Filinto Costa Alegre diz que não se identifica com a vagabundagem política que se regista no país

O candidato derrotado nas eleições presidenciais do último domingo, fala de vagabundagem política, para demonstrar que a sua candidatura não pretende apoiar nenhum dos candidatos que seguiram para a segunda volta. Filinto Costa Alegre, responsabilizou o fenómeno BANHO pela derrota sofrida nas urnas.

O fenómeno BANHO, e principalmente a sua versão decisiva designada Boca de Urna, implementada na véspera do dia da votação e que se prolonga até ao fecho das urnas, terá complicado a vida do candidato independente Filinto Costa Alegre. «Não tive o voto de milhares de outros eleitores, que se dirigiam ao pessoal da minha campanha, pedindo vinte ou cinquenta mil dobras, pedindo que se fizesse um gesto para que eles votassem em nós. Mas tínhamos decidido que não seria assim, tínhamos que ter uma postura moralizadora virada para o futuro, e assim explicar as pessoas que se os outros estão a dar banho, estão a dar boca de urna, que tomem mas votem em consciência», referiu Filinto Costa Alegre.

O candidato independente, manifesta-se conformado com o resultado obtido nas urnas. «As pessoas que votaram em mim votaram em consciência, votaram porque apoiam o meu projecto de mudança para São Tomé e Príncipe», acrescentou.

No total Filinto Costa Alegre, arrecadou 2420 votos. O distrito de Água Grande foi onde conseguiu convencer maior número de eleitores, com 879 votos, seguindo-se Mé-Zochi com 634 votos. Ficou no sétimo lugar, no conjunto de 10 candidatos que concorreram às eleições presidenciais de Domingo.

A partida o Jurista de profissão, distancia-se das duas candidaturas que seguiram para a segunda volta. «As escolhas que foram feitas não têm nada a ver com  as ideias defendidas por mim e pelo grupo que me apoiou. Aquilo que seria uma renovação da classe política, criação de um novo horizonte para São Tomé e Príncipe. Por isso estamos muito preocupados em definir hoje e agora, a quem darmos apoio porque poderíamos até correr o risco de passar imagem aos nossos eleitores de que pertencemos a vagabundagem política que tem caracterizado São Tomé e Príncipe nos últimos anos», declarou, Filinto Costa Alegre:

O candidato diz que ele e os seus apoiantes não querem ser confundidos com “os oportunistas”, que vão mudando de posição para atender os seus interesses materiais imediatos.

A proposta da terceira independência para São Tomé e Príncipe, que Filinto Costa Alegre apresentou ao eleitorado, foi rejeitada.

Abel Veiga

  1. img
    Lévé-Léngue Responder

    “Vagabundagem política” Que linguagem! Sinceramente, a sua personalidade não se identifica com esse tipo de palavras.
    Caro, Filinto, não se deixe roer pelo sentimento de derrota que ora lhe aflige. Erga-se e siga em frente, mx com respeito pelas instituições e entidades deste país, cuja triste situação em que se encontram mergulhadas é fruto do trabalho da sua dita “nobre” geração.
    Exercer as funções de Presidente da República não constitui a única forma de se identificar com a vida política deste país.

    • img
      Frontal Responder

      “Vagabundagem política”! De facto o Filinto tem me surpreendido demais. Um dia, para justificar sua ausência do cenário político,disse que a politica em STP é que nem inferno por isso se afastou dela para não virar diabo. Meses depois se candidata para ser PR, mais alto cargo da nação. Será que tem memória curta? Ou sofre de amnésia?

      Enfim, depois de perder as eleições fala em vagabundagem política? Tenha santa paciência e saiba perder. Não precisa ser PR para dar a sua contribuição em prol do desnvolvimento de STP…

      Pela pessoa intelectual que é, devia moderar um pouco mais a sua linguagem.

    • img
      Zidane Responder

      Não concordo consigo Dr.Filinto.Seja como for é a decisão do eleitorado. Como disse, alguém pode receber algum dinheiro e no momento de votação escolher em conciencia a sua preferencia, pois o voto é secreto. Não vamos catalogar a partida o nosso futuro Presidente da Republica de vagabundo. Não deve ser a postura de alguem que quiz ser Presidente da República.Tenha calma porque daqui ha 5 anos haverá mais, sendo que, se voltar a candidatar-se terei grandes dificuldades em votar em sidevido essa postura de mau perdedor.

  2. img
    cidadão Responder

    Pois Filinto não deu Banho e o resultado foi esse. Pelo que sei o Filinto Costa Alegre só em Activista tinha mais de 3000 que segundo soube-se por não ter dado banho preferiu votar nos que lhes deram banho. Se os activistas e os coordenadores do Filinto Costa Alegre tivessem votado então Filinto Costa Alegre teria outro resultado e estaria talvez na segunda volta

  3. img
    cidadão Responder

    O poder do dinheiro fala mais alto que os programas dos candidatos. Preferem banho hoje e depois sofrer até a proxima campanha.

  4. img
    Rufino Responder

    Eu já num dos meus comentários escrevi que o problema da nossa terra está mesmo em nós o povo de São Tomé e Príncipe.Nós ficamos como aquelas mulheres que”dizem quanto mais tu mi bates,mais gosto de ti”…que tipo de coisas pode ser assim,que tipo de gente e essa que estando a ser massacrados por politicos denaturados,sem vergonha,desonestos…enfim…que tipo de pessoas temos neste nosso país.Nós os São-Tomenses temos que tomar medidas abrindo mais os olhos e não deixa esses politicos estarem gozar e abuzar nas nossas conosco.

  5. img
    João Responder

    Palavras bem ditas só vagabundos não chega para caracteriza-lo essa gente ainda há mais corruptos,sem vergonha,desonestos,criminosos…enfim…sempre os mesmos sem vergonhas,Pintos,Evaristos,Neves…enfim para não dizer mais e com muita pena e tristeza que vemos dias e dias populção São-Tomense sofrendo sem comida,medicamentos,hospitais,água,luz,etc…para bem de todos vamos convocar uma manisfestação para breve a todos os São-Tomenses de norte a sul que participem.

  6. img
    Edjelson Responder

    O nosso povo precisa de uma lavagem cerebral. É surpreendente como a poopulação troca 1 voto por 50 mil dobras. É triste

    • img
      Ze ninguem Responder

      Caro Edjelson, 50 contos e’ o preco da miseria que esses ladroes e feiticeiros dos nossos “politicos” criaram no pais… O povo miseravel faz qualquer coisa pelo preco de um pao…

  7. img
    lino Responder

    amigo lévé…….estás armado em moralista, só pode ser isso.
    o filinto tem toda a razão.
    Dizer “vagambudagem” é ser simpático para essa escumalha toda.
    é tudo muito pior que isso.
    nem encontro adjectivo para qualificar essa gentalha!

    • img
      ná tê soti fá Responder

      pela mor de deus, todos que tenhem nome do politico são iguais,cá fora falam mal um dos outros ,ela dentro comem no mesmo prato, capacidade mental, faz sujar a nossa praça, filinto não vou dizer que es igual os outros, tu es pior que os outros vai fazer o muito pior que os outros que outro. só eu que vou mudar são tomé tu filinto junta pessoa e vota em mim quer??

  8. img
    Bejunto Aguiar Responder

    Caro Filinto,

    Considere isso como a primeira das batalhas. Certamente haverão mais. O importante creio é tirar ilações dessa primeira experiência. Poderei adiantar algumas:

    a) O povo não vota no candidato mais inteligente ou com melhor programa. Caso contrario teria quase de certeza ido a segunda volta.

    b) É preciso combater o fenómeno banho. Isso não se faz durante a campanha mas sim durante a governação com entendimento de todos os partidos, CNE, Independentes, …

    c) A lógica dos Santomenses é ilógica. É por isso fundamental mudar a estrategia. Descer de nivel e ser menos inteligente. Ser igual e entender as massas.

    d) Anunciar a candidatura e começar a campanha muito antes das eleições tem desvantagens em STP. Desgasta-se rapidamente, repete-se muito a mensagem. A mensagem não conta muito. E depois ninguém mais o da atenção.

    e) Não desmembrar o grupo e apoiantes. Conseguir a base de apoio que teve não é de todo facil. Por isso continue com o seu trabalho cívico e expandir o campo de acção, integrar mais jovens, sobretudo nas zonas onde os resultados foram mais desfavoráveis.

    f) Não apoiar nenhum dos candidatos é um erro. Entendo as suas razões. Mas o povo não entenderá. O povo precisa de lideres, o povo gosta de alianças e gosta de ser encaminhado. Não apontar direcção soa mais a um abandono e baixar dos braços. Os 4% embora pouco, vale alguma coisa.

    Bejunto

    • img
      Celsio Junqueira Responder

      Caro Bejunto Aguiar,

      Muito bem visto e muito mais podia ser dito.

      Se fosse o cidadão Filinto CA, teria felicitado os demais com “fair-play” e deixado para mais tarde uma analise profunda aos seus resultados.

      A “quente” e “emotivamente” perde-se muito discernimento e sobretudo a calma necessária para lidar com as contrariedades e injustiças da vida.

      Quanto a linguagem usada e o “vernaculo”, santa paciência, irreconhecivel na pessoa do FCA, pelo menos a que conheço. Mas pode-se deduzir que ainda não digeriu os resultados! So espero que a “moda” não pegue e teremos a “baixaria” a ganhar terreno numa terra fertil nesse tipo de simpatia para com o proximo.

      Concluindo, a neutralidade não existe em STP, tudo é visto com 2º senão 3º intenções e sub-intenções. Portanto, o FCA, ou engole um “sapo” ou arrisca a ter uma boa “especulação” em torno do seu alinhamento. É o país que temos!

      Saudações tristes,

      • img
        Bejunto Aguiar Responder

        Caro C Junqueira,

        Assino por baixo o seu comentário. Saudações.

  9. img
    Samangúgú Responder

    Edjelson, tu não precisas de 50000 dobras, mas eu e a maioria de pessoas nesta terra precisamos muito deste cueli.
    os candidatos são todos iguais, na campanha vão fazer escolas, hospitais, água potável, energia, tudo. quando chegam ao palácio é viagens, casa na praia, grandes roças, só destruir.
    por isso, quem dá dinheiro tem o voto.

  10. img
    JOSE TORRES Responder

    Sr Filinto pelo respeito que tenho o Snhor tem que tambem respeitar o povo que vota
    Volta ao Banco organiza e pede desculpa e ajhuda do Pov o ok?
    Saiba participar na democracia. Isro nao e tempo do MRPP de Portugal

  11. img
    Ovumabissu Responder

    Tal como havia prognosticado o “filintismo” voltou a demonstrar a sua total falta de aderência à realidade do país.

    Quantas independências à moda do Filinto serão necessárias para que ele perceba que STP não se revê (nunca se reviu) no seu modelo de sociedade?

    Culpar sistematicamente o “banho” como único culpado da sua derrota é… triste. Filinto, melhor que ninguém, conhece as regras de jogo das eleições em STP. Essa de pessoas que diziam que votariam nele se desse incentivo é conversa de perdedor nato.

    Sugiro que ele crie uma seita (pode até ser ateia) e se mude (ele e os seus fiéis “talibans” da santomensidade) para o ilhéu Santana (sim, porque o das Cabras já tem dono, há séculos!).

  12. img
    ze pedro Responder

    O Dr. Filinto que até parece-me pessoa sensata deveria saber em que se metia, não é novidade para ninguem que o banho sempre fez parte das eleições em S. Tomé e Príncipe

  13. img
    Assuncao Responder

    Vagabundagem sim senhora…bem caracterizado, e nao ‘e por ser intelectual ‘e k nao se tem o direito de proferir expressoes menos cordial…ele tb tem esse direito. Faz muito bem em n apoiar o banho, alguns comentarios aki demonstra bem a franja dos compatriotas apostados em perpetuar tal pratica e se esse ‘e o preco para chegar la, convenhamos. Vamos contribuir para acabar com este fenomeno vergonhoso, ‘e uma questao de principio e nao de sede de poder. Todos na teia da corrupcao e ninguem ‘e apanhado para responsabilidade criminal, sim, pk este acto ‘e crime e est’a previsto, mas o MP diz k ‘e dificil provas, assim como ‘e dificil tudo nesta Republica de bananas.Deixe k os outros o facam. Ca para mim, o problema nao ‘e so o banho, pois o voto ‘e secreto, as pessoas poderiam ser mais espertas, receberem e votarem em consciencia, mas o grave da situacao ‘e k o meu povo nao sabe o k significa votar em consciencia, nao se apercebeu k Filinto era a melhor escolha.’E preciso muito trabalho de reeducacao.
    Com cumprimentos.

  14. img
    o povo tem sempre razão Responder

    Gostaria de pedir encarecidamente ao Sr. Filinto Costa Alegre que denunciasse o fenómeno banho ao Procurador Geral da República para que ele investigue os responsáveis por isso e bem assim a vaga de branqueamento de capitais que tem havido em sao tome na altura de eleições. Os candidatos a receberem milhões e milhoes de dólares para as campanhas. Operações bancárias suspeitas etc Tudo isto o procurador geral não vê enquanto matéria para investigar. Fui

  15. img
    carlos Responder

    ker dizer k o povo e vagabundo pork tu nao deu banho essa e unika solucao para eu comprar um axapa de zinko viva banho nunka vai acabar ja k xamaste de vagabundo ao povo nunka ganharas eleicao em stp

  16. img
    kiko Responder

    A caminhada a até a vitória final é feita de imensas derrotas, o mais importante é ter a consciência de que o seu real contributo foi dado, nunca a história poderá condenar os homens da sua ala de inércia. voçês são a prova viva que a alternativa ainda existe hoje 4% mas um dia quem sabe uma maioria absoluta. qualquer derrota que seja em que campo surgir sempre serve para apreender-mos alguma desistir é que não. Um dia no calôr desse eterno calôr o povo olhara para trás e percebera que o banho é um emprestimo dos politicos malandros mas que o juros a pagar é toda uma vida sem aguá sem luz sem cuidados médicos uma vida proxima de um pequeno inferno, apenas no limite da dôr conseguimos presenciar a cura. Muito obrigado pelo seu nobre contributo a história que tantas vezes foi ingrata consigo te absolvera. mas o teu maio feito meu caro é imensamente grande e não se compara a com de esse politicos. A ti se deve a independência desse pais.

  17. img
    nacional Responder

    viva o banho. vamos todos tomar banho desde as 18h00 do dia 6 de agosto até as 18h00 do dia 7 de agosto, ou seja, 24 horas de banho permanente. banho já faz parte da nossa cultura eleitoral.vamos todos banhar sem receio, de dia e de noite. os 2 candidatos estão disponíveis. quem der mais, ganha. é negócio.viva a democracia santomense. viva o banho santomense. queremos banho.

  18. img
    nacional Responder

    pinto da costa é lider da preguiça em stp

  19. img
    conde Responder

    pela reaccao de alguns candidatos derrotados vejo que reagem nao como politicos mas sim como politiqueiros.alguns quase que insultam ao povo por eleger este ou aquele candidato.existe este sistema de “banho” que e realidade em STP , mas nem todos vao pelo banho.muitos cidadaos votam em consciencia e nao se pode justificar a derrota usande sempre o banho.o povo nao e burro , o povo tem olhos ve as coisas e reage.

  20. img
    é verdade Responder

    pinto da costa vai perder

  21. img
    Estudante Responder

    pois a politica de vagabundagem sao consequencias de politicos de caverna como tu sem vergonha…

  22. img
    é verdade Responder

    pinto da costa quando morrer, irá ao inferno sem passar pelo purgatório

  23. img
    quem ão espera pela campanha Responder

    meu amingão dr.filinto,a eswperença é a ultima coisa,ñ pode fazer campanha devido a situção da vida,mias espero poder fazer nos proximo cinco anos,que é sua vez de gangar,porque ate la os dador dos banhos,estaram todos presos,se voces jurista reunirem,força filinto de sempre

  24. img
    paixão Responder

    evaristo de carvalho vai vencer com o duque de pau

  25. img
    anastácio Responder

    pinto da costa ? meu deus …

Deixe um comentario

*