Povo confirma Delfim Neves como figura influente no xadrez político são-tomense

Alvo de críticas, contestações, e comentários negativos, por parte de alguns sectores no país e no estrangeiro, Delfim Neves, continua a merecer confiança de parte significativa do povo são-tomense. Contra factos não há argumentos. O resultado obtido nas presidenciais de domingo fala por si.

Quase 9 mil eleitores são-tomenses, apostaram este domingo em Delfim Neves, como figura para capaz de presidir os destinos de São Tomé e Príncipe. O candidato que teve apoio do seu partido o PCD e do MDFM-PL, arrecadou 13,82% dos votos expressos.

Para a realidade são-tomense, país com pouco mais de 92 mil eleitores, o resultado obtido por Delfim Neves não deixa de ser positivo, e o povo fez questão de provar que é uma figura que se deve ter em conta no cenário político são-tomense.

No distrito de Lobata, tradicionalmente disputado entre Delfim Neves e o actual Primeiro-ministro Patrice Trovoada, tanto nas legislativas como nas presidenciais, ficou provado a força política de Delfim Neves. Em muitas Assembleias de voto de comunidades populosas, ganhou com margem folgada aos outros 9 candidatos.

Na noite eleitoral, os dados das mesas de voto divulgados pela Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe, indicavam um Delfim Neves, que tem confiança de centenas de eleitores.

A entrada de Delfim Neves na corrida presidencial, foi marcada por várias peripécias. Numa conferência de imprensa dada esta manhã, para agradecer o apoio do povo, e dos partidos que apoiaram a sua candidatura, nomeadamente o PCD e o MDFM-PL, Delfim Neves, disse que telefonou Pinto da Costa e Evaristo de Carvalho para dar-lhes os parabéns pelos resultados conseguidos, que permitem a passagem para a segunda volta.

O candidato prometeu anunciar a decisão de voto a favor de um dos candidatos que passou para a segunda volta, após o anúncio pelo Supremo Tribunal de Justiça dos resultados definitivos das eleições de domingo. «Naturalmente que o país terá que ter um Presidente da República. Há uma segunda volta que deverá acontecer entre os dois candidatos mais votados. A nossa candidatura tendo tido o resultado que teve é óbvio que vai adoptar uma posição, em função daquilo que a equipa que trabalhou no nosso projecto achar mais importante, ou seja, na avaliação da candidatura que tem um projecto semelhante a nossa», declarou Delfim Neves.

O nível de expressão popular manifestado nas urnas a favor de Delfim Neves, explica também o receio que algumas pessoas tinham de o ver na corrida presidencial. «O receio que algumas pessoas tinham da minha candidatura, não tem nada a ver com o pensamento do povo. O povo tem uma ideia diferente do cidadão Delfim Neves. Fizemos uma campanha com atraso de uma semana, não fomos a ilha do Príncipe, não tivemos oportunidade de fazer pelo menos 5 comícios, só fizemos dois, não tivemos tempo para nos organizar. Por tudo isso é que consideramos este resultado como sendo bom», precisou.

Para provar a persistente tentativa de obstaculizar a sua acção política, o candidato denunciou as últimas tentativas para eliminação da sua candidatura, realizadas na última sexta feira. «Até a sexta-feira, último dia de campanha, ainda havia 3 reclamações nos tribunais para impugnar o acórdão que me aceitou como candidato. Portanto resistir a tudo isso não foi fácil. Mesmo assim a população acreditou e votou em Delfim Neves. Não é um resultado que atende aos nossos objectivos, mas quero dizer de forma clara e inequívoca que sentimo-nos satisfeitíssimos com esses resultados», frisou.

Vice-Presidente do partido PCD, Delfim Neves, acredita que o povo dá sinal de que conta com ele para o futuro político de São Tomé e Príncipe. Interpelado pela imprensa se será candidato às presidenciais de 2016, respondeu que o futuro a deus pertence. «Tenho 46 anos e na constituição política não há limites de idade para se candidatar ao cargo de Presidente da República nem para outros cargos. Quero dizer que daí a 5 anos muita coisa pode acontecer e o futuro só deus o tem», concluiu.

As eleições de domingo, colocam Delfim Neves numa posição de Jocker, para o desfecho da segunda volta.

Abel Veiga

  1. img
    me zedu Responder

    carrega Man Delfe

  2. img
    Osvaldo Santos Responder

    Infelizmente a falta de conhecimento ou de espírito crítico e desinteressado leva a que figuras dessas de elevem na nossa sociedade.Ainda bem que é só uma minoria que permite situações dessas.

  3. img
    Ele mê Responder

    Viva delfim neves…..VIVA!
    NadaÊ eu tou a brincar so

  4. img
    santiago Responder

    força delfim.tendo em conta o teu discurso até parece que o tribunal quase que te roubou grande parte dos votos ao atrazar a tua legalizaçao

  5. img
    ze pedro Responder

    ESTE É UM SERVIÇO PÚBLICO DE INFORMAÇÃO OU UM JORNAL PRÓ DELFIM NEVES ?

  6. img
    Malébobo Responder

    Sr.Delfim a vida é mesmo assim, quem tudo quer tudo perde, ó meu nã leva a vida com muita ambição

  7. img
    kiko Responder

    Este foi só um ensaio daqui a 5 anos terás nova oportundade, futuro pm….

  8. img
    kua li tasondu Responder

    OK.DELFIN se realmente gostas de s.tome como ja disseste tudo bem ! pasa as suas percentaguens au DOUTOR PINTO DA COSTA, desde uma vez k tens relacaes frias com PATRICE TROVOADA. para bem do nosso lindo stp.

    • img
      tela glavi Responder

      se ele ou mesmo os outros candidatos gostassem realmente de STP, começava por construir sectores para dar trabalho aos jovens….
      esses candidatos falam como se o facto de não ganharem ja não podem fazer mas nada pra o desenvolvimento de STP…
      ficaria feliz se essa mentalidade muda-se.

  9. img
    s.tome poderoso Responder

    meu compatriota nao desista da tua carreira politica 2016 tentes de novo

  10. img
    cidadão Responder

    “Povo confirma Delfim Neves como figura influente no xadrez político são-tomense”. Mas que povo? no PCD só o seguem porque ele têm ou tinha dinheiro para os sustentar. E o povo que o segue vê nele o Banho e mais Banho. Triste a nossa classe politica

  11. img
    SaideBaixo Responder

    O adágio popular que melhor assenta para esta situação é CADA POVO TEM O (DIRIGENTE) QUE MERECE. Só assim se justifica que um homem que está metido em tantos escandâlos financeiros possa fazer este show e ainda conseguir sair-se bem. O facto de passar no escrutínio não significa que é honesto, que não tem contas na justiça para ajustar, que o caso Trading, que os 50 mil da Doca, que a admissão da sua candidatura tenha sido feito a revelia da lei e com ajuda do Juiz Garrido que violou todas as normas de imparcialidade de impedimento previstas. Mas nós vivemos num país suis generis em que mtas vezes os “Fora da Lei” são os heróis tal como nos filmes do cowboys.
    A importância das pessoas actualmente em STP mede-se pela sua conta bancária, que no caso deste Sr. está sobreavaliada, pois as dívidas a banca são significativas. Só não estando mais crítica a sua situação graças aos lobbies que ainda mantem juntamente com o seu sócio (outro fora da lei) da D&D.
    A política são-tomense e sobretudo os políticos estão completamente corrompido e vendem-se a quem dá mais. É patética a participação de ex-ministros em cortejos ou em actividades como a recepção do Sr “Roubama” quando este chegou de avião da novela que veio fazer a PT por conta da sua pretensa renuncia a nacionalidade portuguesa, ou na decisão sobre o recurso a recusa da sua participação nas eleições.
    Um partido como o PCD de supostos intelectuais que por tuta e meia se põe de quatro como certos animais que usam palas.
    Mas como um verdadeiro negociante de cabras habilmente já se pronunciou e deu a enteder que está disposto a negociar e vejam lá como é possível com Pintistas e Trovoadistas, que nunca se suportaram uns aos outros.
    Só faltava 2016 termos este tipo de dirigente ainda com força no xadrez político. Já dizia o outro para nós mandarmos sem contestação quermos uma população burra, e pobre para facilmente os enganarmos com umas migalhas e assim mantermo-nos no poder.
    O lamaçal político são-tomense dá dó e nisto é o MEXILHÃO QUE SE … conhecem de certo a expressão.

  12. img
    Paracetamol 500mg Responder

    Agora teremos que aguardar pela pronuncia do tribunal constitucional acerca das ditas impugnações.
    Bem, delfim vai viajar como Português ou como cidadão Santomense?
    Era bom que isso fosse resolvido de uma vez por todas.

  13. img
    Nairó Responder

    Ké ni bódo Stlada só ká dá kuá sé. Ôtlô Candidatu ná sebê kê kuá quê funçón de Pligidente, mêcê mandá ni tèla. Kuá na sá tlundu fô! Bamu baza iné. Fé xê!

  14. img
    estou cá pra ver Responder

    Delfin és um grande homem isso nos
    já notamos, mesmo com uma semana de atrazo foste bestial, mas por favor pense bem faça com k teus eleitores votem Pinto Da Costa, como vês foste impedido de levantar o seu dinheiro para campanha. Pergunta ao Patricio quanto ele LEVANTOU DE SEXTA PRA SABADO: 2 MILHÕES E QUINHENTAS MIM DOLARES.
    Sabe quanto da em dobras 40 Bilhões de Dbs.É esse homem que vais apoiar??????
    Pense bem meu caro.

  15. img
    alcindo Responder

    delfim neves , onde que esta o dinhero de stp traiding foste para o BRAZIL COMPRAR PRODUTOS detoirado ou estragado para o povo santomense comer,o povo nao e porco ,e tu nao deverias ter um voto,mas uma vez viram que es analfabeto para ser presidente da republica

  16. img
    Kanimambu Responder

    Senhor Abel, O Grande Bajulador.
    Pelo amor de Deus, que jornalismo é esse?

  17. img
    presidenciaistp2011 Responder

    kua li tasondu
    Nao se faz politica com rancor

  18. img
    pantufas Responder

    huff!!!foi um alivio.

  19. img
    João Pinto Responder

    Isto so vem demostrar que estamos a lastimar por um povo que não quer melhorar a situação das coisas em São Tomé e Príncipe,basta ver o que se passa.Lamento que este povo sofredor não consiga demostrar o seu sofrimento,vendo gente vivendo numa boa(no céu)e o povo pá e o povo nem na terra esta.

    • img
      Horácio Will Responder

      João Pinto
      Nós somos animais, simplesmente animais. As nossas necessidades mais primárias são iguais ou quase iguais às dos outros animais.
      O facto de sermos racionais permite-nos fazer avaliações, previsões e tomar precauções que os outros animais não conseguem. Mas, isso, se estivermos treinados para tanto. Com o aumento da corrupção muitas pessaos ficaram limitadas à satisfação das necesidades primárias, bebendo, por vezes, ou muito, para não confrontarem a sua própria realidade que foi criada por alguns dos nossos irmãos.
      Não esperemos que essas pessoas pensem como nós que tivemos outra sorte. Não pensemos mal de quem não sabe em quem nem por que razão votar. Tenhamos, sim, a bondade de procurar uma iluminação para todos. Essa iluminação está a ser negada aos nossos irmãos por outros irmãos nossos.
      O que poderemos fazer eu, João Pinto e os outros para contrariarmos essa onda de negação do desenvolvimento de valores na nossa terra?

  20. img
    nilton pereira Responder

    Sim se de facto o Sr.Delfim Neves gosta realmente de S.Tomé deve seder os seus porcentos de votos ao Dr.Manuel Pinto da costa a fim de retificar esse nosso S.Tomé que esta a afundar-se a cada dia que paasa na base da corrupção e otras coisas mais…..

  21. img
    maiker Responder

    O Delfim Neves foi também um grande vencedor dessas eleições. Teve mais votos que o Aurélio Martins, é sinal que o povo conta e confia com Delfim Neves para dirigir o destino do nosso pais.
    Com uma semana de atraso de campanha teve um resultado que muitos outros não tiveram principalmente o homem que andou a prometer “Um tempo novo para Todos”.
    Delfim Neves é o homem do povo e conhece as dificuldades do povo é um cidadão que tem uma postura coerente, um homem trabalhador e honesto.
    Muitas figuras política em S.tomé está contra ele porque sabe que ele dará frutos por isso fizeram de tudo para que ele não entra-se nesta corrida.
    Delfim Neves estas no bom caminho.
    Eu acredito que se não fosse porque esses obstáculos que lançaram de má-fé contra a sua pessoa ele teria um resultado que mais ambicioso.
    Este homem é um discípulo de jesus, e vai trazer muitas coisas boas a esse povo.
    Viva Delfim NEVES, O HOMEM DO POVO.

  22. img
    maiker Responder

    Delfim NEVES espero que apoies o Dr. Pinto da Costa. Porque o Evaristo Carvalho não merece o apoio de ninguem,um homem que só diz estabilidade, a estabilidade é a oração dele. Não diz nada de jeito nem transmite um futuro promissor para o povo s.tomense,o Evaristo Carvalho só quer ser presidente por capricho do Patrice Trovoada. E se for pra garantir estabilidade o Dr. Pinto da Costa também garantia dessa estabilidade.
    Por isso apoie O pinto Delfim

  23. img
    maiker Responder

    O Delfim Neves foi também um grande vencedor dessas eleições. Teve mais votos que o Aurélio Martins, é sinal que o povo conta e confia com Delfim Neves para dirigir o destino do nosso pais.
    Com uma semana de atraso de campanha teve um resultado que muitos outros não tiveram principalmente o homem que andou a prometer “Um tempo novo para Todos”.
    Delfim Neves é o homem do povo e conhece as dificuldades do povo é um cidadão que tem uma postura coerente, um homem trabalhador e honesto.
    Muitas figuras política em S.tomé está contra ele porque sabe que ele dará frutos por isso fizeram de tudo para que ele não entra-se nesta corrida.
    Delfim Neves estas no bom caminho.
    Eu acredito que se não fosse porque esses obstáculos que lançaram de má-fé contra a sua pessoa ele teria um resultado que mais ambicioso.
    Este homem é um discípulo de jesus, e vai trazer muitas coisas boas a esse povo.
    Viva Delfim NEVES, O HOMEM DO POVO.

  24. img
    alex Responder

    Apoie o pinto delfim

  25. img
    maiker Responder

    Deffim Neves é o homem do povo.
    Foi um grande vencedor

  26. img
    José Silva Responder

    Volte na proxima para te limparem a carteira; alias o povo vai buscar o q gamas-te deles.

  27. img
    Fokótó Responder

    è a primeira vez que participo nestes comentarios . Nao queria fazêlo, mas pelas incongruencias, mentiras e difamações que sao proferidas por diversos participantes gostaria que antes de de difamar provassem as suas informações para nao banalizar este espaço.
    Criticam-se e acusam-se pessoas mas o Tribunal nem o Ministerio Publico mantem impavidos e serenos o que significa isso?
    Sao bocas e bocas
    Vamos trazer bons indicios e boas orientações a este espaço.
    Basta de “FITCHINS)
    SEJAMOS INTELECTUAIS COMO SE PROPELA TANTO E VAMOS AO QUE INTERESSA DE FATO AO NOSSO GLORIOSO SAO TOME E PRINCIPE

    • img
      José Silva Responder

      De facto ele (Delfim) chamou de corrupto aos magistrados, isso deixa-me muito preocupado em poder destinguir os verdadeiros corruptos.

  28. img
    Assuncao Responder

    Isto nao ‘e influencia saudavel,mas sim pelo dinheiro disponivel para comprar consciencia,k nao foi o suficiente, pois o contrario, teria ido mais longe…
    Francamente, e o Pinto da Costa pelos vistos volta a ribalta!!o resultado ta a vista, ‘e o povo ke temos, os k votam, com consciencia ou sem ela.
    Com cumprimentos.

  29. img
    Francisca Cara Linda Responder

    Resultado das eleições presidenciais:
    Aurélio Martins – queria dar um Tempo Novo Para Todos mas ninguém aceitou. Por isso só ele vai usufruir daquilo que prometeu. Só lhe restam as cuecas.
    Delfim Neves – vai continuar os seus estudos e voltar a concorrer nas próximas eleições, com o doutoramento concluído.
    Evaristo Carvalho – Não para de ter pesadelos. Sonha que esta a ser empurrado por ventos de Trovoada para uma capoeira com milhares de Pintos. Em todo caso começou a preparar-se para dar uma boa imagem. Ambiciona poder responder as perguntas de qualquer jornalista nacional e internacional e em qualquer língua. Por enquanto já sabe dizer estabilidade, stability e estabilité.
    Elsa Pinto – não pode ouvir o nome de Aurélio Martins que começa logo a rir.
    Filinto Costa Alegre – Encheu a jornalista Carllile Costa Alegre de porrada. Porque será?
    Maria das Neves – comprou um relógio novo. O velho tinha um ritmo muito acelerado e adiantava imenso as horas.
    Manuel Pinto da Costa – tinha perguntado as horas a Maria das Neves e começou a cantar de galo cedo demais.
    Helder Barros, Manuel Deus Lima e Jorge Coelho – Não aceitam que ninguém se ria a frente deles.

