Destaques

Presidente de Angola recebeu Pinto da Costa no Palácio da Cidade Alta

Por Jornalista Manuel Dênde em São Tomé e Príncipe

Luanda, 16, 10, -O novo líder angolano, João Manuel Lourenço, reuniu – se, há dias, em Luanda, no palácio da Cidade Alta, com o antigo chefe de Estado de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, soube-se hoje de fontes ligadas ao processo.

Segundo a fonte, durante a audiência que durou mais de meia hora, Pinto da Costa, aproveitou, para felicitar o João Lourenço pela sua investidura a 26 de Setembro a testa do Estado da Republica de Angola.

pinto e LourençoManuel Pinto da Costa que presidiu, por duas vezes, os destinos do seu país e conduziu a luta de Libertação Nacional anti-colonial visando a independência de São Tomé e Príncipe, encontra – se em Luanda, para contactos com diferentes entidades de Angola.

Prevê-se que durante a Estada em Luanda, deverá, também, reunir-se com o José Eduardo dos Santos, presidente do Movimento de Libertação de Angola, MPLA, partido no Poder em Angola.

Sabe – se que Pinto da Costa, na capital angolana, vai, igualmente, reunir – se com elementos da classe empresarial deste país vizinho a fim de incentivar investimentos angolano no seu país, tendo em conta os laços de amizade e de cooperação que unem Luanda e São Tomé.

Pinto da Costa, principal actor da democratização no seu país nos anos oitenta, conseguiu mesmo antecipar as chamadas reestruturação soviética conhecida por ‘’Perestroika’’ do então líder soviético: Mikhail Gorbachev.

 

pinto e lourenço ´2Sendo chefe de Estado em 1975, ano da independência do seu país de Portugal, e actor de mudanças políticas que conduziram São Tomé e Príncipe a uma política traduzida numa ”Carta Magna”, flexível no plano económico e democrático, sendo hoje, uma ‘’democracia invejável’’ na sub-região de África Central.

FIM/MD

 

    9 comentários

9 comentários

  1. Toussaint L'Ouverture

    17 de Outubro de 2017 as 2:45

    Estar, formalmente, fora do poder,não significa estar inactivo. Doutor Manuel Pinto da Costa, faça tudo o que puder, use todas as influências que tiver, pelo seu país e pelo seu povo.

  2. Reflexão

    17 de Outubro de 2017 as 11:47

    Obrigado Dr Ml Pinto da Costa. Isto revela prova d que o senhor está preocupado com o empobrecimento vertiginoso dos filhos desta terra, cada vez mais encurralados e os empresários nacionais mais sufocados.

  3. Santos Filomeno

    17 de Outubro de 2017 as 12:12

    Onde anda o Evaristo assina só?? Anda a dormir…a jogar bisca. Anda ver o comboio passar e a espera de 2021. Faz sai! cContinua assim camarada Pinto da Costa…e aproveita pra criar condições pra ajudar o nosso MLSTP a.sair do buraco.
    Aurélio quidaleooo
    Osvaldo Vaz quidaleooo…

    Faz sai também pá…

  4. Joao

    18 de Outubro de 2017 as 11:06

    PINTO said costa granda vagabundo, preguicoso…

  5. MIGBAI

    18 de Outubro de 2017 as 11:42

    Minha gente.
    Quando afinal este nosso ditador desaparece da cena política nacional.
    Como é possível que pinto da costa tenha abanado a bandeira da independência e da liberdade, e depois colocou-nos a todos numa ditadura de partido único e tornou-nos dependentes dos estrangeiros a todos os níveis.
    Como é possível, gentinha miúda como estes que aqui comentam, não digam basta a este velho caduco que nos colocou na miséria e na cauda dos países subdesenvolvidos e que aqui continuam a adorar e a venerar este demónio?
    Este pinto da costa que sempre foi beijar a ditadura do eduardo dos santos, e que agora deve ter ido ver se o novo presidente de Angola sabe jogar pingue pongue (ténis de mesa).
    Este velho deveria era ser obrigado a devolver tudo o que roubou a STP, bem como, devolver os imóveis que roubou com a ditadura que implantou.
    Este velho deveria ser responsabilizado pelos atentados à vida humana que mandou praticar a fim de se perpetuar no poder.
    Um dia todos os que odeiam as injustiças, teremos o prazer de ver este velho deitado num caixote de madeira, e assim teremos finalmente a plena justiça divina, a justiça feita por quantos não tiveram um enterro digno por culpa única deste ditador pinto da costa que os mandou matar.

  6. luxemburg

    18 de Outubro de 2017 as 18:13

    Frustrado, raiboso e com desejo de cobrar…o colono volta sempre ao lugar do crime.

  7. mezedo

    19 de Outubro de 2017 as 8:48

    voce MIGBAI é realmente o pobre de memoria, devias ter mais inteligência e ver mais longe. Graças a este Pinto da Costa e alguns que o ajudou voce tem democracia neste pais e pode expressar a tua vontade. Vives bajulando o ADI e seus lideres os mais malabaristas que já chegaram a governação desse país e ainda acha que este que vai e tenta atrair coisas boas para país não presta.

    Seja gente e não animal de estimação do ADI.

  8. Guadalupe

    19 de Outubro de 2017 as 9:44

    MIGBAI parece me que possui doença da raiva… Ve-la se foste mordido por um cão vadio! Tanta íra do velhote pra quê? Vai ver o homenzinho fez te nada. Tens a mesma doença dos trovoadas, por isso estão a martirizar pobre povo, prometendo dubai, mas dando-lhes o inverso de dubai.
    Até dá pra acreditar que antes de comentar te possuiste com tantos kg de droga…

    • MIGBAI

      20 de Outubro de 2017 as 16:24

      “Guadalupe e Mezedo”
      Não era para vos responder, mas tocaram os dois em assuntos muito delicados da minha vida.
      Olhem, começo pelo Mezedo.
      Afinal parece ser o Mezedo a ser pobre de memoria, ou então, não era nascido na altura em que aconteceram as coisas.
      Olhe Mezedo, é verdade que o pinto da costa teve que optar pela democracia ou multipartidarismo.
      Porém, porque não aplicou pinto da costa a democracia logo com a independência?
      Foi ele que aplicou a ditadura a STP em virtude do comunismo que bebeu na Alemanha Democrática, ou não foi?
      Não foi ele que começou as nacionalizações e a destruição do aparelho produtivo privado?
      Não foi ele que iniciou a ditadura do proletariado em STP?
      Não foi ele que deu origem aos colonos negros que ainda existem em STP?
      Como pode ver Mezedo essa criatura pinto da costa, o que ele fez em termos de democracia, foi simplesmente arremendar as asneiras que fez politicamente.
      Agora nós “Guadalupe”
      É verdade sim, que fui mordido por cães raivosos que eram conhecidos de muita gente.
      Sabe que cães foram esses?
      Foram os cães da CÍVICA e os cães do MLSTP.
      Foram esses cães que me morderam, somente porque o meu velho ainda vivo na altura, ser um homem de visão e pretender que não fosse logo declarada a independência, mas sim vivermos um período de transição com tempo para educarmos o povo e criarmos riqueza humana e material suficiente.
      O meu pai era da Frente, e tinha orgulho de saber ler no dia a dia o futuro de STP.
      Ele avisou pinto da costa da miséria que ele ia implantar na nossa terra, mas a idade de pinto da costa na altura (e agora também), que só queria poder e catorzinhas, acabou por derrubar talvez sem sombra de duvidas o velho mais inteligente e sabedor de STP (o meu PAI).
      Por isso meu caro “Guadalupe” acertou quando afirma que fui mordido por cães raivosos, só que agora já sabe o nome dos cães que me morderam.
      Sobre os kilos de droga, não faz parte dos meus consumos diários, pelo que entendo que foi um pouco ordinário no seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo