Comandante Geral da Polícia Nacional rejeita críticas da população de Milagrosa

O Intendente Roldão Boa Morte(na foto), diz que a intervenção da polícia em Milagrosa desde as eleições de 17 de Julho, não é contra a população. Segundo Roldão Boa Morte, a polícia apenas pretende deter 3 indivíduos que alegadamente desacataram a autoridade.

O Comandante Geral da Polícia considera as ofensivas da polícia em Milagrosa, como demonstração clara da necessidade de reposição da autoridade do Estado, face ao desacato a ordem da polícia, por parte de 3 jovens que residem na roça. «A situação não tem nada a ver com a população de Milagrosa. Há um grupo de indivíduos encabeçado pelos senhores Nilton, Mano, e Hélder, que fizeram barricada no dia 16, véspera das eleições. A polícia tomando conhecimento da situação, dirigiu-se ao local e retirou a barricada. No entanto esses 3 jovens, ameaçaram a polícia com machim», afirmou o intendente Roldão Boa Morte.

O Chefe da Polícia de São Tomé e Príncipe, acrescentou que no dia das eleições, apesar do boicote pelo menos 3 cidadãos exerceram direito de voto. «Os três são elementos das forças de defesa e segurança que residem no local. As outras pessoas foram intimidadas a não votar», frisou.

Segundo Roldão Boa Morte, no mesmo dia das eleições, o jovem de nome Nilton agrediu uma senhora com machim. Ferimentos cuja sutura provocou 17 pontos. «Nessas circunstâncias como autoridade tínhamos que tomar posição», precisou.

A polícia nacional, diz que os 3 Jovens persistirem nas ameaças. «Segundo informações que recebemos do local, esses senhores disseram que se a polícia entrasse em Milagrosa, iriam envenenar a água que sai da captação de Milagrosa e que abastece a cidade da Trindade. Isso é grave, uma vez que se o fizerem porão em causa a vida de muita gente», sublinhou. .

Depois de várias operações fracassadas para deter os 3 jovens, porque segundo o comandante geral da polícia, ausentaram-se de Milagrosa, esta segunda feira, o corpo de intervenção da polícia regressou a Milagrosa por volta das 17 horas. « Ontem (segunda – feira), soubemos que eles regressaram a Milagrosa, e que o senhor Nilton correu atrás de pessoas com machim para agredir. Assim mandamos agentes para Milagrosa por volta das 17 horas e eles fugiram», explicou.

Mais uma operação fracassada, o corpo de intervenção da Polícia Nacional, com a sigla GIS, regressou a Milagrosa na madrugada de terça – feira. «Montamos uma operação e não encontramos o senhor Nilton em casa», pontuou.

A população de Milagrosa diz que o medo tomou conta da roça, por causa dos disparos de AK-47, feitos pelo corpo de intervenção da polícia. O Comandante Geral desmente. «A questão de tiroteio não corresponde a verdade, porque tenho informações dos nossos agentes, e mesmo do comandante do distrito de Mé-Zochi de que não houve tiroteio», defendeu.

No entanto Roldão Boa Morte, reforçou a determinação da Polícia Nacional em repor a autoridade do Estado. «É bom que fique claro que a autoridade do Estado, é para ser reposta. Quando eles desacatam as ordens da polícia é ilegal. Na segunda-feira dia 18, levamos uma notificação para esses senhores, e eles disseram que não vêm e não vieram. Num país onde há leis, não se pode admitir uma coisa dessa», concluiu.

Abel Veiga

  1. img
    Mako Responder

    Tem razao, os indiciplinados sao para serem ponidos

    • img
      Susana Cintra Responder

      talvez tb tenhas querido dizer: “punidos”

    • img
      adi.bet Responder

      es um parvo igual ao rodao, achas q populaçao de milagrosa nao tem suas rasoes tens vontade de comentar, comenta com logica. sao voces

      • img
        celina lima Responder

        concordo ,os infratores da lei devem ser devidamente punidos.porque estamos num estado de poder Democratico.abracos,e boa sorte para a nossa jovem Nacao!

    • img
      Aléris Frank Responder

      Concordo com o Senhor Comandante quando a reposição da autoridade do Estado. Mas descordo completamento com sua usurpação de poder. Como tal o senhor deve ser também punido pelo facto de ter consentido a omissão de graves violações dos direitos universais do homem. A sua punição devia passar por sua demissão e também extender-se ao Ministro da tutela e também ao senhor Ministro da Justiça. Num Estado de direito onde haja autoridade de Estado não se pode abusar e cometer tamanha violação dos direitos universisais do homem. A apreensão desumana com o seu consentimento do jovem Tavares sem qualquer acusação ou notificação prévia e formal conforme emana a lei é contraria a lei. A lei é clara, e estabelece que só lhe pode ser colocada em prisão depois da acusação formal prévia. Não havendo tal acusação formal prévia, presume-se logo uma flagrante violação dos direitos humanos conforme as provisões dos artigos 5, 9 e 11 respectivamente da declaração universal dos direitos do homem que estabelece segunite:

      Artigo 5:
      Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

      Artigo 9:
      Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.

      Artigo 11:
      1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.

      2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Tampouco será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.

      Nesses termos, o artigo 10º da declaração universal dos direitos do humanos e artigo 9º do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos confore a vítima (o jovem Tavares) todo o direito e garantia de mover uma queixa crime contra o senhor Comandante e sua Instituição Polícia Nacional (Estado São-Tomense) por ter dado ordens para tal omissões que estatui o seguinte:

      Artigo 10º da declaração universal dos direito do homem:

      Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.

      Artigo 9º do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos:

      1.Todo o indivíduo tem direito à liberdade e à segurança pessoais. Ninguém poderá ser submetido a detenção ou prisão arbitrárias. Ninguém poderá ser privado da sua liberdade, excepto pelos motivos fixados por lei e de acordo com os procedimentos nela estabelecidos.

      2.Toda a pessoa detida será informada, no momento da sua detenção, das razões da mesma, e notificada, no mais breve prazo, da acusação contra ela formulada.

      3.Toda a pessoa detida ou presa devido a uma infracção penal será presente, no mais breve prazo, a um juiz ou outro funcionário autorizado por lei para exercer funções judiciais, e terá direito a ser julgada dentro de um prazo razoável ou a ser posta em liberdade. A prisão preventiva não deve constituir regra geral, contudo, a liberdade deve estar condicionada por garantias que assegurem a comparência do acusado no acto de juízo ou em qualquer outro momento das diligências processuais, ou para a execução da sentença.

      4.Toda a pessoa que seja privada de liberdade em virtude de detenção ou prisão tem direito a recorrer a um tribunal, a fim de que este se pronuncie, com a brevidade possível, sobre a legalidade da sua prisão e ordene a sua liberdade, se a prisão for ilegal.

      5.Toda a pessoa que tenha sido detida ou presa ilegalmente tem o direito a obter uma indemnização.

      Agora, esperemos e cremos que o Estado São-Tomense como signatário das Convenções Internaçionais dos Direitos do Homem cumpra com o seu dever de fazer cumprir as obrigações que lhe são impostas como Estado membro das Nações Unidas.

      • img
        Aléris Frank Responder

        Onde está “quando” deve-se ler …”quanto” e onde está “completamento” deve-se ler “completamente”….

        Um bem haja, obrigado!

    • img
      Ramos Neto Responder

      Como fica a questão do Sr. Edilson Tavares? Isto é uma questão social. A polícia apenas pretendia deter 3 indivíduos que alegadamente desacataram a autoridade, mas não é andando a prender os inocentes! Neste caso me refiro ao Sr. Edilson Tavares. E vós da policia na pessoa do (Sr. Comandante Roldão Boa Morte) tereis que aceitar as criticas, pedir desculpas e pagar uma indemnização por ter colocado ilegalmente e inocentemente na prisão o Sr. Edilson Tavares.

    • img
      Madalena Responder

      Desculpa,realmente sao para serem punidos.Mas temos que ter em conta que as leis sao para serem cumpridas, os agentes cometeram grande erro a fazer captura desta forma se assim for.Neste caso o meu caro Rodao tem que responder pelo erro comitido, isto existe em qualquer parte do mundo principalmente em Africa,so que os comentadores exageram comparando sempre com Europa.Errar e humano e tem que se pagar pelo erro comitido isto cabe a ministerio fazer as suas.E edminizar o jovem por danos morais cometidos.

  2. img
    Mako Responder

    indisciplinados dizia eu

  3. img
    Arnaldo cotú Responder

    Olha para cara do comandante andaste em portugal a ir afeira do relogio comer bifanas e hoje ja comandas a policia aprendeste o que? onde fiseste a tropa? o que percebes de autoridade de estado es miudo pa

    • img
      Madalena Responder

      Meu amigo desculpa sei que Rodao foi a feira de relogio sim,como todos os santomenses que vao a Portugal.Nos to nados ja fomos a feira isto nao implica que ele nao aprendeu nada,no teu caso fizeste curso profissional de aparelhos de frio,hoje ja nao sabes nada daquilo que fizeste porque alcool tomou 97 por cento da parte principal da tua memoria,tas com inveja do Rodao porque viste ele a nascer e teve exito,continua a lavar tua loica em Londres que e melhor que comentar asneiras(inveja).

    • img
      Santaninamix Responder

      Meu caro amigo Arnaldo! Primeiramente gostaria de dizer-lhe que a vida de estudante nunca foi apenas sacrifício, pois tem que haver um dia, uma um mês de gozo. No entanto todos nós temos a oportunidade de formar,independentemente daquilo que comemos, ou vestimos. Contudo não devemos invejar dos outros pq eles não são culpados de nós não termos aproveitado a nossa oportunidade.

  4. img
    Estudante Responder

    Este comandante teve um belo banho por parte do PT

  5. img
    Santola Responder

    bom dia,
    sou santomense e vivo em portugal já algum tempo . já fui militar em stp ,neste momento estou no exercito português em missão no Afeganistão. e tem estado a acompanhar os acontecimento em STP.O que está a acontecer , não é nada mais do que abuso de Poder. começando por comanda-te da policia nacional, Não sei com é possível um “Garoto” desses estar a comandar uma instituição de máxima de segurança nacional de um país. que tipo de hierarquia que existe nesse país?.E depois resultado é o que nós estamos a ver.Um País com pessoas incompetente como o que estamos a ver, nunca ira para frente. em relação a governo, ainda não tenho argumentos suficiente para falar. bem haja a todos. uma abraço a todos os santomenses e muita coragem para enfrentar esse cães grande da nossa ilha maravilhosa

    • img
      cidadão Responder

      Muito triste o seu comentario. Não precisa de ser velho para comandar. Quer dizer que estasa por em causa a instituição que agora serves ai em Portugal se tiveres um comamdante jovem, ou mesmo um capitão miudo como dizes. Lamentavel certos comentarios

      • img
        Santola Responder

        esta é para o sr cidadão.
        lol sr Zé das frutas. não sei se o senhor entende da segurança publica e de comandar uma segurança publica. o Sr sabe o que significa hierarquia militar. eu tenho cá para me que sr deve ser um daqueles que fica enfiado numa tenda a beber cacharamba. em vês de tas ai a defender esse covarde, irias pesca que éra a melhor coisa que fazias ya. sua bosta.

        • img
          caboverdiano Responder

          Santola es um militar arrogante e burro mais como diz o ditado sotxii na ka koiee ngeefa ele manda mee boo booo ssa cumpli peneta boo na la afegnistao mais te aconselho nao mostra esta arrogancia toda la naoeeee tabem conselho de amigo,

    • img
      PETER Responder

      este soldado santomense que serve os servicos militar portugues em afg deve ser expulso dos servicos militar portugues, porque nao tem disciplina militar, entao se o teu comandante for um joven voce nao vais cumprir as ordens dele??? tu es um fandanguero,

  6. img
    António Silva Responder

    Este português e a escrita vão muito mal. Há cada comentário neste fórum! Não é admissível cometerem tantos erros em determinadas palavras. Sinceramente…

    • img
      Edjelson Responder

      Antonio Silva, os erros nesses tipos de paginas é normal. Uma vez q ao escrever muitos n voltam a lêr o q escreveu. Eu por vezes escrevo escrevo escrevo e dpx envio o comentario sem lêr o q escrevi. Por vezes ha erros por causa das teclas do pc, as vezes engana-se. Pelo menos cmg isso acontece. Ag com os outros n sei se é o mxm. “”” Mas contudo acho q isto n é importante; o importante sao as noticias e as nossas ideias sobre a mxm. Mxm com erro tds percebem o q mts querem dizer”””.

    • img
      ECAS Responder

      Há uma máxima/provérbio que diz o seguinte:

      “Nunca se consegue a todo mundo agradar”…

      Como já disse 1 dos vários comentadores desta notícia, nós homens somos ingratos, por isso, para aquele k tiver a oportunidade de dar algum contributo deve fazê-lo da melhor de forma a gerar o maior consenso possível,k ñ é facil; E não esperar muito ser condecorado com 100% as opiniões positivas. Pk basta ver o nível dalguns comentários denota logo no meu entender, o nível da maioria no entendimento das coisas, a descrença, a fragilidade e consequentemente a necessidade de uma maior transparência na gestão e nos actos da coisa pública, de modo a reverter esse estado.
      Na verdade muitos de nós só está a espera de um erro daqueles k corajosamente fazem alguma coisa, para nós criticarmos, ñ que sejam desnecessárias, mas k fossem todos a pensar no melhor p/STP, mas o k tem sido prática desde dos primórdios da Indenpendência Nacional até a data presente é na maioria das vezes críticas destrutivas, invejosas, injuriosas. Por isso é k muitos especialistas preferem ficar de fora e na altura quando por limitações naturalmente humanas as coisas sairem menos bem, exibirem a sua dita sabedoria. Tenho é pena dos jovens k são futuro deste país, k culturalmente estão a ser mal formados, com estas desinformação e etc…
      Ñ obstante a tudo isto e muito mais, quero e vou continuar a fazer a minha parte e tentando arrasta mais alguns comigo na expectativa de juntos darmos um contributo para mudarmos a nossa Pátria, seja aonde estivermos.
      Tudo porque somos todos Santomenses!

      Mas à todos aqueles k neste país desorganizado e desestruturado, tentam corajosamente fazer o seu melhor, peço k Deus os abençoe, e particularmente desejos os meus sinceros parabéns e encorajamento.

    • img
      PETER Responder

      Caro Antonio, tambem estas a cometer um erro gravissimo na tua escrita, nao sei se reparas-te? ou repares!
      um abr.

  7. img
    fardo Responder

    Um comandante jovem com essa imagem? O comandante não faz desporto? Desporto faz bem a saúde e a imagem.

  8. img
    valentim cravid Responder

    Xi, só a cara do comandante da polícia! Grande gasoseiro.

  9. img
    João Responder

    Senhor comandante, assim mesmo. Pinto Costa está já a chegar. Vão te dar o lugar que Quabra-osso desempenhou na primeira república.
    João
    NOTA: povo é ingrato. Quando era vez de boicote, para Evaristo, Delfim, Pinto e Maria dar banho todos estiveram com Nilton e Helder…agora ele é que ficaram afrente de papel, kei.

  10. img
    Fuquilha Responder

    caros compatriotas, muitas vezes avaliamos as pessoas pela sua imagem e outros permenores menos necessários. Muitos chamaramn o comandante de garroto e coisas agradáveis. O importante é que na verdade e todas sabemos que neste País hà necessidade da reposição da ordem pública. O Jovensinho tem desempenhado um bom papel adequado a sua formação e devemos juntos ajuda-lo nesta ardua tarefa.
    Muitas vezes somos ingratos com as nossas palavras. O anterior comandante erea um analfabruto. Miutos não criticavam porq não fazia absolutamente nd. Ora bem o jovem vai amadurecendo com erros embora eu particularmente que ca vivo diariamente sei quanto é dificil lidar com um povo altamente frustrado.
    Ajudemos e parem de criticar vaziamente.

  11. img
    Floli Canido Responder

    Que me desculpem, mas este individuo de commandante nao tem nada. Sem postura enfim so mesmo em Stomé. De certo que ha formas viaveis de prender os prevericadores sem intimidar a populaçao com tiroteios e ameaças.

  12. img
    boca calada Responder

    quem rouba milhões e milhões de estado vcs ñ fazem nada…

    • img
      cidadão Responder

      apresenta queixas no ministerio publico ou nos tribunais e o comandante vai la busca-los. Mas primeiro é necessario provar que alguem roubou e depois fala-se

  13. img
    Montecara Responder

    Força Comandante!!!!!

  14. img
    Mak Responder

    Comandante força esseS criticos não são niguem. Se estivessem no teu lugar não fariam absolutamente nada.Quando um jogador não está no campo parece q joga mais do que quem está a jogar. Sabe marcar todos golos. mas quando entra no campo, em fim, nem uma bola sabe chutar. Só sambem criticar não apresentam soluções. Acham q um garoto desse deve faltar respeito a uma autoridade. Voces não sabem o q siguinifia autoridade? Comandante é a sua vez de exercer a autoridade. “O PODER” Ou voces acham que estamos num “LEVIATÂN”

  15. img
    lino Responder

    Meu amigo,
    Você revela um pensamento desajustado para esta realidade.
    Os policias não têm nada que infernizar a vida da população.
    Eles que arranjassem melhor estratégia para deter os supostos culpados.
    Culpados!!?
    Não existe culpado.
    Pela exposição da senhora Segunda, todos estiveram revoltados.
    Todos armaram barricada.
    Então, prendam a população toda. É isso que vão fazer?!!
    Sejam policia de verdade e não andem por aí a brincar de policias.
    Chega!

    • img
      Edjelson Responder

      Gostei das tuas palavras. A culpa n foi do jovem, mas sim da população. Pq n prendem td a gente????

  16. img
    Teresa Triste Responder

    Devemos pensar que as pessoas que decidiram não votar tinham as suas razões o que não implica privar os outros da sua liberdade de votar. A polícia usou um método mau e muito mau aos olhos de quem conhece outras realidades. Mas é preciso fazer alguma para as pessoas não piorarem mais.
    Só nos falta continuar a ver o governo a mandar polícias defender autoridade de estado quando os guardas roubam areia destruindo a riqueza turística, quando os desfalques que conduzem à quebra grave da economia são protegidos pela imunidade parlamentar.
    Dizem que foi o partido do governo que violou as regras de mobilização de depósitos bancários para dar banho nas elaições. É bom lembrar que atitudes exemplares das pessoas do estado dão mais imagem de autoridade do que pecar descaradamente e castigar quem peca em menor escala.

  17. img
    fiá pema cobra Responder

    Nesta conjuntura é de considerar alguns pontos importantes:
    Em primeiro lugar vejo que a população se frustou de ver as promessas feitas pelo Sr.Patrice Trovoada ultrapassadas e sem sucesso,portanto os políticos têm que começar a ser sérios,falar pouco e trabalhar mas, porque se sabe que um estímulo provoca uma reação—-Teoría de PAVLOV.Este factor deveria ser ponderado pelo Sr.Ministro Patrice Trovoada se o mesmo tivesse consciência e não como o Sr.Patricio Trovoada disse mediante os órgãos de comunicação social que iria apurar responsabilidades desta acção.
    Ademais trata-se de uma revolta de uma zona em que participaram uma multidão e não se pode admitir que como forma de represália da parte do Governo e da Polícia Nacional venham a deter 3 jovens.Ou prendam toda a população ou não prendam ninguém.Aliás quem deveria ser preso é o própio governo,o Sr.Patricio Trovoada, o Comandante Roldão por excesso de poder por um lado e por outro lado pela promessa não realizada, o Sr.Patrice Trovoada tem noção das exigências da população,estão pedindo água potável,energia e estrada,sobretudo água e energia são direitos básicos a uma população e que não devem ser violados, assim diz o Direito Civil Internacional.Houve tiroteio ou não houve tiroteio?
    Sabemos que a defesa sempre busca argumentos,mesmo infundados para tapar, para convencer ou para fazer o boi dormir…
    Se a população diz que fizeram tiroteio é porque houve algo aque,aliás todos nós conhecemos quem são os nossos policias,como agem nas ruas e sobretudo com a força da arma.Só mesmo em STP.Isto não constitui novidade para ninguém, agora falar em autoridade de estado não é intimidar a população…..
    Falar sobre a autoridade de estado não é agir por agir porque têm a arma, mas sim é agir dentro da lei e com a lei, é proporcionar condições básicas para a população para que caso desta natureza não aconteça,é dar a condição a população e depois aplicar a lei,é concentrar esforços ao serviço da população e não estarem aque com demagogia, com arrogância,porque foi o povo que vos colocou no poder, então devem estar ao serviço do povo e entender-los.
    Nesta toda palhaçada o principal culpado é o governo e deve indimizar o jovem pela detenção totalmente ilegal e pedir mais responsabilidade ao Comandante Geral da Policia Nacional e aos policias,e o governo pedir desculpas a população de milagrosa pela promessa não cumprida.
    Isto sim seria autoridade de estado se o fizessem.
    Obrigado pela atenção de um Observador da política Saotomense e também frustado por muitas questões que passam nesta brincadeira de país……….
    E neste caso o governo é o culpado

  18. img
    Arnaldo cotú Responder

    Ja vi que estao a confudir-me com outra pessoa em primeiro lugar nao fis curço de frio,em segundo lugar nunca sai de s.tomé,senpre estive em s.tomé ve la que voces estao a confundir com outro arnaldo se calhar

  19. img
    Peneta Responder

    ALGUNS COMENTARIOS (INVEJA) FAZ ME LEMBRAR DA HISTORIA DO PESCADOR E O CARANGUEJO. Quando alguem tenta subir na vida de forma humilde, existe sempre alguem a tentar puxa-lo para baixo.POR ISSO O PAIS NAO VAI A FRENTE.
    FALTA DE AUTORIDADE DO ESTADO TEM GERADO ANARQUIA NO PAIS.

  20. img
    Estudante Responder

    A posiçao dos policias face a essa situaçao eu acho uma injstiça contra esses tres jovens uma vez que se houve boicote o mesmo foi feito pela populaçao toda da milagroso e nao apenas por tres jovens
    será que nao há outras anomalias mais grave para ocuparem se hum selá cloçom

  21. img
    Deus é Grande e Seja Louvado Responder

    É verdade verdadeira como dizem os Brazileiros…………………..
    Em S.tomé e Principe as Instituições de DEFESA E SEGURANÇA estão entegue a bicharada…………………
    Uma autentica banalidade…………….
    Sei do que falo……………………..
    Ser COMANDANTE não é para todos, muito embora possuíndo habilitações para tal…
    O meu nosso País se encontra nesta situação, porq

  22. img
    Deus é Grande e Seja Louvado Responder

    Porque muitos desejam que assim seja…..
    Viava S.tomé e Principe
    Viva tela non
    Vamos todos de mão dadas mudar o que deve ser mudado…..
    Muito boa tarde a todos……..

Deixe um comentario

*