Destaques

Caso Golpe: MP diz que está a receber muitas queixas

«Diversas individualidades remeteram a procuradoria-geral da república denúncias relacionadas com o mesmo facto, o que por isso tem constituído duplicações desnecessárias».

São declarações do Procurador-geral da República, Frederico Samba, plasmadas num comunicado que distribuiu a imprensa Estatal.

O facto, que segundo o Procurador Geral da República, está a motivar diversas individualidades do país a interporem queixas contra o Primeiro Ministro Patrice Trovoada, tem a ver com a denúncia do alegado mandante do Golpe de Estado de 2003, feita pelo operacional do ex-batalhão 32 Peter Lopes, em Agosto último e através de um vídeo que se tornou viral nas redes sociais.

O Téla Nòn apurou que das três individualidades nacionais, que foram citadas por Peter Lopes no vídeo, como sendo alvos a abater e alegadamente a mando do actual primeiro-ministro, uma delas apresentou queixa ao Ministério Público, pedindo o esclarecimento do caso, clamando pela sua segurança e temendo pela sua vida.

Dois representantes do partido MLSTP, também submeteram ao Ministério Público uma queixa-crime contra o Primeiro Ministro Patrice Trovoada, exigindo que os procuradores, esclarecem ao país os contornos do Golpe de Estado de 2003, a luz da denúncia feita pelo operacional Peter Lopes, que foi um dos homens que participou na execução do golpe de Estado.

«Na altura certa a instituição procederá o esclarecimento devido do referido assunto», diz o comunicado do Procurador-geral da República.

Abel Veiga

3 Comments

3 Comments

  1. Homem Grande

    27 de Setembro de 2017 at 11:37

    «Diversas individualidades remeteram a procuradoria-geral da república denúncias relacionadas com o mesmo facto, o que por isso tem constituído duplicações desnecessárias».

    Sr. Procurador não entende que essas mesmas “duplicações” sucedem porque as pessoas querem saber a verdade e querem ver o verdadeiro Culpado punido.

    Ao invés desta deligência ser feita, o Sr.está preocupado com algo parecido com “Crime Cibernético” que em bom nome da verdade nos dá a conhecer de algumas verdades.

    Ex:Peter Lopes é um Criminoso Cibernético?
    Sr. procurador o tempo Urgi e o Perigo Surgi, precisamos de uma data para a resolução desse caso

  2. Vexado

    27 de Setembro de 2017 at 13:04

    O Senhor Procurador Samba sabe que os procedimentos penais têm um prazo.
    Embora, muitos têm apresentado queixas ou entregando mais sustentabilidade, isto não é motivo para inercia da parte daquela instituição.

    Samba prepara-se para arquivar o processo. Está fazendo os passos de tartarruga para arquivar e calar-se.

    Telanon, devia perguntar se conseguiram citar o senhor peter e quais foram os procedimentos efectuados, para o povo saber o que está sendo feito.

  3. Carlos Alburquerque

    28 de Setembro de 2017 at 9:46

    Isto ainda vai dar que falar. Muita tinta vai ser gasta para se tentar justificar o injustificavel. Por tudo quando vem sendo dito, escrito e narrado, alguem de certeza que tem culpa no cartório e o ministério publico poderá sair em cima se na realidade cumprir com a sua obrigação de um verdadeiro ministério publico, porque a culpa não poderá jamais morrer sozinha.
    Enquanto essa história não for esclarecida e as verdades serem apuradas seremos um país descredibilizado quer no plano interno como externo e o senhor Puma pessoa suspeita de atentado contra a liberdade e a democracia de um Estado. Aliás em condições normais, em países sérios, o proprio sistema de justiça deverá vedar o senhor patrice Trovoada de voltar a participar ou a se candidatar em qualquer futuro acto politico deste país, quer sejam elas legislativas, presidenciais ou outras. Aliás este assunto que agora abordo deveria ser matéria de um verdadeiro debate politico na midia quer nacional quer internacional. Mas infelizmente no plano interno isso jamais será possivel porque não há definitivamente liberdade de imprensa em S.Tomé e Principe desde finais de 2014. S.Tomé e Principe é o unico país do mundo onde não se produzem debates nem políticos nem outros e a Rádio nacional e a TVS são autenticos tempos de antena do partido no poder e do governo.Basta ver a titulo de exemplo o mais vergonhoso programa de todos os tempos da TVS que se decidiram apelidar de 50 minutos, produzido pelo maior lambebotas da imprensa santomense, um tal de Mateus Ferreira, que sempre esta ao lado do partido que assume a governação mas que depois troca logo. Lamentavelmente este STP vai assim se afundando cada vez mais em todos os sentidos.
    Muita fé minha gente!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top