Destaques

Patrice: “É bom que a justiça toma conta deles”

O Chefe do Governo fez esta declaração na última semana. É o destino que Patrice Trovoada, traça para aqueles são-tomenses que nas redes sociais, publicam alegadas difamações contra as autoridades nacionais.

«É bom que a justiça toma conta deles». Patrice Trovoada, é o personagem político são-tomense, que domina as diversas publicações escandalosas que os são-tomenses lêem e partilham nas redes sociais.

O homem que inteligentemente promoveu a sua campanha política nas redes sociais e por via das novas tecnologias de comunicação e informação, até a conquista do poder total em São Tomé e Príncipe, se confronta agora com um terrível contra – ataque nas redes sociais.

Em cada momento em que é lançado ataques devastadores contra o Chefe do Governo nas redes sociais, o procurador-geral da república Frederique Samba, faz sair um comunicado anunciando que vai agir ara punir os difamadores. Já se perdeu a conta dos alertas emitidos pelo Procurador-geral da República.

Na última semana, após o procurador-geral ter anunciado que vai tomar medidas para perseguir e punir legalmente os difamadores, o Chefe do Governo reagiu. Segundo Patrice Trovoada a onda de difamações nas redes sociais incomoda a sociedade são-tomense. «Essa questão de usar s redes sociais para difamações é um problema que incomoda a sociedade são-tomense e até certo ponto mancha o bom nome do nosso país, deixa pensar em que somos uma sociedade em que não existe respeito em que as pessoas não têm responsabilidade e alimentam um clima de ódio permanente. Não é o caso. São Tomé e Príncipe não é isso», afirmou Patrice Trovoada.

Aos são-tomenses, que através das redes sociais difamam as autoridades o Primeiro-ministro roga uma espécie de praga. «Aqueles que decidiram ir por essa via de difamação e de manchar o nome do país, é bom que a justiça toma conta deles», frisou.

Segundo Patrice Trovoada o Governo são-tomense apoia as novas tecnologias. «E as novas tecnologias têm que ser utilizadas da melhor maneira possível em proveito da sociedade», concluiu.

O Chefe do Governo recordou que o país já tem leis para lidar com o ciber crime, mas reconheceu que o Ministério Público ainda não tem meios técnicos, nem pessoal capacitado em engenharia de telecomunicações ou de electrónica, « para chegar a prova da verdade».

Abel Veiga

    14 comentários

14 comentários

  1. Original

    3 de Outubro de 2017 as 8:21

    A justiça toma conta deles.

    1-Se ficares de fora esta justiça não tem pernas para andar.

    2-Parece-me que o Sr.Procurador está mais preocupado com difamação
    em relação aos elementos de ADI do que outros cidadãos de outras forças
    forças políticas.

    Já agora pergunto:
    O Sr. Procurador não estaria preocupado em saber porquê que certas figuras da nossa cena política são criticados?

    Procurou saber o quê que estes bandos têm feito para melhorar a sua imagem?
    Faça esta reflexão e poupar-lhe-á o tempo de estar a correr atrás de utilizadores de rede.

    Verdade ou mentira?

  2. Carlos Alburquerque

    3 de Outubro de 2017 as 10:00

    Uauuu….Uauuuu….Uauuu….!
    Olha que quem com ferro andou a matar agora esta com medo de que o ferro seja usado contra ele.
    Pior de tudo e pior de todos é o assassino de cara destapada. O assassino que se senta a mesa com seus amigos, bate a taça de champanhe, mas que depois mata o dito amigo é pior dos assassinos.
    Entende-se que esteja a surgir sinais de desespero do ADI porque em mais de tres anos não trouxeram nada de novo para a sociedade em termos de melhoria das condições de vida do povo, nem mesmo em termos de infreestruturação do país. A conferencia de Londres que não passou de uma fachada, continua em sono profundo e é uma decepção para o Patrice. Os investidores não acreditaram nem nele nem nos seus projectos e nem mesmo nos seus bla-bla-blass…
    Os parceiros tradicionais estão fugindo lentamente como é o caso de Angola, Portugal, EUA, Nigéria, Guiné Equatorial e até mesmo o Gabão e outros….
    Outro motivo que se calhar tem constituido grande preocuypação do Patrice neste momento, é que justamente quando o seu Partido ADI está em queda livre, propala-se por ai uma possivel coligação entre UDD, MDFM e PCD e isto de facto poderá ser um peso pesado para o futuro politico deste país. Mas a ver vamos!
    Ah, para o senhor Samba, a prioridade não é caçar os cibernautas em Estado de direito democratico, mas sim esclarecer as declarações do senhor Peter Lopes.

  3. EX

    3 de Outubro de 2017 as 10:25

    Quem semea vento colhe tempestades.
    Quem com ferro feri com ferro será ferido.
    Essa é a lei do retorno.
    Só isso e mais nada.

  4. Maria Silva

    3 de Outubro de 2017 as 12:15

    Seria óptimo que a justiça tomasse conta deles ( primeiro ministro e patrice trovoada ) !!!
    Relativamente à questão de ” manchar o bom nome do nosso país ” , existe pior mancha do que ter o patrice trovoada, um malabarista , pilantra etc etc como Chefe do Governo? Acha mesmo que a comunidade internacional dá-nos algum ” credito ” com esta nossa representação?
    patrice trovoada tem coragem de falar de falta de respeito?
    Oque este indivíduo fez com o senhor Pinto Da Costa nas últimas eleições presidenciais , esta mesma pessoa tem coragem de falar de respeito?
    OBS : Nem todo sao-tomense é BURRO e nem tds são-tomenses estão a dormir na forma

  5. EX

    3 de Outubro de 2017 as 15:45

    Culpa não é dele é do Povo estupido.
    Na Terra de cego quem tem um Olho é Sabio.

  6. Carlos Alburquerque T.S

    3 de Outubro de 2017 as 18:36

    Definitivamenre, a julgar pelos varios comentarios sobre o Patrice Trovoada, ele esta considerado “persona nom grata” aos olhos dos santomenses. E muito triste ganhar.se umas eleicoes com maioria absoluta e depois torbar.se em homem odiado pelo povo. Portanto acho que o Patrice rm conversa com seus botoes deveria arrumar suas bambas e continuar por ai ziguezagueando pelo mundo.

  7. ssssss

    4 de Outubro de 2017 as 8:01

    Sao Tome e Principe virou capim
    TEMOS um presidente do nivel de capim
    TEMOS um primeiro ministro BURRO como capim
    TEMOS ministros q venderam estudos por dinheiro q o patrice pisa como capim
    Os seguidores dos mesmos Sao bufo como capim…. enfim
    Capim tou conta do paìs de um jeito q sò vejo capim…..

  8. Original

    4 de Outubro de 2017 as 8:45

    Aqueles que decidiram ir por essa via de difamação e de manchar o nome do País é bom que a justiça toma conta deles.(palavras do 1º Ministro)

    Quem é que está a manchar o bom nome de País quem está a gerir ou quem está a criticar?

    A Procuradoria deve actuar sobre que está a criticar ou que está a gerir?

    O bom nome de S. Tomé e Príncipe não tem nada a ver com o que este Sr está a dizer porque quando um atleta vai ao exterior competir e ganha uma medalha de ouro por exemplo,o nome de STP é louvado e difundido devido o mérito do atleta;da mesma forma quando o País tem um 1º Ministro pouco sério,as suas acções não passa despercebidas e contribui para manchar o País que representa.Portanto,em vez de apontar a bateria para quem emite opnião e critica,o Procurador deveria concentrar as suas energias na pessoa que funciona como fonte das causas e não nas consequências.O bom nome não é algo que aparece à toa porque o nome do Procurador é Frederico Samba e o 1º Ministro é Patrice Trovoada estes 2 e mais nomes ao nível de Hierarquia do País só por si não vale nada e nada se os respectivos detentores não tiverem carácter.Carácter é o esqueleto e mente que suporta o corpo e se um indivíduo não tiver carácter,pode ser fulano e tale cheio de dinheiro, o seu nome anda sempre na lama em qualquer lugar onde estiver.Fala-se muito de forma negativa do nosso País devido dirigentes que temos sem carácter e a culpa não é dos cibernautas. faz sentido atacar as pessoas que criticam o estado do País e dos dos seus dirigentes deixando os promotores à vontade com tipo de carácter que têm? os gajos ficam chateados porque não têm vergonha na cara e pensam que todos outros são iguais a eles.Houve denuncia no facebook de forma oficial que foi atribuído um montante igual a USD 75.000 ao um tal Arlécio para viajar por parte do Governo:esta matéria não é assunto para convidar o indivíduo de forma a a esclarecer os contornos desta afirmação? Como é que alguém pode dar ao outro um montante de mais ou menos 1.700.000.000,00( Um Bilhão e Setecentos Milhões de Dobras) num abrir e fechar de olhos?
    Ouve uma denuncia de que o PT foi mandante de Golpe de Estado e eliminação física de 3 figuras Públicas isto não é prioritário para esclarecer a população e nossos parceiros de que o actual 1º Ministro tem ou não a ver com esta situação? Quando é que este assunto foi assumido de forma séria para por fim toda especulação? quem deve esclarecer isto não é Procuradoria da República? Se alguém critica este assunto é porque está a difamar o País? Piá……

