Eleições presidenciais

Patrice Trovoada sugere que Pinto da Costa peça conselhos aos antigos Presidentes e Primeiros-ministros para melhor entender o actual sistema político

A intervenção pública de Pinto da Costa, na última quarta – feira, forçou a reacção do Primeiro-ministro Patrice Trovoada. O Chefe do Governo disse que não desferiu qualquer ataque pessoal contra Pinto da Costa, e pediu ao candidato presidencial para pedir conselho aos antigos dirigentes da II República.

Patrice Trovoada, ripostou a intervenção de Pinto da Costa, que emitiu a sua posição a respeito da posição de reserva que um Primeiro-ministro deve ter independentemente da conjuntura que o país vive. Deve concentrar-se na governação do país para o bem de todos. «Eu considero que para que haja, um bom relacionamento institucional, os candidatos ao invés de quererem dar lições, têm que aprender bem, a sua lição, a constituição e prepararem-se, caso eles sejam eleitos, para poderem funcionar nesse nosso sistema, sem atropelos e sobretudo sem transmitir quer para a população, quer para a comunidade internacional, o sentimento de alguma instabilidade», declarou Patrice Trovoada. .

Porque Pinto da Costa, disse na sua intervenção que não vai dar importância aos ataques pessoais, contra a sua pessoa. Patrice Trovoada que durante a campanha, pôs em causa o passado de Pinto da Costa como primeiro Presidente da República, rejeitou a ideia de que tenha desferido ataques contra o candidato. «Em nenhuma altura, ele foi objecto de ataques pessoais de Patrice Trovoada. Patrice Trovoada líder da ADI relembrou o passado. Porque é normal. O próprio Pinto da Costa disse que ele assumia esse passado de ditadura e é verdade que quando estamos a fazer campanha para escolher um Presidente, nada nos impede de fazer uma panorâmica daquilo que foi o percurso político de um candidato. Do meu lado não há ataques pessoais», explicou.

Em tom aborrecido, Patrice Trovoada, lançou advertências a Pinto da Costa. «Peço ao senhor Pinto da Costa para fazer sua campanha, e se ele já está a preparar champanhe, deve saber que vai ter que lidar, com um governo legítimo, com os seus poderes que não são poucos, e nós devemos preparar um ambiente para que São Tomé e Príncipe saia a vencer caso ele seja Presidente», referiu.

Apesar do mercado financeiro são-tomense ter registado nos últimos dias, rotura de dobras, com os bancos comerciais a dizerem aos seus clientes que não têm dobras para pagar os levantamentos solicitados. Uma situação que explodiu após alegado levantamento de vários bilhões de dobras, por uma determinada candidatura, o Primeiro-ministro e Presidente da ADI, garante que tudo está normal. «Pelas informações que temos nos últimos 15 dias, como é normal durante as campanhas tem havido um pouco mais de movimentação. Mas há também pagamentos feitos pelo Estado, e eu não sei se aí Manuel Pinto da Costa, está a atrapalhar em termos de sistema. O nosso sistema é um sistema livre, se há riscos de ameaças temos o banco central e o ministério das Finanças que fazem o acompanhamento da situação monetária. Não tivemos nenhum sinal de problema de liquidez. Quero dizer que neste caso deve-se falar com alguma responsabilidade. A origem do dinheiro é um caminho que eu acho que o próprio Pinto da Costa não deveria entrar muito por aí», precisou Patrice Trovoada.

Patrice Trovoada considera que as declarações de Pinto da Costa foram precipitadas.

O facto de ser o Principal rosto de campanha da ADI para as presidenciais, ao ponto de ofuscar a imagem do próprio candidato Evaristo de Carvalho, é outro assunto que Patrice Trovoada considera como normal. «Eu sou Primeiro-ministro, eu sou Presidente da ADI, e é difícil dissociar as duas coisas, e essas coisas não são incompatíveis. Eu sou Chefe de um partido e chefe do governo e faço as coisas com bastante responsabilidade. Cabo Verde não é poder absoluto, Angola não é poder absoluto, Portugal não é poder absoluto e Sócrates fez campanha para Manuel Alegre. Agora Pinto da Costa não está bem colocado para nos dar lição de democracia», acrescentou.

O Primeiro-ministro, pediu ao candidato Pinto da Costa, para pedir conselhos aos antigos dirigentes da II República, de forma a conhecer o sistema de governação vigente e melhor se adaptar a ele caso seja eleito Presidente da República. «Nos últimos 20 anos, ele não praticou o nosso sistema democrático. A coabitação, outras situações que conhecemos em São Tomé e Príncipe. Ele deve procurar conselhos de pessoas que praticaram esse sistema em São Tomé e Príncipe e que não foi fácil, ele que peça conselho ao Miguel Trovoada, ao Fradique de Menezes, ao Rafael Branco, a candidata Maria das Neves e outros no MLSTP, caso ele for eleito para melhor lidar com o Governo», concluiu.

Abel Veiga

    145 comentários

145 comentários

  1. João

    22 de Julho de 2011 as 19:49

    A resposta foi muito bem conseguida.
    Abraços, João

    • Sempre a subir

      25 de Julho de 2011 as 10:48

      Quem diria que Pinto voltaria ao poder depois de tudo que se passou nos 15 anos.
      Bem, de uma coisa tenho a certeza ele está mais maduro. Um pesquisador nacional disse que nem com todo banho Evaristo vai perder as eleições.
      Essa sondagem é a menos ixibicionista possível, mas ainda tem uma vantagem. Porque prevê a grande chance de Patrice ser presidente possívelmente dentro de dez anos.
      Mas se o povo não quizer é só votar em branco que todos os candidatos serão expulsos. Está na Lei, esse é o poder dos votos em branco que os políticos têm medo que eleitorado sáiba.

  2. paixão

    22 de Julho de 2011 as 20:18

    pinto da costa está frustrado. ele vai perder uma vez mais. o homenzinho é preguiçoso, ditador, arrogante, mau e destruidor de lares. abaixo pinto da costa. viva evaristo de carvalho. força

    • João Beleta

      22 de Julho de 2011 as 23:06

      Oh Paixão,

      Muda lá mazé de discurso! Querendo ou não Pinto da Costa voltará a ser teu presidente. A não ser que tenhas que renunciar a nacionalidade santomense.

      • caboverdiano

        25 de Julho de 2011 as 8:25

        manceee hee poo renuncia nacionalidade santola cloxon dee na ka renunciafaee sososo
        kua ku ka fada boo anxi boo nasce so ssa tela boo ssa mon sangue ku dessu da boo modo ku modo selee tlaba ku klosson. o PINTO SERA MEU, TEU, ou seja presidente de todo SANTOLA DOA A KEM DOER CHORA QUEM QUIZER CHORAR.

    • Viegas1

      23 de Julho de 2011 as 13:30

      Seja tu mesmo a comentar e não dá ouvidos a especulação. Ele deve pedir conselhos sim mas não para continuar afundar o país como até agora tem feito, tem sim juntar útil ao agradável porque só para te lembrar vivemos um tempo que iniciou em 1975 e terminou em 19990 e foi o Pinto que comandou o barco mas para minh tristeza passando os 20 anos achas que tem que continuar desse geito ou mudar estratéia? Preciso a tua reação a esse comentário. E por outro não pactuo com muitas candidaturas apresentadas mas o país precisa dum lider.

    • Viegas1

      23 de Julho de 2011 as 13:46

      “Quem fala o que quer ouve o que não quer” O Sr Patrício Trovoada está com medo ou não é santomense de coração? Existe algum esquema na governação e que o Pinto não irá concordar? Pelo que sei o presidente da República pede acessoria em casos convenientes aos antigos presidente mas até ao ponto de relembrá-lo para tal? Todos os outros 14 candidatos também sabem do mel que existe lá? “Onde há fumaça há fogo”.

    • caboverdiano

      25 de Julho de 2011 as 8:36

      Hahaha, ho PAIXAO o teu bilheite vai expirar apartir DO JULHO 7 KIKIKI por isso teras que trabalhar para te sustentar porque a vaca vai deixar de dar leite para os parasitas e chulo da nacao como TU e mAIS coruptos como muitos que nao te ensina a lei da vida ou seja pescar.se precizardes de trabalho meu avo tem quatro campos de cultivo entra em contacto com a empresa que se chama AKI NAO HA CONVERSA FIADO MAIS SIM VERGAR MOLA …..

  3. paixão

    22 de Julho de 2011 as 20:22

    pinto da costa só pensa no partido único. ele não sabe o que é democracia multipartidária. ele não dá.

    • danilo nneves

      24 de Julho de 2011 as 20:16

      E tu sabes o q é democracia? nao tens vergonha oh paixao . seja homem paixao, deixa disso e vai trabalhar vadio

    • Suásuá Pires

      25 de Julho de 2011 as 10:16

      Meu caro paixão patacho , tu é que não sabes nada mesmo ao respeito da Democracia, pede ao Patrice Trovoada para explicar a te. Se não fosse o Pinto da Costa O Presidente da República de então,que implantou a democracia, como seria pocivel o Malandro de Miguêl Trovoada ser o segundo PR de São tomé ? Sabes o que esta fazer Patrice, é medo de prestar contas de todos os valores públicos que tenhem usados.Tu que és apoiante do Patrice, me responda só uma simples questão; Quem afinal quer ser o presidente da República ? ele ou Evaristo ? se for Evaristo então diga ao senhor patrice que cale e não deixe o povo cada vez mais nervoso com suas pecimas intervenções na comunicação social,e que ele contente onde o povo lhe pôs ,se o Pinto da Costa pronunciou sobre questão de somas avultada saida dos bancos não citou o nome do Patrice Trovoada, pelo que vejo então esses tais valores que sairam de banco é verdade.se não o Patrice não estaria asustado até ao ponto de responder com palavras que não merecem,ainda mais como uma figura pública que é ( 1º Ministro ) deve dar boa imagem. e é de aplaudir a postura de Pinto da Costa por ter falado desta questão.Porque um governo que realmente estege intereçado em desenvolvimento de São tomé, enves de gastar mundos e fundo para fazer campanha,no meu entender deveria envesti-la bem para o proprio desenvolvimento da nação, e tenho a devida serteza que o povo estaria atento a asações do governo. No meu etender acho que não era o tempo de Patrice trovoada partir para as presideciais isto porque o povo ja não quer partido unico.
      Mesmo partido no governo o mesmo na presidencia e na assembleia seria um pouco deficil … existe ai o tal fenomeno que é a corupção que é preciso um homem forte para combate deste mal, e sendo assim quem seria capaz de acusar este ou aquele pelas atrocidades que cometem? pois não haveria uma justiça para lado dos que cometem,e sim para os mais desfavorecidos… no entanto aguardo a melhor justiça que é aquela que nos avisinha no dia sete de Agosto… Deus conosco …

  4. MAKITA

    22 de Julho de 2011 as 20:28

    Esse sr(Pinto) é perigoso não tenho dúvidas nenhuma que esse sr vai interferir na governaçao. tenho tido conversa com os seus apoiantes e a conversa é sempre a mesma:vamos meter ordem nisso.isso não é conversa de quem é democrata.OPinto mais a escumalha dele são ditadores,comunistas de um raio não interessa a nimguem

    • Fijalatao

      24 de Julho de 2011 as 18:56

      Linguagem repugnante!

    • Fijalatao

      24 de Julho de 2011 as 19:34

      Numa das minhas intervenções acima citadas; quando digo que a democracia em S.Tomé é uma farsa, “para os menos entendidos” quero dizer que esta democracia que se vive no meu país atribuindo estatutos de liberdade ao povo, cujo estatuto pensa o povo ter enquanto os políticos saqueiam e desfrutam do bem público em nome da dita democracia!
      Isto passa aqui em S.Tomé e Príncipe e em Portugal, países onde os novos ricos vivem
      à sombra da democracia, tendo como seus defensores os corruptos Advogados e Juízes”Os mais criminosos da sociedade em troca de beneficies”, sugando o povinho como o morcego suga as galinhas no seu poleiro e estas tendo como recompensa as asas para voar, cujas asas já sem sangue obriga-as a debelar nas suas andanças, enfraquecendo até a morte e os morcegos continuam a sugá-las enganandO-as com as falsas asas.

      Para mim e para muitos, a democracia não se cinge-se apenas pelo direito à liberdade, cinge-se sim pela liberdade, criação de riquezas e sua distribuição equitativa de modo a acabar com todo tipo de desigualdades sociais, nomeadamente, falta de oportunidades, exclusão social, injustiça aos mais pobres e idosos, alimentação para o povo, etc…

      porque desigualdades políticas, muito pouco interessa o povo! O povo quer sim comida para boca, bem estar e lazer,saúde,liberdade e finalmente direitos políticos.

      Por isso o meu apelo a uma mudança para a verdadeira democracia com MANUEL PINTO DA COSTA é possível, porque com ele vai de certeza haver diálogo, auscultação social, resposta aos diversos gritos e sobretudo uma PRESIDÊNCIA SEMPRE ABERTA ao país e ao povo.
      Está tudo bem explicado.

  5. Horácio

    22 de Julho de 2011 as 21:04

    ainda nao es presidente estas com esta atitude se for eleito e uma desgraça.
    povo abra as pestanas

    • Fijalatao

      24 de Julho de 2011 as 18:54

      Este senhor ainda está a viver 24 de Abril de 1974 ou o fantasma dos 15 anos! Acorda amigo!

  6. Bem haja

    22 de Julho de 2011 as 21:11

    «Pelas informações que temos nos últimos 15 dias, como é normal durante as campanhas tem havido um pouco mais de movimentação. Mas há também pagamentos feitos pelo Estado, e eu não sei se aí Manuel Pinto da Costa, está a atrapalhar em termos de sistema. O nosso sistema é um sistema livre, se há riscos de ameaças temos o banco central e o ministério das Finanças que fazem o acompanhamento da situação monetária. Não tivemos nenhum sinal de problema de liquidez. Quero dizer que neste caso deve-se falar com alguma responsabilidade. A origem do dinheiro é um caminho que eu acho que o próprio Pinto da Costa não deveria entrar muito por aí», precisou Patrice Trovoada.
    “O nosso sistema é um sistema livre desse o Senhor Patrice Trovoada”…
    então pergunto de quê ???????
    – banho dos votos…
    – nos últimos 15 dias”, – e na sexta feira que foi de 2.5 milhões de Dol..

    • Fijalatao

      24 de Julho de 2011 as 18:51

      Bem haja, o senhor Pinto da Costa estudou economia e tem noções do que está a falar! por isso, ignorante ou estúpido ele não é!
      Com essa história de um país ter mais dinheiro no seu cofre do que aquilo que produz, pode levar-nos a desgraça! por isso eu e muitos nacionais devem se preocupar sim, donde vêm tanto dinheiro às mãos de certos nacionais?

      • Jacinto

        25 de Julho de 2011 as 9:35

        Caro Fijalatao, “…o senhor Pinto da Costa estudou economia e tem noções do que está a falar! por isso, ignorante ou estúpido ele não é!…” Eu concordo plenamente consigo. Gostaria apenas que me dissesses depois de Sr. Pinto da Costa ter deixado a presidência da república, quantas vezes ele participou em palestras, debates, ou mesmo, com sua experiência como economista, deu aulas nas univesidades de S. Tomé? Quando? Em vinte anos, eu não consigo me lembra de ter visto Pinto da Costa na televisão ou lhe ter ouvido nas antenas da Rádio Nacional a emitir opinião sobre algo. Francamente. Ele é economista. Deveria ter se mostrado em muitos e muitos escândalos financeiros que aconteceram no pais. Como economista e “conhecedor” do país deve ter muitos contributos a dar ao país – penso eu. Preferiu se “esconder” em Pantufo esperando pelas presidencias para “aparecer”. Vocês que estão à espera de “nomeações” para cargos políticos e de direcção do país, estão todos se “esborrando” por ele. Eu garanto-te que os profissionais dos nossos hospitais não terão mãos a medir caso o Evaristo ganhe a segunda volta, porque os champanhes nunca se abrirão, os lambe botas do Pinto serão presentiados com socos e pontapés na sede campanha e em Pantufo. Escreva o que lhe estou a dizer.
        Por um S. Tomé e Principe melhor,
        Vote Evaristo Carvalho;
        O futro nas mãos certas;
        Evaristo Carvalho, garantia de estabiidade governativa.

  7. Agostinho

    22 de Julho de 2011 as 21:23

    O primeiro ministro deve mais preocupar com a falta de agua que o unico hospital do pais nao tem,estradas sem condiçoes falta da energia das deficuldes que os estudantes atravessam no Brasil, em Cuba e do passaporte provisorio de um ano que a embaixada de Sao Tome e Principe emite em Lisboa o que faz com que os Sao Tomenses residentes em Londres sao obrigados a irem a Portugal todos os anos renovarem os passaportes.Uma vez na embaixada de Portugal em Londres um diplomata Portugues me disse que um pais que emite o passaporte provisorio para o seu proprio cidadao esta a ofender este cidadao.Portanto seria melhor o senhor Patrice Trovoada deixar de se preocupar com a campanha presidencial e preocupar com deficuldade do povo porque quando o senhor fala da precipitaçao do Pinto da Costa o senhor deve saber que o mais precipitado neste momento tem sido o senhor.

  8. Buzio sem pena

    22 de Julho de 2011 as 21:29

    Srº primeiro ministro deveria portar-se como uma pessoa idonia, porque quem nao deve nao teme, cresce e aparece srº primeiro ministro, o srº pensa que STP é só para si, já basta o que fizeste a Sao Lima, os verdadeiros democratas sao voces, sim tem muita razao, fomentaram a prostituiçao nas ruas da cidade, lavagem de moedas no país, aumentaram a corrupçao em varios dominios, queimaram o país, desfragmetaram muita família com o processo de emigraçao, meninos da rua e na rua.
    Srº 1º ministro se na verdade voce gosta mesmo desse povo martirizado pela vossa democracia, que sentimento tem, desse povo tao sacrificado,que até um copo com água custa para beber e meia duzia de parasitas a brincar 2 milhoes e 500 mil USD, valor que nem uma industria de diamantes aluvionar produz um dia e voces conseguem gastar em segundos.
    Um dia STomé todo poderoso fara a justiça.
    fui…

  9. Paracetamol 500mg

    22 de Julho de 2011 as 21:42

    Mal Pinto entrou, já esta a criar caos. Este é candidato que o Delfim vai apoiar?

    Entretanto, gostaria de saber mais sobre a origem de dinheiro dos dois candidatos. Andam em trambiques?

    Se o banco não tem dobras, devia pagar em moeda disponível naquele momento, tanto podia ser dollar ou euro. O povo não é culpado pela escassez da moeda. O banco deve assegurar a circulação regular da moeda.
    Povo precisa fazer confusão

  10. Estudante

    22 de Julho de 2011 as 21:43

    Sr. Patríce Trovada eu entendo o seu desespero, mas também a lógica do Dr. Manuel Pinto Da Costa, na minha opinião o Sr. como CHEFE DO GOVERNO deve concentrar-se no seu mandato e tentar fazer algo para São Tomé e Príncipe. OS POLÍTICOS SANTOMENSES SÃO MUITO MESQUINHOS e gostam muito de ser picuinha ISTO NEM PARESSEM SER UNS POLITICOS Com perfil, senhores si tivessem de fora do pais e vissem a vossa figura ião ficar de parvo de tanta vergonha das nossas figuras politicas, Manuel Pinto da Costa ao Teu lado Vão trocar ideias em prol do desenvolvimento de São Tomé e Príncipe

  11. Estudante

    22 de Julho de 2011 as 21:49

    Aja postura na politica santomense isto não é feira já nos bastou o Fradique de Meneses com a sua falta de ética deontológica SENSEM NO POVO

    • Hiostrelino Vaz

      23 de Julho de 2011 as 11:57

      Quero fazer lembrar Sr. P.M que o povo não e louco ao escolher Pinto Porque ruína desse pais começou com o pai dele ate os últimos em causa cá de hospital sr. margarida, monte café, Agostinho neto sem querer frisar mais coisas… se esta chateado que não vem a manifestar assim ao publico

  12. Nao Vai Dar Certo

    22 de Julho de 2011 as 21:49

    Pratrice diz:
    “…A origem do dinheiro é um caminho que eu acho que o próprio Pinto da Costa não deveria entrar muito por aí…», precisou Patrice Trovoada.

    Mano Patlice, assim nao vai dar certo. O povo Santomense tera que saber a origem de dinheiro!

    O sistema corrupto de STP tera que mudar o mais breve possivel para se evitar a instabilidade e conflitos!

    Pinto da Costa se continuar a defender o povo Santomense e seus interesses, ele, o Pinto sera o melhor! Pedir conselhos ao pai de Patrice, o corrupto que nao fez nem faz nada para o povo? Quem Rafael Branco e outros que mencionaste? Credo!
    Nao! Temos que meter nossa casa (Sao Tome e Principe) em ordem e acarbar com a corrupcao, desvios de fundos do estado, escandalos financeiros, a pobreza e anarquia generalizada.

    Nao queremos aldraboes como tu, Patrice Trovoada. Pinto tera que vigiar o teu trazeiro e manter givilante na gestao de coisa publica. Ja no queremos ladroes e gatunos egoistas mais nao! O povo santomense diz “ja basta!”

    • Nao Vai Dar Certo

      22 de Julho de 2011 as 21:51

      quiz dizer vigilante. desculpa-me

  13. Estudante

    22 de Julho de 2011 as 21:50

    MAS sim PENSEM NO POVO

  14. Emigrante

    22 de Julho de 2011 as 21:56

    Grande bandalha sem vergonha educa o seu governo para trabalhar O PAIS ESTA MUITO MAL

  15. Emigrante

    22 de Julho de 2011 as 21:58

    Sr. Patríce Trovada eu entendo o seu desespero, mas também a lógica do Dr. Manuel Pinto Da Costa, na minha opinião o Sr. como CHEFE DO GOVERNO deve concentrar-se no seu mandato e tentar fazer algo para São Tomé e Príncipe. OS POLÍTICOS SANTOMENSES SÃO MUITO MESQUINHOS e gostam muito de ser picuinha ISTO NEM PARESSEM SER UNS POLITICOS Com PERFIL.

    • Fijalatao

      24 de Julho de 2011 as 18:40

      Emigrante, qual perfil?
      Eles nem sabem emitar José Eduardo dos Santos, ai tão perto!Nem sabem o que é perfil!

      Já nasceram assim, fofoqueiros! Pema cá nancê toto, molê toto!

  16. Emigrante

    22 de Julho de 2011 as 21:59

    senhores si tivessem de fora do pais e vissem a vossa figura ião ficar de parvo de tanta vergonha das nossas figuras politicas, Manuel Pinto da Costa ao Teu lado Vão trocar ideias em prol do desenvolvimento de São Tomé e Príncipe

    • Dosantos

      23 de Julho de 2011 as 1:14

      meu caro amigo qual ideia que Pinto da Costa tem?Sera que tu nao ves que este homem nao tem nada na cabeca ,ele so sabe ler o que os outros escrevem.Nos ja estamos na era da mente aberta com capacidade do desenvolvimento o Pinto nao possui nenhuma capacidade de governacao.Meus compatriotas santomenseS diz me quantos filhos criou o Pinto como pai?Pelo menos isso para ter amor ao outro.

      • Sonhador

        23 de Julho de 2011 as 4:17

        Qual mente aberta que povo deste país tem? se tivessem mente aberta já faziam uma revolução para acabar com esta falta de compostura que os políticos t~em com o triste povo. a Mente dos Santomenses por mais que saíram do país ainda continua fechada e medonha.O lema do São Tomé sempre Foi “Povo Põe Povo Tira” então se povo povo põe de livre e espontânea vontade, tem que tirar mediatamente quando n esta a prestar conta correcta na casa.

      • Fijalatao

        24 de Julho de 2011 as 18:35

        Dos Santos e quantos filhos criou ou adoptou o Fradique de Menezes?

        Esqueça porque se formos por aí, pelo menos o Pinto tem filhos e filhas educados por ele!
        Esta tua foi muito infeliz.Esqueça…

  17. Muçumbuluco

    22 de Julho de 2011 as 22:03

    pinto da costa é um maldito homem

  18. DT

    22 de Julho de 2011 as 22:04

    Patríce Trovoada está muito inquietado com a presença de Dr. Manuel Pinto da Costa. Acho que a ulguma coisa que ñ cheira bem…

    • Dosantos

      23 de Julho de 2011 as 1:18

      Pinto ja esta criar poblemas antes de ser Presidente ,se voces que tem mas ou menos idade de 40 anos sabem muito bem que Pinto nao gosta de houvir niguem.Sendo assim como ele ira lidar com democracia?

    • Grande madié!!!!1

      23 de Julho de 2011 as 14:24

      quer dizer k patrice trovada tá com medo do pai grande serra k insiste algo por tras disso?e isso k vamos ver povo de STP,vamos todo votar em pinto da costa!!!!!!fui
      vade!!!!

  19. Nao Vai Dar Certo

    22 de Julho de 2011 as 22:17

    o que queremos: melhoria de vida dos Santomenses e transformar a imagem de STP de forma positiva!

  20. Pedro Preto

    22 de Julho de 2011 as 22:25

    “Votar Pinto da Costa é votar na convicção da defesa do interesse nacional”
    Pois foi provado fizemos uma campanha sem banho, mesmo que os outros tiveram na boca de urna o povo de STP esta a mostrar que tem visão e mesmo recebendo dinheiro votam pelo melhor.

  21. Biboss

    22 de Julho de 2011 as 22:46

    Se ainda nao começaram a Governar juntos, já estao em BIFES, nao imagino quando o Pinto for eleito.AI MEU DEUS COITADO DO MEU PAÍS…por favor votem na democrácia para o bem de todos nós,votem no Evaristo e vao ver que saimos todos a ganhar.Fui

  22. kua li tasondu

    22 de Julho de 2011 as 22:47

    SENHOR PATRICE TROVOADA! SENHOR acha mesmo k teu pai MIGUEL TROVOADA OU MESMO FRADIQUE DE MENEZES estao altura pra dar concelhos a alguem? DEUS DOS CEUS,muito menos au PINTO DA COSTA!

  23. Evaristo de Carvalho Trovoada

    22 de Julho de 2011 as 23:03

    As eleições ficará decida no dia 7 de Agosto, quando a EMAE cortar energia electrica em todo país, esse truque foi usado pelo Trovoada pai e agora filho usou o mesmo truque..
    Muita atenção senhor Pinto da Costa sei bem do que estou a dizer, a quando do corte da energia ha sempre troca de urna por uma bem igual, é uma operação bem montada e feita com muita rapidez…

    • Dosantos

      23 de Julho de 2011 as 1:20

      Ate parece operacao relampago quando Pinto recebeu mulher do Basilio….

      • Deixa mundo falar.

        24 de Julho de 2011 as 16:28

        Gostaria ti perguntar o que a vida privada destes homens tem haver com politica,estamos falando de levantamento de mto dinheiro que podia fazer outras coisas pra teu pais, e vens com conversa descabida e sem cabimento, deves ser um analfabeto desqualificado. Eu ti pergunto nunca foste atraz de namorada ou mulher do outro? Se um dia vieres a ser politico isso tem haver com politica?Deixa de ser aquilo que és ok. Isso é normal ta bom.
        A rivalidade entre Dro. Manuel Pinto da Costa e Basilio é outra coisa tá bom, não tem nada com politico, seu PARVO.
        FUUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII.

      • Fijalatao

        24 de Julho de 2011 as 18:22

        O próprio Basílio já esqueceu este episódio. Ponha pedra em cima do passado dos outros porque só a essa pessoa lhe diz respeito.Deixe de fofocas e escolha o verdadeiro destino do seu país e deixe a vida alheia em paz!

    • Carvalho Trovoada

      23 de Julho de 2011 as 8:08

      È verdade se houver corte de energia no dia 7 de Agosto, então Evaristo será Presidente de STP.

      • Fijalatao

        24 de Julho de 2011 as 18:19

        Um país com tantos rios e durante 36 anos não houve nenhum filho deste país capaz de criar uma barragem, perpetuando o povo as expectativas hipotéticas de luz na esperança de ela falhar para criar instabilidade eleitoral causando fraudes em favor de um ou de outro candidato! Que vergonha, Que mais irá acontecer neste país? Até quando forças ocultas?

        • AMIGO

          25 de Julho de 2011 as 21:16

          Fijalatao:
          Um filho de STP construi uma barragem : o saudoso Nuno Xavier.
          Esse pais so teve dois politicos honestos desde independencia : Nuno Xavier Daniel Dias e o Dr Graça.

    • Fijalatao

      24 de Julho de 2011 as 18:29

      Realmente deve-se ter muito cuidado com estas situações, evitando prolongar as eleições para muito tarde afim de não criar desabores para ambos os candidatos.
      Como sugestão, seria viável se as urnas tivessem trancadas a mesa com um aluqueto “Cadeado” para evitar a troca das mesmas durante um apagão.
      Mas eu estou ciente da nossa civilidade e estou em crer que só o povo sabe o que quer!

  24. TATY STP

    22 de Julho de 2011 as 23:05

    O senhor Patrício Trovoada antes mesmo de se eleger o novo presidente já está a criar a instabilidade política no país, Chega de pensar em vocês mesmo agora é hora de pensar no povo e no país. Que vença o melhor. Mas também lembremos, chega de partido único.

  25. kinder 24

    23 de Julho de 2011 as 0:41

    Ate parece NOVELA«Que nome daria esta novela?ai esta:Patrice ADI preocupado e cheio de medo com a presença do pai grande.essa novela vai ser gira.xiu fuiiiiiiiiiiii

  26. Ilda Marreiro

    23 de Julho de 2011 as 0:56

    Que vergonha e passam essa imagem para fora do pais

    • Fijalatao

      24 de Julho de 2011 as 18:12

      São Jornalistas que temos! De um nível tão baixo, que até dá vontade de tirar-lhes o diploma adquirido no Porto em Portugal “Ambrósio Quaresma e o seu Psicólogo Mário bandeira”. Nê uê, nê piadô…

  27. Homem

    23 de Julho de 2011 as 5:44

    eu tou cansado dos Drs. alguem fez mesmo o doutoramento?

    • Fijalatao

      24 de Julho de 2011 as 18:08

      Tanta Uva e pouca para!

  28. anastácio

    23 de Julho de 2011 as 6:49

    pinto da costa é um DIABO vivo na face da terra santomense.

    • Fijalatao

      24 de Julho de 2011 as 18:07

      Sei que estás a dizer no bom sentido da palavra! assim mesmo, fica frio meu!

  29. dos santos

    23 de Julho de 2011 as 7:14

    Este 1ºministro ainda tem muito que aprender com essa arogancia não sei aonde ele vai parar.Força Pinto

    • caboverdiano

      25 de Julho de 2011 as 8:41

      Afinal de contas tu tens quantas caras hein ora tas contra pinto ora cotra patricio agora a favor de pinto kekua dosantos tenha dignidade de homem

  30. Rio de Ouro

    23 de Julho de 2011 as 8:05

    Mesmo que o Pinto vença não há perigo de ditadura, porque isso já não é possível, pois o mundo mudou muito e contexto politico-social também mudou.
    Mas que o país está a precisar de alguma disciplina, é verdade. Alguma disciplina não é ditadura em lado nenhum.
    Os ditos paises desenvolvidos, só o conseguiram com disciplina e muito trabalho.
    Irmãos, coragem e que vença o melhor.
    VIVA STP.

  31. leve leve

    23 de Julho de 2011 as 8:14

    és primeiro ministro não és candidato as presidencias.
    deixa que o evaristo responda por sí. ou ele não tem boca. queres tomar são tomé para sí né.
    mais agora não a tua vez ainda não chegou. tá.

  32. carlos

    23 de Julho de 2011 as 8:43

    pork k Basilio nao gosta de Pinto

  33. anastácio

    23 de Julho de 2011 as 8:53

    pinto da costa tem medo de enfrentar evaristo de carvalho, peito a peito, olho no olho, cara a cara. isto porque o evaristo conhece todo o rabo comprido do pinto da costa.evaristo tem muitos trunfos na manga para bater o pinto da costa no dia 7 de agosto ,com muita pinta.

    • renaut 19

      24 de Julho de 2011 as 9:04

      ó anastácio, só podes ser tarado,o songa monga do evaristo nem sabe falar, ele que nem chege aos pés de pinto,de banana to eu farto como P.S. TENHA VERGONHA

    • renaut 19

      24 de Julho de 2011 as 9:24

      quem deveria responder ao pinto é o evaristo, pork é ele o canidato, mas como ele é pau mandado,ele parece mas um bobu de danço ou buneco fantoche nessas eleições.se o patrice está realmente intereçado no desenvolvimento de s.tomé não importa o P.R. nem P.S. importa sim dar o seu melhor para exe povo.presizamos de fiscalização em tds os sectores da vida nacional, um ex dixo são os tribunais, eles que julgam robo de galinhas tão piores,não dão exempo.o pinto vai ganhar para o bem da democraçia

    • Fijalatao

      24 de Julho de 2011 as 18:01

      PREPARA DOIS PARES DE BOXES, aluga feira popular, tenha como árbitro o senhor que deseja esse peito a peito,e assistente o povo eleitor e jogador de bancada o Patrice Trovoada, a sua direita o Mário Bandeira, a sua esquerda o Ambrósio Quaresma e no ringue de um lado para outro, o Óscar Medeiros.
      Qual é a conclusão que tiras!?
      O Mário e Ambrósio ficam escondidos attrás do povo a gritar com medo de levar com o boxe! O Óscar Medeiros que tanto corre escorrega e é transportado a hospital(é arruado da Televisão).O árbitro com medo de aproximar os dois, anda a retranca e o Patrice armado em corajoso tentando meter água na fervura quando se espanta tem a mandíbula partida, mas não pelo Pinto, foi o próprio Evaristo que lhe causou este dano! E o árbitro finalmente dá como ganhador o Manel Pinto, Tás a ver essas coisas de ” Fôgô Quéma Móm “.

      Um pouco de Humor faz bem, para partir emoções e acalmar os ãnimos mais agitados como o do Patrice!

    • Suásuá Pires

      25 de Julho de 2011 as 11:20

      Lamentavelmente,o Evaristo não é parvo, ele não fala coisa de parvo, o que o Patrice esta a falar e fazer é coisa de parvorice, o propio Evaristo sabe que o presidente idial para S.Tomé e Princepe agora é Manuel pinto da Costa, o propio Evaristo não está a compreender o Patrice,fique calmo o povo sabe o que quer, o povo quer o Pinto da Costa esta vez.

  34. Beto Figueiredo

    23 de Julho de 2011 as 8:57

    O Fenomeno Banho nao influenciara nas eleicoes presidencias do nosso pais. O povo recebera” e com muito gosto” o dinheiro dos candidatos mas, votarao livremente de acordo com as suas conciencia.
    Ao meu ver, o tal de banho que muito se fala tem a ver com a situacao terrivel de pobreza que os nossos irmaos vivem em STP. Apostaria num presidente que iria proteger os sem abrigos, com populacao, criancas e jovens, no sentido de desenvolver competencias pessoais e sociais.
    Visto que um pais so se desenvolve se todos participarmos e deixar de estarmos encostados, e tambem por vivermos numa sociedade com alguma agitacao, seria bom que cada um dos eleitores soubesse escolher o melhor candidato que daria o melhor valor ao nosso pais e melhor qualidade de vida para todos os Santomenses.
    Beto Figueiredo.

  35. zeca diabo

    23 de Julho de 2011 as 8:57

    E importante que todos Santomenses e aqueles que tem acessos a votos que pensem na democrocia! Nao estou contra nenhum dos candidatos que vao a segunda volta, mas e preciso sermos conscientes no acto de darmos os nossos votos! Isto e o nosso Pais que esta em causa e cenarios que estao em prol desta campanha nao e nada agradavel para todos nos. Nos precisamos de um presidente que olhe pelo povo e que coopere com o Governo, para nao voltarmos em demissoes atraz de demissoes dos governos. Este cenarios sao razoes que tem colocado o STP na situacao que se encontra actualmente! E muito importante que um presidente vista a mesma cor de Governo, para juntos proporcionarem um entendimento mutuo de forma evitar chokes de ideias e oponioes, se bem que o Presidente da republica nao deve entermeter em grande areas de governacao, e as areas que este tem poderes deve faze’lo em sintonia como o Governo!!! Um presidente nunca deve anunciar nas campanhas politicas que vai acabar com as corrupcoes e mais coisas que e de seu conhecimento estar longe das suas compotencias, ele so deve coloborar como governo no combate ao mesmo!!! Pois as promessas politicas so servem para ganharem votos, depois caem todas as promessas em esquecimento! Infelizmente tenho lido alguns comentaris dos participantes neste elustre espaco, a chamarem Sr. Pinto da Costa de ”PAI GRANDE”. Talvez quem tem insentivado este slogan, deve ter uma memoria muito deficiente ou mesmo nao conhecer o termo PAI!!!
    Tanto o Pinto da Costa ou Evaristo de Carvalho sao dois grandes candidatos, A diferenca e que Um tem conhecimento da actual linha Politica vigente neste caso Evaristo de Carvalho, e Pinto da Costa esta e como sempre esteve longe da realidade politica actual!!!

    FORCA POVO STP….

    • Suásuá Pires

      25 de Julho de 2011 as 11:56

      Senhor Zeca diabo, estabilidade não é só permanencia de governo no poder, eu sei que o senhor sempre foi contra a pessoa do Pinto, mas o senhor sabe muito bem que o Evaristo numca pensou de ser presidente, ele esta a ser emporado pelo Patrice e logo não vai dar certo

    • Patriota

      26 de Julho de 2011 as 17:35

      Se o P. Trovoada fosse um bom politico como alguem fez mensão aqui neste espaço, ele podia tirar a maior ilação destas eleições. Quem perdeu, não foi o Ervaristo, foi o Sr. Patricio que foi o rosto da campanha, esse resultado é a avaliação que o povo fez de um ano de governação do Sr. Trovoada. Ele deveria analisar essa avaliação e começar a trabalhar, em vez de estar a criar crispação, que em nada contribui para o desenvolvimento do Pais.
      Por isso, aconselho ao senhor Pinto da Costa, caso venha a ser eleito (como tudo indica) a ter muito cuidado com jogadas politicas por parte do PM. Ele quer salvar a sua pele, seguramente ira criar instabilidade para provocar a sua dimição e sair como victima, que não trabalhou porque não o deixaram.
      O Povo elegeu o Sr. Patrice para o cargo de PM para que ele trabalhasse (porque ele era o “limão” cheio de suco), e cabe ao Povo eleger o Presidente que o Povo quer e Sr. PM deve trabalhar com o presidente o povo lhe der, mas parece que o “limão” está a ficar sem suco (afinal estamos em gravana).
      Viva STP
      Viva os Santomenses

  36. leonel pinto

    23 de Julho de 2011 as 9:44

    O sr. primeiro ministro esta com muito medo.
    Sr. Patrice Trovoada, a sua forma de governar e tal e qual a do seu pai,filho do peixe sabe anadar. O sr. por acaso ja fez alguma coisa para bem de Stp e para o povo? O sr. lembra-se dalguma coisa k frz antes de ser primeiro ministro?
    Os saotmenses andam a dormir.
    O sr. como chefe do governo so tem de governar e tirar o pais do posso como o sr. disse durante a sua campanha,procura-se de zelar pelo bem do povo que esta s sofrer disastrozamente, familias pobre e mizeraveis e muito mais. Tenta fazer uma csmpanhs

  37. Lupunhé

    23 de Julho de 2011 as 9:51

    Pode ser bonito votar no Pinto. Eu até gosto da arrogância e do egocentrimo dele. Mas para o bem de S.Tomé, isto é, para a estabilidade deste país é mais inteligente votar no Evaristo de Carvalho,mesmo não gostando deste.

  38. duque de pau

    23 de Julho de 2011 as 10:02

    abaixo pinto da costa. abaixo

  39. Mucluclú

    23 de Julho de 2011 as 10:05

    Se Evaristo ganhar é melhor para o país: haverá estabilidade. Só faltam ao Patrice 3 anos.E como povo põe – povo tira, se eles portarem mal: povo tira.Mas se houver instabilidade não se vai saber quem portou mal, nem quem portou bem.O certo é que sairemos todos a perder…como sempre. Actualmente em Portugal, Angola, Caboverde, França, etc. o presidente e o primeiro ministro são o mesmo partido…e não tem havido problemas…

    • Fijalatao

      24 de Julho de 2011 as 17:43

      A sua visão política não é tão bem assim como pensa!
      Ter um presidente marioneta ” manipulado pelo 1º ministro “(Caso cabo Verde), ou um 1º ministro manipulado pelo presidente (Caso Angola e Portugal),embora do mesmo partido, não é muito bom!Cria estagnação de ideias e retarda o desenvolvimento principalmente social, porque o económico pode subsistir desde que o país tenha recursos extras (caso Angola), tapando o sol com a peneira! A sociedade degradante e a economia a fazer ver o inglês! Cuidado com estas análises.

    • Zidane

      24 de Julho de 2011 as 21:38

      E o parlamento??????

      • Zidane

        24 de Julho de 2011 as 21:42

        Não esqueçam que a ADI não tem maioria absoluta.Sendo assim o que é isso de estabilidade????.Com isso quero dizer que a estabilidade governativa não depende apenas do relacinamento entre o PR e o PM.

  40. Emigrante

    23 de Julho de 2011 as 10:56

    Meu carro amigo Dosantos já percebe a tua preocupação o meu conselho é cada um deve educar a sua mulher e cada mulher deve conhecer o seu lugar não vens com essa de dizer que Pinto destrói lares porque isso é um factor social em STP até a data de hoje, nos mulheres santomenses somos MAE PAI CHEFES DE FAMILIA SOMOS TUDO. Por isso que o pais esta cada veia pobre não há emprego muita prostituição pessoas ambiciosas enfim por isso que eu digo te não vem com historia do passado mas sim olha no presente

  41. E.Santos

    23 de Julho de 2011 as 11:16

    O PM que nos desculpe, mas de facto, está a dar sinal de inquietude ao fazer tantas chamadas de atenção, tantos avisos ao Pinto da Costa, antes mesmo dele ser eleito Presidente.
    Pode ser ingenuidade da nossa parte, o tempo o dirá, mas estamos em crer que Pinto da Costa não será de forma alguma, um entrave a sua governação, antes pelo contrário.
    Uma coisa é certa Sr. PM, o Sr. não pode mudar de ideias da noite para o dia, sobe pena de perder apoiantes. Como eu costumo dizer, os São-tomenses não são propriamente jojós. O que é que Pinto da Costa pode aprender com os 20 anos de um sistema que todos nós sabemos que não teve nada de exemplar? Pode lhe dizer para ele aprender com o Miguel Trovoada por ser seu pai e apenas por isso. Todo o filho venera o pai e a gente compreende. Mas o mandato de Miguel Trovoada não foi pacífico e nem conferiu qualquer estabilidade ao país, o de Fradique de Menezes foi pior ainda, e Rafael Branco e Maria das Neves não são exemplos para nenhum político. Está a invocar estes nomes porque lhe convém neste momento quando o Sr. sabe perfeitamente que não concorda com eles e nem é este cenário político que queremos perpetuar. Se MN e RB eram tão bons, que valeu terem votado em si e no ADI?
    Politica deve ser feita com convicção e não por interesses momentâneos. Uma postura correcta neste momento seria a de aproximação e entendimento e não de distanciamento porque em nada irá ajudar no futuro de São Tomé e Príncipe. E um futuro em que o povo lhe elegeu como figura chave. Por isso, Sr. PM, concentre-se se faz favor.
    Não deixe que Delfim Neves com o seu PCD lhe tirem do sério. Delfim Neves pode não ser inteligente mas deve ser suficientemente esperto para saber que entre “fica e o gato morde e corre e o gato pega”, a melhor opção é correr. Pode ser que correndo, quem sabe, tenha chance de ser mais rápido e o gato não lhe pegue. A ver vamos. DN e PCD hão de ser outra batalha do povo São-tomense, mas ao seu tempo.
    Quanto a questão do poder absoluto, por muito que nos venha dizer o contrário e pretenda fazer comparação a outras realidades, todos sabemos que o nosso país é suis generis, não é comparável a nenhum outro e muito menos a Portugal e Cabo Verde. Manuel Alegre não se compara a Evaristo Carvalho. Manuel Alegre tem ideias próprias (e tanto tem que já tinha sido candidato independente contra o candidato do seu próprio partido) e não era porque o Sócrates o estava a apoiar que ele iria mudar de ideias. ão isulte o homem se faz favor. No nosso caso, o que o povo está a sentir é que é o Evaristo de Carvalho quem lhe o está a apoiar, cedendo a sua pessoa para ser a figura do Presidente. Não o contrário. E não é isto que os São-tomenses querem.
    Além disso, São Tomé não tem instituições credíveis, isentas e exemplares que garantam de facto uma autonomia institucional e um controlo sério que impeça que um cenário de Governo/Presidente descaia rapidamente para um cenário de poder absoluto.
    Mas afinal de contas, a sua questão é o poder, ou o melhor para São Tomé e Príncipe?
    Quanto ao Pinto da Costa, este deve ter a consciência pura de que os São-tomenses lhe estão a dar um voto de confiança. Não há seguidores cegos a apoiar Pinto da Costa, faça sol ou faça chuva. Antes, os São-tomenses vêem em Pinto da Costa um mal menor e uma pessoa que diante de uma conjuntura distinta da que ele já liderou anteriormente pode dar um contributo útil ao país. Se PC falhar já não terá perdão, pode até ser linchado pelo povo que o está a desejar colocar na Presidência do País. PC não tem o direito de matar a esperança de um povo e esperamos sinceramente que ele tenha a noção da responsabilidade que pode vir a assumir, pois é reincidente.
    A qualquer um de vocês, não tomem o povo como burros e como joguetes nas vossas mãos. As pessoas são pobres, é verdade, mas já estão fartas destas brincadeiras e têm a noção do que estão a fazer e do que pretendem para o país. Não pode existir vazio de poder, alguém tem de ocupar os cargos, logo é preciso optar por alguém.
    E neste momento, em nossa opinião, o cenário ideal é ter um Presidente independente e supra partidário e esta opção não é para causar mal estar ao ADI e ao Governo. Pois pretende-se que o Governo cumpra pacificamente o seu mandato e governe para o bem dos São-tomenses.

  42. CARLA CEITA

    23 de Julho de 2011 as 11:22

    A verdade é que os políticos estudam filosofia por isso povo não meta nisso eles são todos amigos uns dos outros, o povo é que si faz de parvo e leva tudo ao peito.

  43. Edjelson

    23 de Julho de 2011 as 11:27

    Esse patrice diz que n esta a julgar o pinto; mas é isso que ele esta a fazer. Atirar o passado na carra do outro. Antes do resultado sair ja estao a criar instabilidade, e dpx dizem que querem mudar o pais???? O Patrice deveria preocupar com coisas mais importantes que isso. Parecem crianças, e andam a fazer figuras tristes. Da vergonha. credooooooo vocês…

  44. CARLA CEITA

    23 de Julho de 2011 as 11:28

    Isto é um teatro para enganar quem esta de fora da politica em boa maneira a nus chamar de parvos Trabalhar que é bom para o bem do pais nada é só VAGABUNDAGEM

  45. Arnaldo cotú

    23 de Julho de 2011 as 11:53

    Acho que Pinto da Costa deveria ter mais cuidado e nao regressar a politica saotomense,ele podera ter a liçao que teve o falecido NINO VIEIRA,o povo de saotomé ja nao esta a dormir ele que tenha cuidado podera estar a aranjar buraco para ser interado fui

    • Fijalatao

      24 de Julho de 2011 as 17:26

      Durante os trinta e seis anos, o povo de S.Tomé e Príncipe optou pela civilidade e aproximação ao outro por via de diálogo! Não é com as armas, mortes e outras formas macabras e desumanas que se resolve problemas entre irmãos!Esqueça essa comparação que desde já é incomparável. Pobres, mas sem violência.

      UM BEM HAJA O NOSSO POVO.

  46. Estrangeiro

    23 de Julho de 2011 as 11:54

    Nao percebo. Sera que em Sao Tome, so ha tres presidentes, que tem que se repitir? Primeiro minstro e filho de um presidente? Agora um antigo para ser o novo? E depois? Fradique de novo?

  47. Arnaldo cotú

    23 de Julho de 2011 as 11:55

    Vejo que ele ja tera dias contaos caso for eleito presidente da republica,vai ser cortejado ate bago do ovo ele que prepara nao penses que isso foi antigamente que estavas no poder cuidado e tanha muita atençao cuidado baga bo sa fogo

  48. Edjelson

    23 de Julho de 2011 as 12:01

    Não percebo o motivo do discurso do patrice. Ja estao em guerra tao cedo. Porque não aceitam um ao outro para ajudar o pais.??? O patrice acha que ele sozinho vai ajudar o pais??? Ele é chefe do governo, e é muito triste estar a velo nessas desavessas. Com tantos problemas que o pais enfrenta ele deveria estar a preocupar com os mesmos.

  49. Fulano de Tal

    23 de Julho de 2011 as 12:05

    Relativamente a divirgencia entre Patrice Trovoada e Manuel Pinto da Costa, gostaria de frizar o seguinte: em 1º lugar o Dr. Patrice Trovoada deve respeitar Dr. Manuel Pinto da Costa em 2º lugar se Pinto da Costa tiver que pedir conselhos a alguém não será certamente os antigos Presidentes da República por razões muito simples, os mesmo não têm moral para ninguém basta olhar para situação actual do País a maneira como deixaram STP o Estado Social a economia e etc.. em STP é um Caos autênttico “tá tipo salve -se quem puder “temos que acabar com o deixar andar das coisas a impunidade e etc… Por isso quero deixar um conselho ao Dr. Patrice Trovoada que tenha uma atitude de Humildade e responsabilidade e não arrogância saiba respeitar o lugar que ocupa neste momento.obrigado…

  50. Sr Lei

    23 de Julho de 2011 as 13:14

    No meio desta polémica toda, o que acho lamentável é que o nosso primeiro-ministro perdeu completamente a cabeça e a noção do politicamente correcto. Esperava dele mais um debate de ideias, das coisas que o pais ficara a ganhar se optar por votar no candidato do ADI.
    Isto de que garantira a estabilidade e deixara o governo trabalhar para mim não faz sentido. Na realidade, basta a oposição votar uma moção de censura contra o governo que “ele vai a vida”, porque não é maioritário. Por isso só haverá estabilidade se optarmos por um candidato com capacidade para desempenhar um papel de moderador nos muitos mais que prováveis conflitos entre os vários partidos políticos. E este candidato não é certamente mais “Um Patrice Trovoada”.

  51. santoespirito

    23 de Julho de 2011 as 13:25

    o maior problema de nos os seres humano, e de arranjar desculpa para os nossos erros,ao enves de assumi-los. o que o senhor PM deveria fazer,e precurar um bom entendimento com o futuro presidente de sao tome e principe,afim dos dois junto resolverem o problema de STP que vai de mal a pior.

    • Fijalatao

      24 de Julho de 2011 as 17:18

      Ele não tem tempo para isso! O que anda a fazer em vez de se preocupar com a matéria de concertar com o futuro presidente da república e toda a oposição o que poderiam fazer pelo país, anda a passear lá fora com o nome deste bom povo angariando algumas verbas para as suas contas bancárias que será a taça de exibição de poder económico nas campanhas eleitorais. Que sujeira está metido este povo!
      Há uma passagem bíblica que diz: O povo mau tem o governo que merece! Será que nós somos assim por isso o Patrice está a frente do nosso governo? Se assim for, então preparemos para mudarmos já o nosso carácter e a nossa maneira de pensar!

  52. santoespirito

    23 de Julho de 2011 as 13:58

    sera que os antigos presidentes foram exemplo de boa governacao, afim de PC pedir conselhos deles para continuar com o desenvolvimento de STP?????

    • Fijalatao

      24 de Julho de 2011 as 17:04

      Os dois último, Não!

  53. Lupunhé

    23 de Julho de 2011 as 14:38

    Se ainda não decidiste em quem votar, então responda a esta pergunta:
    Preferes viver num ambiente em que no teu país o 1º.Ministro possa executar até o fim todo o seu pojecto sem chatisses, ou preferes viver 3 anos de instabilidade provocada desentendimeno entre o 1º.Ministro e o Presidente??? Não é hora e vermos a competência de cada candidato. É hora de ajudarmos um deles a governar sem problemas até o fim(para o nosso próprio bem! E onde é que há poblema sabendo que dentro de 3 anitos “POVO PÕE – POVO TIRA”.

    • Fijalatao

      24 de Julho de 2011 as 17:01

      POVO PÕE, POVO TIRA é um dilema da própria democracia,nas democracias onde haja equilíbrios de viver ou seja onde todos vivem minimamente sem carências e promiscuidades!
      Não há democracia sem bem estar! Quem apregoa isto é a camada da sociedade que enriqueceu durante os 20 anos a custa da desgraça do povo e querem que esta democracia continue! Entende bem o que eu disse! A democracia com fome, miséria, promiscuidade, doença, desigualdades sociais etc, não é esta a nossa democracia, nem é do Dr. Manuel Pinto da Costa .
      A democracia em S.Tomé e Príncipe é uma farsa! Há que mudar este tipo de coisas. por isso no dia 07 escolha PINTO DA COSTA

    • Respostas

      25 de Julho de 2011 as 6:22

      Sr. Lupunhé
      Podemos estar “politicamente estável” nos movendo para frente (progresso), nos movendo para trás (retrocesso) ou em repouso (estagnados).
      Qual destas “estabilidades politica” se refere?
      Não está a propor uma estabilidade necessária para se poder recuperar as avultadas quantias gastas nas vésperas das eleições pois não?
      Ou daquelas em que o indivíduo (governo) poderá fazer o que lhe apetece, sem olhar os meios nem os fins, porque quem o devia controlar (presidente) é por ele controlado?
      Espero que estejas a pensar verdadeiramente no teu país e não em qualquer outra coisa.
      Bem-haja a todos.

      • Respostas

        25 de Julho de 2011 as 6:45

        Peço desculpas por começar com você e terminar com tu na forma de tratamento.
        Levando-me a correcção da penúltima frase para
        Espero que esteja a pensar verdadeiramente no seu país e não em qualquer outra coisa.

  54. kinder24

    23 de Julho de 2011 as 15:01

    isto parece novela

  55. lino

    23 de Julho de 2011 as 15:08

    meus amigos,…o patrice está bastante inseguro neste momento.
    Anda muito inquieto. Ele passou a campanha toda a dizer mal do pinto da costa….a picar o homem.
    Agora que o pinto está bem posicionado para vencer as eleições, o patrice aparece com conversa mole.
    O patrice não presta mesmo.!
    A bem dizer, ele aparece agora a insinuar ameças para o pinto.
    Da forma como aomo apresenta o seu discurso….nota-se intranquilidade e ameças…..
    o pinto vai ganhar.
    penso que o pinto vai fazer um bom mandato…ajudar a equilibrar as forças que se aprsentam antagónicas no nosso país há imenso tempo.
    força pinto.!

  56. leonel pinto

    23 de Julho de 2011 as 16:24

    Realmente o patrice está muito preocupado com a presença do Sr. Pinto da Costa. Ele já tem as suas funções k é governar e mais nada. Desde que tomou posse como primeiro ministro ainda não fez nada de especial para o país e para o povo. STP está cada a afundara-se, e nós os Santomenses estamos preocupados com o nosso futuro e dos nossos filhos e os netos. basta de mentiras e o sr. nunca para no país para se preocupar com estado do povo que está na miséria, e que miséria. qualquer dia vamos chegar ao ponto de alguns países com a do Somália, Sodão entre outros. Chega de instabilidade, o pais precisa de alguém que trabalhe arduamente, e não aqueles que só sabem mandar boca e fazer campanha suja. Chega, chega. Deixem Pinto da Costa em paz. Faz o k o sr. prometeu fazer pelo País e pelo povo.viva Pinto da Costa. VOTEM NO PINTO PORQUE É A NOSSA ESPRANÇA

  57. ednaidy

    23 de Julho de 2011 as 18:55

    O nosso primeiro ministro ao invéz de estar ai a preocupar com a campanha presidencial, deve é estar preocupado com as dificuldades que o nosso hospital central tem vivido, a nossa cidade esta cada vez pior,,, tax muito preocupado com o S. Manuel Pinto da Costa, preocupa-te lá com o nosso país, a começar com a saude, o desemprego,e muito mais tem ai muitos casos de estudantes que estão fora do país passando por muitas dificuldades,..

  58. Pedro Preto

    23 de Julho de 2011 as 19:21

    Da para perceber de que pelas movimentações do Patrício Trovoada o Dr. Manuel Pinto da Costa, fará a devida chamada de atenção a razão, ou seja é o único que pode conter e controlar o mesmo evitando assim que não haja deslocação do gabinete do primeiro-ministro para sua residência, portanto vamos todos VOTAR NO DR. M.P.C, impedindo deste modo que o Evaristo seja uma marioneta nas mão do Trovoada, para o seu próprio bem como cidadão.

  59. Pumbu fresquinho

    23 de Julho de 2011 as 19:56

    Carissimos compatriotas quero dizer-vos uma coisa: Todo esse bla-bla-bla dimagogico e sinico dos nossos governantes nos ultimos 21 anos me tem causado uma profunda depressao. Esses individuos nao tem feito mais nada que se nao desenvolver uma intriga baixa e mesquinha. Usam hipocritamente as palavras “DEMOCRACIA” e “ESTABILIDADE” para enganar o nosso povo. Se os governantes dos ultimos 20 anos sustentaram a “ESTABILIDADE” no pais entao eu diria que Pinto da Costa, no seu mandato, fizera muito mais e melhor. Que seja mais uma vea muito bem vindo, PR.!!!

    • Pumbu fresquinho

      23 de Julho de 2011 as 20:00

      Que seja mais uma vez muito bem vindo, senhor Pinto da Costa ao cargo de PR de STP.!!!

  60. pinto da costa

    23 de Julho de 2011 as 21:04

    pinto da costa é feio e mau. evaristo carvalho é bonito e bom.

  61. Filho das ilhas maravilhosas

    23 de Julho de 2011 as 21:38

    O sr. Primeiro ministro esta a passar um atestado de incompetência ao candidato que apoia. Quem é o adversário do Pinto da Costa afinal? O Candidato Evaristo de Carvalho não tem voz activa nesta campanha, tem sido o primeiro ministro a responder e a dar entrevista por ele. Gostaria de saber que tipo presidente teríamos caso o Evaristo de Carvalho vencesse as eleições. O povo precisa de um presidente capaz de se fazer ouvir e não de um mero subserviente o que neste momento o sr. Evaristo aparenta ser.

    • Fijalatao

      24 de Julho de 2011 as 16:47

      Meu caro filho das ilhas maravilhosas, faço das suas as minhas palavras, acrescentando o seguinte:
      Será que o povo de S.Tomé merece ter um presidente da república Gigolo? Claro que não! porque o Patrice Trovoada quer um presidente marioneta que obedecerá as suas ordens!
      Vejamos:
      O Patrice Trovoada tem no governo um secretário do 1º ministro ” Afonso Varela” , que governa enquanto ele passeia pelo mundo fora! Porque o Patrice Trovoada era o candidato natural do ADI às presidenciais; mas houve alguém que o alertou que a ambição era muita para tão pouco tempo! Então, o Patrice Trovoada escolhe o Evaristo para ser, caso ganhe as eleições o seu pau mandado! Agora é que o país andava nas lamas de amargura!

      Veja: porquê que o candidato Evaristo não responde? Ele não responde porque o mesmo não sabe o que está a fazer nestas andanças! Enfim, tirem este Patrice e Ambrósio Quaresma bem como Mário Bandeira da estrada que o povo quer passar!

      No dia 07 afastem o Patrice e Evaristo e outros para berma da estrada e deixem passar a caravana da mudança MANUEL PINTO DA COSTA.

  62. Elias dos Santos Costa

    24 de Julho de 2011 as 1:09

    Eu não estou convencido que a victória do Pinto da Costa represente estabilidade e progresso para o nosso país. Ora, analisemos alguns aspectos:

    1. Atendendo ao carácter da nossa Constituição da República, Pinto da Costa teria de aceitar ser um actor político com pouco espaço de decisão no ambito governativo. E em S. Tomé e Príncipe isso significa um limitado espaço de influencia política.

    2. A expectativa que actualmente se coloca em relação ao Pinto da Costa lhe vai forçar a criar a médio prazo uma nova força política, eventualmente composta de militantes do MLSTP, PCD, MDFM, do ADI, e de outros tantos pequenos partidos.

    3. S.Tomé e Príncipe é um país totalmente dependente da ajuda externa. Logo, a política externa a seguir será sem margem de dúvidas foco de tensão e discórdia entre Pinto da Costa e Patrice Trovoada. Pinto da Costa apoia o regresso da China enquanto o Patrice apoia a continuação de Taiwan.

    Pegando só nesses tres aspectos pode-se constatar que haverá de tudo, isto é, muita confusão, traições, chicana política e sobretudo instabilidade social e política. Já somos um país classificado entre os menos recomendados para se investir e a situação só irá piorar.

    Pinto da Costa nunca foi embaixador, deputado, ministro ou director de qualquer instituição pública. Não se lhe conhece experiencia como gestor de empresas. Só tem experiencia de presidente num regime presidencialista. Ele é conhecido como um homem que pouco estuda e aprofunda os dossiers e a idade que tem não lhe permitirá maior esforço nesse sentido.

    Portanto, se decidir portar-se bem, isto é respeitar a Constituição, dificilmente renovará o seu mandato. Porque a desilusao do povo será notável. Por isso, só lhe restará baralhar o quadro político e repitir a estratégia que Miguel Trovoada antes adoptara com a formação do ADI. Nada de novo nos espera. Simplesmente muita confusão, nenhuma reforma estrutural, sucessivas quedas de governos, desnorte e desnorte.

    Falando em queda do governo, estou convicto que basta o Pinto da Costa ordenar o fim das relaçoes politico-diplomáticas com Taiwan para que o Governo se demita provocando novas eleiçoes.

    Por outro lado, se Pinto da Costa hostilizar uma certa ala política do MLSTP, com o intuito de destruir o partido que contribuiu a fundar, a confusão vai reinar. O futuro presidente do MLSTP, digo futuro porque na minha opinião Aurélio Martins não tem espaço de manobra para continuar a liderar esse partido, poderá aliar-se ao PCD e também derrubar o Governo e provocar nova crise política, isto é, eleições.

    Existem muitas situações a analisar, mas a lição que eu tiro dessas eleições é que a sociedade santomense ainda não compreendeu que a união, a estabilidade, o respeito pela diferença e pelas Leis da República, o combate a corrupção, etc. são as únicas formas para se criar condições que viabilizem o desenvolvimento.

    É preciso inovar, dar espaço a mentes abertas, educadas e com cultura democrática. ESTOU CANSADO DO MESMO, ISTO É, DO NADA. CHEGA DE PASSADO.

  63. isento

    24 de Julho de 2011 as 8:49

    que vença o melhor

  64. união

    24 de Julho de 2011 as 9:09

    viva a democracia

  65. Arnaldo cotú

    24 de Julho de 2011 as 11:29

    Haver vamos

  66. dos santos 37

    24 de Julho de 2011 as 11:46

    Patricio Trovoada por acaso deu boa liçao ao Pinto se bem que ele vai ser eleito com maioria absoluta e vai conviver com Patricio Trovoada e bem os outros que ficam a laber sabão, tudo isso por ingratidão do Patricio Trovoada e arogancia se ele soubesse quais foram as pessoas que lhe deu victoria nas legislativa se bem que o dinheiro foi todo dele e procuraria essa mesmas pessoas ao menos um bom dia e nunca impor um candidato como fez o ADI voltava a ter um presidente para Santomenses tb tudo isso pk o Patricio queria ser candidato, agora Doutor Patricio se quer trabalhar e fazer valer autoridade do Estado manda vigiar o nosso aeroporto com entrada de toda bagagem dos chamados politicos sem vergonha da nossa terra . Obrigado

  67. Estudante

    24 de Julho de 2011 as 11:47

    Como chefe de governo deverias dar exemplo em vez de ta a perder tempo com politiquice deverias pensar em estrategicas solidas para melhorar a situaçao do povo santomense porque se tivermos a fazer um respropectiva ao passado o teu pai é muito pior do que Pinto por isso lembre bem porque quem tem telhado de vidro nao tira pedra no outro
    Trovada “oportunista “

  68. Estudante

    24 de Julho de 2011 as 11:50

    uma retrospectativa

  69. amor

    24 de Julho de 2011 as 12:35

    que haja paz,estabilidade, justiça e desenvolvimento no país.

  70. Edjelson

    24 de Julho de 2011 as 13:37

    Quais opinioes e conselhos que os antigos presidentes têm p dar ao MPC??? É claro que nenhum tem a moral de dar, sabendo que não fizeram nada p ajudar. Essas ideias do 1º ministro são apenas p haver desavessas com o Pinto.

  71. Fijalatao

    24 de Julho de 2011 as 16:05

    Com todo respeito que lhe mereço, lamento imenso a partidarização do jornal o parvo.
    outrora o jornal era mais alegre e mais apetitoso de ler. Mas actualmente eu não sei o que defende este jornal e o seu pseudo psicólogo Mário bandeira homem de tanta teoria e pouca prática! isto para perguntar ao Mário Bandeira porque não vem a S.Tomé viver um pouco Junto ao seu amigo A. Quaresma? Os vira casacas e partidários, em meu ver, nunca deveriam dirigir um Jornal!
    Tudo isto para dizer, o que tentou este jornal mostrar ao mundo e ao povo santomense com as fotos do Sr. Manuel Pinto da Costa dentro de um carro falando e cumprimentando um amigo seu; sei lá, folheando a sua carteira? Só aos mais ignorantes deste mundo pode crer na propaganda do Ambrósio Quaresma a favor do seu patrão Patrice Trovoada! Pois o que prova realmente de concreto aquelas fotos?…nada.
    O Pinto da Costa com esta denúncia de levantamentos de grandes somas de dinheiro no banco nacional, agitou e mexeu com muitos corruptos e lavadores de dinheiro! Então surge os defensores que vivem das migalhas destas sujidades criticando um e defendendo outro!
    Na política embora com a pobreza, homens de bem devem pautar-se pela imparcialidade, informação limpa e digna de ser apreciada por outros homens de bem! Este Jornal o parvo, já foi comprado pelo Patrice Trovoada e ADI, está visto!

    AO TELANOM, um bem haja e um tirar de chapéu ao seu director.

    Fazem política com clareza e finura e não com sujidade!

    Votem no Pinto porque os corruptos e agitadores e lavadores de dinheiro estão ameaçados!

    Não dêem ouvidos aos seus satélites; dêem ouvidos ao vosso coração e a vossa razão, escolhendo no dia 07 o mais certo para momento certo que é MANUEL PINTO DA COSTA

  72. Fijalatao

    24 de Julho de 2011 as 16:27

    O Patrice Trovoada e seu pai esquece que ele e o seu pai são os atrasadores do processo petróleo em S.Tomé e príncipe, estão por detrás da recepção de somas avultadas de dinheiro de Angola, Nigéria, Gabão e outros países limítrofes a nossa fronteira no sentido de não explorar o ouro negro porque fracassaria o fluxo petrolífero daqueles países!

    Não obstante a este facto, embora não são só eles metidos nesta sujeira “deixando o povo no limiar da pobreza”, o actual presidente da república sabe bem deste caso quando o seu antecessor ofereceu a sua subida ao poder em troca de 15% da exploração petrolífera para sí e sua família! Bem este último negou!
    Por isso, se o senhor Manuel Pinto da Costa exige que o tribunal investigue a origem de dinheiros fáceis nas campanhas eleitorais, como cidadão comum, está no su direito e em defesa de coisa pública1

    Razões que levam o Jornal o parvo a montar a sua vergonhosa fotomontagem para denegrir a pessoa de um homem pressuposto mau, mas que o próprio Ambrósio eo seu jornal não tem provas da sua participação em corrupção seja lá de que tipo fôr!
    Tenho pena deste Jornal e deste seu director que agora trabalha para Patrice e ADI.
    Deixem que o Manel vá ao poder para junto as instituições governamentais porem em prática a exploração do petróleo para bem do povo, acabando assim com a corrupção, luvas, lavagens, etc…

    Meus caros, nada é novo sobre a terra, mas em S.Tomé é demais!
    NÃO SE DEIXEM INTIMIDAR POR ESTES MEDÍOCRES DOS 20 ANOS!
    VOTEM NO DIA 07 NO NOSSO MANEL.

    MANEL É DO POVO, O POVO É DO MANEL.

  73. Mafili

    24 de Julho de 2011 as 20:05

    Ja estou farta de ouvir o senhor Patrice Trovoada a falar, o candidadt Evaristo de Carvalho não sabe falar?é m udo por acaso?
    Eu acho que náo, então não se deixe humilhar por eesse garoto mimado que pensa que STP é mais uma pista de carros onde ele pode brincar. Sejamos sérios.
    Caso Pinto da Costa vença em menos de um ano o Governo de Patrice Trovoada vai cair…assim ele vai saber o que é bom para tosse.
    E ele aconselha Pinto da Costa a pedir conselhos aos antigos Presidentes…acho bom que peça, porque um dos conselhos que Miguel Trovoada vai dar é: Demita o Primeiro Ministro…..como ele fez com 2 governos do PCD.
    E esta hein!!!!!!!!!!!1

    • Pumbu fresquinho

      25 de Julho de 2011 as 17:39

      … Aceito que melhor remedio para a tosse e Purgante!
      Muitos dos dirigentes actuais precisam disso para diminuir a hipocresia, corupcao, ma fe… Se comecam a temer Pinto desde ja acho que e muito bom sinal! Que venca MANUEL PINTO DA COSTA – O GRANDE!!!

  74. stepense

    24 de Julho de 2011 as 22:03

    esse trovadinha parece criança….credoooo homem….comecei a detestar esse homem agora..poxaaaa

  75. piá cu uê txilá

    24 de Julho de 2011 as 22:53

    Caros leitores,acabando de ler essas pategonicas e triste reflexão do prepotente Presidente do Partido ADI e actual Primeiro Minístro também do ADI porque do meus País de certeza que ele não é: deixou transparecer o seguinte:
    – Acho que ainda continua com raizes do regime único na acomulações de pastas, acho feio dizer que é o Primeiro Minístro e ainda Presidente do Partido, será que não confia nos seus menbros de forma eleger um presidente para o partido? que estatuto tem esse partido? sera que ele consegue cantar e assobiar ao mesmo tempo?
    ou se calhar é um canal de fortalecimento do partido ESTADO PARTIDO.
    – Cabo-Verde Angola Portugal não é um poder absoluto, mais pelo menos deveria-mos seguir os bons exemplos desses países,foram Paises que sempre nos apoiaram em troca de nada, e que pergunte ao seu Pai como foram sustentada as mordominhas dele e do senhor Pinto da costa?e a sua também como o filho que viveu tanto tempo fora a custa do dinheiro do povo ou o senhor tem uma memória muito curta e não sabe que o País sempre viveu de apoio externo? mais uma coisa quero lhe garantir os Árabes também não é poder absoluto,
    – o senhor anda muito inseguro porque prometeu muito trabalho no seu governo mais na verdade quando o senhor fechou a porta esqueceude pôr o rabinho de fora, e esperto é o seu Pai esta a ver tudo de fora porque bons exemplos ele nunca terá para dar a ninguem e não sei que é de bom que devemos compactuar com esa democracia será O PODER DE PAI PARA O FILHO, ACORRUPÇÃO, ROUBO,POBRESA,INJUSTIÇA O RELANCE DA PROSTUTUIÇÃO,FRONTEIRAS SEM CONTRLO, DESEMPREGO,etc
    Portanto para terminar quero salientar dizendo que não tenho nada contra o senhor Miguel Trovoa como pessoa, mais não vi nada de bom para o País nos dois mandato de sob tudo numa altura em que os poderes eram mais fortalecidos, mais como costumam a dizer que na terra de cego o burro é rei pois estamos perante um presidente da república que temos e um primeiro Minístro a desejar.
    E gostaria de deixar uma pergunta no ar quem é o Senhor Patriço Trovoada? onde estudou? o que fez ao País? onde trabalhou em S.Tomé? que contributo deu ao País, tenha atenção no que fala porque nenhum politico deste País está em condições de falar do outro, são todos do mesmo tacho…

  76. Mina Tela

    25 de Julho de 2011 as 8:22

    Sr- Primeiro ministro julgo que ha muito que fazer em vez de servir de portavoz do Evaristo Carvalho.Pense em acoes positivas de formas a melhorar a vida dos populacoes.
    Nao ha nada positivo que se pode tirar daqueles todos oportunistas pela qual fizeste mensao. Prepara-te que o Pinto sera o teu Presidente.
    Um bem haja para todos Santolas no pais e na diaspora fora.
    Fuiiiiiiiii

  77. Lucas

    25 de Julho de 2011 as 8:30

    Algum sabe me dizer qual é o nome do outro candidato que está concorrer com Pai Grande (Dr. Manuel Pinto da Costa)?

    • Vigilante

      25 de Julho de 2011 as 10:33

      O outro candidato chama-se pai pequeno.

  78. dote maduque

    25 de Julho de 2011 as 9:52

    No meu ponto de vista, acho que a frustração pelo poder tem levado o primeiro-ministro a perca de moral e ética governativa, como é obvio, a sua vontade nunca foi ser primeiro-ministro, mas sim presidente da república, ele já se deu conta que quatro anos é tempo suficiente para desgastar a sua imagem, e perder a possibilidade de candidatar a ao mais alto cargo da nação e ter êxitos, portanto, esta a provocar uma possível saída do governo, mas para isso, quer provocar turbulências com Manuel Pinto da Costa de forma que se no caso saia vencedor do embate do dia 7 de Agosto o demita, e proponha um governo de base alargada, ficará a espera para candidatar-se nas próximas presidenciais…
    Sabe-se o risco que coremos caso o Evaristo ganhe as eleições, pois, de forma camuflada estaríamos voltando ao mono-partidarismo (centralismo politico) …
    Para quê quer o sr. Patrice Trovoada tanto poder?
    Já tem a assembleia praticamente ao seu favor, faltando somente um deputado, que facilmente, pode ser comprado, é soo questão de mover os dólares, e ele sabe muito bem disso, tem a maquina governativa, porque razão planja ter também o cargo de presidente da república sob suas ordens????

  79. TPKJass

    25 de Julho de 2011 as 10:26

    Viva o Pai Grande.
    Abaixo o pai pequeno.
    Votemos todos no Pai Grande!

  80. Mário Fonseca

    25 de Julho de 2011 as 13:06

    Antes de mais gostaria de felicitar o Sr. Patrice pela brilhante resposta. Eu, sou daqueles que há apenas um ano não dava qualquer tostão pelo Sr. Patrice. Mas hoje, surpreendentemente vejo nele um político com grande futuro pela frente. Isto se o deixarem trabalhar e se souber tirar partido disto em benefício do povo santomense.

    • Edjelson

      26 de Julho de 2011 as 15:20

      Mário Fonseca, deixa-te tar calado ok. Pq o patrice n tem nd de bom p favorever a população.

    • Fijalatao

      27 de Julho de 2011 as 13:01

      O Patrice já abriu a mala grande que anda no carro e comprou mais um adepto!

  81. jojo

    25 de Julho de 2011 as 14:22

    O Patrice se esqueceu que o Povo estava farto de Rafael, e por não haver na época alternativa, o povo decidiu lhe dar voto de confiança. E se esqueceu que os que lá lhe puzeram, já se sentem cansado de tanta vergonha. Ele é uma pouca vergonha
    Que comprar tudo, compra jornalista, compra deputado, compra votos, compra coruptos, compra só desgraça para o nosso lindo País, por isso não lhe vamos dar a oportunidade de ser primeiro ministro e presidente, porque já basta de tantas asneiras impunes. fuiiiiiiiiii

    Vamos dar um voto de confiança em alguém que realmente possa representar STP no País e no exterior. Por isso no dia07/08/2011 votemos em massa em “Pinto DA Costa” VIVA PINTO DA COSTA

  82. Cobra Preta

    26 de Julho de 2011 as 11:25

    Pronto…. Quem ganhar é meu Presidente…
    ou melhor será nosso Presidente. Temos de aceitar isto. Seja qual for Pinto ou Evaristo.
    E será Pinto! Ponto final. Acabou história.
    Quer apostar! Cabeça de P.T.

  83. Sun Dótxi Béngue Lólaê

    26 de Julho de 2011 as 16:54

    Força Manuel Pinto da Costa, porque temos hoje um grupo de arroz pintado, com nariz empenado,que acham que são muito democratas, só vendo o que representa o Evaristo Carvalho, ele não parece ser um candidato, até que penso que é o Emery o candidato, que vergonha, isso sim tens que ainda aprender com o Miguel para quereres ser polivalente.Olhando bem a volta desta candidatura, ADI, é mesmo um partido de ditadura, aqueles que lá estão estão a aproveitarem, mas aonde está o Deus, nosso povo já pagou demais, trabalha Sr. Patrice e deixa de DEMAGOGIA COMO O SEU PAI.
    Hoje no Canta galo, os Ministros do PLANO E DESENVOLVIMENTO, DEFESA E ORDEM INTERNA e O Presidente em Comissão da A.N., andavam a mentir aos jovens, pregando a evangelização, maldizendo do PINTO DA COSTA, mas esqueceram que hoje está a se ver estes Ministros, como salvador da Pátria, isso é um desespero, acalmem-se, isso não é assim.
    Agostinho pare no gabinete e trabalhe, não te precipite, okei, arrumas que és …mas sim pareces um sacerdote,…
    Já reparaste?Há muitas pessoas humildes que estão a contribuir para também desenvolver este país.

  84. pires dos santos

    27 de Julho de 2011 as 6:51

    Pinto da costa, de 1975 a1983 sempre governou bem este pais. O problema surgiu com a falta de chuva em 1982, que no ano seguinte provocou a seca.
    Mais não foi por falta de aviso. O povo preguiçoso estava cansado de ser avisado para trabalhar a sua gleba : fazer horta , plantar matabala iame batata doce, e por ai fora. Ninguem ligou. Omeu falecido paizinho, nunca foi a favor da politica socialista , porém sempre plantou sempre cultivou , 1983 em nossa casa nunca faltou comida ,eu comia como um burro, eu comia pra 4 ou mais nunca fomos à bicha de pão famosa. O povo foi enganado pelo colono portugu^es e rainha de Inglaterra, forro habituou-se a não trabalhar. O resultado foi e tem sido catastrofico. Quem não trabalha so pode ser ladrão e invejoso porque tem se que comer, beber, e vestir. isto não cai do céu, a vida è sempre foi dura aqui na fronteira da Alemahna e a França o bra co trabalha como burro.

  85. sorriso STP

    27 de Julho de 2011 as 12:33

    eu lamento a atitudo do Senhor 1º ministro, uma vez que Ele é chefe do governo e deveria comportar-se como tal, portanto ele não deveria manifestar tanto os seus enteresses nas eleições da primeira volta como manifestou, vocês acreditam que o 1º ministro foi pessoalmente ao vigoso fazer a distribuição da boca de urna ao vivo na manhã do dia 17 de julho( dias das eleições presidênciais?,isto foi mto negativo para a sua imagem, não adienta negar pq existem testemunhas, isto tudo indica que o 1º ministro não tem personalidade nenhuma. eu não tenho nada contra si Sr. 1º ministro, mais contra os seus actos. o Sr. não tem a lição de moral para dar a ninguem.
    passar bem

  86. Salsicha

    29 de Julho de 2011 as 3:54

    O actual sistema político democrático não se coaduna com a prática de viciação da consciência do povo na escolha dos seus dirigentes através de distribuição de dinheiro ou outros bens materiais. Também não permite a apropriação ilícita de coisa pública, práticas introduzidas na sociedade santomense pelos sucessores de Pinto da Costa. Portanto, não me parece que a sugestão do sr. Primeiro Ministro Patrice Trovoada seja bem sucedida, porquanto induz que Pinto receba lições que lhe possa conduzir a ser predador insaciável dos bens e da consciência do povo como foram os seus sucessores.

  87. são-tomense não preconceituoso"Rosario ."

    30 de Julho de 2011 as 13:51

    Bem-vindo ao vencedor das próximas presidenciais.São-tomenses deixem de ser preconceituosos,egoistas,pessimistas,rancorosos e abram a mente. O mundo não está estagnado,pois as políticas ditatoriais ja não constituem ameaça a democracia. O ser humano tem que ser equilibrado,assumir uma postura perante o que nos rodeia,agindo de forma consciente,sensata,ter em conta os valores morais,a ética e valorizar a pessoa humana. Nessa fase importante da vida politica das nossas ilhas maravilhosas,um parecer,enterrem o passado ao avaliarem os candidatos sobreviventes pois ao chegarem a essa fase é porque os eleitores depositaram os seus votos de confiança em cada um desses candidatos. O que se pretende e se espera do proximo eleito é responsabilidade,alto sentido de estado,que elevem S.Tomé e Principe a um escalão notavel de credibilidade quer a nivel interno e externo. Alterar a situação social degradante em que se encontra o pais. É urgente a reposição de valores a sociedade, descongestionar a nossa capital,em conjunto,”nós podemos”sintonia entre a presidência e o executivo. A politica do passado já nao é aplicável. O homem não deve ser rotulado de imperfeito. O mundo actual está em alerta as mudanças e o sistema politico que temos nao permite loucuras nas decisoes. Mente aberta e um convite a reflexao:a epoca do partido unico nem tudo foi de deitar ao lixo.a epoca foi marcada por influencia do poderio externo mediante a sua doutrina. O candidato Pinto da Costa marcou uma uma geraçao,quer o”zé povinho” quer os politicos da nossa praça,mas desses politicos herdeiros continuam na vida politica activa e nao foram vitimas de lavagem cerebral imposto pelo lider do partido unico. Continuram a agir impunemente ,mediante a sua má consciencia pessoal. Os candidatos que temos sao frutos da mesma escola. Apelo que votem em consciencia,nao julguem a priori. Que os sao-tomenses conheçam dias melhores com esforço do governo e do presidente que vença a segunda volta. Mais trabalho, descongestionar a nossa capital e disciplina-la,erradicar a corrupçao,fazer com que os tribunais funcionem bem em todas instancias,a educaçao,saude,agricultura e pescas tenham uma atençao especial. Uma revisao urgente as concessoes de terras, atrair investidores capacitados internos e externos para os sectores de pesca e agricultura. Urgente retirar os grandes e os melhores pedaços de tera aos politicos e corruptos e disponibiliza-los a quem tem capacidade para invistir. Maior e eficiente fiscalizaça a coisa publica,melhor utilizaçao do fundo do petroleo ,direcionar o fundo aos sectores mais vukneraveis . Punis severamente os abusadores dos bens publicos. O desabafo nesta onda das presidenciais para apresentar dicas ao executivo e ao futuro presidente. Pensem no bem estar dos sao-tomenses quer interna e externamente. Um bem haja,que vença o melhor,o que poderá ser um bom arbitro para esse grande desafio que vem ai. Tirem STP DO FUNDO DO POÇO,

  88. Alberto Airosa de Carvalho

    1 de Agosto de 2011 as 10:50

    Caro Sr. Arnaldo Cotú,
    Aqui uso meu nome próprio e não alcunha ou pseudónimo e, por conhecimento de causa, interfiro no seu insólito comentário para lhe dizer que perdeu uma excelente oportunidade de se calar, ou melhor, de se abster de passar para o povo toda sua ignorância. Vou usar termos leves para que me possa entender.
    No dia 25 de Abril de 1974 eu me encontrava no liceu, quando nos apercebemos da notícia da queda do poder político em Portugal, que abriu caminho à independência da Guiné, de Angola, de Moçambique, de Cabo-Verde e São-Tomé e Príncipe. No dia 12 de Julho de 1975 eu estava na Praça da Independência gritando eufórico, como todos os filhos deste país, que tanto anseavam por aquele dia.
    A história é feita pelos cursos das vidas individuais, das sociedades, dos países e nações e do planeta.
    O Sr. tem que fazer parte de alguma coisa, por ser um Ser Humano. Viver em sociedade implica comprometer-se em ser Cidadão e não um “Revanchista” ou “Assassino” . Essas suas palavras podem ser interpretadas por ameaças e isso é CRIME.
    Os políticos têm que fazer política e isso se faz, cada um com seus argumentos e convicções. Ao povo cabe votar e escolher em que político acredita. Isso se chama DEMOCRACIA. Tente aprender isso e verá que tais ideias vão desaparecer de sua Cabeça Oca.
    Chegou a hora de mudar de PR, assim indica a nossa Constituição, vamos fazê-lo como manda a Lei. Que ganhe aquele escolhido pelo Povo. Que governe com o Povo, pelo Povo e para o Povo. Viva S.Tomé e Príncipe, Viva a Democracia.

  89. Alberto Airosa de Carvalho

    1 de Agosto de 2011 as 12:05

    Aos políticos de S.Tomé e Príncipe deixo meu apelo como contributo de um filho desse país:
    O mundo global em que vivemos hoje, exige muito esforço, dedicação e patriotismo, para levar avante uma política de democracia transparente onde cada cidadão tenha ou consiga contribuir na resolução dos complexos problemas de cada nação. É preciso ter coragem de encarar o povo, considerando que é pelo povo que cada um está na política. É preciso ter coragem e determinação para sair dos gabinetes e descer aos recantos ignorados e esquecidos desse país e sentir como pulsa o coração daqueles a quem se pediu em campanha que acreditasse no seu projecto político, a quem se prometeu melhorias das condições de vida, a quem se prometeu emprego, segurança saúde, água, energia eléctrica, escolas, enfim, aqueles que acreditaram às cegas.
    Temos exemplos vários, pelo mundo fora, dos efeitos nefastos de uma má governação. S.Tomé e Príncipe é um país pequeno, tem muita gente capaz, com formação bastante, para dirigir os destinos dessa nação. Unamos nossas forças, capacidades e competências para tirar nosso povo da pobreza, da ignorância, do obscurantismo e do sofrimento. Olhemos para o país como nossa casa. Um pai não consegue dormir descansado ao saber que seu filho não comeu nada durante o dia!!!!
    Vamos todos pôr a mão na consciência em cada decisão que tivermos que tomar, para que Deus Todo-Poderoso nos illumine e nos abençoe nessa dura tarefa que é Governar.
    Digamos basta aos erros do passado, ao egoísmo desenfreado, ao desinteresse pelo sofrimento dos nossos irmãos, a desordem, ao desleixo, ao deixa-andar e ao clientelismo.
    Vamos conquistar a nossa afirmação ao mundo, vamos usar todo o nosso saber para abrir as portas do Clube de Paris, do FMI, do BM, etc., para que eles analizem nossos programas de desenvolvimento sustentado e acreditem na nossa seriedade e determinação em tirar o nosso país dessa triste situação actual. Sejamos pragmáticos, ponhamos a vaidade de parte, unamos nossos esforços e conhecimentos, usemos nossas influências nacionais e internacionais para ver o nosso país ser falado e ouvido no contexto das nações. Somos um membro reconhecido das Nações Unidas. Não estamos sós no mundo. Somos membro regional de muitas organizações, temos boas relações com nossos vizinhos, saibamos ser pragmáticos e aproveitar tudo que nos faça sentir o orgulho de ser Santomense.
    Quando um Pai compra um fato novo…deve ao menos saber se o filho está em condições de o acompanhar aonde ele pretende ir, senão para quem será a vergonha???? Para o filho mal amanhado ou para o Pai????
    O Mundo fala de S.Tomé e Príncipe. Vamos fazer com que falem sempre bem. Vamos interiorizar a frase do símbolo de determinação de um filho de África Barack Obama, que gritou para todo o mundo: YES, WE CAN. E nós também podemos. Nós também conseguimos. Força filhos de S.Tomé e Príncipe. Força, Força e Força.

  90. Engenheiro( LISBOA)

    6 de Agosto de 2011 as 9:00

    Você, fala muito bem, Oh senhor SUÁSSUÁ PIRES! Mas só que você escreve com muitos erros ortográficos e erros de concordância.

    É UMA VERGONHA!!!!!!!!!

    Vai a Trindade e existe lá uma escola primária chamada de Manuel da Trindade Sousa Pontes e increve-se na 2ª classe e melhora a tua escrita, se faz favor! Eu até gosto ler os teus escritos mas, com tantos errrrros dá-me uma preguiiiiiçççççççaaaaaa!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo