Eleições presidenciais

Maria das Neves está satisfeita com o resultado obtido nas urnas apenas, lamenta a elevada abstenção

Maria das Neves diz que a alta taxa de abstenção registada na primeira volta dificultou a sua passagem a segunda volta. Segundo a candidata o banho, ou seja, compra de consciência pode estar na origem da grande abstenção de domingo.

Todas as sondagens apontavam Maria das Neves como possível adversária de Manuel Pinto da Costa na segunda volta das eleições presidenciais. Mas a expressão do povo nas urnas no último domingo, ditou o contrário. Maria das Neves ficou no terceiro lugar.

A candidata garante que se não fosse a elevada abstenção, na ordem de 33,78% teria passado para a segunda volta. Mesmo assim garante que teve bom resultado nas urnas, 14,03% dos 58522 votos válidos expressos nas urnas. «Certo é que muita gente não votou porque certamente estava a espera de receber alguma coisa (banho). Isto tem que ser analisado a nível da classe política dirigente, porque a democracia pode estar em causa. O voto é um direito cívico e é preciso que as pessoas exerçam esse direito sem qualquer pressão», declarou Maria das Neves.

Mesmo assim considera que teve um bom resultado. «Foi um resultado possível. Confesso que estava a espera de mais, tendo em conta o número de pessoas que estava a volta da minha candidatura. Parti para esta corrida como candidata independente, sem suporte partidária, sem recursos, portanto fui fazendo caminho caminhando, por isso foi um bom resultado», acrescentou.

Maria das Neves reconhece que tem uma palavra a dizer no desfecho da segunda volta. A equipa que trabalhou na sua candidatura vai decidir se vai apoiar Pinto da Costa ou Evaristo Carvalho na segunda volta. «Antes de se apoiar as candidaturas, é necessário que os candidatos solicitem esse apoio. Coisa que até agora não aconteceu», declarou.

A candidata que arrecadou mais de 8 mil votos, nas eleições de Domingo, saudou os dois candidatos que passaram para a segunda volta. 

Abel Veiga

    22 comentários

22 comentários

  1. Sr Lei

    19 de Julho de 2011 as 18:52

    Apoiar a candidatura de Patrice Trovoada ou melhor Evaristo Carvalho a presidência é cometer um suicídio politico. Depois dos Trovoadas nos terem impingido Fradique de Menezes agora nos querem impor um produto do laboratório deles.

    • Paracetamol 500mg

      19 de Julho de 2011 as 22:41

      Vendo bem, os dois candidatos, nenhum é especial ou diferente de outro. Não oferecem nada de novo ao pais. Pinto rei dos chumaços gasto, quer assaltar o poder. Evaristo cansado, imposto por seu lider e mentor, quer subir um degrau mais acima. Temos que votar no mau menor…Eis a questão.

  2. Emigrante

    19 de Julho de 2011 as 19:34

    Coisa que até agora não aconteceu NENHUM CANDIDATO AINDA NÃO FEZ por orgulho e arrogância, você como membro do partido MLSTP deve é oferecer apoiar o candidato do seu partido………..

  3. Verdade Verdadeira

    19 de Julho de 2011 as 19:50

    quem der mais banho desta vez ganha. Viciaram o povo agora tomas!!!

  4. Pau mandado

    19 de Julho de 2011 as 20:46

    (evaristo de carvalho ou sim sinhoro)não deixa de ser pau mandado de patrice trovada abri olhos povo vas deixar banho para tras pais esta a fundar cada ves

  5. Buzio sem pena

    19 de Julho de 2011 as 20:48

    Se a srª diz ser militante do nosso MLSTP/PSD, entao nao tem muito a pensar ou esperar que o candidato do seu partido tb na condiçao de independente solicite o seu apoio. Pinto a presidencia.
    fui…

  6. Joscon

    20 de Julho de 2011 as 1:17

    A gratidão dos candidatos afectos ao MLSTP/PSD

    Depois de algum período de interregno, interfiro para meditar, analisar e reflectir sobre as eleições presidenciais. Faço por convicção e pelo amor à pátria. Escrevi várias vezes neste fórum, sobre os putativos candidatos ao mais alto cargo na nação, por isso, estou a analisar a situação e encontrar pontos de convergência entre os candidatos perdedores. Depois de um momento conturbado, a calma e a sensatez regressou a nobre nação São-tomense. Os candidatos anómalos, populistas, oportunistas, sanguessugas, parasitas, sofríveis, sem perfis, sem posturas, sem credibilidades e intolerantes, foram duramente castigados.

    Agora estamos diante de um grande dilema. A briga feroz e séria, só agora se inicia. Por um lado, temos o velho leão, revigorante, rejuvenescido, renascido das cinzas versus o subserviente Sr. Evaristo, um TROVOADA em versão light. O grande combate far-se-á entre os Trovoadas versus Manuel Pinto da Costa.

    Tendo em conta o momento que se avizinha, não é a aconselhável, colocar todos os ovos no mesmo cesto. Vimos várias vezes, este ano, a actuação musculada do Sr. Patrice Trovoada, em inúmeras ocasiões, por isso, recomenda-se para o exercício do cargo, uma figura carismática, para pôr ordem aos desmandos que impera em São-tomé e Príncipe. Muitos sussurravam em surdina que o país tinha perdido autoridade, penso que desta vez, o povo é quem mais ordena.

    A guerra surda, antigamente omissa, discreta que se alastrava dentro do MLSTP/PSD e atingiu proporções inacreditáveis, está prestes a terminar. O partido que se encontrava estilhaçado, desagregado, indisciplinado e fragmentado, tem agora o seu momento de glória para reunir as suas tropas em torno do seu grande CHEFE, de um grande LÍDER, Sr. Manuel Pinto da Costa. Espero que o bom senso prevaleça e, que São-tomé e Príncipe, restabeleça urgentemente a autoridade de estado, restabeleça a disciplina e a sua credibilidade.

    Não podemos viver incessantemente num estado de entropia e de caos. Espero que os candidatos afectos a linha política do MLSTP/PSD tais como: Aurélio Martins, Maria das Neves e Elsa Pinto convergem o seu sentido de voto, em torno do antigo líder do partido Sr. Manuel Pinto da costa. A gratidão é fruto que se deve cultivar e, espero que esses candidatos perdedores não sejam egoístas, egocêntricos e ingratos.

    • sobe só

      22 de Julho de 2011 as 15:55

      apoiado…… até Parece o antigo ministro da educaçao a falar …Palavras que sao bonitas mas que a maioria da Populaçao nao entende ………voto inteligente será Pinto da costa ..tanto o Pinto como evaristo sao os dois Preguiçosos e velhos mas a diferença é que o pinto Pensa Por sua PROPria cabeça e quer mentalmente quer fisicamente esta mais PREParado para o tal cargo que como consta no seu curriculo só sabe fazer isso …..ser presidente enquanto evaristo nao Passa de um telecomandado e fraco financeiramente o que lhe impedirá da dependencia económica do traficante ….o que é bom no Pinto é que ele fala de corruPçao ..ja é um bom começo, mas gostaria de conhecer os seus Projectos se é que tem…..

  7. joao Amparo

    20 de Julho de 2011 as 4:55

    O banho nao resolve nada porque o voto e secreto. Muitos recebem o chamado “banho” mas na hora da votacao votam no seu candidato preferido.

  8. Budo Dawa

    20 de Julho de 2011 as 6:46

    Saudações.

    Não foi suficiente, mas é gratificante.
    E agoa, que caminho a seguir?

    Abraços.

    • Budo Dawa

      20 de Julho de 2011 as 7:38

      E agora, que caminho a seguir?

  9. lino

    20 de Julho de 2011 as 7:37

    a srª só tem é que reverter os seus votos para ajudar a eleger a figura mais carismática do seu partido. (ainda que tivesse concorrido como independente).
    será um suicídio politico para si, se tomar outro caminho.
    e tb não ha dúvidas que o pinto da costa será o melhor para estabelecer o equilibrio do estado.
    senão o patrice vai fazer do país o que bem entender.
    ele é a maior ratazana que temos no nosso país.
    cuidado!
    votemos todos no pinto da costa.

  10. fala mansa

    20 de Julho de 2011 as 9:12

    abaixo ratazana PATRICE Trovada, ele que vá cantar em outras praças e não aqui em STP.
    fUIIUIII

    • tela glavi

      20 de Julho de 2011 as 9:42

      agora que ele esta a vos pôr a sofrer abaixo PRATICE, mas esqueceram que fomos nós santomenses que pusemos a onde ele esta agora…
      Se Pinto não ganhar vamos estar vendidos para o mundo… esta é a verdade

  11. Floli Canido

    20 de Julho de 2011 as 9:21

    Lino, faço das suas as minhas palavras, realmente si a Maria pense na mudança e na estabilidade politica para o Pais,esta convicta de que o candidato certo é o Pinto da Costa.
    Espero seu apoio condicional ao mesmo e darmos chapa cem ao Evaristo.

  12. kua li tasondu

    20 de Julho de 2011 as 11:37

    MARIA DAS NEVES n fique a espera de um ao outro telefonema colabore vuluntariamente desde uma vez k sao ambos do mesmo partido politico e concorrerarm sem o apoio do dito partido,oferece de coracao aberto o teu apoio au PINTO DA COSTA para o bem do nosso lindo stp.n se admite um governo,um presidente da republica,e ja com 26 deputados, neste caso ninguem vai poder contrariar o PATRICE .ele sera o dono do nosso stp!

  13. Desesperado

    20 de Julho de 2011 as 13:29

    «Antes de se apoiar as candidaturas, é necessário que os candidatos solicitem esse apoio. Coisa que até agora não aconteceu»?????????

    Com todo o respeito, mas a sra nao nos vai fazer de tolos. Quando se quer dar algo da-se de livre e expontanea vontade, e para bom entendedor meia palavra serve.

    Para uma militante do PSD é vergonhoso para si e para o seu partido, vir a praca publica fazer-se de politicamente correcta com essas frazes feitas, quando se sabe que por detraz das suas palavras a sra está a «espera de receber alguma coisa (banho) » em troca…mas nesse caso, ainda pior porque so o dinheiro nao e sufuciente.

    Bem, acho que ja falei de mais, mas nao me quero ir embora sem lhe pedir que seja um pouco intelijente e nao deite fora um pouco da diginidade que o povo e principalmente as mulheres do nosso STP lhe deram com esses joguinhos politicos.

    Honestamente, todos sabemos que esse seu resultado foi uma vitória pessoal, que lhe abrirá de certeza muitas prespectivas futuras. Por isso use-a bem sempre com o bem estar do Pais e o povo que a tem vindo apoiar em mente, e nao se bandeie por favor pelo caminho habitual e erado da politica santomente, (favores em cadeia).

    E tenho dito.

    Um bem haja a todos

  14. Karspov

    20 de Julho de 2011 as 14:15

    Drª Maria das Neves , gosatria neste momento tal vez a titulo de Conselho lhe dizer , não de MLSTP /PSD, sou de PCD , mas apoio incondicionalmente a Candidatura de Dr. Manuel Pinto da Costa e vou apoiar mais uma vez nesta 2ª volta, acho que a Drª deveria fazer o mesmo deixando o ogulho de lado se quero o bem de STP, o Sr. Aurelio Martins, foi rapido em fazer um tiro ao ar , enqunto a Drª deu um tiro nas pernas nas suas declarações, mas se queres ver o seu futuro politico avante , ainda esta a tempo de apoiar o Pinto da Costa, podes crer. Parabens e Sucesso

  15. nacional

    20 de Julho de 2011 as 19:29

    viva o banho . queremos muito banho. banho , banho, banho. força banho. queremos banho dos 2 candidatos. aquele que apostar mais, ganhará no dia 7 de agosto. força banho.

  16. nacional

    21 de Julho de 2011 as 6:55

    pinto da costa é muito preguiçoso. só quer boa vida no palácio presidencial.

  17. Ilda Marreiro

    21 de Julho de 2011 as 8:29

    que pena de um país tão lindo cheio de potencialidades mas infelizmente afundar cada dia que passa.no estrangeiro até hoje em dia da vergonha de dizer que é São-tomense

  18. é verdade

    21 de Julho de 2011 as 20:08

    pinto da costa quando morrer, irá directamente ao inferno sem passar pelo purgatório

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo