Destaques

Presidente de Angola recebeu Pinto da Costa no Palácio da Cidade Alta

Por Jornalista Manuel Dênde em São Tomé e Príncipe

Luanda, 16, 10, -O novo líder angolano, João Manuel Lourenço, reuniu – se, há dias, em Luanda, no palácio da Cidade Alta, com o antigo chefe de Estado de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, soube-se hoje de fontes ligadas ao processo.

Segundo a fonte, durante a audiência que durou mais de meia hora, Pinto da Costa, aproveitou, para felicitar o João Lourenço pela sua investidura a 26 de Setembro a testa do Estado da Republica de Angola.

pinto e LourençoManuel Pinto da Costa que presidiu, por duas vezes, os destinos do seu país e conduziu a luta de Libertação Nacional anti-colonial visando a independência de São Tomé e Príncipe, encontra – se em Luanda, para contactos com diferentes entidades de Angola.

Prevê-se que durante a Estada em Luanda, deverá, também, reunir-se com o José Eduardo dos Santos, presidente do Movimento de Libertação de Angola, MPLA, partido no Poder em Angola.

Sabe – se que Pinto da Costa, na capital angolana, vai, igualmente, reunir – se com elementos da classe empresarial deste país vizinho a fim de incentivar investimentos angolano no seu país, tendo em conta os laços de amizade e de cooperação que unem Luanda e São Tomé.

Pinto da Costa, principal actor da democratização no seu país nos anos oitenta, conseguiu mesmo antecipar as chamadas reestruturação soviética conhecida por ‘’Perestroika’’ do então líder soviético: Mikhail Gorbachev.

 

pinto e lourenço ´2Sendo chefe de Estado em 1975, ano da independência do seu país de Portugal, e actor de mudanças políticas que conduziram São Tomé e Príncipe a uma política traduzida numa ”Carta Magna”, flexível no plano económico e democrático, sendo hoje, uma ‘’democracia invejável’’ na sub-região de África Central.

FIM/MD

 

    9 comentários

9 comentários

  1. Toussaint L'Ouverture

    17 de Outubro de 2017 as 2:45

    Estar, formalmente, fora do poder,não significa estar inactivo. Doutor Manuel Pinto da Costa, faça tudo o que puder, use todas as influências que tiver, pelo seu país e pelo seu povo.

  2. Reflexão

    17 de Outubro de 2017 as 11:47

    Obrigado Dr Ml Pinto da Costa. Isto revela prova d que o senhor está preocupado com o empobrecimento vertiginoso dos filhos desta terra, cada vez mais encurralados e os empresários nacionais mais sufocados.

  3. Santos Filomeno

    17 de Outubro de 2017 as 12:12

    Onde anda o Evaristo assina só?? Anda a dormir…a jogar bisca. Anda ver o comboio passar e a espera de 2021. Faz sai! cContinua assim camarada Pinto da Costa…e aproveita pra criar condições pra ajudar o nosso MLSTP a.sair do buraco.
    Aurélio quidaleooo
    Osvaldo Vaz quidaleooo…

    Faz sai também pá…

  4. Joao

    18 de Outubro de 2017 as 11:06

    PINTO said costa granda vagabundo, preguicoso…

  5. MIGBAI

    18 de Outubro de 2017 as 11:42

    Minha gente.
    Quando afinal este nosso ditador desaparece da cena política nacional.
    Como é possível que pinto da costa tenha abanado a bandeira da independência e da liberdade, e depois colocou-nos a todos numa ditadura de partido único e tornou-nos dependentes dos estrangeiros a todos os níveis.
    Como é possível, gentinha miúda como estes que aqui comentam, não digam basta a este velho caduco que nos colocou na miséria e na cauda dos países subdesenvolvidos e que aqui continuam a adorar e a venerar este demónio?
    Este pinto da costa que sempre foi beijar a ditadura do eduardo dos santos, e que agora deve ter ido ver se o novo presidente de Angola sabe jogar pingue pongue (ténis de mesa).
    Este velho deveria era ser obrigado a devolver tudo o que roubou a STP, bem como, devolver os imóveis que roubou com a ditadura que implantou.
    Este velho deveria ser responsabilizado pelos atentados à vida humana que mandou praticar a fim de se perpetuar no poder.
    Um dia todos os que odeiam as injustiças, teremos o prazer de ver este velho deitado num caixote de madeira, e assim teremos finalmente a plena justiça divina, a justiça feita por quantos não tiveram um enterro digno por culpa única deste ditador pinto da costa que os mandou matar.

  6. luxemburg

    18 de Outubro de 2017 as 18:13

    Frustrado, raiboso e com desejo de cobrar…o colono volta sempre ao lugar do crime.

  7. mezedo

    19 de Outubro de 2017 as 8:48

    voce MIGBAI é realmente o pobre de memoria, devias ter mais inteligência e ver mais longe. Graças a este Pinto da Costa e alguns que o ajudou voce tem democracia neste pais e pode expressar a tua vontade. Vives bajulando o ADI e seus lideres os mais malabaristas que já chegaram a governação desse país e ainda acha que este que vai e tenta atrair coisas boas para país não presta.

    Seja gente e não animal de estimação do ADI.

  8. Guadalupe

    19 de Outubro de 2017 as 9:44

    MIGBAI parece me que possui doença da raiva… Ve-la se foste mordido por um cão vadio! Tanta íra do velhote pra quê? Vai ver o homenzinho fez te nada. Tens a mesma doença dos trovoadas, por isso estão a martirizar pobre povo, prometendo dubai, mas dando-lhes o inverso de dubai.
    Até dá pra acreditar que antes de comentar te possuiste com tantos kg de droga…

    • MIGBAI

      20 de Outubro de 2017 as 16:24

      “Guadalupe e Mezedo”
      Não era para vos responder, mas tocaram os dois em assuntos muito delicados da minha vida.
      Olhem, começo pelo Mezedo.
      Afinal parece ser o Mezedo a ser pobre de memoria, ou então, não era nascido na altura em que aconteceram as coisas.
      Olhe Mezedo, é verdade que o pinto da costa teve que optar pela democracia ou multipartidarismo.
      Porém, porque não aplicou pinto da costa a democracia logo com a independência?
      Foi ele que aplicou a ditadura a STP em virtude do comunismo que bebeu na Alemanha Democrática, ou não foi?
      Não foi ele que começou as nacionalizações e a destruição do aparelho produtivo privado?
      Não foi ele que iniciou a ditadura do proletariado em STP?
      Não foi ele que deu origem aos colonos negros que ainda existem em STP?
      Como pode ver Mezedo essa criatura pinto da costa, o que ele fez em termos de democracia, foi simplesmente arremendar as asneiras que fez politicamente.
      Agora nós “Guadalupe”
      É verdade sim, que fui mordido por cães raivosos que eram conhecidos de muita gente.
      Sabe que cães foram esses?
      Foram os cães da CÍVICA e os cães do MLSTP.
      Foram esses cães que me morderam, somente porque o meu velho ainda vivo na altura, ser um homem de visão e pretender que não fosse logo declarada a independência, mas sim vivermos um período de transição com tempo para educarmos o povo e criarmos riqueza humana e material suficiente.
      O meu pai era da Frente, e tinha orgulho de saber ler no dia a dia o futuro de STP.
      Ele avisou pinto da costa da miséria que ele ia implantar na nossa terra, mas a idade de pinto da costa na altura (e agora também), que só queria poder e catorzinhas, acabou por derrubar talvez sem sombra de duvidas o velho mais inteligente e sabedor de STP (o meu PAI).
      Por isso meu caro “Guadalupe” acertou quando afirma que fui mordido por cães raivosos, só que agora já sabe o nome dos cães que me morderam.