  30. img
    caboverdiano Responder

    XEE MALTA OLHA SO PRA PASCAL DAIO O HOMEM TA XATIADO COM DELFIN OU UKEE.KIDALEOOO

  31. img
    Estudante Responder

    Temos pena Delfim

  32. img
    E.Santos Responder

    Acho que o Sr. Delfim Neves está numa situação em que, se correr o gato pega, se ficar o gato morde. Ou seja não tem muito por onde se virar.
    Nem o Patrice Trovoada e muito menos Pinto da Costa consideram Delfim Neves uma pessoa com capacidade política para o que quer que seja. Aliás eles não são os únicos. Os São-tomenses letrados e que não se atrapalham com o acenar de uma nota de dólares também já deixaram de forma clara e expressa que não o vêm como figura de coisa alguma. Também não acredito que, por muito básico que seja um povo, este consiga dar voto de confiança a quem lhes fez e faz mal sistematicamente. Fez quando geriu mal os 5 milhões, entregou comida estragada e não prestou contas de forma clara prejudicando o povo e faz quando cria na sociedade condições de especulação (agora mais limitado pelo governo) para subir os preços dos produtos alimentares importados e encarece a vida deste mesmo povo. Nem vou ter em consideração a questão do passeio e da Doca Pesca porque, se poderia dizer que estes factos não tiveram impacto directo na vida das pessoas.
    Na verdade uma pessoa assim não pode dizer que gosta do seu povo. E os São-tomenses têm um ditado que diz “modo manja ça modu cuji”. Por isso acredito que esta franja do povo tenha sim, dado o seu voto fiel ao PCD, independentemente de quem o PCD pudesse ter indicado e em que momento a campanha pudesse ter arrancado.
    Mas, como eu costumo dizer, mais uma vez, a culpa deste equívoco por parte do Sr. Delfim Neves é do PCD. Na verdade o PCD destruiu e continua a contribuir para a degradação do país ao pôr em causa todas as premissas de uma governação para bem estar de um povo, de uma sociedade de direito e de preservação da dignidade humana. Mais ainda, baralhou tudo na sociedade permitindo que todos se achem em condições de ser tudo, ainda que a gente lhes chame atenção para as suas limitações.
    Mas, como na Política vale quase tudo, é possível que qualquer dos dois aceitem a transferência de votos do PCD para si ou para o seu candidato, o que não significará que venham a cumprir com qualquer acordo pré-estabelecido. Antes sim, julgo que vão trabalhar no sentido de devolver cada um ao seu respectivo lugar na sociedade, fazendo aquilo para que estão habilitados a fazer. A sociedade São-tomense terá necessariamente de caminhar para a seriedade e quem não se apressar a perceber isso, por muito banho que dê, vai a longo prazo sentir o peso da evolução natural do ser humano.
    Neste sentido, contrariamente a este grito de vitória do Sr. Delfim Neves, não vejo este resultado como um resultado promissor, antes sim estou em crer que o povo nos próximos 5 anos irá amadurecer-se cada vez mais e aperceber-se mais das coisas e vai sem dúvida sancionar o PCD por conta de tudo o que temos vivido neste país desde 1991. Mais ainda, se o actual Governo der bons resultados. Começou por fazê-lo nas eleições de Agosto do ano passado e caso insistam em não mudar de postura, vai continuar a penalizá-lo nos próximos tempos. Para o bem de todos os São-Tomenses. A ver vamos.
    Há outro facto curioso. Como é que o Sr. Delfim Neves queria ser presidente se internacionalmente o Sr. não tem qualquer expressão como figura política. Não é normal que uma pessoa que tenha já exercido o cargo de Ministro em São Tomé (diga-se de passagem, cargo banalizado no nosso país) seja por duas vezes mal referenciado pelo Público, um jornal de referência em Portugal. Primeiro chamaram-lhe Delfim Lima, tentaram corrigir chamaram-lhe Delfim Pinto e como se costuma dizer a terceira é de vez, lá acertaram na sua pessoa. É caso para avaliar a sua real importância.
    Citando Público:
    “Delfim Lima, vice-presidente do Partido da Convergência Democrática (PCD), Filinto Costa Alegre, Hélder Barros, Jorge Coelho e Manuel de Deus Lima são os outros candidatos.”
    “Os dados da Comissão Eleitoral divulgados pelo jornal são-tomense Téla Nón indicam também que Maria das Neves, com 14,03 por cento, e Delfim Neves (não Pinto, como o PÚBLICO, por lapso, anteriormente escreveu) com 13,89, foram os que se seguiram nas preferências dos quase 93 mil eleitores.”

    • img
      Celsio Junqueira Responder

      Meu Caro,

      O cidadão Delfim Neves e a cidadã Maria das Neves saem reforçados desta eleição a titulo individual. Cada um com o seu eleitorado e sua base consolidada.

      Infelizmente tanto o PM Patrice Trovoada e o candidato Pinto da Costa, não podem ignorar essas duas personalidades nem no presente e muito menos no futuro.

      Estou curioso para ver os próximos tempos nos respectivos partidos, como irão conviver as lideranças com esses “pesos-pesados” da politica interna-nacional de STP.

      Em jeito de conclusão, coincidência ou não, ambos têm sobre si o manto da suspeição. Porque será? Vamos a ver como rentabilizarão e capitalizarão esses resultados a nivel politico.

      Teremos cenas do proximo episodios……

  33. img
    Sempre a subir Responder

    Afinal Delfim é ou não corrupto?
    Ê sa sunguê lizo! Clêndêço padê Clusso…
    E vê quem está ao lado dele um advogado, figura que causa suspeita.
    Afinal qual é a contribuição de um advogado para desenvolvimento em S. Tomé?

  34. img
    nacional Responder

    queremos banho dos 2 candidatos

  35. img
    nacional Responder

    pinto da costa é muito preguiçoso

Deixe um comentario

*