Destaques

Oposição: “Tropas ruandesas estão a formar milícias da ADI e do Governo”

Os 9 partidos políticos da oposição que se reuniram na segunda – feira, para cerrarem fileiras contra a alegada tentativa do governo, de alterar o regime democrático no país, denunciaram as actividades das tropas ruandesas que se estacionaram em São Tomé desde Maio passado.

Segundo os partidos da oposição, depois de esgotarem em Julho último os 60 dias de autorização atribuída pela maioria parlamentar da ADI, para permanecerem no país, as tropas do Ruanda, continuam no território nacional e desta vez para treinar milícias do Governo. «Passado o prazo de 60 dias de autorização, parte dessa tropa ruandesa, continua no país e para além da formação as forças de defesa nacional, estão a formar indivíduos que são militantes, ou simpatizantes, ou conhecidos do partido do governo, ou seja, estão na prática a formar uma milícia do Governo», afirmou o jurista Olegário Tiny, porta-voz do grupo de partidos da oposição.

Os partidos da oposição definiram a continuidade dos militares ruandeses no território nacional, como parte do pacote musculado, que o Governo e o Primeiro-ministro, estão a executar, para alterar o regime democrático no país. «Nós os partidos da oposição vimos denunciando a entrada no país de tropas ruandesas, com violação flagrante da constituição», acrescentou.

Ainda na segunda-feira, durante o encontro com o Presidente da República Evaristo Carvalho, os partidos da oposição com e sem assento parlamentar, pediram a intervenção do Chefe do Estado, para pôr fim a aquilo que consideram ser, grave violação da constituição política, a presença que já demora 3 meses dos militares ruandeses no território nacional.

Abel Veiga

    22 comentários

22 comentários

  1. Original

    16 de Agosto de 2017 as 7:49

    Meu Deus,o Sr.criou o mundo toma conta desta situação e entregamos tudo nas Suas mãos.

  2. Homem Grande

    16 de Agosto de 2017 as 8:21

    Nós que fazemos os nossos comentários! Já havíamos chamado atenção sobre a presença dessas tropas e os motivos descabidos que foram apresentados para entrada das mesmas no País. A oposição no seu todo tem estado a dormir na forma.
    Meus caros compatriotas isso já é caso de se envolver a comunidade internacional,
    De acordo as últimas informações e que S. Tomé poderoso não permita ele vai semear o Ódio e Vingança entre nós que somos povo Pequeno dando a continuação da política de dividir para reinar.
    Oh Patrice! saíste-me cá um Artista! Mas o teu filme está no fim.

  3. Maria Silva

    16 de Agosto de 2017 as 9:16

    Nós prucuró , nós contró, não foi por falta de aviso.. Eu e mais alguns leitores deste mesmo jornal, gritamos muito e não só …. para que não votassem neste PILANTRA muitos ainda saíam em defesa do homem !!!!
    Súmu ê livlá anca n’ boca di cassôêê

  4. Vexado

    16 de Agosto de 2017 as 9:59

    A oposição, anda a fazer o quê?

    Deviam ir parar a frente da casa dos militares ruandezes e contar quantos elementos estão presentes em stp.
    Deviam barricar diante da casa dos militares para demonstrar os descontentamentos.

    Deputados preguiçosos…e medrosos. Por isso espancaram no parlamento.

    Os deputados não saem a rua, não vão ver a população, andam na vida deles depois quer para o povo ir meter na politica, quando são eles que roubam a terra?

    Para que serve a imunidade politica meus senhores?

    Oposição deve ir-se retratar.

    Deviam abandonar o parlamento e não tomar parte dessa pouca vergonha.

    Agora aguenta.

  5. Bem de S.Tomé e Príncipe

    16 de Agosto de 2017 as 11:41

    Quem nos pode defender desse monstro Patrice, são os Deputados de ADI. Mas eles não irão fazer isso, 1º Têm medo do Patrice. 2º Maioria são os Zé-lovés, que em condiçoes normais não seriam deputados,são oportunistas.
    4º Estão todos dominados pelo Patrício.
    5º Não são verdadeiros Deputados. Pq os verdadeiros deputados defendem o interesse de S.Tomé e Príncipe, e não de Patrice Trovoada.
    Lembro-me que os Deputados do MLSTP deixaram cair o proprio governo formado pelo seu partido, o então Armindo Vaz D’Almeida.
    e pq os Deputados do ADI, tb não fazem? Devido as razoes apontadas acima.

  6. Democrático

    16 de Agosto de 2017 as 12:20

    Eu acreditei que meu país iria mudar com Patrice Trovoada. Fui traído e enganado. Meus conterrâneos estamos cercados, por favor, a oposição deverá accionar mecanismos junto a comunidade internacional para travar o assalto a nossa democracia. É uma desgraça

  7. Preto

    16 de Agosto de 2017 as 14:01

    Coitado do MLSTP, um partido cheio de economistas, juristas, gestores, engenheiros, etc, alguns com muitos anos de política a ser comandado por um “candongueiro”. É triste!

  8. SAMPONHA

    16 de Agosto de 2017 as 15:28

    Convido à todos os meus colegas na reserva para estarmos em quarteis que são os nossos lugares de trabalho. Estamos sentados em barris de pólvoras que possam rebentar a qualquer momento.Temos que salvar a nossa terra, a nossa Democracia nas mãos dos maus feitores

  9. Anjo

    16 de Agosto de 2017 as 15:32

    É engraçado ver-mos situações anómalas e entretanto saber-mos que a FASTP também as vê! Então? Temos mesmos FORÇAS ARMADAS em São Tomé e Príncipe?
    Força de quê? Convenhamos senhores!
    Isto é também matéria pra que as nossas “forças” interviesse.
    Incluindo a detenção do malfeitor.
    Brincadeira tem hora!

  10. Kundú Muála Vé

    16 de Agosto de 2017 as 15:37

    Eu sou cidadão nacional e tenho amigos que são do ADI alguns são meus colegas. Mas peço desculpas a eles mas digo com convição que este homem nunca poderia ser primeiro ministro de S.tomé. Uma pessoa com este currículo tão sujo e malandro não pode ser nunca primeiro ministro de um país. Peço desculpas para voces meus amigos mas é uma desconsideração e tristeza para o país ter este homem como primeiro ministro. E todos estes lacaios que andam a seguir ele, que vive a custa de migalhas que ele anda a atirar para o chão também não tem caráter nem convição. Algumas destas pessoas nunca trabalharam, não sabem fazer nada embora tem curso superior e papel deles é só andar a perseguir pessoas que criticam este primeiro ministro. O país assim não vai para lado algum. Estamos fodidos e bem fodidos.

  11. Juvem

    16 de Agosto de 2017 as 16:59

    A oposição não pode estar só a fazer estes gestos tem que fazer mais para ser credível caso contrário será a substituição da porcaria por outra porcaria. Eu vejo alguns rostos da oposição bem como o trabalho que têm feito e não me garante nenhuma credibilidade ainda.

  12. FÉDÉ KÁ DÓXI

    16 de Agosto de 2017 as 19:25

    A oposição em momento oportuno alertou a população. Mas com essa população é como é, vamos ver o que vai dar. Pena é que todos pagamos.
    Todod mundo sabia que eram o PT.
    A Alda Ramos, Isabel Domingos, o Varela o Abenilde e mais alguns que defendem com unhas e dentes, não têm olhos para ver?
    Miseráveis. Estão se vendendo.Lembrem-se que hoje vcs estão lá, amanhã será outro dia.
    Livrais-nos Senhor.

  13. wilson conceiçaõ

    16 de Agosto de 2017 as 19:40

    20 militares so tem bué desse alarido e que ja foram embora so ficaram 6 homens .

  14. Ditadura de pedra

    16 de Agosto de 2017 as 20:31

    Que raio de presidente este credoooooooooo , foi para isso que senhor foi eleito? Credooo

  15. Sonhador

    16 de Agosto de 2017 as 23:43

    Alguém que avise o Donald Trump que está havendo que se está formando um grupo terrorista na ilha? A ver se ele mande a fúria para são Tomé para acabar com os abusos.

  16. Homem Grande

    17 de Agosto de 2017 as 0:12

    Nunca pensei que os sãotomenses fossem tão maus uns com outros ao ponto de mandar assassinar outros companheiros da política. Noutros países de áfrica isto acontece mas nunca vi isto aqui em s.tomé nem nunca pensei que o senhor primeiro-ministro patrice trovoada fosse pessoa com esta tendência maléfica. Credo Deus Pai Todo Poderoso tiranos deste caminho. Agora começo a comprender esta sina do homem querer todo o poder do estado para andar a fazer as suas artimanhas e aniquilar os adversários políticos. Eu estava a ver que este angú tinha que ter caroço. Por favor vai do senhor para outro sítio com sua praga e deixa o país em paz por favor.

  17. ANCA

    17 de Agosto de 2017 as 2:21

    A sociedade civil, os cidadãos nacionais, ainda não perceberam, a gravidade a situação nacional.
    Somos livres mas não somos independentes, vivemos (ou melhor os dirigentes vivem) a custa do suor dos outros povos,…
    Como Pais (Território/População/Administração), como povo, como cidadãos temos que deixar de ser ingénuos,…
    Ninguém dá nada a ninguém ser esperar receber algo em troca neste mundo…
    Vivemos acima da nossa possibilidade, com o dinheiro que nos dão,…da China, da União Europeia, dos EUA, etc., etc…dinheiro fácil, para nos manter na pobreza, fome, miséria mental, material.
    É com organização, com trabalho que se desenvolve, se cria riqueza.
    Assim foi o percurso de estruturação da China, da Europa, dos EUA, mas a Africa, São Tome e Príncipe está sempre de mão estendida ao exterior,…isto traz-nos consequências serias a nível social, cultural, ambiental, desportivas, politicas económicas e financeiras,…. Que jamais temos perceção logica.
    Quem muito ri pouco acerta, muito nos engana.
    Após a independência tivemos um líder, que na sua marcha envolto em multidão muito sorria, sorria nos comícios, nas palestras, etc,.. Decorridos quinzes anos o País (Território/População/Administração), continuou desestruturado, desorganizado mante-se a pobreza a miséria, a fome,… dividas, dependência externa.
    Hoje muitos que estão nas imagens acima também estiveram lá, …hoje diz-se que são oposição.
    Quem muito ri pouco acerta, muito nos engana.
    Após a abertura democrática, outro líder vindo de viagem do exterior como salvador da pátria, banho de multidão, sorrisos mudança, mudança, vaidades politicas, interesses, políticos, eleições, quedas de governo, atrás de quedas de governos,…atraso do país, dividas dependência externa.
    Hoje muitos que estão nas imagens acima também estiveram lá,…hoje diz-se oposição
    O filho veio do exterior, salvador da pátria, o partido XPTO, é que tem condão da varinha magica, soluções para todos problemas do Pais, o Dubai, blá blá blaá, viagens, sorrisos perante a camaras durante as audiências, entrevistas, etc., etc…vaidade politica pessoal.
    Quem muito ri pouco acerta, muito nos engana.
    O mesmo que dizer pessoas irresponsáveis, egoístas, pouco humildes que nunca trabalharam na vida.
    O ditado é antigo o trabalho dignifica o homem.
    É com trabalho que se cria riqueza.
    Se vivemos com ajudas e caridades do exterior, como podemos desenvolver, nada de empresas competitivas temos, nada produzimos, o dinheiro que vem de fora, faz com que esses senhores acima, …o que está a dirigir o país neste momento, achar que são importantes, põe-lhes vaidosos, arrogantes, irresponsáveis, preguiçosos, cegos.
    Assim como o povo, assim como os cidadãos nacionais.
    O colonialismo continua sobre outro disfarce, neocolonialismo, neoliberalismo, ultraliberalismo,….por isso continuamos dependentes ao exterior, continuamos na pobreza, na miséria, com fome.
    Neocolonialismo, neoliberalismo, ultraliberalismo, Chinês, Europeu, dos EUA, de outras potências externas, dão dinheiro as nossas classes política que nunca souberam fazer nada na vida, nunca construíram empresas, nunca trabalharam duro na vida, fazem aproveitamento político económico-financeiro da conjuntura,…são vaidosos, sorriem demais, acham-se importante, mas que de nacionalismos passados atuais ou de futuro, nada tem, nada percebem, são marionetas nas mãos de empresas, externas, com interesses no Território/População/Administração.
    Pois que assim nos mantemos na pobreza, na miséria, na fome.
    A dependência externa gera fome miséria, pobreza.
    É com organização interna trabalho árduo interno que se cria riqueza. Assim foi os passos dados nos países das empresas externas que querem explorar mãos de obras locais baratas, o que se chama de investimento externo.
    O interesse do exterior continua a ser o de dividir-nos para reinar.
    Onde tem origem a crise social, cultural, ambiental, desportiva, politica, económica e financeira interna?
    Quando nos falta o dinheiro vindo do exterior,…pois temos que reformular orçamentos, tal e tal arranjos, etc,..Porquê?que somos preguiçosos, vaidosos, pouco humildes…como povo, como cidadãos.
    Ninguém dá nada a ninguém neste mundo sem esperar receber algo em troca.
    É fácil o exterior pôr-nos em conflito interno, com aproveitamento políticos interno.
    Pois que nada produzimos, queremos vida fácil,…
    Algum dia vimos estes senhores das imagens acima, ou o atual primeiro-ministro a reformular a organização do Território/População/Administração, de modo a gerar, organização do trabalho, de modo a criar gerar produtividade, mais-valias, nas empresas ou nos produtos nacion É com trabalho que se cria riqueza.
    ais,… só esperamos de fora. E os cidadãos alguém quer trabalhar duro a terra e mar?
    E mais nada digo,…
    A casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão, fome, miséria, pobreza a reinar.
    Isto faz com que o País (Território/População/Administração) a sociedade civil, esteja assim como vemos
    Tanto barulho dentro da montanha para ela parir um rato, ou ratos.
    Acredita nenhum dos partidos políticos em São Tome e Príncipe, estão em condições de prometer nada enquanto vivemos com dinheiro dos outros.
    Temos que perceber como funcionam a economia e finanças a nível mundial, a logica do capitalismo.
    Dividir dando ou emprestando dinheiro, para depois reinar,… assim foi assim é no presente.
    Acredita na tua capacidade de pensar, de ser nacional, cidadão que ama este País, trabalha, cria empresa, produz, para ti para tua família, cuida dos teus filhos.
    Esta democracia é uma farsa, uma fantochada enquanto dependemos económica e financeiramente a mais de 100% do exterior, por isso é que ouvimos notícias como da Venezuela, depois para uma potência vir dizer que tem que interferir militarmente porque é ditadura, violação de direitos humanos, …quanto filmes destes assistimos na Africa, conflitos guerras civis genocídios, porque continuamos de mãos estendidas ao exterior.
    A que perceber que nacionalismo na conjuntura de evolução atual, podemos implementar, para comprometermos o subdesenvolvimento interno,…jamais somente com ajudas externas ou investimentos externos,… trabalhando é que se ganha.
    Com organização e trabalho que se cria riqueza.
    O trabalho dignifica o homem
    Pratiquemos o bem
    Pois o bem
    Fica-nos bem

  18. Original

    17 de Agosto de 2017 as 9:01

    Estes Srs, Militares de alta patente que têm por missão defender o povo e território parece que só estão preocupados engordar os queixos como porcos de engorda.Verdade ou mentira?

  19. Homem Grande

    17 de Agosto de 2017 as 9:13

    Bem!Telanon Muito Obrigado!
    Reconhecemos o vosso esforço, mas no momento actual,torna-se necessário que nos actualize diariamente sobre os factos em torno das Declarações do Peter Lopes.
    Consta-me que Procurador Frederico Samba mandou instaurar algo parecido como inquérito para apurar a veracidade das declarações do Peter Lopes sob pena de constituir crime ou não.

    Bom é um gesto! Mexeu 2 dedos assinou a papelada;embora muito me estranha que esse processo avance!

    Juiz Silva, se Faz favor não adormecer! O Senhor não foi eleito por nós por causa do seu português de Portugal, queremos trabalho e Ordem na Casa e isso só se faz com acções e expedientes…senão vai fazer igual papel que o Juiz Bandeira (Speaker), que não passou de uma mera promessa.
    Obs: Atenção aos Cabazes embora não estejamos ainda na época Natalícia.

    Falando em Natal :

    Esse “Messias” realmente virou O nosso S. Tomé de Cabeça para o Ar!
    Nossa Igreja Católica que devia ser aconselhados, está um Inferno, mas ainda bem que salvação é individual. Padre Miguel da Paróquia Nossa Senhora da CONCEIÇÃO NAMORA COM UMA MENINA DE 20 ANOS,e está a ser instigado pelo que promete Bofas para casar… Bispo não consegue ter mãos sobre nada porque está concentrado no braço de ferro com Sr. Máximo Aguiar na luta pela Caritas de S.Tomé e Príncipe.
    “Cristo Vinde cá a baixo, vêr isto!”

  20. Guadalupe

    17 de Agosto de 2017 as 9:41

    Meus qrds. Se tudo que tenho visto neste jornal for verdade, então a vossa terra esta mesmo de rastos sobre barril de pólvora.
    Neste contexto é bom que todos os santomenses descontentes com actual governação se organisem nos núcleos dos partidos a qual têm alguma simpatia, ou mesmo independentemente no sentido de irem as ruas manifestar. Poderá haver banho de sangue, prq estas coisas são mesmo assim, mas ao menos dispetará atenções a comunidades internacionais. Ão de ter muita coragem para enfrentar as ruas todos os dias sem parar com grande número de população, até que vos ouçam. É a única alternativa para travar o prazer desses piscopatas. Se voces ficarem a espera das eleições, pela forma como as estratégeas estão planificadas (Base de de Dados de Raiz falsa, Tribunal Constitucional virado apenas para eleições, CEN partidária, Adiamento do pleto Autártico), nunca irão evitar o desastre que tem acontecido na vossa própria terra. Este partido tem mexido em todas as instituições que regem acções eleitorais para não perder, quer o povo vote ou não.
    Caso não tiverem coragem para tal estão mesmo perdidos e irão ter que engolir tudo que os governantes quizerem fazer, ou seja será uma ditadura que ninguem poderá tossir.
    Não me parece que os malfeitores queiram vos poupar. Tenham coragem e vão pra rua. É assim em todos os países.
    Um abraço da Suiça.

    • Bufo

      17 de Agosto de 2017 as 13:09

      Olha este manda as populações ir a rua, ajuntar aos partidos, diz que poderá haver, sangue, fica com rabo de fora, para vir depois comer de louro,…dividir para reinar.

      Pescadinha de rabo da boca, tenhamos juízo, povo.

      Malandros

  21. Laurinda Guimarães

    17 de Agosto de 2017 as 11:03

    O senhor Patrice Trovoada acaba de convencer o senhor Bispo a suspender uma entrevista que seria dada pelo ex golpista Peter à rádio da Igreja cá em S.Tomé. Este é o melhor exemplo de ditadura e censura de que toda a gente fala neste momento cá no país. Se o senhor primeiro-ministro está de consciência tranquila e não foi parte ativa neste golpe de estado porquê que ele está com medo da entrevista do senhor Peter? Um primeiro-ministro preocupado com entrevista de um cidadão numa rádio privada? O Patrice Trovoada tem medo do quê? Que credibilidade este primeiro-ministro pode oferecer aos cidadãos e ao país? O senhor primeiro-ministro também irá impedir o senhor Peter de dar informações ao ministério público sobre o referido assunto? Desculpem lá, mas como cidadão deste país sinto-me cada vez mais envergonhada com tudo isto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo