Eleições presidenciais

Expressão popular nas eleições de 17 de Julho

Pinto da Costa o candidato mais votado nas eleições de Domingo, conquistou 20960 votos. O distrito de Água Grande o mais populoso do país, foi onde o candidato conseguiu maior número de votos. Destaque também para os eleitores em Portugal que votaram massivamente em Pinto da Costa.

Pinto da Costa suplantou Evaristo de Carvalho em todos os distritos de São Tomé e na Região Autónoma do Príncipe. Na diáspora Evaristo de Carvalho conseguiu vantagem sobre Pinto da Costa apenas no círculo eleitoral do Gabão.

Os resultados preliminares divulgados pela Comissão Eleitoral Nacional, indicam que no Gabão 488 eleitores votaram em Evaristo de Carvalho contra 209 que preferiram Pinto da Costa. Em Portugal a expressão dos eleitores, demonstra que o representante da candidatura de Evaristo de Carvalho e os seus coordenadores terão que trabalhar muito, porque o caso é sério. Num total de 1731 votos válidos expressos nas urnas, Pinto da Costa conquistou 969. Evaristo Carvalho ficou por 220 votos.

Em Angola também a vantagem de Pinto da Costa, foi muito folgada. 29 votos para Evaristo Carvalho contra 824 de Pinto da Costa. Já na Guiné Equatorial, Evaristo de Carvalho só conseguiu 1 voto, contra 103 de Pinto da Costa.

Em São Tomé Pinto da Costa ganhou em todos os distritos, mesmo naqueles que no passado eram considerados como difíceis, casos de Mé-Zochi e Cantagalo. Em Mé-Zochi 3587 votos para Evaristo Carvalho, e 3769 para Pinto da Costa.

Em Cantagalo Pinto da Costa arrecadou 1530 votos contra 1397 de Evaristo Carvalho. Os resultados provisórios divulgados pela Comissão Eleitoral Nacional, colocam a abstenção na cifra de 33,78%.

O filme da primeira volta das eleições presidenciais chega ao fim com a divulgação dos resultados definitivos pelo Tribunal Constitucional.

No dia 7 de Agosto próximo o povo vai se exprimir pela última vez em relação a escolha do Presidente da República. Frente a frente estarão Pinto da Costa e Evaristo Carvalho.

Abel Veiga

    19 comentários

19 comentários

  1. Edjelson

    19 de Julho de 2011 as 19:15

    No Gabão ehehehe. Mas pronto. Dia 7 esta mais pra ca do que pra la. Por mim seria ja hoje as eleições. E espero que não façam a mesma pouca vergonha que fizeram na 1ª volta. Se acham que não conseguem arrecadar votos, não façam malandrisses. Tenham juizo e façam aquilo para terem a razão depois. Vamos dizer não ao banho.

  2. Francisca Cara Linda

    19 de Julho de 2011 as 20:07

    Atenção a esta afirmação do vosso jornal
    “Em Cantagalo Pinto da Costa arrecadou 1530 votos contra 1397 de Evaristo Carvalho. Os resultados provisórios divulgados pela Comissão Eleitoral Nacional, colocam a inflação na cifra de 33,78%”.
    Queriam certamente dizer abstenção e não “inflação”. Que eu saiba a CEN não publica taxas de inflação! Nada de grave o erro é humano.

    • Téla Nón

      20 de Julho de 2011 as 6:37

      Muito obrigado pelo alerta. Já corrigimos o erro. Leitor atento, ajuda a melhorar a qualidade de informação publicada.

  3. Ernestino

    19 de Julho de 2011 as 21:48

    Espero que o povo Santomense reconhece e valoriza as qualidades intelectual e técnicas profissionais do Srº Drº Manuel Pinto da Costa ser eleito na 2ª volta o Presidente da República Democrática de São Tomé e Principe o que permite que Saão Tomé e Principe seja uma Nação de credibilidade internacional,pelo respeito
    a dgnidade humana, para term condições mínima para sobrevivência na reforma de Serviços Sociais santomense, tanto para os antigos políticos e funcionários que trabalharam anos de trabalho e têm uma reforma de minséria. Independentemente do limite da função do Presidente da República pode propor questões aos partidos políticos com acento Parlamentar que Lesgilam Leis e Decre-Leis, certamente que será promulgado pelo Presidente da República.

  4. Helves Santola

    19 de Julho de 2011 as 23:49

    hum….espero que Pinto da Costa ganhe, que o povo lhe dê a oportunidade de mostrar o porquê de: “Sun Pinto, bô tê téma!”

    Estou no brasil, peço àquele que planejam se abster para que votem por mim, assim por todos que estão privados deste direito e dever. Votem em PINTO DA COSTA.

    Estão provadas as intenções do Primeiro-minitro de exercer, ao mesmo tempo, funções de PM e de PR, e isso não vai dar certo, até um leigo em política como eu consegue ver isso. Abraços.

    ABAIXO VOTO COMPRADO!!!

  5. Joscon

    20 de Julho de 2011 as 1:14

    A gratidão dos candidatos afectos ao MLSTP/PSD

    Depois de algum período de interregno, interfiro para meditar, analisar e reflectir sobre as eleições presidenciais. Faço por convicção e pelo amor à pátria. Escrevi várias vezes neste fórum, sobre os putativos candidatos ao mais alto cargo na nação, por isso, estou a analisar a situação e encontrar pontos de convergência entre os candidatos perdedores. Depois de um momento conturbado, a calma e a sensatez regressou a nobre nação São-tomense. Os candidatos anómalos, populistas, oportunistas, sanguessugas, parasitas, sofríveis, sem perfis, sem posturas, sem credibilidades e intolerantes, foram duramente castigados.

    Agora estamos diante de um grande dilema. A briga feroz e séria, só agora se inicia. Por um lado, temos o velho leão, revigorante, rejuvenescido, renascido das cinzas versus o subserviente Sr. Evaristo, um TROVOADA em versão light. O grande combate far-se-á entre os Trovoadas versus Manuel Pinto da Costa.

    Tendo em conta o momento que se avizinha, não é a aconselhável, colocar todos os ovos no mesmo cesto. Vimos várias vezes, este ano, a actuação musculada do Sr. Patrice Trovoada, em inúmeras ocasiões, por isso, recomenda-se para o exercício do cargo, uma figura carismática, para pôr ordem aos desmandos que impera em São-tomé e Príncipe. Muitos sussurravam em surdina que o país tinha perdido autoridade, penso que desta vez, o povo é quem mais ordena.

    A guerra surda, antigamente omissa, discreta que se alastrava dentro do MLSTP/PSD e atingiu proporções inacreditáveis, está prestes a terminar. O partido que se encontrava estilhaçado, desagregado, indisciplinado e fragmentado, tem agora o seu momento de glória para reunir as suas tropas em torno do seu grande CHEFE, de um grande LÍDER, Sr. Manuel Pinto da Costa. Espero que o bom senso prevaleça e, que São-tomé e Príncipe, restabeleça urgentemente a autoridade de estado, restabeleça a disciplina e a sua credibilidade.

    Não podemos viver incessantemente num estado de entropia e de caos. Espero que os candidatos afectos a linha política do MLSTP/PSD tais como: Aurélio Martins, Maria das Neves e Elsa Pinto convergem o seu sentido de voto, em torno do antigo líder do partido Sr. Manuel Pinto da costa. A gratidão é fruto que se deve cultivar e, espero que esses candidatos perdedores não sejam egoístas, egocêntricos e ingratos.

  6. kinder 24

    20 de Julho de 2011 as 4:36

    Esta claro a vitoria do Dr Manuel Pinto da Costa.Força Pai grande unidos venceremos a vitoria é certa rumo a um sao tome e principe novo.O povo conta consigo mostra a tua capacidade e credibilidade nesta nova democracia.Parabens

  7. Tudo pelo bem do Pais

    20 de Julho de 2011 as 8:18

    Bom dia meus irmãos.
    Apesar de ainda não termos finalizadas as eleições, já se nota nas pessoas outra mentalidade. O país não precisa de um Presidente, mas sim de um Lider. O nosso Primeiro Ministro é o homem em quem o povo tinha muita confiança mais ate hoje contínuamos indo para o buraco e olha que “a fome quando é de mais o amor vai-se pela janela”.sabe o que mais me priocupa? São as Atitudes da nossa Ministra da saude, relactivamente ao Projecto saude para todos. Porque acabar com um projecto onde nosso Estado só contribui com a miseria, insaniedade e doenças do seu povo?

  8. Floli Canido

    20 de Julho de 2011 as 9:01

    Tela-non, obrigado por estes dados que por si so ilustra a tamanha vontade dos santomenses que espera por um S.tomé mais justo e nao so. Pinto estamos contigo força.

  9. MÉN GAÍ

    20 de Julho de 2011 as 9:44

    Caros compratiotas, é o momento de agirmos com seriedade. Não podemos deixar o ouro para o bandido. O dinheiro é como a mentira. Ele tem pernas curtas. Se vocês receberem dinheiro é muito bom, porque é o vosso dinheiro, que só conseguem receber nestas alturas. Por favor votem na pessoa que vocês considerem capaz, aliás está transparente como água. Viva a democracia e abaixo o banho.

  10. JOSE TORRES

    20 de Julho de 2011 as 11:21

    A vitoria do Pintgo da Costa sera certa no dia 7 proximo. Alias, sem isto nao havera democracia em S.Tome e |Principe. Quanto mais nao seja todo o poder de novo sera com os Trovoadas.
    Vamos todos com dignidade apoiar Pinto da Costa para o bem da Nacao e a elevacao dos nobres valores que a sociedade reclama

  11. Cidadao preocupado

    20 de Julho de 2011 as 14:16

    Apoiem todos o Candidato Pinto da Costa e mais tarde não se arrependam… Quem avisa amigo é.
    O sistema político vigente, actualmente, no Pais, já não da margem ao Pinto da Costa para fazer o que fazia quando governou (1975-1990) em que tinha todos os poderes em si concentrados e governava como se o pais fosse a sua casa, ditava todas as regras. Actualmente o povo e o Governo são os que efectivamente ordenam e o presidente não passa de uma figura de decoração.
    O Povo de S.Tome e Principe que não se iluda com o Pinto da Costa, pois ele não ira resolver os problemas do Pais.
    Os mais elucidados, se quiserem, que confirmem ou desmintam a minha afirmação.
    A meu ver, caso se eleja o primeiro presidente de S.T.P, novamente presidente, garanto que estaremos a fabricar mais um obstáculo ao desenvolvimento do pais e as reais repercussões se farão sentir assim que este tome posse.

  12. nacional

    20 de Julho de 2011 as 19:34

    queremos banho dos 2 candidatos

  13. Estudante

    20 de Julho de 2011 as 21:23

    Essa segunda volta deve ser uma das nossas maiores eleiçoes
    sem voto por “banho”
    e com uma taxa de abstençao mto baixa
    porque como cidadao todos tem direito e o dever de eleiger e ser eleito
    vamos todos juntos lutar por um stp melhor e para isso temos que votar afim de mudar a politica atual
    votem concerteza e convicçao Pinto da Costa combina e merece…

  14. a verdade

    21 de Julho de 2011 as 1:41

    A ver vamos

  15. nacional

    21 de Julho de 2011 as 7:09

    pinto da costa é preguiçoso, ditador e destruidor de lares em stp

  16. é verdade

    21 de Julho de 2011 as 20:04

    pinto da costa quando morrer, irá directamente ao inferno sem passar pelo purgatório

  17. Morais

    23 de Julho de 2011 as 1:27

    È muito estranho alguns leitores falarem em credebildade no que diz respeito a estas eleições presidenciais, depois de tudo o que se viu na campanha, e do estranho(que não é) levantamento de milhões na ante véspera das eleições, etc.
    Não interessa o vencedor destas eleições fraudulentas, São Tomé perderá sempre.

  18. Elias dos Santos Costa

    24 de Julho de 2011 as 1:00

    Eu não estou convencido que a victória do Pinto da Costa represente estabilidade e progresso para o nosso país. Ora, analisemos alguns aspectos:

    1. Atendendo ao carácter da nossa Constituição da República, Pinto da Costa teria de aceitar ser um actor político com pouco espaço de decisão no ambito governativo. E em S. Tomé e Príncipe isso significa um limitado espaço de influencia política.

    2. A expectativa que actualmente se coloca em relação ao Pinto da Costa lhe vai forçar a criar a médio prazo uma nova força política, eventualmente composta de militantes do MLSTP, PCD, MDFM, do ADI, e de outros tantos pequenos partidos.

    3. S.Tomé e Príncipe é um país totalmente dependente da ajuda externa. Logo, a política externa a seguir será sem margem de dúvidas foco de tensão e discórdia entre Pinto da Costa e Patrice Trovoada. Pinto da Costa apoia o regresso da China enquanto o Patrice apoia a continuação de Taiwan.

    Pegando só nesses tres aspectos pode-se constatar que haverá de tudo, isto é, muita confusão, traições, chicana política e sobretudo instabilidade social e política. Já somos um país classificado entre os menos recomendados para se investir e a situação só irá piorar.

    Pinto da Costa nunca foi embaixador, deputado, ministro ou director de qualquer instituição pública. Não se lhe comhece experiencia como gestor de empresas. Só tem experiencia de presidente num regime presidencialista. Ele é conhecido como um homem que pouco estuda e aprofunda os dossiers e a idade que tem não lhe permitirá maior esforço nesse sentido.

    Portanto, se decidir portar-se bem, isto é respeitar a Constituição, dificilmente renovará o seu mandato. Porque a desilusao do povo será notável. Por isso, só lhe restará baralhar o quadro político e repitir a estratégia que Miguel Trovoada antes adoptara com a formação do ADI. Nada de novo nos espera. Simplesmente muita confusão, nenhuma reforma estrutural, sucessivas quedas de governos, desnorte e desnorte.

    Falando em queda do governo, estou convicto que basta o Pinto da Costa ordenar o fim das relaçoes politico-diplomáticas com Taiwan para que o Governo se demita provocando novas eleiçoes.

    Por outro lado, se Pinto da Costa hostilizar uma certa ala política do MLSTP, com o intuito de destruir o partido que contribuiu a fundar, a confusão vai reinar. O futuro presidente do MLSTP, digo futuro porque na minha opinião Aurélio Martins não tem espaço de manobra para continuar a liderar esse partido, poderá aliar-se ao PCD e também derrubar o Governo e provocar nova crise política, isto é, eleições.

    Existem muitas situações a analisar, mas a lição que eu tiro dessas eleições é que a sociedade santomense ainda não compreendeu que a união, a estabilidade, o respeito pela diferença e pelas Leis da República, o combate a corrupção, …. são as únicas formas para se criar condições que viabilizem o desenvolvimento.

    É preciso inovar, dar espaço a mentes abertas, educadas e com cultura democrática. ESTOU CANSADO DO MESMO, ISTO É, DO NADA. CHEGA DE PASSADO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo