China e PCC abraçam o MLSTP porque os verdadeiros amigos não se traem

A sabedoria popular diz que «o verdadeiro amigo é aquele que não te trai nem te abandona no momento da desgraça”.

A República Popular da China, que abandonou São Tomé e Príncipe em 1997, após o ADI ter decidido reconhecer Taiwan como sendo a “República da China”, regressou ao convívio diplomático com o arquipélago em Dezembro de 2016.

Uma delegação do Partido Comunista da China (PCC), visitou esta semana São Tomé e Príncipe, e reuniu-se com o partido MLSTP, para provar que os verdadeiros amigos nunca se traem. «Quando as relações entre São Tomé e Príncipe e a China foram derrubadas, o MLSTP persistiu numa posição firme, mantendo as relações amistosas com o nosso partido. Por isso nós apreciamos muito este gesto. Sendo assim perante a nova conjuntura diplomática, o nosso partido está disposto em aprofundar as relações amistosas com o MLSTP, e cujo objectivo é de aprofundar as relações entre os dois países», declarou Gao Xiang Yany, Chefe da Delegação do Partido Comunista Chinês.

O encontro entre os dois partidos históricos, demorou mais de 2 horas e decorreu na sede do MLSTP.

mlstpAurélio Martins Presidente do MLSTP e outros membros da direcção do partido trocaram ideias com a delegação do partido comunista chinês, num intercâmbio que visou reforçar os laços de históricos de amizade partidária, impossíveis de serem mercantilizados. «Já antes do reatamento das relações, trocávamos delegações. Os antigos Presidentes do MLSTP estiveram na China e acredito que em breve iremos estar na China para em conjunto com o partido comunista chinês fazermos uma radiografia dessas relações e prepara-la, fortalece-la para o futuro do desenvolvimento de São Tomé e Príncipe», afirmou o Presidente do MLSTP, Aurélio Martins.

Para além do MLSTP, a delegação do partido Comunista Chinês conversou com as lideranças de outras forças políticas são-tomenses com assento no parlamento.

Mas, as ligações com o MLSTP- PSD são fortes. Datam da luta pela independência nacional, e persistiram apesar dos solavancos de 1997.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    João Paulo Responder

    O curioso nisto tudo é que também o MLSTP usufruiu na altura dos fundos de Taiwan…. e hoje diz ser fiel amigo do PCC

    • img
      Martelo da Justiça Responder

      Não faço politica partidária mas essa observação é um DISPARATE!!

    • img
      PCC Responder

      Não sou de partido nenhum e nunca serei, mais a limite para se aturar as patétices. Faça comentário sobre a notícia, deixemos de cegueira política partidária.

      O que realço nesta noticia é que a delegação chinesa deixou uma mensagem forte para PT. Fica claro que que china não engoliu a traição feita a 19 anos atrás por parte do ADI, é mostra a PT que as amizades não pode ser descartável, usou fartou joga fora. Cuidado PT estas a lidar com os ASIÁTICOS eles têm outra filosofia de vida.

    • img
      Diplomacia não dinheiro é respeito e confiança mútua Responder

      Vai perguntar a ADI quanto dinheiro eles recebia da Ex-Embaixada de Taiwan nos momentos de campanhas eleitorais e quanto é que os Taiwaneses davam ao MLSTP=0. Vai perguntar ao Patrice Trovoada quantos mil dólares a ADI recebeu dos Taiwaneses para campanhas legislativas de 2014 e presidenciais de 2016. Os Taiwaneses não davam o MLSTP dinheiro para campanhas porque queriam k o MLSTP perdesse sempre, porque assim eles teriam toda a garantia do ADi. Infelizmente tiro saiu pela colatra contra os Taiwaneses. Agora rogo a China para ter muito cuidado com o ADI porque esse partido não tem amizade. Amizade para ADI é só dinheiro. Não dá dinheiro à ADI. Dirigentes da ADI não têm princípio de amizade, são todos gananciosos pelo dinheiro. Tanto eh que são todos mendigos perante o dono da ADI Patricinoio Trovoada.

    • img
      Falar Verdade Responder

      Concordo com o João Paulo. Ademais o MLSTP estava no poder várias vezes, por isso tinha legitimidade para cortar relações diplomáticas com o Taiwan. Não o fiz porque o convinha. Assim, vai a política são-tomense, sem ideologia e sem estratégia para o desenvolvimento do país.
      Fui…

    • img
      Santos e Pecador Responder

      Faca jornalismo com responsabilidade
      Penso o que esta em causa noa e o MLSTP nem ADI
      Mais sim o nome do Pais .
      Esta em causa o povo de Sao Tome e Principe .
      Acho essa introdocao peca por ser pobre de espirito .
      Um bom jornalista assima de tudo tem que ser profissionalismo .
      Antes de pensar em si mesmo pemse no pais .
      Nao faca um jornalismo de terra queimada …

  2. img
    Observador Responder

    Mlstp recebe uma delegação chinesa composta só por jovens. Olhem para foto a delegação do MLSTP faz representar só com velhos de restelo. Fica provado que esse partido não promove jovens. Quando aparece algum jovem é de Água Grande. Os distritos e Região Autónoma Príncipe fica de fora. Vou bazar para partido UDD no MLSTP futuro político dos jovens está hipotecado. Por isso que Patrice Trovoada tirou vantagens. Adeus estou no UDD partido do futuro.

    • img
      Martelo da Justiça Responder

      Tem toda razão meu caro Observador. O grande problema do MLSTP é a falta de vontade politica de se renovar. Só vejo rostas já desgastados a procura de uma oportunidade para subir ao poder e resolver os seus problemas como habitualmente. O MLSTP terá que mudar a sua filosofia e injetar sangue novo nas suas estruturas. Têm agora uma oportunidade histórica de o fazer. Por favor, faça-o rapidamente senão….adêua congo!!!.
      São Tomé e Príncipe precisa de um MLSTP forte para escorraçar essas gentalhas do ADI.

  3. img
    Antunes Azanco Responder

    O senhor Observador diz que esta na UDD por motivos evocados por ele. Pelos mesmos motivos também tenho a dizer que decidi entrar para o MDFM. Partido de cara limpa e cara erguida que na realidade já demonstrou ser diferente. Fui!!!!

  4. img
    EX Responder

    Essa visita é uma demonstração clara que a China como um país e usa muito da sua deplomacia exterior, aceito de bom grado retomar as realações com STP, e agora esta a mostrar que não quer trabalhar com o Governo de PT, e todos os fundos prometidos vão estar em banho Maria até as eleições Legislativas.

Deixe um comentario

*