Destaques

Procurador-geral promete “caçar” criminosos cibernéticos 

Frederique Samba(na foto), Procurador-geral da República, anunciou em comunicado que a criminalidade praticada com recurso as tecnologias de informação e as redes sociais, continua a aumentar no país.

Detalhou os tipos de crimes que os são-tomenses estarão a cometer nas redes sociais. «Tais integram os crimes de difamação, injúrias, previstos e punidos pelo actual código penal».

Ao contrário do que dizem algumas vozes ofendidas, com a força da comunicação e da informação on line, os são-tomenses estão cada vez mais activos nas redes sociais e no uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

Quase que diariamente são postadas sobretudo no facebook novidades relacionadas com membros do governo, deputados, juízes e procuradores, incluindo o procurador-geral da república. Novidades sobre os políticos da oposição e de cidadãos que estão fora da vida política activa, são também postadas periodicamente no facebook.

Os são-tomenses agarraram com unhas e dentes, a ferramenta que lhes foi prometida em campanha eleitoral. “Acesso Livre a Internet para Todos”. Criaram vários espaços de debate on line.

As novidades sobre as acções e a vida de todos, circulam de forma volátil no país e no mundo.

Mas o procurador-geral da república considera que no uso das TIC, o são-tomense está a ter «condutas que têm provocado ofensa a honra e dignidade das pessoas a reserva da vida privada. O Ministério Público utilizará as prerrogativas que a lei lhe confere para salvaguardar o poder punitivo do Estado relativamente aos referidos ilícitos», avisou o Procurador-geral da República.

Informações chegadas a redacção do Téla Nón indicam que as autoridades nacionais procuram a todo o custo, descobrir os autores dos perfis considerados falsos no facebook, que têm postado informações e casos escandalosos.

Espera-se no entanto, que o país não venha a adoptar as medidas recentemente tomadas pela República Popular da China, e divulgadas pela imprensa internacional, segundo as quais as autoridades chinesas, cortaram do seu país o uso do Watsap e do Facebook.

Abel Veiga

15 Comments

15 Comments

  1. Original

    27 de Setembro de 2017 at 7:45

    Este Sr.com tantas queixas no Ministério Público e está sentado sobre as mesmas como almofada e só está a pensar no crime ciber? Pensa noutra coisa como por exemplo financiador de Golpe de Estado e mandante de assassinato de 3 figuras públicas.Tá ver como sugeri ao Sr.uma boa matéria para começar?

  2. DITADURA DA PEDRA

    27 de Setembro de 2017 at 8:15

    Carapuça serviu o Rei (messias) o procurador esta agindo, convenhamos meu senhor, tem havido tanto processo na procuradoria para senhor preocupar com ele. Esta procurando bode expiatório para acabar com o nosso único meu de comunicação livre, Já basta a RNSTP(ADI) TVS(ADI) com Radio jubilar aniquilado. senhor é o pior procurador desde Multipartidarismo.

  3. Realista

    27 de Setembro de 2017 at 9:09

    XE vce exists…kaka once k estavas kuando deu caso do denuncia do golpe d estado pega neste teu diploma e conhecimento do direito isto è se nao conseguiste por vias ilegais poe no lixo pork d procurador nao tens Nada es mediocre

  4. FUBA

    27 de Setembro de 2017 at 13:22

    Este PGR é o mais triste dos maus que já passaram pelo M.P.
    Presta vassalagem ao poder politico, ignorando os gravissímos crimes que a vista de todos e até lá denunciado e está a procurar calar a voz dos cidadãos no único meio que se tem para livremente ss exprimir. Eles não vão fazer o que fizeram em China com o facho do Face, mas vontade não passa o PT. Podem fazer tudo, o Face está para ficar. que se enforquem.
    Mas ficarão na história o PT e PGR como homens que deram cabo desta terra.

  5. Raboboi50

    27 de Setembro de 2017 at 15:22

    Meu caro Procurador da Republica, da minha terra, quem não tem cão caça com gato, a Rádio Nacional STP e TVS, são da ADI, do Patrice Trovoada e seus lambe botas, portanto é melhor não vir intimidar os Santomenses. Ok, Vamos todos usar as redes sócias, contra os desmandos destes Gangsters e demais lacaios, Unidos Venceremos, a Luta Continua, Até a Vitoria Final.

  6. Ver para Crer "Tomé"

    27 de Setembro de 2017 at 15:39

    Eu não conheço um caso de crime que o Ministério Público na vigência do mandato do actual Procurador, que tenha sido resolvido, tantos e tantos casos flagrantes, tantas e tantas queixas crimes que deram entrada naquela Procuradoria, foram simplesmente morrer na praia, talvés seja devido a falta de viatura ou falta de meios… Haver vamos!
    O que ainda acho estranho é verifica-se ainda de forma nua e crua tantos outros crimes que julgo merecer também um referência deste órgão judicial mas nada, será que estes são de facto os mais graves???? Mas também o que eu entendo de justiça para achar ou colocar estas questões, num país que todos nós somos especialista em questões de justiça!…
    Mais uma vez, haver vamos!…

  7. verdade das verdades

    27 de Setembro de 2017 at 19:03

    Quem vai ser caçado qualquer dia vai ser o SAMBA.

  8. verdade das verdades

    27 de Setembro de 2017 at 19:19

    “Informações chegadas a redacção do Téla Nón indicam que as autoridades nacionais procuram a todo o custo, descobrir os autores dos perfis considerados falsos no facebook, que têm postado informações e casos escandalosos.”
    Kikikikikikikiki,
    Neste caso terão que começar a caçar estes perfis falsos de :
    Mário Bandeira
    Oscar Medeiro
    Jeronimo Moniz
    Nilton Medeiro
    Que toda gente sabe com que perfil eles trabalham no facebook para o governo de ADI.

  9. Atonito

    27 de Setembro de 2017 at 20:53

    Com o aproximar da campanha eleitoral, o pecador Messias procura a todo o custo calar as vozes das pessoas livres.
    Os castrados mentalmente, não têm liberdade.

    Pergunta se: Como pode pessoas de bem relacionar com um criminoso ao invés de condenar ou julga lo?
    A lei é clara: quem protege bandido é bandido.

    Esse primeiro ministro está procurando pretexto para fechar telanon e prender pessoas que acharem titulares de perfis falsos. Ou querem salvar pele do arlecio da fdc?

    Na sede do governo, tem o gestor da equipa dos perfis falsos, o Mário, bala, Varela vugu vugu.
    O procurador vai prende los também? Comece por ali a desmantelar a rede.

    O povo agradece

  10. realista

    27 de Setembro de 2017 at 23:13

    Es um judas k vendeu a tua patria usas fato e gravata mais sem posiçao d um procurador es um marioneta do Pt

  11. NUNO MIGUEL DE MENEZES

    28 de Setembro de 2017 at 7:40

    Neste momento dentro do reino unido se passa muita coisa pessoas nascida em são Tomé e príncipe inolvidável em crimes graves, aonde também implica outras nacionalidades. Portugal portugueses ganharem raiva e os mesmos usarem falsos nome na rede social para criarem histórias e meter o povo de São Tomé e príncipe com raiva e nervos.
    O famoso líquido que dá nervos ao povo de São Tomé já foi dado à culpa é a ganância a inveja isso tudo junto não só apenas a imagem da pessoa em causa.
    A mentira é a desonestidade faz com que o povo de Sao tome e príncipe perde muita coisa.
    Necessário preocupar nos todos para o desenvolvimento de Sao tome não é apenas ter dinheiro apenas para mim ruas das cidades sem condições e outras coisas mais.
    Certas pessoas de Sao tome e príncipe se involveu com pessoas dentro do reino unido pessoas que não se deve meter, e neste momento para justificar o mal essa mesma pessoa de Sao tome foi buscar um inocente para assim pagar o mal que fez a um português e britânico.
    O povo português de Portugal é o povo de São Tomé em vez de preocupar cada um com a sua vida preferem ser(“duas putas assanhadas”) e quando chega o momento da verdade muito tarde será.
    É pagamos por o nosso erro no tribunal.

    Pessoalmente concordo com essa noticia.

    É as pessoas que vejo a falar mal não sabem o que dizem.
    Se te custa ter um pão na mesa no final do dia agora imagina ter o pão para o povo de São Tomé e príncipe inteiro.

    Não é apenas um partido chegar na China e o chinês envia uma tonelada de arroz.

    Sem mais nada a comentar.
    Nuno Menezes
    Lincoln reino unido

  12. NUNO MIGUEL DE MENEZES

    28 de Setembro de 2017 at 7:59

    Informação importante muito cuidado com o novo operativo system Windows da Microsoft 100% ranger todos eles grave erros em todos eles faz com fazem cópias de todos os documentos da sua empresa e depois fazem fraude.
    A pior geração do Windows que assim vi no mercado até à data de hoje Windows vista Windows 7 Windows 8 Windows 10.
    Atencao é muita atenção ADMIN$ em todos eles.
    Windows XP foi dos melhores e com muita inteligência e apreciou o Master que é o senhor Bill Gates e seu 1.3,% que o mesmo ainda tem dentro da Microsoft.

    Nuno Menezes
    Reino unido Lincoln

  13. descendente

    28 de Setembro de 2017 at 17:12

    ….em Cabo Verde, também, se debate o mesmo assunto, enquanto o acesso à justiça continua sendo cara e lenta! Made in África!!!

  14. Toussaint L'Ouverture

    28 de Setembro de 2017 at 20:48

    Patética figura.

  15. Sonhador

    28 de Setembro de 2017 at 22:06

    Espera-se no entanto, que o país não venha a adoptar as medidas recentemente tomadas pela República Popular da China, e divulgadas pela imprensa internacional, segundo as quais as autoridades chinesas, cortaram do seu país o uso do Watsap e do Facebook.

    hahahahahahahahahahahahaahhaahhahaahahahahhahahaahhahh piada
    Epa este politicos de São Tomé que comecem a pensar em algo melhor pra vida. Tipo as redes sociais é o ganha pão da CST e UNITEL, não queiram ir por aí porque não será assim que vão acabar os os perfis falsos. Arranja trabalho pra malta ter algo para se preocupar. v vão ver se não acaba os perfis falsos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top