Pinto da Costa avança com confiança e humildade para a segunda volta das presidenciais

O candidato mais votado nas eleições do último domingo, considerou de histórico o resultado obtido em 4 distritos de São Tomé. Resultado que reforça a confiança do candidato que prometeu continuar a ignorar todos os ataques pessoais contra si, para dar ao país uma nova forma de fazer política.

Pinto da Costa que convocou a imprensa esta quarta-feira, para reagir aos resultados da primeira volta das eleições presidenciais, considerou de histórica a expressão popular nas urnas a favor do seu projecto político para São Tomé e Príncipe. «As votações expressivas alcançadas em todos os distritos, com votações históricas em Água Grande, Mé-Zochi, Cantagalo, Lembá e na diáspora dão-me grande confiança, mas também necessária humildade, para enfrentar com redobrada energia a segunda volta destas eleições presidenciais marcadas para o próximo dia 7 de Agosto», afirmou o candidato vencedor da primeira volta das eleições presidenciais.

Pinto da Costa que conquistou mais de 35% dos votos expressos nas urnas, agradeceu o apoio do eleitorado em torno do seu projecto político para São Tomé e Príncipe. Um projecto político que pretende orientar São Tomé e Príncipe, para “uma nova forma de fazer política”.

Debate de ideias e apresentação de soluções para o futuro do país, são os alicerces da “nova forma de fazer política”, que Pinto da Costa traz para a democracia são-tomense. As “querelas pessoais inúteis” que passaram a dominar o debate político são-tomense nos últimos anos, devem ser ignoradas ou rejeitadas pelo povo.

Pinto da Costa foi duramente atacado pelo Primeiro-ministro Patrice Trovoada durante a campanha para as eleições do passado domingo. Num dos comícios do candidato da ADI, Evaristo Carvalho, foi Patrice Trovoada quem lançou o mais veemente ataque pessoal contra Pinto da Costa. Foi considerado como ditador, sanguinário, que só aparece na vida política são-tomense para ser Presidente da República, dentre outros ataques. «Tenho que repetir neste momento e novamente o que disse na passada sexta-feira. Não podem restar qualquer tipo de dúvidas sobre este aspecto. Os são-tomenses vão escolher o Presidente da República, cujas competências estão bem definidas na constituição e não qualquer outro cargo. Não está em causa a escolha de um novo Governo ou de um novo Primeiro-ministro», declarou, Pinto da Costa.

O candidato prosseguiu, acrescentou ainda que «o sentido de Estado que no meu entender deve ser uma característica fundamental do próximo Presidente da República, me impede de entrar num debate que seria mais apropriado em eleições legislativas do que nestas eleições presidenciais».

Pinto da Costa, garantiu que até o dia 7 de Agosto, vai manter a mesma postura de total ignorância em relação aos ataques pessoais «venham eles de onde vierem».

Nesta segunda e última volta das eleições presidenciais, em que terá como adversário, Evaristo Carvalho, Presidente da Assembleia Nacional e Vice-Presidente do partido no poder a ADI, Pinto da Costa propõe debate de ideias em torno de alguns aspectos relacionados com a salvaguarda da democracia. «Não é com a concentração de poderes num só partido que se garante a tão necessária estabilidade que o país carece. Antes pelo contrário. Essa concentração de poderes num só partido acabará inevitavelmente por se transformar por si só num factor gerador de instabilidade por várias razões muito simples que passo a enunciar»:

Dentre as razões enunciadas Pinto da Costa, realçou a salvaguarda do equilíbrio de forças que a própria constituição política prevê, nas relações entre o Presidente da República, o Governo e a Assembleia Nacional, e não só. «Porque diminui a capacidade do Presidente da República, desempenhar o papel de moderador que a constituição lhe atribui. Porque a concentração de poderes num só partido pode facilmente transformar-se em poder absoluto, correndo o Presidente da República o risco de se tornar numa mera caixa de ressonância do Governo», destacou Pinto da Costa.

Talvez porque o Primeiro-ministro Patrice Trovoada, tem sido o principal actor da campanha da ADI para as eleições presidenciais, relegando Evaristo Carvalho para o segundo plano, Pinto da Costa lançou mais lenha para o debate político, sem ataques pessoais. «É normal que um líder partidário tente contribuir para a eleição do candidato do seu partido. Julgo no entanto, que é preciso ter em conta que, em qualquer democracia, seja qual for, quando esse líder partidário é simultaneamente primeiro-ministro, deve ter um dever de reserva inerente ao exercício do cargo de chefe do governo, que se mantém na plenitude de funções e que por isso deve governar para todos e para o país, seja qual for a conjuntura», referiu Pinto da Costa.

Segundo Pinto da Costa, diante do cenário actual, só um Presidente da República independente e equidistante dos partidos poderá assegurar o clima de diálogo e de cooperação institucional necessário para «vencer a instabilidade, vencer a corrupção, vencer a pobreza e ganhar o futuro».

O candidato diz que como independente e suprapartidário se apresentou às eleições presidenciais, «e assim vou continuar». Disse que não pediu apoio de nenhum partido político e «não é agora que o vou fazer».

Por isso Pinto da Costa avisou que não vai negociar com nenhum partido político ou qualquer candidato derrotado na primeira volta, para obter apoio para enfrentar a segunda volta das eleições presidenciais. «Isto não quer dizer, no entanto, que esta candidatura esteja fechada a qualquer apoio desde que este seja definido de livre e espontânea vontade, desde que não envolva qualquer tipo de contrapartida e desde que, sobretudo, signifique uma adesão sem condições às propostas que apresentei ao país», explicou.

Abel Veiga

  1. img
    Dos Santos Responder

    Sr Pinto da Costa diz que nao pediu apoio de nenhum partido politico esta arrogancia pode ser prejudicial para ti .Cuidado que o atual canidato que esta no terceiro lugar gosta do dinheiro e tem muitos votos.Cuidado com supresa.

    • img
      Ernestino Responder

      A maldição da corrupção do banho tem fim a vista, o povo Santomense deve pensar bem o que quer , não entregar o país ao presidente do mesmo partido que está no poder .O SRº Drº Manuel Pinto da Costa é a única Personagem actual com todas qualidades para ser o Presidente de São Tomé e Principe, para que haja reconcelhação com todos políticos ,manter respeito, a ordem, rigor, transparência, cridibilidade internacional, valorização da vida humana e proteção de Bens Público.É necessário São Tomé e Principe se afirme como uma Nação e não como uma formado por piratas que saqueiam roubam os bens do povo , com ajuda de alguns capitalistas extrangeiros que cooperam nestas lavagem sujas de dinheiro porta a porta. Meritíssimo o Srº Drº Manuel Pinto da Costa Vossa Exª irá ser Presidente de São Tomé e Principe pelo seu mérito e a vontade de povo Santomense. Que Deus lhe abençoi.

    • img
      Zidane Responder

      Para ti ou para si??. Apesar de tudo deve haver respeito pelos mais velhos e pelos nossos dirigentes, quer gostemos deles ou não.

  2. img
    Bejunto Aguiar Responder

    Bem dito MPC.

    A sua campanha eleitoral tem sido exemplar e de um brilho extraordinário. De resto não se entende os insultos do actual primeiro ministro a alguém com fortes probabilidades de ser Presidente da Republica. Advinha-se tempos difíceis pela frente. O Patrice precisa de alguém como o senhor para lhe por no seu lugar e ser escrutinado em tudo o que faz. Ou ele muda radicalmente de comportamento ou então demite-o caso o senhor ganhe as eleições. E não vamos na conversa de estabilidade porque não foi o senhor que atirou a primeira pedra ao vidro.

    Bejunto

    • img
      Cidadao preocupado Responder

      Ja se comeca a ver a tendencia autoritaria tipica de P.C e aliados. Caro Bejunto, o Pais jamais sera governado por P.C, como fez no passado, em que governava o Pais como se fosse a sua quinta privada.

      • img
        Bejunto Aguiar Responder

        Meu caro,

        Sinceramente não vejo nenhum sinal de autoritarismo nas declarações do MPC. Antes pelo contrário. Tem tido muita humildade o que é de louvar. Não responder as chantagens da Maria das Neves e aos insultos do Primeiro Ministro pode-lhe parecer autoritarismo mas para mim demonstra simplesmente o tipo de personalidade que precisamos no topo da hierarquia Saotomense. E se não aderir a chungaria dos sangue-sugas significar Autoritarismo, então que venha o Autoritarismo. Como diz a minha mãe …votemos no nosso velhinho.

        Bejunto

      • img
        Hugo Lima Responder

        Sinto muito pelos que ficam agarrado ao passado, e com esses nada se pode fazer, mas quem pretende projectar o futuro tem que esquecer o passado mas lógico sempre com cautela. O meu voto será seu Pinto da Costa.

        Viva STP
        Viva Dr Manuel Pinto da Costa.

        • img
          Ricardo Costa Responder

          Meu caro, nao ha futuro sem um passado. Reflita melhor e tire a tua conclusao, mais nao digo.

        • img
          Jorge Rita Responder

          Se andas a procura de um tacho é melhor esquecer, Pinto d Costa ja avisou, nada de negociatas. Alias, estou certo que ele nao ira ganhar estas eleicoes, pois se ganhasse seria pessimo para STP.

        • img
          VOCÊ FALOU MINHA LÍNGUA... Responder

          E o meu será tbm para garantir a Vitória do Pinto da Costa….

      • img
        Hugo Lima Responder

        Dia 7 o Dr Manuel Pinto da Costa será o presidente de todos santolas.
        Nesse momento é o melhor sem duvida nenhuma.

        • img
          MAKITA Responder

          Será teu presidente.Meu não porque não vou votar nesse malandro.

          • img
            VOCÊ FALOU MINHA LÍNGUA...

            Quer queiras ou não vais ter de admitir que ele será o seu e nosso PRESIDENTE DA REPUBLICA… VIVA STP….

        • img
          MAKITA Responder

          Muita euforia em redor do Pinto;Meus senhores o Pinto não vai trazer nada de novo para STP, pelo contrario só ira provocar instabilidade, confusão e dicordia em STP.É necessário refletir muito bem sobre o caminho que o Pinto traçou desde do dia 12 de julho de 1975.Eu não tenho duvida que o sr Pinto da Costa vai entrar em rota de colisão com o governo e vai provocar mais ódio e ódio esse que lhe pode ser fatal e pode ter o mesmo fim que teve o NINO VIEIRA.O Pinto vai meter com todo mundo não tenho DUVIDAS.

          • img
            bem...

            Esse seu comentário dá NÁUSEAS, STP não tem espaço para esse tipo de coisas, pq se tivesse, o Pai do Patrice, por tudo que fez de mal a esse país e a esse povo, não estaria mais vivo. Somos um povo pacifico por natureza. STP tem espaço para DEBATE DE IDÉIAS, e não para Guerras e Assassinatos, e nem para apelos desse tipo.
            Viva democracia!
            Viva o Pai da democracia Dr. Manuel Pinto da Costa
            Viva o Pai Grande.

        • img
          Mario Sequeira Responder

          Pois, é o melhor para ti que tens memoria curta ou nao sofreste na pele as injustas de Pinto(deves ser muito jovem). Nem quero imaginar um hipotetico regresso ao passado.

      • img
        Hugo Lima Responder

        Essa frase serve para esses políticos de meia tigela que o país conheceu nos últimos tempos.
        As “querelas pessoais inúteis” que passaram a dominar o debate político são-tomense nos últimos anos, devem ser ignoradas ou rejeitadas pelo povo.

        Essa frase é para esses que ficam agarrado ao passado e não pensam no futuro.

        Segundo Pinto da Costa, diante do cenário actual, só um Presidente da República independente e equidistante dos partidos poderá assegurar o clima de diálogo e de cooperação institucional necessário para «vencer a instabilidade, vencer a corrupção, vencer a pobreza e ganhar o futuro».

        Fez muito bem ficar ausente esses anos,se possível abandona o partido que junto criaste porque esses elementos ai estão mais sujos de que pau do galinheiro. Dizem por ai que os Trovoadas são os seus maiores inimigos mas esse é declarado segundo a história ouvida de boca em boca. Mas dentro do MLSTP tens muito mais o pior é que não declaram mordem e sopram.
        Viva Pinto.

    • img
      galinha já não choca na costa Responder

      Essâ pená San toomen cu plincipe ânn.

      Mesmo se o Pinto ganhar, ele não vai por o Patricio no seu lugar porque o Patricio esta no seu lugar o de 1º Ministro, chefe do governo. O PR não é chefe do governo isso era no tempo de partido único. Mais é muito dificil compreender? Ou não querem mesmo compreender? Basta a instabilidade. Vê só cabo verde um país muito pobre em relação a são tomé, mais está avançado de cerca de 100 anos, sabem porquê? A ESTABILIDADE POLITICA. Será que os caboverdianos são mais inteligentes que nós? No nosso regime democratico existem 4 poderes e cada um tem o seu papel bem determinado, Quando o Pinto mete as mãos pelos peis e pensa que ele ´vai mandar no governo, aida podemos aceitar porque ele estava num estado de coma durante 20 anos. Mais jovens como voçê? Não se pode admitir.

      Desde 1990, o povo sãotomense decreto que mais nehuma galinha pode chocar nas costas para não nascer pinto da costa.
      VIVA ESTABILIDADE POLITICA
      VIVA STP

  3. img
    JOSE TORRES Responder

    E assim que se fala. Qual Presidente este Povo quer mais do que Pinto da Costa?
    Tudo esta claro c omo agua. So nao percebe quem nao quer perceber.
    Forca Pinto da Costa

  4. img
    atento Responder

    força Pinto serás eleito…,mais por favor, não te mestures e nem negocias com os derrotados que só querem te burlar para pagar as dividas da derrota, e fique atento com o governo, porque sempre na hora de contagem do voto existe um apagão em STP, foi assim nas legislativas, e agora nas presidencias e será na 2ª volta. tenha cuidado. O POVO TA CONTIGO!

  5. img
    truquim deçu Responder

    Força Pinto da costa, o povo esta com sigo, certamente vais ser o vencedor, o pvo esta a ser muito enganado, como é possivel a saida de tanto dinheiro? o S.tomé é de todo nós, temos que recuperar a nossa dignidade e orgulho de sermos santomenses, e não a vergonha, gostaria que fosse o Evaristo a fazer a sua campanha e não o Patrice Trovoada,´ele é o chefe de governo de todos os santomense, admiro-me como é que ele vem fazendo a campanha como se se fosse o candidato ao presidente. povo de S.tomé, abrem os olhos n temos problema com o Evaristo caso se fosse da sua livre vontade de ser o presidente, mas não , ele esta a ser emporado, como foi o Fradique, quem sai a perder é o povo A familha trovoada n quero o bem deste povo, o pai fez o que fez e agora diz que não quer entrar em muito detalhes sobre a politica de S.tomé. O país esta, salva quem poder, vamos dizer um não as armadilhas dos Trovoadas, basta somente elegermos o pinto, o pinto quer limpar a sua imagem e demostrar o povo que ele não é daquele que se falam, costuma a se dizer que o diabo não tão feio como lhe pintam por esta razão o pinto não tão criminoso como se falam , convido todo o povo de S.tomé votarem para o Pinto da costa

  6. img
    nacional Responder

    pinto da costa é preguiçoso, ditador e destruidor de lares

    • img
      erremixio Responder

      preguiçoso e Vc; preguiçoso e repetitivo

      • img
        nacional 1 Responder

        melhor comoçarem a tomar calmante

    • img
      nacional 1 Responder

      Viva Pinto da Costa, chora quem chorar, ele será o nosso presidente…

      • img
        Ronny Lopes Responder

        será que ele vai ser o nosso presidente ou nosso ditador?….

    • img
      h silva Responder

      epa tu es bom preguiçoso pk nem pensas noutra frase.lol,se pinto for só isso então já sera melhor k os ladroes dos pobres

  7. img
    manager Responder

    Minha gente, vamos dar mais uma vez o pai grande a oportunidade de pôr ordem neste nosso belo paraíso, eu não entendo como é que vamos eleger um presidente em que o primeiro-ministro é que toma a dianteira das coisas por ele, vamos deixar de ser cego e burro. Fui

  8. img
    Ilda Marreiro Responder

    boa isto e que falar

  9. img
    Lucumy Responder

    Pinto não sabe viver na Democracia portanto,não serve.

  10. img
    edy Responder

    aaaahh Maria das Neves caiu na seca, estava a espera ki o Pinto Costa entra se em contacto com ela para depois pedir algo como e de habito dela, da para receber. ela ainda tem uma solucao espera Evaristo deCcarvalho

  11. img
    Agostinho Responder

    Em primeiro lugar quero felicitar ao Dr Pinto Da Costa pela vitoria e espero que a segunda volta seja o exemplo da primeira sem treguas e que o povo deve aceitar qualquer resultado, felicitar ao vencedor, contribuir dar o tempo e nao entrar no mundo das criticas pois so assim conseguiremos salvar o nosso arquipelago.Tanto ao Pinto da Costa como ao Evaristo de Carvalho so tenho a desejar parabens.

  12. img
    Ilda Marreiro Responder

    Pinto da Costa ganha e ajuda o teu povo a readquirir respeito e dignidade internacionalmente

    • img
      MAKITA Responder

      Em vinte anos numca vi o Pinto ser convidado para mediar um conflito.Pinto só sabia falar com presidentes dotrinados,Comunistas que hoje não tem valor nenhum porque só sabiam escravizar o seu povo.Que dignidade internacional que carapuça.abre os olhos estas no século xxl

      • img
        Ilda Marreiro Responder

        Sr. Ou Sra Makita os teus olhos e que devem estar fechados.deixem de falar a toa e vai contribuir para o desenvolvimento do teu pais

  13. img
    MÉN GAÍ Responder

    Gostei de ler este discurso. É assim que pessoa lúcida deve falar.Nós todos queremos um S.TOMÉ PRÍNCIPE assim e não a compra desenfriada de consciencia. Se esta ideia não ficar apenas no discurso, é uma mais valia para o desenvolvimento da Nação.

  14. img
    lino Responder

    vamos votar pinto da costa .
    o meu voto ja está determinado.
    força pinto!
    Mas depois….não sejas esquecido .
    Cuida bem da nossa integridade e bem estar.
    se fizeres isso, serás reeleito nas próximas eleições (daqui a 4 anos).
    força.

    • img
      Ronny Lopes Responder

      …não sejamos hipocritas, mas sim sabios. não estou a dizer pra não votar no Pinto, pelo contrario estou a pedir para pensar no teu futuro e no futuro do teu filho, e a pergunta é. O Pinto da Costa é o Futuro deste país? como explica isso? com base em quê?…

  15. img
    Cidadão Responder

    Carríssimo(a)Cidadão
    Será que ainda não percebeste que o povo quer o Dr. Manuel Pinto da Costa? Trata-se de alguém que deu provas e ainda agora já começa a mostrar o que povo quer, que é melhoria deste país. Não nos coloque aqui os problemas pessoais seus. E por favor, não nos encomode com seus comentários irritantes. Sugero que cales e não abrir mas a sua boca para maldizer do nosso Pinto da Costa.
    Vote nele o Pinto da Costa. Pois se não fizeres isso, caso queiras ou não, ele será o seu Presidente da República a partir do dia 7 de Agosto.
    Um abração.

  16. img
    cesaltino Responder

    O meu voto de confiança vai outra vez para o Dr. Manuel Pinto Costa, visto que esta patenteado que o mesmo, é conhecedor de todo e tudo que afecta negativamente o nosso STP, e não por fanatismo ou algo de género. Como dizemos “mas vale só, do que mal acompanhado” essa mas companhias todos nos já conhecemos e estão bem espelhados nacional e internacionalmente. Nenhum dirigente jamais pode usar o argumento sem fundamento de que não há quadros, e fazer enquadramento dessas velhas guardas que sabemos claramente quais são as suas verdadeira intensões, prova disso foi, quando estavam na execução dos seus poderes não tiveram o projecto de vencer a instabilidade e, vencer a corrupção, vencer a pobreza e ganhar o futuro, mas sim contrario, por isso e mas o STP esta como esta! Até hoje alguns dessas levas dos “orgulho de espírito” que ainda têm cargos decisivos, passam a vida a distrair o povo com o velho abito de acusações, calúnias, que ninguém cumpriu pena tendo em conta, ofensas vinda de Ministros, directores, deputados. O futuro presidente jamais podes ser um corta fitas, pau mandado como se diz na gíria, mas sim um líder, planista, organizador e sobre tudo um bom controlador, tudo isso em beneficio de todos, e não para um grupo de pessoais ou partido!

  17. img
    Carlos Cardoso Responder

    Seja Reebenvido, Pinto da Costa. O Povo espera por si. PAI GRANDE. Que tudo corra em PAZ, para S. Tomé e Príncipe e para o Mundo inteiro. Força, trabalhadores que foram aumentados sòmente Dbs.100.000,00 por mês. Se dividirmos Dbs.100.000,00 por 30 dias, dará Dbs. 3.333.00 por dia. O que é isto? Aumento de vencimento? Abra os olhos. Vamos todos votar no Pinto da Costa para ajudar a nossa Terra.

    • img
      Ronny Lopes Responder

      será que o Pinto é a solução para este país ou é a perdição? com que argumento pode-se sustentar esta ideia.

      • img
        Mimi Responder

        Nenhum dos dois candidatos é a solucao, mas na conjuntura actual do mundo, de Africa, e da nossa regiao geográfica (Guine Equatorial e Angola à espreita), o Pinto da Costa parece ser a saída mais sensata.

  18. img
    Mimi Responder

    Penso que a postura de Pinto da Costa é de louvar, uma vez que ao aceitar negociatas estaria à partida a contrariar o seu próprio objectivo de combater a corrupçao.

    • img
      edy Responder

      gostei mimi

  19. img
    espiritosanto Responder

    sr pinto da costa. não preocupa em pedir apoio dos outros candidato pk vc vai ganhar sem apoio deles. se eles quiserem t oferecer apoio tu aceita. mas tu não pedes. ok??
    1 – mdfm pcd nao vai apoiar adi.pk delfim neves criticou patrice trovoada por envolvimento na campanha.e A D I deixou o P C D cair na decada de 90. M D F M nao lida com o ADI.assim vai ser difícil para a maioria dos apoiante de delfim neves apoiar o adi em relação a vc.os k votaram p Maria das neves são todos de mlstp.e e dificil para maioria deles votar p adi em relação a vc. p na presidencial de 2006 os militantes de mlstp so comeram patrice dinhero.
    2- e difícil o povo de stp colocar um presidente da republica e o seu governo no poder. pk eles pensam k assim vai dar em ditadura.e o povo gosta de democracia.
    3- tu tens mais experiência de governação em relação ao Evaristo.e o povo sabe disso.
    então não há motivo de preocupação com a tua vitoria no dia 7.para começares a por ordem nesta terra.

  20. img
    lino Responder

    Meus conterrâneos, existe uma situação que é urgente fazer-se na nossa terra.
    É de extrma importância. Senão podemos continuar a eleger presidentes, que nunca mais sairemos desta lenga-lenga no país.
    É preciso alterar a constituição. É urgente.
    Temos de alterar o nosso sistema para sistema presidencial.
    Um presidente eleito para 4 mandatos e com algumas considerações na leslilação, de modo a salvaguardar abusos de autoridade.
    Mas termos um presidente que manda …que tem autoridade.
    Porque neste momento, conforme está a nossa constituição, o presidente não manda nada.

    O governo é que decide tudo e assim nunca mais as coisas vão alterar.
    O governo vai continuar a confundir o país e empurrar as culpas para os outros.
    Temos de ter um presidente que mande…que decida…mas fiscalizado por exemplo por um colégio com competencia e bom senso para estabelecer o equilibrio.
    Tem de ser assim amigos.
    MUDAR A CONSTITUIÇÃO JÁ!

  21. img
    Mimi Responder

    Tendo Sao Tome e Principe tido um ano de falhanços na cooperacao internacional, apesar das várias, e várias investidas do PM, dependendo STP de ajuda externa para sobreviver, nao sera o Pinto da Costa a saída neste momento? Nao me alongo mais!

  22. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Este 1ºMinistro se tivesse vergonha na cara demetia-se,o Pinto vai vencer o povo esta consigo

  23. img
    teofilo quaresma Responder

    Meus amigos. O Pinto é o maior. Por isso, de agora em diante refiriremos ao Pinto como “Pai Grande” e ao Evaristo de Carvalho como “pai pequeno”. Ajudem a divulgar esta alcunha que qualifica muito bem as duas figuras em causa.
    Para o bem do nosso STP.
    Um bem Haja a todos.

  24. img
    Sossegado Responder

    Sabem pessoal, ha muita gente ke embora as dificulidades do pais, vivem bem as custas dos outros, e são essas pessoas ke tem medo da vitória do Dr. Manuel Pinto Da Costa, para não perderem essas mordomias eis a razão de lhe chamarem ditador. ninguém da o ponto sem nó, envestir 2,5 milhoes de dolares sem repercorção, era uma vez. vão recuperar isso e muito mais, e isso tudo sacrificando o pôvo. Por isso, meus compatriotas abram os olhos. akele abraço.

  25. img
    manda ka fiá opé Responder

    Força Pinto, serás o meu presidente, quer Patrice queira, quer nao.
    Patrice deixa de baxaria pq as coisas que estás a fazer nao sao dignas de um primeiro ministro…Que pouca vergonha, tas com medo do Pinto ou q? Si tens medo é pq tens rabo na estrada, ou tavas a planear aprontar algum negocio sujo e nao contava que o “teimoso” do Pinto qmo diz ia regressar para mais uma vez tentar resgatar o povo da escuridao em q se encontra. Mesmo depois de tudo que dizem dele, ele nao desiste de tentar nos ajudar. Força Pai grande, vamos ganhar essa batalha!

  26. img
    ela Responder

    força pinto da costa mostra-os como se faz politica,fria e semcorupção,ja serve de exemplo k és mesmo capas de acabar com a corupção k existe no alguipelago,força ,ke alma da tua mãe sám imêm te ajude,,,,,,,,,,,,,,jesus contigo,mande o satánas dos trovada para o inferno
    acho k aí a luta ñ é com o adiversario EVARISTO CARVALHO,mais sim dos trovadas ganançiosos de poder,,,ja tens um governo incopetentes,,,,,,,,,,,,, ainda procuras mais,,,,,,,,,,,só se o povo tivesse mesmo a dormir,,,,,,,por mais k enjetes dinheiro podes crêr k fazemos como á 4anos atráz onde concoreste com o fredik e só usamos teu dinheiro,e mantemos o fredik,isto pork a traiçoeira confiança tua,,,,,,,,,,amaldiçuado familha trovada

  27. img
    Ronny Lopes Responder

    …caros irmãos, em breve vamos escolher o nosso presidente, não temos outra saída, Pinto da Costa ou Evaristo Carvalho. a pergunta é, porquê votar no Evaristo Carvalho? e Porquê votar no Pinto? meus irmãos nós estamos no momento delicado, no momento em que vamos decidir o nosso futuro ou a nossa perdição. por esta razão quer apelar a todos para pensamos bem antes de votarmos …pensamos no que Pinto passa nos oferecer do bom e do pior, pensamos no relacionamento do Pinto com o P. Ministro, não esquecemos Pinto odeia o Miguel Trovoada devido as eleições de 1901 em que Miguel deixou o Pinto com água na boca roubando a presidência através de compra de voto (banho). não se esqueça quem odeia o pai pode odiar o filho e a família também (o governo) mas isso não pode ser um obstáculo pra não votar no Pinto, porque bem sabemos que ele tem carácter, personalidades, postura… agora,porque não pensar no Evaristo Carvalho no que ele pode dar a este povo, certo é que ele é de ADI e o governo é de ADI. agora pensamos o governo é de ADI o presidente de ADI o que vai dar? será que vai ter partido único? não vai ser, isto porque estamos na democracia e na democracia quem manda é o povo não os partidos.tendo um presidente de ADI no poder as coisas podem melhorar, mas será? entretanto vamos analisar e depois fazer uma escola certa…

    • img
      h silva Responder

      Pinto nao tem k ser amigo do primeiro ministro pah.eles terao k fazer o melhor para pais e pronto.entao ja assim vamos mandar a famlia trovoada td formar o governo,tribunais,assembleia,e pronto.deves ser uns deles..nao?…es msmum fraco de menti pah.fui

    • img
      E.Santos Responder

      Meu caro amigo. Não há de ser com base nestes argumentos que vais conseguir convencer quem quer que seja a votar no Evaristo de Carvalho.
      O povo votou no ADI e em Patrice Trovoada para ser Governo e Primeiro Ministro. O que temos diante de nós é o risco de virmos a ter um Primeiro Ministro Presidente. E quer se queira quer não, isto não será benéfico para um país como São Tomé e Príncipe, onde os dirigentes e as suas figuras chave são pobres (financeiramente e de espírito) e onde as instituições ainda não funcionam de forma isenta e exemplar. A segregação de funções e o exercício de auditoria e controlo não serve para desestabilizar mas sim, para dissuadir o ser humano de exorbitar naquilo que são os seus poderes, evitar que este cometa fraudes e se aproprie indevidamente do que não é seu (dito doutra forma, não deixar que o poder suba a cabeça do ser humano, as ambições se alastrem e não se ter quem lhe segure).
      Se o Evaristo Carvalho nestas eleições tivesse demonstrado ser um homem de convicções, que defende as suas próprias ideias, estaríamos descansados, mesmo sendo ele do ADI. Mas não é o caso.
      E se a dada altura ele resolver dar ares da sua graça e se rebelar contra quem lhe colocou no poder vamos repetir a história de Fradique de Menezes.
      Ora, sendo certo que Evaristo Carvalho não tem como devolver os milhões que estão a ser investidos nele, isto sim, pode criar uma grande instabilidade no país e o risco de voltarmos a dar de cara com o mesmo cenário de sempre. Instabilidade provocada por interesses particulares, que em nada dizem respeito ao Povo São-Tomense.
      Pela postura de Pinto da Costa, acredito que o mesmo saberá conviver de forma pacífica com o PM Patrice Trovoada, a menos que este tente extravasar aquilo para que foi eleito pelo povo.
      Talvez o Pinto da Costa não seja visto como um bom aliado porque dizem que Pinto da Costa faz lembrar quando a gente andava no liceu. A maioria decidia “bicar” a aula, mas havia sempre aquele colega que tinha medo ou tinha valores diferentes dos nossos e ficava na turma a espera do professor. Resultado, o professor chegava dava a aula na mesma e nós é que perdíamos. Só apetecia esganar aquele colega, as vezes até lhe davam uma coça, um empurrãozinho que fosse para o assustar. E da próxima vez tentava-se tramá-lo antecipadamente para ele não nos estragar os planos. Hoje, com mais maturidade, procuro transmitir aos mais jovens que devem seguir sempre os seus princípios e valores e não os do vizinho ou colega de lado. Era isto que o nosso colega fazia não se deixando influênciar como muitos e é assim que realmente tem que ser.
      Concluindo, o povo São-tomense tem no próximo dia 7 de Agosto que optar entre ter Pinto da Costa como presidente, com todos os seus defeitos ( e o que eventualmente possa vir a fazer de bom também) e o risco de ter um cenário de todo o poder do país se concentrar nas mãos de uma só pessoa (nem diria de um partido)ainda que sob o propósito de que este cenário lhe permita fazer melhor. E mais do isso, o povo terá de assumir as consequências da sua opção e não reclamar nos próximos tempo, saia a sua opçõa doce ou salgada.
      Na verdade, o cenário ideal seria que se deixasse o Governo governar os 4 anos para que foi eleito para poderem cumprir o seu programa e nós avaliarmos a sua performance, mas que não se confunda com a presidência. Que o presidente exerça a sua função de presidente de forma independente de qualquer filiação partidária e sem se abster da sua função de controlo e garantia. E nesta base, a Assembleia e os Tribunais também dignificassem as suas acções para o bem do Povo São-tomense.

  28. img
    bete adi. Responder

    pinto tem sentimento de vingarista,disse q nao precisa de apoio de nenhum candidato derrotado mais deixou em aberto o dezejo, porque por enquanto quero vencer, so depois vai tratar deles 1por1. reflitam eletores, pensam bem antes de votar

    • img
      peacocks Responder

      amigo muito bem dito o Pai Grande e nossa ultima salvacao temos k ter atensao se nao VAMOS VIVER PIOR SABEM PQ? POQ SE O EVARISTO GANHAR ELES SIM VAO VINGAR DA GENTE POQ VOTAMOS NO MP agora e q n teremos mesmo saida nenhuma.porfavor votem no PINTO DA COSTA e uma pena eu n star em stp p votar onde vivo nem ouvi falar se ha apoiantes ou nao pena pena viva o PINTO

    • img
      h silva Responder

      eu ja pensei e digo te k tens razao.ele te k vingar pelo povo,pk muitos desses tem k ir a justica justificar muitos escandalos financeiros em k estao envolvidos.vinganca e prato que se comi friop.gostou da minha resposta.lol

    • img
      h silva Responder

      eu ja pensei e digo te k tens razao.ele tem k vingar pelo povo,pk muitos desses tem k ir a justiça, justificar muito escândalos financeiros em k estão envolvidos.vinganca e prato que se comi friop.gostou da minha resposta.lol

  29. img
    Floli Canido Responder

    Sinceramente ja a tempos que nao vejo um discurso assim que para um bom intendedor poucas palavras lhe bastao. Nao ha que dar voltas a cabeça o futuro PR na esta encontrado somente sera confirmado no proximo dia sete para tal os Santolas precisam definir o que realmente querem para si e para o Pais.
    Imaginem so a dupla Patrice e Evaristo que disperdicio total.
    Por isso povo abre bem os olhos e vamos mudar o rumo elegendo o candidato que por si so ja é uma grande valia para o Pais.
    Viva Pinto da Costa ( O Pai Grande).

  30. img
    Francisca Cara Linda Responder

    Até para dar uma repreensão ao PM o Pai Grande teve classe. Deu-lhe um puxão de orelhas e depois soprou, para não doer muito.

  31. img
    é verdade Responder

    Deus fará justiça do senhor pinto da costa. ele transtornou a vida muita gente. mandou prender, mandou mandou matar, destruiu lares,enfim, enfim. pinto da costa quando morrer, irá directamente ao inferno, sem passar pelo purgatório. o homem é mau, é preguiçoso, ditador e arrogante.abaixo pinto da costa. abaixo

    • img
      quem ão espera pela campanha Responder

      rapaz vai pra escola mais uma vez,se foste,prorque ainda exeste gente com este pençamento ainda tão baixo?

  32. img
    Lucileide Lima ( GIBELA) Responder

    Afinal Patrice já estás a por as mãos no dinheiro de Estado para fazer campanha . Cuidado! Agora já estas com Corrupto do rafael? Cuidado vais ter a mesma sorte do Rafael e da Maria GGA Cuidado rapaz

  33. img
    é verdade Responder

    pinto da costa está triste e preocupado porque que vai perder uma vez mais. abaixo pinto da costa, preguiçoso, chulo,ditador, destruidor de lares sãotomenses. abaixo pinto da costa. quando morrer, vai ao inferno sem passar pelo purgatório.

  34. img
    Galo e Galinha Responder

    O nosso Pinto ta bom…!

  35. img
    ela Responder

    caro leitor é verdade,,,,estavisto k kêm vai aõ inferno és tu,ñ julgues pra ñ seres julgado,,,,em momento nenhum o pinto da costa matou destruiu lares,,,os k forão preso forão por justa causa,,,como querem acabar com a corrupção,,,com manteguinha passando mãos na cabecinha,,,,fik sabendo k com o pindo ñ ha primo nem tio falhou cumeu,,,,,é isto k esta a precisar na stp,,,,,,e acredito k com o pinto consiguiremos,,,,força pinto viva stp,,,viva liberdade da imprensa

  36. img
    Ilda Marreiro Responder

    tu como dono da verdade vais para ao ceu hahahha ignorantes e qu vc sao

  37. img
    Do Rosário Responder

    Meu voto será dado a quem a Drª Maria das Neves mandar dar. Se Maria das Neves mandar votar no Evaristo votarei nele, se mandar votar no Pinto votarei no Pinto. O meu sentido de voto dependerá da Drª Maria das Neves, se ela não der nenhuma orientação votarei em branco…

  38. img
    Zidane Responder

    Até parece que o candidato ao Presidente da Republica é o Patrice Trovoada.O próprio candidato quase que desapareceu.Não compreendo tanto nervosismo da parte dele.Alguem pode-me explicar esse fenómeno?? A politica de insulto não resultou na primeira volta e concerteza não vai resultar nessa segunda volta.O Primeiro Ministro devia ter percebido isso já.

    • img
      Estudante Responder

      Zidane o problema é que o Patrice quer ser presidente mas como ele ja é pm ,entao ele colocou” Carvalho como candidato” mas só na teoria e na pratica o pr será o pm
      Patrice é um politico sem ideologia nenhuma “hipocrita,egoista ,oportunista”

  39. img
    Helves Santola Responder

    Minha gente, o “candidato” que gastou 2,5 milhões de dólares fez um investimento e espera recuperar o dinheiro, com juros, caso ganhe as eleições. Agora a pergunta é, de onde sairá essa dinheiro? Será que vão recuperando o dinheiro em cada projecto social que ficará só no papel, como sempre foi???? Gostaria que alguém me respondesse isso….!

    • img
      Helves Santola Responder

      Força Pai Grande!!! Já ganhaste!

  40. img
    Observador Responder

    esse título deveria ser reformulado… passa uma ideia de parcialidade… atenção téla non…

  41. img
    Mami damé tu pudin!!!! Responder

    Caros compatriotas faça uma boa interpretaca destas frases do Pai Grande:
    «Porque a concentração de poderes num só partido pode facilmente transformar-se em poder absoluto, correndo o Presidente da República o risco de se tornar numa mera caixa de ressonância do Governo», destacou Pinto da Costa.

  42. img
    Ilda Marreiro Responder

    Boa Ganha Pinto da Costa podem o criticar no mundo não existe nem existiu algum ser humano perfeito.todos nós temos falhas.
    Voçês deviam é deixar de falar á toa e pensar em trabalhar

  43. img
    Biboss Responder

    O páu que nasce torto nunca se indireita. O pinto da Costa foi a causa do grande atraso que o nosso Páis registou desde da época da Indepedencia, onde os efeitos são sentidos até aos nossos dias de hoje.
    Ok,aconselho-vos a votarem, e não a voltarem, porque Ele vem mesmo em peso para acabar com tudo.Abrem o OLHO!

  44. img
    São-tomenses Responder

    Pinto da Costa (pai grande) é um dos homens mais preguiçoso de São Tomé e Príncipe.
    Vou denunciar os melhores homens e o mais trabalhador do País:
    Pereira Tropical, João Gomes(HB),Delfim Neves, Fradique de Menezes, Assis Boss Csatro, Dionísio (DFL), Armindo (LLben-Estar), Gerente da Loja ADAC, António Quintas, Nelsom Totoloto, Guilerme Otaviano, Zé da Padaria Central, et…
    Caso São Tomé e Príncipe tivesse 50 homens com esse espírito de ajudar, muitos são-tomenses seriam empregado ou a trabalhar. deixa de bla-bla-bla.
    Fui…..

  45. img
    Claudinotavares1967@live.com.pt Responder

    Gostei disso de não pedir nenhum partido politico apoio nem os referidos cadidatos que concoreram as eleições passadas , como o mesmo disse para que eles não pedirem a contra partida é isso mesmo, toro o chapeu a esta ideia.
    Essa sua victória da primeira volta é complementada no dia 7/08/2011, como resultado de uma má governação daquele pais durante 21 anos da democrcia fracassada em S.T.P., que foi defradada pelas ditas as novas gerações que buscaram a chegar ao poder com um unico objectivo de enriquecer e submeter mais o povo na extrema misséria e o pais numa situação financeira economica e social precária.
    Aproveitaram a igenuidade do povo das ilhas para submeterem-os na miseria.
    Após as mudanças politicas que ocorerram em 1991, passando pais de um regime politico de partido unico para umregime democratico onde o povo poderia expreçar livrimente as suas vontades politicas através das urnas nas escolhas de quem poideria lhes governar livrimente sem imposição de forma que as riquezas fosem distribuidas “equitativamente” na esperaça de ter uma vida melhor , não aconteceu o contrario os mais desfavorecidos ficaram mais desfavorecidissimos, os que dizem de mudança ficaram mais ricos dos que proprios que lutaram pela independencia , o Estado tornou-se refem dos privados , porque os privados ficaram com mais poder economico e financeiro , para os que querem chegar no poder não é porque sabem bem administrar um pais mas sim quem tiver mais dinheiro. Em resumo vão para governo para roubar depois enriquicer e depois manipular o estado com o proprio dinheiro de estado ” fazem como o tal Pinta Cabra”.
    Força Pinto, o povo está consigo não os defrades a confiança que o povo estão pondo em si.

    Costa é do povo
    Povo é de Costa

    Cabo-Verde

  46. img
    atento Responder

    Compatriotas, vamos dar mais uma vez o “Pai grande” a oportunidade de pôr ordem neste nosso belo paraíso. Eu não entendo como é que vamos eleger um presidente em que o primeiro-ministro é que toma a dianteira das coisas por ele, vamos deixar de ser CEGO e BURRO.—UM PRESIDENTE QUE ATÉ TEM MEDO DE FALAR!!

  47. img
    coacu maquita Responder

    e isto mesmo, basta convidar toda gente ou melhor maioria a votar no pinto.

  48. img
    atento Responder

    Estabilidade com Evaristo de Carvalho é para que o Patrice Trovoada Garanta formas de saquear mais do que já fez a este País.
    Ele anda a procura de estabilidade para que ninguém lhe empeça de roubar e levar todo dinheiro com as trampas bem montadas, mas fique descansado que ele vai responder nas instancias competentes com as falcatruas que anda a fazer e com as que ainda planea fazer.
    Vamos tirar-lhe a chupeta da boca e ele vai chorar até desanimar.

  49. img
    atento Responder

    JÁ QUEIMAMOS tantas vezes ao eleger candidatos que se dizem “DA MUDANÇA”.
    Compatriotas, respondem-me! O que melhorou com os ditos “CANDIDATOS DA MUDANÇA”?? O PAÍS ESTA É A AFUNDAR COM TAMANHA ROUBOS À NAÇÃO, ASSINATURAS DE ACORDOS FANTOCHES EM BENEFICIOS PRÓPRIOS, ENFIM…. Vamos por cobro nisso…Sei que PR carece de poderes…mas, ele pode usar uma magistratura activa com influência para impedir esses atropelos ao nosso paraíso.
    No dia 07, Votemos todos no PINTO DA COSTA.

  50. img
    paixão Responder

    evaristo de carvalho vai vencer com duque de pau

  51. img
    agnaldo fonseca Responder

    meus senhores e minhas senhoras nao podemos comparar stp com a guine bissao e por essa razao q aquele pais irmao esta como esta porcausa da ignorancia todos aqueles q falao do pinto da costa sao aqueles q mais beneficiarao dele por isso estao com medo do rigor e determinacao do homem compara aquela era e a atual situacao do pais mais enrequicemento pouca produtividade mais destruicao da coisa publica mais falta de respeito stp nao e o unico pais independente ja corri o parte do mundo e nao se compara com a stp ta serto que nao temos guerra mais nao somos organizados nem tao pouco unidos por esta e outra razao e que o meu voto vai para o pinto da costa pela primeira vez nunca tinha votado pra quem que seja e com muito orgulho que o fasso pela primeira vez obrigado caros ovintes

  52. img
    xei! Responder

    ganharás. mas estás é velho e caduco e serás um pao mandado dos teus comparsas que sao a claque de bandidos que já nao te deixarao agir sozinho devido a idade que tens. estou pra ver isso acontecer.

  53. img
    Ilda Marreiro Responder

    jorge Rita Sao tome ja sta pessimo ou melhor ja esta num poco ha muitos anos

  54. img
    Rio de Ouro Responder

    Pinto, Pinto, Pinto… porque motivo não falamos das pessoas que andaram à volta dele e que alguns agiam por conta própria?
    Eles têm um rosto e um nome e andam por aí, calma e serenamente e com dentes afiados à espera do melhor momento para “abucanharem” o melhor naco.
    Cuidado com oportunistas, Pinto da Costa.
    Cuidado com um possível “apagão” na noite eleitoral onde as aglumas urnas são solenemente trocadas,aliás, como alguém já teve ocasião de mencionar algures.
    Muita atenção.

Deixe um comentario

*