Destaques

Juiz Bandeira procura segundo mandato como Presidente do STJ

José Bandeira, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça desde Abril de 2013, anunciou que vai brigar para um segundo mandato na eleição marcada para a próxima quarta – feira 26 de Abril.

O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, é eleito entre os 5 juízes conselheiros. Para além de José Bandeira, Alice Vera Cruz e Silvestre Leite, são juízes conselheiros que já desempenharam a função de Presidente do Supremo Tribunal de Justiça. Frederico da Glória e Manuel Silva Gomes Cravid, são outros dois juízes conselheiros que formam o quinteto.

A votação decorrerá entre os 5 juízes conselheiros. Em 2013, o Juiz Conselheiro Silva Gomes Cravid foi candidato a presidência e arrecadou 2 votos. José Bandeira, que a ultima hora se apresentou como candidato, conseguiu 3 votos e foi eleito Presidente.

Desta vez, José Bandeira, que liderou o Supremo Tribunal de Justiça nos últimos 3 anos, reuniu-se com o Presidente da República Evaristo Carvalho na sexta – feira, e anunciou a imprensa que vai brigar pelo segundo mandato.

O Téla Nón sabe que o Juiz Conselheiro Manuel Silva Gomes Cravid, também está na corrida com a intenção de substituir José Bandeira na presidência do Supremo Tribunal de Justiça, e não só.

Isto porque em São Tomé e Príncipe, o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, é também Presidente do Tribunal Constitucional, que no período eleitoral desempenha a função de Tribunal Eleitoral e tem a última palavra no resultado das eleições.

Mais ainda, o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça preside o Tribunal Administrativo, assim como o Conselho Superior da Magistratura Judicial, o órgão executivo do poder judicial. Sem falar do Tribunal Tributário também sob tutela até agora do Juiz Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, José Bandeira.

É muito poder que estará em disputa na próxima quarta – feira. Espera-se que o órgão de soberania tribunais, e os seus juízes conselheiros, conservem a sua independência, para agirem em consciência no conclave de quarta – feira, evitando a tentação do famoso “Banho”(compra de votos, de consciência e da alma), que os políticos impuseram ao país.

Abel Veiga

20 Comments

20 Comments

  1. deus não dorme

    22 de Abril de 2017 at 14:02

    Este José Bandeira pode limpar boca no chão como galinha.
    Bandeira devia é ir para TRONCO tomar chicote devido às bandidagens das eleições no supremo.

  2. Alice Rodriguez

    22 de Abril de 2017 at 16:41

    É muito poder para uma só pessoa e que nos últimos anos demostrou não ser isento respeitando os direitos democráticos. Qual será opinião do Patrice depois da última novidade do Bandeira?

  3. agora sim

    22 de Abril de 2017 at 16:53

    Td gente sabe k o banderinha nao tem condicoes juridicas para ser presidente. Tb, td gente sabe k o leitinho pior um pouco. Alice no pais de maravilha, assim assim, so sobra dois. Mas td indica k esta td nas maos de Deus. Para o bem da democracia esses dois nao podem vencer. Td esta nas maos de ml

  4. em nome do povo

    22 de Abril de 2017 at 16:58

    Para mim, leitinha e bandeirinha, ja cometeram mts pecados. Nao têm condicoes para serem chefe de nada. Sempre k foram chefes sempre existiu problemas. Sao pessoas mt asaradas e nunca troseram sorte para nenhum governo ou pais.

  5. politica

    22 de Abril de 2017 at 17:04

    Eu acho que a Dr. Alice se nao fosse velha seria mais ou menos. Por isso acho que ela deveria dar uma chance a gomes canotilho silva, pois penso que deveriamos experimentar. Queremos um presidente que atrai investmento para pais que fale bem o português e serio, claro que o gomes dava jeito. Por isso acho k o presidente deveria ser gomes canotilho e vice alicinha. Esperemos tb que alicinha naa venda tb a democracia.

  6. politica

    22 de Abril de 2017 at 17:13

    Dizem que td esta nas mao de alicinha… Pois bandeira e agua leite naa escapa. Td indica que alicinha vai apoiar um candidato com postura e serio. Haver vamos. O povo quer saber de verdade quem é alicinha se ela é capaz de vender a democracia, pois se ela entrega o pais a esse banderinha ou leite de agua velha, essa doutora vai ficar na historia como uma vergonha. Ela é k sabe, para mim é indiferente

  7. por um stp melhor

    22 de Abril de 2017 at 17:18

    Sera que vamos ver banderinha a cair, adi esta com mt dinheiro, podem tentar enganar outros juizes. Por favor senhores, abrem os olhos, o governo é que deveria ter medo de voces e nao a contrario. Vamos vamos ajudar a nossa economia. Dr Bandeira e leite, com td respeito voces nao merecem ser presidente, a dr. Alice tb esta cansada.

  8. por um stp melhor

    22 de Abril de 2017 at 17:27

    Eu ja sei quem vai ganhar, silva, gloria ou alice. Nao temos mas ninguem leite e bandeira… Nunca da vida. So se o pais ficou arabia ou israel actual. Ainda acho que temos solucoes para o pais desenvolver. Para acabar com probreza é preciso ter bom presidente. Lembram-se da guerra na ucrania em que o presidente do tribunal era mt rico e o presidente da russia tb. Esses gajos vendem a democracia. Cuidado, esses gajos sao teriveia so querem saber deles e das suas gas

  9. para mim

    22 de Abril de 2017 at 17:28

    Para mim tanto faz … So nao quero leitinha nem banderinha. O resto k ganhe

  10. olha

    22 de Abril de 2017 at 17:34

    Td indica nos corredores dos tribunais que é dr silva que vai ganhar. Mas nos ja sabemos que nem sempre , é assim. A ultima eleicao para eleiger o presidente do supremo tb foi assim, depois enganaram outra juiza e ela comteu esse erro grave, que foi dar outro gajo voto o que custou a nossa democracia.

  11. tatiana

    22 de Abril de 2017 at 17:37

    Dizem que tds partidos estao apoia esse sernhor k fala mt bem o portugues o senhor S… Vamos ver o que isso vai dar

  12. tatiana

    22 de Abril de 2017 at 17:40

    A responsabilidade da democracia e do estado de direito esta nas maos do tribunal. Por isso acho justo por unanimidade eleger gloria, pois fez bom trabalho. Gostei de ler o seu belo acordao.

  13. paula

    22 de Abril de 2017 at 17:45

    Tb acho que o gloria seria melhor um juiz que nao prejudica ninguem. É independente e mt prudente. Tenho informacao que tds juizes vao votar no gloria para lhes ajudar. Vamos ver. Tb acho que o silva tb nao e dos piores. Alice seria boa so k ela ja esta cansada, ela deve ficar vice para dar conselhos a esses senhores. Esperemos k o novo presidente cumpra a lei e esteja vinculada a lei e mais nada.

  14. Militante da Sede de Ribó

    22 de Abril de 2017 at 18:07

    Bandeira de novo, crei em Deus Pai todo poderoso. Que o diabo seja surdo no fundo do inferno! Diabo leva pecado, este homem manchou nosso país, nunca vi tamanha corrupção nas eleições em STP!

  15. PEIXE SALGADO COM FUBA

    23 de Abril de 2017 at 16:12

    Para já, Bandeira, pela sua falta de isenção e pelo péssimo serviço prestado a nação Santomense, sobretudo nas ultimas presidenciais, deverá retirar-se da corrida ao 2º mandato e ceder lugar à outro q não seja capaz de vender de forma tão escandalosa a sua consciência, pondo em risco as conquistas democráticas, q tanto sangue custou aos antepassados!

  16. Vexado

    23 de Abril de 2017 at 20:21

    Patricio toruxe caos verdade.
    País bateu no fundo..! Chegou de viagem sem a mulher. Ela devolveu o passaporte diplomático?

    País está sem leme, Patricii safa com os perdiemes chorudos, não fala verdade…Mente muito.
    Bandeira está a concorrer só para inglês ver…Muita tramonha

    O pessoal do adi está em delírio, porque sabem que sem certas pessoas patricio não consegue fazer malabarismo….

  17. bernicio Gomes e Silva

    24 de Abril de 2017 at 15:10

    Acho que se tem que mudar esta forma de eleger o Presidente para o Supremo.É pouco Democratica no meu entender. Deviam ser todos os juízes e não os cinco. Assim um deles qualquer, mesmo que seja um banana pode aspirar um dia ao cargo. Ou, devia abrir a possibilidade a pelo menos um candidado indicado pela Ordem de Advogados, um do Ministério Público e um das outras instâncias do Tribunal.
    É uma sugestão para não perpetuarmos cagas na saquinhas

  18. paulo jorge moreno

    25 de Abril de 2017 at 8:21

    tudo leva a crer que o Dr Bandeira volte a ganhar com apoio do Nino Monteiro tal qual foi a ultima eleição no STJ, se tal vier a verificar, acabou, reconduzir alguém que não deu provas, mostra total parcialidade, abraços com essa greve, e n coisas….. como santomense venho rogar aos pares no STJ que meditem muito profundamente no estado da justiça e do país se realmente é isto que pretendem para o povo de S.Tomé e príncipe? até quando o banho prevalecera em detrimento do mérito?

  19. paulo jorge moreno

    26 de Abril de 2017 at 15:56

    viva a democracia, viva a justiça e viva s. tomé poderoso!

  20. FCL

    26 de Abril de 2017 at 21:22

    Procurou o segundo mandato e vou mandado para a casca da rolha..
    Inicio do fim do ADI e um grande passos para ademocracia santomense…
    E o fim parece mentira mas e verdade

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top