tenho Partido em Sao Tome e Principe amanha se ganhar outro escrevo igual, porque assim quero a melhoria e condicoes para Sao Tome e Principe.

      Nao sei qual ‘e a sua idade, nasci EU passando dois anos de independencia de Sao Tome e Principe e ate a data de hoje nao existe pelo menos minima condicoes para o seu Proprio Povo, apenas existe para os Ricos que isso ‘e normal tanto ‘e que isso tambem acontence na Europa, mais no entanto no Pais aonde encontro a Infra-estrutura existe tanto para o Rico e Para o Pobre minima condicoes o Pais em causa se Chama REINO UNIDO INGLATERRA.

      O Mais engracao nunca se esqueca disso, nao apenas olhar para Sao Tome, temos outra ilha com o Nome de Principe e esse dois nomes o nome do Pais se chama SAO TOME E PRINCIPE.

      Muitas das vezes acontece as pessoas pensarem queremos tudo para Sao Tome e esquecem do Principe a outra ilha, e tem que haver minima condicoes.

      Nuno Menezes
      Reino Unido
      Tel:00447534444170

  9. img
    realista Responder

    Esse homem ou seja PT ele exerce quatro funcoes: president, primeiro ministro, ministro negocio estrangement e ministro d finança restante ai so estao a oucupar espaço…… Este homem ta podre mais podre d rico a pala do sacrificio do povo De Sao tome e Príncipe este homem teve, tem Ira ter uma boa vida desde infancia ate presente mais k rato d primeiro ministro k envez para criar progectos pra bem colum dentro De pais passa vida a viajar ponto a imagem d Sao tome a frente como pedinte De esmola k povo nao ve nada d concreto k ele faz por isso k digo o homem esta a saber apenas,somente,especialmente,diretamente, da sua vida

  10. img
    Carlos Queirões dos Anjos Responder

    E depois ele o PT dizia que o país não deve estar sempre a pedir esmola, lembro ainda o que ele dizia ao Governo do Gabriel, mas ele e o seu governo é o maior pedinte desavergonhado que este país conheceu.
    Olha só como correram com os taiwaneses? Normalmente as prostitutas agem assim.

  11. img
    Gervasio . A . Neves Responder

    As coisas nao cai do céu, perfeitamente a sua excelencia o Senhor Primeiro Ministro de qualquer maneira ten que viajar para negociar com os parceiros para bem estàr do povo santomense . Em primeiro lugar ele tem a capacidade dialogar com os paises coperados porque ele é bilengue, entao lhe deixe trabalhar . Ja fomos enganados desde 75 que foi o senhor pintinho ( Pinto )até o ultimo contato do pintinho . Nao vamos ver a nacionalidade porque sao voces antigos que prepararam mal as refeiçoes para os povos pequenos ( pobres ) . Hoje os santomenses se encontram nos paises coperados como os passarinhos que voam de ramos em ramos . O meu comentario é seguinte : Lhe deixe trabalhar .Residente em Libreville telefone 05 73 65 66

  12. img
    Pedro Costa Responder

    Não discordo que este individuo viaje. Discordo sim a forma como o faz; isto não é normal. É exageradamente. As pessoas que aqui opinam e que concordam com esta forma de estar do primeiro ministro não pensem que ele vá para fora pagando do seu próprio bolso as viagens. Não poderia ser, mas se pensarem bem, são verbas do cofre do estado que financiam estas viagens. Façam as contas, se souberem, quanto gasta por mês, por ano este primeiro ministro em viagens, caso o valor colocado ao seu dispor seja por exemplo 15 mil euros?
    Quando ele deixar a governação, caso dure o tempo previsto e por este andar, estará rico e a comer e beber dos bons.
    Outra questão é que existem embaixadas para determinados assuntos. Ele poderia se dirigir a alguns países só em último recurso. SE o país é pobre, temos de controlar os gastos.Para que servem os embaixadores nestes países?
    Um primeiro ministro, não pode estar em tudo!

Deixe um comentario

*