Destaques

Patrice em rota de colisão com o Bispo da Igreja Católica de STP

“Bispo é um pecador”. Foi a frase repetida pelo Primeiro-ministro Patrice Trovoada, numa declaração no Telejornal da `Televisão do Governo, a TVS, na noite de sexta-feira.

Tudo por causa de uma interrogação feita por Dom Manuel António, Bispo da Diocese de São Tomé e Príncipe, na rede social facebook. A propósito do vídeo publicado na rede social, sobre a manobra que militares são-tomenses sob comando de oficiais militares ruandeses, realizou quinta-feira a tarde no edifício da Assembleia Nacional, o bispo colocou a seguinte questão:

«O que se questiona é porquê que os militares ruandeses foram fazer treino na casa da democracia. Será para intimidar os deputados

Uma operação militar que impediu a entrada de dois líderes das bancadas parlamentares da oposição para o interior da casa parlamentar.

Patrice Trovoada, primeiro-ministro e chefe do governo, reagiu ao comentário do bispo no facebook, quando se encontrava na Ribeira Afonso. Uma vila onde a tradição católica é dominante. «Somos um país em que há liberdade de expressão e de opinião. Por isso o Bispo é Pecador como eu sou, felizmente. A única diferença, é que o Bispo para além de ser pecador tem responsabilidade. E o Bispo deve procurar informar-se antes de falar e de contribuir aos boatos. Porque não lhe fica bem», declarou Patrice Trovoada.

Ladeado pelo ministro das Finanças e da Economia Américo Ramos e pelo Ministro das Obras Públicas, Carlos Vila Nova com olhos escuros, Patrice Trovoada disse na Vila da Ribeira Afonso, que «o bispo pode ter opinião que quiser, mas não convém porque ele é Bispo porque ele tem responsabilidade com a igreja católica», frisou.

Sem citar o conteúdo do comentário que o Chefe da Igreja Católica de São Tomé e Príncipe, escreveu no facebook após a divulgação das imagens da presença militar na casa parlamentar, Patrice Trovoada, gesticulando prosseguiu a sua oração e adverti o Bispo para o risco que pode correr as relações entre o Estado são-tomense e o Estado de Vaticano, em consequência dos seus comentários no facebook. «E porque nós temos relação de Estado a Estado com o Vaticano, o Bispo tem-se que informar antes de falar para falar com propriedade e com responsabilidade. Se não fica-lhe mal, e ele até compromete as boas relações que temos com o Vaticano», avisou Patrice Trovoada.

Sempre a gesticular, Patrice Trovoada quase gritava. «Bispo é um pecador. Mas porque ele é Bispo ele tem que fazer atenção. Eu sou pecador. Mas porque sou Primeiro-ministro não posso falar atoa».

Patrice Trovoada falava para a televisão do governo, e no meio do seu “povo pequeno”.  “Povo pequeno”, que desde 2014 o consagrou como “ Jesus Cristo” que regressou a terra. Já nas redes sociais sobretudo o facebook, Patrice Trovoada, foi proclamado pelos seus fiéis desde 2015 como “O Messias”.

Mas, na sexta-feira na Vila da Ribeira Afonso, local onde em Janeiro se realiza a maior festa da religião católica no país, Patrice anunciou aos seus fiéis que «Eu sou Pecador». O Messias, rejeitou o título de perfeição e de vida imaculada dado pelos seus fiéis.

Note-se que em rota de colisão com o líder da Igreja Católica em São Tomé e Príncipe, há menos de 15 dias, Patrice Trovoada, havia chamado Dom Manuel António ao seu Gabinete para proibir a entrevista, que tinha sido agendada pela Rádio Católica de São Tomé e Príncipe, ao ex- operacional dos Búfalos Peter Lopes, para explicar com detalhes a acusação feita contra Patrice Trovoada a volta do Golpe de Estado de 2003.

Logo depois do encontro com o Primeiro-ministro, o Bispo reagiu no facebook através de um poema, que reflecte o medo pela perda da liberdade.

Como sempre o Bispo Dom Manuel António continua muito activo no facebook. “O Messias” que se anunciou na sexta – feira ser afinal “Pecador”, tem estado atento aos escritos do Bispo nas redes sociais.

Abel Veiga

 

21 Comments

21 Comments

  1. Liberdade de Expressão

    2 de Setembro de 2017 at 17:04

    O Povo pequeno são aqueles que precisam de água potável e de energia. Viva Democracia!

    • Original

      4 de Setembro de 2017 at 10:50

      É só ligar água e energia em casa que o problema do povo já está resolvido Sáude,alimentação,emprego está garantido.Classe média não consegue pagar as facturas de EMAE e povo pequeno pior um pouco e o Robim dos Bosques rouba a classe descapitalizada para cobrir as despesas do povo.Que grande gestão.

    • Vexado

      4 de Setembro de 2017 at 13:24

      Olha que o senhor pecador irá adoptar o pseudônimo de Robin dos bosques kkkkk

      Messias está revelando quem é de verdade – criminal.

      Uma questão: se o primeiro ministro está envolvido em zaragatas, como não suspenderam o seu mandato?

      Como é que os órgãos gestores, sociedade civil, ONU, união europia conseguem relacionar com este indivíduo?
      Estou sem entender.

      Procuradores que investigam a coabitar os mesmos espaços com um suspeito?

      Isto anda mal.

  2. Pumbú

    2 de Setembro de 2017 at 18:21

    Isso está de patas para cima!!!
    Pena é que antes se gosava do privilégio de dizer que “Povo põe e Povo tira” mas agora a coisa está mudando para “povo põe para a eternidade.” Ou não??? Estamos fritos!!!!

  3. Ok

    2 de Setembro de 2017 at 18:42

    PM Falou muito nervoso, respondendo, Atitude de um autêntico mulsumano frustrado… Nao vejo nada de mal em questão q coloca o sr. Bispo.

  4. Sa cada kua

    2 de Setembro de 2017 at 18:51

    Quem é Patrice Trovoada para vir dar lição de moral ao Excelentissimo Senhor Bispo da Diocese? O Bispo tem direito de questionar e opinar como outra pessoa qualquer.
    Não me diga que Patrice Trovoada acha que Senhor Bispo só deve rezar avés marias e pais nossos. Embora STP precise de muitas orações, não será apenas o sr. Bispo a fazer orações, todo povo tem que rezar.
    Senhor Bispo é um homem, é pecador, como Patrice Trovoada tão bem disse, por isso tem direito a opinião, ainda mais sendo o Senhor Bispo uma pessoa super culta, visionária.
    Os santomenses precisam sim das ideias, opiniões e conhecimentos do Excelentissimo Senhor Bispo da Diocese de São Tomé e Príncipe.

  5. Maria

    2 de Setembro de 2017 at 19:34

    Agora pergunto, o Patrice tem amizade com Liberato Moniz no facebook? Porque como é que soube aquilo que o Bispo escreveu?

  6. Quem não deve não teme

    2 de Setembro de 2017 at 19:52

    Se há democracia ,ou seja ,liberdade de expressão em São Tomé e Príncipe como diz o senhor Primeiro Ministro porquê que ele está inquieto com uma simples pergunta do bispo e porquê toda esta violência..?

  7. Alberto d' Oliveira

    2 de Setembro de 2017 at 20:41

    Dom Manuel António desejo-lhe muita força, coragem e determinação porque Patrício Trovoada é um diabo.
    Segundo Angostinho Fernandes “A União Europeia doou 21,5 milhões de Euros em 2015 à Estado são -tomense para financiar sector de água e energia, nossa tristeza é, São Tomé e Príncipe é rico em recurso hídrico mas na capital cidadão vive carente desse precioso líquido, confirma com a população de Boa morte, Oque Del Rei e arredores. Nenhum resultado alcançado. A União Europeia como parceiro de desenvolvimento deve fazer uma auditoria a esse financiamento e afirmação de Agostinho Fernandes,ex-ministro de economia. Existe um grupo de bajuladores e seguidores deste diabo de Patrício Trovoada a viver a custa de estado por isso, o veneram. Patrício Trovoada por favor não mate a nossa democracia, a nossa cultura e o cidadão são -tomense. Sabemos que não és São -tomense, mas deixa-nos em paz.

  8. FODEBUDU

    2 de Setembro de 2017 at 21:06

    Está a ficar perigoso demais. PT traz trops ruandesas para protegê-lo de eventual revolta ou desturbio que ele está insitandoo para se defender com esses sanguinários ruandeses.
    É absolutamente inesplicável e incompreensível (lacaios de ADI vejam isso, a terra é n ossa, não segue esse autoritário de PT). Alguma vez é preciso cercar parlamento com tropas estrangeiras (vieram treinar os nossos….caraças!!!! é para protrger) o PT quando as coisas viram para ele não ser detido e preso. Não pode ser expulso. Tem que ser preso por vários crime que cometeu e que o PGR está abafar.
    As entrevistas ou quando responde aos jornalistas onde vai, por exemplo para Planca II enganar que levou água, quando hospital central não tem (vi com os meus olhos, ministra anda fingir que não sabe. Ele vai por água e luz para eu “povo pequeno” porque ele não tem conhecimento das coisas. e ele vai enganando que está fazer. A classe média odeia esse tipo PT. e Nas zonas urgbanas ele éodiado. Nunca um politico foi odiado como este “Messias” que disse que tb é pecador, neste país. Nem pa´i dele.
    Um tipo que só tem 3 jornalistas escolhido por ele, os +únicos para fazer-lhe perguntas já preparadas, manipula TVS e RN vem dizer que em STP há liberdade de expressão e opinião.
    O Conselho Superor mde Imprensa e o PGR estão a fazer mesmo papel. Fingem que não viram nada de atrocidade cometidas por esse homem nas suas áreas.
    Mas esses tipos, PGR, Bandeira, o Adalberto Pereira e muitos parvos aqui nesta terra, já não tem dignidade de se apresnetar no meio das pessoas, não cumplices de todas atroicidades do PT e deverão pagar por isso quando o gajo cair. Sei que têm vergoinha em circular ou estar a vontade. Já estão manchados para sempre. Perderam autoridade pra exercer qualquer funç~ºao em STP. Com o dinheiro que receberam do PT estão feitos. Seria melhor ausentarem-se do país.
    A oposiç~ºao é morta. Devia haver manifestação contra PT, contra os tropoas ruandeses e contra o PR, para que esses sanguinário não façam correr sangue no noisso país. Deviam organizar uma manisfestaç~ºao passifica, mobilizando as pessoas de todos os distritios como se faz em Venezuela e mostrar esse estado mde revolta.
    O PR é um dos mais manchados deste país. o pior PR deste país e que vai ficar manchado com eb«ventual banhoi de sangue que possa haver com esses ruandeses,.
    Por outro lado, os partidos de opod«sição deviam fazer um abaixo assinado público dirigido a ONU, UE, UA e toda acomunidade internaciona, (CPLP talvez não porque tem prima de PT logo como já nem existe não fará nada para que o mundo saiba o que o PATRICE TROVOADA está a fazer neste país que sempre foi pacifico.
    Deus salva STP e dará um destino de inferno a PT e seus comparsas

  9. falar verdade

    2 de Setembro de 2017 at 21:27

    Fartei de rir quando vi Patrice trovoada a falar de Bispo.
    Este homem não está nada bem. COITADO. Será que este homem está com princípio de DOIDO?
    Ou está a fumar maconha?
    Cara deste Patrice trovoada na televisão estava totalmente transformado.
    Eu acho que demónio dele está a lhe castigar, porque andou aventureira cabeças erradas.

    • falar verdade

      3 de Setembro de 2017 at 0:14

      …, porque andou a vender cabeças erradas ao demónio em troca de poder.

  10. explicar sem complicar

    3 de Setembro de 2017 at 0:08

    ” Todos nós somos, algumas vezes, como Pedro, queremos ensinar a Deus o que Ele deve fazer! ” ( Bispo DON Manuel António )

    Obrigado Reverendíssimos Sr Bispo por estas sábias palavras.

  11. Justim

    3 de Setembro de 2017 at 7:59

    Fica bem claro aos nossos compatriota principalmente os militar de s.tome e principe não se deixar intimida por tropas ruandesas estamos na democracia o povo luto pra isso não queremos lobo na pele do cordeiro nos não somos filho do profetas somos filho da quele que crio seu e aterra todos os santomenses junto pela mesma causa

  12. Kwa nom

    3 de Setembro de 2017 at 9:45

    Pensas que o Estado de Vaticano é como Taiwan? Que desfizeste de um dia para o outro? Haaa… isso vai te sair caro. O nosso Deus é um vivo e fará justiça a seu tempo.

  13. Até que enfim

    4 de Setembro de 2017 at 3:17

    O PT finalmente, começou a assumir e revelar a sua verdadeira identidade: Demónio, filho de Lucifer que saiu dos infernos com um intuito único e claro de matar, roubar e destruir (João 10:10) o povo de STP. Quem PT pensa que é para ameaçar o Sr. Bispo sobre as relações com o Vaticano? PT faz cagadas e não quer ser alvo de críticas? Ele não sabe qual o objectivo da crítica? Ah, também nunca ele foi à escola e teve uma péssima educação familiar, mas posso-lhe dizer que críticas servem para ajudar a mudar de conduta, cautelar na próxima vez e contribuir para algo melhor!!! PT que se cuide, porque ele pode fazer todas as porcarias que quiser, mas não provocar a ira de Deus, Sr. Bispo é apenas um homem e pecador sim, como pt disse, mas tem sido um bom instrumento e pastor para o povo de Deus em STP. O problema e o alvo de PT não é o Sr. Bispo, mas sim a Igreja Católica e todas as outras Igrejas Cristãs em STP, pois como muçulmano que é, essas Igrejas constituem empecilhos e pedras no seu sapato. Mas se ele pensa que o Sr. Bispo tem medo dele, ele está enganado, a morte é certa para todos nós!!! PT que comece a se cuidar punda baga Dêçu cá flêbê lêvê-lêvê, punda hum na bê nun’nhuã alê ku fê mali ku ante ozé scá vivê…. Alê pô tê pogi, pô tê gêlu, pô tê pôdê magi ê tê N’Guê ku tê magi bila sa magi dóquê tudu inem kuá sé. Non sá naí pá pô piá mô ku aca txila awua stlaga salu. Unhua djá mé Justiça Dêçu cá bi ê Patliçu, punda ê pô tadá magi ê na cá falha fá, miôlê ê sá fôgô scá flêbê. Guadá bô!!!!!

  14. pedro

    4 de Setembro de 2017 at 9:29

    parece que as sete pragas do Egipto estão a caminho de São Tomé.

  15. Original

    4 de Setembro de 2017 at 13:18

    P. T.
    Estás a meter com tanta gente ao mesmo tempo que não sabes qual é a porta onde vai aparecer a tua desgraça.Pensas que este Bispo é igual a outro que tinha negócios com teu pai?
    A tua cozedura está no fogo brando e quanto menos esperas feitiço vai virar contra feiticeiro.

  16. carlos josé filho

    4 de Setembro de 2017 at 15:30

    Mas minha gente. lêem o poema do Bispo. Ele não mencionou ninguém! Ele so disse que Tem medo de quem tem medo, aliás sem pontuações para cada um interpretar a sua maneira.
    Só por isso é que ele merece ser condenado pelo Mecias?

  17. Fernando Fernando

    4 de Setembro de 2017 at 18:36

    O bispo se quer ser politico ele deve candidatar-se como deputado. Ele deve estar a copiar o Trump e utilizar redes sociais para esconder algo que está dentro dele a lhe roer. Desde que o MLSTP perdeu as eleições que o bispo se encontra demasiado triste.
    Mas penso que ele devia se preocupar melhor com a sua própria casa que também não está a andar nada bem. O país está a ser invadido de ceitas devido a sua ao pouco trabalho que tem levado a cabo na sua área de ação. Por isso aconselho-o a dedicar-se melhor a sua missão e deixar a politica para os politicos.
    Bem Haja STP

    • Rmiliano

      11 de Setembro de 2017 at 18:40

      Coitado.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top