Destaques

 MDFM e a UDD negoceiam fusão política

Os dois partidos políticos da oposição decidiram segundo um comunicado do MDFM acelerar «acelerar as conversações em curso, com o objectivo de fortalecer um entendimento político, capaz de apresentar alternativas aos reais problemas de São Tomé e Príncipe, e projectar de facto um verdadeiro plano de desenvolvimento para o país e melhoria das condições de vida do seu povo e não falácias de ocasião», lê-se no comunicado.

O partido UDD, que tem na sua cúpula antigos militantes do partido ADI, e personalidades políticas que estiveram envolvidas na criação do partido MDFM, tem um assento no parlamento. Conseguiu nas eleições legislativas de 2014 conquistar um mandato no círculo eleitoral do distrito de Lembá, no norte da ilha de São Tomé.

Já o MDFM, de inspiração do ex-Presidente Fradique de Menezes, foi poder em São Tomé Príncipe, tendo vencido as eleições legislativas em coligação com o partido PCD. Nas eleições de 2014 não conseguiu sequer eleger um deputado. Tem na sua cúpula antigos militantes do partido ADI.

Sem representação parlamentar o MDFM tem sido activo na contestação das acções do actual governo da ADI. Na reunião da sua comissão política no último fim-de-semana, o partido chegou a conclusão que «em todos os domínios da vida nacional verifica-se uma regressão acentuada dos valores da democracia e de cidadania, que a pobreza agudiza-se de forma irremediavelmente aceite e que no plano externo existe uma clara descredibilização de São Tomé e Príncipe, perante a comunidade internacional sobretudo devido a falta de transparência na governação do país», diz o MDFM.

Abel Veiga

 

    6 comentários

6 comentários

  1. Trovodão quer sugar e empobrecer povo pequeno e o país em geral depois para reinar

    17 de Outubro de 2017 as 8:15

    MDFM e UDD é ADI mesmo. Não há diferença alguma.
    Portanto, essa coligação é estratégia da ADI que já sabe que não vai ganhar com maioria absoluta, anda a procura de uma coligação forçada com seus queridos da UDD e MDFM.

    Aconselho a UDD para não cair na ratoeira dos gajos do MDFM. São bués pirateiros, malandros. Povo já não quer nada com MDFM. Não são firmes e convictos nas suas ideias. São vendedores.

    UDD vai ser engolido pelo Jão Cabala, Minha, Adelina Lucos e Anibala.

    Abre os olhos UDD. Povo não quer nada com MDFM.

  2. fala verdade

    17 de Outubro de 2017 as 9:22

    Povo tem é que abrir os olhos não vestir camisolas que vem de ADI se não estamos tramados com essa corja de colono negro.
    Essa camisola veem com macumba todos que vestem mesmo não querendo votar para eles quando veste essas camisola já esta vocês não viu a primeira volta muitos que não queriam mas mesmo assim votaram.
    Abri vista com esses macumbeiros de ADI sobretudo o Chefe. Assim vamos ficar pior que Gabão não viu Ali Bongo é o mesmo que o chefe de governo de STP quero para esse povo que não pensa em crescer e desenvolver só pensa pequeno é por isso que estamos assim. Gente de minha terra abri olho e fica bem alerta porque Carlos Sousa Gorgulho começou exata qual como este chefe de governo esta a fazer depois para mastigar o povo com vários castigos. E se repararem já estamos a sofrer alguns dele como não ter liberdade de expressar é porque esta contra eles, coisas acontecem não passa na radio nem televisão, você se escrever é porque esta contra eles, não virão o que aconteceu com radio jubilar no programa resenha da semana que é transmitido aos sábado acabaram com ele, uma perseguição ao bispo até que veio o homem responsável de Roma para falar com este chefe de governo nem radio nem televisão passou, e muitas outras coisas que não passam mesmo em radio e televisão de STP mas que ouvimos em noticias estrangeiras.
    Puseram já na factura de EMAE radio e televisão para todos pagarem sem falar o povo e explicar porque. Vocês não viram que homem esta a por agua e luz para todo então é para todos pagarem mesmo quem não tem radio ou televisão é só ter energia então têm radio e televisão então paga só. Mas salario não aumenta fica sempre da mesma é quem gosta de povo pequeno que sempre fala. Como sabem quem é esse povo então fazem o que querem em nome do povo pequeno que é um parvo para enganar. Fui

  3. Reflexão

    17 de Outubro de 2017 as 11:28

    É claro que o MDFM foi um partido liderado por Fradique de Menezes e deu provas de uma boa governação. Graças a este partido temos hoje a maior central do país em Santo Amaro que está permitindo ao Governo no poder estender a rede energética em quase todos os cantos, o que foi um projeto do MDFM se continuasse no poder. Através deste partido muitos alunos dos locais mais longínquos puderam continuar os seus estudos ao enviar autocarros para estes locais para facilitar a deslocação dos estudantes ao Liceu. Milhares de quadros que se encontram atualmente no país e no exterior, foi a obra da negociação do MDFM com os parceiros internacionais. Aliás o MDFM é perito em negociações e como é um partido onde os líderes não são corruptos os parceiros sempre estenderam as mãos. E se repararam o Fradique antes de ser presidente tinha mais recursos financeiros porque já não tinha mais tempo para seguir os seus negócios e os donativos que recebia para o país direcionava-os todos as necessidades do país, prestava as contas e não guardava nada no seu bolço. Vamos apostar no MDFM para devolver alegria ao povo que tanto merece.

  4. BOBODU

    17 de Outubro de 2017 as 17:32

    Ao menos la fazem algo. Os outros MLSTP e PCD estão como mortos talvez a receber trocos do PT/ADI.
    A verdade é que ADI está a aldrabar o país o o seu “LIDER” a aproveitar dos seus negócios esquemas etc.
    É incrível o que esse homem consegue fazer enganando o “povo pequeno”-
    Nós minimamente lúcidos ele nunca engana. Ele é homem sem personalidade e sem pudor.
    Tudo de mal que ocorre no país, como 30 milhões de dolars ce chineses e CGD, destino dos barcos cujos donos que fizeram esquema com ele estão presos, o esquema da obra do BC,aldrabices com falsas obras, inagurações de mesquinhas com ele a frente para enganar o “povo pequeno”. Justiça está abndonada porque o tipo que lhe dava jeito já não é presidente; etc. etc. E ele procurou aldrabar o país com falsa reforma do Tribunal Constitucional e ficou com medo de o projecto cair e AN está com o Diogo a esconder uma proposta já aprovada pela AN há bué de tempo.
    E tudo isso Evaristo Carvalho, Vice-PR está só a fingir que não sabe disso.
    Esse país está na lama. Internacionalmente ninguém nos liga. Só chineses. Quando se vê UE e FMIe BM a fingir que lida connosco é mais por diplomacia porque eles são obrigados a lidar com todos país do mundo fingindo que está tudo bem.
    Tenho vergonha de ser santomense por causa do que o PT está a fazer.
    Comunicação social de faz de conta, absolutamente manobrado e não só controlado pelo PT com o Medeiros lá a prestar vassalagem. A Rádio Nacional mesma coisa. Não se debate nada na vida da terra, só há programas de diversão em que só vão os adeistas e miudos armados em espertos etc. Nem se debate fora dos órgãos de comnicação social. Os membros dos partidos também têm medo de não serem prejudicados nos seus negócios e esquemas.
    PT está rodeado de dirigentes buros e ignorantes, como Emilio, Iza, Rodorico,Arlin do Carvalho. Chalino e Botelho só são espertos. Nem têm consciência da politica e do Estado.
    MP não existe, mas têm sempre com mordomias. Samba só samba patricista.
    Ora se MDFM fosse partido, e juntando com um UDD que tem Gabriel como que gem conhecimento, mas está escondido como quem tem rabo na estrada, e com dirigentes burros, e um espertalhões.etc, Diogo de UDD não tem nenhuma inclinaçao para politica.
    Este pais está desgraçado.
    PT sabe que só os coitadinhos o ouve. O “povo pequeno” que ele engana com estradas luz e água, com bulauê etc. O PT é esperto porque ele sabe o povo pequeno é maioria. E é tapado que ele engana.
    O PT é odiado pela elite ou a classe intelectual deste país.
    Mas já que estão a unir façam isso e pelo menos fala sobre os problemas fora da CSocial, através de redes sociais, abre site, tempo de antena, por não há outra hipótese.
    Apareçam e vê se fazem algo para esse povo.

  5. Carlos Alburquerque

    18 de Outubro de 2017 as 11:32

    Até que enfim….
    Finalmente vem um partido politico em STP dizer que presende apresentar ao povo, ao país e à comunidade internacional um plano estratégico de desenvolvimento para o país. Por isso vão as minhas felicitações ao MDFM pelo seu comunicado e pela sua coragem, actos que deveriam ser protagonizados pelo MLSTP ou pelo PCD.
    Na verdade, depois de se pensar como um partiodo desaparecido da cena politica santomense, o MDFM tem de facto estado bem presente no terreno e vindo a divulgar comunicados com uma consistência credível de uma força politica que na verdade quer se apresentar como alternativa, já que o Patrice Trovoada considera que nem o MLSTP nem o PCD são alternativas.
    Uma vez mais, digo, muito bem MDFM, Força!

  6. STPAlerta

    19 de Outubro de 2017 as 21:22

    Força MDFM! Vamos ver se é dessa vez que tomam juízo, os membros do MDFM pensaram que já estavam fortes e saíram da coligação com PCD.Eu espero que esses incompetentes pensam bem, também muitos ja não estão no partido, tais como João Paulo Simão, Carlos Simão, Pires Neto, João Costa Alegre, Anibal (foi procurar tacho no ADI) eu espero que o Fradique não acredita mais nesses malandros, mercenários políticos sem alma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo