Aurélio Martins sai derrotado mas convicto de que as suas ideias continuam válidas para São Tomé e Príncipe

Prometeu “ um tempo novo para todos” para os são-tomenses, mas a expressão popular nas urnas, anunciou rejeição total a tal proposta. Aurélio Martins, Presidente do MLSTP/PSD e candidato do partido às eleições presidenciais, anunciou apoio à Pinto da Costa na segunda volta das eleições presidenciais.

O candidato encontra explicações para a pesada derrota sofrida nas urnas, em alegados actos de sabotagem lançados contra a sua candidatura. «Temos indícios suficientes de que alguns desses actos, foram organizados e financiados por personalidades afectas a uma, ou outra candidatura. Mas um dia a história encarregar-se-á de revelar esses actos», reclamou.

Aurélio Martins deu o exemplo de “milhares de panfletos que foram postos a circular por todo o país aludindo a minha eventual desistência a favor de uma das candidaturas”.

Prometeu distribuir cópias dos referidos panfletos que segundo Aurélio Martins, facilmente se pode identificar a sua origem.

O candidato confessou que manifestou apoio a Pinto da Costa para esta segunda volta das presidenciais. Está a espera da resposta. «Telefonei o candidato Manuel Pinto da Costa e manifestei a minha disponibilidade em falarmos daquilo que é necessário, para a sua vitória nas eleições, a nossa contribuição. Abrimos uma janela e estou a espera», precisou.

O futuro político de Aurélio Martins, é uma incógnita após a derrota nas eleições presidenciais. Maria das Neves e Elsa Pinto, duas militantes do MLSTP/PSD que protestaram contra a sua candidatura ao cargo de Presidente da República, tiveram mais votos que o Presidente do partido que ficou no sexto lugar.

Adivinha-se uma autêntica caça as bruxas no seio do MLSTP/PSD para depois das eleições presidenciais. Alguns militantes já falam de congresso extraordinário. «Continuo disponível para continuar a servir o meu partido o MLSTP/PSD e o povo de São Tomé e Príncipe, no quadro do jogo democrático, político e partidário. Estamos num processo eleitoral e desta forma ainda não posso tomar qualquer decisão. Fui eleito num congresso e os militantes do meu partido no fórum próprio irão tomar a decisão», defendeu Aurélio Martins.

Para ler na íntegra a declaração de Aurélio Martins em relação ao resultado das eleições presidenciais CLIQUE –Declara–o do candidato AM

Abel Veiga

  1. img
    Floli Canido Responder

    Pois foste teimoso e mal aconselhado. Apressaste tanto deverias crescer quiça dai a 5 ou 10 anos poderias candidatar.
    Gostei da ideia embora tardia mas ainda vais a tempo. Apoio total a Pinto da Costa.

    • img
      OP Angola/STP Responder

      Momento de reflexão para o Sr.º AM ………… (quem tudo quer tudo perde), (a pressa é inimiga da perfeição), (seja digno com os teus), (avalie os conselhos e não te iludas), (assuma os erros).

      Um abraço

  2. img
    Gigolo Responder

    Aurelio cresce e aparece.
    tão cedo não terás cacife para ser Presidente da República.
    a tua ousadia e ganância foram forte demais, leve-leve chega-se. Colher os frutos sem a planta desenvolver foi o teu maior erro.

  3. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Não oviste concelho e quando não se ouve concelhos da o que deu vas aprender a lição.Não temos nada contra te ainda es dos nossos.abraços

  4. img
    Frontal Responder

    Caro Aurélio!

    Se soubesses o k é necessário para alcançar a vitória não guardarias o tal trunfo para dar agora ao Pinto. Por acaso é visível o teu desespero.

    Prometeste um tempo novo para todos, quando não consegues dar sequer esse tempo novo, e garantir a estabilidade aos militantes do teu partido. Que fracasso!

    Acho que deverias é colocar o teu lugar a desposição do teu partido e não esperar para seres escoraçado, sair com dignidade. Seja no mínimo inteligente. Os panfletos que julgas da oposição saíram certamente de dentro do teu partido, concerteza não conheces o MLSTP.

    Acorda Aurélio Martins

    • img
      E.Santos Responder

      Ainda não é agora que os políticos e muitos outros são-tomenses vão ganhar bom senso para compreenderem a hora da retirada e largarem o osso. Deixa-se de lado a vergonha e a questão moral, para ser uma questão de sobrevivência de quem não tem outra coisa para fazer e tem de se safar de alguma forma na vida.
      Olha, aí está, ide passear 20 anos como dizem que o Pinto da Costa fez, que o povo até lhe agradece. Mas largue o osso por favor.

      • img
        Celsio Junqueira Responder

        Meus Caros,

        O líder máximo do MLSTP cidadão Aurélio Martins está fragilizado, sem legitimidade e derrotado em numeros expressivos nas urnas, …, resumindo não tem condições politicas e não só para cumprir o mandato de 3 anos.

        Portanto, ou sai pelo próprio pé, ou arrisca a ser “empurrado” pelos seus pares a sair da cadeira da liderança. Tal como numa equipa que não ganha muda-se treinador, na politica ninguém gosta de conviver e ser liderado por “perdedores” ou “derrotados”.
        Ao assumir uma candidatura para um cargo de voto directo e unipessoal como ser Presidente da República de STP, o cidadão Aurélio Martins arriscou o seu futuro politico-partidário e jogou forte. Em apostas altas, as perdas são maiores e costumam ser avassaladoras e arrasadoras.

        Agora é uma questão de tempo até a poeira assentar para começar o xadrez politico “duro” com a “dança” dos lugares e as ambições dos que saem reforçados deste pleito.

        Infelizmente, porque mesmo não sendo Presidente da República, a nivel partidário gostaria de ver o desempenho do cidadão Aurélio Martins. Começara depois do dia 7 de Agostoa a travessia ao “deserto-politico”, espero pelo menos que sirva de reflexão.

        Saudações cordiais,

  5. img
    lino Responder

    uma bela lição de vida para ti amigo!
    pensaste que com os gestos de caridade já podias ser presidente….o nosso povo não é assim tão parvo.
    a tua atitude em te candidatares com tanta pressa, só demonstra que nunca fizeste nada de coração.
    foi tudo programado a pensar em cobrar depois.
    está provado.
    e gente assim, é oportunista.
    o nosso país não precisa disso…ok?
    agora está lixado,…..perdeste tudo.
    vais deixar tb de ser presidente do MLSTP.
    Existe maria das neves e elsa pinto que mais se identificam com o povo.
    tu NÃO.!

  6. img
    Eliseu Viana Responder

    Acho que deverias demitir ja senhor do MLSTP-PSD senhor fracaçado,essa derota vai fica com secuelas para resto da sua vida.

  7. img
    Edjelson Responder

    É muita pressa mesmo. É o mesmo que acontecera com o ADI se vencer as elesiçoes do dia 7. Vao gozar com o povo isso sim.

  8. img
    kua li tasondu Responder

    OK. AURELIO MARTINS!kuando cabeca n penssa corpo toma xicote! deverias apoiar o PINTO DA COSTA antes, e depois daki uns 10 ou 15 anos estarias apcto pra ser PR,e com apoio total nosso.

    • img
      edy Responder

      ha um programa angolano ki diz “gente burra” e ele e uma desta pessoa, temos ki pensar antes de agir.

  9. img
    Bejunto Aguiar Responder

    O grande mal de alguns políticos em Sao Tome é não serem pacientes e querer tudo hoje como se já não houvesse amanha. Aurélio Martins se fosse mais sério demitiria logo após o anuncio dos resultados. A sua prestação foi assoladora, triste até.

    Por isso demita-se já antes do congresso extraordinário e não fique a espera de mais uma humilhação. Seja homem, assuma o erro e a ambição desmedida e saia de cabeça erguida. Chorar não vai comover a ninguém. O sol também nascerá no dia seguinte.

    Bejunto.

  10. img
    edy Responder

    PINTO DA COSTA,por favor nao misture com essas pessoas ki vem do “mal” agradece o apoio e nao misture com o MLSTP o podre.

    • img
      Brigadeiro Responder

      Amigo João Agapito, de certeza o Aurélio Martins não é um daqueles que têm o bom senso. apenas preocupava com a derrota aforçada. portanto ele perdeu pão e queijo. e dai?

      Não terá outra hipótese.
      saudações

  11. img
    Grupo Zero Responder

    AM prometeu “Um Tempo Novo Para Todos”, agora já só tem que arranjar “um tempo novo para ele próprio”, porque o tempo como presidente do MLSTP esgotou.

    Um bom líder não arranja desculpas esfarrapadas para uma humilhação nas urnas.

  12. img
    MANUEL PENHOR Responder

    Aurelio Martins deve crescer mais um pouco para perceber que nao se compra a consciencia popular,Porrque a sua vitoria como presidente de MLSTP foi graca a consciencia vendida por elementos do seu partido que lhe enganou que tambem poderia fazer o mesmo com a populacao.Mas nao se compra consciencia deste povo ,porque todos souberam da ratueira que foi montada para MLSTP,que nem Pinto da Costa aceitou apoio deste Partido nem a sua madrinha Maria das Neves.Com esta derrota ajuda simplesmente a crescer

  13. img
    joao Agapito Responder

    A ganancia e jogadas baixas nao sao amigas do bom senso. Espero que esta vergonhosa derrota sirva de licao ao meu querido amigo Aurelio Martins.

  14. img
    Desesperado Responder

    Nem comento a tua atitude politica. Para ser presidente do todo poderoso MLSTP seria mais apropriado voce me dar conselhos politicos e nao eu a si, mas o que acontece é que o sr errou feio, e pior ainda é que o sr tambem sabe disso e agora ja n pode voltar a traz. Continue com as suas causas socias…porque ai o sr é nota 1000…mas politicamente …ACABOU.

    • img
      edy Responder

      rapaz vc tem razao, muitos nao estao a pensar nisso mas o homezinho acabou.

  15. img
    Louvers Responder

    Um governo novo, um Presidente novo…
    Era bem pensado para STP, mas etapas da vida nem sempre corre como planeamos… não desistas, quem sabe um dia não chegas lá…
    Força, mas não percas a tua identidade para o Pinto da Costa…

  16. img
    a verdade Responder

    O sr Aurelio primeiramente diz ter um programa de UM TEMPO NOVO PARA TODOS. Ate que votei nele, depois da sua derrota diz que o seu programa esta de pe mas agora desesperadamente diz que vai apoiar Pinto da Costa. Portanto pergunto um homem com tal programa vai apoiar um candidato com uma ideologia como Pinto? por favor Aurelio paga as dividas e va pra Angola refrescar um pouco depois aparece.

  17. img
    luisó Responder

    mas quem é aurélio martins?
    chega ao mercado com a gibela e a fama e anda a distribuir cheques ao jornalismo e ás misses STP…
    que eu saiba essas firmas de capital do amigo angolano não dão lucro e estão nas ruas da amargura.
    depois o MLSTP e muito mal dá-lhe o lucro de presidente do partido e um tempo depois diz que é candidato a PR.
    tens que saber o que queres porque senão dá nisto.
    o MLSTP que aprenda a lição porque um candidato do partido ficar em quarto lugar atrás da elsa pinto e maria das neves, tem que dar que pensar.
    quando a cabeça não tem juízo o corpo é que paga…
    xaué…

  18. img
    kiko Responder

    Tinhas tudo aos teus pés apenas foi te pedido paciência, mas não conseguiste controlar a tua ganância, licenciaste a pressa pk pressionado pelos senhores de angola que te prometera mundos e fundos, e estavas disposto a trair a tua pátria mãe. cometeste o sacrilégio de enviar jovrns estudantes promteste-lhe mundos e fundos mas nada se viu. a tua traição aos jovens da minha geração pela qual tu te devias reconhecer por que supostamente sofreste para chegar onde chegas-te, mas nada disso para ti iportou a ganancia matou-te. O ciclo dos trovadas e do e P.Costa esta a chegar ao fim. só Tinhas que apoiar ou M.Neves o Pinto. o teu verdadeiro rival é delfim neves. A gora que vais sair MLSTP será novamente dos Barões de sempre, aqueles jovens do Partido que te apoiaram façilmente vão dar a mão a palmatoria. de politica não percebes nada e de finaças menos ainda. Delfim Neves têm agora o mundo aos seus pés pois a idade a paciência mas sobretudo o poder que ele concebtra dentro do seu partido fara dele um líder no futuro. Tu podias ter ganho mas não agora nem amanha mas sim depois, mas mereces isso e muito mais. esse pais têm como maioria jovens como achas que eles haveriam de reagir sabendo que tu colocas-te outros jovens como eles em situação deprimente? toma bem dado

  19. img
    nacional Responder

    queremos banho dos 2 candidatos

  20. img
    Estudante Responder

    Bem feito para ti Martins
    antes de ser politico deverias conhecer as estrategicas da politica e isso tu nao tens e nem procuraste aprender e foi a causa da tua derrota merecida

  21. img
    Dalingher Responder

    Meu Caro Aurelio
    Muitas das vezes a ganancia e a traíção nos faz passar coisas dessas, mas com tudo daqui para frente é o momento de reflecção da sua parte e ter a vergonha e deixar a liderança deste partido historico que é seu como nosso porque o senhor não se apercebeu que foi uma jogada quando da saída do eis lider do partido portanto o senhor faltou com respeito a todos os militantes que depositaram confiança em si para liderar o partido mas não de se auto nomear se como candidato do partido portanto como o senhor entrou da mesma forma saíras, ser político nao é traír os militantes, deverias ir com calma que dentro de cinco anos estarias la de certeza.

  22. img
    S. Tomé no coração Responder

    Deus sabe o que faz,,enquanto gastava dinheiro com banho alunos teu que nadaste para portugal particularmente de pombal perderam direito a subsídio da escola vc nem quer sabe deles sendo assim Deus fez justiça perde para ter vergonha na cara (…)

  23. img
    leve leve Responder

    politica mete é quem tem cacife, e não tens é pra tu apredres. pela proxima vais ver antes com que te associas. eles do teu partido é que forderam a vida.

  24. img
    é verdade Responder

    quando pinto da costa morrer, ele irá directamente ao inferno sem passar pelo purgatório

  25. img
    Mendes Rosario Cabral Responder

    Mas quantas vezes Pinto da Costa se apresentou como candidato às presidencias e perdeu?
    Têm má memoria?
    Força Aurelio Martins! A vida Continua. O Futuro a Deus Pertence. Buter tinha enterrado Pinto da COsta, Lembram-se.
    Abraços e carinhos

  26. img
    Abdul viegas Responder

    As Boas pessoas nós maltratamos,dispresamos
    adoramos quem nós rouba,e maltrata o que Aurelio Martins fez stp ninguem valorizou por isso os corruptos e que vencem vamos continuar sempre na iguinorancia e stp sempre no burraco

  27. img
    Salopessa do Bailundo Responder

    Se UM TEMPO NOVO PARA TODOS CONTINUA entao deixem o homem trabalhar.É de fraco que se torna forte e de erros quese aprende.A.Martins merece uma oportunidade até porque as suas ideias são válidas.O M.L.S.T.P/P.S.D precisa se reencontrar e na minha modesta opinião A.Martins tem a capacidade de o fazer com as suas ideias e operatividade que lhe é peculiar.
    Força Aurélio Martins e não desmoralize.

Deixe um comentario

*