Eleições presidenciais

Pinto da Costa apela intervenção do Procurador-geral da República no caso de levantamento de Bilhões de Dobras nas vésperas do dia das eleições

O levantamento milionário de dobras, na passada sexta feira, véspera das eleições presidenciais, que provocou rotura da moeda nacional no mercado financeiro, deverá ser investigado pelo Ministério Público. O Téla Nón, deu conta do assunto e agora o candidato Pinto da Costa, apela ao Procurador-geral da República para ajudar o país a esclarecer toda a história.

O Téla Nón relatou o caso da movimentação financeira que terá esgotado a reserva de dobras no mercado financeiro.

Assunto que provocou reacção de Manuel Pinto da Costa. O candidato presidencial, manifesta-se preocupado. «Notícias veiculadas na comunicação social, dão conta que se registaram na passada sexta-feira, último dia de campanha eleitoral, movimentos financeiros de uma dimensão que ultrapassam a normalidade com consequências graves ao nível da liquidez do sistema bancário. Foram levantados biliões de dobras em dinheiro sem que se possa encontrar qualquer justificação razoável para que tal tenha acontecido a tão poucas horas do acto eleitoral», declarou o candidato.

Pinto da Costa diz que a situação é no mínimo estranha. «Não posso deixar de apelar daqui à intervenção das autoridades deste país, nomeadamente ao Procurador-geral da República, para que se proceda de imediato e com urgência a um inquérito de modo a que seja investigado tudo o que se passou, nomeadamente a origem do dinheiro e quem assinou as ordens de levantamento de tão exorbitante quantia», pontuou.

A intervenção do Ministério Público, para esclarecimento do caso, poderá pela primeira vez colocar a justiça são-tomense, nos trilhos do combate a corrupção eleitoral, o chamado BANHO.

Abel Veiga

    56 comentários

56 comentários

  1. Samangúgú

    21 de Julho de 2011 as 10:40

    A Assembleia Nacional já aprovou a Lei de branqueamento de capitais, que num dos artigos diz que todas as transacções superiores a 200milhões de dobras o Banco Central deve comunicar a Procudoria Geral.
    O que é que o Banco Central tem feito?
    O governo deve criar condições no aeroporto internacional e outros pontos de fronteira para o melhor controlo de saída e entrada de dinheiro (notas e moedas).
    O PGR não tem nada a ver com isto, até o Banco Central de Sao Tome e Principe comunicar o Ministerio Publico o que se está a passar.
    O Roberto Raposo é o melhor procurador geral da república que este país alguma vez conheceu.
    Obrigado

    • santola

      21 de Julho de 2011 as 12:50

      Pois claro,

      Ele sim, daria um bom presidente…

  2. JOSE TORRES

    21 de Julho de 2011 as 10:50

    Forca Pinto da Costa. Isto e o inicio do trabal;ho de combate a corrupcao. Vamos estar vigilantes

    • cidadão

      21 de Julho de 2011 as 11:10

      Jose Torres, lamento dizer-te isso mais o mais grave não foi o levantamento dos dois milhões de dolares nos bancos comerciais, mas sim o levantamento de 8 bilhões de dobras (USD 500.000,00) do BCSTP (banco Centra de São Tomé). 5 bilhões de manha e 3 Bilhões de tarde. Pelo que sei os levantamentos no BCSTP só são feitos até as 11h mas bom. Se o BCSTP como entidade que controla o sistema financeiro faz isso então que se pode estar a espera dos Bancos comerciais. Pois é muita coisa estranha nesse pequeno STP. Quem foi que autorizou o levantamento no BCSTP? quem foi que pressionou as subordinadas para fazer sair o dinheiro? Quem foi que insultou e zangou uma das subordinadas no BCSTP para que o dinheiro saisse. Mas a muitas coisas muito estranhas

      • Lévé-Léngue

        22 de Julho de 2011 as 11:57

        Esta é mais uma denúncia (suspeição) a ter em conta pelos órgãos competentes, pois ninguém seria tão irresponsável ao ponto de parecer leviano.
        Se há regras a cumprir, q sirvam para todos e nada de facilitismo ou abuso de poder. Pura corrupção!
        Sr. Procurador, pelo bem comum, empenhe-se nesses casos que tendem a ser normais em STP.

    • Justiça contra Pinto da Costa (Rei pra um, Rei pra todos)

      21 de Julho de 2011 as 11:25

      Ja assim a Procuradoria da República também devia abrir um processo contra o senhor Pinto da Costa pelos bens adquiridos a semelhanca dos paises do norte de Africa. Fazer uma investigação dos bens seus, dos seus investimentos no estrangeiro. Procurador da Republica devia mandar confiscar a sua casa em Pantufo. Devia também ir mais longe investigar as atrocidades que cometeste durante o seu mandato de 15 anos.

      Ja assim apelo a todos os familiares das vitimas dos massacres do seu regime que apresentem uma queixa contra o senhor pelo seu atos, pelos crimes contra direitos humanos, crimes contra humanidade que cometeste. Já basta! O senhor pensa que é pai de STP? Vá lá falar barato para os buros, vá trabalhar, deixa de vida fácil, vá dar aulas de economia nas universidade de STP (Lusiadas, UCAI, ISP, etc. Abre empresas para empregar jovens sem oportunidades, cria riqueza pra o país. O senhor já secou o país que chega. O senhor já não tem mais suco! Quem foi sempre será!

      O senhor Pinto que não deu banho? O senhor não recebeu muitos dolares de Angola?

      Pelo menos aqueles individuos guardam o dinheiro nos bancos de STP que de certo modo ajuda as movimentações bancárias do país. Os bancos tb ganham com esses depósitos. E o senhor? Guarda o dinheiro aonde? Em Angola, Alemanha, Kweite, etc….

      Ministério Público, por favor abra o processo contra contra todos os candidatos, incluindo o senhor Pinto pelos bens que possui. Seja imparcial e professional!

      Este senhor não pode sair do poder com tamnha casa que tem em Pantufo. Como adquiriu-a? Justiça contra Pinto!

      Espero que Telanon seja imparcial que publique este meu comentário.

      • kwatela

        21 de Julho de 2011 as 12:34

        ha comentarios aqui que me apetece dizer”no comment”mas como filho desta terra nao posso ficar calado.ao sr justica contra pinto da costa quero lhe pedir que tenha bom censo.o sr se comporta como os fanaticos adeptos de futebol. sou do benfica e td que é do scp ou do fcp é lixo. concidadaos estamos num momento de extrema importancia para o pais há um acto ilicito praticado por cidadao comprometido com uma das candidaturas, só pq é pinto da costa que pediu fiscalizacao deste acto pelo PGR este acto deixa de ser ilicito para ser licito????? francamente… est;a na hora de deixarmos as quizilias pessoais ou partidarias e olharmos pelo pais!!! por amor de DEUS meus irmaos unamo-nos em prol do nosso pais. vcs nao se sentem envergonhados qdo olham para cabo verde que foi independente uma semana antes de nos e hoje é considerado um pais de desenvolvimento medio enquanto continuamos na cauda do subdesenvolvimento??? quem dera a cabo verde ter o que temos. basta de olharmos para os dirigentes e continuarmos a pensar que este ou aquele é melhor do que outro…unamo-nos em prol de um unico objectivo e este objectivo chama-se STP e o seu desenvolvimento, tudo o resto é paliativo. BEM HAJA A TODOS

        • cidadão

          21 de Julho de 2011 as 14:49

          kwatela
          Quem foi o administrador do BCSTP que autorizou o levantamento dos 8 Bilhões de STD. Quando soberes saberas para quem foi estes 8 Bilhões de STD. Sabes uma boa coisa em STP é ficar-se a saber tudo o que se passa, mesmo até o comum dos mortais

      • Ana Maria

        21 de Julho de 2011 as 12:44

        Sim, o Sr. Pinto deu banho, so que muito pouco. So 60.000 dobras por eleitor. Os dolares de Angola chegou o domingo de manha, e nao deu para trocar no banco.

      • MAKITA

        22 de Julho de 2011 as 1:06

        Doutor em economia? ele sabe alguma coisa de economia.Ele sabe é de economia política, por isso que lhe chamo malandro. Vou propor um debate entre o Pinto da Costa doutor em economia e o Engenheiro José Sócrates HAAAAAAA RSSSSSS

    • Justiça contra Pinto da Costa (Rei pra um, Rei pra todos)

      21 de Julho de 2011 as 15:45

      Pai de Inocencia Mata foi morto a sangue frio vítima do regime do PC.

      Inocencia Mata, por favor apresenta uma queixa crime contra o MPC se faz favor. Ele cometeu crimes contra humanidade, perseguição, e por isso deve ser ouvido. Enquanto era orgão máximo do Estado, tinha conhecimento de tudo que se passava, mas nao deu nenhuma orientacao para impedir esses actos e salvar vidas. Por isso, deve ser cúmplices. Pelo contrário, dava ordens para realizaçao de tais actos.Por isso, deve ser acusado, julgado e condenado.

      A lei é clara e diz que a partir do momento em que ele era chefe maximo do Estado, tinha como missao de garantir a seguranca de todos (direito a vida)conforme prescrito no artigo 3º da Declaração Universal dos Direitos Humanos = “Todos teem direito a vida, liberdade e segurança”. De salientar, STP assinou e ratificou a tal declarao. Por isso, Inocencia Mata vá avante e apresente queixes contra MPC.

      Justiça contra Pinto,

      • luis de sousa

        21 de Julho de 2011 as 17:01

        caro Sr.Custa-me compreender que em pleno sec XXI,quando a liberdade de manifestar opnião é um direito adquirido,ainda haja pessoas que se escondem atras de pseudonimos para desse modo insultar,denegrir a imagem de um outro cidadão.Meu caro se o sr.sabe de algo que seja realmente relevante para que se faça justiça,que vá o sr. apresentar queixa,não fique a espera que alguêm o faça por si,de outro jeito faça o favor de ficar calado e assim poupar a muitos dos utilizadores desse site,o fado de ler seus comentarios.

    • Tito

      22 de Julho de 2011 as 9:16

      Lutar contra a corrupção, essa seria bom. Mais lutar contra quem, que tipo de corruptos? Os da colarinho branco? Quem seria preso? Um grupo de zé-ninguém, enquanto o grupo de verdadeiros cambardes de corruptos teriam um cheque em branco para fazerem o que quiserem?

      Santomenses, não tenhamos memoria tão curta. Certo no tempo de Pinto da Costa muita gente foi para prisão por “roubo” por “corrupção”…, mas será que os verdadeiros ladrões eram prosseguidos, ou aqueles que não estavam de acordos com os ideias do Sr. Pinto da Costa?

      Será que a justiça era equitativa? Do que me lembro havia um grupo que podia roubar e fazer o que quisesse, enquanto um outro grupo de infelizes que diziam alto ou entre os capangas do Pinto da Costa o que pensavam dele e do seu regime, esses sim eram presos, jogados na cadeia, mais nunca julgado e condenado.

      No dia 7 de Agosto pensemos bem que futuro queremos dar aos nossos filhos?
      Que país queremos construir?
      Que emprego queremos para os nossos jovens? O de espião e de bufos do Exmo. Sr.ETERNO PRESIDENTE Pinto da Costa?

      Biliuê Povoo.

  3. Sempre a subir

    21 de Julho de 2011 as 10:56

    Será que o procurador vai encontrar na lei, motivos para avançar com o processo? Será que levantar valores avultados é crime. Bem se der certo ja é um começo de combate a corrupção.

  4. Viegas1

    21 de Julho de 2011 as 11:00

    Nós pedimos sempre que haja uma justiça condigna no país e apercebemos que existe parasitas dentro do sistema. Será que os zé povinho pode fazer a sua justiça para o bem do país?

  5. zeca diabo

    21 de Julho de 2011 as 11:01

    E importante a intervencao de autoridades para estes actos vergonhosos…mas ficam a saber que de outra maneira penso que nao se consegue obter votos necessarios em qualquer dos actos eleitorais em STP. Este acto chamado Banho ja vem de longe e todos os candidatos tem conhecimento profundo destes actos…nao conheco um unico canditado livre destes actos em STP, pois sabem que so assim conseguem grande numeros de votos!!! Pois o nosso Pais esta carrecidos em todos os dominios, e verbas para fazerem cobro a estes males nucam tem, mas corromper o povo isto aparece de um dia para outro…e muito triste este cenario de banho! Estes sao politicos que temos na nossa terra infelizmente, e nao sabemos ate quando vamos ter que viver com esta vergonha!!!

    Forca Povo STP…

  6. nacional

    21 de Julho de 2011 as 11:05

    pinto da costa é preguiçoso, ditador e destruidor de lares.

    • Viegas1

      21 de Julho de 2011 as 11:22

      Para o Nacional. Já alguma vez, tivestes a certeza daquilo que dissestes? Eu também gostaria saber mas ninguém a não ser o Pinto da Costa tem a coragem de esclarecer isso duma vez por todas por isso vamos ter sonhos dum dia o nosso país erguer sem malícias. Como filho desta pátria tds nós envolvemos em coisas boas e menos boas, popular ou impopular. Por último não aponte para não ser apontado e para tua reflexão, olhe para ti e interrogas e verás a resposta. Pensemos no caos que país se encontra e deixa o sermão para quem os goste.

    • Ilda Marreiro

      21 de Julho de 2011 as 11:37

      Nacional tudo tambem deve ser preguicoso
      por isso que o teu pais anda assim deste jeito afundarrrr a cada dia

    • Hora da Verdade

      21 de Julho de 2011 as 11:53

      Quem diz que Pinto da Costa é preguiçoso e não sei oquê de lares, não sabe o que diz. O Ivaristo Carvalho é oquê??? O país precisa de sair nesse borraco com URGENCIA, onde cada um quero fazer a lei como quêr. Nos cada dia estamos perdendo os nossos melhores perfíl. Deixa vir o Pinto para vermos quem afinal não gosta de trabalhar.

    • Desiré

      25 de Julho de 2011 as 12:12

      Nacional, muda de disco, ja estou cansada da tua frase…..

    • Desiré

      25 de Julho de 2011 as 12:13

      Nacional haja paciencia para ler os teus comentarios, muda de disco, ja estou cansada da tua frase…..

  7. o povo tem sempre razão

    21 de Julho de 2011 as 11:08

    Força Pinto.
    Aí é que vamos ver se o procurador geral merece estar naquele lugar e duvido que faça alguma coisa porque se encontra cego. É o único que não vê.Daqui a pouco vai fazer declarações dizendo que não tem meios para investigar. É a unica coisa que sabe dizer.
    As movimentações financeiras dos partidos e alguns candidatos são autênticos branqueamentos de capitais que já é criminalizado em sao tome e principe.Essas movimentações são de valores que nem se imagina, ultrapassando todos o somatório dos montantes envolvidos em escândalos já anunciados anteriormente no País. De onde vem aquele dinheiro?Actividades ilícitas provavelmente…
    Estamos para ver em breve a queda do Procurador Geral.
    Hahahahaha

    • london

      21 de Julho de 2011 as 12:45

      Amigo,

      Ora vejamos! ou estas a viver na lua, onde serias a unica pessoa e poderias fazer o que tu achares melhor ou es cego.O PGR sozinho nao faz nada, alhias, ele ja fez inumeras tentativas, todas elas travadas pelos os tubaroes. Isto nao e o barcelona, onde o Leonel Messi resolve tudo.
      O PGR, e um bom profissional, dos poucos que temos.

  8. Viegas1

    21 de Julho de 2011 as 11:08

    Por isso é que temem o regresso do Pinto da Costa a poder santomense? É este o orgulho que o povo de S. Tomé tem por este senhor. O país precisa dum rumo certo onde cada um ou colectivo responde pelos seus atos. É hora de começarmos…

  9. é verdade

    21 de Julho de 2011 as 11:14

    força evaristo carvalho. tu vais ganhar.

  10. é verdade

    21 de Julho de 2011 as 11:15

    pinto da costa está muito nervoso. ele só quer ganhar. mas vai perder com muita pinta no dia 7 de agosto

    • Floli Canidu

      21 de Julho de 2011 as 12:31

      Atenção meu caro. O que está a passar é uma luta que já vem de longa data. Pinto da Costa versus Trovoadas. Não pensem que o Candidato do ADI é o Evaristo.O verdadeiro Candidato é o Trovoada Pai, isto é, Miguel Trovoada. Evaristo é apenas um figurante. Fui……………………..

  11. Lucumy

    21 de Julho de 2011 as 11:54

    20 anos a ver o comboio passar,esperansado que o País se desenvolva.É este o exemplo que nos quero fazer seguir.Não!
    Viva Evaristo de Carvalho

  12. ECAS

    21 de Julho de 2011 as 12:20

    O próximo presidente da RDSTP acaba de colocar uma batata quente na mão do procurador da Rep/, bomba essa k vai concerteza garantir folgadamente a Sua vitória no dia 07/Agosto/2011, A justiça tem agora a oportunidade de ouro pra mostrar o de facto é verdadeiramente o seu papel.

  13. Grupo Zero

    21 de Julho de 2011 as 12:51

    Esta situação não é nova. É, aliás, “normal” nos períodos eleitorais em STP. Todo o STP está careca de saber que é assim.

    É possível que num quadro com uma dezena de candidatos e com o câmbio da Dobra fixo em relação ao Euro (desaparece o mecanismo do preço para amortecer a procura) esse “fenómeno” tenha adquirido proporções nunca antes vistas. No fundo, reflecte apenas a injecção de liquidez durante os actos eleitorais.

    Não me parece, portanto, razão bastante para investigação e todo o alarido, a não ser que alguém (ou grupo organizado) tenha agido com intenção de especular. É possível, mas parece-me pouco provável.

  14. Pen Drive

    21 de Julho de 2011 as 13:24

    É preocupante o levantamento de grandes somas de dinheiro num país tão carente seja lá que momento for. Torna-se mais incompreensível quando se trata da véspera de uma eleição. Mas o senhor Pinto da Costa como o bom exemplar que demonstra ser nesta campanha deveria na minha opinião antes de pedir intervencão das autoridades começar por desvendar as grandes somas que têm vindo a financiar o banho da sua campanha e a proveniencia dessas somas. Eu não sou politico. Sou santomense mas nunca votei.Eu penso que, quem tem telhado de vidro não deve atirar pedras contra o do seu vizinho.

    • cidadão

      21 de Julho de 2011 as 14:55

      Pen Drive
      Quem foi o administrador do BCSTP que autorizou o levantamento dos 8 Bilhões de STD na sexta feira. 5 de manaha e 3 a tarde mesmo depois do fecho do BCSTP

  15. ADELINO DOS SANTOS

    21 de Julho de 2011 as 13:34

    Força Pinto

  16. lino

    21 de Julho de 2011 as 14:23

    Devia criar-se uma policia especial, para actuar durante a campanha.
    Policia para prender e chicotar todos aqueles que andam a trabalhar para os candidatos….a dar “banho” ao povinho.
    Assim acabava-se de vez com esta brincadeira.
    Criar uma lei que proibe essa brincadeira….e o policia actuar severamente.
    Sem perdão.
    Quem fosse a panhado a destribuir dinheiro “banho”, era logo detido.
    E apresntado ao juiz.
    concordam comigo ou não?

  17. ela

    21 de Julho de 2011 as 14:47

    caros leitore, ñ se adimite num país k atravessamos tanta fome estudantes a prostituir,passando fomes,pra conquistar o futuro,pedindo apoios de juelhos ão governo,e mesmo nada faz, como se diz ,k se lixem.e vêm o mesmo nas vesporas das elecões,levantar bilhões e bilhões de dolar,aõ ponde do desaparecemento da mueda local,quer-mi isto dizer k o snhor patriço trovada k é proconizador disto tudo. quer o bem da stp? muito menos do seu povo, só com o governo vê o k esta acontecendo, imagine com o presidente,a sembleia,e o governo.tudo nas mãos do patriço trovada+o pai.k achão disto,uma fuba com bicho,,,reparem bem k é o k senhor miguel trovada sempre kiz+foi super dificil pra ele, agora aparece o filho usando o progeto do pai,usando o dinheiro de traficos de armãs e mafias inlicitas,e invisives,comprando a conciecias dos eletores,ou por outro querer comprar stp,como se fosse a firma francisca bral.ja é tempo de nós santomensse abrirmos os olhos vêr quêm é quêm,e lutemos todos juntos por um e unico stp.

  18. lino

    21 de Julho de 2011 as 15:05

    pelo que já deu para entender, fala-se de “banho”……mas são esmolinhas que mal chegam para comer uma refeição como deve ser.
    meseráveis!
    O nosso povo anda a tomar “banho” de miséria.
    por isso continuamos na miséria extrema.
    lamentável e vergonhoso.

  19. o povo tem sempre razão

    21 de Julho de 2011 as 15:38

    O Evaristo é um autêntico morionete dos trovoada. Não creio que queiramos ou Sao Tome e Principe mereça um mister yes.
    Cruz Credo.
    Abra os olhos povo.

  20. o povo tem sempre razão

    21 de Julho de 2011 as 15:45

    London, tome cuidado com o Português.
    No teu comentário devo fazer o seguinte reparo, onde se lê “alhias” deve se escrever “aliás”. Muito obrigado.
    Mais leitura meu caro, só assim se melhora a escrita.

    • london

      22 de Julho de 2011 as 13:19

      ora esta!

      Deixa-te de paneleirices e concentra-te no que realmente interessa.

      london

  21. RAIMUNDO LOPES

    21 de Julho de 2011 as 16:15

    Senhor Cidadão
    Pelos vistos o Senhor entende pouco ou quase nada da Banca. O Sr. Não sabe que o Banco Central, salvo situações de restrições, nunca deve reter as disponibilidades dos Bancos Comerciais numa conta de depósito a ordem?
    Não sabe o Sr. Que os bancos devem diversificar as suas disponibilidades em vários espaços físicos por questões de segurança?
    Não sabe também que desde que um cliente apresenta saldo “positivo” num banco e quando este pretende ter acesso ao mesmo, o tal banco em nada terá a fazer se não autorizar o referido levantamento?
    No meu entender, o banco central como autoridade emissora e reguladora do país deverá tudo fazer para que os bancos tenham sempre disponibilidade para atender os seus clientes evitando assim uma corrida bancária.
    O problema esta em saber de facto quais os clientes do bancos comerciais, que fizeram depósitos em moeda estrangeira, e consequente levantamento em moeda nacional de avultados valores.
    No meu entender eis a questão. Será que os bancos comerciais não dispõem de normas que permitem saber a origem de fundos dos seus clientes? Será que os bancos comerciais não fazem controlo de caixa?
    O Sr. Deveria preocupar-se com estas questões e preocupar-se pouco com o órgão de gestão do banco central até porque a administração do banco central é composta por cinco elementos na qual o voto decisivo é da Governadora.
    Por outro lado deveria saber igualmente que a administração do banco central não toma nenhuma decisão sem ter em conta o parecer técnico.
    Será que, com tantos anos de casa os técnicos da tesouraria do banco central continuam a cometer….
    Abraços Cidadão

    • cidadão

      22 de Julho de 2011 as 10:47

      RAIMUNDO LOPES
      Pelos vistos tu deves viver na Lua e não em São Tomé e Prícnipe. Sabias que Governadora na sesta feira não se encontrava em São Tomé e Príncipe.
      mais uma vez ai vão as minhas perguntas, caso queiras confirmar vai ao BCSTP e pergunta.
      Quem foi que autorizou o levantamento no BCSTP?
      Qual foi o administrador que pressionou uma funcionaria do BCSTP para que o dinheiro fosse levantado?
      Qual foi o administrador que Insultou e Zangou a mesma funcionaria.
      Quem foi o administrador do BCSTP que autorizou o levantamento dos 8 Bilhões de STD.
      Quando soberes, saberas para quem foi os 8 Bilhões de STD.
      Sabes uma boa coisa em STP é que tudo se sabe, mesmo até o comum dos mortais.
      Investigue RAIMUNDO LOPES
      e boa sorte

  22. Lucileide Lima ( GIBELA)

    21 de Julho de 2011 as 18:59

    Estive com Maria agora estarei com Pinto doa a quem doer. PT é mido malcriado. Não saquanto custa a vida

  23. O último homem

    21 de Julho de 2011 as 19:29

    o companheiro Pen Drive é mais falso q mamas de silicone, o banho é a fonte do rendimento dos pobres, Pinto da costa e Trovoada vivem em conflito desde os tempos mais remotos, o povo é q sofre, o Pai gande quer manter a estabilidade cm conflitos? Ele q conheça primeiro a democracia
    Utilizou bm a retórica, dennciou pr n ser denunciadp

    • frances dafrica

      23 de Julho de 2011 as 15:25

      desculpa ai escreve-se gande ou grande?
      estou aprender a falar portugues!

  24. é verdade

    21 de Julho de 2011 as 19:48

    pinto da costa quando morrer, irá ao inferno sem passar pelo purgatório

    • stepense

      22 de Julho de 2011 as 0:14

      esse tipo de comentario nunca deveria ser aprovado….ke horror….

  25. kua li tasondu

    21 de Julho de 2011 as 23:19

    Pois e! forca PINTO DA COSTA! no mes passado faltou fio de sutura no unico hospital k temos em stp.pork k nao hove esseS levantamentoS? ha falta de eletrecidade e agua potavel em certas localidades do pais ,pra contribuir pra bem estar do pais nada!kuando assunto e corupicao dar banhos e certas macakices ha dinheiro,entao proto desta vez justica funcionara.forca PINTO DA COSTA

  26. Mami damé tu pudin!!!!

    22 de Julho de 2011 as 0:27

    Quem foi, e é actual administradora do Banco Central?Quem souber terá a resposta com relacao a toda esta movimentacao bancaria para dar banho a populacao.Un bé zaéé

  27. aglm

    22 de Julho de 2011 as 7:37

    É SEM DUVIDA QUE O PINTO VAI GANHA.. Vota No PAI GRANDE MS NÃO ESQUEÇA QUE O PINTO É RIGORRRO

  28. lino

    22 de Julho de 2011 as 7:47

    Já viram esta atitude do patrice, amigos!?
    Temos os nossos estudantes aflitos,com imensas dificuldades …a passar fome em portugal, porque a instituição portuguesa que lhes dava apoio deixou de o fazer.
    Eles já solicitaram apoio ao estado.
    Agora assistimos o primeiro ministro a efectuar levantamento de avultadas verbas, para comprar “votos” em seu benefício….só a pensar na sua vida pessoal.
    Mas que tipo de homem é esse Patrice!!?
    Não merece nada do nosso povo.
    Nada.
    Não sejam parvos, amigos.
    Não votem no Evaristo.Senão estarão a aumentar as possibilidades de o patrice continuar com os cambalachos dele (em conjunto com os libaneses..libios e companhias)…
    Por favor. Não façam isso, amigos.

  29. fuzileiro

    22 de Julho de 2011 as 7:48

    minha genti esse homem deve ser prisidente, olha so como ele atua, mesmo antes de ser,imaginem so quando for, todos esses ladroes iram correr como ratos,vamos por esse senhor la em cima pra ver si essa corupcao acaba………

  30. Digno de Respeito

    23 de Julho de 2011 as 1:53

    Ao fazer uma retrospectiva histórica de STP, analiso e concluo que o louvável seria informar ao povo coitado sobre os destinos de todos donativos (valor económico, financeiro e matéria) e para que fins foram utilizados. Isso sim, faria da transparência pública a imagem nacional. Isso sim, seria devolver a dignidade pública aos santomenses, isso sim seria para cada santomense o verdadeiro sentido de responsabilidade para com a GESTÃO da coisa pública.
    Como diz Truqui Sun Dêçú “As munições distribuídas às patrulhas militares, tinham que ser devolvidas à arrecadação de material de guerra, na sua totalidade e se alguma fosse usada ou perdido era feito um relatório para justificar a falta da munição.” Uma das figuras que pode ajudar melhor a contar histórias em matérias específicas da época, poderá eventualmente o antigo Comandante Neto. Acho que é uma pessoa sensível e humilde e aberta às novas geração no conhecimento histórico….
    O povo está interessado em algo que os ajude no crescimento económico, social e cultural. Tudo porque os nossos antepassados se preocuparam em nos oferecer respeito, cultura que fazia parte de homem livre (descomprometido = não enganava as pessoas) mas toda essa riqueza humana foi diluída muito para lá no fundo do rio Água-Grande. O pecado é tão pesado que ao olhar entre as margens do nosso rio, resta o rio de tristeza, mágoa, perdição, falsidade, irra e inveja entre os respectivos semelhantes. Esquecem-se da herança que nos foi deixada pelos nossos antepassados: BÁMU CUMÉ VINTXI, GUADÁ VINTÉ. Agora é tempo de ir ao encontro de solução e evitar palavras ofensivas contra uns e outros…..

  31. caboverdiano

    24 de Julho de 2011 as 10:30

    espero que o PINTO cumpra com o que promete e prometeu isto porque se desta vez se o senhor nao cumprir never and eva vais ganhar
    segunda volta por isso o meu voto e 100 por cento pra si e penssando para bem de S.TOME E PRINCIPE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo