Destaques

Golpe de Estado – MLSTP “espetou” Patrice no Tribunal

O maior partido da oposição, que por sinal liderava o Governo de Unidade Nacional que em 2003, foi deposto por um golpe militar, decidiu interpor no Ministério a abertura de um inquérito contra o cidadão Patrice Emery Trovoada.

O MLSTP sustenta a sua decisão, com o facto de Patrice Trovoada ter sido acusado pelo ex-operacional do Batalhão Búfalo, Peter Lopes, de ser o financiador e mandante do Golpe de Estado. «Não sendo a primeira vez que o nome do senhor Patrice Trovoada aparece associado ao golpe de Estado de 2003, na medida em que um escritor nigeriano, já o havia citado como sendo o principal mentor, financiador e mandante de um acontecimento de tão triste memória para todos os são-tomenses…», diz o MLSTP num comunicado da sua comissão política.

Apesar da queixa apresentada a justiça são-tomense, o partido continua a exortar a Procuradoria-geral da República e «organismos internacionais apropriados a desencadearem uma séria investigação das fortes suspeitas existentes contra o senhor Patrice Trovoada, lançadas nas redes sociais pelo cidadão são-tomense Plácido Lopes, de modo a esclarecer a opinião pública nacional e internacional sobre os contornos do referido Golpe de Estado», acrescenta o MLSTP.

Para o MLSTP, Patrice Trovoada, é «o pior Chefe do Governo de que há memória, na nossa história democrática, cujo perfil se assemelha a de um ditador, pelo que não pode ser exemplo, para uma nação com tradição de tolerância, convivência pacífica, e de amor ao próximo», frisa.

A comunidade internacional, é alertada «para os sinais que podem perigar e desvirtuar o nosso regime democrático e a integridade física dos cidadãos, sobretudo da classe política da oposição», alertou o MLSTP.

O Téla Nòn coloca a disposição do leitor o teor do pedido de inquérito que o MLSTP depositou no Ministério Público no dia 21 de Agosto. Clique –Pedido de inquérito MP (1)

Abel Veiga

 

 

 

 

11 Comments

11 Comments

  1. Original

    24 de Agosto de 2017 at 8:35

    sabia que atrás deste sorriso havia algo muito estranho.

  2. boca pito

    24 de Agosto de 2017 at 10:40

    Meus Caros.
    Realmente o suspeito, os factos, os indícios e as provas do tema mais candente da nossa notícia actual é grave, para não dizer muito grave. E que a justiça deva fazer o seu trabalho, isso deve.
    Mas convenhamos: Não venham me dizer que só o PT é «o pior Chefe do Governo de que há memória, na nossa história democrática, cujo perfil se assemelha a de um ditador, pelo que não pode ser exemplo, para uma nação com tradição de tolerância, convivência pacífica, e de amor ao próximo»,
    É no seu governo que colocou-se energia electrica por quase todo o território nacional. Água, polisdesportivos, colcluí-se algumas estradas já iniciadas que nunca mais acabava. Nem tudo é mau, convenhamos. Eu não sou ADI, MLSTP, nem um nem outro. Sou pelo bem estar e uma vída digna para o povo pequeno que vem sofrendo há muitos anos. O Demónio não é também tão feio quanto se lhe pintam. Mas vamos criticando o que está mal, de forma que ele corrija os seus erros enquanto é tempo.

    • Homem Grande

      24 de Agosto de 2017 at 15:39

      Meu Caro “Boca Pito”!
      Com todo respeito pela seu ponto de Vista,mas Tudo o que esse Governo concluiu no que toca a obras de infrestruturasas, foi iniciado pelos Governos anteriores, ou seja quase nada é da sua autoria, a não ser a subida subita dos impostos… E outra não se poderia esperar de um Governo em funções eleito pelo povo seja de que partido for.
      Digo eu!
      O que ele gasta em viagens do cofre de Estado, se fosse aplicado noutras necessidades gritantes do “Povo pequeno” ficaríamos melhor servidos.
      Colocando-o na balança do Bem e do Mal pesa-lhe mais nas costas!

      E ainda falta 1 ano e tal para que [Doutor] conclua a Cirurgia sem Anestesia que nos tem vindo a fazer.

  3. verhaverdade

    24 de Agosto de 2017 at 11:23

    Estado Direito e Liberdade,Soberano

    Vai haver o momento em que a maioria absoluta vai rondar os 99.9 % e os 90 %(é que não chegamos a tocar-mos aos 100 % porque há problema com as gerações Santomenses, que dificultam a compreensão de consciencialização daquilo que nos é objectivo…”soo primo”…antes de 1975 = % > dos pais com 20 a 30 filhos, e complica…). Nós os Santomense temos aí um desafio, para o desenvolvimento,em cada passo que nos é dado solicitado fonte própria da consciência, daquilo que podemos fazer,somos numero de habitantes. E necessitamos de compreender, este momento, o que fazer com as FONTES ENERGÉTICAS que nos chega à todas localidades do país “instalação das correntes eléctricas, canalizações de água”.

    O que fazer com os policias de investigação criminal que perdem toda capacidade factual e racional da competência de investigação e atira a matar, que não são (MP, FM,OS), quando à hospital para tratar os doentes, e ministério publico e tribunal para ajuizar as acções criminosas, o que fazer com os nossos policias de segurança publica que entra em conflitos com os militares por falta de comprimento da legalidade da lei, em duas instituições da soberania, onde deve atribuir os seus servidores os melhores principio dotado para melhor servir a nação.

    E hoje não podemos deixar de ver há verdade! Durante os 40 anos do nosso crescimento,devíamos estar bem capaz de compreender consciencializar que muitos que passaram pela Rússia ex: URSS,Cuba, Germany,França,Portugal,Brasil,Macau e alguns pela China, e tantos outros países,e tiveram resultados excelentes na conclusão das suas licenciatura- a que consciencializar, ao fazer o nosso caminho caminhando há muitos pedregulho, e fazemos o descalços e só por si obriga a muito sacrifício. E que 1 % ,2 % dos “só primos” não comprometa as maiorias absolutas proveniente das urnas.

    É preciso ter em atenção! FONTE DE ENERGIA, electricidade, para beneficiar-mos dele o homem teve que dar ao trabalho cientifico, Á é uma dádiva da natureza em que o homem teve que dar ao trabalho para ter com melhor qualidade para consumo humano.dai a consciência de o que fazer com as fontes de energia que nos vai chegando!
    NO parlamento há pessoas que tem família em todas dimensão do nível social! Então as famílias das com “poder” façam tudo com consciência para não complicar o desenvolvimento da nação!

  4. ADEUS A ULTIMO SUBREVIVENTE

    24 de Agosto de 2017 at 12:17

    Energia nas zonas e Agua é unica vossa oração, e Arroz de 13.000,00? é dever do governo colocar agua e Luz nas localidades, o texto esta bem claro ( 1º ministro ditador, déspota, fraccionista) um 1º Ministro que manda suspender programa a Resenha da semana do Radio Jubilar, o Bispo foi chamado atenção, Waldiner Boa Morte foi chá de carta Febre, antigo assessor do Patrice Trovoada pós boca no trombone, por favor leia a carta aberta de São Deus Lima à Patrice Trovoada e Poema do Bispo da diocese deixa de Lamber bota e tocar fanfara, vocês não enxergam que Messias trata-vos de CÃES DE CAÇA?

  5. Aurora da Trindade

    24 de Agosto de 2017 at 15:07

    A interpol podera chegar a stp a todo momento. Patrice nos decepcionou…..

  6. Homem Grande

    24 de Agosto de 2017 at 15:42

    Meu Caro “Boca Pito”!
    Com todo respeito pela seu ponto de Vista,mas Tudo o que esse Governo concluiu no que toca a obras de infrestruturasas, foi iniciado pelos Governos anteriores, ou seja quase nada é da sua autoria, a não ser a subida subita dos impostos… E outra não se poderia esperar de um Governo em funções eleito pelo povo seja de que partido for.
    Digo eu!
    O que ele gasta em viagens do cofre de Estado, se fosse aplicado noutras necessidades gritantes do “Povo pequeno” ficaríamos melhor servidos.
    Colocando-o na balança do Bem e do Mal pesa-lhe mais nas costas!

    E ainda falta 1 ano e tal para que [Doutor] conclua a Cirurgia sem Anestesia que nos tem vindo a fazer.

  7. Vexado

    24 de Agosto de 2017 at 15:43

    O MLSTP devia constituir-se assistente no processo em que o Primeiro Ministro diz ter apresentado queija e o que o MInisterio público mandou instruir.

    Isto seria muito positivo.

    Albel veiga, como jornalista também pode constituir assistente no processo.

  8. EX

    24 de Agosto de 2017 at 18:46

    Judas, de sorriso no canto dos labios e veneno nas ações.
    Cruel e mau, vingativo e Hipocrita, essas descrições fazem parte do perfil de PT.

    Pk existe o Tribunal Internacional, Pk existe a Interpol, Pk existe as Nações Unidas, façam barrulho e não deixam isso morrer, levam isso a ferro e fogo até que a verdade venha a tona.

  9. Maria

    25 de Agosto de 2017 at 4:34

    O livro de David Oladipupo Kuranga, publicado em 2013 resulta da sua tese de doutoramento ,dirigida pelo professor Roy Licklider, nos EUA em 2010.

    A tese pode ser encontrada na internet- rutgers-lib-27459_PDF-1.pdf – na pagina 85, esta uma alusao a Patrice Trovoada como provavel financiador do golpe de 16 de Julho de 2003.

    Portanto desde de 2010 que estas informaçoes foram tornadas publicas.

    Nao fora a aversao que STP parece ter aos trabalhos de investigaçao cientifica, talvez, até, um estudante saotomense em pos-graduaçao, podesse eventualmente aprofundar a questao. Assim poderiam argumentar de outra maneira, evitando ter que cair em querelas partidarias. Fica a dica para as Universidades de STP.

    Desde 2010 que esta informaçao foi tornada publica.

    na pagina 61, o autor disserta sobre os “Bufalos”. Alias da pagina 51 à 92 é dedicado todo um capitulo a Sao Tomé e Principe

  10. Antonio Rocha

    25 de Agosto de 2017 at 10:55

    Numa analise fria, em países organizados onde a vergonha e o pudor são tomados em consideração, o Patrice Trovoada e seu Governo deveriam pedir demissão. Se o chefe do Governo esta manchado, ou se existem duvidas sobre o seu caracter, sua personalidade enquanto governante, agora nas ve4stes de suspeito de ser mandante de um crime a todos os niveis condenável, então todo o seu elenco esta comprometido, porque ele é o chefe. numa perspectiva de salvaguarda do seu bom nome, da sua imagem e da sua dignidade, e acima de tudo pela salvaguarda do bom nome do país, ele deveria pedir sua demnissão até o total esclarecimento das coisas. Basta ver como agem os governantes portugueses quando existem algumas suspeitas sobre suas condutas….
    O nosso S.Tomé e Principe não esta bem. O Patrice não conseguiu nada para este país durante todo o tempo que esta no poder. Não conseguiu emprego para a juventude, não conseguiu melhorar o rendimento das pessoas, não cobnseguiu fazer progredir o país, mesmo energia que ele diz estar a colocar é tudo fachada e explicações mal dadas ao povo, mentiras ao povo, porque quem mandou construir a Central de Santo Amaro que esta a produzir energia é Fradique de Menezes e a coligação MDFM/PCD, o Patrice s´+o esta a mandar esticar os cabos e postes, mas mesmo assim com dinheiro que Rafael Branco deixou.
    O país esta transformado num barril de pólvora que poderá arrebentar a todo momento.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top