Discurso e perda de apetite no dia da China em São Tomé

No passado dia 29 de Setembro a Embaixada da China em São Tomé, organizou uma festa para celebrar os 68 anos sobre a Fundação da República Popular da China.

O partido comunista chinês foi o autor da revolução socialista que terminou com a conquista do poder.

O embaixador Wang Wei descreveu para os convidados, o caminho que a nação chinesa com mais de 5 mil anos de história, traçou após a conquista do poder pelos comunistas. «A China passou de um País pobre, atrasado e oprimido pelo colonizador para um gigante na Ásia, próspero que goza de independência e autonomia», afirmou.

Festa China Pinto EmbaixadorSegundo o embaixador em 1981 o índice de pobreza na china era de 90%, em 2013, baixou para 1,9%. O gigante asiático é a segunda maior economia do mundo, promete erradicar a pobreza nos próximos 3 anos.

As relações com São Tomé e Príncipe, estão numa nova fase, e o diplomata classificou como «um bom começo».

Todos os membros do Governo, marcaram presença na festa. O Primeiro-ministro Patrice Trovoada, foi uma das estrelas presentes.

Mas, assim que o embaixador chinês, terminou o seu discurso e brindou com champanhe, os 68 anos da República Popular da China, o Chefe do Governo são-tomense abandonou o local da festa.
Rumores entre os presentes anunciavam que talvez Patrice Trovoada, tinha perdido o apetite. Diversos pratos chineses, estavam a espera dos convidados. Mas, o Primeiro-ministro, preferiu ir-se embora.

Pode ser que algumas individualidades presentes na festa da China, estejam enganadas. Talvez, Patrice Trovoada terá tido agenda muito preenchida naquela noite da passada sexta – feira 29 e Setembro, e por isso teve que se ausentar antes de degustar o manjar chinês.

Festa Pinto da CostaOs convidados que insistem em questionar o súbito corte de apetite do Primeiro-ministro, desconfiam que pode ser resultado, do rasgado elogio que durante o seu discurso, o embaixador da China teceu ao ex-Presidente Manuel Pinto da Costa, também convidado da República Popular da China, para a festa do sexagésimo oitavo aniversário.

Pinto da Costa, foi considerado pelo embaixador da China como o amigo de sempre da República Popular.

Antes do corte do apetite, houve fogo-de-artifício na festa da China.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    João Carlos Responder

    E o MLSTP que não se organiza para tirar proveito politico disso a seu favor…, que pena..

    • img
      Realidade Responder

      Se o mlstp n mudar esse lider fraco e falido… proprio partido vai falir…. como q um partido como este vai ter um lider deste….
      Kem è aurelio? Fez o que na Vida? E faz o q neste momento?
      Cadê curriculum vitea?

    • img
      verdade das verdades Responder

      Meu caro o MLSTP está sim organizando é muito bem.
      A conferência de Unidade e Reconciliação do MLSTP será já nos próximos dias 10 e 11 de Outubro.
      Os pesos pesados do MLSTP estão todos de volta.
      Uma grande oportunidade para todos do MLSTP sem excepção.
      AURELIO MARTINS melhor pensar BEM e TREZ VEZES.
      Ou AJUNTAR, OU ESPALHAR sozinho.
      Pelo que sei muita gente já estão dando costas ao Aurelio Martins.
      Mesmo as bases já não querem Aurelio Martins.
      UMA BOA OPORTUNIDADE Para Aurelio Martins SAIR DA AGUA, BEM SECO e esperar oportunidades que o MLSTP Poderá lhe proporcionar.
      AURELIO MARTINS! Uma conselho : Aproveita está grande oportunidade que DEUS estante dando para sair em GRANDEZA. Você nao terá hipótese.
      RECONCILIA com toda a família do MLSTP e você terá um futuro brilhante.
      Por favor :
      Copiar esta mensagem e guardar. Um dia poderá ser útil para lembrar este conselho.
      Tenha coragem Aurelio Martins, para o teu bem e o teu futuro.
      Participa com a tua experiência e faça fortalecer o MLSTP que aí só o país sai a ganhar mais você próprio.
      Um abração.

      • img
        Realidade Responder

        Aurelio martins è fraco pra ser primeiro ministro de um paìs mas como è STP…
        Não tem capacidade ..
        Mais uns anos de atrazo pra paìs.
        Atençao:nem o Tal patrice tbem…
        Sao cidadaos q sò vao enriquecer a custa do povo…
        Kual o curriculum vitea?
        Vcs têm q parar de votar pk deram ou dao dinheiro…. vote na capacidade da pessoa..

  2. img
    Maria silva Responder

    Este patrice trovoada definitivamente é um ” má viján ” não sabe viver……… Nao duvido nada , do que disse o Peter Lopes. O senhor Pinto da Costa continua a fazer calor ao patético primeiro ministro dentro e fora da política santomense!
    Hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

  3. img
    carlos josé filho Responder

    Carissimos
    Não sabem o porquê da perda do apetite? Porque o Embaixador da R P China, declarou que foi o Pinto da Rocha o principal artífice da retoma das negociações com STP. Isto podia dar congestão ao PT e por isso ele abandonou a cerimonia

  4. img
    Original Responder

    Abandonou a cerimónia como há-de abandonar STP para sempre.

  5. img
    Patrice Trovodão não sabe conviver Responder

    TELANON, é possível nos brindar com o discurso do Embaixador da China?

    Isso permitiria os leitores fazer uma melhor análise da atitude do Primeiro Ministro.

  6. img
    Vexado Responder

    Primeiro Ministro comentou sobre os perfis falsos do facebook.
    Mas não comentou a morosidade do caso do seu assessor Elisio Teixeira, nem do filho do ministro de agricultura.

    Gostaria de saber se a procuradoria não tem competencia para tratar desses crimes ou se é outra procuradoria da republica?

    Primeiro Ministro narcizista, mais preocupado consigo proprio do que com o povo.

    Quer receber dinheiro para tirar do país como perdieme e ter desculpa para depositar, por isso tantas viagens sem sentido.

    Quanto mais dinheiro recebe, mais viagens ele faz.

    Agora é sugar povo para arranjar perdieme para dar nana e aos filhos. Afriject empresa gabonesa está sediada em stp, na sede do antigo banco diante da enco.
    Empresa que patrice quer que faça ligação a europa.

    Povo pequeno temolhos para ve.

    Será que Mario bandeira foi substituido por outro ou porque todos sabem que é ele o mentor, chefe da qadrilha de perfil falso?

  7. img
    Verhaverdade Responder

    Como é que pode haver falta de apetite, quando um é que orienta defesa nacional e tem que segurar , e dar segurança aos dirigentes ou antigos dirigentes mesmo com os seus homens de confiança. É de toda confiança que o homem não aparecesse neste evento mais de toda as considerações é o primeiro e terceiro presidente da república democrática de STP do estado de direito e liberdade…!

    Esperemos que não faltará todos santomense possibilidade, e oportunidade de saboriarmos gastronomia chinesa!

    CALEMA que surgiu no sanjoa dos Angolares, não cai de paraquedas si fosse cairia em outras localidades do país, é sim uma construção da arte. E que surgiram muitos génios rapazes e raparigas CALEMA em Ribeira Afonso,,Agratordo, Portalegre, Ribeira Peixe,Santa Sicília, Caridade, Água Izé, Santana,Ubua Budo,Pinheira,Almas,Sanfinicia, Bombo,Alinhansa,,Santa Catarina,Diogo Vaz,Malembu,Conde Santa Margarida, Changra, Amparo 1&2, Mesquita, Folha Fede, Caixão Grande, Pantufu,Monte Café,Batepa Samarcal, Água Arroz,Santo Antônio, Fernando Dias, Neves,, Guadalupe,Sundy, Agostinho Neto, Madalena, Ô que’l da Rei,Bom Bom,Almerin, Riboque, Ponte Graça, Água Porca, Bobó For ,Madre Deus, Trindade, Almerin,Chara, Bairro do Hospital, Praia Cruz,,Bela Vista, Água Telha,
    Canavial,Santo Amaro, Ribeira Funda, Corria…
    E que governo detentor do poder do estado faça os possíveis para pôr a desponibilida destes rapazes e raparigas ferramentas possivel e objetiva que lhes servam para coltivar as suas tendências geniasti ás . E a possibilidade de por possíveis farramenta ao alcance, seja também a responsabilidade de estar atento na elevação dos degraus ,as possíveis farramenta estará sempre. Garantida. E que o mesmo estado tenha todo o processo de responsabilizar ,o poder local das diferentes localidades nas possíveis responsabilidade, que não permite qualquer intenção ou interesse das pessoas ou organizações irresponsável.
    Este momento é o momento da Afirmação da FONTE D ENERGIA, que nos vai chegando!

  8. img
    Pedro Pinto Fernandes Responder

    Este Governo é doente, isto é constituido por psicopatas. Então o Evaristo Carvalho não declarou estado de sitio no país, não há problemas agudos de conflito social nem armado, porquê todo este aparato militar Ruandês fortemente armado a volta do Gabinete do 1º Ministro nos dias do Conselho de Ministros?
    Porquê que a escolta do 1º Ministro integra mais de seis viaturas de segurança? É esta forma que se encontrou para desgraçar as Finanças Públicas santomense?
    Assim estamos Mal. É só esbanjar agora?

  9. img
    sotavento Responder

    O MLSTP agora tem toda a possibilidade de aparecer como um partido com garras com determinacao e com ideias para governar STP,no futuro.
    O unico problema deste emblematico partido é o seu chefe – Aurélio Martins, que por certo é parente meu , mas a verdade deve ser dita- nao tem compoetencia , nao tem carisma , nem tao poco preparacao para estar a frente de um partido como este.Há que haver dialogo entendimento entre os militantes para que haja um cambio quer através de um congresso ou otra via qualquer para que se projecte um partido digno com um direccao capaz e eficiente.Dirigentes de um feijao dois feijao já nao servem porque o mundo hoje é diferente.
    Forca MLSTP

  10. img
    MLSTP Responder

    Não acredito que o presidente do MLSTP seja cabeça de cartaz nas próximas eleições ,acho que esta bem como presidente do partido mais não mais do que isso

Deixe um comentario

*