    Caros dirigentes,preocupem mais com vosso carácter porque se não tiverem
    não vale a pena vir à praça pedir para defender o vosso bom nome porque não existe. Não misturem o País com vosso nome porque STP foi ,é e será um País de bom nome e vocês é que serão esquecidos vento há-de levar-vos para bem longe e um dia voltaremos a viver mesmo pobres mas com orgulho.

    Obrigado Tela Non

  9. Quidide

    4 de Outubro de 2017 as 11:01

    “É bom que a justiça tome conta”…e não “É bom que a justiça toma conta”… como foi dito. Enfim é o nível do PM que o povo pequeno escolheu… Triste porque temos pessoas mais competentes e mais sérias para governar. Quem tem ouvidos que oiça e ature. Faz.me lembrar o seguinte ditado: “Cria o corvo que ele te arranca o olho.” Talvez assim o povo aprenda que deve votar em consciência e não sob efeito de “banhos.”

  10. principe

    4 de Outubro de 2017 as 15:14

    bom eu nao le muinto os comentarios. masssss o senhor patricio trovoada eu nao lhe tracto de doctor. eu nao compriendo porque que o povo de s.tome e prinçipe lhe chamao doctor . bom el diz que a justiça tem que tomar conta delis delis.quem??? . porque que ele nao dis a justiça tem que tomar conta de mim .mas pergunto e este tratado doctor patricio trovoada quem vai tomar conta deste aparecido . vao percurar e saber quem é este homem chau .

  11. Alberto d' Oliveira

    4 de Outubro de 2017 as 22:03

    Quem instaurou separação entre os São -tomenses foi o grupo constituído na rede social por Patrice trovoada para difamar as pessoas e publicitar a sua imagem- marketing in PT, encontram-se instalados em São Tomé e Portugal, pagos pelo erário público, ou seja, imposto pago pelo contribuinte. Quem encabeça a lista: Jerónimo Moniz e o Oscar Medeiros, este, réu no caso má gestão do dinheiro da televisão Sao-mense, hoje é assessor do ministro das finanças. Governo que promove curuptos e incompetentes. Samba preocupa-se com gestao danosa de “coisa” publica cometido por Patrice Emery Trovoada.

  12. explicar sem complicar

    8 de Outubro de 2017 as 11:09

    Quando terminar a TROVOADA e chegar o bom tempo, o SAMBA vai ter que pagar caro e acentar diante da justiça por toda cobertura que vem dando a corrupção, crimes e Patrice Trovoada.

  13. Maria de Fatima Santos

    8 de Outubro de 2017 as 14:25

    A justiça de Deus tomará conta de TODOS os outros

  14. Conceicao Pereira

    29 de Outubro de 2017 as 14:27

    Muito interessante as intervencoes aqui produzidas.

    Tenho andando por este mundo fora,por muito longos anos,e nunca assisti alguma intervencao de um PM ou alguem que exercendo cargo public vir ao publico reclamar nestes termos.

    1) Cargos publicos estao sujeito ao escrutinios permanente dos cidadoes atento. ou nao fosse uma democracia.
    2) Quem sente ofendido deve recorrer ao advogado e apresentar o caso em seu nome.

    O povo so recorre as redes sociais como unico meio de manifestar revolta,insatisfacao,angustias ,dor e sofrimentos.

    Qualquer pessoa, groupo ou empresa que restringir jornalistas, press e meio de comunicacao social o dever de informare ser informado inclusive o direito a resposta/contrapor usando TV nao pode nem deve esperar outro tratamento.

    Sao Tome de Batepa e de partdo unico nunca temeu e nao seria agora em democracia.

    Encanam-se aqueles que pensao que tornaram donos e senhores de todo ainda que fosse apenas por um certo tempo.

    Antes deles houve muitos e passaram a historia e Sao Tome permanece.
    Romano 1;18
    Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,

    Disse

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo