Destaques

Caso Golpe – escritor nigeriano confirma a sua versão e ignora carta de Obasanjo

O Jornalista português Jorge Trabulo Marques entrevistou o escritor nigeriano David Oladipupo que em 2013 denunciou no seu livro THE POWER OF INTERPENDENCE, o alegado financiador do Golpe de Estado de 2003.

Leia a seguir o artigo publicado pelo jornalista português :

«O Financiador do Golpe de Estado 2003 – – AUTOR DO LIVRO THE POWER OF INTERPENDENCE – David Oladipupo, por nós contatado reafirma o que escreveu “Estou firme e seguro da minha publicação e nada que eu tenha visto mudará a minha posição “I stand behind my publication and nothing I have seen will change that.” … – Go read my book! Go read my book! Go read where I got the information from! Vá ler meu livro! Vá ler onde eu recebi as informações! Depois de desmascaramos a golpada através dos 30 milhões em conta fictícia na CGD, aqui temos mais um duro golpe para o autor dos golpes.  

David O. Kuranga, Ph., não retira uma virgula do que escreveu na sua obra The Power of Interdependence — Lessons from Africa. Diz estar ciente de que o publicou e nada o fará mudar – E o que é dito no seu livro é muito claro: 

“Em meados de Setembro de 2003, o presidente da IMG visitou São Tomé para negociar uma disputa entre o presidente Menezes e alguns de seus rivais políticos. Rumores estavam circulando que outro golpe estava em obras. Presidente Menezes ameaçou prender Patrice Trovoada, filho do ex-presidente, até que seus assessores persuadiram contra isso. De acordo com a inteligência nigeriano, Patrice Trovoada foi acusado de ser um dos principais financiadores do golpe 16 de julho. Ele também foi demitido como ministro das Relações Exteriores”

 Colocamos esta questão ao conceituado investigador nigeriano para que nos esclarecesse do que pensava acerca das declarações do ex-presidente da Nigéria Olusegun Obasanjo , que veio em defesa de Patrice Trovoada, dizendo que o “Golpe de Estado de Julho de 2003, naquele país, foi antes um golpe organizado, e executado por um grupo de antigos membros do Batalhão Búfalo, uma criação do exército do Apartheid da África de Sul”. Leia a carta que o ex-Presidente da Nigéria teria escrito ao Primeiro MInistro Patrice – carta de Obasanjo 

De referir que, David Kuranga, é detentor de um notável currículo: além de autor de (The Power of Interdependence) com Macmillan Publishers, detalhando o impacto do multilateralismo na África, É professor de Economia e Relações Internacionais que realiza consultas na Universidade de Nova York, na Universidade Fordham, SUNY, Rutgers University e Seton Hall University. Em 2004, serviu como consultor da Delegação da Nigéria para as Nações Unidas e continua a envolver ativamente funcionários na Nigéria».

 

 

    15 comentários

15 comentários

  1. João Barbosa

    6 de Outubro de 2017 as 21:25

    Este panoleiro Jorge Trambulo anda a procura de homens
    Veio à S.Tomé com truques a procura de tacho mas não conseguiu, agora deu-lhe por andar a falar vóm vóm como é dito na lingua nacional.
    Ó Jorge trambulhado, já estás todo trabulhando e muita gente aqui na ilha te conhece.
    Vá arranjar marido na sua terra, pois em S.Tomé os homens gostam de mulheres e não de outros homens
    Já devias estar na idade de ter juizo

    Vá catar água pá
    Bem Haja S:Tomé
    JB

  2. O Perigo está a porta, e Agora?!

    6 de Outubro de 2017 as 21:57

    Nunca tive duvida sobre as maldosas façanhas do Patrice Trovoada. Sempre questionei a presença dos nomes dos elementos de ex batalhão búfalo nas diferentes listas do partido ADI, para deputados a assembleia Nacional.
    Houve até descaramento do Patrice Trovoada de dar ordem expressa, no sentido de colocar Arlecio Costa na lista do círculo da Região Autónoma do Príncipe, quando toda gente sabe que Arlecio não vive no Príncipe nem tem uma residência se, sequer temporária naquela parcela do território nacional.

    Outra, como é possível que um líder golpista vai logo parar a director dos serviços de emigração e fronteiras, estou a referir me a Sr. Cobô!?

    Se ainda recordam, foi quase todos elementos do búfalo que fizeram escolta do Patrice Trovoada a quando da sua chegada em 2014, desde do aeroporto de S.Tomé até a cidade capital,podem recorrer as imagens para confirmar. Perante essas evidências e as demais, não tenho dúvidas nenhuma, que, o mandante da intentona de 2003, chame-se Patrice Emery Trovoada, filho de Miguel dos Anjos Lisboa Trovoada, cujo o nome da mãe desconheço!
    Meu Conselho, a que, estudar, uma forma de lidar com esse capim, porque, se não, vai nos provocar coceira a todos nós, mesmo a aqueles que continuam fazer vênia a esse tal capim chamado Patrice Emery Trovoada.
    Posso vos dizer que, em 2014 também votei no ADI, mas, estou deverás arrependido!

    • explicar sem complicar

      7 de Outubro de 2017 as 16:38

      ” Outra, como é possível que um líder golpista vai logo parar a director dos serviços de emigração e fronteiras, estou a referir me a Sr. Cobô!? ”

      RESPOSTA :
      Era uma das formas vistas por Patriçe Trovoada para, através de COBÓ conseguirem ” passaportes ” e ” entradas ilegais” em S.Tomé e Príncipe.
      Que tipos de Passaportes? Entradas ilegais. E para que fins? Toda a gente sabe é muito bem.

    • Realidade

      9 de Outubro de 2017 as 7:50

      Meu caro
      Esta a vista de tdos que o cidadao patrice emery trovoada da pior especie q tornou rei na republica de gananciosos,ele sabe q governantes santomenses movem atraz do dinheiro… entao enganou-os bem e chegou ao trono..
      So quem deve favores e dos grandes da altos cargos a pessoas tipo “cobô” e ainda da imunidade a alercio costa… cidadaos de ma indoles…
      Haaaaa adi è partido democratico… bando de jovens imbecis atraz de enriquecinento facil…
      STP o paìs adiado

  3. Maria silva

    7 de Outubro de 2017 as 0:12

    Este patrice trovoada é um pilantra, eu sempre disse que este tipo não prestasse …….
    Nós sabemos que tds que já governaram STP são / e foram uns ladroes, porém, patrice trovoada tem um nível superior nesta área, ( é criminoso ) ou seja este tipo é pior que tds eles juntos !!

  4. Martelo da Justiça

    7 de Outubro de 2017 as 9:52

    Nunca vi Patrice Trovoada tão nervoso como nesses últimos tempos depois da denuncia do Peter. Ao ponto também de ficar nervoso com o Bispo de São Tomé que denunciou a invasão das tropas ruandesas ao Parlamento que segundo a opinião do Bispo pode ser considerado como um ato de intimidação aos deputados.
    Patrice acha que a opinião do Bispo põe em causa as relações entre STP e o Vaticano. Chegou a grande lição do Núncio Apostólico para São Tomé e Príncipe dizendo que uma opinião pessoal não pode por em causa as relações entre STP e o Vaticano. Claro que sim, porque ao contrario só de uma pessoa completamente desorientada como é o caso do Patrice. Uma vergonha para alguém que aparece sempre como um grande democrata e que anda por ai a dar lições aos poucos atentos. Nunca Patrice Trovoada me enganou. Este Senhor foi sempre um populista, demagogo, corrupto e rancoroso. Tem estado a servir-se do Pais e não servir esse povo que esta a ficar cada vez mais pobre. Três anos de governação só se houve propaganda e nada mais. O caso do financiamento do golpe de Estado quase que tenho a certeza que tem a ver com o Patrice Trovoada, se tivermos em conta tanta evidencia que tem surgido. Estranha-me também porque que o ex-presidente da Nigéria tem assim tanta certeza que o Patrice não está implicado neste ato inqualificável. O tempo trará a luz a verdade um dia!

  5. verdade das verdades

    7 de Outubro de 2017 as 11:57

    O procurador geral da república SAMBA está a fazer o quê????????

  6. Original

    7 de Outubro de 2017 as 13:07

    Creio que o Jorge pode ser ou não paneleiro como também creio que os que engraxam,bufos,aqueles que se deixam vender,aqueles que veneram PT,lambe botas,informadores disfarçados,submissos,troca tintas,etc,etc são pessoas que sofrem humilhações para manter-se no tacho ou para viver à custa de migalhas, estão dispostos a tudo e defeito atribuído ao Jorge,pode ser pouco comparado com aquilo que estas pessoas suportam.

  7. ROSTOV

    7 de Outubro de 2017 as 18:02

    Cada um é livre nas suas escolhas, mas é prisioneiro das consequência da suas escolhas.

  8. Vexado

    8 de Outubro de 2017 as 3:54

    Tínhamos fapula, temos cooperação brasileira, americana, portuguesa que ajudaram e ajudam e protegem o povo santome.

    Pela primeira vez em 42 anos de independência, o actual governo celebrou um acordo bilateral com os ruandeses para proteger um único homem, Patrice trovoada e para aniquilar os santomenses.

    Porquê tanta segurança para proteger uma pessoa, num país sem conflitos sociais?

    Deve ser coisa muito…

  9. Quidide

    8 de Outubro de 2017 as 12:34

    Muito vergonhoso. É a reputação do país que está em causa. O indivíduo apenas serve-se do cargo para tratar do seu umbigo. Até parece um pesadelo! Um país pequeno e pacato com tanta lama! É triste ver o nosso arquipélago sucumbir desta forma. Valha-nos Deus desta peste para sempre, Ámen

  10. Realidade

    9 de Outubro de 2017 as 6:52

    STP RUMO A MERDA…
    venderam-se e agora vao sofrer as consequencias….
    O paìs tornou capim q atè entregaram o paìs a um cidadao altamente duvidoso.
    O mlstp tbem tem culpa no cartorio… vossa ganancia pessoal faz com q o povo hoje adora merda

  11. Guadalupe

    9 de Outubro de 2017 as 10:42

    Essa entrevista te doeu Nini?
    Nini, tbm é nome femenino.
    Será q ja foste por trás do Trabulo?
    Como tens tanta certeza da opção do homen?
    Ou será que ele ja por teu lombo?
    Seu lambe botas.
    Tens coragem de aceitar o que teu ídolo PT, tem feito?.

    És muita cara de pau Joana!

  12. STP Sabe-se de tudo

    12 de Outubro de 2017 as 11:47

    Quem principalmente da cidade ou das redondezas de fruta fruta TVS agua -arroz nunca ouviu rumores sobre este facto na altura que aconteceu ?

    Patrice apanhou povo panhonho, que cala e concente para fazer das suas mais esquece que as coisas estão a mudar,e esqueceu o que aconteceu com MDFM. o povo caio na ladainha do Fradique com industrialização , 10 anos depois nnhete, achas que vão te dar dez anos como fizeram com Fradique ? sabendo alguns que por de tras de Fradique estava Patrice a arquitetar catas para dar o povo (burro na altura )? O Futuro dirá se o povo santola passa-rá de doutorado em manipulado para Mestre .

  13. Povo Burro

    12 de Outubro de 2017 as 11:50

    Burro é o povo que sabe que vivemos de mão estendida sem produção local , para dar voto em troca de Dubai , (arroz de 13 contos era um kata possível mais mesmo assim……).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo