Candidatura de Pinto da Costa gera consenso abrangente e ganha mais força

O terceiro e quarto candidatos mais votados na primeira volta das eleições presidenciais, nomeadamente Delfim Neves e Maria das Neves, já declararam apoio total a candidatura de Manuel Pinto da Costa, para a segunda volta das presidenciais. O MLSTP/PSD que apoiou Aurélio Martins, também já tomou a mesma posição.

Maria das Neves, a candidata que ficou no quarto lugar na primeira volta das eleições presidenciais de 17 de Julho, já orientou o sentido de voto. A candidatura de Pinto da Costa, oferece melhores garantias para o futuro do país. «Após termos sido recebidos em audiência pelos dois candidatos, pedimos algum tempo no sentido de nos permitir, reflectir com a equipa que nos apoiou, em toda esta campanha como vocês sabem, integram gente de todos os quadrantes políticos e da sociedade civil. Foi neste quadro de total transparência que convocamos uma reunião com toda a nossa equipa de colaboradores no sentido de lhes informar, sobre o teor da solicitação feita pelos candidatos bem como auscultar a opinião dos mesmos sobre a decisão mais consentânea a ser adoptada pela nossa candidatura», declarou Maria das Neves, no último fim-de-semana.

A decisão da candidatura de Maria das Neves, é clara, Pinto da Costa é o candidato que São Tomé e Príncipe precisa para ser Presidente da República. «Uma vez respeitados todos esses procedimentos básicos de uma equipa cumpre – nos solenemente informar o seguinte.

1- Que a nossa candidatura decidiu declarar apoio expresso a candidatura do doutor Manuel pinto da Costa,

2- Este apoio tem essencialmente por base o reconhecimento que o projecto de sociedade do candidato Manuel Pinto da Costa, apresenta várias componentes que devidamente desenvolvidas poderão impulsionar de forma mais decisiva o desenvolvimento de STP,

3 – Importa igualmente sublinhar que este apoio não tem qualquer tipo, de contra partida financeira,

Neste sentido foram dadas as indicações para que a candidatura de doutor Manuel Pinto da Costa, possa integrar livremente na sua estrutura de campanha os apoiantes da nossa candidatura», esclareceu Maria das Neves.

Por sua vez o MLSTP/PSD, que apoiou a candidatura de Aurélio Martins, reuniu a sua comissão política no último fim-de-semana, e decidiu reforçar o apoio ao candidato que está a gerar maior consenso a nível nacional. «A comissão politica do MLSTP/PSD, declara total apoio ao líder fundador do MLSTP/PSD, e candidato independente Doutor Manuel Pinto da Costa, a essas eleições presidências, na segunda volta a comissão do MLSTP/PSD, aproveita a oportunidade para exortar,  a todas as estruturas militantes e simpatizantes do MLSTP/PSD, a prestarem todo o apoio necessário,  ao candidato doutor Manuel Pinto da Costa», pontuou o secretário geral do MLSTP/PSD, Fernando Maquengo. Para ler o conteúdo integral do comunicado da Comissão Política do MLSTP/PSD – CLIQUE – Comunicado_CPMLSTP_presidenciais

Delfim Neves o terceiro candidato mais votado no escrutínio da primeira volta, também considera Pinto da Costa como candidato certo, para ser eleito Presidente da República no dia 7 de Agosto. A máquina de campanha de Delfim Neves, já estará no terreno em acção de sensibilização e informação dos seus apoiantes, para aposta total e inequívoca em Pinto da Costa, quando se dirigirem as urnas no dia 7 de Agosto.

Pinto da Costa candidato independente que na primeira volta, arrecadou mais de 35% dos votos expressos nas urnas, tendo sido o candidato mais votado, ganha mais apoios para a segunda volta das eleições a ser disputada no dia 7 de Agosto próximo.

Pinto da Costa tem como adversário o Presidente da Assembleia Nacional e Vice-Presidente do partido ADI, Evaristo de Carvalho, que conquistou pouco mais de 21% dos votos expressos nas urnas. Evaristo de Carvalho tem estado a sombra da campanha presidencial. Patrice Trovoada, Primeiro-ministro e Presidente da ADI, é o principal actor da campanha presidencial do partido, que em Agosto de 2010, ganhou as eleições legislativas.

Abel Veiga

  1. img
    Fome Munto Responder

    Afinal qual é o projecto apresentado pelo candidato Evaristo carvalho? O que orienta a sua candidatura? Porque é que o senhor Evaristo aparece pouco na sua campanha? Faço essas perguntas porque até então não entendi o porquê da sua candidatura. Como não se deve confiar num «desconhecido», sinto-me obrigado a votar sem pensar duas vezes no senhor Pinto da Costa. Viva S.Tomé e Príncipe.

    • img
      lupuye Responder

      Tens razao. Candidato que nao fala com o povo nao merece a nossa confianca. Este tem o seu portavoz que e o sr. primeiro ministro. Assim ja sabemos quem e que vai ser presidente POR ACUMULACAO se o sr. Evaristo ganhar essas eleicoes. Precisamos de um debate televisivo pra ouvir dos dois candidatos pra sabermos concretamente o que eles tem na pasta para Sao Tome e Principe.

      • img
        Ue beto Responder

        Tb gostaria de conhecer o projecto do senhor Pinto da costa, pq até agora n conheço o seu programa…

        • img
          adgo Responder

          pois, também eu desconheço o programa do dr. PC

        • img
          Fijalatao Responder

          O País se faz com opiniões de todos, aliás é o que estamos todos a fazer neste jornal telanon todos os dias.
          Dê a sua opinião quanto ao que acha que o Manel deveria contribuir para mudança de todo tipo de incómodo que estás a viver neste país, quem diz tu ,tua família e os santomenses em geral!
          E assim estás a contribuir para enriquecer as ideias do Manel.

          No dia 07 Vote No PINTO DA COSTA para o seu bem e o nosso bem estar.

    • img
      AGML Responder

      Evaristo Carvalho nao e candidato quem e o candidato e o Patricio Mais O Varela

      • img
        Ernestino Responder

        O Srº Evaristi de Carvalho é uma figura metafísica ,tem a proposta mas sim a continuidade a promoção da corrupção, por isso o povo tem que ter os olhos aberto não receber o dinheiro porta a porta porque isto só prejudica o povo Santomense que precisa de mudança.

    • img
      Rio de Ouro Responder

      O Evaristo não aparece e nem fala porque já tem as favas contadas. Ele já é 2ª figura de Estado e quando não estiver o PR estará ele. Porquê se incomodar ? É típico dos santomense, aliás, quem sai aos seus não degenera.

    • img
      Luisa Responder

      Sei o que é ditaduda em Democracia, muitos de nóa que vivem em países africanos sabemos, caso p povo de STP continue a votar mal, o Pinto será o nosso próximo ditador em Democracia.
      Num país sem um sistema de justiça que funcione será muito fácil reiplementar a ditadura.

      Das duas uma, ou será o fim doloroso da nossa cegueira ou teremos momentos trágicos como a Guiné-Bissau. Tenho a certeza que não serão momentos de Estabilidade e Crescimento que tanto necessitamos.

    • img
      Mãe Grande Contra Ditadura Responder

      Também pergunto qual é o projecto apresentado pelo Pinto da Costa? Nenhum, não vejo nada. Será que vai dar um Golpe de Estado para mudar o Governo, Assembleia e Constitituição?

      Será que não percebeu a função actual de um presidente ou está a enganar o povo?

      Fui…

    • img
      Mãe Grande Contra Ditadura Responder

      Votar no Pinto significa ser um povo sem memória, sem coragem de assumir o seu destido e olhar em frente. Votar num velho ditador de 75 anos com a ilusão da mudança será um erro crucial nunca visto num país que pretende crescer, nunca visto num país normal, somente nos mais desgraçados.

  2. img
    Floli Canido Responder

    Minha Gente…Cuidado com o Senhor Patrice Trovoada. O senhor Pinto não pode se acomodar com esses apoios. o factor banho fala muito alto no tão esperado dia. Muita atenção.

  3. img
    Malébobo Responder

    Cuido que tiro pode sair pela colatra

  4. img
    kua li tasondu Responder

    Concordo com o comentario do coro(A)FOME MUNTO! realmente nao entendemos nada alguem pode me explicar? O SENHOR EVARISTO CARVALHO nunca aparece em nada,nos tempo de antena kem fala e o SENHOR PATRICE TROVOADA, kualker ataque vindo de kualker candidato contra o SENHOR EVARISTO kem responde e o SENHOR PATRICE. o povo santomense podem ate serem burros! mais nao sao parvos! o SENHOR PATRICE anda a nos atirar com pedra e a nos dizer que e barro.SENHOR PATRICE FAZ ALGO PRA TERES RAZAO. forca povo da minha terra

  5. img
    Lucas Responder

    Dr.Manuel Pinto Da Costa sempre declarou que a sua candidatura é uma candidatura de consenso e com apoio de uma base alargada, independentemente do apoio partidário. Está comprovado. Só com muito dinheiro é q se pode ponderar um outro resultado se não a vitória do Dr.Manuel Pinto Da Costa no dia 7 de Agosto.

    • img
      adgo Responder

      Meu caro, basta fazer-mos uma leitura da história política de STP para conseguimos perspectivar o futuro promissor.Por isso, fica atento e tenha em atenção sobre aquilo que dizes. Abraços.

  6. img
    Nando Vaz (Roça Agostinho Neto) Responder

    Roça Agostinho Neto está com Pinto da Costa. Como jovem activista de cidadania activa e fundador da Ass. Cana Blabo apelo e exorto todos os moradores da Roça Agostinho Neto para votarem massivamente no nosso Glórioso( Nhó Pinto). Força Camarada Pinto da Costa, o futuro espera por nós, os santomenses e stp marecem!..

  7. img
    Nando Vaz (Roça Agostinho Neto) Responder

    Roça Agostinho Neto está com Pinto da Costa. Como jovem activista de cidadania activa e fundador da Ass. Cana Blabo apelo e exorto todos os moradores da Roça Agostinho Neto para votarem massivamente no nosso Glórioso( Nhó Pinto). Força Camarada Pinto da Costa, o futuro espera por nós, os santomenses e stp merecem!..

    • img
      bem... Responder

      hahahahah essa de “Nhó Pinto” foi boa, gostei. Viva Pinto da Costa

  8. img
    coacu maquita Responder

    tamdem vou com sigo queremosconsenso e paz entre stp somos todo primo, dia 7 Dr Manuel pinto da Costa 68% faça isso povo mostra lhe que o povo esta com sigo que traga minhoria para povo, vota som rancor povo abri vista

  9. img
    MÉN GAÍ Responder

    Após ter visto todo esse apoio ao candidato independente Manuel Pinto da Costa, é óbvio que não devemos pensar duas vezes. Candidato de consenso e alguém que oferece mais estabilidade para por a máquina deste país a funcionar. Felizmente, começo a ver os políticos pensarem no futuro do país e no amadurecimento da nossa democracia.

  10. img
    Bejunto Aguiar Responder

    “Este apoio tem essencialmente por base o reconhecimento que o projecto de sociedade do candidato Manuel Pinto da Costa, apresenta várias componentes que devidamente desenvolvidas poderão impulsionar de forma mais decisiva o desenvolvimento de STP”. Sendo assim cara Drª porque razão a senhora se candidatou? Porque razão não sacrificou as suas ideias ou ambições pessoais em detrimento de um candidato que apresenta melhor consenso e garantias de desenvolvimento como a senhora diz? Não podemos continuar neste estado de coisas em que temos 17 candidatos as eleições presidencial (4 do mesmo partido) que não se entendem e simplesmente porque o interesse pessoal é maior que todo o resto.

    O mais curioso de tudo é que o MLSTP entrou completamente fragmentado nessas eleições e MPC acabará por ser a individualidade que tirará o partido da miséria, ainda que indirectamente.

    Bejunto

    • img
      h silva Responder

      Mas axo ser melhor olharmos os conteúdos das mensagem antes de falarmos.Maria das Neves disse k esteve reunida com os 2(dois) candidatos a segunda volta,e optou por escolher pinto devido bla bla bla.certo?agora terias k a perguntar se o projeto dela era melhor.lol.”passado e presente gente”

  11. img
    Carlos Ceita Responder

    Esta segunda volta vai ser um passeio para o Dr Pinto da Costa. Com muita pena minha mas o Senhor Evaristo Carvalho que é uma pessoas de bem honra lhe seja feita mas não é adversário a altura de um animal político como é Pinto da Costa. Filinto Costa Alegre seria o candidato adversário mais difícil para Pinto da Costa mas a vontade popular assim determinou temos apenas que respeita.
    Mesmo assim quero ver os dois debatendo. So o nosso défice democrático justifica a ausência de debates nestas eleições.
    Abraços

    • img
      Bejunto Aguiar Responder

      Meu caro,

      Filinto Costa Alegre não seria o melhor candidato para defrontar Pinto Da Costa. Comparar os dois candidatos não faz sentido. Filinto perderia facilmente. Alias FCA não conseguiu atingir 5% dos votos. Tenho uma simpatia enorme pelo Filinto e sinceramente espero que ele se candidate nas proximas eleições. . Filinto é demasiado inteligente e destruiria o Pinto num debate directo. Mas Filinto tem que ser mais abrangente no seu discurso. Menos inteligente, mais ligado ao povo e usar outra linguagem. Os jovens podem dar um grande impulso as suas ambições mas o país não é feito apenas de jovens. A mensagem do Filinto não passou. Falta-lhe carisma e calculismo o tal “killer instinct”, populismo que o Pinto tem em abundancia.

  12. img
    Biboss Responder

    Muitas propostas,tantas promessas…hummmmmmmmm,prefiro esperar pra ver(como dizia Santo Tomé).

  13. img
    lino Responder

    pinto vai ganhar e o evaristo vai levar uma cabazada do caneco.!
    Tudo por culpa do paterice.
    Podemos dizer que quem é candidato é patrice.
    Ele é que se apresenta e fala, em vez do evaristo.
    Sendo assim, mas que raio de presidente iriamos ter?!!
    vamos votar todos no pinto da costa.
    Apelo ao sr.pinto da costa:
    Depois de ganhar, desta vez não nos deixe ficar mal.
    estamos consigo.
    vejo na fotografia senhoras contemporâneas suas ….senhoras quiça, da seua idade….vejo a motivação delas e alguma nostalgia.
    mas elas têm fome sr, pinto.
    Depois , não seja ingrato por favor.
    Faça alguma coisa por nós.
    Assim, em vez de o senhor vir a ser recordado como ditador….estará perpetuado nos nossos corações como salvavador.
    é o que esperamos de si sr. pinto.´
    Tem agora nova oportunidade.
    E não se pode falhar duas vezes.
    Acreditamos em si.
    Força.!

  14. img
    Jose Castro Responder

    Com o apoio de todos, incluse de corruptos refugiados em Imunidade Parlamentar e outros, estarei muito atento para ver a actuacao de Pinto da Costa, caso seja eleito presidente. Quero ver cumpridas todas as promessas eleitorais: combate cerrado a corrupcao e nada de troca de favores. Nao estarei aberto para ouvir, mais tarde, que afinal nada pode ser feito para acabar com a corrupcao e melhorar o estado das coisas em STP.
    A palavra de um verdadeiro estadista e para ser cumprida e nada de andar a enganar o povo, apenas, com o objecto de ser presidente

    • img
      jose luis costa Responder

      Meu amigo
      tens toda razao. como e que pinto da costa podera lutar contra a corrupcao tendo ao seu lado um dos maiores corruptos da nossa praca? refiro-me ao parlamentarmente imune.

  15. img
    JOSE TORRES Responder

    Agora ja sabem?
    Onde estao os poucos q so sabem atacar Pinto da Costa?
    O Povo esta contido Dr Manuel Pinto da Costa

  16. img
    Mário Fonseca Responder

    Não tarda muito estaremos todos a chorar! Espero que tenhamos motivos para sorrir daqui há uns anos! O grande problema de santomenses é que somos demasiados humildes. E com tanta pobreza corremos logo atrás de formosuras como cães para osso.

    • img
      bem... Responder

      Tu com certeza és cão, eu não! Eu sou do Pinto da Costa…

  17. img
    Ronny Lopes Responder

    concordo com Biboss”prefiro esperar pra ver(como dizia Santo Tomé”. meus irmãos tenhamos muito cuidado nesta 2ª volta, não acreditemos ki este país vai mudar em 5 anos, se não mudou em 35 anos só agora ki vai mudar em 5 anos… nem o Pinto nem o Evaristo vão mudar peste país, por isso pense bem antes de fazer a sua escolha…

  18. img
    Digno de Respeito Responder

    Sendo os candidatos Evaristo de Carvalho versus Pinto da Costa, entendo que o momento é de debate frente-a-frente para que a sociedade possa sentir-me mais clarificada das ideias sócio-políticas e económicas que os dois oferecem ao País.

    Acho que os Orgãos de Comunicação social devem ter profissionais à altura de criar momentos de impacto social à Nação. Parece-me mais favoritismos, bajulações, afinidades relacionais mais do que aquilo que o País realmente precisa. O certo é que quem mais ordena é povo. Mas, esse mesmo Povo parece adormecido entre sobras da bananeira deixando que os outros decidam por ele. É bom que se dê oportunidade às pessoas conhecer as ideias claras entre os candidatos sem mágoas nem rancor mas sim do pragmatismo, realismo sem demagogia, transparência e reverência.

  19. img
    Lucileide Lima ( GIBELA) Responder

    Vamos Pai Grande, soma e segue. estou contigo. Mantenha a mesma humildadde e fimeza de um lider moderno. Força Pai

  20. img
    4ever Responder

    Muito sinceramente sou um apoiante nato do Dr. Manuel Pinto da Costa, se eu tivesse que votar 20* votaria sempre e sempre nele, pois é o único que vejo com cabedal para governar STP. Em contrapartida tenho algum receio do que poderá vir acontecer depois do dia 7, pois algo me diz que o primeiro ministro e o futuro presidente não se vão dar bem, mas tenhamos fé, depois do dia 7 /8 espero que o 1º ministro juntamente com o futuro presidente Dr. Manuel Pinto da Costa trabalhem pensando em São Tomé e Príncipe e não na Família Pinto ou na Família Trovoada.
    Havemos de ver um São Tomé e Príncipe melhor.

    Saudações a todos Santomenses!

  21. img
    ipé pôco Responder

    O senhor Evaristo se fosse patriota, já devia deixar de ser pau mandado do Sr. Patrice Trovoada. O homenzinho tem medo e só passou tempo das campanhas a esconder atrás d o Patrice que só sabe politiquices,FORÇA PINTO UNE A FAMÌLIA SANTOMENSE.

  22. img
    Mafili Responder

    Todos estão a dar o seu apoio ao Dr Manuel Pinto da Costa…..cada um sabe das suas razões.
    Realmente ele tem tudo para ganhar…maas minha gente muito cuidado com Patrice Trovoada…….abram os olhos…….

  23. img
    helder leitão Responder

    Com serteza não temos grande opção,até empobrecemos nos candidatos,depois de tanta barbaridade nos ultimos anos,não conseguimos ter um lider com o apoio do povo para mudar o nosso destino e forçosamente temos que recorer a um reformado de ideias e não só…

  24. img
    Optimista Responder

    Niguem e’ perfeito/a!
    Se sabemos o que queremos entao teremos que ir la buscar!
    Nao tenham medo! O futuro de STP e destino desse povo depende de boa governacao e boa gestao da riqueza do povo. STP nao pertence apenas a um grupinho de elite, estrangeiros, e corruptos. STP pertence a todos os Santomenses bem como a riqueza dessa terra!

  25. img
    Francisca Cara Linda Responder

    Chegou a Hora de Um Tempo Novo Para Todos.
    Chegou a Hora do PM tomar juízo e começar a trabalhar.

  26. img
    Joscon Responder

    Tendo em conta o cenário político que se avizinha, tenho quase a certeza que a eleição do putativo candidato Sr. Manuel Pinto de Costa se confirme nas urnas com votos expressivos. Muitos dos leitores e colaboradores do nosso jornal e fórum, vaticinaram a morte prematura do putativo candidato. Esta eleição não é um plebiscito, requer uma inteligência profunda e uma análise exaustiva das causas sociais e políticas que abalam o povo São-tomense. Aliás, pode-se constatar, que o sobressalto já se verifica.

    Alguns detractores da verdade, os corruptos, os corruptores, os mandriões, estão inquietos e, sentem-se ameaçados, pois o período de regabofe e da inércia está prestes a terminar. Espero ter em breve, um estado forte e organizado, onde cada um dos cidadãos do país, sabiam de antemão qual o seu papel dentro da sociedade. Sentimos que o país estava a saque, a desordem era total e, não havia rei nem roque.

    Os desmandos, as arbitrariedades, a ganância e a irresponsabilidade têm os seus dias contados. Penso de forma séria de que a eleição de Pinto da Costa é urgente e necessária, de modo em que a autoridade do ESTADO se faça sentir. Não podemos viver em caos de forma infinita. O velho leão vai regressar em força com a sua juba mais fortalecida. Espero bons ventos e uma boa presidência do Sr. Pinto da Costa mais magnânimo.

  27. img
    Militante muito Zangado Responder

    Ou Patrice deixa o candidato do meu ADI tomar a redia da campanha e começar a falar para povo ou então vou ser obrigado a votar no Pinto da Costa. Patrice assim não pode ser, Evaristo é homem grande deve ter direito a palavra e dizer qualquer coisa para povo ouvir o nosso partido está a ficar muito mal visto com esse tipo de atitude de senhor Patrice, deixa homem falar o homem tem cabelo branco e tam sabedoria deixa lo dizer algo….

  28. img
    jojo Responder

    Concordo Plenamente com o Mafili

    Muito cuidado com Patrice

    1. Ele pode mandar apagar as luzes no dia 07/08/2011 para anular muitos votos de Pinto da Costa

    2. Ele pode tentar comprar o pessoal da mesa de votação para fazer trampa, mas ele apenas vai gastar dinheiro, porque nem milhões paga o resto das nossas vidas e dos nossos filhos.

    3. Ele pode enfeitiçar os eleitores com as maelices da subregião da africa central

    Mas o que ele não pode nunca comprar é a vontade do Povo Santomense em Por o Pinto da Costa á em Cima (NOSSO PRESIDENTE)

    Porque Todos nós queremos Pinto como Presidente.

    Só nos falta saber que percentagem cada um vai conseguir

    Fuiiiii

  29. img
    Mak Responder

    Todos os que estao a apoiar Pinto teem rabo na estrada. Estao com medo de Patricio. Ele é podereso . Um so homem esta a enfrentar os tubarões. Agora o pai grande é Patricio. è preciso ir buscar ajuda para derubar o gigante PATRICIO. Cuidodo com supresas.Pelos menos tenho no meu controlo 5000 votos para EVARISTO. A magua que tenho de Pinto é como nódua abacate. Ele assacinou STP. E não merece meu perdão. Se vou Presidente será de todos nós. Mas eu nunca serei seu adpto. MAU.,MALVADO..

    • img
      Edjelson Responder

      Entao parabens p ti. Se não es adepto dele é mt bom. Mas se calhar de 0 à 100, 80% votara no pinto da costa. Se não votares nele o problema ja é teu. Muitos dizem que preferem pessoas novas p o cargo, mas esquecem que n ha pessoas adequadas p exercer o mxm cargo. Qd foram as legislativas eu e mts ouvimos o mxm: Precisamos de pessoas novas p o cargo. Agora estao a chorar e a reclamar por causa da pessoa nova que vocês colocaram. Abrem os olhos isso sim. Fizeram de tudo p colocar o patrice no poder, ag estao tds a lamentar. Os neurônios não sao p ocupar espaço na massa cerebral mas sim para ajudar a pensar um pouco.

  30. img
    S.Antonio Responder

    Vamos ver nem , nem outro serve para comandar esse país , mais agora temos que aguentar com eles já deviam estar aposentados. Precisamos de sangue novo, novas ideias para melhoria do nosso país. Viva Stomé e Principe

  31. img
    S.Antonio Responder

    nem um nem o outro

  32. img
    Mendes Rosario Cabral Responder

    A Maior frustração para os jovens de São tome e Principe é ter outra vez Pinto da Costa como presidente, sem poder de fazer nada em prol da juventude. Depois vamos ver. Se ele ganhar, divido que ganhe, é muito arrogante, ja fala como dono do País, estamos no outro tempo.

    • img
      bem... Responder

      Eu acho que não deves estar muito bem, ou seja, deves estar com febre da DERROTA anunciada … Frustração para jovem? De que juventude estas a falar? Porque se for juventude são-tomense, que votou em massa para o Pinto (Pai Grande), observam nele a nossa Salvação Nacional. Sabe qual seria a verdadeira frustração para os jovens são-tomenses? É entregar GOVERNO, ASSEMBLÉIA E A PRESINDECIA DA REPUBLIA ao senhor malandro do Patrice Trovoada, para que possa transformar o nosso país em regime único. Isso nunca, mais nunca mesmo… Porque a juventude não vai aceitar, vamos lugar até a ultima gota de suor, porque aí sim, será frustração geral.

    • img
      l Responder

      Va trabalhar!
      No tempo do Pinto havia bolsas de estudo para todo canto do mundo e nao havia jovens viciados em drogas, havia peixaria por todo pais, havia hospitais em todas as rocas, havia transporte publicos e nao havia motoqueiros que estao a matar muitas pessoas, a saude era gratis, mandou construir bateloes nos anos 80, havia barcos de pesca, havia pioneiro da revolucao munidos de moral e nocao de patriotismo.E por isso que hoje temos muitos quadros formados na era do Pinto a dar no duro no pais.
      Viva Pinto (Pai Grande).

      • img
        Zeca Gonzaga Responder

        Estou a ver que nao conheceu a realidade de STP durante a presidencia de Pinto. Ele arruinou a economia do pais. Nacionalizou as rocas sem estrategia nenhuma, as melhores bolsas eram para os filhos dos seus aliados. As bolsas reservadas a maioria dos alunos vinham dos parceiros politicos(Cuba e Uniao Sovietica-Russia) e nao eram sequer o resultado da sua propria inciativa. Ele nao construiu hospital nenhum, os que existiam ja la estavam. Informe-se melhor.

        • img
          Ilda Marreiro Responder

          deixm de falar a toa e vao trabalhar destruiram todas as rocas e os hospitais que la estavam.nao foi por causa da nacionalizacao .pais como Cuba e antiga uniao sovietica nao

          • img
            Ilda Marreiro

            pais como cuba e uniao sovietica nao eram paises?
            pelos vistos formaram bons quadro em sao tome nestes paises
            voces falam e a toa ignorantes
            deviam mais e pensar em trabalhar para reconstrucao do teu pais

          • img
            Ilda Marreiro

            nas rocas em sao tome ate anos 90 havia de tudo escola primaria hospital bem como cantinas onde a populacao adquiriam bens essenciais.por outro lado cada hospitais nas rocas havia um medico nacional ou cubanos e eram bons medicos.Foi nacionalizacao que distruiu? ou foram os burros que andaram a repartir as rocas para os preguicosos?e tudo esta la abandonado

      • img
        Ilda Marreiro Responder

        e hoje nao existe pioneiros mas sim meninos de rua prostituicao coisa que nunca se ouviu antes em sao tome ,falta de respeito.
        em vez de verem isto so andam ai a falar a toa preguicosos

    • img
      Edjelson Responder

      Se calhar n es um jovem ativo na sociedade. Tens de conhecer melhor o teu pais e as pessoas q la habitam. Qd falas em jovens acho que tas a referir a ti e algums amiguinhos teus. Há pessoas a comentarem ca que n sabem o verdadeiro sentido das coisas. Falam atoa.

  33. img
    MALABOIA Responder

    força pinto

  34. img
    Jorge Espirito Santo Responder

    O Pinto ja andar a cantar de galo antes mesmo de ser eleito. Espero que o povo acorde a tempo e perceba que Pinto nao tem capacidade para alterar nada em STP e lhe de um cartao vermelho no dia das eleicoes para que ele regresse novamente para a caverna onde andava refugiado durante mais de 20 anos.

    • img
      LL Responder

      Será mesmo sr.oJorge!Acho que o senhor ta redondamente mal enganado. O povo ñ só já abriu os olhos como também já decidiu acerca do proximo PR.Aí sim averá o ranger dos dentes…força Pai Grande,és a solução dos nossos maiores problemas,pois ñ é em vão que saiste da caverna.

  35. img
    pantufas Responder

    Será que não há mesmo contrapartida para o Delfim e Maria?eu duvido.

  36. img
    sem stress Responder

    fui um dos denfesores de Delfim Neves
    mas nesta segunda volta, apostarei no Dr. Manuel Pinto da Costa, não porque o meu candidato o apoia, mas sim pela coesão nacional, vejamos, o outro candidato Evaristo Carvalho, praticamente não tem a liberdade de expressão sobre os seus motivos da candidatura, é sempre tapado pelo primeiro ministro Dr. Patrice Trovoada, sinto que o primeiro ministro tem a seguinte frase na sua mente; “Quem não sente a ânsia de ser mais, não chegará a ser nada”, se estou errado peço desculpa, mas não podemos deixar que o rico País fique em uma só mão. Por isso, apelo a outros indecisos, votem no Pinto da Costa, para a Disciplina, igualdade e consolidação da nossa Democracia.

    Hness
    Sem Stress

    • img
      Ande Santos Responder

      Entao nao sabes que o Evaristo Carvalho concorre para garantir estabilidade politica/governativa do Pais? O que queres que ele diga mais? Quem te garante que o Pais se mantera tranquilo, como tem estado ate agora, caso o Pinto assuma a Presidencia? O que Pinto vai fazer com todos os que tem manifestado apoio, nesta fase das eleicoes, quando o podiam ter feito antes, nao entrando na corrida? Todos querem apoiar o Pinto porque pensam que ele vai ganhar e querem ganhar simpatia para tirarem proveito. Esta gente esta toda cheia de manha e gostam de tirar proveito em quem tem o poder.Continuem na vossa e mais tarde nao se arrependam,

  37. img
    Biboss Responder

    OK,estamos a apoiar o Pinto da Costa como Candidato certo para assumir a presidencia do País,é bom também que da mesma forma unirmos as nossas forças para desta vez levarmos o nosso País avante,ao progresso,porque o desenvolvimento do nosso País depende tb do contributo que cada um de nós der, mesmo na diaspora.Obrigado a todos Compatriotas.

  38. img
    Mendes Rosario Cabral Responder

    Delfim embaixador em Portugal ou Taiwan.
    Maria Esta quer fugir da justiça.
    Pinto não vai ganhar as eleições!!!
    Era uma vez Pinto da COsta, a Quem interessa Pinto da COsta, a velha guarda empobrecida do Partido unico, sentindo o cheiro do petroleo, pensa que vai conseguir.
    Os tais que o sistema ja deixou por terra, vêm no Pinto da Costa uma restia de esperança.

  39. img
    Mendes Rosario Cabral Responder

    A ser verdade que foram dirigentes do PAIGC a orquestrar a liquidação [e, segundo Neves, também autores materiais] de Amílcar Cabral, quem ganhou com o seu desaparecimento físico? Aristides Pereira substituiu-o na liderança e, com a independência, tornou-se no primeiro Presidente da República de Cabo Verde; Pedro Pires foi, durante mais de 15 anos, primeiro-ministro de uma ditadura de partido único que usou mão de ferro para obstar a qualquer resquício de indignação ou revolta. Foram eles que ganharam! Mas teriam estado por detrás das “intrigas”, movidos pela tal “sede de poder” de que falava Neves? Só o Presidente do PAICV poderá esclarecer. E é precisamente por causa disso – até por todos terem o direito ao bom nome – que o primeiro-ministro deveria esclarecer o que quis dizer. Sabe ou não quem matou Amílcar Cabral? Parece ser isso a única coisa que querem os cabo-verdianos, que prevemos querer a comunidade internacional, e que exige a memória de Cabral!
    “Em nada se pode escolher Pinto da Costa”

  40. img
    Mendes Rosario Cabral Responder

    Evaristo Carvalho não matou nem torturou ninguém.
    Somos contra o crime de sangue.

  41. img
    Patriota Responder

    De facto só temos um candidato oficial a presidencia da republica neste momento, porque o outro candidato não está no bolitim do voto, é o PM. Agora a minha pergunta é: Si a TVS promovesse um debate (duvido que o faça) entre os 2 “candidatos”, quem iria ao debate com o Pinto da Costa? Ervaristo ou Patrice?
    Acho que isso é lamentavel, não sei como é que o Sr. Ervaristo com a idade que tem se presta a este papel. Todos sabemos que o Sr. Ervaristo nunca quis ser candidato as Presidenciais e que foi “convencido” pelo presidente do ADI, mas parece ter sido obrigado e não convencido.
    O Homem não consegue falar, não consegue formar ideia, não acredita no que está falando, por isso o PM teve que tomar a frente da campanha.
    E se o Ervaristo fôr eleito, quem vai estar a frente da presidencia?…
    A Resposta é simples e todos nós sabemos
    Depende de nós o futuro de STP, façamos a escolha certa, sem fanatismo, sem rancôr
    Viva STP
    Viva os Santomenses

  42. img
    presidenciaistp2011 Responder

    1960 Setembro. Um grupo de são-tomenses constitui no Gana, o Comité de Libertação de São Tomé e Príncipe (CLSTP).
    1972 Fundação do MLSTP
    1974 24 de Julho. Greve Geral
    1975 Independência de São Tomé e Príncipe
    Pinto da Costa é eleito presidente da República.
    É estabelecido um regime de partido único, de orientação marxista
    Setembro.Nacionalização das terras e da maioria das actividades económicas.
    Cerca de 4000 portugueses regressam a Portugal
    1977 Perseguições políticas. Tentativa de golpe de estado.
    1978 Setembro. Loreno Mata (Preso político) é assassinado na prisão.
    1979 Pinto da Costa afirma que São Tomé está em riscos de ser invadido e apela à intervenção da ONU e OUA.
    Miguel Trovoada (Primeiro Ministro desde 1975) é demitido e preso.
    Revolta na Ilha do Príncipe contra o governo. Aumenta o número de presos políticos.
    1980 A balança de pagamentos da nova república é negativa e o Orçamento Geral do Estado deficitário. Agravam-se os problemas económicos.
    O Governo de Angola envia para São Tomé um contigente de 3000 mil homens. Chegam às ilhas também alguns conselheiros da ex-União Soviética e de Cuba.
    O Governo da Guiné-Bissau envia também tropas que permanecem na Ilha alguns meses.
    1981 Miguel Trovoada é libertado, devido a pressões internacionais.
    1985 O Governo efectua algumas privatizações

    1988 8 de Março. Tentativa de invasão da cidade de São Tomé por mercenários comandados por Afonso dos Santos, lider do FRNDT-R (sediado nos Camarões).
    1990 Setembro. Nova Constituição
    Maio. Regresso de Miguel Trovoada depois de 9 anos de exilio em Paris.
    O MLSTP muda de orientação ideológica, abandona o marxismo e adere ao reformismo, passando a denominar-se Partido Social Democráta.
    1991 Janeiro. Eleições multipartidárias, ganhas pelo PCD-GR.
    Março. Miguel Trovoada é eleito presidente da República.
    1994 Outubro. Eleições legislativas antecipadas que são ganhas pelo MLSTP/PSD.
    1995 15 de Agosto. Tentativa de Golpe de Estado.

  43. img
    Lucas Responder

    Vc gosta do Dr. Manuel Pinto da Costa enquanto Candidato a Presidente de STP ?

  44. img
    paulo Responder

    É pena que em STP as pessoas não tenham o decirnimento de fazer uma avaliação do melhor candidato a ser votado, é uma suicidio votar em Pinto da Costa para presidente, a maior parte não consegue fazer uma avaliação e vai na onda dos outros e os que conseguem só querem mamar de novo a custas do Pinto, espero que o povo sofra muito para aprender a votar no melhor candidato!

  45. img
    bem... Responder

    Caro Paulo,
    Para ti quem é melhor candidato? O Evaristo? Que nem se quer tem idéias próprias. É isso que tu queres para o teu País? Prefiro o Pinto porque tem um projecto forte para a nossa terra, porque dizem que cometeu erros, naturalmente, saberá repará-los. Estou farto de marinheiros de Primeira Viagem a dirigirem a minha Terra, e mais grave ainda…, marionete do Primeiro Ministro que só sabe saber do seu bolso.

  46. img
    Paulo Responder

    Caro “Bem” que o Pinto da Costa tem ideias próprias isso não tenho duvidas, até pq foi possivel observar durante os 15 anos em que esteve no poder e nos 20 anos que esteve fora do poder as suas idéias, o contributo que deu a STP nesses dois momentos foi sem duvida de grande importancia, os resultados estao a vista, só não vê quem não quer! vc fala tb que o Pinto da Costa tem um projeto forte para implementar em STP, agora ti pergunto, como alguem que mal sabe fazer um discurso pode montar um projeto, errar é humano e não podemos crucificar, mais não ter capacidades é outra coisa bem diferente, ter má indulé tb é outra coisa bem diferente, prefiro mil vezes o Evaristo que é um homem de paz, do que o Pinto que já mostrou a sua faceta!

  47. img
    maiker Responder

    o Evaristo é um pau mandado.
    Viva o Pintp

  48. img
    maiker Responder

    viva o pinto.Pai grande

  49. img
    amor Responder

    com o duque de pau, o evaristo de carvalho irá ganhar as eleições no dia 7 de agosto.

  50. img
    Gui Responder

    Esse cota gosta mesmo de ser presidente. Ja esteve la eu ainda nem era nascido, ja quis voltar em duas ocasioes, levou porrada mas mesmo assim insiste. O cota tem saudades das modormias, da passarela vermelha, dos banquetes oficiais com o dinheiro dos contribuintes, das viagens de borla em nome do estado. Esse cota gosta mesmo de ser presidente. Quer acabar os dias do seu reumatismo na cadeira da presidencia. Esse cota gosta mesmo de ser presidente. Que vergonha para um pais que nao conseguiu produzir alternativas mais jovens e modernas para ser presidente. Esse cota se acha mesmo o salvador da patria. Sem ele reina o caos. Que povinho tao atrasadinho que vai levar esse cota a voltar a ser presidente. Esse cota galo velho disfarcado de pinto gosta mesmo de ser presidente!

Deixe um comentario

*